You are on page 1of 5

Violncia domstica: um fenmeno gerador de rupturas e desequilbrio emocional do sistema familiar.

Elenice Geralda Ferreira2 Izabel Cristina de Amorim Fonseca2

RESUMO Por deste artigo objetivamos trazer tona uma discusso acerca da violncia domstica, um fenmeno gerador de rupturas e desequilbrio emocional no sistema familiar e em cada um dos seus membros. Apontamos a vergonha como um segredo familiar no qual pode-se mistificar ou destorcer um processo de comunicao interfamiliar. Palavras-chave: Violncia domstica. Lei Maria da Penha. Famlia. A violncia domstica um problema expressivo na sociedade contempornea, que atinge mulheres, crianas e adolescentes; implicando em desgastes fsicos, emocionais e psicolgicos. Hoje, no Brasil, acredita-se que o fenmeno faz parte de um grande problema de sade pblica. Como forma de proteo s mulheres no mbito familiar, em 2005 criou-se a Lei 11.340/06, titulada de Lei Maria da Penha em homenagem a uma farmacutica bioqumica que ficou paraplgica por causa de um tiro nas costas dado pelo prprio marido. Ela se tornou um cone na luta contra a violncia domstica e a impunidade dos agressores. A lei se aplica violncia que cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual, psicolgica, e dano moral ou patrimonial, no mbito da unidade domstica, onde haja o convvio de pessoas, com ou sem vnculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas. Tambm em qualquer relao ntima de afeto, na qual
1

Trabalho Interdisciplinar elaborado para concluso do estgio VII -Centro de Referncia da Mulher e da Famlia- rea de concentrao: Teoria Sistmica; Supervisora: Genilce Rodrigues Cunha. 2 Acadmicas do curso de Psicologia do Centro Universitrio Newton Paiva.

o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitao. De acordo com Fernandes (2008), uma das alternativas de melhor compreenso a respeito das dinmicas familiares est no pensamento sistmico, que amplia a compreenso sobre os sistemas humanos e sobre os padres interacionais que mantm a estabilidade do grupo, apesar das constantes mudanas que podem ser observadas. Para Minuchin (1990), os membros da famlia se relacionam de acordo com certos ajustes que dirigem suas transaes, e habitualmente, no explicitamente enunciados ou mesmo reconhecidos, formam a estrutura da famlia. O autor relata que a estrutura familiar no uma entidade imediatamente acessvel ao observador, h um processo de unio com a famlia na qual os dados do terapeuta e seus diagnsticos so alcanados experiencialmente. Assim:
Ele ouve o que os membros da famlia contam-lhe a respeito da maneira pela qual eles experienciam a realidade. Mas tambm, ele observa a maneira pela qual os membros da famlia se relacionam com ele e entre si. O terapeuta analisa o campo transacional, em que ele e a famlia se encontram, a fim de fazer um diagnstico estrutural. (MINUCHIN, 1982 p.90)

Ao estudarmos diferentes conceituaes de famlia, percebemos que ela um grupo natural que, atravs do tempo, tem desenvolvido diferentes padres de interao. A estrutura familiar constituda por esses padres, que por sua vez governam o funcionamento dos membros da prpria famlia, delineando sua gama de comportamentos e facilitando sua convivncia (MINUCHIN E FISHIMAN, 1990). Outro conceito declara que a famlia pode ser descrita como sendo um espao no qual ocorre o desenvolvimento psicolgico do indivduo, de um estado de fuso/indiferenciao para um estado de separao/individualizao cada vez maior. Este ciclo determinado no apenas por estmulos biolgicos e pela interao psicolgica, mas tambm por processos interativos no interior do sistema familiar. Igualmente, o curso da histria futura do indivduo pode ser prevista base do clima emocional predominante na famlia de origem (ANDOLFI e col., 1984).

Em se tratando de violncia domstica, Fernandes (2008) diz que a violncia um fenmeno humano que envolve uma relao de poder e submisso, fenmeno este que acompanha o ser humano desde os princpios de sua histria, porm s recentemente o discurso da ordem e da disciplina passou a ser questionado. Ainda de acordo com a mesma autora, a abordagem sistmica possibilita a ampliao da compreenso acerca dos sistemas humanos e desperta a sociedade para a complexidade das interaes interpessoais, exigindo assim a construo de uma pratica teraputica no atendimento s vitimas de violncia. Desta forma, relata que a violncia domstica carrega tabus e outros aspectos envolvidos na manuteno do seu segredo, que consequentemente mantm um ciclo vicioso, bem como a vergonha. Em se falando de vergonha, Imber-Black (1994) descreve uma vergonha herdada, e pontua que a imagem que temos sobre nossa famlia est baseada em inpults radicalmente limitados, desta forma extramos tudo que introduzido. O que comeou como pessoas, locais, eventos e modos de viver juntos o que chamamos de processo familiar torna-se, ao longo do tempo, injuno internas ou comandos sobre como ser, como ver a si mesmo e como perceber o mundo (IMBER-BLACK, 1994, p. 46). O sentimento de vergonha em relao violncia pode ser uma maneira de manter um segredo familiar. Sabe-se que os segredos envolvem tabus culturais. Eles protegem algo, mantendo-o invisvel a outros. Assim, Chau3 (1999, apud Fernandes, 2008, p. 45) afirma que o sentimento de vergonha uma das consequncias da violncia. O indivduo, ao ser violentado, seja por uma violncia de natureza fsica, psicolgica ou sexual, passa a sentir-se menos digno que outros seres humanos, pois a violncia incute na vtima um senso de impotncia e de inutilidade.

CHAU, M.Uma ideologia Perversa. Folha de So Paulo: Sumus, 1986.

Uma criana que cresce sob a violncia pode vir a acreditar em sua prpria desvalia, e quando se tornar adulta pode pensar de si mesma como ser desmerecedor e incapaz de estabelecer relaes afetivas seguras, confiveis e duradouras, assim como, construir um projeto de vida pessoal e profissional. A internalizao do sentimento de vergonha evita a possibilidade de reparo (FERNANDES, 2008). Conclumos que os segredos fazem parte dos fenmenos sistmicos os quais esto diretamente ligados aos relacionamentos interfamiliares. necessrio que o terapeuta tenha cuidado na sistematizao de um segredo familiar, pois, s vezes, a famlia se estrutura a partir dele, ou seja, distorce ou mistifica os processos de comunicao. Tal cuidado possibilitar que pontes interpessoais rompidas sejam consertadas, assim como oportunidade para o crescimento pessoal dos membros e da famlia como um todo. Assim, o terapeuta que trabalha com vtimas da violncia domstica precisa estabelecer uma atitude emptica, a fim de possibilitar a superao do sofrimento gerando uma perturbao na rede de multideterminaes dos padres relacionais, levando a uma nova forma de organizao familiar, permeada pela autonomia e respeito.

REFERNCIAS ANDOLFI, M. ; ANGELO, C. ; MENGLI, P. E NICOLO-CORIGLIANO, A. N. Por trs da Mscara Familiar. Porto Alegre: Artes Mdicas,1984. FERNANDES, Carine Suder. CREPALDI, Maria Aparecida. Terapia familiar breve em programas que atendem famlias vitimadas pela violncia: uma proposta de interveno. 2008. 89f. Monografia (Especializao em Terapia Relacional Sistmica) Familiare Instituto Sistmico, Florianpolis, 2008. http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm. Acesso em: 22 de nov. de 2009.

MASON, Marilyn J. Vergonha: reservatrio para os segredos na famlia. In: IMBERBLACK, Evan e (col.). Os segredos na famlia e na terapia familiar.; trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. p. 40-54. MINUCHIN, S. e FISHMAN, H. C. Tcnicas de Terapia Familiar. Trad. Claudine Kinsch e Maria Efignia F. R. Maia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. MINUCHIN, Salvador. Famlias: funcionamento e tratamento. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. REICHENHEIM, Michael Eduardo; DIAS, Alessandra Silva e MORAES, Claudia Leite. Co-ocorrncia de violncia fsica conjugal e contra filhos em servios de sade. Rev. Sade Pblica [online]. 2006, vol.40, n.4, pp. 595-603. ISSN 00348910. doi: 10.1590/S0034-89102006000500007. http://www.scielo.br/scieloOrg/php/reference.php?pid=S003489102006000500007&caller=www.scielo.br&lang=pt Acesso em: 22 de nov. de 2009.

You might also like