You are on page 1of 2

BREVES

Duas antigas alunas da equipa de futsal, de quem falmos numa das ltimas edies do Bola ao Centro, vo, na prxima poca, jogar futebol feminino da 1 Diviso Nacional, o campeonato feminino mais importante do nosso pas. Elas jogam na equipa da Fundao D. Laura dos Santos, do concelho de Gouveia, clube a quem manifestamos o nosso agradecimento por possibilitarem que estas meninas/mulheres pratiquem o seu desporto favorito. Para a Mnica Silva e a Sandra Rita os nossos parabns!! Sabamos que podiam chegar longe!

B LA AO CENTR
http://sequeirafutsal.com.sapo.pt/

Ano VIII
Nmero 82

JUL 2012

BOLETIM INFORMATIVO DO NCLEO DE FUTSAL FEMININO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAROLINA BEATRIZ NGELO - GUARDA

Da mesma equipa fazem parte algumas meninas que iniciaram a prtica do futebol/futsal na escola com quem, curiosamente, as nossas meninas jogaram aqui h uns anos, casos, por exemplo, da Daniela, na Escola de St Clara e na Escola Afonso Albuquerque, e da Joana Maia, na Escola de Vilar Formoso. apenas mais um exemplo da importncia do Desporto Escolar na formao desportiva de base dos nossos jovens. Sem o Desporto Escolar alguma destas meninas sonharia vir um dia a jogar futebol a este nvel?

Ficha Tcnica Coordenao: Prof. Jos Lus Lopes Colaborao: DianaLoureno,5Be JoanaGarcia,5C

GRANDE JOGO!
No dia 15 de junho era para haver um jogo de professoras contra alunas. Quando nos preparvamos para jogar, s l estavam duas professoras no podamos jogar! Mas o stor teve uma ideia e fizemos duas equipas escolhidas pelas duas guarda-redes, alternadamente. No incio do jogo, a minha equipa estava a perder por 3 a 1. Na segunda parte, comecei a ter coragem para marcar golos s me apetecia rematar, rematar e marcar! A, as minhas colegas passavam-me a bola e eu fui marcando at que comemos a ganhar 4 3. Quando pensmos que o jogo ia acabar, o stor disse que ainda nos dava mais 15 minutos. O jogo estava renhido mas mesmo mo ltimo minuto, surgiu um golo e ficmos empatadas. Acabou o jogo: 4 a 4! Depois o stor falou connosco sobre os treinos e os jogos e demos o nosso grito!! Este foi o primeiro ano que andei no futsal. Para mim foi uma experincia total! Adorei vir para o futsal! Quem no se inscrever no futsal, no prximo ano, nem sabe o que vai perder! Beijos
Diana Loureno, 5 B

FINALMENTE, AS FRIAS...
Muitos so os alunos que esto, finalmente, de frias, conhecidos que so os resultados dos exames nacionais. No final de ano, exige-se que todos ns faamos uma avaliao sobre a forma como correu o ano, ao nvel das aprendizagens adquiridas, das atividades realizadas, do empenho manifestado Para o ncleo de futsal o ano letivo que agora termina foi muito positivo, por um vasto conjunto de razes. Inscreveram-se nas nossas equipas 61 meninas e de, de forma regular, 46 participarem nos treinos; destas, 17 eram do 5 ano! Foram dadas, ao longo do ano, 241 horas de treino a Maria Ins Torres participou em 214! Chama-se a isto, adorar futsal! Outras meninas houve com elevada participao nos treinos: a Iara Silva (133), a Andreia Tom (117), a Ana Carolina Lucas e a Mariana Gonalves (113). Ao longo do ano, muitas foram as antigas alunas que nos visitaram e que connosco treinaram; a Bruna Salvador participou em 26 treinos Ao nvel dos resultares escolares, das 46 meninas que habitualmente treinaram connosco 3 no transitaram de ano aqui poderamos estar melhor! Em termos desportivos, a equipa de iniciadas esteve muito bem; perdeu na meia final, nos penaltis A equipa de infantis, constituda pelas meninas mais novas teve uma prestao muito positiva, apesar de ter perdido todos os jogos. A equipa principal de infantis sagrou-se campe distrital, o que foi excelente (uma palavra para a equipa da escola de Pinhel que merecia tambm o ttulo)! justo referir a manifesta qualidade das equipas que defrontmos, em ambos os escales. O projeto do Desporto Escolar de particular importncia na nossa escola. Envolve dezenas de alunos que, diariamente, tm acesso a um conjunto de modalidades desportivas que, de outra forma, dificilmente poderiam praticar. Tal s possvel porque a direo da escola apoia fortemente o Desporto Escolar; mas, tambm, porque quase todos os professores entendem o quanto os alunos gostam das atividades desportivas. Para eles o nosso agradecimento. Programar e desenvolver todas as horas de treino, das diversas modalidades, exige uma dedicao mpar da parte dos professores de educao fsica e a sua compreenso para a necessidade de compartilhar espaos e tempos Para eles o nosso bem haja (ah, um bem haja especial senhora professora Isabel por nos deixar o pavilho nas tardes de sexta feira um dos dois momentos em que se jogava em campo inteiro). Nos momentos competitivos e em muitos treinos (quantas vezes no foi necessrio emprestar uns cales, uma camisola, umas sapatilhas) a ao dos funcionrios fundamental. Ao senhor Eugnio Andr, e tambm D. Maria do Carmo (como antes D. Susana), um obrigado pelo apoio e pela manuteno impecvel dos nossos equipamentos.

Ol, a todos! Dia 15 de junho, ltimo dia de aulas, era suposto haver um jogo entre professoras e alunas do futsal. Como s apareceram 2 professoras, formmos duas equipas de alunas, indo uma professora para cada. Aps o incio do jogo, foi a Iara, capit da minha equipa, que marcou o 1 golo, 1-0 para a equipa azul. De seguida, depois de muitos passes de bola e com a ajuda das minhas colegas, consegui marcar o 2 golo, com o p esquerdo. Foi assim que acabaram os primeiros 15 minutos! Passado algum tempo recomea a 2 parte do jogo, com a Diana, membro da equipa adversria, a marcar o 1 golo na nossa baliza. A Diana, como no podia estar quieta, marcou mais dois golos. Com a nossa equipa a perder ficmos desanimadas, at que a Mariana, membro da minha equipa, com o seu grande remate, marca o golo do empate. Para desempatar, a Diana, mais uma vez, ataca e surge o 4 golo para a equipa adversria. Ns pensmos: j fomos! Masno!!! Ainda uns segundos antes de acabar, com um belo passe da Tatiana (minha parceira), eu chuto e golo: 4-4 o resultado final! Grande jogo e empate! Agora, quero agradecer Diana do 7D por me ter dado aquele conselho em setembro: Nunca devemos desistir e um obrigada pelo incentivo que nos d, stor. Muitos parabns, graas a si consegui marcar estes 2 golos no jogo! Boas frias, sempre com uma bola mo, e at setembro!!!!!!!!!! Joana Garcia, 5 C

A sua preservao ao longo dos anos muito a vs se deve. No podemos, naturalmente, esquecer a ajuda que a empresa GEF Informtica, e este ano tambm a Marques & Pereira, nos deram para a elaborao dos calendrios. Verdadeiros amigos do ncleo de futsal. Uma palavra ainda para as meninas que, mensalmente, so convidadas (!) a escrever textos para o Bola ao Centro. Eu sei que nem sempre fcil Aqui no posso deixar de agradecer a quem tem corrigido todas as edies do Bola ao Centro: bem hajas Maria Joo pelo teu tempo e pacincia! Por ltimo, o agradecimento mais importante: s minhas meninas! Sem elas, o futsal da Sequeira/CBA no existia! Ao longo dos anos fomos construindo um projeto srio e engraado. Temos tentado que sejam as meninas mais velhas a transmitir os valores que baseiam o nosso trabalho s meninas mais novas: o empenho, a amizade, a solidariedade, a responsabilidade e o orgulho em representar a nossa escola! tambm isto o Desporto Escolar. Porqu?! Por quem?! Porque Somos, Sequeira!

You might also like