You are on page 1of 3

EMEF Desemb. Ferreira Coelho Data___/___/___ Aluno (a):_________________________________________________ Ano: 8 Turma __ Valor 30,0 Nota:____ Profa : Clarice N.

da Piedade__________________________________ Prova de Recuperao 2 Trimestre Lngua Portuguesa A. Interpretao de texto Leia os fragmentos da entrevista a seguir e faa as questes 1,2 e 3. O psiclogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhou oito anos como gari, varrendo ruas da Universidade de So Paulo. Ali, constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braais so 'seres invisveis, sem nome'. Braga trabalhava apenas meio perodo como gari, no recebia o salrio de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lio de sua vida: 'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da prpria existncia', explica o pesquisador O psiclogo sentiu na pele o que ser tratado como um objeto e no como um ser humano. 'Professores que me abraavam nos corredores da USP passavam por mim, no me reconheciam por causa do uniforme. s vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelho',... [...] Uma vez, um dos garis me convidou pra almoar no bandejo central. A eu entrei no Instituto de Psicologia para pegar dinheiro, passei pelo andar trreo, subi escada, passei pelo segundo andar, passei na biblioteca, desci a escada, passei em frente ao centro acadmico, passei em frente a lanchonete, tinha muita gente conhecida. Eu fiz todo esse trajeto e ningum em absoluto me viu. Eu tive uma sensao muito ruim. O meu corpo tremia como se eu no o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabea era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado. Fui almoar, no senti o gosto da comida e voltei para o trabalho atordoado. [...] E quando voc volta para casa, para seu mundo real?

Eu choro. muito triste, porque, a partir do instante em que voc est inserido nessa condio psicossocial, no se esquece jamais. Acredito que essa experincia me deixou curado da minha doena burguesa. Esses homens hoje so meus amigos. Conheo a famlia deles, frequento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador. Fao questo de o trabalhador saber que eu sei que ele existe. Eles so tratados pior do que um animal domstico, que sempre chamado pelo nome. So tratados como se fossem uma 'COISA'. " Ser IGNORADO uma das piores sensaes que existem na vida!

Marque a resposta correta: 1.Costa constatou que para a maioria das pessoas os trabalhadores braais: ( ) So sem educao, sem cultura. ( ) Recebem um bom salrio. ( )So seres invisveis, sem nome. ( ) Nenhuma das alternativas acima.

2. O pesquisador descobriu que um simples bom dia pode segnificar:

( ) Um dia de trabalho produtivo. ( ) Um sinal da prpria existncia. ( ) Um sinal de preconceito social. ( ) Sentir na pele o que ser tratado como um objeto.

3. Quando estava trabalhando uniformizado, seu professores passavam e : ( ) O cumprimentavam pela sua determinao em fazer uma boa pesquisa. ( ) Diziam lhe que no precisava ir to longe para produzir sua tese. ( ) Ficavam admirados de como ele se relacionava to bem com os garis. ( ) Esbarravam nele, como se ele fosse um poste.

4. Indique a opo em que todos os verbos esto marcados. ( )O meu corpo tremia como se eu no o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabea era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado. ( ) O meu corpo tremia como se eu no o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabea era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado

( ) O meu corpo tremia como se eu no o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabea era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado

5. Lembrando que preposio a palavra invarivel que liga duas outras palavras estabelecendo relaes de sentido e de dependncia, circule as existentes na frase a seguir: Fao questo de o trabalhador saber que eu sei que ele existe.

6.Marque a frase que est com a pontuao correta: ( ) O importante insistiam, os pais era a segurana da escola. ( ) O importante, insistiam os pais, era a segurana da escola. ( ) O importante insistiam os pais era a segurana da escola. ( ) O importante insistiam os pais, era a segurana da escola.

7. Lembrando que o Objeto Indireto o complemento do verbo acompanhado da preposio..Marque a opo com um objeto indireto: ( ) Ele no gosta de televiso. ( )Os meninos estavam nervosos. ( )A noite chegou fria.

8. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual o ncleo do predicado. O verbo ncleo do predicado quando nocional, ou seja, que demonstra uma ao. Assim, marque a orao que tem o predicativo verbal: ( ) Os alunos estudam todos os dias para o concurso. ( ) Ela est cansada. ( ) Antonio meu aluno. 9. Lembrando que locues prepositivas so duas ou mais palavras que desempenham o papel de uma preposio, identifique a opo em que h uma locuo prepositiva. ( ) O moo ia adiante de seu grupo, como um verdadeiro lder. ( ) Bife com batatas fritas. ( ) No gosto de bifes com batatas fritas.

10. O presidente pode se tiver interesse colocar na cadeia os corruptos ou seja aqueles que s fazem mal ao pas. A pontuao correta : ( ) O presidente pode se tiver, interesse colocar na cadeia os corruptos ou seja aqueles, que s fazem mal ao pas. ( ) O presidente, pode se tiver interesse colocar na cadeia os corruptos ou seja aqueles, que s fazem mal ao pas. ( ) O presidente pode, se tiver interesse, colocar na cadeia os corruptos, ou seja, aqueles que s fazem mal ao pas.

11. Identifique o sujeito da frase: Acredito que essa experincia me deixou curado da minha doena burguesa ______________ 12. Circule o pronome possessivo da frase: E quando voc volta para casa, para seu mundo real?

13.Escreva quantas oraes h na frase : Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador. __________

14. O perodo uma frase que possui uma ou mais oraes, podendo ser: Simples: constitudo de uma s orao, ou Composto, quando constitudo de duas ou mais oraes. Assim, escreva se a frase a seguir um perodo composto ou simples: O povo anseia que haja uma eleio justa, pois a ltima obviamente no o foi. _______________ 15. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual o ncleo do predicado. O verbo ncleo do predicado quando nocional, ou seja, que demonstra uma ao. Assim, marque a orao que tem o predicativo verbal: ( ) Os alunos estudam todos os dias para o concurso.
( ) Ela est cansada.

( ) Antonio meu aluno.


BOA PROVA!

You might also like