You are on page 1of 6

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N 01435/09_ Prefeitura Municipal de Cabedelo.

. Contratos de Admisso de Pessoal por Tempo Determinado, para atender a excepcional interesse pblico. Julga-se pela ilegalidade. Assinao de prazo para providncias. Recomendaes. ACRDO AC2-TC- 00571/2012 RELATRIO: Adoto como Relatrio o contido no parecer do MPE de (fls. 5.635/5.639), que afirma: Tratam-se os autos do exame de contratos de pessoal por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico, celebrados pelo Municpio de Cabedelo, por intermdio de seu Prefeito, Sr. Jos Francisco Rgis. Foi impugnada pelo rgo Tcnico a manuteno de 460 (quatrocentos e sessenta) contratados, listados na planilha de (fls. 5.457/5.476), haja vista a permanncia irregular destes no servio pblico municipal desde os exerccios de 2005, 2006 e 2007, fato que descaracterizaria o carter de excepcional interesse pblico. O gestor recalcitra em homologar certame pblico realizado pelo ente municipal, em razo de ao civil pblica dirigida contra sua administrao, na qual o Ministrio Pblico alega que as provas aplicadas para parte das categorias postas em disputa foram tidas por irregulares na sua conduo, e nisso justifica a manuteno dos temporrios; haja visto a necessidade da prestao dos servios respectivos. Continua a douta Procuradora: A Constituio da Repblica de 1988 traz no art. 37 o mnimo entre os princpios da Administrao Pblica, ou seja, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. No item II desse artigo, que estabelece ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, prev-se a necessidade de concurso pblico para investidura nos cargos, empregos e funes pblicas, de sorte que se detecta a presena dos referidos princpios na
1

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N 01435/09 indispensabilidade desse certame, particularmente os da impessoalidade e da moralidade, inerentes democracia, alm da concretizao do princpio maior da isonomia. O pargrafo segundo do art. 37 em comento arremata que a no observncia do concurso pblico, bem assim do seu prazo de validade, implicar a nulidade do ato e a punio da autoridade responsvel, nos termos da lei. Assim, desde a promulgao da Constituio Federal de 1988 est a Administrao Pblica direta e indireta obrigada, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade da autoridade, observncia do concurso pblico, no apenas para a investidura nos cargos pblicos (como se via no ordenamento constitucional anterior art. 97 da Carta de 1967), mas, tambm, nos empregos e nas funes pblicas de todos os entes federados, abrangendo a administrao pblica direta e indireta. Entretanto, essa disposio sofre temperamento atravs do inciso IX do citado artigo, o qual reza: a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico. No caso em testilha, no obstante existir na administrao do Municpio de Cabedelo cerca de 460 contratados temporrios, foi desencadeado concurso pblico para preenchimento de 889 vagas na estrutura funcional do Executivo Mirim. Sucede que, depois de realizadas as provas, e antes de homologado o certame, emergiram denncias de irregularidades na conduo das provas. Averiguados os fatos pela Promotoria de Justia de Defesa dos Direitos do Cidado, esta manejou Ao Civil Pblica contra o Municpio de Cabedelo para anulao do Concurso Pblico. Concluiu a douta Procuradora que houve algumas violaes de postulados bsicos no certame, para algumas categorias, conforme discorrido no articulado de( fls. 5.486/5.491). Em seguida, foi realizada uma audincia pblica com intuito de formalizar um TAC Termo de Ajustamento de Conduta estabelecendo um prazo para homologao do resultado final do certame.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N 01435/09 E conclui a douta Pocuradora: Nesta senda, opina esta Representante Ministerial pela decretao de ilegalidade das contrataes temporrias relacionadas pela Auditoria, bem assim pela concesso de prazo ao atual Prefeito Municipal de Cabedelo, para que proceda ao desligamento, do servio pblico municipal, dos respectivos contratados, com exceo (se assim entender) daqueles exercentes de funes atribuveis quelas categorias cujo provimento est sub judice ( luz da razo acima exposta e to somente at deciso acerca do certame), sendo o caso de se recomendar ao gestor que homologue parcialmente o concurso pblico N 01/2010, e ato contnuo convoque os candidatos aprovados (com a ressalva aludida, ou seja, exceo daqueles que concorreram para os cargos objeto de questionamento judicial) para substituir as pessoas precria e ilegalmente mantidas no quadro de pessoal do Municpio. Por fim, imprescindvel destacar que a recomendao acima sugerida no implica chancela deste Eg. Tribunal quanto validade do concurso, que deve ser ainda encaminhado a esta Corte para anlise da sua validade e conseqente dos atos de admisso dele decorrentes. O interessado foi notificado acerca da incluso do presente processo na pauta desta sesso. VOTO DO RELATOR: Voto, nos termos dos pareceres, escrito da Auditoria e do Ministrio Pblico Especial:, pela: Decretao de Iegalidade das contrataes temporrias; Assinao de prazo de sessenta dias ao atual Prefeito Municipal de Cabedelo, para que proceda ao desligamento, do servio pblico municipal,dos respectivos contratados, com exceo (se assim entender) daqueles exercentes de funes atribuveis quelas categorias cujo provimento est sub judice ( luz da razo acima exposta e to somente at deciso acerca do certame).

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N 01435/09 Recomendao ao gestor que homologue parcialmente o concurso pblico N 01/2010, e ato contnuo convoque os candidatos aprovados (com a ressalva aludida, ou seja, exceo daqueles que concorreram para os cargos objeto de questionamento judicial) para substituir as pessoas precria e ilegalmente mantidas no quadro de pessoal do Municpio. Recomendao Auditoria Inspeo Especial para verificar o incremento do nmero de contratados aps anlise dos presentes autos. DECISO DA 2 CMARA: Vistos, relatados e discutidos os autos do processo TC N 01435/09 e, CONSIDERANDO o Relatrio e Voto do relator, o parecer do M.P.E. e o mais que dos autos consta,.
ACORDAM os membros da 2 Cmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraba, unanimidade de votos, em sesso realizada nesta data:

1. julgar pela decretao de ilegalidade das contrataes temporrias relacionadas pela Auditoria, bem assim para que proceda ao desligamento, do servio pblico municipal, dos respectivos contratados, com exceo (se assim entender) daqueles exercentes de funes atribuveis quelas categorias cujo provimento est sub judice ( luz da razo acima exposta e to somente at deciso acerca do certame); 2. Assinao de prazo de sessenta dias ao atual Prefeito Municipal de Cabedelo, para que proceda ao desligamento, do servio pblico municipal, dos respectivos contratados, com exceo (se assim entender) daqueles exercentes de funes atribuveis quelas categorias cujo provimento est sub judice ( luz da razo acima exposta e to somente at deciso acerca do certame); 3. Recomendar ao gestor que homologue parcialmente o concurso pblico N 01/2010, e ato contnuo convoque os candidatos aprovados (com a ressalva aludida, ou seja, exceo daqueles que concorreram para os cargos objeto de questionamento judicial) para substituir as pessoas precria e ilegalmente mantidas no quadro de pessoal do Municpio.
4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N 01435/09 4. Recomendar Auditoria Inspeo Especial para verificar o incremento do nmero de contratados aps anlise dos presentes autos.

Publique-se, notifique-se e cumpra-se. TCE-Sala das Sesses da 2 Cmara-Mini-Plen. Cons. Adailton Colho Costa. Joo Pessoa, 20 de maro de 2.012.

Cons. Arnbio Alves Viana Presidente e Relator

Representante / Ministrio Pblico Especial

C:\Meus documentos\Meus documentos 2\Cmara\Acrdo grsc.

You might also like