You are on page 1of 2

Como se d a revalidao de diploma de graduao expedido por universidade estrangeira?

A Lei no 9.394/96, em seu art. 48 2o , dispe que as universidades pblicas que tenham curso do mesmo nvel e rea ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparao, revalidaro os diplomas expedidos por universidades estrangeiras, na forma em que estiver prevista e disciplinada em seu estatuto ou regimento, podendo ainda a instituio condicionar a revalidao ao cumprimento de adaptaes regulamentares.

Quem responsvel por expedir e registrar os diplomas de graduao e qual o prazo para sua emisso?
Segundo o art. 48 da Lei no 9.394/96 (LDB), regulamentado pela Resoluo CNE no 3, de 03 de agosto de 1997, os diplomas expedidos pelas universidades sero por elas prprias registrados, e aqueles conferidos por instituies no-universitrias, sero registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educao, situadas na mesma unidade da Federao. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, tero validade nacional, como prova da formao recebida por seu titular. Uma vez que o aluno cole grau, tem direito, desde logo, ao recebimento de seu diploma, devidamente registrado, para que tenha validade em todo territrio nacional. Como a lei no estabelece prazo para o cumprimento desta obrigao, aplica-se a regra do art. 397, in fine, do Cdigo Civil Brasileiro, ou seja, o devedor, isto , a instituio, fica em mora (situao de descumprimento culposo) mediante interpelao formal (escrita e protocolar) do interessado.

Como revalidar estudos de nvel superior (graduao e ps-graduao) realizados no exterior?


No mbito do sistema educacional brasileiro, o tema regulamentado pelo Artigo 48 da Lei no 9.394/96 (LDB) e pela Resoluo CNE/CES no. 1/2002 do Conselho Nacional de Educao (CNE), que estabelece o seguinte procedimento para a revalidao de estudos de nvel superior: (a) para solicitar a revalidao do diploma ou certificado, o interessado dever, primeiramente, identificar a universidade pblica, autorizada pelo CNE, que ministre curso semelhante ou afim ao curso a ser revalidado;

(b) o processo aberto diretamente na instituio escolhida pelo interessado, que deve apresentar, na ocasio, cpia do diploma expedido e documento oficial do estabelecimento de ensino estrangeiro contendo dados sobre a carga horria, o currculo do curso, os programas e as ementas das disciplinas cursadas e o histrico escolar do postulante. Todos os documentos devem ser autenticados pela autoridade consular brasileira no pas em que os documentos foram expedidos. Todas as firmas constantes dos documentos devem ser reconhecidas; (c) os processos so analisados um a um, e a deciso final tomada por uma comisso de especialistas da rea, designada pela instituio. A revalidao poder incluir a obrigatoriedade de estudos complementares, exames e provas especficas (funo de arbtrio da universidade, que tem autonomia para tanto); (d) somente aps esse trmite, a universidade pode efetuar o registro do diploma. No caso dos certificados, ttulos e diplomas de ps-graduao, s podero conceder revalidao as universidades ou instituies isoladas federais de ensino superior que mantenham programa (mestrado ou doutorado) em rea de conhecimento idntica ou afim, as quais tenham obtido notas iguais ou superiores 4 na ltima avaliao da Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior-CAPES.

http://revalide.com.br/index.php/duvidas_frequentes/P3/ a) para solicitar a revalidao do diploma ou certificado, o interessado dever, primeiramente, identificar a universidade pblica, autorizada pelo CNE, que ministre curso semelhante ou afim ao curso a ser revalidado; http://www.portalconsular.mre.gov.br/retorno/guia-do-brasileiro-regressado1/transferencia-de-cursos-e-revalidacao-de-diplomas/

You might also like