You are on page 1of 20

GESTO E POLITICA EDUCACIONAL NO BRASIL

Valorizar a formao dos professores sem se concentrar apenas no tradicionalismo da transmisso de contedos, mas na preocupao do ensino em que enfatize os anseios dos alunos, em que vincule as disciplinas ao cotidiano, tornando-as atraentes e que despertem o esprito reflexivo no aluno deve ser o foco principal das polticas educacionais nos dias de hoje. Com esse objetivo, esse trabalho traz um vislumbre das aes realizadas para que essas metas no estejam s na teoria, mas tambm no cotidiano das escolas e na vida dos alunos e professores em sua mais profunda essncia. Ainda existe uma grande barreira para que os trabalhadores tenham oportunidades de desenvolvimento em sua rea profissional e para que esse quadro mude, as polticas educacionais precisam levar s escolas e instituies de ensino a postura crtica e busca por ideais na mente dos alunos. Uma tarefa difcil nos dias em que os interesses particulares prevalecem e o dinheiro fala mais alto. Conscientizar as pessoas para a importncia de reformas na educao um grande desafio para ns tanto como educadores quanto cidados, pessoas preocupadas em ter um ensino e uma administrao escolar de qualidade e eficiente. Transformaes significativas esto ocorrendo em todas as reas do conhecimento. Esta dinmica estrutural de potncias humanas e mquinas que geraram transformaes significativas em todas as reas do conhecimento. Vivemos uma sociedade da comunicao generalizada e, neste mundo em mudanas, o conceito de rede, rede scio-cultural e tecnolgica, fundamental para ampliar a nossa compreenso do mundo contemporneo e dos reflexos no sistema educacional. Este texto parte da anlise do conceito de rede e expe os impasses do sistema educacional em funo da presena generalizada dos meios de comunicao na sociedade e consequentemente na escola.

Introduo

Quando se observa a precariedade da estrutura educacional encontrada em nossas escolas, no se poderia deixar merc uma situao que merece toda a nossa ateno e atravs desta pesquisa, o assunto ser mais aprofundado para que se possa repensar as aes educacionais realizadas e as que podem acontecer futuramente. Esse trabalho nos ajudar a entender os

processos pelos quais a educao brasileira tem passado ao longo dos anos e que poderia mudar para a melhoria do ensino no pas. O trabalho apresenta um pouco da histria da educao no Brasil desde os tempos jesuticos at a sua atual estrutura, logo em seguida, ele traz os objetivos pelos quais foi desenvolvido: tem a inteno de esclarecer que as polticas pedaggicas so importantes para a formao profissional e humana de indivduos que esto se tornando cidados e que ainda respondero pelo destino de seu pas, alm de orientar para as diversas ideologias que guiam o caminho da sociedade global dentro de um pensamento nico em que s essas ideologias estejam certas, vlidas.

A educao responsvel pela formao do carter do indivduo em todas suas atitudes, buscando dessa maneira uma verdade significativa. E dentro do sistema educacional so necessrias pessoas sensatas e prudentes para recuperarem os valores polticos e educacionais por ora perdidos ou negligenciados e essa

As polticas educacionais so importantes e estratgicas no sentido de criar um novo ser social capaz de se adaptar s diversas e constantes mudanas que acontecem ao redor do mundo. Entretanto, o Capitalismo tem uma grande influncia na diminuio do espao para as atividades acadmicas, desqualificando os pensamentos crticos e a formao de opinies que so importantes para o crescimento cultural do ser humano, com a inteno de chegar a igualdade de pensamento.

Esperamos que esse trabalho alcance o seu objetivo de fazer com que a reflexo, o senso crtico volte tona e, ns, educadores possamos desempenhar nosso papel de uma maneira diferente e transformadora.

Se considerarmos as polticas pedaggicas como um processo em constante evoluo no podemos considerar este trabalho como terminado. Novas rupturas esto acontecendo no exato momento em que esse texto est

sendo lido. As polticas pedaggicas na educao brasileira se transformam extraordinariamente e em diversas direes. Assim, este artigo tem por objetivo discutir a poltica educacional brasileira e sua influncia no processo de desenvolvimento do ser humano em seu mbito profissional e, principalmente cultural.

1. A histria da educao brasileira

A educao entrou no Brasil na poca dos jesutas que queriam, a mando do governo, ensinar os ndios a obedecerem s regras de Portugal e, a partir da, a educao tinha um nico objetivo: formar mo-de-obra para o mercado de trabalho. O governo pouco fazia para diminuir as desigualdades sociais, sempre apoiando a classe dominante (as elites) e impedindo o desenvolvimento da classe operria.

Como o Imprio pouco fazia pela educao brasileira a qualidade do ensino no poderia ser uma das melhores. Com a proclamao da Repblica tentou-se vrias reformas que pudessem dar uma repaginada no ensino, mas se fizermos uma anlise detalhada, veremos que a educao no sofreu alteraes marcantes ou que tivessem um significado em termos de exemplo para os dias de hoje.

2. A funo da poltica educacional

O contexto social responde pela forma como se organiza a sociedade, pelas relaes que se estabelece, pelas representaes simblicas que dele emanam, pela poltica econmica e pela relao de interferncia na organizao da educao. De acordo com Bruini (ano, p.)

No existe um nico espao por excelncia para a poltica educacional. Ela se processa onde h pessoas imbudas da inteno de aos poucos conduzir a criana a ser o modelo social de adolescente e, posteriormente, de jovem e adulto idealizado pelo grupo social em que est situado.

O que significa que a poltica educacional procura moldar o ser humano dentro de uma filosofia e ideias j estabelecidas para que a sociedade continue seguindo esse pensamento sem muita indagao.

O que existe uma pequena parcela no comando, ou seja, que tem o poder para impor suas ideias no sistema escolar, mas tambm pode ser o poder por

definio do processo pedaggico, em funo de um grupo, de uma comunidade ou de setores dessa comunidade, ela tanto pode ser resultado de um amplo processo participativo, em que todos os membros envolvidos com a tarefa pedaggica (professores (as), alunos (as) e seus pais) debatem e opinem sobre como ela . (BRUINI, ANO, P.)

Entram em cena dois tipos de poltica educacional: aristotlica e platnica. A primeira considerada municipalizante por assegurar recursos pblicos desvinculados de posies e vantagens poltico-partidrias e abre espao para a participao, controle e comprometimento por parte da comunidade em relao aos acontecimentos educacionais em que seus filhos se encontram. J a segunda segue uma linha tecnocrtica em que pessoas representam o Estado e desenvolvem as normas sobre o sistema de ensino pblico com a inteno de padronizar os contedos programticos dados nas instituies escolares. O planejamento, nesse caso, no flexvel e no sofre mudanas de acordo com a realidade de cada regio e o que se necessrio para aquele setor.

Nesse aspecto, a poltica educacional municipalizante melhor no sentido de dar maior autonomia ao ambiente escolar e essa descentralizao de poder no exige tanta burocracia e oferece muita flexibilidade nos contedos programticos e no funcionamento das atividades internas das escolas permitindo mudanas onde se fazem necessrias. Bruini ainda complementa que

A gesto de cada unidade escolar bastante democrtica, pois os (as) diretores (as) de cada escola pertencem comunidade em que ela est localizada, o que faz da figura do administrador escolar uma espcie de ponte entre a instituio e o contexto em que ela est inserida.

10

2.1. A influncia da poltica educacional para o desenvolvimento da qualidade de ensino

A qualidade da educao escolar uma grande preocupao tanto de polticas pblicas quanto de manifestaes de amplos setores sociais, como o empresariado, entretanto, apesar de vivermos em uma poltica democrtica em que atuamos nas decises essenciais para o nosso prprio desenvolvimento, ainda subjugado por uma cultura extremamente dominadora em que ainda predomina a vontade da poltica do tipo platnica.

A demanda da quantidade e da qualidade da estrutura escolar sofre tambm com a falta de recursos utilizados e, dentro do sistema capitalista h uma grande diminuio da compra e contratao desses recursos, afinal preciso economizar e no poder haver gastos desnecessrios.

nesse contexto que um projeto poltico pedaggico se faz necessrio para fazer logstica, planejar o uso dos recursos financeiros de maneira equilibrada e igualmente distribuda pelo pas. Um bom planejamento contribui bastante para o alcance de uma educao de qualidade baseada no histrico social do ser humano, formando sujeitos aptos na apreenso crtica da realidade e na sua transformao.

Alm de administrar os recursos, a poltica pedaggica tambm cuida das diretrizes em que as escolas precisam seguir para no perderem o foco e o objetivo de ensinar adequadamente nossas crianas. De acordo com Vieira (2009),

a gesto educacional diz respeito a um amplo espectro de iniciativas desenvolvidas pelas diferentes instncias de governo, seja em termos de responsabilidades compartilhadas na oferta de ensino, ou de outras aes que desenvolvem em suas reas especficas de atuao.

11

As leis e diretrizes no so apenas meras instrues a serem seguidas, mas uma orientao que assegure um determinado tipo de formao que deve ser desenvolvido com qualidade em toda e qualquer instituio escolar. um apoio s escolas no sentido de se adaptar s reais necessidades delas dentro de suas reais condies e recursos disponveis. Saber a real finalidade das escolas dentro da sociedade, alm de sua funo social tambm ajuda a seguir uma base slida para o desenvolvimento do ensino e a escolha do caminho certo para o alcance de sua excelncia.

No se podem lanar mudanas se todos os envolvidos no estejam pensando e agindo de maneira igual, trabalhando em conjunto. E a importncia de assegurar uma formao de qualidade para os alunos que chegam s escolas em busca de sua cidadania e, principalmente de sua qualidade de vida no aspecto profissional. As normas devem ser construdas em conjunto para no confrontar com crenas, convices, conhecimentos da sociedade escolar, do contexto social porque constitui um compromisso pedaggico e poltico no mbito coletivo.

Decises so tomadas constantemente e a base da poltica pedaggica e do trabalho dos profissionais da educao tanto no planejamento quanto na organizao das aes que so feitas de forma coletiva e analisada dentro dos contextos interno e externo das instituies escolares. Para Freire (1998, p. 47),

Na verdade, nenhuma sociedade se organiza a partir da existncia prvia de um sistema educativo, o qual implicaria na tarefa de compreender certo perfil ou um tipo de ser humano que, na sequncia, colocaria a sociedade em

marcha. Pelo contrrio, o sistema educativo se faz e se refaz no seio mesmo da experincia.

12

2.2 Impasse para a educao

A informatizao da sociedade presente em todo o mundo e mesmo em pases como o Brasil, onde as desigualdades sociais e regionais so muito grandes, ele determinante, principalmente em termos de mercado de trabalho. Em relao aos sistemas de comunicao o Brasil est plenamente inserido no mercado planetrio, estando o maior grupo de comunicao brasileiro - a Rede Globo de Televiso - associado a um dos cinco maiores conglomerados de comunicao do mundo.

Esta distncia entre o mundo da informtica e da comunicao com o mundo da educao muito grande, induzindo-nos a pensar num impasse. Tem sentido continuarmos investindo neste sistema que no consegue dar conta destas transformaes? Est claro que necessitamos de muito mais do que simplesmente aperfeioar o sistema. O momento exige uma profunda transformao estrutural do sistema educacional.

Este contexto de mudanas impe-nos uma reflexo mais profunda sobre os nossos sistemas educacionais, ainda centrados em velhos paradigmas, muitas vezes enfatizando apenas a formao de mo de obra, sem perceber a velocidade com que o mundo se transforma. Como afirma Francisco de Oliveira (ano, p.)

Num mundo que corre com esta velocidade, com transformaes que no esperam amanhecer o dia para ser anunciada, uma insero rpida da economia brasileira no sistema internacional, com estes critrios seguramente vai nos conduzir no mais para uma explorao de mo-de-obra barata, porque no se est mais atrs disso: tecnologia de ponta no se faz com mo de obra barata.

Passados cerca de sete anos desta fala de Francisco de Oliveira, continuamos a perceber um caminhar nesta direo. Em documento interno da Faculdade de Educao da UFBA para subsidiar a discusso sobre os Parmetros Curriculares Nacionais, reforava-se a necessidade de uma slida formao dos profissionais da educao. 13

No mais possvel em mais uma proposta de governo ser "esquecida" a obrigao dos dirigentes da nao com a formao slida e continuada dos principais formadores de mentalidade do pas. Tal esquecimento nos faz pensar que esse governo, tambm como tantos outros na nossa histria, compreende que os despreparados professores e professoras foi e ser um dos mecanismos 'para mant-los fracos e disponveis manobras e conchavos poltico-burocrticos' (ARROYO, 1988) formando outros cidados e cidads fracos e disponveis s mesmas manobras e conchavos.

A transformao do sistema educacional passa, portanto, necessariamente, pela transformao do professor. No podemos continuar pensando em formar professores com teorias pedaggicas que se superam quotidianamente, centradas em princpios totalmente incompatveis com o momento histrico. Nossos currculos, programas, materiais didticos, incluindo os novos e sofisticados multimdias, software educacionais, vdeos educativos, continuam centrados em trs grandes falcias, como afirmou Emilia Ferreiro para a Revista TV Escola. Segundo ela, insistimos que o aprendizado se d sempre do concreto para o abstrato, do prximo para o distante e do fcil para o difcil.

Continuar trabalhando nesta perspectiva desconhecer completamente as transformaes que estamos vivendo no mundo contemporneo e os novos elementos que esto fazendo parte da realidade de nossos jovens e adolescentes. Precisamos compreender mais de que forma esta gerao X (novas tribos) convive simultaneamente com os games, televises, Internet, esportes radicais, tudo simultaneamente, de forma mltipla e fragmentada ao mesmo tempo. Esta gerao j se relaciona com os novos medias de forma diversa e existe em gestao um novo processo de produo de conhecimento, ainda desconhecido pela escola.

14

Para Douglas Rushkoff, ao analisar como a cultura das crianas nos ensina a prosperar na era do Caos. Essa gerao no procura respostas nos medias, mas sim perguntas. Eles entendem que a descontinuidade e conseguem estabelecer com ela uma relao de produo de conhecimento. "Para a audincia jovem, a descontinuidade dos media no uma exceo, a regra".

Compreender os novos processos de aquisio e construo do conhecimento bsico para tentarmos superar este impasse. Esta compreenso, por outro lado, empurra-nos necessariamente para considerar como fundamental a introduo das chamadas novas tecnologias da comunicao e informao nos processos de ensino-aprendizagem.

No entanto, a pura e simples introduo destas tecnologias no garantia desta transformao. Esta introduo , portanto, uma condio necessria, mas no suficiente para que tenhamos um sistema educacional compatvel com o momento histrico. Desta forma, introduzir estas tecnologias exige compreender de forma mais ampla a necessidade de fortalecer os ns as unidades escolares que por sua vez articulam-se intensamente com os valores locais - de tal forma a dar maior visibilidade aos ns desta rede, aumentando concomitantemente a conectividade entre estes ns, estabelecendo-se com isso esta rede de conexes. Mas no apenas a rede fsica.

A escola, conectada, interligada, integrada, articulada com o conjunto da rede, passa a ser mais elementos deste processo coletivo de produo de conhecimento. Estas navegaes, portanto, so praticamente sem limites. Como diz Pierre Levy (ano, p.)

Navegar no ciberespao equivale a passear um olhar consciente sobre a interioridade catica, o ronronar incansvel, as banais futilidades e as fulguraes planetrias da inteligncia coletiva. O acesso ao processo

intelectual do todo informa o de cada parte, indivduo ou grupo, e alimenta em troca o do conjunto.

15

Esta passagem no corresponde a um aperfeioamento do sistema educacional. Ele exige uma transformao profunda, exigindo consequentemente, polticas educacionais coerentes com as transformaes da sociedade como um todo.

2.3 Os projetos governamentais: um olhar crtico

A histria recente da educao no Brasil repleta de projetos governamentais que exigem uma leitura um pouco mais atenta dos imbricados movimentos que relacionam as polticas educacionais, culturais, cientficas, tecnolgicas e de comunicao.

O que significa no ambiente escolar, no adiantar estabelecermos normas e providenciar recursos se as necessidades reais dos alunos no so atendidas, no so alcanadas e justamente essa formao de um novo ser, um novo cidado que Paulo Freire se refere.

3. A formao e as prticas transformadoras do docente

O mais importante para o docente a atividade profissional que exige uma competncia prtica, terica e criativa para que ele possa trabalhar nos mais diversos ambientes instveis, indeterminados ou at complexos. O educador deve buscar em seu trabalho refletir sobre suas aes, compreender os sistemas de pensamento, das teorias e das representaes. Deve levar os seus alunos a uma postura questionadora, autoformativa, enriquecendo seu contexto para que se tornem cidados aptos a resolverem seus conflitos sem grandes dificuldades. Deve tambm se esforar para realizar mudanas.

16

De acordo com Hypollitto, o processo reflexivo busca a compreenso das formas como enfrentada a complexidade da sala de aula, utilizando as ferramentas tericas e reconstruindo estratgias, procedimentos e recursos.

O professor deve estar num constante questionamento sobre a sua prtica, a problematizao das aes e o estudo dos casos, tornando-se assim, uma prtica habitual do professor. Assim como observa Hypollitto, A avaliao da prtica leva a descobrir falhas e possibilidades de melhoria. Quem no reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e no se mostra profissional.

A Educao de Jovens e Adultos, j se chamou Madureza, Suplncia, Supletivo, Alfabetizao, entre outros nomes. Era uma modalidade de ensino assumida por voluntrios ou mesmo por docentes que usavam os mesmos procedimentos ministrados para crianas e adolescentes. Ao ser institudo o Parecer n 11/2000 da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao, que regulamentou a Educao de Jovens e de Adultos, foi estabelecido o perfil diferenciado desses alunos. Eles devem ser tratados como tais e no como extenso de crianas e de adolescentes.

A Educao de Jovens e Adultos (EJA) parte do princpio de que a constituio de uma educao bsica para jovens e adultos deve ser voltada para a cidadania. Essa construo de uma educao bsica para jovens e adultos no se resolve apenas garantindo a viabilizao de vagas, mas, principalmente oferecendo-se um ensino de qualidade, oferecido por professores aptos a congregar em seu trabalho as inovaes nas distintas reas de conhecimento e de incorporar as mudanas sociais e a suas conseqncias na esfera escolar.

Hoje, a EJA uma modalidade de ensino e componente constitutivo da Educao Bsica e no mais um subsistema de ensino, com funes: reparadora, equalizadora e qualificadora obedecendo a princpios de eqidade, diferena e proporo.

17

As escolas que possuem o curso de Educao de Jovens e Adultos devem oferecer aos educandos a probabilidade de ampliar as competncias necessrias para a aprendizagem dos contedos escolares, bem como a possibilidade de aumentar a conscincia em relao interao com o mundo, desenvolvendo a capacidade de participao social, no exerccio da cidadania. Ao estabelecer o ato criativo, o ensino da Arte representase como indispensvel no universo da Educao de Jovens e Adultos, visto que, o conhecimento tem uma atitude de busca de sentido, criao, inovao.

Basicamente, por seu ato criador, as formas de conhecimento humano, ou suas vinculaes, fazem com que o indivduo ao organizar sua vida considere os desafios que dela procedem, em um invarivel processo de modificao de si e da realidade que o cerca desenvolvendo atitudes de responsabilidade, compromisso, crtica, e conceitos de seus direitos e deveres.

Na Educao de jovens e adultos busca-se o acesso da aprendizagem significativa integrada efetivamente organizao dos conhecimentos dos alunos e no exclusivamente a informao adquirida por memorizao, pois, atualmente o enfoque dado na aprendizagem e no no ensino. O conhecimento real tem por base aprendizagens anteriores, que so transformadas, expandidas ou recriadas atravs da aquisio de novas informaes e de novas ponderaes sobre um conceito.

H necessidade de escolher temas e problemas relevantes para os alunos, de modo que eles sejam seduzidos a refletir sobre os seus prprios pontos de vista, buscando enfatizar a cultura popular, a religio, os meios de comunicao e principalmente a histria de vida do indivduo, estabelecendo a importncia do sujeito histrico dentro da sociedade.

18

A educao de Jovens e adultos torna-se mais que um direito: a chave para o sculo XXI; tanto conseqncia do exerccio da cidadania como condio para uma plena participao na sociedade. Alm do mais, um

poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecolgico sustentvel, da democracia, da justia, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconmico e cientfico, alm de um requisito fundamental para a construo de um mundo onde a violncia cede lugar ao dilogo e cultura de paz baseada na justia. (Declarao de Hamburgo sobre a EJA). A educao bsica de jovens e adultos de qualidade exige um compromisso com o trabalho em equipe, com a inovao pedaggica, sensibilidade com a heterogeneidade, e organizado ao dilogo democrtico e convivncia plural.

Por esses motivos, a poltica pedaggica deve estar preocupada com a formao do seu professor, uma formao que no esteja centrada no sistema tradicional da educao que s transmite contedos, mas que esteja focada em levar os docentes a ensinarem de um jeito que valorize os anseios dos alunos e que torne cada dia um atrativo do que est sendo ensinado, considerando problemas do cotidiano e incentivando a sua reflexo.

A anlise de Cervi (2008, p. 124) quanto s motivaes que fazem o professor progredir em seus objetivos so vlidos neste contexto: Professores bem preparados e motivados, e com oportunidade de decidir concretamente, podem minimizar os problemas (...).

Os contedos programticos devem fazer com que os alunos parem pra pensar sobre o porqu das escolhas daqueles temas e o professor reflexivo trabalha para que isso acontea. Est sempre em busca de conhecimento e nunca considera um fato como uma verdade absoluta, sempre questionando a razo daquilo que ele tem apresentado em sala de aula.

19

As Polticas Pedaggicas devem destacar a formao do professor reflexivo atravs da valorizao de suas prticas, e no apenas com palestras tericas e que, muitas vezes, fogem ao contexto real do professor e do seu aluno, mas tambm analisar os fatos do ambiente escolar ou at da prpria vida do aluno para que o professor possa compreender, no s o aluno, mas tambm a si prprio no contexto em que est inserido.

O professor lida com pessoas, crianas e jovens que podem ser influenciados por atitudes erradas e decises tomadas de forma equivocada. E o professor reflexivo est constantemente se aprimorando, consultando outros colegas da rea, lendo bastante, observando, analisando para atender melhor seu aluno, objeto de sua ao docente.

Um dos conceitos chaves deste mundo contemporneo o de redes. importante aprofund-lo articulando-o com o desenvolvimento crescente das tecnologias de comunicao e informao para, com isso compreendermos a importncia da telemtica na educao no mundo contemporneo. Segundo Leila Dias, podemos analisar o recente desenvolvimento tecnolgico em trs fases. A primeira, durante dcada de 70, fez com que a informtica fosse sendo gradativamente introduzida na sociedade mas, ainda como algo traumatizante, mais prximo da alquimia. Eram os computadores de grande porte (main frame), instalados em salas especiais, isoladas, centralizadas, com pessoal altamente especializado, presente sempre de forma muito centralizada. Em 1970 lanado pela Canon no Japo, o Pocktronic, o primeiro computador de bolso. So criados durante os anos 70 o microprocessador (micro processing unit) e a Central Processing Center (CPU), conhecida como o crebro do computador.

20

4. AS PROPOSTAS PEDAGGICAS

As aes polticas e pedaggicas tm suas propostas voltadas na formao de cidados atravs das cincias da educao e de suas formas metodolgicas de se fazer pedagogia. E, por envolver pessoas, esse trabalho deve ser levado muito a srio, um trabalho que deve ser pensado, estudado, refletido, debatido e construdo coletivamente com o principal objetivo de formar seres humanos intelectualmente desenvolvidos, equilibrados psicologicamente, profissionalmente aptos e ntegros em carter.

Analisar tambm as intenes dessas propostas uma meta importante a ser alcanada, porque cada escola exige aes especficas de sua prpria regio e, sempre ser em transformar ou at recriar um indivduo mais crtico, mais justo e mais humano, tornando-se possvel uma nova estrutura social

baseada na solidariedade, na fraternidade, na justia social e na real cidadania para todos.

E para se chegar a esses conceitos de cidadania no adianta apenas ter propostas bem escritas, preciso ter tambm condies reais de trabalho e salrio e aes objetivas que funcionem amplamente em todas as instituies escolares. importante tambm a troca de ideias e de tempo para a tomada de decises organizadas para a produo dessas propostas pedaggicas e, com essas atitudes podemos colocar a educao em evidncia e definir novos parmetros de acordo com as experincias existentes com independncia cultural, aprendizado e com o exerccio de cidadania.

De acordo com Veiga (1998, p. 11) algumas caractersticas so importantes dentro das propostas pedaggicas como a existncia de um processo participativo de decises, alm da existncia de uma forma de organizao do trabalho pedaggico que revele conflitos e contradies.

21 As propostas devem apresentar tambm a clareza dos princpios norteados na autonomia da escola, na solidariedade entre seus agentes educativos e no estmulo participao de todos na poltica comum e coletiva. Deve conter tambm a clareza de opes que direcionem para a superao de problemas, no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especfica e, deixar bem bvio o compromisso com a formao do cidado.

A qualidade desses aspectos um ponto muito importante e fundamental para o seu desenvolvimento. E a qualidade deve aparecer dentro da poltica pedaggica como algo novo e transformador, compromissado com a eficiente formao de nossos alunos. E para que isso acontea necessrio compreender questes prioritrias dentro da poltica pedaggica e apresentar solues atravs de um pr-conhecimento das escolas em suas relaes e interaes cotidianas, identificando as estruturas de poder e os modos de organizao do trabalho escolar.

E todo planejamento bem vindo no sentido de traduzir as intenes com as propostas pedaggicas elaboradas equilibradamente. De acordo com Cervi (2008, p. 44),

A preocupao com a produtividade pedaggica e com os ideais da democratizao escolar somou-se complexidade do processo cooperativo que d sustentao escolar, obrigando os administradores escolares a aderirem mais estreitamente prtica do planejamento.

O planejamento entrou em cena para desacelerar a presso que a sociedade fazia, transferindo os aspectos escolares em problemas polticos porque a sociedade j via o ambiente escolar como um lugar de transformao social e uma reconstruo da democracia.

22

5. A RELAO ENTRE A AUTONOMIA ESCOLAR E AS POLTICAS PBLICAS

Quando se projetam as leis e diretrizes, as polticas pedaggicas devem se preocupar em distribuir o poder administrativo entre o sistema educacional para que no acontea a dificuldade de realizar tarefas simples atravs de aes tambm simples e no complexas e at demoradas. A relao entre a autonomia escolar e a poltica pedaggica depende da sua construo e fortalecimento para que haja a constituio da autonomia em si.

E com esse intuito que as polticas pedaggicas tm tomado diferentes medidas como

alargar e redefinir o conceito de escola, reconhecer e reforar essa autonomia to necessria, tambm promover a associao entre escolas e a sua integrao em territrios educativos mais amplos, alm de adotar modalidades de gesto especficas e adaptadas diversidade das situaes existentes (FERREIRA, 2009, p.23)

A autonomia escolar permite a descentralizao do poder administrativo, ou seja, a Unio repassa responsabilidades para os Estados e municpios com o objetivo de unir a gesto com a verba levantada e tambm com esse benefcio acontece uma transferncia do servio para a sociedade que passa a ser uma parceira na atribuio das tarefas para alcanarmos aqueles objetivos de cidadania j mencionados.

23

6. CONSIDERAES FINAIS

As informaes que aparecem neste artigo do nfase anlise crtica de propostas pedaggicas especficas de cada escola. E as questes levantadas devem ser tambm levadas em considerao, pois trazem uma ideia para produo de programas curriculares, alm de sua possvel implementao. um trabalho que ajudar muito na definio das rotas de aes viabilizadas pelo envolvimento dos diversos rgos do poder poltico pedaggico, tambm com a ajuda de universidades, centros de formao de professores, etc.

importante fazer diagnsticos para se fazer propostas pedaggicas adequadas que possam satisfazer sua funo com sucesso, sendo um grande incentivador na democratizao da educao direcionada aos diversos alunos da rede de ensino. Este texto busca ser uma fonte de pesquisa para a realizao de um trabalho pedaggico mais coerente e focado nas verdadeiras deficincias, alm de instigar a reflexo coletiva de todos os profissionais da rea da educao para o aperfeioamento de suas prticas diretas com os alunos e treinarem seus conhecimentos para que no reduzam a educao ao seu sistema institucional terico e em mero transmissor de informaes.

Precisamos repensar a formao do professor em uma vertente cultural, aquela em que se possa enxergar o seu trabalho produzido e em que caminho est trilhando. Se nos encontramos em um sistema poltico e cultural crucial a concretizao de uma proposta pedaggica, sua integrao precisa ser idealizada para garantir a dimenso da humanidade que nos constitui. E assim surgir uma sociedade capaz de se assegurar no trabalho de administrao,

superviso, acompanhamento de uma proposta, de superar as condies desumanas de trabalho que temos hoje como os baixssimos salrios, a falta de materiais de trabalho e a precariedade de planos de carreira que deveriam ser dignos. Tudo isso para que haja o exerccio da autonomia, uma capacidade crtica e criativa em resolver as mais diversas situaes.

24

A poltica pedaggica deve assumir a responsabilidade em se desenvolver para um propsito, para uma misso, a de favorecer a compreenso sobre a realidade escolar, configurar a identidade escolar atravs de diagnsticos internos e externos da prpria comunidade e tambm, questionar as bases da ao administrativa, do corpo docente e discente exigindo uma nova postura mediante todos os patamares da instituio escolar como um todo.

Toda anlise de aes polticas na rea pedaggica voltada para atender as expectativas do que se espera do sistema escolar. E importante frisar que mesmo diante de tantos problemas devemos buscar solues razoveis e assim, alcanarmos a excelncia e at nos igualarmos ao sistema educacional no exterior. Cervi (2008, p. 130) tambm visualiza esta cena quando faz sua observao:

Face a problemas, equvocos e vcios manifestados nas prticas e nas crticas relacionadas ao planejamento e avaliao educacional na nossa realidade, acolhe-se a ideia da possibilidade de redimir esse processo, revendo e testando questes essenciais, entre as quais: o conjunto de variveis (contexto, recursos, processos, resultados) e suas relaes (eficcia, eficincia, rendimento e pertinncia), a oportunidade e efetividade do envolvimento docente, os desafios para a escola numa viso de futuro, a necessidade de desenvolver a aprendizagem organizacional e a organizao e preservao da memria organizacional com o sentido de consolidar um estilo de responder realidade que pode ser aprendido e recordado.

O ambiente escolar deve se desenvolver diante dos seguintes aspectos: unir o desejo de mudanas por parte de todos os agentes escolares; tanto na rea da aprendizagem, na rea da administrao interna (a diretoria e

coordenao), como no desenvolvimento profissional do corpo docente e no cumprimento de metas, objetivos educacionais com o comprometimento de ter o nvel mais elevado de eficincia. A poltica pedaggica abre espao para a gesto escolar como um campo de investigao, levantando situaes relevantes aos problemas tpicos de cada escola em sua individualidade.

25

Este artigo no tem a inteno de esgotar esse assunto, muito pelo contrrio, um texto que traz um questionamento sobre as polticas estabelecidas em nossa rede de ensino e que precisam de mudanas drsticas para um crescimento sem igual de cidados conscientes e aptos a tomarem decises importantes para o sucesso intelectual, profissional de nosso pas.

26

Referncias Bibliogrficas

BAUER. Carlos [et al.].Polticas Educacionais e Discursos Pedaggicos. Braslia: Liber Livro Editora, 2007. BELLO, Jos Luiz de Paiva. Educao no Brasil: a Histria das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponvel em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 01 Nov 2010.

BRUINI, Eliane da Costa. O que Poltica Educacional? Disponvel em: <http://www.educador.brasilescola.com/politica-educacional/o-que-politicaeducacional.htm> Acesso em: 28 Out 2010

CERVI, Rejane de Medeiros. Planejamento e Avaliao Educacional. 2 Ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

FREIRE, Paulo. Na escola que fazemos: uma reflexo interdisciplinar em educao popular. So Paulo: Vozes, 1988.

HYPOLLITTO, Dineia. O Professor Como Profissional Reflexivo. Disponvel em: <http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/99/42/> Acesso em 28 Out 2010.

LIMA, Lauro de Oliveira. Estrias da educao no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Braslia, 1969. 363 p.

PILLETTI, Nelson. Histria da educao no Brasil. 6. Ed. So Paulo: tica, 1996.

27

PINTO, lvaro Vieira. Sete lies sobre educao de adultos. 16 ed. So Paulo: Cortez, 2010.

ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no Brasil. 13. ed. Petrpolis: Vozes, 1991.

VEIGA, I. Perspectivas para Reflexo em torno do projeto poltico-pedaggico. 2 Ed. Campinas/SP: Papirus, 1998.

VIEIRA, Sofia Lerche. Educao Bsica Poltica e Gesto da Escola. 2 Ed. Braslia, DF. Liber Livro Editora, 2009.

You might also like