You are on page 1of 3

Romantismo em Portugal

Teve como marco inicial a publicao do poema "Cames", de Almeida Garrett, em 1825, e durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questo Coimbr. A Primeira Gerao do Romantismo em Portugal vai de 1825 a 1840. Seus principais autores so Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antnio Feliciano de Castilho. A Segunda Gerao, ultra-Romntica, de 1840 a 1860 e tem com principais autores, Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. A Terceira Gerao, pr-Realista, de 1860 a 1870, aproximadamente, teve como principais autores Jlio Dinis e Joo de Deus.

Romantismo no Brasil
De acordo com o tema principal, os romances romnticos no Brasil podem ser classificados como indianistas, urbanos ou regionalistas. No romance indianista, o ndio era o foco da literatura, pois era considerado uma autntica expresso da nacionalidade, e era altamente idealizado. Como um smbolo da pureza e da inocncia, representava o homem no corrompido pela sociedade, o no capitalista, alm de assemelhar-se aos heris medievais, fortes e ticos. Junto com tudo isso, o indianismo expressava os costumes e a linguagem indgenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos histricos. Os romances urbanos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crtica sociedade atravs de situaes corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascenso social a qualquer preo. Por fim, o romance regionalista propunha uma construo de texto que valorizasse as diferenas tnicas, lingsticas, sociais e culturais que afastavam o povo brasileiro da Europa, e caracterizava-os como uma nao. Os romances regionalistas criavam um vasto panorama do Brasil, representando a forma de vida e individualidade da populao de cada parte do pas. A preferncia dos autores era por regies afastadas de centros urbanos, pois estes estavam sempre em contato com a Europa, alm de o espao fsico afetar suas condies de vida. A primeira gerao (nacionalistaindianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histrico e ao medievalismo. Cria um heri nacional na figura do ndio, de onde surgiu a denominao de gerao indianista. O sentimentalismo e a religiosidade so outras caractersticas presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonalves de Magalhes, Gonalves Dias e Arajo Porto Alegre. Gonalves de Magalhes foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poticos e Saudades. Gonalves Dias foi o mais significativo poeta romntico brasileiro. Obras: Cano do exlio, I-JucaPirama. Arajo Porto Alegre fundou com os outros dois a Revista Niteri-Brasiliense Entre as principais caractersticas da primeira gerao romntica no Brasil esto: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evaso do tempo e espao, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento

amoroso, a exaltao da liberdade, a expresso de estados de alma, emoes e sentimentalismo. A segunda gerao, tambm conhecida como Byroniana e Ultra-Romantismo, recebeu a denominao de mal do sculo pela sua caracterstica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossveis e a escurido. Entre seus principais autores esto lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. lvares de Azevedo fazia parte da sociedade epicuria destinada a repetir no Brasil a existncia bomia de Byron. Obras: Plida Luz, Soneto, Lembranas de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, j tinha em sua poesia algumas caractersticas da terceira gerao do romantismo. Junqueira Freire, com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade, demonstrava as idiossincrasias da religio catlica do sculo XIX. J as principais caractersticas da segunda gerao foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evaso na morte, o saudosismo (lamentao) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angstia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade. Por fim h a terceira gerao, conhecida tambm como gerao Condoreira, simbolizada pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos e tem viso ampla sobre todas as coisas, ou Hugoniana, referente ao escritor francs Victor Hugo, grande pensador do social e influenciador dessa gerao. Os destaques desta gerao foram Castro Alves, Sousndrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa gerao com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousndrade no foi um poeta muito influente, mas tem uma pequena importncia pelo descritivismo de suas obras. Tobias Barreto famoso pelos seus poemas romnticos. As principais caractersticas so o erotismo, a mulher vista com virtudes e pecados, o abolicionismo, a viso ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a realidade social e a negao do amor platnico, com a mulher podendo ser tocada e amada. Essas trs geraes citadas acima, apenas se aplicam para a poesia romntica, pois a prosa no Brasil, no foi marcada por geraes, e sim por estilos de textos - indianista, urbano ou regional - que aconteceram todos simultaneamente. No pas, entretanto, o romantismo perdurar at dcada de 1880. Com a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, por Machado de Assis, em 1881, ocorre formalmente a passagem para o perodo realista.

Principais escritores romnticos brasileiros

Gonalves Dias: principal poeta romntico e uns dos melhores da lngua portuguesa, nacionalista, autor da famosa Cano do Exlio, da nem to famosa mas muito melhor I-Juca-Pirama e de muitos outros poemas.

lvares de Azevedo: o maior romntico da Segunda Gerao Romntica; autor de A Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macrio. Castro Alves:grande representante da Gerao Condoeira, escreveu, principalmente, poesias abolicionistas como o Navio Negreiro. Joaquim Manuel de Macedo, romancista urbano escreveu A Moreninha e tambm O Moo Loiro. Jos de Alencar, principal romancista romntico. Romances urbanos: Lucola; A Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora. Romances regionalistas: O Gacho, O Sertanejo, O Tronco do Ip. Romances histricos: A Guerra dos Mascates; As Minas de Prata. Romances indianistas: O Guarani, Iracema e o Ubirajara. Manuel Antnio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memrias de um Sargento de Milcias. Bernardo Guimares: considerado fundador do regionalismo. Obras: A Escrava Isaura; "O Seminarista" Franklin Tvora: regionalista. Obra mais importante: O Cabeleira. Visconde de Taunay: regionalista. Obra mais importante: Inocncia.

You might also like