You are on page 1of 46

Art. 73.

Para efeito de clculo do imposto, considera-se ocorrido o fato gerador: I - na data do registro da declarao de importao de mercadoria submetida a despacho para consumo;

II - no dia do lanamento do correspondente crdito tributrio, quando se tratar de: a) bens contidos em remessa postal internacional no sujeitos ao regime de importao comum; b) bens compreendidos no conceito de bagagem, acompanhada ou desacompanhada; c) mercadoria constante de manifesto ou de outras declaraes de efeito equivalente, cujo extravio ou avaria tenha sido apurado pela autoridade aduaneira; ou d) mercadoria estrangeira que no haja sido objeto de declarao de importao, na hiptese em que tenha sido consumida ou revendida, ou no seja localizada;

III - na data do vencimento do prazo de permanncia da mercadoria em recinto alfandegado, se iniciado o respectivo despacho aduaneiro antes de aplicada a pena de perdimento da mercadoria, na hiptese a que se refere o inciso XXI do art. 689 IV - na data do registro da declarao de admisso temporria para utilizao econmica Pargrafo nico. O disposto no inciso I aplica-se, inclusive, no caso de despacho para consumo de mercadoria sob regime suspensivo de tributao, e de mercadoria contida em remessa postal internacional ou conduzida por viajante, sujeita ao regime de importao comum;

Art. 70. Considera-se estrangeira, para fins de incidncia do imposto, a mercadoria nacional ou nacionalizada exportada, que retorne ao Pas, salvo se: I - enviada em consignao e no vendida no prazo autorizado; II - devolvida por motivo de defeito tcnico, para reparo ou para substituio; III - por motivo de modificaes na sistemtica de importao por parte do pas importador;

IV - por motivo de guerra ou de calamidade pblica; ou V - por outros fatores alheios vontade do exportador. Pargrafo nico. Sero ainda considerados estrangeiros, para os fins previstos no caput, os equipamentos, as mquinas, os veculos, os aparelhos e os instrumentos, bem como as partes, as peas, os acessrios e os componentes, de fabricao nacional, adquiridos no mercado interno pelas empresas nacionais de engenharia, e exportados para a execuo de obras contratadas no exterior, na hiptese de retornarem ao Pas.

Art. 71. O imposto no incide sobre: I mercadoria estrangeira que, corretamente descrita nos documentos de transporte, chegar ao Pas por erro inequvoco ou comprovado de expedio, e que for redestinada ou devolvida para o exterior; II mercadoria estrangeira idntica, em igual quantidade e valor, e que se destine a reposio de outra anteriormente importada que se tenha revelado, aps o desembarao aduaneiro, defeituosa ou imprestvel para o fim a que se destinava, desde que observada a regulamentao editada pelo Ministrio da Fazenda;

III mercadoria estrangeira que tenha sido objeto da pena de perdimento, exceto na hiptese em que no seja localizada, tenha sido consumida ou revendida; IV mercadoria estrangeira devolvida para o exterior antes do registro da declarao de importao, observada a regulamentao editada pelo Ministrio da Fazenda; V embarcaes construdas no Brasil e transferidas por matriz de empresa brasileira de navegao para subsidiria integral no exterior, que retornem ao registro brasileiro, como propriedade da mesma empresa nacional de origem;

VI mercadoria estrangeira avariada ou que se revele imprestvel para os fins a que se destinava, desde que seja destruda sob controle aduaneiro, antes do desembarao aduaneiro, sem nus para a Fazenda Nacional; e VII mercadoria estrangeira em trnsito aduaneiro de passagem, acidentalmente destruda.

Art. 74. No constitui fato gerador do imposto a entrada no territrio aduaneiro: I - do pescado capturado fora das guas territoriais do Pas, por empresa localizada no seu territrio, desde que satisfeitas as exigncias que regulam a atividade pesqueira; e II - de mercadoria qual tenha sido aplicado o regime de exportao temporria, ainda que descumprido o regime.

1- (TTN-1998)- Para efeito de clculo do imposto de importao, considera-se ocorrido o fato gerador na data do registro da declarao de importao para admisso nos regimes aduaneiros especiais, exceto o de drawback.

2-(TTN-1998)- Para efeito de clculo do imposto de importao, considera-se ocorrido o fato gerador no dia do lanamento respectivo, quando se tratar de mercadoria constante de manifesto ou documento equivalente, cuja falta ou avaria for apurada pela autoridade aduaneira.

3- (AFRF-2002.2)- A importao de mercadoria estrangeira idntica, em igual quantidade e valor, e que se destine reposio de outra anteriormente importada que se tenha revelado, aps o desembarao aduaneiro, defeituosa ou imprestvel para o fim a que se destinava, desde que satisfeitas as condies estabelecidas pelo Ministrio da Fazenda, configura relativamente ao imposto de importao uma hiptese de no-incidncia.

4- (TRF-2003)- O imposto de exportao incide sobre mercadorias nacionais ou nacionalizadas, relacionadas pela CAMEX, tendo como fato gerador sua sada do territrio aduaneiro, que se considera ocorrida na data de registro da exportao no SISCOMEX; sua base de clculo o preo normal ou o preo apurado segundo critrios especficos fixados ou pauta de valor mnimo estabelecida pela CAMEX; a alquota de 30%, podendo ser elevada, pela CAMEX, para at 150%; o prazo de pagamento fixado pelo Ministro da Fazenda.

5-(CODESP-2011)- Para atender os objetivos de poltica cambial e do comrcio exterior, o poder executivo pode sujeitar a exportao de certos produtos a imposto de exportao, com alquota mxima de 30%.

6- (TRF-2003)- No haver incidncia do imposto de importao na devoluo de dois aparelhos de ultrassonografia nacionalizados, por motivo de defeito tcnico e que retornaram ao pas para substituio.

7-(TRF-2003)- No haver incidncia do imposto de importao no retorno ao pas de veculo de fabricao nacional, adquirido no mercado interno, por empresa nacional de engenharia e exportado para execuo de obra contratada no exterior.

8-(TRF-2003)- No haver incidncia do imposto de importao no retorno ao Brasil de peas de artesanato, sob a alegao de que no correspondia amostra apresentada ao importador estrangeiro pelo representante de cooperativa de artesos.

9-(TRF-2002.2)- A responsabilidade tributria pelas faltas ou extravios de volumes ou de mercadorias importadas pode ser do transportador ou do depositrio, conforme normas contidas na legislao tributria.

10- (TRF-2002.2-adaptada)- O destinatrio de remessa postal internacional contribuinte do imposto de importao.

11- (TRF-2002.2-adaptada)- O adquirente de mercadoria de procedncia estrangeira, no caso de importao realizada por sua conta e ordem, por intermdio de pessoa jurdica importadora responsvel solidrio pelo imposto de importao.

12- (TRF-2002.2-adaptada)- O adquirente ou cessionrio de mercadoria importada beneficiada com iseno ou reduo do imposto de importao contribuinte do imposto de importao.

13- (AFRF-2002.2-adaptada)- O preo normal determinado legalmente para apurao da base de clculo do imposto de exportao corresponde ao valor de transao, ou seja, o preo efetivamente pago ou a ser pago pelo comprador no exterior.

14-(TRF-2002.1)- O pagamento do imposto de exportao ser realizado na forma e momento fixados pelo Ministro da Fazenda, que poder determinar sua exigibilidade antes da efetiva sada do territrio aduaneiro da mercadoria a ser exportada.

15-(TRF-2002.1)- As normas legais e regulamentares que dispem sobre o imposto de exportao prescrevem que o imposto de exportao incide sobre mercadoria nacional ou nacionalizada destinada ao exterior.

16- (TRF-2002.1)- Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto de exportao na data do efetivo embarque, devidamente comprovado pela exibio do conhecimento de transporte.

17-(TRF-2002.1)-Poder o Ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior reduzir ou elevar a alquota do imposto de exportao para atender aos objetivos da poltica cambial e do comrcio exterior.

18- (TRF-2002.1)- A base de clculo do imposto de importao , em se tratando de alquota especfica, a quantidade de mercadoria expressa na unidade de medida indicada na Tarifa baixada pelo Ministrio da Fazenda.

19- (TRF-2002.1)- Caso se trate de mercadoria constante de manifesto ou documento equivalente, cuja falta for apurada pela autoridade aduaneira, reputar-se- como ocorrido o fato gerador no dia do registro da declarao de importao.

20-(TRF-2000)- Constitui base de clculo do imposto de importao, quando a alquota for ad valorem, o valor declarado pelo importador na Declarao de Importao devidamente registrada no SISCOMEX, includo o frete interno no pas de importao.

21- (TTN-1998)- contribuinte do imposto de importao o importador, assim considerada qualquer pessoa que promova a entrada de mercadoria estrangeira no territrio nacional.

22-(AFTN-1998)-Sobre o imposto de exportao, correto afirmar-se que se considera ocorrido o fato gerador, para efeito de seu clculo, na data do registro da exportao no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (SISCOMEX).

23-(AFTN-1998)- O imposto de exportao tem como objetivo arrecadar recursos para programas de fomento competitividade das exportaes..

24-(TTN-1997)- Para se configurar o fato gerador do imposto de importao e o momento de sua ocorrncia, para fins de clculo do imposto, so condies cumulativas a entrada da mercadoria estrangeira no territrio aduaneiro e o registro no SISCOMEX da declarao de importao para consumo.

25-(TTN-1997)- O fato gerador do imposto de exportao a sada da mercadoria nacional do territrio aduaneiro, no se aplicando tal regra s mercadorias nacionalizadas.

26-(AFTN-1994)- O imposto de importao no incide sobre mercadoria estrangeira que, corretamente declarada, chegar ao pas com erro no manifesto e que, sendo comprovado, seja redestinada ao exterior.

27-(AFTN-1994)- O imposto de importao no incide sobre mercadoria nacional ou nacionalizada, reimportada, quando descumpridas as condies do regime de exportao temporria. .

28- (AFTN-1994)- O imposto de importao no incide sobre mercadoria estrangeira idntica, em igual quantidade e valor, e que se destine reposio de outra anteriormente importada que se tenha revelado, aps o despacho aduaneiro, defeituosa ou imprestvel para o fim a que se destinava, desde que satisfeitas as condies estabelecidas pelo Ministro da Fazenda.

29-(AFTN-1989)- No caso de falta de mercadoria constante de documento de carga ou equivalente, apurada pela autoridade aduaneira, considera-se ocorrido o fato gerador na data em que a autoridade aduaneira tenha iniciado a apurao do fato, ficando a mercadoria sujeita aos tributos ento vigentes.

30- (AFTN-1989- adaptada)- O adquirente de mercadoria entrepostada contribuinte do imposto de importao.

31-(Analista dos Correios 2011)- O imposto de exportao aplicado sobre exportaes de determinados couros brasileiros.

32-(Analista dos Correios 2011)- A Tarifa Externa Comum (TEC) aponta as alquotas do imposto de importao aplicadas nas importaes brasileiras.

33-(Analista dos Correios 2011) O fato gerador do Imposto de Importao (II) a expedio da licena de importao por meio do SISCOMEX. O recolhimento do II ocorre no desembarao aduaneiro da mercadoria mediante dbito automtico na conta bancria do importador.

34-(CODESP-2011)- O fato gerador do imposto de importao a entrada de mercadoria estrangeira no territrio aduaneiro. Para efeito de clculo do imposto, considera-se ocorrido o seguinte fato gerador na data de aplicao da pena de perdimento da mercadoria, na hiptese de mercadoria importada e que for considerada abandonada pelo decurso do prazo de permanncia em recinto alfandegado.

35-(AFRF-2003) A base de clculo do imposto sobre a importao de produtos estrangeiros, quando a alquota for especfica, o preo normal que o produto, ou seu similar, alcanaria, ao tempo da importao, em uma venda em condies de livre concorrncia, para entrega no porto ou lugar de entrada do produto no Pas.

36-(AFRF-2003) facultado ao Poder Executivo, nas condies e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas ou as bases de clculo do imposto sobre a importao de produtos estrangeiros..

37-(TRF-2003) O imposto sobre industrializados no incide sobre industrializados destinado ao excludos os semi-industrializados em lei complementar.

produtos produtos exterior, definidos

You might also like