You are on page 1of 25

Conceito

Manifestado especialmente pela arte, mas manchando tambm com violncia os costumes sociais e polticos, o movimento modernista foi o prenunciador, o preparador e, por muitas partes, o criador de um estado de esprito nacional.

Modernismo de 22

Mrio de Andrade

CONTEXTO HISTRICO
FORTALECIMENTO DA POLTICA CAFCOM-LEITE SURGIMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL, PRINCIPALMENTE EM SO PAULO AUMENTO DO NMERO DE IMIGRANTES EUROPEUS (NOTADAMENTE OS ITALIANOS) DESCONTENTAMENTO DA BURGUESIA INDUSTRIAL COM A POLTICA FEDERAL VOLTADA PARA A PRODUO E A EXPORTAO DO CAF

Introduo
A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de So Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendncias artsticas que j vigoravam na Europa. Esta nova forma de expresso no foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estticas europias mais conservadoras. O idealizador deste evento artstico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

Di Cavalcanti

A Arte Moderna
Em um perodo repleto de agitaes, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estticos antigos, ainda muito apreciados em nosso pas, para dar lugar a um novo estilo completamente contrrio, e do qual, no se sabia ao certo o rumo a ser seguido. No Brasil, o descontentamento com o estilo anterior foi bem mais explorado no campo da literatura, com maior nfase na poesia. Entre os escritores modernistas destacam-se: Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida e Manuel Bandeira. Na pintura, destacou-se Anita Malfatti, que realizou a primeira exposio modernista brasileira em 1917. Suas obras, influenciadas pelo cubismo, expressionismo e futurismo, escandalizaram a sociedade da poca. Monteiro Lobato no poupou crticas pintora, contudo, este episdio serviu como incentivo para a realizao da Semana de Arte Moderna.

Influncia do movimento das Vanguardas Europias:

As Vanguardas Europias

Futurismo

Dadasmo

Cubismo

Expressionismo

Surrealismo

Semana de Arte Moderna de 1922


A Semana no foi o Modernismo, mas ela aglutinou as insatisfaes estticas e extrapolou as novas concepes artsticas. Na poesia, a mtrica e a rima foram questionadas em nome da liberdade criativa; na pintura, o academicismo da tradio renascentista deu lugar s novas formas, cores e temas; na msica a tonalidade e melodia tradicionais sofreram abalos. A Semana representa um vivo e radical esforo de atualizar a linguagem da arte.

AS PROPOSTAS MODERNISTAS
1. Adaptar a arte nacional ao momento futurista e tecnolgico:

Aqui de cima destes edifcios, ns olhamos para o passado e contemplamos sua nulidade.

2. Combater a cultura formal, gabinetista, acadmica, livresca:


VOLTA S ORIGENS DO PAS PROCURA DE UMA LNGUA BRASILEIRA TEMAS LIGADOS AO COTIDIANO O ESPAO URBANO

4. Linguagem espontnea, coloquial:

Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor Imagino Irene entrando no cu: -Licena , meu branco! E So Pedro bonacho: -Entra, Irene, voc no precisa pedir licena.

5. Desprezo pelas normas gramaticais :

D-me um cigarro Diz a gramatica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da nao brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

7. Emprego da ironia e do poemapiada:


Moa linda bem tratada, Trs sculos de famlia, Burra como uma porta: Um amor. Gr-fino do despudor, Esporte, ignorncia e sexo Burro como porta: Um coi. Mulher gordaa, fil De ouro por todos os poros Burra como uma porta: Pacincia...

DESDOBRAMENTO
EUROPEIZAO 1924 VANGUARDAS EUROPIAS
CUBISMO FUTURISMO

NACIONALIZAO

UM OLHAR PARA O BRASIL

GRUPOS
PAU-BRASIL VERDE-AMARELO ANTROPOFGICO REGIONALISTA

DADASMO
EXPRESSIONISMO SURREALISMO

Tarsila do Amaral
Auto retrato

ABAPORU, 1928

Operrios, 1933

You might also like