You are on page 1of 6

TCNICAS DE RELAES POSITIVAS COM AS PESSOAS

PARTE I

Trs princpios fundamentais pra tratar as pessoas

Princpio 01: No Critique, no condene e no se queixe. Princpio 02: Faa um elogio honesto e sincero. Princpio 03: Desperte na outra pessoa um desejo ardente. Todos sempre esto interessados naquilo que querem. Incentive esse querer!

PARTE II Seis maneiras das pessoas gostarem de voc.

1 Pr. Interesse-se sinceramente pelas outras pessoas

2 Pr. Tenha sempre um sorriso no rosto para as pessoas em que v abordar 3 Pr. Lembre-se de que o nome de um homem o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma. 4 Pr. Seja um bom ouvinte, incentive os outros a falar sobre eles mesmos. Lembre-se que um homem est mil vezes mais interessado em si e em seus problemas do que os problemas de seu interlocutor; oua-o! 5 Pr. Fale sobre assuntos que interessem a outra pessoa.

6 Pr. Faa a outra pessoa sentir-se importante, mas faa-a sinceramente.

PARTE III Como conquistar as pessoas para seu modo de pensar

01 - O melhor meio de vencer uma discusso evit-la. - Acolha a divergncia. Lembre-se do lema: quando dois scios discordam sempre, um deles no necessrio. Se existe alguma questo sobre a qual voc no havia pensado antes, agradea se algum chamar a sua ateno para ela. Talvez esse desacordo seja sua oportunidade de se corrigir antes de cometer um erro grave. - Desconfie de sua primeira impresso instintiva. Nossa primeira reao espontnea numa situao desagradvel de nos colocarmos na defensiva. Seja cuidadoso. Mantenha a calma e preste ateno sua primeira reao. Talvez seja o que h de pior, e no de melhor, em voc. - Controle seus impulsos. Lembre-se: voc pode medir a grandeza de uma pessoa por aquilo que a deixa irritada. - Oua em primeiro lugar. D aos seus adversrios a oportunidade de falar. Deixe-os terminar o que tm a dizer. No resista, defenda-se ou debata. Essa atitude apenas levanta barreiras. Procure construir pontes que conduzam compreenso. No erga barreiras altas de desentendimento.

- Procure reas de concordncia. Depois de ter ouvido o que seus adversrios tm a dizer, primeiro reflita sobre os pontos e as reas com os quais voc concorda. Seja honesto. Procure reas nas quais poder admitir que errou e o confesse. Pea desculpas por seus erros. Essa atitude ajudar a desarmar seus adversrios e reduzir suas defesas. - Prometa que pensar sobre as idias de seus adversrios e as estude cuidadosamente. E seja sincero. Seus adversrios podem estar certos. Nesse estgio bastante fcil concordar em pensar sobre os pontos colocados por eles, mais fcil do que adiantar-se apressadamente e colocar-se numa situao que propiciar aos seus oponentes dizerem: "Tentamos dizer-lhe isso, mas voc no nos quis ouvir". - Agradea sinceramente aos seus adversrios pelo interesse que eles demonstram. A pessoa que discorda de voc est interessada nas mesmas questes que voc. Pense nela como uma pessoa que realmente quer ajud-lo e lograr transformar seus adversrios em amigos. - Adie a ao para dar tempo a ambas as partes de repensar o problema. Sugira que se realize um novo encontro mais tarde no dia, ou no dia seguinte, quando ento todos os fatos podero ser levantados para sustentar as opinies. Ao preparar-se para esse encontro, pergunte a voc mesmo algumas questes decisivas. 02 - Respeite a opinio alheia. Nunca diga: voc est errado. - Carl Rogers, um eminente psiclogo, escreveu em seu livro Tornar-se Pessoa: "Descobri que permitir-me compreender uma outra pessoa de enorme valia. A maneira com que expressei esse pensamento talvez lhe parea estranha. Ser necessrio algum permitir-se compreender o outro? Acho que sim. Nossa primeira reao maioria das afirmaes (que ouvimos as outras pessoas fazerem) uma avaliao ou um julgamento, mas no uma compreenso delas. Quando algum expressa sentimentos, atitudes ou crenas, nossa tendncia quase imediatamente sentir que `isto certo', `isto tolice', `isto anormal',`isto insensato',`isto incorreto', `isto no bom'. Raramente, e muito raramente, ns nos permitimos compreender precisamente o que significam as afirmaes para a outra pessoa. 03 - Se errar reconhea o erro imediatamente e com nfase. Diga sobre si mesmo todas as coisas que voc sabe estar a outra pessoa pensando, querendo ou pretendendo dizer - diga-as antes que ela tenha uma oportunidade para diz-las.

As possibilidades so na proporo de cem para uma em como a outra pessoa tomar, ento, uma atitude generosa, de perdo, e reduzir o seu erro ao mnimo. 04 - Comece de um modo amigvel. 05 - Consiga que outra pessoa diga sim, sim imediatamente. 06 - Deixe a outra pessoa falar a maior parte da conversa. 07 - Deixe a outra pessoa pensar que a idia Sempre que possvel aproveitar a iluminao natural. As superfcies de iluminao natural devem ser mantidas limpas e desobstrudas. Verificar regularmente o estado de funcionamento das fontes de iluminao artificial. Proceder pronta substituio das lmpadas que se encontram em mau estado. Utilizar cores claras nas paredes, tectos ou outras superfcies, para reduzir a absoro da luz. Verificar regularmente os balastros das lmpadas fluorescentes (uma vez por ano). Junto a peas mveis rotativas no utilizar apenas uma lmpada fluorescente, para evitar o efeito estroboscpico. Evitar grandes diferenas de iluminao entre espaos contguos. Para reduzir o encadeamento: dela. 08 - Procure honestamente ver as coisas pelo ponto de vista alheio. 09 - Mostre-se simptico aos desejos e idias alheias. 10 - Apele para os mais nobres motivos. Utilizar vrios focos de luz em detrimento de apenas um. Proteger as fontes de iluminao com anteparos adequados. Posicionar as fontes de iluminao longe da linha de viso. Evitar superfcies reflectoras.

11 - Dramatize suas idias. 12 - Se tudo falhar: Lance um desafio.

PARTE IV Seja um lder: Como modificar as pessoas sem as ofender ou provocar ressentimentos.

01 Comece com um elogio e uma apreciao sincera. 02 Chame indiretamente ateno sobre os erros alheios. 03 Fale dos seus prprios erros antes de criticar os das outras pessoas. 04 Faa perguntas em vez de dar ordens. 05 No envergonhe as outras pessoas. 06 Elogie o menor progresso e tambm cada novo progresso. Seja caloroso em sua aprovao e generoso em seu elogio. 07 Atribua a outra pessoa uma boa reputao para que ela se interesse em mant-la. 08 Empregue o incentivo: Faa o erro parecer fcil de corrigir. 09 Faa a pessoa sentir-se satisfeita fazendo o que voc sugere.

You might also like