You are on page 1of 11

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA

XR250

103 N.m (10,3 kg.m)

10-0

XR250

10.
10-1 10-1 10-2

ALTERNADOR/ EMBREAGEM DE PARTIDA

INFORMAES DE SERVIO DIAGNOSE DE DEFEITOS ESTATOR DO ALTERNADOR

REMOO DO VOLANTE DO MOTOR EMBREAGEM DE PARTIDA INSTALAO DO VOLANTE DO MOTOR

10-3 10-4 10-6

INFORMAES DE SERVIO
INSTRUES GERAIS
Os servios apresentados neste captulo podem ser efetuados com o motor instalado no chassi. Este captulo descreve os procedimentos de servio do estator do alternador, volante do motor e embreagem de partida. Essas peas podem ser removidas com o motor instalado no chassi. Consulte o Captulo 18 quanto aos servios no motor de partida.

ESPECIFICAES
Item D.E. do ressalto da engrenagem movida de partida Padro 45,660 45,673

Unidade: mm Limite de Uso 45,63

VALORES DE TORQUE
Parafuso do volante do motor Parafuso Torx da embreagem de partida Parafuso de fixao do gerador de pulsos da ignio Parafuso de fixao do estator Parafuso da presilha da fiao do estator 103 N.m (10,3 kg.m) 16 N.m (1,6 kg.m) 5 N.m (0,5 kg.m) 10 N.m (1,0 kg.m) 10 N.m (1,0 kg.m) Aplique leo na rosca e superfcie de assentamento Aplique trava qumica na rosca

FERRAMENTAS
Fixador do volante do motor Extrator do rotor Barra do extrator 07725-0040000 07733-0020001 07716-0020500

DIAGNOSE DE DEFEITOS
O motor de partida acionado, mas o motor da motocicleta no gira Embreagem de partida defeituosa Engrenagens intermediria e de reduo de partida danificadas

10-1

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA
PARAFUSO

XR250

ESTATOR DO ALTERNADOR
REMOO DA TAMPA LATERAL ESQUERDA DA CARCAA DO MOTOR
Remova os trs parafusos e a tampa da engrenagem intermediria de partida. TAMPA DA ENGRENAGEM INTERMEDIRIA DE PARTIDA

ENGRENAGEM INTERMEDIRIA DE PARTIDA JUNTA Remova a junta. Remova a engrenagem intermediria de partida e seu eixo da tampa lateral esquerda da carcaa do motor.

EIXO Remova a tampa lateral (pgina 2-2). Solte o conector 3P do alternador e o conector 3P do gerador de pulsos da ignio/interruptor de ponto morto.

CONECTOR 3P DO GERADOR DE PULSOS DA IGNIO/ INTERRUPTOR DE PONTO MORTO

TAMPA LATERAL ESQUERDA Remova os seguintes itens: Tampa do pinho de transmisso (pgina 6-3) Fio do interruptor de ponto morto (pgina 19-12) Remova os parafusos e a tampa lateral esquerda da carcaa do motor. a A tampa do alternador (estator) fixada magneticamente ao volante do motor. Tome cuidado durante sua remoo.

PARAFUSO

10-2

XR250
Remova a junta e os pinos-guia. Remova a engrenagem de reduo de partida e a arruela.

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA
JUNTA ENGRENAGEM DE REDUO DE PARTIDA/ARRUELAS

PINOS-GUIA ESTATOR PARAFUSO BORRACHA

REMOO DO ESTATOR/GERADOR DE PULSOS DA IGNIO


Remova o parafuso da presilha e a presilha da fiao do estator. Remova os dois parafusos e a outra presilha. Remova os trs parafusos do estator e a borracha da fiao. Em seguida, remova o estator/gerador de pulsos da ignio da tampa lateral esquerda da carcaa do motor. PARAFUSO PARAFUSO GERADOR DE PULSOS DA IGNIO/PRESILHA PRESILHA PARAFUSO/ARRUELA

REMOO DO VOLANTE DO MOTOR


Remova a tampa lateral esquerda da carcaa do motor (pgina 10-2). Fixe o volante do motor, utilizando a ferramenta especial, e desaperte o parafuso do volante do motor. Ferramenta: Fixador do volante do motor

07725-0040000

Remova o parafuso do volante do motor e a arruela especial. FIXADOR DO VOLANTE DO MOTOR VOLANTE DO MOTOR Remova o volante do motor, utilizando as ferramentas especiais. Ferramentas: Extrator do rotor Barra do extrator

07733-0020001 07716-0020500

Remova a arruela e a engrenagem motora de partida.

EXTRATOR DO ROTOR

10-3

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA
ESPAADOR Remova o rolamento de agulhas, o espaador e a chaveta Woodruff da rvore de manivelas.

XR250
ROLAMENTO DE AGULHAS

CHAVETA ARRUELA

EMBREAGEM DE PARTIDA
REMOO
Remova o volante do motor (pgina 10-3). Remova a engrenagem movida de partida, girando-a no sentido anti-horrio. Remova a arruela.

ENGRENAGEM MOVIDA DE PARTIDA PARAFUSO TORX Fixe o volante do motor, utilizando a ferramenta especial, e remova os parafusos Torx da embreagem de partida. Ferramenta: Fixador do volante do motor

07725-0040000

Remova o conjunto da embreagem de partida do volante do motor. Remova a embreagem unidirecional da carcaa da embreagem de partida.

ENGRENAGEM INTERMEDIRIA DE PARTIDA

EIXO

INSPEO
Inspecione a engrenagem intermediria de partida e seu eixo quanto a desgaste ou danos.

10-4

XR250
Verifique a engrenagem de reduo quanto a desgaste ou danos.

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA

ENGRENAGEM DE REDUO EMBREAGEM UNIDIRECIONAL Verifique a carcaa da embreagem de partida e a embreagem unidirecional quanto a desgaste anormal, danos ou movimentos irregulares. Inspecione a superfcie de contato interna da carcaa da embreagem unidirecional quanto a desgaste anormal ou danos. Substitua, se necessrio.

CARCAA DA EMBREAGEM DE PARTIDA Inspecione os dentes da engrenagem movida de partida quanto a desgaste ou danos. Mea o dimetro externo do ressalto da engrenagem movida de partida. Limite de Uso 45,63 mm

EMBREAGEM UNIDIRECIONAL

INSTALAO
Instale a embreagem unidirecional na carcaa da embreagem de partida com o lado do flange virado para o volante do motor.

CARCAA DA EMBREAGEM DE PARTIDA

10-5

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA

XR250
PARAFUSO TORX

Limpe e aplique trava qumica nas roscas dos parafusos Torx de fixao da embreagem de partida. Instale o conjunto da embreagem de partida no volante do motor e instale os parafusos Torx. Fixe o volante do motor, utilizando a ferramenta especial, e aperte os parafusos Torx. Ferramenta: Fixador do volante do motor TORQUE: 16 N.m (1,6 kg.m)

TRAVA

07725-0040000

Instale a engrenagem movida de partida com a arruela, girando-a no sentido anti-horrio. Certifique-se de que a engrenagem movida de partida gire suavemente no sentido anti-horrio e no gire no sentido horrio. Instale o volante do motor.

ESPAADOR

ROLAMENTO DE AGULHAS
LEO

INSTALAO DO VOLANTE DO MOTOR


Aplique leo no rolamento de agulhas. Instale o espaador e o rolamento de agulhas na rvore de manivelas. Limpe todo leo da parte cnica da rvore de manivelas e do volante do motor. Instale a chaveta Woodruff na ranhura da rvore de manivelas. Instale a engrenagem motora de partida. Instale o volante do motor na rvore de manivelas, alinhando o entalhe do volante com a chaveta Woodruff. CHAVETA RVORE DE MANIVELAS

Limpe VOLANTE DO MOTOR

Alinhe

ENTALHE DO VOLANTE

10-6

XR250
Aplique leo na rosca e na superfcie de assentamento do parafuso do volante do motor. Em seguida, instale a arruela especial e o parafuso. Fixe o volante do motor, utilizando a ferramenta especial e, em seguida, aperte o parafuso no torque especificado. Ferramenta: Fixador do volante do motor TORQUE: 103 N.m (10,3 kg.m) Instale a tampa lateral esquerda da carcaa do motor.

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA
PARAFUSO/ARRUELA ESPECIAL
LEO

07725-0040000

FIXADOR DO VOLANTE DO MOTOR ESTATOR PRESSIONAR BORRACHA

INSTALAO DO ESTATOR/GERADOR DE PULSOS DA IGNIO


Posicione o estator/gerador de pulsos da ignio na tampa lateral esquerda da carcaa do motor. Instale a borracha na ranhura da tampa lateral esquerda da carcaa do motor, conforme mostrado. Passe a fiao corretamente e instale o parafuso da presilha. Pressione a presilha contra a tampa no local indicado de forma que impea o seu giro, em seguida aperte-o. Aperte os parafusos do gerador de pulsos da ignio juntamente com a presilha e os trs parafusos do estator. TORQUE: Parafuso de fixao do gerador de pulsos da ignio 5 N.m (0,5 kg.m) Parafuso de fixao do estator 10 N.m (1,0 kg.m) Parafuso da presilha da fiao do estator 10 N.m (1,0 kg.m) PARAFUSOS

PARAFUSOS GERADOR DE PULSOS DA IGNIO

INSTALAO DA TAMPA LATERAL ESQUERDA DA CARCAA DO MOTOR


Aplique leo nas arruelas e instale-as na engrenagem de reduo de partida.
LEO

Instale a engrenagem de reduo de partida.

ENGRENAGEM DE REDUO DE PARTIDA/ARRUELAS JUNTA Instale os pinos-guia e uma nova junta.

NOVA

PINOS-GUIA

10-7

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA

XR250
ANEL DE VEDAO

Lubrifique um novo anel de vedao com leo para motor e instale-o na ranhura do motor de partida. Instale a tampa lateral esquerda da carcaa do motor. c A tampa do alternador (estator) fixada magneticamente ao volante do motor. Tome cuidado para no prender os dedos durante a instalao.

LEO

NOVO

TAMPA LATERAL ESQUERDA Ao instalar a tampa lateral esquerda da carcaa do motor. tome cuidado para no prender o fio do interruptor de ponto morto. Instale os oito parafusos e aperte-os firmemente. Instale o fio do interruptor de ponto morto (pgina 19-12).

PARAFUSO ENGRENAGEM INTERMEDIRIA DE PARTIDA Instale a engrenagem intermediria de partida na engrenagem de reduo.

ENGRENAGEM DE REDUO ENGRENAGEM INTERMEDIRIA DE PARTIDA Aplique leo no eixo da engrenagem intermediria de partida e instale-o na engrenagem.

LEO

EIXO

10-8

XR250
Aplique leo no novo anel de vedao e instale-o na tampa da engrenagem intermediria de partida. Instale a tampa da engrenagem intermediria de partida e aperte firmemente os quatro parafusos.

ALTERNADOR/EMBREAGEM DE PARTIDA
ANEL DE VEDAO
LEO
NOVO

TAMPA DA ENGRENAGEM INTERMEDIRIA DE PARTIDA CONECTOR 3P DO GERADOR DE PULSOS DA IGNIO/INTERRUPTOR DE PONTO MORTO Passe corretamente a fiao do alternador (pgina 1-21). Ligue os conectores do alternador e do gerador de pulsos da ignio/interruptor de ponto morto. Instale os seguintes itens: Tampa lateral (pgina 2-2) Tampa do pinho de transmisso (pgina 6-6)

CONECTOR 3P DO GERADOR DE PULSOS DA IGNIO/ INTERRUPTOR DE PONTO MORTO

10-9

COMO USAR ESTE MANUAL


Este manual de servio descreve os procedimentos de servio para a XR250 TORNADO (Assento Alto/ Assento Baixo). Siga as recomendaes da Tabela de Manuteno (Captulo 3) para garantir condies perfeitas de funcionamento da motocicleta. A 1 manuteno programada muito importante, pois ir compensar os desgastes iniciais que ocorrem durante o perodo de amaciamento.

NDICE GERAL
INFORMAES GERAIS CHASSI/CARENAGEM/ SISTEMA DE ESCAPAMENTO MANUTENO SISTEMA DE LUBRIFICAO SISTEMA DE ALIMENTAO
MOTOR E TRANSMISSO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Os Captulos 1 e 3 aplicam-se a toda a motocicleta. O Captulo 2 apresenta os procedimentos de remoo/instalao de componentes que pode ser necessria para efetuar os servios descritos nos captulos subseqentes. Os Captulos 4 a 20 apresentam as peas da motocicleta, agrupadas de acordo com sua localizao. Localize o captulo desejado nesta pgina. Em seguida, consulte o ndice apresentado na primeira pgina do captulo selecionado. A maioria dos captulos apresenta uma ilustrao do sistema ou conjunto, as informaes de servio e a diagnose de defeitos. As pginas seguintes apresentam procedimentos mais detalhados. Se a causa do problema for desconhecida, consulte o Captulo 21, Diagnose de Defeitos. TODAS AS INFORMAES, ILUSTRAES, PROCEDIMENTOS E ESPECIFICAES APRESENTADAS NESTA PUBLICAO SO BASEADAS NAS INFORMAES MAIS RECENTES DISPONVEIS SOBRE O PRODUTO NO MOMENTO DA APROVAO DA IMPRESSO. A MOTO HONDA DA AMAZNIA LTDA RESERVA-SE O DIREITO DE ALTERAR AS CARACTERSTICAS DO PRODUTO A QUALQUER MOMENTO E SEM PRVIO AVISO, SEM QUE ISTO INCORRA EM QUAISQUER OBRIGAES. NENHUMA PARTE DESTA PUBLICAO PODE SER REPRODUZIDA SEM AUTORIZAO PRVIA POR ESCRITO.

REMOO/INSTALAO DO MOTOR CABEOTE/VLVULAS CILINDRO/PISTO EMBREAGEM/SELETOR DE MARCHAS ALTERNADOR/ EMBREAGEM DE PARTIDA TRANSMISSO RVORE DE MANIVELAS/BALANCEIRO RODA DIANTEIRA/SUSPENSO/ SISTEMA DE DIREO

CHASSI

RODA TRASEIRA/SUSPENSO FREIO HIDRULICO BATERIA/SISTEMA DE CARGA SISTEMA DE IGNIO

SISTEMA ELTRICO

PARTIDA ELTRICA LUZES/INDICADORES/INTERRUPTORES DIAGRAMAS ELTRICOS DIAGNOSE DE DEFEITOS

MOTO HONDA DA AMAZNIA LTDA. Departamento de Servios Ps-Venda Setor de Publicaes Tcnicas

You might also like