You are on page 1of 30

Ccero Liberato

O que Game Design?


Game design o projeto do jogo. O game designer o responsvel por projetar os conceitos principais do jogo tais como: linha de arte, jogabilidade regras, desafios, etc.

Segundo palavras de Paul Schuytema em seu livro Design de Games: Uma Abordagem Prtica, o design de Games a Planta Baixa de um jogo.

O que um game?
Um jogo uma mdia e ao mesmo tempo um software. Um software por sua estrutura, e uma mdia por ser divertida, porm, ao contrrio das mdias convencionais, um jogo carrega um diferencial:

Um game um processo que leva a um resultado Paul Schuytema Uma srie de decises interessantes Sid Meier

O que um jogo deve ter?


Jogabilidade agradvel; Enredo interessante; Desafios; Inovao de conceito; DIVERSO.

O que torna um game divertido?


A diverso muito subjetiva. O que divertido para um jogador, pode ser interpretado de maneira diferente por outro. O designer deve pensar em seu pblico-alvo para que cometa o menor nmero de erros

Jogador Hardcore
Boa jogabilidade; Desafio de alto nvel; Enredo bem construdo; Surpresas; Conceitos inovadores.

Casual gamer
Boa jogabilidade; Conceito simples; Enredo que preencha o jogo; Elementos divertidos; Jogo rpido.

Comeando a construir
Tudo comea com uma idia. A idia no precisa ser necessariamente do Game Designer, porm, ele o responsvel por ser o ferreiro das idias. Ou seja, o Game Designer ir formular a idia at que possa ser aproveitada e executada

Habilidades do Game Designer


Conhecimento de vrias reas; Boa escrita; Boa leitura; Boa comunicao; CRIATIVIDADE.

Como adquiri-las?
Estude. Estude muito. Estude sobre tudo. Absolutamente tudo. O Game Designer ser aquele que ir orientar todos os membros de sua equipe. Conhecimento nunca demais,

Brainstorming
Uma vez que a idia principal do jogo for definida, ainda faltam muitos conceitos para serem adicionados. A melhor forma de fazer isso com toda a equipe reunindo-se e entrando no estado chamado Brainstorming.

O Brainstorming o perodo de tempestade de idias da equipe. Durante um tempo, todos envolvidos no processo de criao do jogo iro sugerir conceitos que podem ser adicionados para deixar o jogo mais interessante. Nenhuma idia pode ser reprimida

Para potencializar as idias


O ideal que o Game Designer possua uma mala cultural extensa, para que assim possa facilitar o processo de criao. Afinal, o que criatividade? Recriar o que j conhecemos.

Exemplos
Resident Evil

Left 4 Dead

God Of War

Darksiders

Super Mario

Super Mario 64

Super Mario Wii

Como avaliar meu design?


Voc tem suas referncias. Voc recriou uma idia. Mas voc no tem noo se conseguiu fazer um design que ter potencial para um bom jogo. Como avaliar isso?

Engenharia Reversa
Uma tima maneira de exerccio para comear a criar avaliar algo que j foi criado. Como Game Designer, seu trabalho montar um jogo. Mas e se voc fizer o contrrio? Isso se chama Engenharia Reversa.

Essa tcnica muito til, pois, uma vez que voc tem um jogo totalmente desmontado, pode reaproveitar seus conceitos para implant-los dentro do seu prprio game. No se esquea: Voc no apenas um jogador; UM DESENVOLVEDOR DE

Exerccios
Forme um grupo de at 5 pessoas. Discutam idias sobre o que cada um acha divertido dentro de um jogo e anote tudo. Pergunte ao membro da sua equipe qual foi o jogo mais marcante da vida dele e o porqu.

Aps as anotaes serem feitas, escolham um jogo entre si e apliquem a tcnica de engenharia reversa. (Obs: No necessrio desmontar todos os elementos do jogo, apenas os mais interessantes)

Avaliem o jogo que acabaram de desmontar. Vocs j o conhecem quase totalmente, portanto, jog-lo novamente pode no ser uma experincia to interessante. O que vocs adicionariam para tornar o jogo

Escrevam um escopo de um Game (resumo geral do game) com o tema que lhe foi passado agora.

Criem um conceito para o jogo de vocs. Aps o trmino, apresentem o projeto ao resto dos alunos.

You might also like