You are on page 1of 25

TEORIA DO DESENHO PROJETIVO UTILIZADO PELO DESENHO TCNICO

Definio de Projeo Ortogonal


Nos desenhos projetivos, a representao q q j g por de qualquer objeto ou figura ser feita p sua projeo sobre um plano.
Desenho resultante da projeo de uma forma retangular sobre um plano de projeo projeo. Os raios projetantes tangenciam o retngulo e atingem o plano de projeo formando a projeo resultante.

Definio de Projeo Ortogonal


Como os raios projetantes, em relao ao plano de projeo, so paralelos e perpendiculares, a projeo resultante representa a forma e a verdadeira grandeza do retngulo projetado. Este tipo de projeo denominado Projeo Ortogonal (do grego ortho = reto + gonal = ngulo), pois os raios projetantes so perpendiculares ao plano de projeo.

Definio de Projeo Ortogonal

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Como os slidos so constitudos de vrias superfcies, as projees ortogonais so utilizadas para representar as formas tridimensionais atravs de figuras planas planas.
Aplicao das projees ortogonais na representao das superfcies que compem, respectivamente, um cilindro, um paraleleppedo e um prisma de base triangular.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Para fazer aparecer a terceira dimenso necessrio fazer uma segunda projeo ortogonal olhando os slidos por outro lado lado.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Pode-se obter a partir das figuras planas o p entendimento da forma espacial de cada um dos slidos representados.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Duas vistas, apesar d representarem as t di D i t de t trs dimenses d objeto, no garantem a do bj t t representao da forma da pea. A representao das formas espaciais resolvida com a utilizao de uma terceira projeo. projeo

Trsvistasdapeaporladosdiferentes

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Para que o desenho resultante se transforme em uma linguagem grfica, os planos de projeo horizontal e lateral tm os sentidos de rebatimento convencionados, e sempre se rebatem sobre o plano vertical. Mantendo o sentido dos rebatimentos dos planos horizontal e lateral resultar sempre nas mesmas posies relativas entre as vistas. O lado da pea que for projetado no plano vertical sempre ser considerado como sendo a frente da pea. O lado superior da pea sempre ser representado abaixo da vista de frente O lado esquerdo da pea aparecer desenhado direita da vista de frente.

Como Utilizar as Projees Ortogonais


Vista frontal

importante considerar que cada vista representa a pea sendo observada de uma determinada posio.

Representao de Arestas Ocultas


Como a representao de objetos ,p p j tridimensionais, por meio de projees ortogonais, feita por vistas tomadas por lados diferentes dependendo da forma diferentes, espacial do objeto, algumas de suas superfcies podero ficar ocultas em relao ao sentido de observao.

Representao de Arestas Ocultas


Arestas que esto ocultas em um d A l determinado sentido d i d id de observao so representadas por linhas tracejadas.

As linhas tracejadas so constitudas de pequenos traos de comprimento uniforme, espaados de um tero de seu comprimento e levemente mais finas que as linhas cheias.

Representao de Arestas Ocultas


Deve-se procurar evitar o aparecimento de linhas tracejadas A li h t As linhas tracejadas podem ser evitadas i j d d it d invertendo-se a t d posio da pea em relao aos planos de projeo (mudar a posio da vista de frente). frente)

Elaborao de Esboos (DESENHOS MO LIVRE)


muito importante desenvolver a h bilid d d it i t t d l habilidade de desenhar mo livre. A elaborao de esboos, alm favorecer a anlise grfica d projees ortogonais, ajuda li fi das j t i j d a desenvolver o sentido de proporcionalidade. PORM, atualmente pode-se realizar esboos com f ilid d em um software d modelagem facilidade ft de d l pelo profissional treinado.

Representao de Superfcies Inclinadas


1. A representao d superfcies i li d pode ser di idid em de f i inclinadas d dividida dois casos distintos: Q Quando a superfcie perpendicular a um dos planos de p p p p projeo e inclinada em relao aos outros planos de projeo.

Representao de Superfcies Inclinadas


2. A representao d superfcies i li d pode ser di idid em de f i inclinadas d dividida dois casos distintos: Superfcie Inclinada em Relao aos Trs Planos de Projeo p j

Representao de Superfcies Inclinadas

Pode-se observar que o paralelismo existente entre as arestas representadas pelos segmentos de retas [(1,2) ; (3,4)] e [(1,5);(2,3)] so mantidos nas trs p j projees.

Representao de Superfcies Curvas


No plano paralelo superfcie, a projeo resultante mantm a forma e a verdadeira grandeza do crculo, enquanto nos outros dois planos a projeo resultante um segmento de reta, cujo comprimento corresponde ao dimetro do crculo.

Representao de Superfcies Curvas


Se a superfcie circular no possuir paralelismo com nenhum dos trs planos de projeo, mas for perpendicular em relao a um deles as projees deles, resultantes tero dimenses em funo do ngulo de inclinao da superfcie. p

Representao de Superfcies Curvas

Representao de Superfcies Curvas


A forma cilndrica muito comum de ser encontrada como furos.

Representao de Superfcies Curvas


Linhas de Centro
Nos desenhos em que aparecem as q p superfcies curvas utilizado um novo tipo de linha, composta de traos e pontos que , p p q denominada linha de centro. Indicam os eixos em corpos de rotao rotao. Assinalam formas simtricas secundrias.

Representao de Superfcies Curvas


Linhas de Centro
So representadas p traos finos p por separados por pontos (o comprimento do trao da linha de centro deve ser de trs a quatro vezes maior que o trao da linha tracejada). j ) a partir da linha de centro que se faz a localizao de furos rasgos e partes furos, cilndricas existentes nas peas.

Representao de Superfcies Curvas

Representao de Arestas Coincidentes


Quando na tomada de vista, em um determinado sentido de observao, ocorrer a sobreposio de arestas (superfcies coincidentes), representa se aquela que coincidentes) representa-se est mais prxima do observador.
A li h cheia prevalece A linha h i l sobre a linha tracejada. As linhas que representam arestas (linha cheia ou linha tracejada) prevalecem sobre as linhas auxiliares (linha de centro).

You might also like