You are on page 1of 4

DIAS, A.; HOELTZ, Sirlei. Indstrias lticas em contexto: o problema Humait na Arqueologia Sul Brasileira.

Revista de Arqueologia, SP: SAB, dez./2010. Discusso - Discute a variabilidade tecnolgica das Indstrias Lticas do sul do Brasil, principalmente no que diz respeito Tradio Humait. - A partir de uma abordagem sistmica a respeito da variabilidade tecnolgica, busca-se diferenciar entre o que seria o Contexto do Problema e o Problema em Contexto. - O problema regional em contexto. - O problema cronolgico em contexto. - O problema tecnolgico em contexto. - A juno dos trs aspectos acima permite s autores apontar que o que se convencionou a chamar de Tradio Humait representaria conjuntos distintos associados a diferentes estratgias de ocupao ao longo do Holoceno. Ao sistematizar os achados realizados no vale do rio Maquin, Miller definiu a fase Humait a partir de dois stios caracterizados por artefatos lticos lascados por percusso e confeccionados a partir de lasces destacados de grandes blocos de basalto, conservando grandes pores da crosta natural (...). Os stios localizam-se acima de 700 m de altitude, nos patamares arredondados da encosta do planalto, prximos a sangas e junto a grandes blocos de basalto. Quanto aos artefatos Miller enfatiza que esto, em grande parte, trabalhados na face externa de lasces e quase irreconhecveis pelo efeito da decomposio. Os talhadores (choppers) e os lasces discoidais unifaciais grandes, representam mais de 50% dos artefatos, estando tambm presentes numerosas lascas (Miller 1967:17-18). (DIAS, HOELTZ, p. 42) Por conseqncia, esta postura justificou a proposta de que a ocupao pr-colonial do territrio brasileiro fosse dividida em dois estgios de desenvolvimento cultural marcados pela diversidade tecnolgica: o perodo pr-cermico, que compreenderia stios lticos associados diretamente a sociedades caadoras coletoras e o perodo cermico, que pressuporia sociedades que praticavam a agricultura. (DIAS, HOELTZ, p. 43) Quanto ao estudo das colees lticas geradas pela atuao do PRONAPA, a maioria das anlises centrou sua ateno na descrio tipolgica dos artefatos diagnsticos, desprezando os resduos de lascamento e as sequncias tecnolgicas associadas a estas categorias. (DIAS, HOELTZ, p. 43) Enquanto as pontas de projtil representavam o fssil guia da Tradio Umbu, a Tradio Humait foi definida em funo da presena de artefatos bifaciais de grande porte e tipologia variada, caracterizados pela alta diversidade tipolgica em termos regionais, o que justificou a definio de 22 fases arqueolgicas (Meggers & Evans, 1977). (DIAS, HOELTZ, p. 43)

A abrangncia geogrfica da Tradio Humait est vinculada ao planalto sul brasileiro e ao domnio ecolgico da Mata Atlntica, em associao com as bacias hidrogrfica dos rios Paran, Uruguai e Jacu. A maioria dos stios arqueolgicos associados a esta Tradio superficiais e a cu aberto, com profundidades em mdia entre 20 a 30 cm. As dataes distribuem-se entre 310 e 8640 anos AP, estando as mais recentes associadas aos contextos do Rio Grande do Sul e as mais antigas, aos Estados de Santa Catarina e Paran. A indstria ltica caracterizada pelo uso de matrias-primas disponveis nas proximidades dos assentamentos, como as rochas vulcnicas e o arenito silicificado, e os artefatos so produzidos, em geral, a partir de ncleos ou de lascas de grandes dimenses, sendo menos freqente a produo a partir de seixos. A tcnica de lascamento empregada, na maioria dos casos, a percusso direta, sendo pouco freqente a tcnica de lascamento bipolar e a presena de retoques por percusso direta. (DIAS, HOELTZ, p. 44-45) Conjuntos lticos mais recentes esto presentes nos vales dos rios das Antas e Pelotas, no domnio do planalto das araucrias, e no vale do rio Jacu e principais afluentes, associados Depresso Central Gacha, sendo caracterizados pela presena predominante de talhadores bifaciais elaborados sobre ncleos ou seixos. (DIAS, HOELTZ, p.45) A abrangncia temporal e a disperso geogrfica identificadas embasaram a hiptese de que a Tradio Humait representava indstrias lticas de caadores coletores adaptados a contextos de floresta subtropical, em oposio a Tradio Umbu, que estaria associada a sociedades caadoras coletoras especializadas na explorao de reas de campo. (DIAS, HOELTZ, p.45) A tradio Umbu estaria culturalmente relacionada ao povoamento inicial da regio pampeana e patagnica argentina, encontrando-se seus stios mais antigos no vale do mdio rio Uruguai. A Tradio Humait representaria populaes caadoras coletoras originalmente vinculadas ao Complexo Alto-paranaense da regio de Missiones, Argentina, que a partir de 8000 anos AP passariam a ocupar o territrio brasileiro a partir do vale do alto rio Uruguai, expandindo-se posteriormente para o sul at os limites das escarpas do planalto sul brasileiro, associadas ao vale do rio Jacu. (DIAS, HOELTZ, p. 45) No incio da dcada de 1990, as primeiras influncias das vertentes processuais comeam a fazer-se sentir no estudo das Tradies e fases pr-cermicas do sul do Brasil (...). Um primeiro movimento nesse sentido se deu atravs da anlise comparativa de colees lticas orientadas pela noo de cadeia operatria ou sequncia de produo, deslocando a nfase na tipologia dos artefatos formais para o processo de produo dos conjuntos artefatuais. (DIAS; HOELTZ, p. 45-6) Na ltima dcada, as pesquisas permitiram rever os esquemas histrico-classificatrios, que deram origem s Tradies Umbu e Humait:

A partir de uma perspectiva sistmica, o conceito Tradio Humait deixa de ser uma ferramenta operacional para descrever a variao espao-temporal da ocupao prcolonial de uma dada regio, tornando-se um problema de pesquisa relativo aos significados contextuais da variabilidade tecnolgica de indstrias lticas integradas a distintas formas de ocupao, utilizao e significao do espao regional no passado. (DIAS; HOELTZ, p. 46) Para compreender essa problemtica, 3 pontos de anlise so expostos: Em primeiro lugar, uma avaliao crtica dos contextos regionais permite concluir que grande parte dos stios lticos associados Tradio Humait esto integrados aos sistemas de assentamento de populaes agricultoras. (DIAS; HOELTZ, p. 46) Em segundo lugar, so raros os stios lticos aferidos Tradio Humait que apresentam dataes radiocarbnicas e uma avaliao crtica destes contextos cronolgicos indica consistncias de interpretao, destacando-se aqueles relacionados ao Holoceno Inicial e Mdio. (DIAS; HOELTZ, p. 46) Por fim, a nfase dada caracterizao tipolgica dos fosseis guia da Tradio Humait priorizou categorias funcionais inferidas a partir da morfologia dos artefatos. No entanto, a anlise diacrtica dos conjuntos artefatuais genericamente definidos como talhadores bifaciais revela variaes significativas relacionadas s suas sequncias de produo e estratgia de usos, resultantes de escolhas culturalmente determinadas. (DIAS; HOELTZ, p. 47) Um sistema de assentamento pressupe que cada stio representa uma viso parcial e limitada do comportamento regional (...). Em cada stio, o uso do espao e a tecnologia desenvolvida (...) so uma resposta especfica a circunstncias concretas. Em outras palavras, vislumbram um sistema cultural no qual tiveram lugar diferentes atividades, em espaos distintos (Binford, [1983] 1994: 117). (DIAS; HOELTZ, p. 47) Conceito de complexo situacional de stios: conjuntos de stios contemporneos, onde ocorrem diferentes etapas de um processo produtivo que so sequenciais, destacando a percepo de que existem stios especializados em diferentes atividades (Binford, [1983] 1994: 125-6) (DIAS; HOELTZ, p. 47) Conceito de stio de atividade limitada: locais onde uma ou algumas atividades foram realizadas por populaes cujo domiclio situa-se em outro local, sendo sua distribuio determinada pela localizao do stio-base ou de conjuntos de recursos a serem explorados. (DIAS; HOELTZ, p. 47) (...) Noelli (1993) prope que as categorias que classificam os domnios territoriais entre os Guarani pr-coloniais refletiam os laos de parentesco e reciprocidade em 3 nveis espaciais inclusivos: Guar, tekoh e teii. (DIAS; HOELTZ, p. 47)

Guar: conceito sociopoltico que diz respeito extensos trechos das bacias hidrogrficas, sendo composto por unidades socioeconmicas aliadas, denominadas tekoh, que possuam uma rea definida, delimitada por arroios ou rios e utilizada de forma comunal e exclusiva pelo grupo local. Os tekoh eram formados por teii isolados ou agrupados, em funo das condies locais e polticas. Teii: corresponde parcialidade ou famlia extensa, sendo designada de teii oga a casa onde vivia a linhagem e de amund o local da aldeia ou sede do tekoh. O tekoh comporta, por sua vez, um jogo entre trs espaos distintos: a aldeia (amund), as roas (cog) e a vegetao circundante (caa). As roas (cog) iniciavam-se fora do permetro da aldeia, localizando-se a diferentes distncias, de acordo com a sua antiguidade. Alm das roas inicia-se o espao das matas (caa), no qual se situava as reas de pesca, coleta e caa e as jazidas litolgicas

You might also like