You are on page 1of 10

O DISCURSO POLTICO NA CHARGE

Rosilene Alves da SILVA1 (UFMG/FALE/POSLIN)

RESUMO: O trabalho tem como objetivos: (1) desenvolver uma reflexo sobre o discurso poltico na charge; (2) definir a charge sob o ponto de vista da Anlise do Discurso (AD); (3) apresentar a carnavalizao como estratgia discursiva; (4) verificar como ou at que ponto a charge pode veicular informaes e comentrios. Nesse sentido, prope-se como metodologia a articulao entre a teoria semiolingstica (Charaudeau) e o agir comunicativo(Habermas), uma vez que este seja parte da fonte terica daquela, uma nova leitura de Habermas pode vir a formular novos conceitos e a desenvolver estudos de recepo para a Anlise do Discurso. ABSTRACT: The works goals are: (1) to develop a reflection about the political discourse in cartoons; (2) to define cartoon under the discourse analysiss (DA) point of view; (3) to present the so-called carnivalization as a discoursive strategy; (4) to verify how and how much information can be transmitted through cartoons. In that sense, the proposed methodology consists in a link between the semiolinguistics theory (Charaudeau) and the communicative actings theory (Habermas), because the last one is theoretical source for the first one. A new Habermas interpretation may formulate new concepts and develop studies about discourse reception related to DA.

1. Introduo No se pode falar em discurso poltico sem antes buscar explicar a poltica, ento, o discurso poltico ser compreendido a partir do conceito de poltica de Weber e Habermas. Em seguida, buscar-se- definir a charge e explicar os traos caracterizadores desta. Bem como, contribuir para a problemtica da recepo na Anlise do Discurso. Portanto, este trabalho pretende revisar vrios tericos com a finalidade de compreender o discurso poltico na charge. 2. A poltica e o discurso poltico 2. 1. A poltica WEBER (1973, p. 48-49) define a poltica, in lato sensu, como qualquer tipo de atividade diretiva e autnoma; in stricto sensu, como a aspirao (Streben)2 a participar no poder ou a influir na distribuio do poder entre estados ou, dentro de um mesmo Estado, entre os diversos grupos de homens que o compem. A poltica, para Max Weber, se define em relao distribuio do poder na sociedade. Tambm Habermas apud CHARAUDEAU (2006c, p.256) define a poltica a partir da relao de poder, distinguindo-o em comunicacional e em administrativo. O primeiro circula no espao pblico e tem como iniciador e depositrio o povo, assim, atravs da comunicao, os cidados trocam opinies, formando uma opinio pblica. O segundo veiculado dentro do governo e implica em relaes de dominao regulador da ao social. importante dizer que Habermas e Weber no entendem o poder da mesma forma, pois para Weber o poder se manifesta a partir da fora e da violncia legitimada; j Habermas entende o poder por meio da comunicao com a finalidade de persuadir ou convencer para a ao. CHARAUDEAU (2006c, p. 257) explica melhor o poder comunicacional e administrativo dizendo:
...o poder comunicacional o que torna possvel a construo de um espao poltico ao colocar em cena a questo da legitimidade, e que o poder administrativo, ao se fundar sobre essa legitimidade, ao tirar partido de uma vontade popular, implementa um dispositivo de

1 2

rosialves1@gmail.com Termo em alemo o qual se traduziu como aspirao.

2684

realizao concreta do poder ao se impor s prprias pessoas que o fundaram. (grifos nossos)

Pode-se concluir que a poltica surge da relao de poder entre os atores sociais, sejam cidados que legtima, sejam polticos que so legitimados, respectivamente, surge a poltica participativa e representativa. Ou seja, a poltica surge da tentativa de se resolver os conflitos de poder por meio da comunicao e do mandato que d direito ao poltico de representar o cidado na esfera do Estado. Segundo CHARAUDEAU3, a partir de Habermas, a poltica e o discurso poltico surgem da atividade social dividida em dois eixos: dizer poltico e fazer poltico. O primeiro a linguagem que domina com o objetivo de impor uma opinio. O segundo a ao como o espao onde se exerce o poder, por exemplo, o Estado, e o objetivo uma dominao feita de regulamentao, de sano e de reivindicao.4 Pode-se dizer que a poltica e o discurso poltico surgiro da dialtica do poder dizer poltica e do poder fazer poltica. Buscar-se- demonstrar na charge essa dialtica, pois a charge pode ser a sntese desse dizer e fazer poltica. 2.2. O discurso poltico BONNAFOUS (1999, p. 318) citando Le vocabulaire politique et social en France de 1869 1872, define que: Um discurso poltico todo aquele que entendemos como poltico.5 BONNAFOUS (loc. cit.) afirma que o discurso empresarial, o discurso pedaggico, publicitrio, e certas conversaes dirias podem ser chamados polticos porque veiculam, conscientemente ou no, imaginrios, sistemas de valores, crenas; a prpria evoluo dos gneros miditicos pode receber uma interpretao poltica. Todo discurso pode ser poltico. J MENEZES (2004, p. 254) ao argumentar sobre os gneros discursivos, classifica o discurso poltico segundo as semelhanas e diferenas do espao pblico, demonstrando que o discurso poltico se constitui em novos discursos de acordo com os espaos de ocorrncia:
(a) No espao da cidadania: o gnero poltico partidrio [...]; o gnero poltico parlamentar [...]; o gnero poltico eleitoral [...]; o gnero poltico de governo [...]; (b) No espao mundial/local: o gnero poltico da diplomacia [...]; o gnero poltico popular ou dos movimentos sociais [... como o movimento feminista, de homossexuais, ecologistas, trabalhadores rurais sem-terra...] em nvel nacional e, por vezes, internacional; (c) No espao domstico: o gnero poltico domstico [...as questes se colocam no nvel das relaes familiares e tm o poder de migrarem para os diversos outros espaos]; (d) No espao da produo: o gnero poltico institucional da empresa e o gnero institucional do sindicato [...];

Como se pode perceber, segundo MENEZES (op. cit.) o discurso poltico se constitui em funo desses espaos. E em cada lugar se encontram novas situaes scio-discursivas, condies de produo, protagonistas, intenes e finalidades que corroboram a produo de subgneros do discurso poltico. Segundo CHARAUDEAU, 2006a, p. 31, o certo que o espao pblico no homogneo. Ele fragmentado em diversos espaos que se entrecruzam e no respondem s mesmas finalidades. O discurso poltico circula nesses meandros metamorfoseando-se ao sabor das influncias que sofre de cada um deles. 2.2.1. O contrato de comunicao do discurso poltico necessrio nesse momento que se discorra sobre o contrato de comunicao, o ato de linguagem e os protagonistas do discurso. Na tentativa, de entender o contrato de comunicao do discurso poltico. 2.2.1.1. Contrato de comunicao e ato de linguagem segundo Charaudeau Segundo CHARAUDUAU, 2006a, p. 52:

3 4

Cf. CHARAUDEAU, 2006c, p. 257-258. Cf. CHARAUDEAU, 2006c, p. 257-258. 5 Cf. texto original Un discours politique est ce que est lu comme politique.

2685

Todo discurso se constri na interseo entre um campo de ao, lugar de trocas simblicas organizado segundo relaes de fora(Bourdieu), e um campo de enunciao, lugar dos mecanismos de encenao da linguagem. O resultado o que chamamos de contrato de comunicao.

O contrato comunicacional se define de acordo com um conjunto de restries mais ou menos estveis, definindo, assim, o ato de linguagem. Cada ato de linguagem ter um contrato de comunicao que depende de certas circunstncias de produo. Segundo CHARAUDEAU (1983, p. 38-40, passim), o ato de linguagem deriva de um ato interenuciativo entre quatro protagonistas, o lugar de encontro imaginrio de dois universos discursivos que no se identificam: o universo do processo de produo e o universo do processo de interpretao. CHARAUDEAU, 1983, p. 93, define o ato de linguagem como uma mise en scne que depende do contrato de comunicao: [...] todo ato de linguagem submisso a um conjunto de restries que o fazem pertencer a um certo gnero discursivo e dependente do contrato de comunicao. 2.2.1.2. Contrato de comunicao e ato de linguagem segundo Habermas Charaudeau ao formular a teoria semiolingustica estabelece por vrias vezes pontos convergentes com Habermas, dessa forma, importante que alguns conceitos de Habermas sejam retomados para que se entenda melhor o contrato de comunicao (consenso ou entendimento) e o ato de linguagem. HABERMAS (1990, passim) define o ato de linguagem6 como um ato dialtico, porque ele s validado, entendendo-se a validade equiparada verdade de asseres,7 e quando se resgata sua pretenso de validez8, seja ela positiva ou negativa. Sabendo que Pretenses de validez formam o ponto de convergncia do reconhecimento intersubjetivo por parte de todos os participantes. Elas desempenham um papel pragmtico na dinmica que perpassa a oferta do ato de fala e a tomada de posio do destinatrio em termos de sim/no.9 Pode-se entender a pretenso de validez tanto positiva quanto negativa, porque isso depender do entendimento. A intersubjetividade e o entendimento so condies do ato de linguagem. Habermas define entendimento como um processo comunicativo voltado para a obteno de um consenso. SIEBENEICHIER, 1989, p. 94, explicando Habermas diz que o consenso sobre algo mede-se pelo reconhecimento intersubjetivo da validade de um proferimento fundamentalmente aberto crtica. HABERMAS, 1990, p. 77, ratifica dizendo:
A comunicao voltada para o consenso pode ser vista basicamente como uma troca ativa e pacfica de opinio e de informaes entre participantes de uma determinada praxis social, portanto, como um processo social que se d atravs da linguagem[...]. (Grifos nossos)

SIEBENEICHIER, 1989, p. 94-95, reinteira:


[...] se considerarmos o entendimento como um processo que abrange uma srie encadeada de atos de fala. Neste contexto o ato de fala de um participante somente tem sucesso se o outro participante aceitar a oferta contida neste ato, dizendo sim ou no. Isso significa que, tanto o primeiro falante, que levanta, atravs de seu proferimento, uma pretenso de validade, como o segundo falante, que reconhece ou rejeita esta pretenso, apiam as suas decises em algum tipo de razo ou argumento. (grifos nossos)

O contrato de comunicao se identifica em Habermas como um entendimento ou um consenso intersubjetivo do ato de linguagem, atravs do resgate de pretenses de validez. Caso no haja entendimento, no h ato de linguagem, nessa medida tambm no h contrato de comunicao.

Habermas usa o termo ato de fala, porm aqui ser usado ato de linguagem por se entender mais amplo. Cf. definio de ato de fala em CHARAUDEAU;MAINGUENEAU, 2004, p. 72. 7 Cf. HABERMAS, 1990, p. 78. Cf. tambm o conceito de assero em CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p. 67. 8 Cf. HABERMAS, 1990, p. 81. 9 Cf. HABERMAS, 1990, p. 81.

2686

2.2.1.3. Protagonistas do ato de linguagem10 Segundo CHARAUDEAU, 1980, passim, o ato de linguagem pressupe quatro protagonistas. No universo de produo, h o sujeito comunicante (EUc) que projeta um sujeito destinatrio (TUd) ideal, adequado a seu ato de enunciao. No universo de interpretao, h o sujeito interpretante (TUi) que, atravs das marcas deixadas pelo sujeito comunicante (EUc), abstrai do ato de linguagem o sujeito enunciador (EUe). CHARAUDEAU, 1980, p. 24, explica:
Interpretar ento, para o sujeito interpretante (TUi), fazer hipteses sobre o saber do sujeito enunciador (EUe) e sobre o ponto de vista deste em relao ao propsito linguageiro e em relao a ele mesmo (sujeito destinatrio (TUd)); toda interpretao um processo de inteno.11

O sujeito interpretante(TUi) ao reconhecer as marcas (estratgias discursivas) deixadas pelo sujeito comunicante (EUc), automanticamente, torna-se cnscio do sujeito enunciador (EUe) e se inscreve no sujeito destinatrio (TUd) idealizado pelo sujeito comunicante (EUc). O EUe uma imagem do sujeito comunicante (EUc) do ato de linguagem, traz os traos de intencionalidade do EUc no universo de produo. Esse EUe tambm pode ser uma imagem do enunciador reconstrudo pelo sujeito interpretante (TUi) como hiptese sobre aquele que intencionalidade do sujeito comunicante (EUc) realizado no universo de produo. O sujeito destinatrio (TUd), no universo de interpretao, pode estar marcado explicitamente ou no, mas est presente ou pelas circunstncias de discurso ou pelo contrat de parole ou contrat situationnel12, e pode ser ou no, ou at uma certa medida, aceito pelo sujeito interpretante (TUi). Quando esse sujeito interpretante aceita o TUd, ou corresponde s expectativas do sujeito comunicante (EUc), h a instaurao do contrato comunicacional.13 Conclui-se que os sujeitos enunciador e destinatrio, EUe e TUd, permeiam os universos de produo e interpretao de acordo com as intencionalidades dos parceiros de comunicao. O ato de linguagem uma totalidade formada pelo dizer e pelo fazer inscrito em uma situao de comunicao e institudo pelo contrato de comunicao instaurado pelos parceiros (ou protagonistas) de comunicao, em uma dada encenao (mise en scne). O EUe e o TUd encontram-se na estrutura interna (dizer) do ato de linguagem, enquanto o EUc e o TUi so sujeitos empricos que se encontram na estrutura externa (fazer). O contrato de comunicao do discurso poltico se constri dessa mesma forma. Ocorre que os protagonistas do discurso poltico, segundo CHARAUDEAU, 2006a, p.52, no so pessoas de carne e osso, mas entidades humanas, cada qual sendo o lugar de uma intencionalidade, e categorizadas em funo dos papis que lhe so destinados. [...] Por isso prefervel falar em instncias. Dada a complexidade do discurso poltico, no se pode tambm considerar apenas dois lugares de intencionalidade, pois alm do lugar de governana (Estado) e um lugar de opinio (cidado), h o lugar que se ope governana (a adversria) e o lugar de mediao. Desses lugares, CHARAUDEAU, 2006a, p.52, explica que se encontra, no primeiro, a instncia poltica e seu duplo antagonista, a instncia adversria; no segundo, encontra-se a instncia cidad e a ltima, a instncia miditica. Em cada uma dessas instncias se estabelece trocas entre os parceiros de comunicao, alm de cada instncia promover suas trocas linguageiras e serem lugares de circulao de imaginrios e crenas. O contrato de comunicao do discurso poltico pode ser determinado pelos lugares de intencionalidade (as instncias), pelas situaes de comunicao e por seus protagonistas (parceiros).

10 11

Cf. CHARAUDEAU, 1980, passim. Cf. texto original: Interprter cest donc, pour le sujet interprtant, faire des hypothses sur le savoir du sujet nonant et sur les points de vue de celui-ci par rapport au propos langagier et par rapport lui-mme, sujet destinataire (toute interprtation est un procs dintention). 12 CHARAUDEAU, 1983, p.53-56. 13 Segundo CHARAUDEAU, 2001, p. 30, 31 e passim, in MARI, 2001, o contrato comunicacional (contrat de parole ou contrat situationnel) depende de trs componentes mais ou menos objetivos, que so: comunicacional, psicossocial e intencional.

2687

2.2.2. A relao de poder entre a instncia poltica e a instncia miditica SALAVASTRU14 defende que: o discurso poltico e, mais geralmente, todas as formas de comunicao so profundamente ligadas prtica do poder.15 SALAVASTRU (op. cit.) afirma que o discurso poltico em uma dimenso pragmtica est associado ao discurso de poder. E, tambm, que o problema da legitimidade do poder uma preocupao fundamental para os atores polticos interessados pelos mecanismos de acesso ao poder. O discurso poltico mediado pela mdia, a qual pode ser um instrumento que ora servem ao poltico para a manuteno do poder, ora contra o poltico, destituindo-o do poder. O discurso poltico est no espao pblico que um espao de controvrsias, contradies, tenses, um espao de disputa de poder e de interesses. Sem este espao no se pode pensar em poltica ou em discurso poltico. Assim, o homem poltico deve pretender uma imagem que atenda tanto as expectativas da instncia cidad, quanto da miditica. 3. A charge A charge um ato de linguagem no qual o chargista carnavaliza personagens, acontecimentos ou as estratgias discursivas produzidas pelo sujeito comunicante do discurso poltico da instncia poltica. A priori, a charge tem como finalidade o humor, mas, a posteriori, ela pode provocar ironia, contestao, crtica e denncia ou tecer comentrios prs ou contras. GURGEL16 caracteriza a charge, como:
[...] o trao caracterizador da charge a polifonia que permite perceber um jogo de vozes contrastantes provocador do riso, assumindo, assim, o estatuto de texto humorstico. [...] ao fornecer as informaes e o suporte contextual para o seu entendimento, seja conduzindo para uma direo convergente de sentidos, portanto parafrstica, seja numa direo divergente, parodstica. Outro ponto importante a ser observado na charge o fato de que, na sua construo interna, ela bivocal, porque carnavalesca, no sentido bakhtiniano. Ela informa e opina sobre o seu tema por meio da representao de um mundo s avessas, aguando, pela prpria inverso de valores sociais que promove, uma viso mais ntida da realidade. O autor da charge cumpre um ritual ambivalente, porque conjuga elementos dspares, ao figurar a autoridade e destron-la e ao apontar a ordem instituda pelo reverso de sua aparncia sria. (Grifos nossos)

Para que haja entendimento17 da charge, necessrio que ela seja atualizada. Esta se pode dar na proporo que o sujeito interpretante18 (TUi) recupere as informaes anteriores charge, de reportagens publicadas antes de sua criao, uma vez que a charge seja resultado dessas informaes que constrem o acontecimento no Jornal. Pode se dizer que a charge um texto engajado na realidade scio poltica. medida que o sujeito interpretante (o leitor) resgata o acontecimento e produz entendimento o quo mais prximo da inteno do sujeito comunicante (o chargista), aquele sujeito interpretante (o leitor) se identifica mais e mais com o sujeito destinatrio intencionado pelo chargista. Tambm se pode entender o chargista como sujeito interpretante (TUi) das notcias veiculadas pelo jornal ao qual est vinculado. Pois, mesmo que faa parte do contrato de trabalho do chargista com o jornal produzir charges a partir somente dessas notcias, ele ainda no est isento da influncia de uma pluralidade de imaginrios e crenas do grupo no qual ele se insere. Isso significa que apesar de o chargista ser contratado para produzir charges dos acontecimentos relatados nas notcias do jornal, ele produz a charge interpretando os acontecimentos e reagindo a eles. A partir desse ponto de vista que se pode analisar a charge sob a perspectiva da recepo ou interpretao.
Cf. SALAVASTRU, [s.d.], [s.p.], artigo do Seminrio de Lgica discursiva, Teoria da argumentao e Retrica da Faculdade de Filosofia da Universidade de Al.I.Cuza Iassy , Romenia. Texto em HTML. 15 Cf. texto original le discours politique et, plus gnralement, toutes les formes de communication politique sont profondment lis la pratique du pouvoir; [...] 16 Cf. GURGEL, 2003, [s.p.]. 17 Habermas define entendimento como um processo comunicativo voltado para a obteno de um consenso. Cf. item 2.1.2.1.2. Contrato de comunicao e ato de linguagem segundo Habermas 18 Cf. parceiros da comunicao em CHARAUDEAU, 1983.
14

2688

importante notar que a Folha de So Paulo um jornal que tem como caracterstica ser plural, isso significa que h espao para opinies diversas, inclusive contraditrias. Essa caracterstica d ao chargista desse jornal maior liberdade para interpretar os acontecimentos, aproximando-se mais da opinio pblica e da instncia cidad. Isso pode ser facilmente observvel lendo o jornal. Ali se apresentava, no perodo eleitoral de 2006, opinies que defendiam petistas e outras que defendiam tucanos, ou que criticavam ambos, o jornal mediava a instncia poltica e adversria sem tomar partido de uma ou outra. Atravs dessa estratgia a Folha de So Paulo pode alcanar uma imparcialidade, ao mesmo tempo, que se aproxima mais da instncia cidad. Essa caracterstica da Folha de So Paulo pode ser observada tambm na charge a seguir, publicada em 13 de outubro de 2006.

Os dois personagens que aparecem na charge de Angeli so, respectivamente, Geraldo Alckmin e Lula caricaturizados. Alckmin representa a instncia adversria e Lula a instncia poltica. Cada um carrega tatuagens que representam problemas e denuncias que surgiram durante suas administraes de governo ou no decorrer do processo eleitoral. Essa charge exemplo da assero anterior porque cada personagem remete a uma opinio pblica que critica o candidato tucano e a uma outra que critica o candidato petista. pertinente observar que se pode identificar a priori o sujeito interpretante da charge como todo leitor da Folha de So Paulo, e, a posteriori, pode-se identificar o chargista Angeli como sujeito interpretante no status de leitor das notcias acerca dos problemas referenciados na charge e anteriormente relatados pelo jornal. 3.1. A carnavalizao como estratgia discursiva necessrio recuperar a noo de carnavalizao. Esta pode ser tomada como estratgia discursiva porque se remete a dessacralizao dos personagens e acontecimentos cotidianos. Atravs da caricatura das personalidades e da stira dos acontecimentos, pode-se construir uma crtica, denncia e ironia daqueles, a fim de promover uma conscincia popular no sentido de convencer ou persuadir o leitor. Na charge, rompese com as mscaras institucionalizadas para reconstruir novas mscaras que representam as anteriores muitas vezes corrompidas. 3.1.1. Conceito de carnavalizao Segundo BAKHTIN (1970, p. 236 apud MACHADO, 2004, p. 80), a carnavalizao destri qualquer dobramento sobre si e qualquer ignorncia do outro, preenche as distncias, destri as oposies, essa sua funo essencial na histria da literatura.19 (Traduo nossa). Os termos dobramento sobre si e ignorncia do outro podem ser entendidos, respectivamente, como hierarquia e discriminao, uma vez que a carnavalizao pode ser compreendida como exerccio de alteridade, onde no carnaval todos so iguais.

19

Cf. texto original: Elle dtruisait tout repliement sur soi et toute ignorance de l autre, comblait les distances, anantissait les oppositions cest as fonction essentielle dans lhistoire de la littrature.

2689

Segundo Bakhtin, 2005, p.122:


O carnaval um espetculo sem ribalta e sem diviso entre atores e espectadores. No carnaval todos so participantes ativos, todos participam da ao carnavalesca. No se contempla e, em termos rigorosos, nem se representa o carnaval mas vive-se nele, e vive-se conforme as suas leis enquanto estas vigoram, ou seja, vive-se uma vida canavalesca. Essa uma vida desviada da sua ordem habitual, em certo sentido uma vida s avessas, um mundo invertido (monde lenvers).

A charge reproduz o carnaval que toma acontecimentos relatados, histricos ou no, e personalidades, revestindo-os de um olhar, de uma opinio sem hierarquia e subordinao. E caracteriza-se por uma relao de alteridade, quando o chargista ecoa a voz da instncia cidad, tomando posse da opinio publica. Guardadas as devidas diferenas, pois o chargista pode ecoar a voz do outro, mas se encontra em uma posio de prestgio ao integrar a instncia miditica. A carnavalizao surge como estratgia discursiva que constri a pardia e produz efeitos (como: a crtica, a denncia, a ironia), provocando um deslocamento das intenes que antes o discurso do poltico veiculava e desdobrando-o ou corrompendo-o de acordo com a inteno do chargista. 3.1.1.1. As categorias da cosmoviso carnavalescas formadora da estratgia discursiva da carnavalizao A carnavalizao se manifesta de acordo com quatro categorias da cosmoviso carnavalesca20, a saber: a revogao das leis, proibies, restries, hierarquia e desigualdade sociais; a libertao do modus de relaes mtuas do homem, o comportamento, o gesto e a palavra do homem libertam-se do poder de qualquer posio hierrquico-sociais da vida extracarnavalesca; as msalliances carnavalesca, ou seja, o carnaval provoca uma aproximao, uma reunio, uma celebrao dos esponsais e combina o sagrado com o profano, o elevado com o baixo, o grande com o insignificante, o sbio com o tolo; a profanao, esta formada pelos sacrilgios carnavalescos, por todo um sistema de descidas e aterrissagens, pelas indecncias, relacionadas com a fora produtora da terra e do corpo, e pelas pardias carnavalescas de personalidades e acontecimentos.21 Essas quatro categorias, segundo BAKHTIN, 2005, p. 123-124, so idias concretas acerca da igualdade e da liberdade, da inter-relao de todas as coisas ou da unidade das contradies, isto :
So, isto sim, idias concreto-sensorias, espetacular-rituais vivenciveis e representveis na forma da prpria vida, que se formaram e viveram ao longo de milnios entre as mais amplas massas populares da sociedade europia. Por isso foram capazes de exercer enorme influncia na literatura em termos de forma e formao dos gneros.

Essas quatro categorias carnavalescas podem ser lidas como estratgias discursivas, isto , a carnavalizao como estratgia discursiva realizar-se- na charge tambm respondendo a essas categorias carnavalescas. A carnavalizao provoca a subverso do discurso poltico da instncia poltica e inaugura o discurso poltico da instncia cidad atravs do eco desta inscrito na interpretao dos acontecimentos polticos da instncia miditica. Ou seja, formulando uma analogia de BAKHTIN (op.cit.), as idias concreto-sensorias, espetacular-rituais vivenciveis e representveis na forma da prpria vida so capazes de inaugurar novos gneros do discurso poltico.

20 21

BAKHTIN, 2005, p. 123. BAKHTIN, 2005, p. 123.

2690

3. 2. O carter polifnico da charge Deve-se entender a charge como ato de linguagem que faz referncia a um lugar pblico em que se ouve muitas vozes e se somam muitas vontades. Isso pode ser remetido ao conceito de polifonia de BAKHTIN, 2005, p. 21:

A essncia da polifonia consiste justamente no fato de que as vozes, aqui, permanecem independentes e, como tais, combinam-se numa unidade de ordem superior da homofonia. E se falarmos de vontade individual, ento precisamente na polifonia que ocorre a combinao de vrias vontades individuais, realiza-se a sada de princpio para alm dos limites da vontade. Poder-se-ia dizer assim: a vontade artstica da polifonia a vontade de combinao de muitas vontades, a vontade do acontecimento.

Pode-se reconhecer na charge as vrias vozes e vontades das instncias poltica (adversria) e cidad. essa anlise que d a charge o status de polifnica. 3. 3. A charge inscrita na instncia miditica importante mencionar o carter informacional e de comentrio da charge. Isso se justifica porque a charge um ato de linguagem que faz parte da instncia miditica. Portanto, no se pode ignorar essas caractersticas que recortam a instncia miditica. A priori a charge estabelece um contrato de comunicao do ldico, do humor que tem como inteno a captao de leitores. A posteriori, nas charges pode haver a inteno de informar e de comentar. H algumas charges que inclusive romperam com o contrato de comunicao do ldico para privilegiar as outras intenes. A inteno de captao pode ser percebida a partir do efeito patmico do riso, que atrai o leitor, e passvel na charge por trazer a caricatura das personalidades. Ou ainda, o leitor pode ser atrado pela expectativa que se cria no imaginrio da instncia cidad sobre o dizer do chargista. A charge pode circular o discurso de informao da instncia miditica por obviamente pertencer a imprensa escrita (o jornal), esse discurso pode ser percebido quando o leitor do jornal recupera as notcias geradoras da charge. Sob este ponto de vista a charge informa. Isso significa que a charge atende a inteno de informao porque contribui para fazer o cidado saber22 sobre o que acontece ou, no caso, aconteceu no cenrio poltico atravs da recuperao ou inferncia de informaes. medida que o leitor reconhece as informaes inscritas na charge e passa a perceber os comentrios do chargista, ele reconhece o discurso poltico da instncia poltica e pode reconhecer tambm sua prpria voz, com efeito, o leitor pode perceber o discurso poltico do cidado. Esse processo de interpretao d charge uma caracterstica de comentrio. Porque pode-se entender que a charge diz o poltico no s atravs da caricatura de personalidades ou acontecimentos da instncia poltica, mas tambm porque ela essencialmente comentrio de acontecimentos que, de uma certa forma, pode fazer agir o cidado e pode tambm ser uma reao de cidado (a interpretao do chargista). Ainda, a charge cumpre com a inteno de comentrio porque se exige do leitor uma atividade intelectiva, um trabalho de raciocnio, uma tomada de deciso (CHARAUDEAU, 2006b, p. 176). A essa atividade intelectiva HABERMAS (1990) d o nome de resgate da pretenso de validez. O chargista, atravs da retomada da informao e da carnavalizao desta, problematiza, elucida e avalia os acontecimentos relatados dentro do jornal. 23 O leitor para compreender a charge v-se obrigado a resgatar informaes ao mesmo tempo em que as retoma, faz dizer e faz saber, e quando o sujeito destinatrio reconhecido pelo TUi (o leitor), pode ser movido pelas estratgias discursivas da carnavalizao, que lhe podem provocar humor (faz sentir) e pode persuadi-lo (faz agir) ou convenc-lo (fazer refletir). Portanto, pode-se dizer que a charge veicula informao e comentrio.

22 23

Cf. CHARAUDEAU, 2006b, p. 152 e seguintes. Cf. CHARAUDEAU, 2006b, p. 175 e seguintes.

2691

4. Consideraes finais A charge um corpus rico para pesquisa, por todas as caractersticas mencionadas. O EUc, o chargista, perverte o personagem do acontecimento poltico em evidncia, muitas vezes, transgride o contrato do discurso da personalidade ou do acontecimento poltico, atravs de estratgias de carnavalizao, para formar um outro contrato de comunicao de um outro discurso poltico inscrito na instncia cidad que pode ser inteno do chargista e produz certos efeitos discursivos, por exemplo: a crtica, a denncia sob a mscara humorstica. necessrio compreender o discurso poltico que filtrado pelos jornais em que se publica a charge. A mediao dos jornais, alm daquela do chargista, permite-se perceber vrias intencionalidades quando o jornal divulga informaes ou oculta outras. preciso entender como ocorre essa interferncia no processo de produo e de interpretao do ato de linguagem.

5. Referncias bibliogrficas BAKHTIN, Mikhail. Problemas da potica de Dostoievski. Traduo direta do russo, notas e prefcio de Paulo Bezerra. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. 275p. BONNAFOUS, Simone. Lanlyse du discours politique. In: MARI, H et al. (Org.). Fundamentos e Dimenses da Anlise do Discurso. Belo Horizonte: Carol Borges; NAD/FALE/UFMG, 1999, p. 317-326. CHARAUDEAU, Patrick. Langage et discourse: lements de smiolinguistique: Thorie et pratique. 6e. ed. Paris: Hachette, 1983. 176p. CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionrio de anlise do discurso. Colab. da traduo de Fabiana Komesu. So Paulo: Contexto, 2004. 555p. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Poltico. Traduzido por Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. So Paulo: Contexto, 2006a. 328p. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mdias. Traduzido por ngela S. M. Corra. So Paulo: Contexto, 2006b. 283p. CHARAUDEAU, Patrick. O discurso poltico. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William (org.). Anlise do discurso: gneros, comunicao e sociedade. Belo Horizonte: NAD/POSLIN/FALE-UFMG, 2006c. p. 251-268. FRANA, Jnia Lessa; colaboradores: VASCONCELLOS, Ana Cristina de; MAGALHES, Maria Helena de Andrade; BORGES, Stella Maris. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 6. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. 230 p. (Aprender) GURGEL, Nair. A charge numa perspectiva discursiva. Primeira verso, Porto Velho, Departamento de Letras, UFRO, n 135, ano I, 2003. Disponvel em: http://www.unir.br/ ~primeira/artigo135.html. Acessado em 22 mai. 05. HABERMAS, Jrgen. Aes, atos de fala, interaes mediadas pela linguagem e mundo da vida. In: _______. Pensamento ps-metafsico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. Captulo 4, p. 65-103. MACHADO, I. L. A pardia vista sob a luz da anlise do discurso. In: MARI, H et al. (Org.). Fundamentos e Dimenses da Anlise do Discurso. Belo Horizonte: Carol Borges; NAD/FALE/UFMG, 1999, p. 326-334. MACHADO, I. L. A pardia, um gnero transgressivo. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (orgs.). Gneros: Categorias de Anlise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, p. 75-86.

2692

MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lcia; MELLO, Renato (org.). Anlise do discurso: fundamentos e prticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001. 360p. SANTAELLA, Lucia. Comunicao e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. So Paulo: Hacker Editores, 2001. SIEBENEICHIER, Flvio Beno. Pressupostos do esclarecimento Habermasiano. In: ______. Jrgen Habermas: razo comunicativa e emancipao. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. Captulo 3, p. 47129. SILVA, Rosilene Alves da. Compreendendo a pardia: um estudo sobre a leitura de pardia na escola de ensino fundamental. 2003. 102 f. Monografia (Bacharelado em Lngua Portuguesa) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. WEBER, Max. A poltica como vocao. In: _____. O poltico e o cientista. Introduo de Herbert Marcuse e traduo de Carlos Grifo. 2. ed. Lisboa: Presena, 1973, p. 47-139.

2693

You might also like