You are on page 1of 39

.

http://alea-estp.ine.pt

Dossis Didcticos

XI O Inqurito Estatstico
uma introduo elaborao de questionrios, amostragem, organizao e apresentao dos resultados

Maria Joo Ferreira Pedro Campos

2 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -2

1. Introduo

O projecto ALEA - Aco Local Estatstica Aplicada - constitui-se como um contributo para a elaborao de novos suportes de disponibilizao de instrumentos de apoio ao ensino da Estatstica para os alunos e professores do Ensino Bsico e Secundrio. Este projecto nasceu de uma ideia conjunta da Escola Secundria Tomaz Pelayo e do INE, assente nas necessidades e estruturas que os intervenientes possuem. Melhorar a literacia estatstica , assim, uma condio importante para garantir uma melhor prestao de um servio de utilidade pblica. O Ensino da Estatstica no Ensino Bsico e Secundrio constitui um dos instrumentos mais importantes para cumprir esse objectivo. A pgina Internet do ALEA est no endereo: http://alea-estp.ine.pt/.
Dossi I - Populao e Demografia Quantos Somos e Como somos. Dossi II - Ambiente e Recursos. Dossi III - A Inflao e o ndice de Preos no Consumidor. Dossi IV - Estatstica com Excel. Dossi V - Censos 2001 - Tu Tambm Contas! Dossi VI - Notas sobre a Histria da Estatstica. Dossi VII - Probabilidades com Excel. Dossi VIII - Nmeros do Cinema. Dossi IX Representaes Grficas. Dossi X EuropALEA. -

Sumrio:
1. 2. 3. 4. Introduo Porque fazemos Inquritos? Inqurito, observao e experimentao. Como perguntar? - Regras gerais para a construo de um questionrio 5. Escolha da populao a inquirir e mtodos de recolha de informao: amostragem 6. Recolha da informao necessria sobre os elementos da amostra. 7. 8. Organizao e apresentao dos dados Ver Tambm

A rea Dossis Didcticos foi concebida para apoiar a elaborao de materiais didcticos sobre temticas variadas

(Populao e Demografia, Inquritos, Inflao e Preos, Grficos em

Estatstica, etc). Apresenta-se agora o Dossi Inqurito Estatstico, que teve O a

colaborao e superviso da Prof Maria Eugnia Graa Martins, Professora da Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa e consultora cientfica do

ALEA, num formato legvel em ambiente browser (ex. Internet Explorer, Netscape). Neste dossi poder encontrar uma pequena introduo s fases de um inqurito por questionrio, as regras de construo de um questionrio, noes sobre como seleccionar os elementos da amostra e ainda a preparao do relatrio para apresentao final dos resultados. No final, a rubrica Ver Tambm contm links para outros estudos de interesse relacionados com as temticas em causa (publicaes e web sites).

3 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -3

2. Porque Fazemos Inquritos Estatsticos?

O Inqurito um dos instrumentos mais utilizados no domnio da investigao aplicada, nomeadamente na rea social. Desde os estudos de mercado s pesquisas puramente tericas, passando pelas sondagens de opinio, poucos so os estudos que no se apoiam, parcial ou totalmente, em informaes recolhidas com base em inquritos.
Sondagem: Estudo cientfico de uma parte de uma populao com o objectivo de estudar atitudes, hbitos e preferncias da populao relativamente a acontecimentos, circunstncias e assuntos de interesse comum.

2.1. O que um Inqurito Estatstico?

a necessidade de conhecer uma populao no que se refere a uma ou vrias caractersticas, que nos leva a recorrer realizao de inquritos. A alternativa da observao directa, mesmo
Populao: Coleco de unidades individuais, que podem ser pessoas ou resultados experimentais, com uma ou mais caractersticas comuns, que se pretendem estudar.

que

vivel,

em tempo,

certos ou

casos, seria

levaria

demasiado

impossvel

quando os fenmenos em estudo se reportam ao passado (Ghiglione e Matalon, 1992).

O recurso ao inqurito necessrio de cada vez que temos necessidade de informao sobre uma grande variedade de
Um inqurito pode ser considerado como uma interrogao particular acerca de uma situao englobando indivduos, com o objectivo de generalizar.

comportamentos de um mesmo indivduo, ou

quanto pretendemos conhecer o mesmo tipo de varivel para muitos indivduos.

Exemplo de um dos Inquritos realizado pelo INE:

O Inqurito aos Oramentos Familiares, realizado pelo INE, tem como objectivo conhecer a origem e o valor dos rendimentos dos agregados e a forma como se transformam em despesas de consumo. atravs deste inqurito que se pode actualizar o ndice de Preos no Consumidor, desenvolver e construir um sistema de Indicadores de Pobreza, a anlise da concentrao da despesa e do rendimento dos agregados familiares, bem como a realizao de outros estudos scio-econmicos.

4 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -4

Fig. 1 - Questionrio utilizado no Inqurito aos Oramentos Familiares (Fonte: INE)

A figura 1 contm uma das partes do questionrio que tinha de ser preenchida todos os dias por uma pessoa do agregado familiar, de preferncia a pessoa que efectuava as compras. Neste caso, o mtodo de recolha de informao (ou dados) utilizado neste inqurito, conciliou a recolha atravs do autopreenchimento (preenchimento feito pelo prprio inquirido) com a recolha por entrevista. Mais frente abordamos todas estas tcnicas de recolha de informao.

5 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -5

3. O Questionrio e as Fases de um Inqurito

3.1 Inqurito e Questionrio

Neste ponto, faremos uma aproximao s noes de Inqurito e Questionrio, enquadrando os vrios mtodos de recolha de informao. Existem dois tipos de tcnicas de recolha de informao: as documentais e no
Questionrio: um dos suportes de registo de informao nos Inquritos, feito ou no atravs de uma entrevista.

documentais. Nas tcnicas documentais o objectivo a recolha de informao a partir de suportes bibliogrficos j existentes. o caso da pesquisa bibliogrfica, anlise de textos, etc. Nas tcnicas no documentais o investigador realiza observao directa (como por exemplo, a medio da altura do salto de um atleta ou o nmero de flexes por minuto) ou indirecta - podendo ser feita, neste caso, atravs da administrao de um questionrio. Na figura seguinte, podemos observar um esquema das tcnicas de recolha de informao. Uma das tcnicas mais utilizada na realizao de Inquritos o Questionrio. Trata-se de uma tcnica no documental, de observao indirecta, que pode ser feita atravs de uma entrevista. O inqurito muitas vezes visto como um processo completo (desde a recolha, anlise, utilizando vrias tcnicas). O questionrio o instrumento de notao.

Observao indirecta e inqurito em relaes individuais (utiliza a informao verbal proporcionada por informadores individuais) No documentais

Entrevista Escalas de atitudes Testes

Questionrio

Tcnicas de recolha de informao

Observao directa, em sentido lato de grupos ou colectividades

Observao no participante Observao participante Tcnicas de Experimentao

Documentais

Clssicas Anlise de contedo

Fig. 2 (adapt. Lima, 1981)

6 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -6

Tal como foi dito anteriormente, recorremos ao inqurito para compreender fenmenos como as atitudes, as opinies, as preferncias, etc., que s so acessveis de uma forma prtica pela linguagem, e que s raramente se exprimem de forma espontnea. atravs do inqurito, e por vezes atravs da observao, que podemos obter informaes do que se passa num determinado momento. Colocando um maior nmero de questes podem-se fazer anlises mais profundas, descrever de forma mais perspicaz as opinies e os comportamentos que procuramos estudar, verificar hipteses mais complexas, etc. . Independentemente de todas as vantagens que um questionrio tem, existem sempre algumas desvantagens, das quais se destacam o facto de o questionrio depender totalmente da linguagem - tudo o que dispomos do que o inquirido pde ou quis dizer. Portanto, as perguntas de um questionrio devem recorrer a palavras simples e a uma linguagem acessvel, clara e precisa (eliminando a possibilidade de interpretaes subjectivas por parte do inquirido). As questes devem ser curtas e directas (evitando as negaes e sobretudo as duplas-negaes). No prximo captulo exploraremos melhor as regras para a construo de questionrios.

3.2. Etapas do desenvolvimento de um inqurito

As etapas de desenvolvimento de um inqurito no se descrevem segundo uma ordem linear constante. Segundo Giglione e Matalon (1992), antes de realizarmos um inqurito devemos saber quem queremos inquirir e o que devemos perguntar. Podemos dizer que ao elaborarmos um inqurito, devemos ter em considerao algumas preocupaes: ao planear o inqurito j deve estar definida a populao que se pretende inquirir e o que se quer saber acerca dela, quais os objectivos do inqurito e como vai ser aplicado; depois, deve-se preparar o instrumento de notao (questionrio), para o qual necessrio ter-se em ateno o tipo de perguntas, a ordem pela qual ocorrem, a linguagem aplicada e a apresentao final; por ltimo, surge o trabalho no terreno (recolha de dados), onde se recolhe toda a informao necessria para concretizar o objectivo do inqurito. A recolha dos dados pode ser feita de vrias formas, que veremos mais adiante.

7 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -7

4. Como perguntar? - Regras gerais para a construo de um questionrio


O questionrio um dos instrumentos de notao mais utilizado para obter informao acerca de uma dada populao. A construo do questionrio e a formulao das questes constituem uma fase fundamental do desenvolvimento de um inqurito (Ghiglione e Matalon, 1992). Para construir saber um com
Pr-teste: Consiste em testar o questionrio antes deste ser utilizado em definitivo, aplicando alguns exemplares a uma parte da populao.

questionrio

necessrio

exactido o que procuramos, garantir que as questes tenham a mesma interpretao em todos os inquiridos, que todos os aspectos das

questes tenham sido bem abordados, etc. Estas condies resultam da realizao das entrevistas e do teste s primeiras verses do questionrio (pr-teste).

4.1 Os diferentes tipos de questes

As primeiras questes de um questionrio so muito importantes (Ghiglione e Matalon, 1992). So elas que indicam s pessoas inquiridas o estilo geral do questionrio, o gnero de resposta que delas se espera e o tema que vai ser abordado. tambm a partir delas que se estabelece a relao entrevistador-entrevistado e que determinam a forma de reaco do entrevistado, nomeadamente se este sente que a sua vida privada est a ser incomodada. Normalmente prefervel comear por questes que despertem interesse no entrevistado e no o assustem. As questes de um questionrio podem ser fechadas, abertas e semi-abertas.

4.1.1 Questes fechadas

Diz-se que uma questo fechada se as modalidades de resposta so impostas (Grang e Lebart, 1994). Por exemplo,

Qual a sua situao de estado civil ? [1] Solteiro [2] Casado ou a viver maritalmente [3] Divorciado ou separado [4] Vivo

8 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -8

Este tipo de questes autoriza uma pr-codificao, ou seja, uma traduo imediata da resposta sob a forma de um cdigo alfanumrico. Estas questes limitam as pessoas inquiridas a responder somente quilo que lhes apresentado como modalidades de resposta.

Podemos distinguir vrios tipos de questes fechadas:

Questes de resposta nica (o inquirido escolhe apenas uma modalidade de resposta). Questes de resposta mltipla (o inquirido escolhe de vrias modalidades de respostas em nmero limitado ou no), por exemplo:

Quais so, na sua opinio, os pontos fortes do produto X ? (indique, no mximo, 3 escolhas) [1] apresentao geral [6] robustez [2] forma [7] preo [3] comodidade de emprego [8] durao da garantia [4] variedade de utilizaes [9] servio ps-venda [5] eficcia

Classificao (o inquirido ordena as vrias modalidades de respostas por ordem de importncia), por exemplo:

Para o produto Y, classifique as seguintes caractersticas, partindo daquilo que considera como os seus pontos mais fortes at aos pontos mais fracos, utilizando a numerao de 1 a 9, sendo o 1 o ponto mais forte e o 9 o mais fraco. [ ] apresentao geral [ ] robustez [ ] forma [ ] preo [ ] comodidade de emprego [ ] durao da garantia [ ] variedade de utilizaes [ ] servio ps-venda [ ] eficcia
As questes em escala tambm so um tipo de questes fechadas. Este tipo de questes permite atenuar as respostas quando estamos na presena de questes do tipo concordo/no concordo. Para uma situao deste tipo, poderamos estabelecer uma escala completa de respostas do tipo:

Concordo plenamente / concordo um pouco / indiferente / no concordo muito / em desacordo total

9 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -9

Um questionrio composto, na sua maioria, por questes fechadas, no deve ultrapassar os 45 minutos quando a sua aplicao feita em boas condies, ou seja, em casa do inquirido ou num lugar tranquilo (Ghiglione e Matalon, 1992). Ultrapassando esse limite, o interesse perde-se, o que se nota atravs de sinais como a rapidez das respostas indicando pouca reflexo sobre as mesmas. Do ponto de vista da anlise de resultados, as questes fechadas so, em principio, as mais cmodas. Quando se trata de um inqurito de aplicao e explorao rpida, como uma sondagem de opinio, esforamo-nos por aplicar apenas este tipo de questes.
Questes Fechadas: So questes onde existe uma lista prestabelecida de respostas, a qual apresentada ao inquirido, para ele indicar a que melhor corresponde resposta que deseja dar.

4.1.2 Questes abertas

Para estas questes no existe qualquer tipo de restrio resposta, devendo esta ser transcrita
Questes abertas: So questes s quais o inquirido responde como quer, utilizando o seu prprio vocabulrio.

literalmente, atravs do modo mais fivel. O espao reservado para esta restrio dever ser medido previamente para facilitar a

explorao das respostas (Grang, 1994).

Exemplo de uma questo aberta:


Qual o tipo de detergente que usa para a mquina da loua? _______________________________________________

H vrias razes para se formularem questes abertas. Muitas vezes no se tem tempo para elaborar uma lista de respostas-tipo a apresentar s pessoas e, por essa razo, deixa-se um espao aberto para registar a resposta do inquirido. Por outro lado, podemos ter que recorrer a questes abertas quando os pr-testes (ver 4.5) do questionrio forem insuficientes, ou ainda quando as respostas a esses pr-testes paream demasiado complexas para poderem ser resumidas numa lista de tamanho aceitvel (Ghiglione e Matalon, 1992). Por ltimo, h uma razo forte para nos levar a preferir deixar uma questo aberta: que um questionrio totalmente fechado torna-se rapidamente fastidioso. Apoiando-se nas listas de respostas que lhes apresentamos, as pessoas podem reflectir cada vez menos e tomar cada vez menos cuidado com o que dizem. Outra motivo para escolher a forma aberta que esta permite vrias codificaes. Depois de analisarmos todas as respostas, estas vo ser codificadas mediante a construo de um livro de cdigos.

10 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -10

4.1.3 Questes semi-abertas

Num questionrio podem ocorrer simultaneamente modalidades de resposta fechada e aberta na mesma questo:
Qual o nome da companhia de seguros do seu veculo? [1] companhia A [2] companhia B [] [10] outra:___________________

Esta forma mista tende a resolver os problemas de pertinncia e de exaustividade das questes fechadas, reduzindo fortemente os custos de codificao ps-inqurito de uma resposta "literal".

Questes fechadas

Questes semi-abertas

Fig. 3 - Exemplo de um questionrio realizado pelos alunos da Escola Tomaz Pelayo

11 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -11

4.2 Ordem das questes

Na elaborao de um questionrio deve ter-se em considerao um princpio, meio e fim. No existe uma regra para a ordem das perguntas, mas sim alguns conselhos que podem ser seguidos. No princpio deve existir uma pequena introduo sobre a entidade que promove o estudo, qual o objectivo do questionrio e as vantagens que esse estudo pode trazer para a sociedade. As primeiras questes devem ser simples pois vo determinar a conduo do questionrio. Se as primeiras questes forem complicadas, o inquirido pode perder o interesse de responder, o que dificulta o trabalho do entrevistador. Com o decorrer do questionrio as perguntas devem ser mais especficas, por exemplo, abordar temas embaraantes ou ntimos, por exemplo "Lava os dentes todos os dias?", temas que podem levar a um esforo mental, como por exemplo, pedir para ordenar por ordem de preferncia os produtos que gosta mais, etc. Os dados pessoais podem tanto vir no princpio como no fim, depende do critrio do investigador. Todas as questes devem ser claras, nunca devem sugerir nenhuma resposta particular e no devem exprimir nenhuma expectativa (Ghiglione e Matalon, 1992). certo que no possvel perguntarmos tudo num questionrio, pois os vrios temas de estudo podem originar muitas questes; logo deve-se ter sensibilidade suficiente para escolher as questes mais importantes
Um questionrio deve parecer uma troca de palavras to natural quanto possvel. As primeiras questes devem ser simples pois elas vo determinar a conduo do questionrio.

para o estudo. Um questionrio deve parecer uma troca de palavras to natural quanto possvel. As questes

devem ser curtas e sequenciais, sem repeties nem descontextualizadas. Por exemplo, antes de perguntarmos a uma pessoa se gostou do filme X deve-se perguntar se alguma vez viu o filme X, pois assim poderemos ter uma questo de filtro que vai avaliar a informao que o entrevistado tem acerca do filme. Caso a sua informao seja nula isto , que nunca tenha visto o filme X, as questes seguintes que poderiam ser acerca do filme j no fazem sentido para este entrevistado, logo esta questo tem de ser um filtro, passando assim a outra questo acerca de outro tema.
Questes de filtro: Servem para filtrar as pessoas para as quais certas questes no fazem qualquer sentido ou no so aplicveis.

12 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -12

Exemplo de questo de filtro: 1. Alguma vez viu o filme X? Sim No (passe questo 2.)

1.1. Gostou do filme?

Sim

No

Questo de filtro

1.2. Era capaz de voltar a ver o filme X?

Sim

No

2. Alguma vez viu a srie televisiva Y?

4.3. Outras sugestes na elaborao de questes

Um questionrio no deve conter s perguntas abertas ou ou s perguntas fechadas. Deve-se alternar as questes para no tornar o questionrio maador. Como j foi referido, um questionrio s com questes fechadas pode por vezes levar a que o entrevistado fique um pouco "irritado", pois tem a sensao que as respostas lhe esto a ser impostas. No se deve utilizar questes duplas, isto , no devemos introduzir mais do que uma ideia em cada pergunta. Antes de elaborarmos algumas questes que podem provocar o embarao do entrevistado, tais como, por exemplo, questes sobre religio, consumo de determinados produtos, etc., devemos fazer uma pequena introduo ao inquirido, pois muitas pessoas podem ter receio de fornecer respostas erradas ou confessar a sua ignorncia. Por isso, uma regra consiste em abordar essas questes da seguinte forma: "no seu caso pessoal poderia dizer-me"; "Gostaria de saber a sua opinio".
No se devem utilizar questes duplas, isto , no devemos introduzir mais do que uma ideia em cada pergunta

4.4 Os diferentes tipos de escalas

Se um questionrio contiver perguntas fechadas, necessrio escolher sempre um conjunto de alternativas para cada questo (conforme Hill e Hill, 2000). Por exemplo, na questo Sexo, as alternativas so homem e mulher. Convm codificar as respostas (associar nmeros a cada

13 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -13

resposta) para que estas possam ser analisadas posteriormente por meio de tcnicas estatsticas. Os dois tipos de escala frequentemente usados em questionrios so as escalas nominais e as escalas ordinais. Mas h, no entanto, outros tipos de escalas igualmente utilizadas: as escalas de intervalo e de rcio.

4.4.1 Escala nominal

Este tipo de escala utilizado em questes como a deste exemplo:

Na empresa onde trabalha qual o cargo que ocupa?

Gerente 1

Tcnico 2

Administrador 3

Operrio 4

A estas questes possvel atribuir um nmero a cada categoria para codificar a resposta. Estes nmeros s servem para identificar as categorias. Alis, as diferentes modalidades ou categorias poderiam ser codificadas por outros smbolos, no necessariamente numricos por exemplo as categorias da varivel sexo, masculino e feminino, poderiam ser representadas por M e F, respectivamente. Numa escala nominal no faz sentido calcular a mdia das variveis, mas sim calcular as frequncias das suas modalidades (Hill e Hill, 2000). Para se saber mais sobre o clculo de frequncias numa escala nominal, consulte o curso de Noes de Estatstica existente na pgina do ALEA (pgina 2 do captulo III, Dados, Tabelas e Grficos - 1. Tipos de Dados, em: http://alea.ine.pt/html/nocoes/html/cap3_1_1.html).

4.4.2 Escala ordinal

Este tipo de escala utilizado em questes como a que se segue:

Indique o seu grau de concordncia ou discordncia das seguintes afirmaes relativas ao produto X:
Discordo totalmente O produto X tem uma embalagem atractiva. O produto X tem um preo muito caro. Discordo No concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente

1 1

2 2

3 3

4 4

5 5

14 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -14

Para as variveis ordinais, do mesmo modo que para as nominais, tambm se utilizam as categorias mas, no entanto, existe uma relao de ordem entre elas. Se um jri ordenar 5 candidatos de 1 mais fraco, a 5 mais forte, podemos dizer que o candidato que ficou em 4 lugar melhor do que o que ficou em 3 lugar. No entanto, no poderemos dizer que o candidato classificado com o nmero 4, duas vezes melhor que o classificado com o nmero 2, isto , no possvel medir a magnitude das diferenas entre as categorias (Hill e Hill, 2000). Do mesmo modo que para as variveis nominais, continua a no ter sentido o clculo da mdia mas, j que existe uma ordenao, pode-se calcular a mediana.

4.5 O Pr-teste

No incio do captulo falamos sobre o pr-teste. Mas afinal para que serve o pr-teste? Quando uma primeira verso do questionrio fica redigida, ou seja, quando a formulao de todas as questes e a sua ordem so provisoriamente fixadas, necessrio garantir que o questionrio seja de facto aplicvel e que responda efectivamente aos problemas colocados pelo investigador (Ghiglione e Matalon, 1992). Ento, o questionrio deve ser aplicado a um pequeno grupo de pessoas, com o objectivo de saber se elas entenderam o significado do questionrio e das perguntas. Esta situao permite-nos saber como as questes e respostas so compreendidas, permite-nos evitar erros de vocabulrio e de formulao e salientar recusas, incompreenses e equvocos (Ghiglione e Matalon, 1992). Com a elaborao do prteste podemos avaliar a taxa de recusas, conhecer a forma como as pessoas reagem ao questionrio e se a ordem das questes no coloca nenhum problema. Podemos tambm constatar se h questes s quais quase todas as pessoas respondem da mesma forma, o que as torna muito pouco teis para anlises mais finas, realizadas atravs do cruzamento com outras questes. Neste caso necessrio rectificar a forma como as questes esto colocadas. Depois da anlise do pr-teste, caso existam muitas alteraes, necessrio voltar a testar o questionrio quantas vezes for preciso.

15 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -15

5. Como Seleccionar os Elementos para a Amostra


De cada vez que se faz uma sondagem, necessrio seleccionar uma amostra da populao que se pretende estudar, qual se aplica depois um inqurito, para eventualmente se extrapolarem os resultados para toda a populao (Vicente, Reis e Ferro, 1996). A necessidade de conhecer uma populao no que
Amostra: Conjunto de dados ou observaes, recolhidos a partir de um subconjunto da populao, que se estuda com o objectivo de tirar concluses para a populao de onde foi recolhida.

respeita a uma ou vrias caractersticas, impulsiona um processo de recolha e anlise de informao. A dificuldade e mesmo nalguns casos, a impossibilidade de estudar a totalidade da populao ditou a importncia do estudo a recurso a amostras. impossvel assegurar a qualidade de uma sondagem, se no houver um conhecimento dos problemas e do impacto que eles podem ter nos resultados do estudo.

5.1 Sondagens versus Recenseamentos

Quando precisamos de fazer um estudo sobre uma populao, nem sempre possvel fazer um recenseamento, isto , inquirir todos os
Recenseamento: Estudo cientfico de um universo de pessoas, instituies ou objectos fsicos com o propsito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juzos quantitativos acerca de caractersticas importantes desse universo.

elementos e, mesmo que fosse possvel, este processo demoraria muito tempo, o que tornaria o estudo muito caro e possivelmente j sem nenhum sentido, pois tornar-se-ia desactualizado. As sondagens so mais

baratas, menos demoradas, sendo muito mais fcil aceder a todos os elementos de uma amostra do que aos de uma populao inteira. certo que os recenseamentos so importantes pois so teis na actualizao de bases de dados para a realizao de sondagens. Em Portugal, os Censos1 ou recenseamentos so realizados de dez em dez anos o que faz com que consigamos ter uma actualizao exaustiva, tanto do parque
Fig. 4 - O recenseamento uma fotografia instantnea da populao num determinado momento.

habitacional como das caractersticas da populao residente. Com o decorrer do tempo, essa base de dados vai ficando desactualizada, pois num curto espao de tempo existem mudanas,
1

Para saber mais sobre os Censos, consulte o Dossier V - Censos 2001 - Tu Tambm Contas!

16 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -16

tanto a nvel habitacional como populacional, por isso, conforme vo decorrendo os inquritos por amostragem a actualizao da base de dados vai sendo feita.

5.2 Fases de realizao de uma sondagem

Como habitual numa sondagem, o inqurito aplicado a uma amostra retirada de uma populao (Vicente, Reis e Ferro, 1996). Conceber e levar prtica um estudo por sondagem um processo complexo envolvendo diversas fases interdependentes.

Condies dadas

Condies dadas

Tipo de amostra e sua dimenso

Mtodos de Recolha de informao

Escolha da amostra

Elaborar o questionrio

Testar o questionrio

Recolher as respostas

Preparar os dados

Obteno da informao

Medida de uma caracterstica

Teste de uma hiptese

Anlise dos dados

Relatrio Final

Relatrio Final

Fig. 5 - (adapt. Vicente, Reis e Ferro, 1996)

A vantagem deste esquema a ilustrao clara da fase de amostragem (nvel "escolha da amostra"), dentro do processo de sondagem. sobre os mtodos de amostragem que a seguir nos vamos debruar.

5.3 Etapas do Plano Amostral

Segundo Vicente et al (1996), o plano amostral o momento da sondagem onde se seleccionam os elementos a partir dos quais se vo recolher os dados necessrios. Assim sendo, os passos requeridos para recolher a amostra podem ser descritos atravs da seguinte sequncia:

17 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -17

Etapas do plano amostral

1. 2. 3. 4.

Definir a Populao Alvo Identificar a base de Sondagem Escolher uma tcnica amostral Determinar a dimenso da amostra

5.

Seleccionar os elementos da amostra

6. Recolher a informao necessria dos


elementos da amostra

5.3.1 Definir a Populao Alvo

A definio da populao alvo uma das fases mais importantes na realizao de uma sondagem. sobre essa populao que o nosso estudo vai incidir. A maior parte dos autores (Cochran (1963), Stuart (1984) e Barnett (1991)) definem por populao alvo a totalidade dos elementos sobre os quais incide a nossa anlise e dos quais se pretende obter informao. Para definir correctamente a populao alvo, primeiro temos de ter a certeza qual o objectivo do nosso inqurito, e depois, podemo-nos perguntar: sobre quem incide o inqurito? quem so os
Alojamento: Local distinto e independente construdo, reconstrudo, ampliado ou transformado para habitao humana e que, no perodo de observao, no est a ser utilizado, totalmente, para outro fim. Populao Alvo: Totalidade dos elementos sobre os quais incide a nossa anlise e dos quais se pretende obter informao.

elementos de referncia acerca dos quais se pretende obter a informao? Por exemplo, vamos supor que o objectivo do nosso inqurito era caracterizar o emprego e o desemprego em Portugal. Este estudo tem de ser feito junto das

famlias mas, como atravs dos alojamentos mais fcil detectar as famlias, devido existncia das moradas de residncia, ento a nossa populao alvo a dos alojamentos.

5.3.2 Identificao da Base de Sondagem

A base de sondagem uma listagem dos elementos da qual se vai seleccionar a amostra (Vicente et al, 1996). Para utilizar a base de sondagem como a fonte para a recolha da amostra necessrio que se possam
Base de Sondagem: Diz respeito a listas, mapas ou qualquer outro registo da populao de onde ser retirada a amostra.

identificar as unidades amostrais, sendo

18 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -18

estas, elementos ou grupo de elementos da populao. Pela dificuldade em construir essas listagens, em muitos casos impossvel fazer coincidir a populao alvo com a populao a inquirir ou base de sondagem. Trata-se dos casos em que a populao muito grande, tornando-se incomportvel fazer seleces sucessivas de amostras. Nestes casos opta-se por considerar uma grande amostra, bem representativa da populao, a que se chama base de sondagem. A partir desta populao, que rene caractersticas da populao-alvo inicial, extraem-se, de seguida, vrias amostras. No Instituto Nacional de Estatstica, por exemplo, a Amostra-Me (utilizada em diversos inquritos como por exemplo o Inqurito ao Emprego) uma grande amostra extrada da populaoalvo, a partir da qual se extraem outras amostras. Posteriormente, quando esta base de sondagem comea a ficar saturada, pois certos indivduos j foram inquiridos um determinado nmero de vezes, a base de sondagem actualizada, atravs da substituio por novos indivduos. Gomes (1998) explica claramente esta estratgia que consiste em actualizar uma parte "representativa" da populao alvo, que assume o papel de base de sondagem. Tal como se referiu, em Portugal o INE actualiza a Amostra-Me de 5 em 5 anos e a partir de 1998 recorre-se a uma actualizao parcial em cada ano.

5.3.3 Escolha de uma tcnica amostral

Depois de definida a populao-alvo, o problema que se levanta o da seleco dos elementos da amostra. Nesta fase da sondagem importa distinguir os mtodos probabilsticos ou aleatrios (em que aos elementos da populao est associada uma probabilidade de incluso na amostra) dos no probabilsticos (onde essa
Amostragem aleatria: Procedimento de seleco dos elementos ou grupo de elementos de um modo tal que d a cada elemento da populao uma probabilidade de incluso na amostra calculvel e diferente de zero, ou seja, cada elemento da populao tem uma probabilidade conhecida de ser escolhido.

probabilidade no determinada). Os mtodos probabilsticos seleco de esto

associados

amostras

aleatrias. No momento da seleco de uma amostra aleatria tem de se considerar toda a populao, (ou, quando tal se justifica, uma base de sondagem).

Uma amostra considerada no aleatria


Amostragem no aleatria: Procedimento de seleco de elementos da populao que permite a escolha dos indivduos a incluir na amostra segundo determinado critrio mais ou menos subjectivo. Nesta forma de amostragem no se conhece a probabilidade de determinado elemento ser seleccionado.

quando

determinados

elementos

da

populao no tm possibilidade de serem escolhidos. Por exemplo, nas entrevistas de rua, apesar das pessoas serem escolhidas

19 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -19

aleatoriamente, a amostra que se obtm uma amostra no aleatria, visto que nem todos os indivduos da populao tm a mesma possibilidade de passar no local no momento em que se esto a realizar as entrevistas.

Importa salientar que s com a utilizao de amostras aleatrias possvel conhecer o grau de confiana (grau de certeza que se tem a respeito da preciso da estimativa) dos resultados, mas em contrapartida so as amostras no aleatrias que possibilitam a concluso mais rpida do estudo e com menor custo (Vicente, Reis e Ferro, 1996). Quer se escolha uma amostra aleatria
Fig. 6 - Entrevista de rua realizada de porta-a-porta

ou no, o importante obter estimativas prximas dos parmetros a estimar e isto s se consegue se tivermos uma amostra o mais representativa possvel do universo.

Depois de feita uma pequena introduo acerca dos tipos de amostras veremos a seguir, com mais pormenor, as vrias tcnicas amostrais. Os principais tipos de Amostragem Aleatria so: simples, sistemtica, estratificada, por Clusters, multi-etapas e multi-fases.

A - Mtodos Probabilsticos

5.3.3.1 Amostragem Aleatria Simples

O tipo de amostragem probabilstica mais conhecido o da amostragem aleatria simples. Segundo Stuart (1984), uma amostra aleatria simples (a.a.s.) de dimenso n uma amostra seleccionada por um processo que confere a cada conjunto possvel de n elementos a mesma probabilidade de ser seleccionado. Pode-se mostrar que neste plano de amostragem, todos os elementos da populao tm a mesma probabilidade de serem escolhidos para fazer parte da amostra.
Plano de Amostragem: Metodologia adoptada para obter a amostra da populao.

A obteno de uma amostra aleatria simples pode ser feita mediante os seguintes passos (Vicente, Reis e Ferro, 1996): Passos para obteno de uma amostra aleatria simples:
1. 2. Numerar consecutivamente os elementos da populao de 1 a N; Escolher n elementos mediante o uso de um procedimento aleatrio como seja o mtodo da lotaria ou utilizando tabelas de nmeros aleatrios, que podem ser geradas por computador. Os nmeros tm que ser diferentes e no superiores a N; 3. Uma vez escolhidos os nmeros, os elementos da populao que lhes correspondem constituiro a amostra.

20 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -20

A escolha das a.a.s. nem sempre a melhor opo. Devido a todos os indivduos da populao terem a mesma possibilidade de pertencerem amostra, pode resultar em
Entrevista Pessoal: Pode ser considerada como uma conversa entre duas pessoas, face a face, iniciada e dirigida pelo entrevistador com o propsito particular de obter informao relevante, no sentido de concretizar os objectivos do estudo.

amostras muito dispersas geograficamente e, se forem exigidas entrevistas pessoais, a amostra obtida torna-se dispendiosa e morosa. Estas amostras podem ser uma ptima escolha se a populao for reduzida, existirem listas com os

elementos da populao, sendo portanto possvel a definio da base de sondagem, e se a disperso geogrfica dos elementos no for um problema.
Exemplo de utilizao da amostragem aleatria simples: Considere-se uma populao constituda por 20 nomes, de onde se pretende seleccionar aleatoriamente 10 nomes. O investigador associa cada nome da lista inicial a um nmero de 1 a 20, por exemplo, por ordem alfabtica, sendo os nmeros representados por dois dgitos - como por exemplo o 1, que ser escrito 01. Depois, com o auxlio de uma tabela de nmeros aleatrios (que se encontra praticamente em todos os livros de Estatstica), o investigador vai seleccionando nmeros de dois dgitos, at completar a dimenso da amostra necessria. Repare-se que haver necessidade de seleccionar mais de 10 nmeros, pois alguns no tero contrapartida na populao considerada por exemplo, se seleccionar o 56, ter de o deitar fora e seleccionar um outro nmero. Um outro processo consiste em gerar aleatoriamente, pelo computador (folha de clculo, etc.) 10 nmeros aleatrios entre 1 e 20.

Numa populao com N elementos, o nmero total de amostras possveis de n elementos, retirados sem reposio dado por:

CN = n

N! , pelo que a probabilidade de n !( N n)! (ver combinatria no curso de Noes

cada uma ser seleccionada ( Probabilidades do ALEA em:

N! ) 1 n!( N n)!

http://alea.ine.pt/html/probabil/html/cal_combinatorio/html/calcomb.html)

5.3.3.2 Amostragem Aleatria Sistemtica

Dada uma populao de dimenso N, ordenada por algum critrio, uma amostra aleatria sistemtica, de dimenso n, obtida seleccionando aleatoriamente um elemento de entre os

21 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -21

primeiros K da base de sondagem, onde K a parte inteira do quociente N/n, e adicionando todos os K-simos elementos seguintes (Vicente, Reis e Ferro, 1996).

Passos para obteno de uma amostra sistemtica de dimenso n:

1.

Calcular o intervalo k da amostra (obtido pelo quociente N/n, em que K representa a parte inteira desse quociente).

2. 3.

Escolher aleatoriamente um nmero j entre 1 e k. Partindo desse nmero, adicionar sucessivamente o valor k, ficando assim seleccionados os elementos j, j+k, j+2k, j+3k, , j+(n-1)k, perfazendo um total de n observaes seleccionadas para a amostra.

A seleco de um elemento, na amostra aleatria sistemtica, depende do que foi anteriormente seleccionado. De facto s o primeiro elemento que seleccionado aleatoriamente, sendo os restantes dependentes dessa primeira escolha. Neste tipo de amostra a probabilidade de seleco no igual para todos os elementos.
Exemplo de utilizao da amostragem aleatria sistemtica (populao conhecida)
retirado de Vicente, Reis e Ferro, (1996)

Consideremos uma populao com 5135 indivduos e pretende-se uma amostra aleatria sistemtica de dimenso 100. Ento o intervalo da amostra ser 5135/100 ou seja 51,35, originando k=51; seguidamente, escolhe-se aleatoriamente um nmero entre 1 e 51 (por exemplo o 2) e por fim, todos os 51-simos da lista. Neste caso a amostra seria composta pelos elementos 2, 53, 104, 155, ,5051.

Por

vezes a amostragem aleatria sistemtica prefervel amostragem aleatria

simples (a.a.s.), por ser mais fcil de realizar devido ao facto de precisar de menos tempo do que o mtodo de a.a.s. que utiliza o mtodo da lotaria. Por outro lado, tem como desvantagens a dificuldade de atribuir nmeros ao acaso, quando a populao desconhecida. Nestes casos, o valor j escolhido ao acaso, mas os restantes elementos (j+k, j+2k, etc) so escolhidos por aplicao de um intervalo fixo, e portanto, no so escolhidos aleatoriamente (Hill, Hill, 2000).
Exemplo de utilizao da amostragem aleatria sistemtica (populao desconhecida): Suponhamos que queremos extrair uma amostra de 20 pessoas compradoras de um determinado estabelecimento comercial. Como no sabemos qual a dimenso da nossa populao, no podemos aplicar a a.a.s., logo vamos ter de aplicar a amostragem sistemtica. Como fazemos para obter a nossa amostra? Podemos optar pelo critrio de escolher um comprador de 5 em 5 pelo que, o 5, 10, 15, 20, etc. so os elementos pertencentes nossa amostra.

22 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -22

Outra desvantagem que se deve ter em conta os padres de repetio que podem enviesar a amostra. Imaginemos, por exemplo, que existe a necessidade de controlar a pontualidade e a assiduidade de um determinado funcionrio. A populao em estudo composta pelos registos dirios de entrada e sada do livro de ponto. Suponhamos que este funcionrio est autorizado a chegar mais tarde s quartas-feiras por imperativos familiares. Se optarmos pela amostragem sistemtica para a recolha da amostra e se k=7, sendo o primeiro dia uma quartafeira, teremos de seleccionar apenas as quartas-feiras, o que enviesar a amostra. Este tipo de problemas surge sempre que a populao est associada a padres de repetio, como acontece neste caso com os dias da semana.

5.3.3.3 Amostragem Aleatria Estratificada

Enquanto as duas formas de amostragem anteriores consideram a populao como um todo, existem situaes em que conseguem identificar-se subdomnios ou subgrupos, que
Estrato: Subgrupo de elementos da populao, que se pretende que sejam o mais homogneo possvel entre si no que respeita caracterstica em estudo.

resultam da diviso da populao em grupos ou estratos (Vicente, Reis e Ferro, 1996). o caso da amostragem estratificada. Nesta, cada estrato tomado como uma populao separada e a seleco dos elementos dentro de cada um dos estratos feita parte. A amostragem estratificada tem, assim, por princpio, dividir a populao em subconjuntos chamados estratos, de forma a realizar uma sondagem em cada um deles.
Passos para obteno de uma amostra estratificada: 1. 2. 3. Definir os estratos. Os estratos tm de ser bastante diferentes uns dos outros, mas os elementos dentro de cada estrato tm de ter caractersticas comuns (ex. sexo, grupo etrio). Seleccionar os elementos dentro de cada estrato, independentes uns dos outros. Conjugar os elementos seleccionados em cada estrato, que na sua totalidade constituem a amostra.

Este tipo de amostragem muito usado, visto que a maioria das populaes podem ser divididas em estratos (por exemplo, homens/mulheres, alunos do ensino superior/no superior, etc) e conduz-nos a anlises de subgrupos com variabilidades inferiores do que na a.a.s. Este tipo de amostragem tem como desvantagem ser muito caro e moroso quando existem muitos estratos.

23 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -23

A populao com N unidades , assim, dividida em subpopulaes ou estratos com N1, N2, , Nk elementos, onde N1+N2++Nk = N. Os estratos assim formados so mutuamente exclusivos e exaustivos. Como j foi referido, a lgica que assiste estratificao de uma populao a da
Parmetro: Indicador quantitativo referente a um atributo ou caracterstica da populao (ex. mdia de idades das mulheres, total de pequenas empresas, etc.).

identificao de grupos que variam muito entre si, ou seja, no que diz respeito ao parmetro em estudo, mas muito pouco dentro de si, ou seja, cada um homogneo e com pouca variabilidade (Vicente, Reis e Ferro,

1996). Cada estrato tomado como uma populao separada, de onde se retira uma amostra, que fornece uma estimativa. As estimativas obtidas a partir dos k estratos servem de base construo de estimativas do parmetro populacional em estudo.

Populao

Amostras

...

Fig. 7 - Esquema da amostragem aleatria estratificada

Exemplo de utilizao da amostragem aleatria estratificada: Suponhamos que se pretendia estudar o volume das vendas de prestao de servios das empresas de construo civil. Podemos partida considerar a Populao das empresas dividas em 3 estratos quanto ao nmero de trabalhadores que emprega: pequenas 10 ou menos trabalhadores, mdias entre 11 e 40 e grandes mais de 41 trabalhadores. Uma vez identificados os estratos, procede-se numa segunda etapa recolha de uma a.a.s. dentro de cada estrato. Admitindo que a populao em estudo constituda por 500 empresas, das quais 55% so pequenas, 35% so mdias e 10% so grandes e que a dimenso da amostra pretendida de 85, seleccionaramos, amostras de dimenso 47, 30 e 8, respectivamente do conjunto das pequenas, das mdias e das grandes empresas. Esta seleco teve em conta a manuteno da igualdade da proporo do tamanho da amostra em cada estrato.

5.3.3.4 Amostragem Aleatria por Cachos

Um cacho, grupo ou "cluster", uma entidade que ocorre naturalmente associada a uma realidade. Uma escola, por exemplo (composta por vrias salas, alunos e professores) pode ser considerada um "cluster" ou cacho. Podem ser considerados "clusters" universidades,

24 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -24

hospitais, cidades, pases, etc, onde existam rplicas da populao a estudar. Estes grupos so seleccionados aleatoriamente e todos os elementos desse grupo so includos na amostra. A preferncia por este tipo de amostragem em muitos casos deve-se muitas vezes ao facto de esta ter um custo reduzido relativamente a outros tipos de amostragem.
Cacho ou Cluster: Grupo de unidades elementares da populao, idealmente com a mesma variabilidade da populao.

Passos para obteno de uma amostra por cachos: 1. Especificar os cachos, isto , geralmente os elementos dos cachos esto fisicamente muito prximos e por isso apresentam caractersticas muito similares. Assim, pode no ter interesse definirmos cachos muito grandes. Seleccionar uma amostra de cachos aleatoriamente e incluir na amostra todos os elementos que pertencem aos cachos seleccionados.

2.

Como nem sempre fcil obtermos bases de sondagens, a utilizao da amostragem por cachos torna-se mais econmica e muito utilizada quando queremos fazer uma sondagem que cobre uma grande rea geogrfica. Para exemplificarmos melhor este tipo de amostragem, consideremos um cacho de uvas. Se ns retirarmos uma uva do cacho, ficamos a saber se o resto das uvas desse mesmo cacho de boa qualidade ou no, no precisando de comer o cacho todo, pelo que a seleco de todos os elementos do cacho para pertencerem amostra resulta numa certa redundncia.

Verifica-se que o princpio que torna eficiente a amostra estratificada torna ineficiente a amostra por cachos (Vicente, Reis e Ferro, 1996). Quanto mais semelhantes forem os elementos dentro de um cacho, melhores sero os resultados se esse cacho for usado como um estrato na amostra estratificada e piores se forem usados como unidades amostrais na amostragem por cachos.

Exemplo: diferenas entre a amostragem estratificada e amostragem por cachos Caso 1: amostragem estratificada Os empregados da firma XYZ so agrupados de acordo com os departamentos onde trabalham (vendas, marketing, investigao e produo). Seleccionam-se, em seguida, 10 empregados, aleatoriamente, de cada grupo. Caso 2: amostragem por cachos Cinco hotis da cadeia Lrios (que composta por 10 hotis) foram seleccionados aleatoriamente. Todos os empregados desses 5 hotis foram considerados na amostra.

25 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -25

Populao

Amostras

Fig. 8 - Esquema da amostragem aleatria por cachos. Podemos imaginar que os cachos (aqui representados pelas clulas) so os hotis do exemplo acima referido. Neste caso, apenas dois dos hotis foram seleccionados, num total dos 5 que existem na populao.

5.3.3.5 Amostragem Aleatria Multi-Etapas

A amostragem multi-etapas pode ser considerada como uma extenso da amostragem por cachos em que s alguns dos cachos so seleccionados e dos grupos ou cachos s se retiram alguns atravs de amostragem aleatria simples. Exemplos de cachos numa amostragem multi-etapas (Vicente, Reis e Ferro, 1996):

Clusters ou unidade amostral primria Freguesia Pgina Pas

Unidade amostral secundria Quarteiro Linha de Texto Centro urbano

Unidade amostral terciria Prdio

Unidade amostral quaternria Habitao

Estab. comercial

A amostra do Inqurito ao Emprego realizado pelo INE, por exemplo, recolhida com base num processo de amostragem multi-etpica. De acordo com a sua metodologia (INE, 1998)

Unidade amostral: Elemento ou grupo de elementos da populao. Uma amostra constituda por unidades amostrais baseada em mtodos probabilsticos.

a populao repartida num certo nmero de unidades primrias (freguesias). Cada unidade primria , por sua vez repartida por seces estatsticas (reas geogrficas contguas de uma nica freguesia com cerca de 300 alojamentos). Cada seco estatstica constitui uma unidade secundria. Em cada seco so listadas todas as unidades de alojamento que a constituem.

26 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -26

B - Mtodos No Probabilsticos

Depois de termos abordado algumas tcnicas de amostragem aleatria, vamos ver alguns tipos de amostragem no aleatria. Segundo Bacelar (1999), ao contrrio das tcnicas aleatrias, estas tcnicas no tm "garantia estatstica" de que a amostra seleccionada seja representativa. No existe, nestes casos, uma teoria estatstica de suporte obteno de amostras representativas, mas pode existir uma probabilidade significativamente elevada de que a amostra obtida seja representativa, embora esta probabilidade no seja muitas vezes fcil de determinar. Estas tcnicas de amostragem no aleatria so muito utilizadas e muito teis quando no possvel usar amostras aleatrias, no mbito de estudos preliminares ou exploratrios.

5.3.3.6 Amostragem por Convenincia

Uma amostra por convenincia consiste num grupo de indivduos que se encontram disponveis no momento da investigao. Estas amostras no so representativas da populao (Vicente et al, 1996). Apesar da sua fragilidade cientfica, este tipo de amostragem pode ser usada com xito em situaes nas quais captar ideias gerais e identificar aspectos crticos pode ser mais importante do que a objectividade cientfica, como o caso da realizao de pr-testes de um questionrio. Devido ao caracter "oportunista" da amostra, os seus elementos podem no ser representativos da populao.
Exemplo de utilizao da amostragem por convenincia: Consideremos um estudo sobre a associao entre o rendimento das famlias e o acesso a servios de sade mental (psicanlise, psicologia mdica, etc.). Para um estudo deste tipo, um investigador colocou 5 entrevistadores, em frente a 5 supermercados e 5 igrejas de um bairro degradado nos subrbios de Nova Iorque.

5.3.3.7 Amostragem "Bola de Neve"

Este tipo de amostragem recai nos indivduos que foram previamente identificados como pertencentes amostra. uma tcnica utilizada nos casos em que no existe informao disponvel sobre a populao, ou torna-se impossvel disponibiliz-la. Este tipo de

27 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -27

amostragem utilizado quando se pretende analisar populaes pequenas ou com caractersticas muito especficas. Para construir uma amostra baseada nesta tcnica, o entrevistador pede ajuda ao inquirido, aps ser entrevistado, para que este fornea nomes de outros indivduos que possam ser igualmente inquiridos (Vicente et al, 1996). Um inconveniente deste processo que as pessoas que so entrevistadas, tm tendncia a indicarem amigos o que leva por vezes a termos uma amostra de pessoas que pensam e agem de forma idntica.
Exemplo de utilizao da amostragem "Bola de Neve": Vamos supor que queremos uma amostra de toxicodependentes que residem no Porto. Como no temos nenhuma listagem, o que fazemos tentar encontrar uma pessoa com essa caracterstica e, depois de a entrevistarmos, pedirmos para nos indicar o nome de outras pessoas toxicodependentes residentes no Porto e garantir que no referimos qual a fonte dessa informao.

5.3.3.8 Amostragem por quotas

Este o mtodo no aleatrio de amostragem mais utilizado. muito semelhante amostragem aleatria estratificada, mas a seleco dos elementos da amostra no aleatria. A existncia deste mtodo de amostragem justifica-se fundamentalmente pela inexistncia de listagens da populao (Vicente et al, 1996). A amostragem por quotas conduz a uma amostra onde a proporo de elementos que possuem uma determinada caracterstica aproximadamente igual proporo de indivduos na populao que possuem essa mesma caracterstica. Por exemplo, se a populao tem tantos homens como mulheres, o mesmo vai acontecer na amostra.
Passos para obteno de uma amostra por quotas: 1. Definir as quotas, isto , dividir a populao em categorias. A escolha das variveis feita na maioria dos casos com base no recenseamento da populao, quando se trata de variveis sciodemogrficas. Seleccionar os elementos, cabendo ao entrevistador tomar a deciso de quem escolhido. A nica obrigatoriedade que respeite as quotas estabelecidas no plano de amostragem. Muitas vezes definem-se planos para seleccionar os elementos, tais como circuitos urbanos ou frmulas para encontrar o andar e o alojamento a inquirir num prdio.

2.

A qualidade de uma amostra por quotas depende da forma como os entrevistadores procuram os indivduos e entram em contacto com eles (Ghiglione e Matalon, 1992). Para assegurar uma melhor representatividade, os entrevistadores devem ser enviados para zonas tiradas sorte. A, eles podero, ou abordar quem passa, ou utilizar o mtodo porta-a-porta,

28 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -28

ou eventualmente, combinar os dois. A reproduo das distribuies da populao deve ser considerada como uma condio necessria, mas no suficiente, da qualidade de uma amostra. Neste mtodo o tempo de realizao do trabalho de campo inferior ao dos mtodos aleatrios, pois no h necessidade de contactar mais do que uma vez o entrevistado (Vicente et al, 1996). Se no primeiro contacto o indivduo no se encontra automaticamente substitudo por outro. Esta pode ser uma vantagem expressiva se existir uma grande urgncia na obteno da informao.

Exemplo de utilizao da amostragem por quotas: Suponhamos que queremos fazer uma pesquisa sobre "quem pratica exerccio fsico". certo que temos de ter em conta a idade, o sexo, tempo livre, etc. O primeiro passo que tem de ser dado saber a proporo existente na populao dessas caractersticas. Vamos supor que existem na populao 40% de homens e 60% mulheres. Ento, o entrevistador ter de inquirir 40% de homens e 60% de mulheres, o que ser a sua "quota".

De seguida, apresentamos um quadro comparativo de alguns mtodos probabilsticos e no probabilsticos, mais utilizados.

29 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -29


Fig. 9 - Mtodos de amostragem probabilsticos e no probabilsticos mais utilizados quadro resumo

Mtodo/descrio
Mtodos Probabilsticos
Amostragem Simples
(Qualquer conjunto de n elementos tem a mesma probabilidade de ser seleccionado, de onde resulta que os elementos tm igual probabilidade de serem seleccionados)

Vantagens

Desvantagens

Utilizao fcil

Os membros de alguns grupos de interesse menos representativos podem no ocorrer nas propores desejadas. Caro e moroso quando existem muitos estratos

Amostragem Estratificada
(a populao estudada agrupada de acordo com caractersticas de interesse ou estratos)

Conduz a anlises por subgrupos com varincias inferiores do que na amostragem simples. Conveniente quando existe uma listagem de nomes como suporte da amostra.

Amostragem Sistemtica
(todo o x-simo elemento da populao seleccionado at perfazer o tamanho da amostra, de acordo com um passo fixo. Esse passo determinado dividindo o tamanho da populao pelo tamanho da amostra desejado).

Dever-se- ter em conta os padres de repetio que podem enviesar a amostra.

Amostragem por Cachos e Multi-etpica


(Dos grupos formados naturalmente e que fazem parte da amostra sero inquiridos todos os seus elementos).

Utilizao conveniente quando existem unidades estatsticas que correspondem aos grupos desejados (escolas, hospitais, etc.)

Mtodos no Probabilsticos Amostragem por Convenincia


(utilizao de indivduos que se encontram disponveis)

Amostragem Bola de neve


(Elementos previamente identificados identificam outros membros da populao)

Mtodo prtico pois a investigao recai em unidades j disponveis (estudantes nas escolas, doentes na sala de espera, etc.). til quando no existem referncias sobre a populao ou essas referncias so muito difceis de obter. Torna-se prtico quando existe informao fivel sobre as propores dos atributos que interessam na populao.

Devido ao caracter oportunista da amostra, os seus elementos podem no ser representativos da populao. A amostra pode resultar bastante enviesada.

Amostragem por quotas


(A populao dividida em grupos, com base em caractersticas que s so identificveis atravs da entrevista).

Neste processo o entrevistador pode conferir involutariamente enviesamentos na seleco dos inquiridos.

5.3.4

Como determinar a dimenso da amostra

A questo da dimenso a considerar para amostra sempre uma deciso importante no processo de sondagem. H dois aspectos muito importantes a ter em conta nesta fase: a preciso requerida para os resultados (pois existe sempre um erro que se pretende que seja o mais reduzido possvel) e as limitaes de tempo e de custo envolvidas na sondagem. Tambm temos de ter em conta que quanto maior for a amostra, maior a preciso, mas tambm maior o custo. Por isso, devemos conjugar bem as duas situaes.

30 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -30

A dimenso da amostra necessria para obter uma determinada preciso nos resultados s pode ser calculada matematicamente se as amostras forem escolhidas por um processo aleatrio. Caso contrrio, segundo Weiers (1998) temos trs opes: adoptar a dimenso j utilizada, com sucesso, em estudos anteriores das mesmas caractersticas, ter em conta o oramento disponvel para o estudo e os custos envolvidos e por fim supormos que a amostra aleatria e ver qual a dimenso que seria necessria, sendo o valor encontrado meramente indicativo. Uma amostra deve ser representativa da populao, isto , tem de apresentar os aspectos tpicos, pois a amostra um modelo em miniatura da populao. Deve-se ter presente que a dimenso da amostra a recolher no directamente proporcional ao tamanho da populao e que essa dimenso depende fundamentalmente da variabilidade existente na populao. Por exemplo, se relativamente populao constituda pelos alunos do 10 ano de uma escola secundria, estivermos interessados em estudar a sua idade mdia, a dimenso da amostra a recolher no necessita de ser muito grande j que a varivel idade apresenta valores semelhantes, numa classe etria restrita. No entanto se a caracterstica a estudar for o tempo mdio que os alunos levam a chegar de casa escola, j amostra ter de ter uma dimenso maior, uma vez que a variabilidade da populao muito maior. Cada aluno pode apresentar um valor diferente para esse tempo. Num caso extremo, se numa populao a varivel a estudar tiver o mesmo valor para todos os elementos, ento bastaria recolher uma amostra de dimenso 1 para se ter informao completa sobre a populao; se, no entanto, a varivel assumir valores diferentes para todos os elementos, para se ter o mesmo tipo de informao seria necessrio investigar todos os elementos (Graa Martins, 2001).

Exemplo: Determinao do tamanho da amostra num problema de estimao de uma proporo p

Pretende-se determinar a verdadeira proporo p de indivduos com rendimento inferior a 1000 contos por ano numa regio
sendo: c = parmetro determinado pelo nvel de confiana desejado n = tamanho da amostra f = frequncia relativa do atributo na amostra (proporo

portuguesa. O intervalo de confiana para uma proporo tem a seguinte forma (admitindo uma dimenso da amostra maior que 100):
f (1 f ) f (1 f ) ;f + c f c n n

Assim, a dimenso da amostra determinada fixando a amplitude (A) e o nvel de confiana desejados.
n= 4c 2 f (1 f ) A2

31 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -31

Algumas consideraes sobre a estimao de uma proporo p

1. Consideremos uma populao de dimenso N e seja p a proporo (desconhecida) de elementos da populao que verificam determinada caracterstica. Para estimar esta proporo p, recolhe-se uma amostra de dimenso n e calcula-se a proporo p de elementos nessa amostra, que verificam a caracterstica em estudo. Ento o estimador p um bom estimador de p, com algumas propriedades muito interessantes, entre as quais sobressai o facto de ter uma varincia (medida da variabilidade entre p e p) igual a

p(1 p) N n ( ). N 1 n
Repare-se que se a dimenso n da amostra, for muito pequena quando comparada com a dimenso da populao, N-n aproximadamente igual a N-1, e fica unicamente o 1 factor da expresso que mede a variabilidade. por esta razo que se diz que quando a dimenso da populao muito grande quando comparada com a dimenso da amostra, pode-se considerar infinita. 2. Intervalo de confiana para a proporo p Independentemente de como se chega l, a forma do intervalo de confiana para p, com uma confiana de 100(1-)% ( um valor normalmente considerado da ordem de 0,05, e da ser costume apresentar o intervalo de 95% de confiana!)

(p z

p(1 p ' ) , p + z n

p(1 p ' ) ) n

Amplitude do intervalo = 2 z

p(1 p ' ) n

quantidade z

p(1 p ' ) chama-se margem de erro ou preciso da sondagem. n

3. Qual a dimenso da amostra que necessrio recolher para obter um intervalo com uma determinada preciso d e com um nvel de confiana 100(1-)%? Teremos de resolver a seguinte equao em ordem a n:

p(1 p ' ) <d n

n> (

z 2 ) p' (1 p' ) d

32 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -32

Como o ps conhecido depois de recolhermos a amostra, temos de nos precaver para o valor mximo de p(1-p) que acontece quando p=1/2, de onde vem

n> (

z 2 ) 2d

Apresenta-se a seguir a tabela dos valores de z, para alguns valores de : Confiana 100(1-)% 90% 95% 98% 99% z 1.645 1.960 2.326 2.576

Exemplo: Pretende-se saber se a populao em geral tem confiana nos professores. Pretende-se obter uma estimativa com uma confiana de 95% e uma margem de erro no mximo de 0.05. Qual a dimenso da amostra que se deve recolher?

n> (

1.96 2 ) 2 0.05
n=385

Se para a mesma confiana pretendermos uma margem de erro de 0.02, vir que a dimenso da amostra muito maior, pois ter de ser igual a 2401!

5.3.5

Seleccionar os elementos da amostra

Tal como vimos nos itens anteriores, existem vrias formas de seleccionarmos os elementos de uma amostra. Nas amostras aleatrias o esquema de seleco designa objectivamente qual o elemento a ser escolhido. Nestes casos, devido existncia de listagens prvias que contm as referncias sobre os elementos includos na amostra, possvel identificar cada um dos inquiridos e estabelecer contactos (pessoais, via telefone, ou por correio) de modo a desencadear o processo de recolha de dados. No caso do Inqurito ao Emprego do INE, por

33 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -33

exemplo, os seleccionados so contactados por correio, seguindo-se um conjunto de vrias visitas pessoais dos entrevistadores. Se a amostra for no aleatria, o entrevistador tem de seleccionar os elementos a incluir e, para tal, devido inexistncia de uma base de sondagem, necessrio recorrer ao julgamento humano (Vicente, Reis e Ferro, 1996). No caso da amostragem por quotas, por exemplo, existem guies ou planos que constituem um bom auxlio, pois ajudam o entrevistador a introduzir alguma aleatoriedade no processo de seleco dos entrevistados. Estes guies ou planos contm frmulas para seleccionar as ruas dentro de uma freguesia, ou para seleccionar alojamentos dentro de um edifcio.

6. Recolha da informao necessria dos elementos da amostra


Uma vez seleccionados os elementos da amostra h que os contactar no sentido de obter os dados necessrios para a concretizao do objectivo do estudo. Num estudo por sondagem existem essencialmente trs mtodos de recolha de informao: a entrevista pessoal, entrevista telefnica e o questionrio por correio. Cada um destes mtodos tem as suas vantagens e desvantagens, as quais passam a ser mencionadas.

6.1 Entrevista Pessoal

A entrevista pessoal pode ser considerada como uma conversa entre duas pessoas, face a face, iniciada e conduzida pelo entrevistador com o propsito particular de obter informao relevante, no sentido de concretizar os objectivos do estudo (Mayer, 1974). Este tipo de recolha de informao, foi durante muito tempo o mais utilizado, sendo hoje em dia, bastante importante na realizao de alguns inquritos realizados pelo INE. Este mtodo de recolha de informao pode ser um bocado dispendioso, visto haver necessidade de formao prvia do entrevistador e este ter de se deslocar ao local do inquirido para obter a entrevista. Por vezes estas deslocaes tm de ser feitas vrias vezes, porque os entrevistados no se encontram em casa, ou porque naquele momento no esto disponveis para responder ao questionrio. Por vezes pode tambm ocorrer uma recusa, o que torna este mtodo mais dispendioso do que os outros dois mtodos seguintes. Segundo Aaker e Day (1990) s 30% a 40% do tempo do entrevistador gasto com a entrevista propriamente dita, pois o restante tempo ocupado em deslocaes, localizao dos inquiridos, etc. certo, que este mtodo tem vantagens em relao ao
Entrevistador: Pessoa responsvel pela recolha de informao que vai de encontro aos objectivos particulares de cada estudo, realizando as entrevistas de acordo com as regras estabelecidas.

34 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -34

questionrio por correio, pois a entrevista pode ser conseguida em poucos minutos enquanto que o questionrio por correio pode demorar semanas. A taxa de respostas mais elevada na entrevista pessoal, devido ao facto de haver maior incentivo para a resposta por parte do entrevistador para com o entrevistado.

6.2 A Entrevista Telefnica

A entrevista telefnica uma alternativa entrevista pessoal. A recolha desta informao feita pelo telefone, tal como o nome diz, onde o entrevistador realiza o questionrio ao entrevistado. Este mtodo torna-se por vezes mais barato do que o anterior. Por exemplo, se tivermos em conta que no necessrio fazer vrias deslocaes aos alojamentos para conseguirmos as entrevistas sendo o tempo que se gasta a fazer uma entrevista por telefone menor do que no caso da entrevista pessoal, este mtodo muito mais vantajoso. Mas, nem tudo so vantagens, pois se o questionrio for muito longo, certo que os custos das chamadas telefnicas se aproximam muito dos custos das entrevistas pessoais, alm do entrevistado se poder fatigar mais depressa.

6.3 O Questionrio por Correio

A caracterstica deste mtodo que aquele que vai responder ao questionrio, aps ter lido as questes e explicaes que as acompanham, dever por si s redigir as suas respostas sem poder recorrer a um entrevistador (Vicente, Reis e Ferro, 1996). Este mtodo aconselhvel no caso de populaes geograficamente dispersas. Os custos de recolha de informao so reduzidos. Os questionrios so pr-testados vrias vezes para se ter a certeza que as questes so entendidas e que todas as pessoas as entendem da mesma maneira. Apesar dos custos serem reduzidos, a questo do tempo nem sempre muito favorvel, portanto quando se tem de obter respostas rpidas este mtodo no aconselhvel. Alm do mais, deve-se ter em conta a taxa de no respostas que neste tipo de recolha de informao pode ser sempre mais elevado face aos anteriores.

35 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -35

7. Organizao e apresentao dos dados

Depois da definio do problema a estudar, da planificao do inqurito e da recolha dos dados temos o problema da organizao os dados. A organizao dos dados consiste em "resumir" os resultados obtidos de uma forma simples e clara para melhor serem interpretados. A apresentao dos dados pode ser feita de vrias maneiras. Por exemplo, numa abordagem inicial, os dados podem ser apresentados em tabelas de frequncias, diagramas de barras, diagramas circulares, histogramas, etc. Para obter mais informaes sobre a organizao dos dados ao nvel da estatstica descritiva introdutria, pode consultar os Dossis sobre Estatsticas com Excel e Grficos, disponveis na pgina:
http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/dossier/html/dossier.html. Pode tambm consultar os

resultados dos Mini-Censos realizados a vrias escolas do nosso pas, disponveis na pgina
http://alea-estp.ine.pt/html/statofic/html/dossier/doc/Dossier5_2.PDF, onde encontrar um exemplo

de formas de organizao dos dados. Pode ainda consultar a Galeria Virtual (http://aleaestp.ine.pt/html/galvirt/html/galeriavirt.html) que contm exemplos de grficos e quadros que

sintetizam a informao principal dos inquritos realizados.

Numa ltima fase, necessrio ter em ateno a apresentao do relatrio final. Segundo Hill e Hill (2000) existem vrios tipos de relatrios: por exemplo o acadmico e o interno. Ambos tm estruturas semelhantes e contm os itens que a seguir se apresentam.

7.1 Algumas recomendaes

Qualquer relatrio deve conter um ttulo que identifique qual o contedo apresentado no relatrio. O ndice deve conter todos os captulos existentes no relatrio. Devem ser enumerados e conter o nmero da pgina onde comeam. Embora o resumo seja a primeira parte do relatrio, normal no o escrever at que todas as outras componentes estejam escritas, revistas, "polidas" e existam nas suas verses finais. (Hill, Hill, 2000). O resumo deve conter a informao sobre qual a razo que levou a fazer a investigao, como foi feita, quais os resultados mais importantes e as concluses tiradas acerca da sua investigao e como podem ajudar a resolver o problema. A introduo tem como objectivo explicar qual a natureza da investigao e as razes que a justificaram e deve apresentar uma breve panormica sobre os restantes captulos do relatrio.

36 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -36

7.2 Os resultados

Existem vrias maneiras de apresentar resultados numricos. Devemos sempre apresentar uma anlise exploratria inicial dos dados, com particular incidncia num resumo das principais variveis analisadas. Por exemplo, nos Mini-Censos, uma das variveis analisadas foi a altura dos indivduos2. No relatrio que apresenta os resultados deste trabalho, um dos quadros contm uma sntese descritiva desta varivel:

Altura ALTURA N 9171 Minimo 92 Mximo 170 Mdia 133.21


Altura
2000

Desvio padro 9.917

1800

Para os mesmos dados optou1600

se por fazer igualmente uma representao grfica, sob a forma de um histograma (ver regras de construo de
nmero de crianas

1400

1200

1000

800

600

histogramas nas Noes de Estatstica do ALEA)

400

200 0 90.0 95.0 100.0 105.0 110.0 115.0 120.0 125.0 130.0 135.0 140.0 145.0 150.0 155.0 160.0 165.0 170.0

Altura em cm

Uma das principais iniciativas realizadas pelo ALEA em 2001 foi a do "Mini-Censos" destinado s escola bsicas. Remeteram-se os inquritos a escolas do 1 ciclo e toda a informao recolhida foi organizada e tratada por uma equipa conjunta envolvendo tambm tcnicos do INE e da Sociedade Portuguesa de Estatstica. os MiniCensos tiveram com principal propsito dar a conhecer aos alunos o que so, para que servem e como se fazem os Censos. O relatrio com os resultados deste encontra-se disponvel em: http://alea.ine.pt/Html/statofic/html/censos2001/html/censos2001.html

37 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -37

Para a varivel Nmero de irmas, apresentou-se a tabela de frequncias e o grfico circular correspondente. Neste quadro podemos ver o nmero de irmos que cada criana tem. Podemos observar que
Frequncias Absolutas 1403 4356 1540 636 643 8578 593 9171 Frequncias Relativas (%) 16.4 50.8 18.0 7.4 7.5 100.0 Frequncias Relativas Acumuladas (%) 16.4 67.1 85.1 92.5 100.0

cerca de metade das crianas que responderam a esta

nmero de irmos

0 1 2 3 4 ou mais Total

questo tm mais um irmo e que 16% so filhos nicos. 18% das crianas tm 2 irmos e as restantes tm 3 ou mais.

No responderam Total

7.5% 7.4%

Q ua nt o s irm o s t e ns ?

16.4%

0 irmo s

18.0%

1 irmo 2 irmo s 3 irmo s 4 o u mais irmo s

50.8%

Segundo Hill, Hill (2000) quando apresentamos os resultados, devemos ter em ateno qual o nosso pblico alvo, para assim escolhermos o mtodo mais adequado de apresentao. Quando o pblico alvo est habituado a ler e interpretar quadros, devemos utiliz-los mas de uma forma a facilitar a sua interpretao. Por outro lado, quando o pblico alvo no est habituado a ler e interpretar quadros, devemos utilizar grficos para apresentar a informao mais importante. Ambas as escolhas de apresentao dos resultados devem ser acompanhadas por uma explicao em forma de texto para melhor compreenso do leitor. Os quadros e grficos apresentados devem ser todos numerados e conterem um ttulo.

Para esta fase do trabalho recomendamos uma consulta aos dossis didcticos do ALEA nmeros IV (Estatstica com Excel) e IX (Representaes grficas).

38 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -38

8. Ver tambm
Publicaes

ALEA, Estatstica com Excel, Dossi Didctico n IV, disponvel em: http://alea.ine.pt/html/statofic/html/dossier/html/meio_dossier4.html

ALEA, Representaes Grficas - notas sobre a criao e apresentao de alguns tipos de grficos, Dossi Didctico n IX, disponvel em:

http://alea.ine.pt/html/statofic/html/dossier/html/meio_dossier9.html

BACELAR, S. (1999), Relatrio de Aula Terico-Prtica sobre Amostragem nas Cincias Sociais, FEP, Porto, Universidade do Porto;

CAMPOS, P. (2000), Mdulo 2 - da Concepo ao Tratamento Estatstico de Questionrios - Apontamentos do curso de Anlise Estatstica de Dados com SPSS. Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Catlica, Porto.

GHIGLIONE, R. e MATALON, B. (1992), O Inqurito, Teoria e Prtica, Oeiras, Celta Editora;

GOMES, P. (1998), Tpicos de Sondagens, (Curso apresentado no mbito do VI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatstica - Tomar, 9 a 12 de Junho de 1998);

GRANG, D., LEBART, L. (1994), Traitements Statistiques des nquetes, Paris, Edies Dunod;

HILL, M. M., Hill, A. (2000), Investigao por Questionrio, Lisboa, Edies Slabo;

39 Dossi Didctico O Inqurito Estatstico -39

INE (1998), Inqurito ao Emprego - Srie - 1998; tambm disponvel na Internet na publicao referente 1 Trimestre de 1998 das Estatsticas do Emprego.

LIMA, M. P. (1981), O Inqurito Sociolgico - Problemas de Metodologia, 2 Ed., Editorial Presena;

MARTINS, E. G., (2001), Noes Bsicas sobre Amostragem - Introduo Inferncia Estatstica, Departamento de Estatstica e Investigao Operacional, Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa;

STUART, A., (1984), The Ideas of Sampling, Monograph no. 4, Charles Griffin and Company Ltd, London;

VICENTE, P., REIS, E. e FERRO, F. (1996), Sondagens - A amostragem como factor decisivo da qualidade, Lisboa, Edies Slabo;

WEIERS, R.M. (1998), Marketing Research, 2nd Ed., Prentice-Hall, London.

Web sites:

http://www.socio-estatistica.com.br/

http://www.fecap.br/portal/index.asp

Nestes dois sites pode encontrar algumas sugestes sobre a construo de questionrios e algumas referncias bibliogrficas.

You might also like