You are on page 1of 36

Regimento Comum das ETEC DELIBERAO CEETEPS N.

02, DE 30 DE JANEIRO DE 2006


Aprova o Regimento Comum das Escolas Tcnicas Estaduais do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza. Alterado pelas Deliberaes Ceeteps 004/06 e 008/06, j inserida no texto A Presidente do Conselho Deliberativo, do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, vista do aprovado na 396 Sesso realizada em 30-01-2006, expede a presente DELIBERAO:

Artigo 1 - Fica aprovado o Regimento Comum das Escolas Tcnicas Estaduais do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, anexo a esta Deliberao.

Artigo 2 - Esta Deliberao entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

YOLANDA SILVESTRE Presidente do Conselho Deliberativo

REGIMENTO COMUM DAS ESCOLAS TCNICAS ESTADUAIS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO TECNOLGICA PAULA SOUZA Ttulo I Das Disposies Preliminares

Captulo I Das Unidades de Ensino

Artigo 1 - As Escolas Tcnicas Estaduais (ETEs) do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza , criado pelo Decreto-Lei de 06/10/1969, reger-se-o por este Regimento Comum, observadas, no que couber, as disposies do Regimento do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza e a legislao de ensino.

1 - As presentes disposies aplicam-se: 1 - aos cursos e programas de educao profissional tcnica de nvel mdio e de formao inicial e continuada de trabalhadores, desenvolvidos pelo CEETEPS; 2 - aos curos e programas de educao bsica, previstos neste Regimento. (Redao dada pela Del. Ceeteps-8/06) 3 s ETEs que venham a integrar o Ceeteps (Redao dada pela Del. Ceeteps-8/06) 2 - As ETEs podero manter classes descentralizadas em locais diferentes dos de suas sedes, inclusas aquelas oferecidas mediante a celebrao de convnios, a fim de atender s necessidades locais e regionais.

Artigo 2 - As ETEs integram uma rede de escolas, caracterizada: I - pela unidade de princpios e procedimentos pedaggicos e administrativos para a implementao de polticas pblicas de educao profissional definidas pelo CEETEPS, e

II - pelo respeito diversidade das Unidades de Ensino (UE) e ao atendimento s demandas locais e regionais.

Captulo II Dos Princpios e Das Finalidades Artigo 3 - Os princpios de gesto democrtica nortearo a gesto da UE, valorizando as relaes baseadas no dilogo e no consenso e tendo como prticas a participao, a discusso coletiva e a autonomia. Pargrafo nico - A participao dever possibilitar a todos os membros da comunidade escolar o comprometimento no processo de tomada de decises para a organizao e para o funcionamento da UE e propiciar um clima de trabalho favorvel a uma maior aproximao entre todos os segmentos da ETEs. Artigo 4 - As ETEs, escolas pblicas e gratuitas, tero por finalidades: I - capacitar o educando para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para sua insero e progresso no trabalho e em estudos posteriores; II - desenvolver no educando aptides para a vida produtiva e social; e III - constituir-se em instituio de produo, difuso e transmisso cultural, cientfica, tecnolgica e desportiva para a comunidade local ou regional. Artigo 5o - As ETEs do Centro Paula Souza podero oferecer cursos e programas, presenciais ou distncia, de: I - educao profissional de formao inicial e continuada, nas formas previstas pela legislao; II - educao profissional tcnica de nvel mdio, nas formas previstas pela legislao; III - Ensino Mdio; e IV - Educao de Jovens e Adultos em nvel de Educao Bsica, em articulao com a educao profissional.

Artigo 6 - As ETEs podero oferecer, conforme suas disponibilidades, cursos e programas, presenciais ou distncia, de:

I - capacitao, especializao, aperfeioamento e atualizao de trabalhadores; II capacitao, especializao, aperfeioamento e atualizao de professores e demais servidores; e III - outros, de interesse da comunidade.

Artigo 7 - Alm dos cursos e programas previstos nos artigos 5 e 6, as ETEs podero, complementarmente, desenvolver atividades referentes a: I - extenso e/ou prestao de servios comunidade e regio; II - pesquisas cientficas e tecnolgicas, de interesse do ensino e da comunidade, da regio ou do CEETEPS e III - organizao de eventos de difuso cultural, cientfica, tecnolgica e de carter esportivo, de interesse para os cursos e programas mantidos ou para a comunidade e a regio. Artigo 8 - A instalao de novos cursos e programas est sujeita aprovao prvia do CEETEPS e dos rgos competentes do sistema de ensino, garantidos os recursos humanos e fsicos necessrios. Artigo 9 - As UEs podero, com a autorizao da Superintendncia, oferecer cursos e programas em regime de: I - intercomplementaridade com outras instituies de ensino; e II - alternncia com empresas e entidades pblicas ou privadas. Ttulo II Da Organizao Tcnico- Administrativa Captulo I Do Conselho de Escola

Artigo 10 - A UE ter, como rgo deliberativo, o Conselho de Escola, integrado por representantes da comunidade escolar e da extra-escolar, cuja composio ser: I - pela comunidade escolar: a) Diretor, presidente nato;

b) c) d) e) f)

um dos coordenadores de rea; um dos professores; um dos servidores tcnico-administrativos; um dos pais de alunos; e um dos alunos.

II - pela comunidade extra-escolar: a) representante de rgo de classe; b) representante dos empresrios, vinculado a um dos cursos; c) aluno egresso atuante em sua rea de formao tcnica; d) representante do poder pblico municipal; e) representante de organizaes no governamentais; f) representante de entidades assistenciais; e g) representante de demais segmentos de interesse da escola.

1- A composio da comunidade extra-escolar ser de no mnimo 3 (trs) membros e no mximo 6 (seis) membros. 2 - Os representantes mencionados no inciso I, alneas de b a f, sero escolhidos pelos seus pares e, os mencionados no inciso II, pela Direo da Escola. 3 - Os representantes cumpriro mandato de um ano, permitidas recondues. Artigo 11 - O Conselho de Escola ter as seguintes atribuies: I - deliberar sobre: a) a proposta pedaggica da escola; b) as alternativas de soluo para os problemas administrativos e pedaggicos; c) as prioridades para aplicao de recursos gerados pela escola e instituies auxiliares; II - propor ao CEETEPS a extino ou a criao de cursos; III - aprovar o Plano Plurianual de Gesto, o Plano Escolar; e IV - apreciar os relatrios anuais da escola, analisando seu desempenho diante das diretrizes e metas estabelecidas. 1 - O Conselho de Escola poder ser convocado pela Direo para manifestar-se sobre outros temas de interesse da comunidade escolar.

2 - O Conselho de Escola reunir-se-, ordinariamente, no mnimo, uma vez a cada semestre e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu presidente ou pela maioria de seus membros.

Captulo II Do Plano Plurianual de Gesto e Outros Planos Artigo 12 - O Plano Plurianual de Gesto apresentar a proposta de trabalho das ETEs contendo, entre outros: anlise do contexto interno e externo, as metas a serem desenvolvidas, os planos de curso e os projetos com os critrios para acompanhamento e controle de avaliao. Pargrafo nico - O Plano Plurianual de Gesto ter vigncia de cinco anos, podendo ser atualizado, complementado e alterado sempre que for necessrio, a critrio da equipe escolar. Artigo 13 - O Plano Escolar ser elaborado anualmente, incorporando-se ao Plano Plurianual de Gesto. Artigo 14 - O Plano Plurianual de Gesto, o Plano Escolar e os planos de trabalho dos responsveis pelos Ncleos e coordenadores de rea e o plano de trabalho docente sero elaborados conforme diretrizes prprias expedidas pelo CEETEPS.

Captulo III Da Administrao da Unidade Escolar Artigo 15 - Compem a Administrao da UE: I - Direo; II Ncleo de Gesto Administrativa; III Ncleo de Gesto Pedaggica e Acadmica; e IV - Ncleo de Gesto de Relaes Institucionais. Pargrafo nico - A estrutura organizacional, as atribuies dos rgos referidos no caput, seus responsveis, bem como suas competncias, sero definidas por normas especficas do CEETEPS, de acordo com a dimenso e complexidade e proposta pedaggica de cada UE. (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) Seo I

Da Direo Artigo 16 - A Direo da Escola o ncleo executivo encarregado de administrar as atividades da UE e ser exercida pelo Diretor e pelos responsveis pelos Ncleos de Gesto indicados no caput do artigo 15. Pargrafo nico Os responsveis pelos Ncleos sero designados pelo Diretor Superintendente, mediante proposta do Diretor da UE.

Sub-seo I Das Atribuies da Direo Artigo 17 - A Direo da Escola ter as seguintes atribuies: I - garantir as condies para o desenvolvimento da gesto democrtica do ensino, na forma prevista pela legislao e neste Regimento; II - coordenar a elaborao da proposta pedaggica da escola; III - organizar as atividades de planejamento no mbito da escola; IV - gerenciar os recursos fsicos, materiais, humanos e financeiros para atender s necessidades da escola a curto, mdio e longo prazos; V - promover a elaborao, o acompanhamento, a avaliao e o controle da execuo do Plano Plurianual de Gesto e do Plano Escolar; VI - garantir: a) o cumprimento dos contedos curriculares, das cargas horrias e dos dias letivos previstos; b) os meios para a recuperao de alunos de menor rendimento e em progresso parcial; VII - assegurar o cumprimento da legislao, bem como dos regulamentos, diretrizes e normas emanadas da administrao superior; VIII - expedir diplomas, certificados e outros documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e exatido; IX - desenvolver aes visando o contnuo aperfeioamento dos cursos e programas, dos recursos fsicos, materiais e humanos da escola;

X - zelar pela manuteno e conservao dos bens patrimoniados e de outros bens colocados disposio da escola; XI - assegurar a inspeo peridica dos bens patrimoniados, solicitar baixa dos inservveis e colocar os excedentes disposio de rgos superiores; XII - promover aes para a integrao escola-famlia-comunidadeempresa; XIII - coordenar a elaborao de projetos, submetendo-os aprovao dos rgos competentes, acompanhar seu desenvolvimento e avaliar seus resultados; XIV - criar condies e estimular experincias para o aprimoramento do processo educacional; e XV - prestar informaes comunidade escolar. Sub-seo II Da Designao e da Reconduo do Diretor Artigo 18 A funo de Diretor da Escola ser exercida em carter de confiana, com mandato de 04 (quatro) anos. 1 - Os candidatos funo de Diretor podero ou no ser integrantes do quadro de pessoal do CEETEPS. 2 - Podero concorrer funo de Diretor os candidatos habilitados e considerados qualificados por Comisso designada pelo Diretor Superintendente, mediante: 1 - anlise de currculo; 2 - avaliao de prova(s) escrita(s); 3 entrevista. (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06)

3 - A pessoa escolhida para o exerccio da funo de confiana de Diretor da Escola ser contratada, sob o regime da CLT, por prazo indeterminado, ficando vedado o exerccio, pelo mesmo Diretor, de mais de 02 (dois) perodos de mandato consecutivos na mesma UE. 4 - Na ETE que venha a ser criada ou integrada ao Ceeteps, ser designado Diretor pro tempore at a realizao do processo eleitoral, previsto neste Regimento. (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06)

Artigo 19 - A designao ou a reconduo do Diretor dar-se- com base em relao que contenha os nomes dos trs primeiros candidatos mais votados pelo Colgio Eleitoral, constitudo especialmente para esse fim, em cada Unidade. 1 - O Colgio Eleitoral, de que trata o caput deste artigo, ser constitudo, no mnimo, 30 dias antes do trmino do mandato do Diretor e ter a seguinte composio: 1 - todos os professores em exerccio na Unidade, contratados pelo CEETEPS; 2 - todos os servidores tcnicos e administrativos do CEETEPS em exerccio na Unidade Escolar; e 3 - todos os alunos matriculados na Unidade Escolar. 2 - Os votos vlidos tero peso percentual final correspondente a 60, 20 e 20, respectivamente, para professores, servidores tcnicos e administrativos e alunos. Artigo 20 As normas relativas ao processo de qualificao e de eleio so as fixadas pelo Conselho Deliberativo.

Sub-seo III Da Substituio da funo de confiana de Diretor da Escola Artigo 21 - Haver substituio no impedimento legal ou temporrio do ocupante da funo de confiana de Diretor. Artigo 22 - So considerados impedimentos legal ou temporrio, para o fim estabelecido no artigo anterior, os casos previstos em lei e de afastamento para prestar servios junto Administrao Central. 1 - Quando o impedimento for igual ou inferior a 60 dias, o Diretor ser substitudo por servidor habilitado conforme escala de substituio, elaborada pela Direo da UE. 2 - Quando o impedimento for superior a 60 dias, o Diretor Superintendente poder designar Diretor pr-tempore at que o Diretor reassuma suas funes.

Artigo 23 - A vacncia da funo de confiana de Diretor decorrer de: I - aposentadoria; II - falecimento ou III - resciso de contrato de trabalho. 1 - Dar-se- a resciso do contrato de trabalho: 1 - por trmino do mandato; 2 - a pedido do servidor; 3 - por determinao do Diretor Superintendente. 2 - Em qualquer das hipteses previstas neste artigo, poder o Diretor Superintendente designar Diretor pr-tempore.

Seo II Do Ncleo de Gesto Administrativa Artigo 24 - O Ncleo de Gesto Administrativa responsabilizar-se- pelas aes de apoio administrativo ao processo educacional. Pargrafo nico Ao Ncleo de Gesto Administrativa compete a execuo das atividades de administrao de pessoal, recursos fsicos, financeiros, materiais, compras, almoxarifado, limpeza, patrimnio, segurana, zeladoria, manuteno das instalaes e equipamentos e outras pertinentes.

Seo III Do Ncleo de Gesto Pedaggica e Acadmica Artigo 25 O Ncleo de Gesto Pedaggica e Acadmica o responsvel pelo suporte acadmico e didtico-pedaggico do processo de ensino e aprendizagem.

Pargrafo nico - Ao Ncleo de Gesto Pedaggica e Acadmica compete a execuo das seguintes atividades: 1- planejamento, controle e avaliao do processo de ensinoaprendizagem; 2 - escriturao e documentao escolar; 3 - aperfeioamento e atualizao do corpo docente; 4 - orientao educacional e profissional; e 5 - gesto dos recursos auxiliares de ensino.

Artigo 26 - Integram o Ncleo de Gesto Pedaggica e Acadmica: III III as Coordenaes de rea; os Conselhos de Classe; e a Secretaria Acadmica;

Sub-seoI Das Coordenaes de rea Artigo 27 - As Coordenaes de rea so responsveis pelo o conjunto de aes destinadas ao planejamento do ensino, superviso de sua execuo, ao controle das atividades docentes em relao s diretrizes didtico-pedaggicas e administrativas bem como pela otimizao dos recursos fsicos e didticos disponveis para os cursos mantidos pelas ETEs. Artigo 28 - Normas reguladoras das coordenaes de rea sero expedidas pelo Conselho Deliberativo do CEETEPS. Sub-seo II Dos Conselhos de Classe Artigo 29 - O Conselho de Classe o rgo colegiado que ter por finalidade:

I - analisar o desempenho dos alunos da classe, individual ou coletivamente; II - propor medidas de natureza didtico-pedaggica e disciplinar; III - decidir sobre a reteno ou aprovao de alunos da classe; e IV opinar sobre transferncias compulsrias de alunos. Pargrafo nico - O Conselho de Classe reunir-se- regularmente em poca prevista no calendrio escolar e, extraordinariamente, quando convocado pelo Diretor ou, ainda, por solicitao de dois teros de seus membros. Artigo 30 - O Conselho de Classe ser constitudo pelo Diretor, pelo responsvel pelo Ncleo de Gesto Pedaggica e Acadmica, pelos respectivos Coordenadores de rea, pelos professores da classe e pelo responsvel pela Secretaria Acadmica. 1 - A presidncia do Conselho de Classe do Diretor da UE, podendo ser delegada a qualquer outro membro do colegiado. 2 Podero ser convidados ou convocados representantes discentes para participar das reunies de Conselho de Classe. 3 - Nas decises a serem tomadas por maioria simples, sobre reteno ou promoo de alunos, tero direito a voto apenas os professores da classe, computando um voto para cada professor, cabendo ao presidente o voto de desempate. 4 - Cumpre Direo divulgar comunidade escolar as decises do Conselho de Classe. Sub-seo III Da Secretaria Acadmica

Artigo 31 - A Secretaria Acadmica o rgo responsvel pela escriturao escolar, pela expedio e registro de documentos escolares, pelo fornecimento de informaes e dados para planejamento e controle dos processos e resultados do ensino e da aprendizagem.

Pargrafo nico O responsvel pela Secretaria Acadmica ser designado pelo Diretor Superintendente, por indicao do Diretor da Escola.

Seo IV Do Ncleo de Gesto de Relaes Institucionais Artigo 32 - As atividades do Ncleo de Gesto de Relaes Institucionais compreendem: I - contatos com representantes dos empresrios e dos trabalhadores, do setor pblico e de outras organizaes, tendo como objetivo: a) o acompanhamento da evoluo tecnolgica e das mudanas na organizao do trabalho; b) a coleta de dados para construo e atualizao da organizao curricular dos cursos e programas de educao profissional; c) obteno de subsdios para apoiar a avaliao e a reformulao dos currculos desenvolvidos na escola e h) o estabelecimento de parcerias para a elaborao e oferta de cursos e programas de educao profissional; II - incentivo pesquisa cientfica e tecnolgica na UE; III - coordenao e superviso de projetos e programas institucionais desenvolvidos na UE, com financiamento externo; IV - gerenciamento de recursos provenientes de receitas geradas pela prestao de servios realizados pela UE; V - programao de visitas tcnicas, palestras, conferncias e outros eventos de natureza cientfica e tecnolgica; e VI - coordenao das atividades de prestao de servios comunidade.

Artigo 33 - As atividades previstas no artigo anterior incluem as especficas de estgios que vierem a promover a integrao do aluno ao mundo do trabalho e as de acompanhamento de egressos.

Ttulo III Da Organizao Curricular Captulo I Da Estrutura Curricular

Artigo 34 - O currculo do Ensino Mdio ser estruturado em trs sries anuais, correspondendo cada uma a dois semestres letivos, com durao mnima anual de 800 horas e de 200 dias letivos. 1 - O currculo compreende: 1 - componentes curriculares que integram a Base Nacional Comum e contribuem para consolidar a formao global comum; e 2 - componentes curriculares da Parte Diversificada, conforme dispuser a legislao federal e/ou estadual. 2 - Poder ser adotada a estrutura de perodos semestrais para a composio do total ou de parte do currculo. Artigo 35 - A Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio ser desenvolvida em articulao com o Ensino Mdio, podendo ser oferecida de forma: I integrada; II concomitante; e III - subseqente. 1 - Na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio na forma integrada, o curso ser desenvolvido de modo a assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formao geral e as condies de preparao para o exerccio de profisses tcnicas, observada a legislao vigente. 2 - Os cursos e programas de Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio podero ser organizados por mdulos e estruturados em etapas com terminalidade, articulados entre si, compondo itinerrios formativos construdos a partir de perfis profissionais de concluso. Artigo 36 - Os cursos de educao profissional de formao inicial e continuada de trabalhadores, cujas vagas estaro condicionadas demanda local e/ou regional, tero durao varivel, correspondendo a objetivos e a contextos diversificados. Artigo 37 - Os currculos dos cursos de Educao de Jovens e Adultos compreendero:

I - componentes curriculares que constituem a Base Nacional Comum; e II - componentes curriculares direcionados para as reas profissionais, na Parte Diversificada. Artigo 38 - A seqncia e a carga horria dos componentes curriculares sero explicitadas em matrizes curriculares contidas nos respectivos planos de curso, podendo sofrer adequaes anuais, mediante prvia autorizao do rgo competente. Pargrafo nico - Os cursos e programas de educao profissional sero organizados por reas profissionais e podero ser ofertados segundo itinerrios formativos. Captulo II Dos Estgios Artigo 39 - Os estgios, em suas diversas modalidades, sero realizados em locais que tenham efetivas condies de proporcionar aos alunos experincias profissionais ou de desenvolvimento scio-cultural ou cientfico, pela participao em situaes reais de vida e de trabalho no seu meio. 1 - Toda atividade de estgio ser curricular e supervisionada. 2 - O estgio poder ser realizado no ambiente da prpria escola desde que esta possua as condies suficientes para sua efetivao. Artigo 40 - A matriz curricular do curso de educao profissional indicar a carga horria mnima a ser cumprida quando o estgio profissional for obrigatrio para o aluno. Pargrafo nico - O aluno que comprovar exercer ou ter exercido funes correspondentes s competncias profissionais desenvolvidas luz do perfil profissional de concluso do curso, poder ser dispensado, no todo ou em parte, do cumprimento da carga horria mnima do estgio obrigatrio, mediante avaliao pela escola. Artigo 41 - O estgio profissional obrigatrio poder ser desenvolvido em etapa posterior aos demais componentes curriculares, desde que previsto no plano do respectivo curso e desde que o aluno esteja matriculado. Artigo 42 - A sistemtica de orientao, superviso e avaliao dos estgios, bem como a operacionalizao de sua execuo ou dispensa, ser elaborada pela UE, consoante diretrizes expedidas pelo CEETEPS, respeitada a legislao.

Captulo

III

Do Aproveitamento de Estudos e Avaliao de Competncias Artigo 43 - Para fins de prosseguimento de estudos, a pedido do aluno ou de seu responsvel, se menor, a escola dever avaliar as competncias adquiridas pelo aluno: I - em componentes curriculares ou cursos, concludos com aproveitamento e devidamente comprovados, na prpria escola ou em outras escolas; II - em estudos realizados fora do sistema formal de ensino; e III - no trabalho ou na experincia extra-escolar.

1 - A Direo designar comisso de professores destinada a avaliar as competncias e emitir parecer conclusivo sobre a dispensa parcial ou total de componentes da srie ou mdulo, valendo-se, para tanto, do exame de documentos, entrevistas, provas escritas ou prticas ou de outros instrumentos de avaliao compatveis. 2 - O disposto neste artigo, includo o pargrafo anterior, aplica-se, no que couber, dispensa de componentes curriculares do Ensino Mdio. Artigo 44 - O aluno retido em qualquer mdulo da educao profissional ou srie do Ensino Mdio poder optar por cursar apenas os componentes curriculares em que foi retido, ficando dispensado daqueles em que obteve promoo, mediante solicitao do prprio aluno ou, de seu responsvel legal, se menor. Ttulo IV Do Regime Escolar Captulo I Do Ingresso

Artigo 45 - Ser garantida divulgao pblica da abertura de inscries para ingresso nos cursos e programas oferecidos pela ETEs, com indicao dos requisitos, condies e sistemtica do processo. Artigo 46 - A abertura de inscries para ingresso nos cursos de Ensino Mdio e Educao Profissional ser divulgada em edital publicado na Imprensa Oficial. Pargrafo nico - O ingresso nos cursos das classes descentralizadas, instaladas mediante convnio, obedecer ao estabelecido no objeto e no respectivo plano de trabalho do convnio.

Artigo 47 - Por razes de ordem didtica e/ou administrativa que os justifiquem, podero ser utilizados procedimentos diversificados para ingresso, sendo os candidatos deles notificados na ocasio de sua inscrio.

Captulo II Da Classificao Artigo 48 - O aluno ser classificado quando:

I - submetido a processo de classificao nas sries ou mdulos; II - promovido na srie ou mdulo anterior, na prpria escola; III - recebido por transferncia; IV requerer matrcula, a partir do segundo mdulo ou srie para fins de ingresso na ETE; ou V estiver impedido, por caso fortuito, fora maior ou outro motivo determinante, de comprovar escolaridade anterior. 1 - Nos casos previstos pelos incisos III, IV e V, constitui condio para a classificao do aluno a correspondncia entre os conhecimentos, as habilidades e competncias demonstradas por ele, por meio de avaliao, e as previstas para determinada srie ou mdulo de cada curso. 2 - Para proceder ao contido no inciso V deste artigo, deve ser protocolado na Secretaria da Escola requerimento assinado pelo interessado ou, se menor, por seu responsvel, com expressa indicao da srie ou mdulo em que pretende ser classificado. 3 - A classificao ser automtica quando o aluno tiver sido promovido na srie ou mdulo anterior, na prpria Escola. 4 - A classificao no Ensino Mdio constar de avaliao de matrias da Base Nacional Comum dos currculos, com os contedos da srie imediatamente anterior pretendida. 5 - O processo de classificao ser realizado por uma comisso de trs professores ou especialistas, designados pela Direo, que avaliaro o candidato. 6 - A comisso indicada no pargrafo anterior poder valer-se na avaliao do candidato de outros instrumentos, como entrevistas e resultados do processo de ingresso, desde que disto seja dada cincia prvia ao interessado. 7 - A comisso de professores ou especialistas apresentar ao Diretor relatrio do processo, no prazo de cinco dias, com parecer final conclusivo. 8 - No prazo de cinco dias teis, contados a partir da cincia do interessado, caber pedido de reconsiderao ao Diretor da Unidade de Ensino. Captulo III Da Reclassificao Artigo 49 - A reclassificao do aluno poder ocorrer por:

I - proposta de professor ou professores do aluno, com base em resultados de avaliao diagnstica ou II - por solicitao do prprio aluno ou de seu responsvel, se menor, mediante requerimento dirigido ao Diretor da UE, at cinco dias teis, contados a partir da publicao do resultado final do Conselho de Classe. Artigo 50 - O processo de reclassificao dever estar concludo em at dez dias letivos, contados a partir do requerimento do aluno. (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) Artigo 51 - A reclassificao definir a srie ou mdulo em que o aluno dever ser matriculado, a partir de parecer elaborado por comisso de professores, para tanto designada pela Direo da escola. Pargrafo nico - A comisso de que trata o caput deste artigo avaliar o aluno: 1 obrigatoriamente, por meio de avaliaes e/ou de documentos comprobatrios de estudos anteriores concludos com xito, na prpria escola ou em outros estabelecimentos e 2 - subsidiariamente, por meio de outros instrumentos, tais como entrevistas, relatrios, a critrio da unidade escolar. Artigo 52 - O Conselho de Classe poder reclassificar o aluno retido por freqncia que apresentou rendimento satisfatrio durante o semestre/ano letivo, vista dos fundamentos indicados no artigo 76.

Captulo IV Da Matrcula Artigo 53 - A matrcula inicial do aluno ser efetuada mediante requerimento do pai ou responsvel ou do prprio candidato, quando maior de idade, conforme indicado no calendrio escolar. 1 - Constar do requerimento a concordncia expressa a este Regimento Comum e s outras normas em vigor nas ETEs. 2 - No ato da matrcula, o candidato dever apresentar os documentos exigidos pela escola.

3 - A matrcula inicial ser confirmada no prazo de cinco dias letivos, a contar do incio da srie/mdulo, ficando esta sujeita a cancelamento no caso da falta consecutiva do aluno durante o referido perodo, sem justificativa. 4 - Ser autorizada a matrcula inicial durante os primeiros trinta dias do perodo letivo, para preenchimento das vagas remanescentes. Artigo 54 - So condies para matrcula nos cursos e programas de educao profissional o atendimento s condies expressas na legislao, neste Regimento e: I - na Formao Inicial e Continuada do Trabalhador: apresentar os requisitos estabelecidos para cada curso/programa; II - na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, no mdulo inicial: a) ter concludo o Ensino Fundamental, no caso da articulao entre a Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio e o Ensino Mdio dar-se de forma integrada, ou b) estar cursando o Ensino Mdio, no caso da articulao entre a Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio e o Ensino Mdio dar-se de forma concomitante, ou c) ter concludo o Ensino Mdio, no caso da articulao entre a Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio e o Ensino Mdio dar-se de forma subseqente; e III - na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, a partir do segundo mdulo: por classificao ou reclassificao. Artigo 55 - So condies para matrcula no Ensino Mdio: I - na primeira srie: ter concludo o Ensino Fundamental ou ter ocorrido sua classificao para freqentar a srie, atendidas as condies expressas na legislao e neste Regimento; e II - a partir da segunda srie: por classificao ou reclassificao. Artigo 56 - As matrculas sero efetuadas em poca prevista no calendrio escolar. 1 - No haver matrcula condicional. 2 - Perder o direito vaga o aluno evadido da escola que no formalizar por escrito sua desistncia, por meio de trancamento de matrcula, em at 15 dias consecutivos de ausncia, independente da poca em que ocorrer.

3 - O trancamento de matrcula a que se refere o pargrafo anterior ser admitido, a critrio da Direo da UE, ouvido o Conselho de Classe, uma vez por srie/mdulo, ficando o retorno do aluno condicionado: 1 - existncia do curso, srie ou mdulo, no perodo letivo e turno pretendidos; e 2 - ao cumprimento de eventuais alteraes ocorridas no currculo. Captulo V Do Agrupamento dos Alunos Artigo 57 - A composio das classes e de turmas ser determinada a partir de critrios pedaggicos com a finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos e otimizar os recursos disponveis. Pargrafo nico - Na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio podero ser organizadas turmas ou classes compostas por alunos matriculados e egressos do Ensino Mdio. Artigo 58 - O nmero ideal de alunos por classe ser de 40, observada a rea mnima de 1,2 m por aluno. Artigo 59 - Nas aulas prticas de laboratrio, de campo, oficinas, ou salasambiente, as classes podero ser agrupadas ou divididas em turmas para atender s peculiaridades de cada atividade, s instalaes e equipamentos disponveis na UE, s normas de segurana pessoal e coletiva ou legislao especfica do curso. Pargrafo nico - As classes sero divididas em turmas exclusivamente nas aulas em que as atividades didticas, previstas nas matrizes curriculares e nos planos de trabalho docente dos componentes ou projetos, indicarem tal necessidade ,de acordo com o disposto no caput deste artigo. Captulo VI Da Transferncia Artigo 60 - As transferncias sero expedidas quando solicitadas pelo aluno ou, se menor de idade, por seu responsvel. Artigo 61 - As transferncias sero recebidas a qualquer poca, obedecida a legislao em geral e a especfica de cada curso, desde que atendidas as seguintes condies: I - avaliao de competncias desenvolvidas na escola de origem e anlise do histrico escolar, carga horria e matriz curricular, com

parecer favorvel da Comisso de Professores designada pela Direo para tanto; e II - existncia de vaga. 1 - Atendidas as condies estabelecidas no caput deste artigo, a escola poder receber transferncia de alunos: 1 - para o mdulo ou srie inicial a qualquer tempo, se no houver candidatos remanescentes da listagem de classificao do processo de ingresso; 2 - para o mdulo ou srie inicial, decorridos os trinta dias de prazo estipulado para a matrcula inicial, conforme disposto no 4 do artigo 53 deste Regimento; 3 - para as sries ou mdulos seguintes ao inicial. 2 - Se a demanda de candidatos for superior ao nmero de vagas disponveis, a UE dever estabelecer processo especial de seleo, com divulgao pblica prvia dos critrios e procedimentos aos interessados. Artigo 62 - As transferncias para os cursos de Educao Profissional de Nvel Tcnico e para o Ensino Mdio far-se-o pelos mnimos legais exigidos. Artigo 63 - Sempre que houver diversidade entre os currculos, a UE poder recorrer ao processo da reclassificao, observadas as normas legais vigentes. Artigo 64 - Nos casos de transferncias recebidas, a Escola poder exigir do aluno adaptao total ou parcial de componentes curriculares no cursados, obedecidas as normas em vigor. Captulo VII Da Avaliao do Ensino e da Aprendizagem Artigo 65 - A avaliao no processo de ensino-aprendizagem tem por objetivos: I - diagnosticar competncias prvias e adquiridas, as dificuldades e o rendimento dos alunos; II - orientar o aluno para superar as suas dificuldades de aprendizagem; III - subsidiar a reorganizao do trabalho docente; e

IV - subsidiar as decises do Conselho de Classe para promoo, reteno ou reclassificao de alunos. Artigo 66 - A verificao do aproveitamento escolar do aluno compreender a avaliao do rendimento e a apurao da freqncia, observadas as diretrizes estabelecidas pela legislao. Artigo 67 - A avaliao do rendimento em qualquer componente curricular: I - ser sistemtica, contnua e cumulativa, por meio de instrumentos diversificados, elaborados pelo professor, com o acompanhamento do Coordenador de rea e II - dever incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes situaes de aprendizagem, considerados os objetivos propostos para cada uma delas. Pargrafo nico - Os instrumentos de avaliao devero priorizar a observao de aspectos qualitativos da aprendizagem, de forma a garantir sua preponderncia sobre os quantitativos. Artigo 68 - As snteses de avaliao do rendimento do aluno, parciais ou finais, elaboradas pelo professor, sero expressas em menes correspondentes a conceitos, com as seguintes definies operacionais: Men Conceito o MB Muito Bom B R I Definio Operacional

o aluno obteve excelente desempenho no desenvolvimento das competncias do componente curricular no perodo. Bom o aluno obteve bom desempenho no desenvolvimento das competncias do componente curricular no perodo. Regular o aluno obteve desempenho regular no desenvolvimento das competncias do componente curricular no perodo. Insatisfatri o aluno obteve desempenho insatisfatrio no desenvolvimento o das competncias do componente curricular no perodo.

1 - As snteses parciais, no decorrer do ano/semestre letivo, viro acompanhadas de diagnstico das dificuldades detectadas, indicando ao aluno os meios para recuperao de sua aprendizagem. 2 - As snteses finais de avaliao, elaboradas pelo professor aps concludo cada mdulo ou srie, expressaro o desempenho global do aluno no componente curricular, com a finalidade de subsidiar a deciso sobre promoo ou reteno pelo Conselho de Classe.

Artigo 69 - Os resultados da verificao do rendimento do aluno sero sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados pelo professor numa nica meno. Pargrafo nico - O calendrio escolar prever os prazos para comunicao das snteses de avaliao aos alunos e, se menores, a seus responsveis. Artigo 70 - Ao aluno de rendimento insatisfatrio durante o semestre/ano letivo, sero oferecidos estudos de recuperao. 1 - Os estudos de recuperao constituir-se-o de atividades, com recursos e metodologias diferenciados, reorientao da aprendizagem, diagnstico e atendimento individualizados. 2 - Os resultados obtidos pelo aluno nos estudos de recuperao integraro as snteses de aproveitamento do perodo letivo. Artigo 71 - Durante o semestre letivo, os professores se reuniro para estudo e reflexo do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, por classe, srie/mdulo ou rea. Artigo 72 - A verificao do rendimento escolar nos cursos e programas de formao inicial e continuada obedecer legislao, aplicando-se, no que couber, as normas deste Regimento Comum. Captulo VIII Do Controle de Freqncia Artigo 73 - Para fins de promoo ou reteno, a freqncia ter apurao independente do rendimento. Artigo 74 - Ser exigida a freqncia mnima de 75% do total de horas de efetivo trabalho escolar, considerando o conjunto dos componentes curriculares. Captulo IX Da Promoo e Reteno Artigo 75 - Ser considerado promovido no mdulo ou srie o aluno que tenha obtido rendimento suficiente nos componentes e freqncia mnima estabelecida no artigo anterior, aps deciso do Conselho de Classe. Artigo 76 - O Conselho de Classe decidir a promoo ou reteno, vista do desempenho global do aluno, expresso pelas snteses finais de avaliao de cada componente curricular.

Pargrafo nico - A deciso do Conselho de Classe ter como fundamento, conforme a situao: I - a possibilidade de o aluno prosseguir estudos na srie ou mdulo subseqente; II - o domnio das competncias/habilidades previstas para o mdulo/srie ou para a concluso do curso; e III - na educao profissional, para fins de concluso do curso, o domnio das competncias profissionais que definem o perfil de concluso. Artigo 77 - O aluno com rendimento insatisfatrio em at trs componentes curriculares, exceto na srie ou mdulo final, a critrio do Conselho de Classe, poder ser classificado na srie/mdulo subseqente em regime de progresso parcial, desde que preservada a seqncia do currculo, devendo submeter-se, nessa srie/mdulo, a programa especial de estudos. 1 - A reteno em componentes curriculares cursados em regime de progresso parcial no determina a reteno na srie ou mdulo regulares. 2 - O aluno poder acumular at trs componentes curriculares cursados em regimes de progresso parcial, ainda que de sries ou mdulos diferentes. 3 - Os alunos em regime de progresso parcial, respeitados os limites previstos nos pargrafos anteriores, podero prosseguir estudos nas sries ou mdulos subseqentes. Artigo 78 - Ser considerado retido na srie ou mdulo, quanto freqncia, o aluno com assiduidade inferior a 75% no conjunto dos componentes curriculares. Artigo 79 - Ser considerado retido na srie ou mdulo, aps deciso do Conselho de Classe, quanto ao rendimento, o aluno que tenha obtido a meno I: I - em mais de trs componentes curriculares; ou II - em at trs componentes curriculares e no tenha sido considerado apto pelo Conselho de Classe a prosseguir estudos na srie ou mdulo subseqente; ou III - nas sries/mdulos finais em quaisquer componentes curriculares, includos os de srie(s) ou mdulo(s) anterior(es), cursados em regime de progresso parcial.

Captulo X Dos Diplomas e Certificados Artigo 80 - Ao aluno concluinte de curso com aproveitamento ser conferido ou expedido: I - diploma de tcnico, quando se tratar de habilitao profissional, satisfeitas as exigncias relativas: a) ao cumprimento do currculo bsico do curso e do estgio supervisionado, se obrigatrio e b) apresentao de certificado de concluso do Ensino Mdio ou equivalente; II - certificado de concluso de mdulo ou curso, tratando-se de: a) mdulos de curso tcnico; ou b) cursos de formao inicial ou continuada, conforme previsto no legislao; III - certificado: a) de concluso de Ensino Mdio, para fins de prosseguimento de estudos; b) outros, conforme previsto no caput do artigo 6, identificando o curso realizado, contendo os contedos desenvolvidos e a carga horria cumprida. Artigo 81 - A UE poder expedir declarao correspondente aos componentes curriculares cursados com aproveitamento.

Ttulo V Do Pessoal Captulo I Do Pessoal Tcnico-Administrativo Artigo 82 - O quadro de pessoal tcnico-administrativo da UE ser fixado em regulamento prprio. Artigo 83 - As exigncias de habilitao ou qualificao do pessoal tcnico e administrativo sero as fixadas em legislao especfica, inclusive a legislao de ensino, quando se tratar de especialista em educao.

Artigo 84 - O recrutamento de pessoal tcnico e administrativo ser precedido de concurso pblico, conforme dispuser a legislao e o Regimento do CEETEPS. Artigo 85 - As atribuies dos rgos e as competncias de seus responsveis, no explicitadas neste Regimento, sero objeto de regulamentao prpria, aprovada pelo Conselho Deliberativo do CEETEPS Artigo 86 - O horrio de trabalho dos servidores da UE, observadas a legislao em vigor e as normas prprias do CEETEPS, ser fixado de acordo com as necessidades do ensino, atendidas as peculiaridades da escola. Artigo 87 - Cabe aos servidores tcnicos e administrativos a fiel observncia dos preceitos exigidos para manuteno da ordem, da dignidade e da disciplina na UE. Artigo 88 As penas disciplinares infligveis aos servidores tcnicos e administrativos, exercentes de funo autrquica, estatutrios, bem como as competncias para a sua aplicao, so as estabelecidas no Estatuto dos Servidores Tcnicos e Administrativos do CEETEPS.

Captulo II Do Corpo Docente Artigo 89 - Respeitada a legislao, sero fixadas, com relao aos professores, por meio de normas prprias do CEETEPS: I - as exigncias de habilitao e qualificao; II - as formas de recrutamento, contratao e substituio; e III - a carreira, a jornada de trabalho e o sistema de remunerao.

Pargrafo nico - Aplicam-se as disposies deste captulo aos Auxiliares de Instruo, no que couber. Artigo 90 - So direitos dos membros do corpo docente: I - participar da elaborao da proposta pedaggica, do Plano Plurianual de Gesto da escola e do Plano Escolar; II - participar das alteraes que visem a reorientar o planejamento inicial da escola;

III - candidatar-se ou concorrerem em eleies para representante em conselhos, comisses, bancas, instituies auxiliares, para Coordenador de rea e Diretor, desde que habilitado; IV - ser atendido em diferentes opes de horrios de trabalho, respeitada a organizao da UE e os direitos dos alunos; V - reunir-se no recinto da UE, desde que sem prejuzo das atividades letivas, para tratar de assuntos do ensino ou da Instituio; VI - ter asseguradas condies de trabalho na UE; VII - participar de atividades voltadas pesquisa e prestao de servios comunidade; VIII - participar de cursos de capacitao e atualizao profissional; e IX ser ouvido em suas reclamaes e pedidos.(NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) Artigo 91 - So deveres dos membros do corpo docente: I - elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica da UE, o Plano de Curso e as orientaes do CEETEPS; II - zelar pela aprendizagem dos alunos; III - estabelecer estratgias de recuperao para alunos de menor rendimento e dar cincia delas aos mesmos; IV - participar dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional; V - cumprir os dias letivos e as horas-aula estabelecidas pela legislao; VI - preparar as aulas e material didtico de apoio, bem como as atividades de recuperao; VII - informar os alunos no trabalho docente; incio do perodo letivo do plano de

VIII - manter em dia os assentamentos escolares e observar os prazos fixados para encaminhamento dos resultados; IX - atender s orientaes dos responsveis pelas atividades pedaggicas e Coordenao de rea, nos assuntos referentes anlise,

planejamento, programao, avaliao, recuperao e outros de interesse do ensino; X - estabelecer com alunos, colegas e servidores um clima favorvel ao educativa e em harmonia com as diretrizes gerais fixadas pela UE; XI - colaborar nos assuntos referentes conduta e ao aproveitamento dos alunos; XII - comparecer s solenidades e reunies de finalidade pedaggica ou administrativa, dos rgos coletivos e das instituies auxiliares de que fizer parte; e XIII - colaborar com as atividades de articulao da UE com as famlias e a comunidade. Artigo 92 - vedado aos membros do corpo docente: I - durante as aulas ocupar-se de assuntos ou utilizar materiais e equipamentos alheios ao processo ensino-aprendizagem; II - servir-se das funes para fazer proselitismo e estimular nos alunos atitudes ou comportamentos atentatrios moral e s normas disciplinares; III - dar aulas particulares remuneradas aos alunos da turma sob sua regncia; IV - aplicar penalidade aos alunos; V - fumar nas salas de aulas, laboratrios, oficinas e outras dependncias com aulas em desenvolvimento, atendendo legislao pertinente; VI - desrespeitar o aluno, quanto a suas convices polticas, religiosas, a suas condies sociais e econmicas, a sua nacionalidade, a suas caractersticas tnicas, individuais e intelectuais; VII - apresentar posturas que comprometam o trabalho escolar; VIII - suspender as aulas ou dispensar os alunos antes do seu trmino; IX - retirar equipamentos e materiais da UE sem autorizao da Direo e X - utilizar equipamentos, materiais e dependncias da unidade para uso particular.

Artigo 93 As penas disciplinares aplicveis ao Diretor da Escola, aos professores e auxiliares de instruo so as de : (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) I repreenso; II suspenso; e III dispensa, por justa causa.

Artigo 94 A competncia para aplicao de penas disciplinares previstas no artigo anterior, observando-se, sempre, os princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa, ser do: IDiretor da Escola para os incisos I e II, quanto tratar-se de professores e auxiliares de instruo; (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps4/06) II Diretor Superintendente para os incisos I, II e III, quanto tratar-se de Diretor da Escola, professores e auxiliares de instruo. (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06)

Ttulo VI Dos Direitos, Deveres e do Regime Disciplinar do Corpo Discente Captulo I Dos Direitos

Artigo 95 - So direitos dos alunos: I - ter acesso e participao nas atividades escolares, incluindo as atividades extraclasse proporcionadas pela UE; II - participar na elaborao de normas disciplinares e de uso de dependncias comuns, quando convidados pela Direo ou eleitos por seus pares; III - ser informado, no incio do perodo letivo, dos planos de trabalho dos componentes curriculares do mdulo ou srie em que est matriculado; IV - ter garantia das condies de aprendizagem e de novas oportunidades mediante estudos de recuperao, durante o perodo letivo;

V - receber orientao tanto educacional como pedaggica, individualmente ou em grupo; VI - ser respeitado e valorizado em sua individualidade, sem comparaes ou preferncias; VII ser ouvido em suas reclamaes e pedidos (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) VIII recorrer dos resultados de avaliao de seu rendimento, nos termos previstos pela legislao; IX - ter garantida a avaliao de sua aprendizagem, de acordo com a legislao; X - recorrer Direo ou aos setores prprios da UE para resolver eventuais dificuldades que encontrar na soluo de problemas relativos a sua vida escolar, como: aproveitamento, ajustamento comunidade e cumprimento dos deveres; XI - concorrer representao nos rgos colegiados, nas instituies auxiliares e no rgo representativo dos alunos e XII - requerer ou representar ao Diretor sobre assuntos de sua vida escolar, na defesa dos seus direitos, nos casos omissos deste Regimento. Artigo 96 Os rgos representativos dos alunos tero seus objetivos voltados integrao da comunidade escolar visando a maior participao do processo educativo e gesto democrtica da EU. (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) Pargrafo nico A EU propiciar condies para a instituio e o funcionamento de rgos representativos dos alunos. (NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) Captulo II Dos Deveres Artigo 97 - So deveres dos alunos: I - conhecer, fazer conhecer e cumprir este Regimento e outras normas e regulamentos vigentes na escola; II - comparecer pontualmente e assiduamente s aulas e atividades escolares programadas, empenhando-se no xito de sua execuo;

III - respeitar os colegas, os professores e demais servidores da escola; IV - representar seus pares no Conselho de Classe, quando convocado pela Direo da Escola; V - cooperar e zelar na conservao do patrimnio da escola, concorrendo tambm para que se mantenha a higiene e a limpeza em todas as dependncias; VI - indenizar prejuzo causado por danos s instalaes ou perda de qualquer material de propriedade do CEETEPS, das instituies auxiliares, ou de colegas, quando ficar comprovada sua responsabilidade; e VII - trajar-se adequadamente em qualquer dependncia da escola, de modo a manter-se o respeito mtuo e a atender s normas de higiene e segurana pessoal e coletiva. Captulo III Das Proibies Artigo 98 - vedado ao aluno: I - ocupar-se, durante as atividades escolares, de qualquer atividade ou utilizar materiais e equipamentos alheios s mesmas; II - fumar no recinto da escola, nos termos da legislao pertinente; III - promover coletas ou subscries ou outro tipo de campanha, sem autorizao da Direo; IV - praticar quaisquer atos de violncia fsica, psicolgica ou moral contra pessoas; V - introduzir, portar, guardar ou fazer uso de substncias entorpecentes ou de bebidas alcolicas, ou comparecer embriagado ou sob efeito de tais substncias no recinto da UE; VI - portar, ter sob sua guarda ou utilizar qualquer material que possa causar riscos a sua sade, a sua segurana e a sua integridade fsica, bem como as de outrem; VII - retirar-se da unidade durante o horrio escolar e da residncia de alunos (alojamentos), sem autorizao; e VIII - apresentar posturas que comprometam o trabalho escolar.

Artigo 99 - As UEs elaboraro, com participao da comunidade escolar, as normas de convivncia, consoante diretrizes que sero estabelecidas pelo CEETEPS. Captulo IV Das Penalidades Artigo 100 - A inobservncia das normas disciplinares fixadas nos termos dos artigos anteriores sujeita o aluno s penas de repreenso por escrito, de suspenso e de transferncia compulsria pelo Diretor da UE. 1 - A penalidade de suspenso poder ser sustada pela Direo quando atingidos os efeitos educacionais esperados. 2 - A penalidade de suspenso poder ser substituda por atividades de interesse coletivo, ouvido o Conselho Tutelar. 3 - No caso de transferncia compulsria, dever ser referendado pelo Conselho de Escola e, quando menor, dever ser notificado o Conselho Tutelar. 4 - assegurado ao aluno direito de ampla defesa.

Artigo 101 - A ocorrncia disciplinar dever ser comunicada: I - quando o aluno for menor de 18 anos, em qualquer caso, a seu responsvel; II - autoridade policial do municpio, se for considerada grave; III - ao Conselho Tutelar, se for considerada grave, quando o aluno for menor de idade. Ttulo VII Dos Direitos e Deveres dos Pais ou Responsveis Captulo I Dos Direitos Artigo 102 - So direitos dos pais ou responsveis: I - serem informados sobre a proposta pedaggica da UE;

II - serem informados sobre a freqncia e rendimento dos alunos, incluindo as propostas de recuperao quando o aluno apresentar rendimento insatisfatrio; III - participarem das instituies auxiliares, conforme legislao; IV - recorrerem dos resultados de avaliao do rendimento do aluno, conforme dispuser este Regimento e a legislao, se menor; V - solicitarem reclassificao de seu filho, se menor; e VI - representarem seus pares no Conselho de Escola.

Captulo II Dos Deveres Artigo 103 - So deveres dos pais ou responsveis: I - comparecerem s reunies programadas pela escola, para informao sobre a proposta pedaggica; II - responsabilizarem-se por danos ao patrimnio pblico e privado, causados pelo aluno menor de idade pelo qual so responsveis; III - colaborarem no desenvolvimento das atividades de recuperao propostas pelo professor; IV - acompanharem, durante o perodo letivo, a freqncia e rendimento do aluno pelos quais so responsveis; e V - atenderem as convocaes da Direo da UE.

Ttulo VIII Das Instituies Auxiliares Artigo 104 O Conselho Deliberativo poder reconhecer como Instituies Auxiliares, as pessoas jurdicas de direito privado, sem finalidade lucrativa, com estatutos prprios, que tenham como objetivo colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistncia ao aluno e aos demais membros da comunidade escolar e na integrao famlia-escola-comunidade. Pargrafo nico O Conselho Deliberativo fixar os critrios para reconhecimento e avaliaes peridicas das Instituies Auxiliares.

Ttulo IX Das Disposies Gerais e Finais

Artigo 105 - A Direo organizar seu horrio de atividades de forma a assegurar que os diferentes perodos de funcionamento da UE contem com sua assistncia e servios. Artigo 106 Sero objeto de avaliao peridicas: a) institucionais, as unidades de ensino b) das metas na gesto, os dirigentes das ETEs .(NR) (Redao dada pela Del. Ceeteps-4/06) Artigo 107 Os dispositivos previstos neste Regimento aplicam-se no que couber aos cursos de educao distncia. Pargrafo nico As peculiaridades decorrentes do regime especial de organizao dos cursos de educao distncia sero indicadas nos respectivos projetos de cursos, conforme dispe a legislao.

Artigo 108 - Os documentos produzidos, recebidos e acumulados no exerccio das funes e atividades pblicas das ETEs sero preservados, selecionados e conservados, segundo normas e procedimentos tcnicos, atendida a legislao, com objetivos de: I - assegurar e facilitar o acesso informao para a comunidade interna e externa; II - promover maior eficincia da administrao e melhor atendimento ao pblico; e III - constituir e preservar a memria e a histria da educao e da instituio. Artigo 109 - Este Regimento estar sujeito a revises peridicas, atendendo s sugestes de adequaes solicitadas pela UE e aos dispositivos legais. Artigo 110 - As matrias constantes deste Regimento, passveis de regulamentao, sero elaboradas por uma comisso designada pela Administrao Central do CEETEPS, consultadas as ETEs.

Artigo 111 - Os casos omissos deste Regimento sero resolvidos pelo Diretor Superintendente do CEETEPS. Artigo 112 - As diretrizes e regulamentaes expedidas pelo CEETEPS e as normas e orientaes elaboradas pelas ETES, previstas neste Regimento, inclusas aquelas do artigo anterior, constituiro o anexo regimental de cada unidade de ensino. Pargrafo nico - A Direo promover o livre acesso da comunidade escolar a este Regimento e respectivo anexo, por meios diversos. Artigo 113 - Este Regimento entra em vigor na data da publicao da respectiva Deliberao do Conselho Deliberativo do CEETEPS, dando-se cincia ao Conselho Estadual de Educao.

Ttulo X Da Disposio Transitria Artigo nico - Os atuais ocupantes da funo de confiana de Diretor de Escola cumpriro o mandato de quatro anos para o qual foram designados, podendo ser reconduzidos na mesma UE, nos termos previstos no 3, do artigo 18 deste Regimento, somente se estiverem exercendo o primeiro mandato.

You might also like