You are on page 1of 5

DIREITO DAS OBRIGAES PAGAMENTO DIRETO

ADIMPLEMENTO: Ato ou efeito de adimplir, cumprir, executar uma obrigao. a realizao da PRESTAO DEVIDA, causando SATISFAO ao credor e executada de forma VOLUNTRIA pelo devedor. Pagamento executado de forma voluntria = adimplemento em sentido estrito. Pagamento executado de forma involuntria = adimplemento em sentido amplo.

REGRAS DO ADIMPLEMENTO: Quem deve pagar? A quem se deve pagar? Objeto do pagamento. Prova do pagamento. Local do pagamento Tempo do pagamento.

QUEM DEVE PAGAR?


Art. 304. Qualquer interessado na extino da dvida pode pag-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes exonerao do devedor. Pargrafo nico. Igual direito cabe ao terceiro no interessado, se o fizer em nome e conta do devedor, salvo oposio deste.

Devedor (polo ativo/principal interessado) denominado solvens. Terceiro Interessado. (possui interesse jurdico) o Aquele que quer evitar uma demanda contra si. (ex: fiador) o Aquele que faz o pagamento para evitar a perda de um bem. (ex: adquirente de imvel hipotecado) Consequncias:
Art. 346. A sub-rogao opera-se, de pleno direito, em favor: I - do credor que paga a dvida do devedor comum; II - do adquirente do imvel hipotecado, que paga a credor hipotecrio, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel; III - do terceiro interessado, que paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte.

Direito a sub-rogao legal (determinado por lei).

adquire todas as garantias (jurus, multa, hipoteca, penhor etc) existentes na Relao Jurdica.

Tal sub-rogao no tem fim especulativo, portanto o terceiro s se sub-roga at o limite que pagou ao credor primitivo.

Terceiro No Interessado em seu prprio nome. o Aquele que no possui interesse jurdico na relao. Seu interesse moral etc. Consequncias:

A obrigao original extingue-se, bem como os seus acessrios. Surge nova obrigao entre terceiro (credor) e devedor = ao em regresso. H reembolso, sem sub-rogao.

Art. 305. O terceiro no interessado, que paga a dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas no se sub-roga nos direitos do credor. Pargrafo nico. Se pagar antes de vencida a dvida, s ter direito ao reembolso no vencimento.

Terceiro No Interessado em nome do devedor. o Aquele que no possui interesse jurdico na relao. Seu interesse moral etc. Consequncias:
Art. 304. / Pargrafo nico. Igual direito cabe ao terceiro no interessado, se o fizer em nome e conta do devedor, salvo oposio deste.

A obrigao extingue-se. como se o prprio devedor tivesse pagado, logo no h reembolso, muito menos sub-rogao.

OBS: Se o credor no aceitar o pagamento do terceiro no interessado em nome e por conta do devedor, esse credor correr risco de sofrer uma ao de consignao em pagamento.
Thayn Santos Costa Estudante de Direito da UESC 3 Semestre

ALGUMAS CONSIDERAES: Pagamento com oposio ou desconhecimento do devedor.


Art. 306. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposio do devedor, no obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ao.

o o

O devedor no obrigado a reembolsar o terceiro, SALVO se ficar provado que o devedor no tinha meios para ilidir a ao. Logo, se o pagamento se mostrar til ao devedor, deve haver o reembolso.
Art. 307. S ter eficcia o pagamento que importar transmisso da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu. Pargrafo nico. Se se der em pagamento coisa fungvel, no se poder mais reclamar do credor que, de boa-f, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente no tivesse o direito de alien-la.

Pagamento efetuado mediante transmisso da propriedade.

o o o

O pagamento s ser eficaz quando for feito por quem possua capacidade para alienar a propriedade. Essa capacidade no representa apenas a capacidade genrica para prtica de atos jurdicos, mas tambm a capacidade especfica para tal ato de alienao. A entrega do bem, porm, s ter efeitos se efetuada pelo titular do direito real.

A QUEM SE DEVE PAGAR?


Art. 308. O pagamento deve ser feito ao credor ou a quem de direito o represente, sob pena de s valer depois de por ele ratificado, ou tanto quanto reverter em seu proveito.

Credor originrio (polo passivo) denominado accipiens. Substituto do credor. o Herdeiro, legatrio, cessionrio, sub-rogado nos direitos creditrios etc. Representante do credor. o Legal: representante determinado pela lei. (ex: pais-filhos menores; tutores-tutelados; curadores-curatelados). Pagamento s vlido quando efetuado para o representante. o o Judicial: representante nomeado pelo juiz. (ex: inventariante; sndico da falncia etc) Convencional: aquele que recebe mandato outorgado pelo credor com poderes de receber e dar quitaes. Pagamento vlido e liberatrio quando efetuado tanto para o credor originrio quanto para o representante.
Art. 308. (...) sob pena de s valer depois de por ele [credor] ratificado, ou tanto quanto reverter em seu proveito.

Terceiro. Nesse caso s valido se: o O credor ratifica o pagamento.

Art. 309. O pagamento feito de boa-f ao credor putativo vlido, ainda provado depois que no era credor.

O pagamento (de boa-f) for feito para o credor putativo.


Art. 310. No vale o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se o devedor no provar que em benefcio dele efetivamente reverteu.

O credor for incapaz, mas o devedor (mesmo conhecendo a incapacidade) prova que o pagamento se reverteu em benefcio do credor.

OBS I: Se no for de conhecimento do devedor a incapacidade do credor, o pagamento vlido mesmo nem a prova do benefcio. OBS II: Considera-se pagamento revestido em benefcio do credor quando esse chega, no todo ou em parte, ao poder de seu representante. ALGUMAS CONSIDERAES: Ineficcia do pagamento. Pagamento efetuado com erro. o Presume-se representante quem porta o ttulo ou a quitao, logo deve-se atentar para os erros.
Thayn Santos Costa Estudante de Direito da UESC 3 Semestre
Art. 311. Considera-se autorizado a receber o pagamento o portador da quitao, salvo se as circunstncias contrariarem a presuno da resultante.

o o

Erro escusvel (desculpvel): mantm-se a presuno. Erro inescusvel (indesculpvel): acaba a presuno e o pagamento invlido.
Art. 312. Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crdito, ou da impugnao a ele oposta por terceiros, o pagamento no valer contra estes, que podero constranger o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso contra o credor.

Pagamento efetuado ao credor cujo crdito foi penhorado.

Quando a penhora recai sobre um crdito, o devedor notificado para no mais pagar ao credor, e sim depositar em juzo o devido valor. Se o devedor, no entanto, pagar ao credor, no haver efeito contra o terceiro, podendo o solvens ser constrangido a pagar de novo. A obrigao, nesse caso, s se extinguir com o devido valor depositado em juzo.

OBJETO DO PAGAMENTO. Princpio da Exatido. o o O devedor s se libera da obrigao ao entregar exatamente o objeto que prometeu ao credor ou ao executar (ou deixar de executar) o ato a que se obrigou. Pode-se substituir uma coisa por outra apenas com o consentimento do credor = dao em pagamento.
Art. 314. Ainda que a obrigao tenha por objeto prestao divisvel, no pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim no se ajustou. Art. 313. O credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa.

Princpio da Indivisibilidade. o Quando o objeto da obrigao complexo (vrias prestaes), o devedor deve cumprir a integralidade do dbito, no sendo o credor obrigado a receber pagamentos parciais.
Art. 315. As dvidas em dinheiro devero ser pagas no vencimento, em moeda corrente e pelo valor nominal, salvo o disposto nos artigos subseqentes.

Princpio do Nominalismo. o O devedor de certa quantia em dinheiro libera-se da obrigao entregando a exata quantidade de moeda em curso no lugar do pagamento mesmo que desvalorizada por inflao.
Art. 316. lcito convencionar o aumento progressivo de prestaes sucessivas.

Princpio do Aumento Progressivo. o

o que a doutrina convencionou chamar de clusula de escala mvel, mediante a qual o valor da prestao ser automaticamente reajustado.
Art. 317. Quando, por motivos imprevisveis, sobrevier desproporo manifesta entre o valor da prestao devida e o do momento de sua execuo, poder o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possvel, o valor real da prestao.

Teoria da Impreviso.

Permite que o valor da prestao seja corrigido por deciso judicial, sempre que houver desproporo entre o que foi ajustado durante a celebrao do contrato e o valor da prestao na poca da execuo.
Art. 318. So nulas as convenes de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira, bem como para compensar a diferena entre o valor desta e o da moeda nacional, excetuados os casos previstos na legislao especial.

Teoria do Curso Forado da Moeda Nacional

Antigamente os pagamentos poderiam ser feitos atravs de ouro, costume que no mais vale no territrio nacional.

PROVA DO PAGAMENTO.
Art. 319. O devedor que paga tem direito a quitao regular, e pode reter o pagamento, enquanto no lhe seja dada.

Quitao. o A quitao a declarao (unilateral) escrita pelo credor que confirma a execuo do pagamente e, consequentemente, a extino da obrigao.
Thayn Santos Costa Estudante de Direito da UESC 3 Semestre

o o

O recibo de quitao libera o devedor do vnculo obrigacional. Se o credor se recusar a emitir o recibo de quitao, o devedor poder legitimamente reter o objeto da prestao.
Art. 320. A quitao, que sempre poder ser dada por instrumento particular, designar o valor e a espcie da dvida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante. Pargrafo nico. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valer a quitao, se de seus termos ou das circunstncias resultar haver sido paga a dvida.

Requisitos para Validade da Quitao.

O instrumento particular presente no cdigo, atualmente faz-se, tambm, atravs de meios telefnicos e eletrnicos.

Presuno de Pagamento. o Prestao Peridica.


Art. 322. Quando o pagamento for em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece, at prova em contrrio, a presuno de estarem solvidas as anteriores.

Se o devedor paga a ltima prestao de uma obrigao, pressupe-se que houve o pagamento de todas as prestaes anteriores.
Art. 323. Sendo a quitao do capital sem reserva dos juros, estes presumem-se pagos.

Dvidas com Juros. Em regra, ao se pagar uma prestao com juros, primeiramente quita-se os juros daquele perodo para, em seguida, quitar o capital. Se o devedor paga todo o capital, pressupe-se que quitou a obrigao.
Art. 324. A entrega do ttulo ao devedor firma a presuno do pagamento. Pargrafo nico. Ficar sem efeito a quitao assim operada se o credor provar, em sessenta dias, a falta do pagamento.

Devoluo do ttulo. Ao se extinguir a obrigao, o ttulo que a representava deve ser restitudo ao devedor. Se o devedor possui o ttulo em suas mos, pressupe-se que pagou a prestao. O Pargrafo nico do artigo 324 permite que o credor receba o pagamento do devedor se o accipiens provar (em at 60 dias) que o solvens possui indevidamente o ttulo.

LOCAL DO PAGAMENTO.
Art. 327. Efetuar-se- o pagamento no domiclio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. Pargrafo nico. Designados dois ou mais lugares, cabe ao credor escolher entre eles.

Local Ordinariamente Determinado. o Domiclio do devedor. o Obrigao QUESVEL (qurable) credor quer receber e vai at a casa do devedor. Obrigao do Seu Barriga. ;) Local Convencionado Entre as Partes. o Domiclio do credor. o Obrigao PORTVEL (portable) devedor transporta a obrigao at o credor. ALGUMAS CONSIDERAES: Tradio de Imvel.

Art. 328. Se o pagamento consistir na tradio de um imvel, ou em prestaes relativas a imvel, far-se- no lugar onde situado o bem.

Mudana de Local do Pagamento. o o Caber ao juiz, em cada caso concreto, definir o motivo grave. Se a mudana do local do pagamento implicar o acrscimo de quaisquer despesas, estas sero de responsabilidade do devedor.
Art. 329. Ocorrendo motivo grave para que se no efetue o pagamento no lugar determinado, poder o devedor faz-lo em outro, sem prejuzo para o credor.

Art. 330. O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato.

Thayn Santos Costa Estudante de Direito da UESC 3 Semestre

Se o credor habitualmente aceita que o pagamento seja feito em local diverso, porque tem a inteno de mudar o lugar do pagamento.

TEMPO DO PAGAMENTO.
Art. 331. Salvo disposio legal em contrrio, no tendo sido ajustada poca para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente.

Dvidas Sem Prazo. o Deve-se notificar o devedor. Dvidas Com Prazo. o No necessria a notificao do devedor. o Devedor pode pagar antes da data do vencimento. o Credor no pode cobrar antes da data do vencimento. Dvidas Condicionais. o o Devedor s cumpre a prestao se um dado evento, pr-estabelecido entre as partes, aconteceu. Nesse caso, cabe ao credor provar que esse fato (antes futuro e incerto) aconteceu.
Art. 332. As obrigaes condicionais cumprem-se na data do implemento da condio, cabendo ao credor a prova de que deste teve cincia o devedor.

OBS: O credor s poder cobrar a dvida antes da data de vencimento se ocorrer algumas das situaes prevista no artigo 333 do Cdigo Civil supratranscrito abaixo?
Art. 333. Ao credor assistir o direito de cobrar a dvida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado neste Cdigo: I - no caso de falncia do devedor, ou de concurso de credores; II - se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execuo por outro credor; III - se cessarem, ou se se tornarem insuficientes, as garantias do dbito, fidejussrias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a refor-las. Pargrafo nico. Nos casos deste artigo, se houver, no dbito, solidariedade passiva, no se reputar vencido quanto aos outros devedores solventes.

MORA O QUE MORA? o o cumprimento defeituoso de uma obrigao quanto ao tempo, lugar e/ou forma previstos. o Ex: Um pagamento efetuado na data certa, no local correto, porm em cheque quando o acordado foi em dinheiro corresponde a mora. (forma errada) o Ex II: Um pagamento efetuado na data certa, com a forma certa, porm no trabalho do credor, sendo que o acordado foi em sua residncia corresponde a mora. (lugar errado) o Ex III: Um pagamento que deveria ser efetuado no dia 3/07 vem a ser efetuado no local certo, da forma certa, porm no dia 5/06 corresponde a mora. (tempo errado). Mora do Credor (Mora accipiendi) o Considera-se que o credor no quis receber o pagamento. o Independe de ter sido com ou sem culpa. Consequncias: Credor se sujeita a consignao em pagamento. Credor obrigado arcar com as despesas de conservao da coisa. A mora do credor tira a responsabilidade do devedor culpado pela perda da coisa. Se o preo da coisa oscilar entre a data do vencimento e a data do efetivo pagamento, o credor em mora sujeita-se a receber a coisa pelo valor mais favorvel ao devedor. Mora do Devedor (Mora solvendi) o Considera-se que o devedor no quis ou no pde pagar. o Depende da culpa. Consequncias: Devedor deve juros, multa, honorrios de advogado etc. Devedor responde pela perda da coisa ainda que sem culpa (em caso fortuito ou de fora maior); SALVO se provar que o dano ocorreria mesmo se entregasse a coisa na data certa.
Thayn Santos Costa Estudante de Direito da UESC 3 Semestre

You might also like