You are on page 1of 14

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

IDENTIFICAO DA EMPRESA OBJETIVO DIRETRIZES RESPONSABILIDADES RISCOS OCUPACIONAIS DESENVOLVIMENTO DO PCMSO EXAMES REALIZADOS EXAMES COMPLEMENTARES ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL RELATORIO ANUAL DOENAS OCUPACIONAIS PRIMEIROS SOCORROS ATENDIMENTO CRONOGRAMA DE AES CONCLUSO ANEXOS TERMO DE RESONSABILIDADE

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 2

1. IDENTIFICAO DA EMPRESA
Empresa CNPJ Endereo Complemento Bairro Cidade CEP Telefone E-mail CNAE Principal CNAE Secundrio Grau de Risco
N de Funcionrios Masculino N de Funcionrios Feminino N de Funcionrios Menor de Idade N de Funcionrios Total

BEN Oficina Mecnica e Funilaria LTDA


00.000.000/0001-00 Av. Dom Pedro II, n 411 ------Bairro Jardim Santo Andr 09080-110 11 4433-0000 contato@bemoficina.com.br 45-20-0 Manuteno e Reparao de Veculos Automotores 45-30-7 Comrcio de peas e acessrios para Veculos Automotores 3 4 0 0 4 Vigncia 02 de Novembro de 2011 01 de Novembro de 2012 Dr. Nelson Soares CRM 15.342 Mtb 1400

Vigncia Mdico Coordenador do PCMSO

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 3

2 . OBJETIVO
O PCMSO - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional tem com o objetivo estabelecer Normas e Procedimentos para promover e preservar a sade dos trabalhadores, conf. Lei n 6514 de 22 de Dezembro de 1977 regulamentada pela Portaria N 3214 ao disposto na portaria com a nova redao que lhe foi dada pela Portaria n 24 de 29/12/94 do capitulo 5 do titulo 2 da Consolidao das Leis do Trabalho.

3 . DIRETRIZES
Orientao e Educao do funcionrio e empregador de acordo com os riscos ambientais encontrados no ambiente de trabalho e o resultado dos exames clnicos e laboratoriais; conscientizao dos participantes com relao as medidas de segurana necessrios funo desenvolvida. O PCMSO parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa BEM Oficina Mecnica e Funilaria Ltda. No campo da sade dos trabalhadores e deve estar articulado com os demais programas prevencionistas constantes nas Normas Regulamentadoras de Medicina e Segurana do Trabalho.

4 . RESPONSABILIDADES 4.1 Compete ao Empregador:


Garantir a elaborao e efetiva implementao do PCMSO, bem como zelar pela sua eficcia; Custear sem nus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 4

Indicar, dentre os mdicos dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT, da empresa, um coordenador responsvel pela execuo do PCMSO;

No caso de a empresa estar desobrigada de manter mdico do trabalho, de acordo com a NR 4, dever o empregador indicar mdico do trabalho, empregado ou no da empresa, para coordenar o PCMSO;

Inexistindo mdico do trabalho na localidade, o empregador poder contratar mdico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

4.2. Compete ao Mdico Coordenador do PCMSO:


Realizar os exames mdicos previstos no PCMSO ou encarregar os mesmos a profissional mdico familiarizado com os princpios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condies de trabalho e os riscos a que est ou ser exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado; Manter arquivo de pronturios clnicos e anamnese ocupacional por no mnimo 20 anos aps o desligamento do funcionrio; Encarregar dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos desta NR profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados; Solicitar a empresa a emisso de CAT Comunicado de Acidente do Trabalho ao INSS, para pericia de estabelecimento do nexo causal, avaliao de incapacidade laborativa entre acidente e leso; Iniciar quando necessrio ao afastamento do trabalhador da exposio ao risco ou do trabalho; Orientar o empregador quanto necessidade de adoo de medidas de controle do ambiente de trabalho;

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 5

Elaborar o relatrio anual do PCMSO em conformidade com o quadro 3 da NR-7, discriminando o nmero e a natureza das avaliaes mdicas (exames clnicos e complementares).

5 . RISCO OCUPACIONAL
RISCOS GRUPO DE AGENTES DE RISCO
Ruido, Temperaturas Anormais, Presses Anormais, Vibraes, Radiaes Ionizantes e No Ionizantes.

FSICO

QUMICOS

Substncias Quimicas Inalveis: Partculas slidas, nevoas e vapores. Agentes de contato, caracterizveis por avaliao qualitativa ou quantitativa.

BIOLGICOS
Microorganismos Patognicos: Vrus, Bactrias ou Fungos.

ERGONMICOS

Situaes de Sobrecarga e Desconforto de Estrutura Musculo esqueltica ou Fadiga Psquica, relacionados com o exerccio da funo.

ACIDENTES

Ocorrncia inesperada com queda da normalidade do trabalho, potencialmente lesiva a sade, ao patrimnio e/ou ambiente, de gravidade varivel.

6 . DESENVOLVIMENTO DO PCMSO 6.1. LEVANTAMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 6

Identificao dos riscos ambientais (ergonmico, fsico, qumico, biolgico e acidentes) em cada setor de trabalho; levantamento das matrias primas envolvidas e dos produtos qumicos nos diferentes postos laborais.

6.2. LEVANTAMENTO DO PERFIL OCUPACIONAL


J conhecidos os riscos das funes por setores de trabalho, do ponto de vista pratico, quer do ponto de vista tcnico, definem-se os procedimentos mdico-complementares necessrios a promoo e monitoramento da sade dos funcionrios.

6.3. CONVOCAO DOS EMPREGADOS


Qualquer que seja o mtodo de convocao, recomendamos o agrupamento de controle por categorias profissionais, por setores ou por grupos de exposio.

7. EXAMES REALIZADOS: 7.1. ADMISSIONAL


O Exame mdico admissional, dever ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades;

7.2. PERIODICO
O exame mdico peridico, de acordo com os intervalos mnimos de tempo abaixo discriminados: a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situaes de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doena ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenas crnicas, os exames devero ser repetidos: a.1) a cada ano ou a intervalos menores, a critrio do mdico encarregado, ou se notificado pelo mdico agente da inspeo do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociao coletiva de trabalho;
PCMSO Novembro de 2011 Pgina 7

a.2) de acordo com periodicidade especificada no Anexo n. 6 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condies hiperbricas; b) para os demais trabalhadores: b.1) anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade; b.2) a cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

7.3. RETORNO AO TRABALHO


No exame mdico de retorno ao trabalho, dever ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por perodo igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto.

7.4. MUDANA DE FUNO


No exame mdico de mudana de funo, ser obrigatoriamente realizada antes da data da mudana. *** Para fins desta NR, entende-se por mudana de funo toda e qualquer alterao de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposio do trabalhador a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudana.

7.5. DEMISSIONAL
No exame mdico demissional, ser obrigatoriamente realizada at a data da homologao, desde que o ltimo exame mdico ocupacional tenha sido realizado h mais de: - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 8

- 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.

8. EXAMES COMPLEMENTARES
- Para os trabalhadores expostos aos riscos discriminados nos quadros I e II da nR-7 em seus postos de trabalho, os exames mdicos complementares devero ser executados e interpretados com base nos critrios constantes dos referidos quadros e seus anexos: - Para os trabalhadores expostos a agentes qumicos no constantes nos quadro I e II, outros indicadores biolgicos podero ser monitorados, dependendo de estudo prvio dos aspectos da validade toxicolgica, analtica e de interpretao desses indicadores: - Outros exames complementares usados normalmente em patologia clnica para avaliar o funcionamento de rgos e sistemas orgnicos podem ser realizados medida que se faam necessrios.

9. ASO ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL


O ASO dever conter no mnimo: a) nome completo do trabalhador, o nmero de registro de sua identidade e sua funo; b) os riscos ocupacionais especficos existentes, ou a ausncia deles, na atividade do empregado, conforme instrues tcnicas expedidas pela Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho-SSST; c) indicao dos procedimentos mdicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados; d) o nome do mdico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 9

e) definio de apto ou inapto para a funo especfica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu; f) nome do mdico encarregado do exame e endereo ou forma de contato; g) data e assinatura do mdico encarregado do exame e carimbo contendo seu nmero de inscrio no Conselho Regional de Medicina.

10. RELATRIO ANUAL DO PCMSO


- O relatrio anual dever discriminar, por setores da empresa, o nmero e a natureza dos exames mdicos, incluindo avaliaes clnicas e exames complementares, estatsticas de resultados considerados anormais, assim como o planejamento para o prximo ano, tomando como base o modelo proposto no Quadro III desta NR. - O relatrio anual dever ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR-5, sendo sua cpia anexada ao livro de atas daquela comisso. - O relatrio anual do PCMSO poder ser armazenado na forma de arquivo informatizado, desde que este seja mantido de modo a proporcionar o imediato acesso por parte do agente da inspeo do trabalho.

11. DOENAS OCUPACIONAIS 11.1. EXPOSIO EXCESSIVA


Quando atravs da avaliao clinica do trabalhador e/ou dos exames constantes do Quadro I da NR-7, for constatada exposio excessiva aos riscos, dever o trabalhador ser afastado do local de trabalho, ou do risco, at que seja normalizado o indicador biolgico de exposio e as medidas de controle no ambiente de trabalho tenham sido adotadas.
PCMSO Novembro de 2011 Pgina 10

11.2. DOENA OCUPACIONAL


Sendo constatada a ocorrncia ou agravamento de doenas profissionais, atravs de exames mdicos que incluam os definidos nesta NR; ou sendo verificadas alteraes que revelem qualquer tipo de disfuno de rgo ou sistema biolgico, atravs dos exames constantes dos Quadros I (apenas aqueles com interpretao SC) e II, e do item 7.4.2.3 da NR-7, mesmo sem sintomatologia, caber ao mdico-coordenador ou encarregado: a) solicitar empresa a emisso da Comunicao de Acidente do Trabalho - CAT; b) indicar, quando necessrio, o afastamento do trabalhador da exposio ao risco, ou do trabalho; c) encaminhar o trabalhador Previdncia Social para estabelecimento de nexo causal, avaliao de incapacidade e definio da conduta previdenciria em relao ao trabalho;

12. DOS PRIMEIROS SOCORROS

Todo estabelecimento dever estar equipado com material necessrio prestao dos primeiros socorros, considerando-se as caractersticas da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim. - ALGODO - CURATIVOS PRONTOS (BAND-AID) - TESOURA

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 11

- ESPARADRAPO - COMPRESSAS DE GASE - FAIXAS DE CREPE 12 CM - SORO FISIOLGICO - FITAS ADESIVAS - FILME PLASTICO TRANSPARENTE

13. ATENDIMENTO EMERGENCIAL

HOSPITAL BRASIL

Hospital So Bernardo
Campo SP - Fone: 11 3546-0000

Rua Cel. Fernando Prestes, 1.177 Sto. Andr Rua Amrico Brasiliense, 596 - So Bernardo do SP - PABX: (11) 2127-6666

Hospital das Clnicas FMU SP


Rua Dr. Enas de Carvalho Aguiar, 225 Cerqueira Csar So Paulo (SP) Fone: (011) 3069-6238

Hospital Municipal Dr. Artur Ribeiro de Saboya


Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860 Trreo II, Jabaquara 04330-020 So Paulo, SP Telefone: (011) 275 5311 / 578 5111 - R. 215 Fax: (011) 275 5311

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 12

14. CRONOGRAMA DE AES Ms para Execuo


Mar/12

Ao Preventiva e Corretiva
Implantar Programa de Conservao Auditiva -PCA Implantar PPR Programa de proteo Respiratria Programas Sade nas reas: Hipertenso Arterial Diabete / Alergias Dermatites de contato Campanhas Educativas: Primeiros Socorros Campanhas Educativas: Doenas Sexualmente Transmissveis(AIDS) Doadores de Sangue Campanhas Educativas: Tabagismo / Alcoolismo Campanhas Educativas: Stress Ocupacional / Sade Mental Obesidade Campanhas de Preveno: Avaliao e preveno dos riscos ocupacionais (fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos) L.E.R. Campanhas de Preveno: Aspectos preventivos aos riscos ocupacionais, enfermidades prevenveis atravs de vacinas. Avaliao continuada: Absentesmo Estatsticas com incidncias, gravidade, frequncia.

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X

X X X X

X X X

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 13

Nov/12

Ago/12

Mai/12

Out/12

Dez/11

Abr/12

Fev/12

Jun/12

Jan/12

Set/12

Jul/12

X X

Melhoria contnua: Buscando a equipe reciclar e aprimorar-se em aes corretivas. Reunies Peridicas: Com o Servio de Segurana do Trabalho: avaliando com os Tcnicos a utilizao e inovao de recursos ligados a rea de segurana e sade. Ginastica Laboral de preveno, preparao, de relaxamento de correo.

X
Mar/12

15. CONCLUSO

Conclumos que as tarefas realizadas em uma oficina mecnica requerem treinamento, preveno e medidas de controle e segurana para evitar acidentes e doenas j que a exposio a vrios agentes e fatores de risco.

16. ANEXOS
Vide anexos.

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 14

Nov/12

Ago/12

Mai/12

Out/12

Abr/12

Fev/12

Jun/12

Jan/12

Set/12

Dez/11

Jul/12

17. TERMO DE RESPONSABILIDADE


Em cumprimento ao disposto no Capitulo V, Ttulo II da CLT e Norma Regulamentadora NR-7, com a nova redao que lhe foi dada pela portaria n 24, de 29/12/94, indicamos o Mdico do Trabalho, como Coordenador do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) da empresa:

_____________________________ Dr. Nelson Soares CRM 15.342 Mtb 1400 Mdico Coordenador

__________________________________ Representante Legal BEM Oficina Mecnica e Funilaria Ltda

Santo Andr, 02 de Novembro de 2011.

PCMSO Novembro de 2011

Pgina 15

You might also like