You are on page 1of 14

Renata Teixeira

A A A A

Gerao Zero - Computadores Mecnicos Primeira Gerao Vlvulas Segunda Gerao Transistores Terceira Gerao Circuitos Integrados

Primeira mquina de calcular feita por Blaise Pascal 1642 inteiramente mecnica e acionado por uma alavanca e s efetuava somas e subtraes.

O Baro Gottfried Wilhelm von Leibniz, construiu uma mquina mecnica que somava, subtraia, multiplicava e dividia.

Nenhuma grande evoluo ocorreu por cerca de 150 anos.

Mquina diferencial de Charles Babbage, idealizada para construir tabelas de nmeros para navegao naval, possua como mtodo de sada o uso de perfuraes em uma placa de cobre. Mquina analtica de Chales Babbage, possua memria, a unidade de computao, a unidade de entrada e a unidade de sada, ambas utilizando cartes perfurados. Ela era programvel necessitando assim de um programador. A primeira pessoa no mundo a programar um computador foi Ada Lovelace. A mquina nunca funcionou perfeitamente, devido necessitar de engrenagens com um grau de preciso impossvel na poca.

(ELETROMECNICOS)

Mquina de Calcular Automtica de Konrad Zuse, utilizava rels eletromagnticos.

Mquina de John Atanasoff, usava aritmtica binria e tinha capacitores para armazenar informao. Mquina Mark I de Howard Aiken usava rels eletromagnticos e possua entradas e sadas atravs de cartes perfurados.

O COLOSSUS Britnico, desenvolvido para decifrar as mensagens Alems que utilizavam a ENIGMA. O ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer ), computador construdo nos Estados Unidos com fins militares foi o primeiro computador considerado moderno. Possua 17.468 vlvulas. A programao feita atravs de 6.000 chaves manuais. O resultado era dado de forma binria atravs de um conjunto de luzes.

A mquina IAS de Von Neumann buscando acabar com o desconforto, a lentido e a inflexibilidade de se programar os computadores por meio de chaves e cabos. Imaginou que os programas poderiam ser armazenados junto com os dados na memria. Tambm verificou que a aritmtica decimal poderia ser substituda com vantagem pela binria. O projeto bsico que ele props, conhecido como Mquina de Von Neumann, foi utilizado pelo EDSAC, considerado o primeiro computador com programa armazenado virando base para praticamente todas as mquinas atuais.

Whirlwind I tinha uma palavra de 16 bits, sendo projetada para controle de processos em tempo real. Levou a inveno da primeira memria de ncleo magntico e o primeiro minicomputador comercial. A IBM lanou o dominando o mercado. 701

E em 1958 lanou o 709 o ultimo computador valvulado produzido pelos mesmos.

A Inveno do Transistor no Bell Labs valendo o prmio Nobel de Fsica aos criadores, revolucionando os computadores em 10 anos. TX-0 (Transistorized eXperimental Computer 0): foi o primeiro computador Transistorizado. Surgimento da DEC e o lanamento do PDP-1 bem mais barato e dando origem a indstria dos chamados minicomputadores. Fazia uso de uma tela e podia manipular cada pixel, sendo utilizado para lanar o primeiro vdeo game.

A Famlia System/360 da IBM: A primeira famlia de computadores com diversos produtos com a mesma linguagem de montagem e com poder de processamento e de memria variveis. Possibilitavam multiprogramao e emulao.

Kits para serem montados, utilizando o Intel 8080.

A criao do sistema operacional CP/M.

A IBM cria o PC (Personal Compurter) e um livro descrevendo o seu desenvolvimento o que criou os clones. O Apple e o Apple II de Steve Jobs e Steve Wozniak

A Microsoft junta com a IBM cria o MS-DOS. A Microsoft cria o OS/2 para concorrer com a interface grfica da Apple Macintosh, mas no obtm sucesso. A Microsoft cria o Windows rodando em cima do DOS. O Windows vira o maior sucesso que se tem notcia na histria dos softwares.

You might also like