You are on page 1of 9

MDIAS INTEGRADAS NA EDUCAO - CICLO INTERMEDIRIO 2009 Mdulo: 5 - Trabalho final Artigo Tutora: Silvia Data: 26/02/2010

O Futebol o pio do povo?


Joo Gerber - Assessor Pedaggico do Portal Dia a Dia Educao SEED/PR Wilson Brasilio - Tcnico Pedaggico do Monitoramento da Educao a Distncia - SEED/PR

Resumo: Este artigo pretende colocar em discusso a manipulao das grandes corporaes televisivas junto a sociedade, como foco do problema, a massificao do produto futebol, utilizado como valiosa mercadoria que atende perfeitamente a lgica do capital, pois, assim se perpetuou durante muitos anos como forma prazerosa de lazer que faz esquecer todas as dificuldades da vida, quem quer se preocupar? Melhor nos entregarmos ao real quase irreal e espetaculoso mundo criado pela mdia. O prazer momentneo incutido no futebol no acontece apenas com implicaes pacificas e tranquilas, muitos problemas surgem do fanatismo exacerbado da populao, alm de desviar a ateno de milhes de alienados para questes importantes como a educao e a sade que acabam sendo deixadas para segundo plano. Palavras-chave: futebol, pio, alienao, mdia, devoo Introduo Quem no gosta de assistir aos jogos e socializar com os amigos nessas pocas de copa do mundo? Certamente, poucas pessoas no se enquadram nos perfis de milhares de fanticos por futebol, as discusses acaloradas acontecem nos jogos do Brasil, porm os atritos so menores do que nas discusses sobre os clubes regionais, j que o povo do pas se une nesse momento, infelizmente neste momento para torcer para o Brasil. Outras implicaes mercadolgicas dizem respeito a maior comercializao de certos produtos como Televisores, bebidas e roupas relacionadas ao tema copa do mundo. A mdia tem papel importante no resultado de todas essas vendas, pois alm de realizar a propaganda dos produtos ainda fortalece o imaginrio das pessoas com relao

a paixo destas pelo futebol. Futebol o pio do povo? O futebol pio do povo ou a sua mercantilizao que o transformou em pio do povo? Em um mundo regido pela economia de mercado, a propaganda, o marketing do produto, deve ser realizado de forma eficaz e ningum melhor que as grandes empresas televisivas para colocar essa situao a pleno vapor. Essas grandes redes de comunicao atuam em diversas frentes, uma delas no campo esportivo, caso especial do futebol. As tardes de domingo e as noites de quarta no seriam as mesmas sem as tradicionais partidas de futebol, onde pode-se perceber que a tnica dos locutores e reprteres sempre a de mitificar jogadores e clubes, ou seja, dar importncia exagerada ao futebol e a tudo que o cerca. Assistimos inmeros casos de violncia que so gerados pelo fanatismo de torcedores e dirigentes que colocam o amor ao clube sempre em primeiro lugar nas suas vidas, deixando todo o resto de lado. A cobertura feita pela TV ao time formado por jogadores brasileiros que representam o pas em campeonatos e principalmente na copa do mundo chega a beirar o enfadonho, pois prega uma divindade a esses grupos de jogadores, um exercito nico e perfeito que ir salvar o pais da desgraa, e de todos os problemas com a to aguardada vitria nos jogos. O Termo "seleo brasileira" pronunciado com tanta veemncia e emoo pelos narradores, o grito de gol denota a total entrega, o pice do endeusamento... Um jogo que dura 90 minutos de suas vidas, no deixa pensar em nada, sem ser no futebol. Com tantas coisas belas no planeta, com tantas atitudes nobres para tomar e tantas coisas gostosas de se fazer, muitos homens dedicam seus tempos com isso. Todo e qualquer esporte benfico, desde que no seja para manipular e domesticar o publico. Com tantos problemas no mundo, tantos desvios de conduta e coisas a serem corrigidas, homens vivem esses 90 minutos como se no houvesse nada de mais importante na vida, enquanto 22 homens lutam pela posse de uma bola. O xtase esta em escapar de uma sociedade afogada na ignorncia, porque j no temos vontade de pensar, de agir, j no temos vontade de estar vivos, sobrevivemos em uma sociedade presa as suas crenas, onde aqueles que buscam a felicidade e fazer o bem, so chamados de loucos. A religio o pio do povo, cunhou Karl Marx em uma de suas mximas... No

Brasil, a maior nao catlica do mundo, trocou-se a devoo no altar pelo futebol. Na terra de Pel, Garrincha e Ronaldinho Gacho, d-se como certo que o futebol o pio do povo. Ser? (Jos R. A. Bonfim) Lamentavelmente o futebol se tornou o pio do povo. a "poltica do po e circo" para esconder os problemas sociais, esquecendo por um momento as mazelas sociais e econmicos durante esse perodo.
A Copa do Mundo no deixa de ser um importante evento futebolstico, entretanto ser que um pas como o Brasil, com tantos problemas sociais, com tantos desnveis scio-econmicos, com uma economia to frgil, pode se dar o luxo de parar em dias em que h partidas da seleo brasileira? Ser que ns brasileiros, que acompanhamos aos jogos da Copa, temos o direito de esquecer que existe pobreza no Brasil durante os jogos de futebol?(ALTMAN, 2006 )

O Futebol seria sobretudo a vlvula de escape para todos os problemas que todos os brasileiros vivem. No filme Pr frente Brasil de Rogrio farias, 1983, mostra por exemplo o povo torcendo e vibrando intensamente nos jogos do Brasil na Copa do Mxico de 1970 e no mesmo momento prisioneiros polticos so torturados e inocentes so vtimas da violncia do regime militar, ou ainda enquanto muitos no descolam os olhos da TV, milhares de pessoas no mesmo momento passam fome, ou esto cheios de dividas. A super-valorizao do futebol pela mdia brasileira contribui para o agravamento dessas questes relacionadas a alienao de um povo, pois investe muito em comunicao para deixar o imaginrio do torcedor cada vez mais fantico pelo futebol, mostrando grandes imagens do campo com as super-cmeras, valorizando sobremaneira tudo que envolve o futebol. Infelizmente isso ocorre a cada quatro anos. Os problemas sociais so esquecidos, a misria, a segurana, a roubalheira poltica...etc. E nesses dias, Tudo funciona precariamente, os hospitais, as delegacias, os bancos, supermercados, farmcias, as condues, as escolas. Do povo faminto, infelizmente, nada pode ser exigido, pois o Mundial uma das poucas alegrias, apesar de falsa e momentnea. A televiso, manipula as notcias, causando um "efeito Copa", em que as pessoas priorizam os jogos de futebol. Pode surgir sim, alguma notcia importante que precisa ser informada, que logo sufocada por alguma notcia da concentrao da seleo brasileira. Como o resultado influir nas pessoas? Se houver um resultado negativo, o pas volta realidade mais cedo. Se vencer, o resultado pode ser prolongado por mais tempo. A situao irnica, o povo est com fome, mas est feliz, pobre mas feliz. Se as pessoas torcem para que o time jogue bem e ganhe, no h problemas. Reinar a felicidade no territrio brasileiro, mas no pode substituir condies dignas de vida. A prioridade deve ser ais condies sociais e humanas.

Quem no consegue ver por diversos ngulos, realmente pensa que conhece a realidade nacional, quando, na verdade, levado pela correnteza do inconsciente coletivo. Ser apenas mais uma pea para o consumo, engolindo uma iluso nefasta. Nossa inteligncia menosprezada. Um imenso circo interativo para consumo. Se quisermos um pas campeo nas coisas que realmente importam, como a educao e a sade, o que deveramos fazer seria nos informar e participar do andamento dos trabalhos legislativos da nossa cidade. Acompanhar a execuo do oramento municipal. Se comprometssemos com as solues dos problemas de nossa cidade do mesmo jeito que vemos o comprometimento com a copa do mundo, a nossa realidade seria outra. Sabendo que a vitria da seleo na Copa do Mundo explorada pela propaganda do sisteme neoliberal, alguns intelectuais afirmavam que o futebol o "pio do povo", pois faz a populao se alienar, deixando de lutar pela soluo dos problemas sociais. Se perguntarem aos jovens de hoje sobre os problemas sociais, as injustias, a fome, a pobreza, a doena, a falta de assistncia mdica e medicamentos, o analfabetismo, falta de escolas ou professores. Podem ter a certeza que vo demonstrar um sentimento de revolta e de indignao, mas tambm um ato de rendio, de submisso, influenciado pela ideia da incapacidade de alterar este estado de coisas. Combater a fome no mundo tornou-se, uma realidade contra a qual ningum faz nada, porque no a solidariedade que se transforma num espetculo miditico, que nos ajuda a mudar. Veja a catstrofe do Haiti que a mdia j quase esqueceu e a morte de Michael Jackson que continua nas manchetes em todo o mundo.
Marx(...) nunca sonhou com este mundo do futebol(...). Ele no contava com as televises que preferem o mediatismo do futebol a todo resto, que escondem a fome ou desvalorizam a pobreza, em nome do luxo. Ele no imaginava este outro pio do povo, mais moderno, mais meditico, expandido escala mundial, que derruba fronteiras com a maior facilidade deste mundo, escondendo misrias que todos conhecem. Com futebol descansam os governos, podem aumentar os preos, pode dizer que afinal o desemprego vai crescer e o desenvolvimento econmico baixar. Podem at falar todos ao mesmo tempo, porque ningum desvia o olhar, um segundo que seja, da televiso, dos passes mgicos, das fintas, dos dribles, etc. Depois da copa voltamos a falar de novo, os governos voltam a ter menos descanso, as greves e paralisaes podem voltar a ser convocadas. Mas at l, nada. Os combustveis podem aumentar, o desemprego subir, as empresas encerrar, o custo de vida subir, etc, Claro que se tudo isto falhar, se o azar nos bater porta mais cedo do que muitos esperam, ento as coisas complicam-se um pouco, mas no tanto at ao menos sabermos qual ser a equipe que leva a taa para casa. Sempre gostava de saber o que que Marx e outros filsofos do seu tempo, direita ou esquerda, conseguiriam fazer contra este novo pio do povo( MALHEIRO, 2008)

Se Marx disse a religio o pio do povo porque no conhecia o futebol! Futebol e Cincias Sociais

O tratamento dos esportes pelas cincias sociais explora dois pontos de vistas. De dentro, de quem esta diretamente envolvido emocionalmente com ele e outro, de fora, ou seja, quem no tem influencia emocional com ele. At a dcada dos anos oitenta, dominava uma perspectiva crtica, influenciada pelo marxismo e tambm pela Escola de Frankfurt que, considerava o futebol uma variante do pio dos povos, uma poderosa fora de alienao dos dominados, de distanciamento, de seus verdadeiros interesses emancipatrios( SILVA, 2006). Hoje temos uma interpretao diferente e uma nova teoria, o esporte tornou-se escola de aprendizado da igualdade e da justia, de expresso do nacional ou regional e de integrao social. Ao afirmar que o futebol " o pio do povo", estamos nos colocando fora e, ento, no se pretende manter o futebol nem ajudar a desenvolve-lo, no campo tico ou esttico. Tambm , se afirmarmos que a religio " o pio dos povos" da mesma forma no temos nenhum compromisso com sua sobrevivncia. Difcil imaginar uma cultura sem religio, uma economia sem explorao, uma poltica sem lderes e um esporte sem competio. Por outro lado, quando nos situamos dentro, apenas podemos elogiar ou postular reformas que o melhorem. Os comentaristas esportivos manifestam o seu amor e pedem mudanas. Reconhecem a ambiguidade tica, e acreditam que podem fazer algo melhor, fazendo que aumente o respeito voluntrio pelas regras e diminua a violncia entre jogadores e torcedores. Uma boa parte dos que falam de dentro do esporte, postulam reformas para o seu aperfeioamento. Um exemplo a crtica mercantilizao do esporte ou perda de uma condio originria, pelo domnio da explorao capitalista.
Segundo Efraim Maciel e Silva "Essa crtica j estava na famosa obra de Huizinga, Homo ludens". Exemplo tambm so os professores de educao fsica, amam o esporte e pretendem reform-lo para que perda seu carter comercial, competitivo ou degradado. Algumas propostas sobre o esporte modificam os seus aspectos centrais que dificilmente concordaramos. Por exemplo, quando parecem pretender eliminar a competio do esporte. O esporte socialista durante sua vigncia tinha dois traos que o distinguiam do capitalista: era mais utilizado em benefcio do Estado do que dos particulares e recompensava muito mais com benefcios no monetrios do que monetrios, o central, continuou igual.(SILVA, 2006).

No campo da cincias sociais, a relao emotiva com o esporte est levando na direo de interpretaes que destacam seus traos positivos, se superarmos as suas falhas ou degradaes atuais. A anlise atual do esporte baseia-se no estabelecimento de relaes emotivas, de pertencimento, de estar dentro, que leva apenas na direo do aperfeioamento do que

est ai. Como tambm, se manifesta o esprito reformista e aperfeioador da poca. importante observar o papel das redes de comunicaes, principalmente as televisivas, em massificar a pseudo importncia do futebol para a vida das pessoas, fazendo com que ultrapasse o limite de simples horas de lazer para se tornar a prpria vida das pessoas, pois tudo que envolve o futebol glorificado e considerado como algo extraordinrio e intocvel. Claro que os meios de comunicao precisam sobreviver vendendo o futebol, mas a lavagem cerebral do povo atinge nveis absurdos, como exemplo, na poca de copa do mundo pessoas que detestam futebol acompanham como se fosse o torcedor mais fantico, sem ao menos saber o que est acontecendo dentro das quatro linhas, tudo se esquece, at seus prprios gostos so esquecidos, tudo para se inserir no mundo de fantasia criado chamado futebol. Sabemos que o futebol uma modalidade de exporte coletivo, e por isso importante para a sociedade, como integrao e sade. O que chamamos a ateno e a utilizao dele pelo mercado, transformando-o num negcio de alta rentabilidade de um grupo as custas de muita manipulao miditica a ponto de o transformar em devoo para um grande nmero de seguidores. isso que problematizamos. Futebol pio do povo? Como criar conscincia nos espectadores desta mdia? possvel reencaminhar a pratica exportiva do futebol apenas para lazer e sade? Com este artigo queremos apenas debater esse assunto. Pense sobre, e tire suas concluses... Consideraes gerais Sabemos que o futebol uma modalidade de exporte coletivo, e por isso importante para a sociedade, como integrao e sade. O que chamamos a ateno e a utilizao dele pelo mercado, transformando-o num negcio de alta rentabilidade de um grupo as custas da manipulao miditica a ponto de o transformar em devoo para um grande nmero de seguidores. isso que problematizamos. Futebol pio do povo? Como criar conscincia nos espectadores desta mdia? possvel reencaminhar a pratica esportiva do futebol apenas para lazer e sade? Com este artigo queremos apenas debater o assunto, sem a pretenso de provar que estamos com a razo sobre o fortalecimento da alienao, incutida na mente das pessoas com o auxilio da mdia, no caso especifico aqui, o futebol como pio do povo. Pense sobre, e tire suas concluses... A nossa inteno no propor uma tese, mas analisar criticamente a postura das mdias, principalmente a televiso pela fora do uso de imagem e udio como linguagem persuasiva na massificao de informaes de interesses previamente definidos. Penso

que desta forma atingimos o objetivo de trabalhar com a TV para interpretar a prpria TV, ou seja, utilizar trechos de programas de TV como material de analise na formao do pensamento crtico no estudante. Sugesto de prtica em sala de aula em direo educao para mdia Muito pode ser feito aproveitando da capacidade tcnicas das novas geraes com as novas tecnologias miditicas, aqui uma sugesto de trabalho. Desta maneira o que propomos trabalhar com as mdias, principalmente a TV para tratar de um tema especfico em que ela a principal protagonista. Ttulo Futebol, o pio do povo? Objetivos Levar o aluno a analisar criticamente a postura das mdias, dentro do contexto social com relevncia constituio de seu modo de vida. Estimular nos alunos uma viso crtica em relao mdia corrente, no sentido do desenvolvimento de uma educao para a mdia. Metodologia da aula
Assistir

aos filmes:

Liberdade e comunicao, Levante sua voz de Pedro Ekman; disponvel em: http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php? option=com_content&task=view&id=5756 acessado em 18/03/2010; Midiatrix, verso do Matrix; disponvel em

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=8886 Acessado em: 18/03/2010


Ler

o artigo acima sobro "Futebol o pio do povo" a copa do mundo pela televiso e confrontar com as notcias dos jornais

Assistir

sobre a cobertura da seleo brasileira e sobre a economia e poltica no mesmo

perodo para que os alunos percebam com que entusiasmo e importncia tratado o futebol, no s nas reportagens de campo quanto nas narraes em dia de jogo Para discusso: Como participar do exporte sem ser manipulado pelos meios do comunicao de massa? Como criar conscincia nos espectadores que no tem acesso a estes materiais que aqui indicamos? Como reencaminhar a pratica exportiva para que no aliene o sujeito de realidade Avaliao Contnua com nfase nos resultados das discusses dos participantes no debate, "mdia e futebol, com enfase na televiso", inclusive a participao em sua organizao e divulgao. Concluso Se falarmos de futebol como esporte e lazer, estamos falando das pessoas que jogam futebol, e no das que passam grande parte do tempo pensando e discutindo futebol. O futebol passou a ser uma devoo para um grande nmero de pessoas. O exporte uma produo da humanidade, faz parte da cultura dos povos. E a sociedade capitalista quem transforma tudo em produto e os usa como forma de alienao. Mas por qu no se fala que a msica ou o teatro o pio do povo? Por qu o futebol? Ao afirmarmos que o futebol o pio do povo. Estamos dizendo que um "vcio" e que passaramos melhor sem ele(o vcio). Estaramos afirmando que uma cultura nova deve ser uma cultura sem futebol. Mas no sem esporte. O capitalismo transformou o futebol em espetculo, Uma forma de gerar passividade na populao. No h nada mais alienante do que trabalhar de segunda a sbado e, no domingo, gastar o salrio em um ingresso para passar duas horas vendo um monte de milionrios correndo atrs de uma bola! As torcidas so a tentativa inconsciente da populao de serem mais que meros espectadores de futebol. Elas so, com suas bandeiras, faixas, hinos de guerra, coreografias, baterias, etc. um "espetculo" parte. Est claro que no podemos acabar com o futebol. O qu fazer ento? Assim como

lutamos pela democratizao da mdia, lutemos, tambm, pela democratizao do futebol! Mas se quisermos mesmo democratizar o futebol, precisamos acabar com a ditadura do mercado capitalista para que todos possam desenvolver suas prprias potencialidades, inclusive o futebol. Possibilidades Futuras Futuramente quando houver oportunidade de retorno as escolas ou da execuo dessa discusso por algum professor sobre a influencia que a mdia exerce sobre as pessoas no sentido de alien-las, estaremos dispostos a encaminhar todo processo de argumentao, bem como fornecer material que subsidie a aplicao desse assunto em sala de aula. Referncias ALTMAN, Fabio, O pio do povo - futebol faz o torcedor esquecer os altos impostos. Revista 26 de Abril de 2006 Edio n 449 BONFIM, Jos Rodrigues Alves, Futebol - o pio do Povo. Disponvel em: http://www.paralerepensar.com.br/joserodrigues_futebol.htm acessado em 09/03/2010 LEITE,Robsom Campos, Ser que s temos ptria de chuteiras. Jornal Misso Jovem pag. n. 10 - n. 215 - ms de Setembro - Ano 2006 MALHEIRO, Luiz Felipe, O pio do povo?. Disponvel em:

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008_12.php?Seccao=12&id=97670&sup=0&sdata= Acessado em 10/03/2010 SABONGI, Jorge, O poder do mdia em nosso pas. Disponvel em:

http://www.khanelkhalili.com.br/midia.htm acessado em 09/03/2010 SILVA, Efrain Maciel e, Cincias sociais do esporte: alm da crtica. Disponvel em: http://boletimef.org/forum/viewtopic.php?f=7&t=283 acessado em: 09/03/2010

You might also like