You are on page 1of 12

REGULAMENTO INTERNO (RI)

CAPTULO I Denominao, sede, fim Art. 1 O IGRISC Instituto de Gesto de Risco e de Crise, adiante designado por IGRISC, uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, que se rege pelos seus Estatutos, pelo presente Regulamento Interno (RI) e pela Lei Geral. nico Este regulamento interno, foi aprovado em Assembleia Geral de 06/07/2012, desenvolve os princpios gerais dos Estatutos e visa regulamentar a vida associativa. Art. 2. O IGRISC tem a sua Sede na Rua do Pinhal, n. 74, freguesia de Vilar do Paraso, cidade de Vila Nova de Gaia. Art. 3. O IGRISC tem por fim: a) Contribuir para a divulgao das cincias sociais, designadamente na rea da gesto de risco e da gesto de crise; b) Organizar conferncias, colquios, seminrios, palestras, debates, congressos, e outras actividades formativas, quer de ordem social e cultural, quer de natureza cientfica ou tcnica; c) Promover aces destinadas a desenvolver a investigao cientfica e apoiar o desenvolvimento experimental no mbito das suas reas de actividade e noutras julgadas de interesse; d) Promover a edio de publicaes que considere necessrias realizao das suas atribuies e divulgao dos resultados das suas investigaes e estudos; e) Organizar ou cooperar em actividades de extenso educativa, cultural e tcnica; f) Realizar aces de formao profissional, de aperfeioamento ou de actualizao de conhecimentos; g) Desenvolver e implementar actividades de consultoria e auditoria no mbito das suas reas de actividade; h) Promover e dinamizar contactos a nvel pedaggico, tcnico, cientfico e cultural com instituies similares nacionais e internacionais; i) Promover, contribuir e participar na homologao e certificao de normas tcnicas ou padres, quer nacionais quer internacionais, na rea da sua actividade; j) Promover a divulgao e a aplicao de normas tcnicas ou padres, quer nacionais quer internacionais, na rea da sua actividade; k) Promover outras actividades que a Direco entender desenvolver aps aprovao em plano de actividades.
Pgina 1 de 12

CAPTULO II Associados Art. 4. Podem ser admitidos como associados todos os indivduos, em nome individual ou colectivo, que pretendam participar na realizao dos fins do IGRISC. a) Para obter a qualidade de associado do IGRISC, o novo associado dever ser proposto por um dos associados fundadores ou efectivos. O interessado dever preencher um modelo prprio disponibilizado pela associao. b) A admisso de novos associados da competncia da Direco. c) Se o parecer da Direco for negativo, o pretendente poder recorrer da deciso em Assembleia Geral, cuja deliberao ser vinculativa com a obteno de 75% dos votos dos associados presentes. Art. 5. O IGRISC ter trs categorias de associados: 1 - Associado Fundador: os associados aderentes data do Registo do IGRISC, a 2 de Julho de 2012. 2 - Associado Efectivo: considerado associado efectivo, a pessoa singular ou o representante da pessoa colectiva, admitidos pela Direco, que directa ou indirectamente se dedique a assuntos da rea das cincias sociais, detentor de grau acadmico que haja sido conferido por estabelecimento de ensino superior, nacional ou estrangeiro, oficialmente reconhecido. 3 Associado Benemrito: considerado associado benemrito, a pessoa singular ou a pessoa colectiva que pelos servios prestados ou donativos atribudos ao IGRISC, especialmente relevantes para a realizao dos seus fins, a Assembleia Geral os deva reconhecer como tal. 4 - Associado de Mrito considerado o seguinte: a) A pessoa singular ou colectiva que pela sua aco, valor e relevantes servios prestados ao IGRISC e Sociedade Civil, se tenham revelado dignas de tal distino; b) Os associados que tenham desempenhado cargos nos rgos Sociais, durante, pelo menos, oito anos. 1. - Os associados de mrito e benemrito, so eleitos em Assembleia Geral, por proposta devidamente fundamentada da Direco, aprovada por maioria simples dos associados presentes. 2. - No podem ser eleitos associados de mrito ou benemrito, a pessoa singular ou colectiva, que embora abrangidos pelas alneas a) e b) deste art., tenham sofrido as penalidades previstas no art. 9. alnea b), c) e d) deste RI. Art. 6. So direitos dos associados: a) Participar nas actividades do IGRISC, seguindo as eventuais orientaes definidas pela associao;

Pgina 2 de 12

b) Propor Direco do IGRISC novas actividades, atendendo aos fins que a associao prossegue; c) Propor novos associados; d) Consultar anualmente na Sede do IGRISC, nas horas de expediente, ou para tal fixadas, as actas e os relatrios e contas, mediante solicitao antecipada Direco, Mesa da Assembleia ou ao Conselho Fiscal; e) Assistir e votar na Assembleia Geral; f) Eleger e ser eleito para qualquer rgo do IGRISC, desde que tenha as suas quotas em dia e seja associado do IGRISC h pelo menos um ano. g) Aos associados de mrito e benemrito so-lhes impedidos os direitos contemplados na alnea e), no concernente ao direito de voto, excepto quando estes forem simultaneamente fundadores; h) Ao associado fundador atribudo o direito especial de voto que consistir no direito de 10 votos. A cada associado efectivo corresponde 1 s voto. Art. 7. So deveres dos associados: a) Honrar e prestigiar o IGRISC, contribuindo em todas as circunstncias para o seu engrandecimento; b) Defender, zelar e salvaguardar o patrimnio e os interesses do IGRISC; c) Cumprir os Estatutos e o RI; d) Cumprir as decises e as deliberaes dos rgos Sociais; e) Participar nas Assembleias Gerais ou em quaisquer reunies para que sejam convocados; f) Efectuar pontualmente o pagamento das quotas; g) Cooperar, directa ou indirectamente, nas iniciativas do IGRISC; h) Desempenhar com assiduidade, zelo e dedicao, os cargos para que foram eleitos ou nomeados. Art. 8. O IGRISC representado por dois elementos da Direco, associados fundadores ou efectivos, cujas assinaturas obrigam o IGRISC, sendo que um dos associados dever obrigatoriamente ser o Presidente e, se envolver pagamentos, o Tesoureiro da Direco. Art. 9. Os associados podem solicitar a sua exonerao, sem prejuzo das suas responsabilidades pelo cumprimento das obrigaes assumidas enquanto tais. Aos associados que infringirem as disposies dos estatutos e deste RI e no respeitarem as decises dos rgos Sociais sero aplicveis as seguintes penalidades: a) Repreenso registada; b) Suspenso por seis meses; c) Suspenso por 1 ano; d) Excluso.
Pgina 3 de 12

1. As penalidades previstas nas alneas a), b) e c) deste artigo, so da competncia da Direco. 2. A excluso de algum associado pode ser proposta pela Direco ou por um grupo de pelo menos 20 associados, mas s deve ser efectuada em caso de prtica de acto ou atitude considerados lesivos do IGRISC ou do seu bom-nome. 3. A excluso de um associado pode ser proposta pela Direco devido ao no pagamento de quotas por perodo superior a 12 meses. 4. A suspenso prevista nas alneas b) e c) deste artigo no desobriga o associado do pagamento da quota. 5. Os associados que perderam a qualidade de associado nos termos do ponto 2. deste artigo e desejarem reingressar como associados do IGRISC ficaro sujeitos s mesma condies de novos associados. 6. Todo e qualquer associado que tenha sido excludo do IGRISC s poder ser readmitido aps aprovao unnime da Direco. 7. Das sanes disciplinares haver recurso para a Assembleia Geral. 8. A deliberao de excluso no confere ao associado direito a qualquer indemnizao ou compensao. Art. 10. A quotizao anual e ao acto de inscrio acrescer o pagamento da jia de inscrio. 1. O valor da jia de 15 euros e da quota anual de 25 euros. 2. A alterao ao valor da quota ou da jia de inscrio s poder ser efectuada em Assembleia Geral do IGRISC. 3. Sero isentos do pagamento de quotas at ao perodo de um ano, quando o requeiram, os associados que se encontrem comprovadamente em situao de desemprego ou de doena prolongada, podendo aquele perodo ser alargado por deliberao da Direco, por solicitao do interessado. nico - Os associados que beneficiem do referido no n. 3 so obrigados a comunicar por escrito Direco, logo que termine a causa da iseno, sob pena de poderem ser excludos do IGRISC.

CAPTULO III rgos sociais Art. 11. So rgos do IGRISC: a) A Assembleia Geral; b) A Direco; c) O Conselho Fiscal.

Pgina 4 de 12

Art 12. A eleio dos primeiros rgos Sociais realizada em Assembleia Geral onde os associados fundadores nomeiam a Direco, o Conselho Fiscal e a Mesa da Assembleia Geral. 1. S podem ser eleitos para os rgos Sociais os associados fundadores ou efectivos que renam os seguintes requisitos: a) No terem antecedentes de desrespeito dos Estatutos e RI do IGRISC; b) No terem sido demitidos no mandato anterior, nos termos do art. 13.; Art. 13. Os membros dos rgos Sociais devem exercer os seus cargos com zelo e assiduidade, perdendo o seu mandato faltando a mais de trs reunies seguidas, sem motivo justificado. Art. 14. Aps o primeiro mandato, as eleies para os rgos Sociais so realizadas em Assembleia Geral, convocada expressamente para o efeito e a ter lugar nos ltimos 30 dias do mandato em vigor. 1. A convocatria para a Eleio dever ser realizada com um mnimo de 10 dias de antecedncia. 2. As listas candidatas sero conjuntas para os trs rgos sociais: Assembleia Geral, Direco e Conselho Fiscal, e exclusivamente compostas por associados com um mnimo de um ano de filiao, rubricadas pelos candidatos e entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral at vinte e quatro horas antes da reunio da Assembleia Geral eleitoral. 3. As listas candidatas tero de ser propostas por um nmero mnimo de dez associados que no estejam a concorrer pela mesma lista. 4. Caso no seja apresentada nenhuma lista a sufrgio, compete ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral convocar novo acto eleitoral para decorrer no mximo um ms aps a realizao da assembleia em que no foi possvel a eleio dos rgos Sociais por falta de lista, mantendo-se os procedimentos enunciados nos pontos 2. e 3., deste artigo. 5. A durao dos mandatos de trs anos, podendo os seus membros ser eleitos consecutivamente em trs mandatos, salvo se, a Assembleia reconhecer expressamente que impossvel ou inconveniente proceder sua substituio. 6. Todo o processo eleitoral decorrer de acordo com o preceituado nos Estatutos do IGRISC e neste RI. Art. 15. Os representantes do IGRISC perdem o mandato sempre que, comprovadamente, se constate terem, de forma dolosa, prejudicado a associao. 1. A proposta para a perda de mandato s poder ser apresentada, discutida e votada em reunio da Assembleia Geral. 2. Perdem igualmente o mandato os representantes que abandonem o cargo, peam demisso ou a quem seja aplicada as penalidades previstas nas alneas b), c) e d) do art. 9. deste RI.
Pgina 5 de 12

Art. 16. Os membros dos rgos Sociais podem renunciar ao mandato, devendo solicit-lo ao Presidente da Assembleia Geral, que sobre o pedido se dever prenunciar no prazo mximo de trinta dias. 1. Se a Direco se demitir ou perder a maioria dos seus membros, o respectivo Presidente comunicar o facto ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que por sua vez convocar uma Assembleia Geral Extraordinria Eleitoral, no prazo mximo de trinta dias, para eleio de uma nova Direco. 2. Durante este perodo os membros da demissionria Direco manter-se-o em funes. 3.- No caso de demisso da Mesa da Assembleia Geral e/ou Conselho Fiscal, ou da maioria dos seus membros, a Direco convocar uma Assembleia Geral Extraordinria, para preenchimento dos cargos vagos. Art. 17. Sempre que se verifique a renncia ou perda de mandato de qualquer dos membros dos rgos Sociais, compete ao Presidente da Assembleia Geral: 1. Dar conhecimento oficial aos restantes membros dos rgos Sociais; 2. Convocar uma reunio de todos os rgos Sociais, visando o estudo da situao criada; 3. Chamar ao exerccio de funes o primeiro suplente da lista eleita; 4. Caso no exista elemento suplente, chamar ao exerccio de funes um dos associados com o mnimo de um ano de filiao. Art. 18. O exerccio de cargos sociais ser assegurado a ttulo gratuito.

CAPTULO IV Assembleia Geral Art. 19. A Assembleia Geral o rgo mximo deliberativo do IGRISC e composta por todos os associados. 1. As deliberaes da Assembleia Geral, tomadas nos termos legais e estaturios, so obrigatrias para os restantes rgos Sociais e para todos os seus associados. 2. S tm direito a voto os associados com a quotizao em dia. 3. Aos associados fundadores atribudo o direito especial de voto que consistir num direito de dez votos. 4. A cada associado efectivo corresponde um s voto. 5. Cada associado pode fazer-se representar, por outro associado, nas reunies da Assembleia Geral, em caso de comprovada impossibilidade, mediante comunicao dirigida ao presidente da mesa, mas, cada associado, no poder representar mais do que um associado.

Pgina 6 de 12

6. Podem participar na Assembleia Geral, mas sem direito a voto, os associados de mrito e benemrito, podendo no entanto exercer o direito se cumulativamente forem associados fundadores. Art. 20. As deliberaes tomadas em Assembleia Geral, que estejam fora da Ordem de trabalhos, ou sejam contrrias Lei, aos Estatutos ou ao RI, so anulveis e podero ser arguidas no prazo de trs meses, perante os Tribunais, pela Direco ou qualquer associado que no tenha votado quaisquer deliberaes. Art. 21. Compete Assembleia Geral: a) Aprovar e alterar os Estatutos e o Regulamento Interno; b) Apreciar e deliberar, anualmente, sobre os Oramentos e o Plano de Actividades; c) Deliberar, anualmente, sobre os Relatrios de Actividades e as Contas; d) Eleger os rgos Sociais; e) Deliberar sobre os quantitativos das quotas e das jias associativas; f) Autorizar a Direco a contrair emprstimos ou a adquirir e alienar bens imveis, mediante parecer favorvel do Conselho Fiscal; g) Apreciar e deliberar sobre todos os assuntos que lhe sejam requeridos pelos associados e pelos rgos Sociais; h) Proclamar os associados de mrito e benemrito; i) Retirar a qualidade de associado, por proposta da Direco; j) Deliberar sobre a dissoluo do IGRISC. Art. 22. A Assembleia Geral dirigida por uma Mesa composta por um Presidente, um VicePresidente e um Secretrio. 1. Ao Presidente da Mesa compete: a) Convocar e dirigir os trabalhos da Assembleia Geral; b) Dirigir os trabalhos, exigir correco nas exposies e discusses, podendo limitar e retirar o uso da palavra sempre que os associados se afastem dessa norma e mandar sair quem advertido, no acate; c) Dar o seu voto de qualidade, em caso de empate, excepto em votao por escrutnio secreto; d) Apresentar obrigatoriamente discusso e votao, na Assembleia imediata, as propostas admitidas e no discutidas; e) Ler e assinar as Actas das Sesses; f) Proclamar e dar posse aos associados eleitos; g) Conceder a demisso de membros dos rgos Sociais e convocar os substitutos ao exerccio efectivo;
Pgina 7 de 12

h) Investir os associados eleitos na posse dos seus cargos e assinar os respectivos autos, no prazo mximo de oito dias, aps a verificao das condies gerais; 2. Na falta do Presidente, este ser substitudo pelo Vice-Presidente e na falta de ambos pelo Secretrio, devendo em qualquer caso, completar-se a Mesa por escolha entre os associados presentes, os quais cessaro funes no termo da reunio. 3. O Secretrio responsvel por: a) Lavrar e assinar as Actas das Sesses, os Avisos Convocatrios e o expediente; b) Comunicar aos outros rgos Sociais e a quaisquer interessados as deliberaes da Assembleia Geral. Art. 23. A Assembleia Geral rene em sesso ordinria: a) De trs em trs anos para eleio dos membros dos rgos Sociais para o mandato seguinte; b) Anualmente, at ao final do ms de Maro, para discusso e votao do Relatrio e Contas da Direco relativo ao ano transacto, e aprovao do Plano de Actividades e Oramento do ano em curso. A Assembleia Geral rene em sesso extraordinria: a) Por iniciativa do Presidente da Mesa ou de quem o substitua; b) A requerimento fundamentado de outro rgo Social; c) Quando requerida por dois teros do nmero de scios em pleno gozo dos seus direitos. 1. Os requerentes da Assembleia Geral extraordinria ficam inibidos de solicitar nova Assembleia no prazo de seis meses, se aquela se no tiver realizado por falta de comparncia dos mesmos. Art. 24. A Assembleia Geral convocada por correio electrnico e atravs de aviso no stio oficial do IGRISC na Internet, com uma antecedncia mnima de dez dias. Ter de constar da convocatria o dia, hora, local e o meio da reunio e a respectiva ordem de trabalhos. nico A reunio da Assembleia Geral poder ser presencial ou efectuar-se atravs de meios electrnicos, designadamente por videoconferncia. Art. 25. A Assembleia Geral s rene em primeira convocatria se estiverem presentes um nmero de associados que represente mais de metade dos direitos de voto. nico - Se ao final de trinta minutos aps a hora marcada para o incio da reunio, no estiverem reunidos os associados que garantam pelo menos metade dos direitos de voto, a Assembleia reunir com os associados presentes, e ter os mesmos efeitos vinculativos.

Pgina 8 de 12

CAPTULO V Direco Art. 26. A Direco o rgo executivo e administrativo encarregue da gesto e representao do IGRISC, cabendo-lhe desenvolver as competncias consignadas na Lei, nos Estatutos e no RI. nico - A Direco composta por: um Presidente, um Vice-Presidente e um Tesoureiro. Art. 27. Compete Direco o exerccio dos poderes necessrios para assegurar a gesto do IGRISC, designadamente os seguintes: a) Executar as deliberaes da Assembleia Geral; b) Organizar e superintender a actividade do IGRISC; c) Administrar os bens do IGRISC e dirigir a sua actividade; d) Elaborar relatrios anuais e contas de exerccio e apresent-los Assembleia Geral; e) Elaborar o Plano Anual de Actividades e a proposta de Oramento e apresent-los Assembleia Geral; f) Motivar os associados a participarem nas actividades desenvolvidas pelo IGRISC; g) Propor Assembleia Geral o valor da quota anual e eventuais aumentos ou redues desse valor; h) Deliberar sobre protocolos de cooperao com outras Entidades que prossigam os mesmos fins, ou similares, do IGRISC, ou que manifestem interesse em contribuir para o alcance dos objectivos do IGRISC; i) Abrir e movimentar contas bancrias e assinar documentos que vinculem o IGRISC; j) Submeter deliberao da Assembleia Geral propostas de alterao dos Estatutos e do RI; k) Representar o IGRISC em juzo e fora dele, activa e passivamente; l) Aprovar a admisso de novos associados; m) Aplicar sanes disciplinares; n) Garantir a efectivao dos direitos e deveres dos associados; o) Constituir no mbito das suas competncias, mandatrios, conselhos, comisses, grupos de trabalho ou outros rgos, permanentes ou eventuais, convidar para neles participarem associados ou pessoas individuais, ou colectivas, exteriores IGRISC, e definir-lhes os objectivos e atribuies; p) Solicitar a convocao ordinria ou extraordinria da Assembleia Geral, sempre que o considere necessrio boa orientao e administrao do IGRISC; q) Exercer as demais funes previstas na Lei, nos Estatutos e no presente RI.

Pgina 9 de 12

Art. 28. - Ao Presidente da Direco compete: a) Coordenar a actividade da equipa directiva e convocar e dirigir as reunies de Direco; b) Assegurar a execuo das deliberaes tomadas; c) Assinar a correspondncia; d) Superintender em todos os assuntos administrativos e orientar os servios; e) Outorgar, depois de devidamente autorizado pela Direco e, nos casos previstos nos Estatutos, no RI ou pela Assembleia Geral, em todos os actos que interessem ao IGRISC; f) Delegar algumas funes nos restantes membros da Direco; g) Supervisionar todas as actividades da associao; h) Velar pela execuo de todas as deliberaes de modo conforme Lei, aos Estatutos e a este RI. 1. Ao Vice-Presidente compete: a) Coadjuvar o Presidente; b) Substituir o Presidente nas suas ausncias e impedimentos legais; c) Exercer as funes que lhe forem delegadas pelo Presidente. 2. Compete ao Tesoureiro: a) Dar cumprimento s resolues da Direco que digam respeito a receitas e despesas; b) Dar parecer sobre elementos financeiros ou de gesto; c) Providenciar pelo recebimento e guarda dos valores pertencentes ao IGRISC; d) Velar para que todos os compromissos do IGRISC, quer com fornecedores quer com outros organismos pblicos, estejam em dia; e) Realizar a escriturao e arquivo de todos os documentos de receita e despesa; f) Manter a Direco a par do estado financeiro do IGRISC. Art. 29. A Direco rene, ordinariamente, pelo menos quatro vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que tal seja necessrio, por convocao do seu Presidente. 1. Das reunies da Direco sero lavradas actas em que consistir tudo quanto foi discutido, as votaes e as deliberaes tomadas. 2. As actas devem ser lidas, aprovadas e assinadas, na reunio imediatamente a seguir quela a que se reportam. 3. As deliberaes da Direco s sero vlidas se verificar a presena de, pelo menos, dois dos seus membros, devendo um deles ser o Presidente ou o Vice-Presidente. 4. As deliberaes da Direco sero tomadas por maioria simples dos votos dos membros presentes. 5. Em caso de igualdade de votos, o Presidente, ou o Vice-Presidente quando esteja em sua substituio, ter direito ao voto de qualidade que permitir desempatar a votao.
Pgina 10 de 12

CAPTULO VI Conselho Fiscal Art. 30. O Conselho Fiscal composto por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretrio. Art. 31. Compete ao Conselho Fiscal: a) Elaborar o parecer anual sobre o Relatrio de Actividades e as Contas apresentadas pela Direco; b) Solicitar Direco todas as informaes consideradas teis ao normal funcionamento do IGRISC; c) Pronunciar-se sobre qualquer outro assunto sobre o qual lhe seja pedido parecer. Art. 32. Compete ao Presidente do Conselho Fiscal: a) Convocar as reunies do Conselho; b) Orientar os trabalhos das reunies; c) Assistir, sempre que julgue necessrio, s reunies de Direco, sem direito de voto. 1. Compete ao Vice-Presidente: a) Colaborar com o Presidente; b) Substituir o Presidente nas suas ausncias e impedimentos legais; c) Exercer as funes que lhe forem delegadas pelo Presidente. 2. Compete ao Secretrio: a) Elaborar o relatrio de contas do Conselho tal como dar parecer sobre outras questes de ordem financeira e que estejam de alguma forma ligadas ao Conselho Fiscal; b) Redigir os pareceres do Conselho Fiscal; c) Colaborar com o Presidente no desempenho das suas funes. 3. O Conselho Fiscal rene, em sesso ordinria, pelo menos duas vezes por ano, para analisar o Oramento e o Plano de Actividades e o Relatrio de Actividades e as Contas, e para redigir o parecer sobre estes dois ltimos documentos. 4. O Conselho Fiscal rene extraordinariamente por iniciativa do seu Presidente ou a pedido dos restantes membros. 5. O Conselho Fiscal delibera com o mnimo de dois membros.

CAPTULO VII Dissoluo Art. 33. A dissoluo do IGRISC s ser possvel por motivos insuperveis que tornem impossvel a prossecuo dos seus fins.
Pgina 11 de 12

Art. 34. A deliberao pela Assembleia Geral, expressamente convocada para o efeito, sobre a dissoluo do IGRISC, s ser vlida com os votos favorveis de pelo menos setenta e cinco por cento (75%) dos votos expressos dos associados presentes no pleno gozo dos seus direitos estatutrios e regulamentares. nico A liquidao ser efectuada por uma Comisso Liquidatria nomeada pela Assembleia Geral, que lhe conferir poderes para o efeito.

CAPTULO VIII Disposies Finais Art. 35. O IGRISC dever constituir um fundo de reserva representado por vinte e cinco por cento (25%) dos saldos anuais das contas de gerncia, destinado a fazer face a circunstncias imprevistas. Art. 36. O IGRISC deve colaborar com todos os organismos da sociedade civil, numa ptica de apoio, bem-estar e enriquecimento social e cultural. Art. 37. O presente RI, bem como os Estatutos, s podero ser revistos ou alterados em Assembleia Geral convocada para o efeito, nos termos estatutrios. nico - As alteraes aos Estatutos e do RI tero que ser aprovadas com os votos favorveis de pelo menos setenta e cinco por cento (75%), dos votos expressos. Art. 38. As disposies do presente RI prevalecem sobre quaisquer normas anteriores e em contradio com elas e entram em vigor no dia imediato aprovao em Assembleia Geral.

Pgina 12 de 12

You might also like