You are on page 1of 6

IMPLICAES DA GOVERNANA ORAMENTRIA Dentro de uma perspectiva institucionalista (March, 1995) e longitudinal, a governana oramentria implica em sustentar e aprimorar

os processos pelos quais a sociedade formula fins, procura alcan-los eficientemente, elabora e revoga seus conceitos, tece uma compreenso do que seja uma vida boa e vivencia essa busca. Isso implica em re-examinar o conceito de vida boa, avaliar como os indivduos vivem suas vidas e compar-las com esse ideal. preciso tambm estimar os recursos e as aes necessrias para trazer os nveis de vida atuais algo mais prximos do padro aspirado. Por fim, uma perspectiva institucional de governana oramentria requer que se compreenda e examine responde s falhas em alcanar esse ideal ao longo do tempo. Essa perspectiva de governana pressupe a criao de identidades e preferncias as quais definem um senso do que seja adequado, certo, desejvel e aceitvel e a criao das regras pelas quais interagem e so constitudos as autoridades e os cidados. Isso envolve criar, promover e limitar a capacidade de ao. Capacidades dizem respeito discricionariedade, flexibilidade para considerar um amplo escopo de alternativas de ao. Capacidades dizem respeito a escolhas, disposio e habilidade de influenciar o curso da ao que est sendo tomado. E capacidades dizem respeito liderana, habilidade de acreditar que mudanas fazem alguma diferena.

A AGENDA MINIMALISTA Gerenciando transaes Na agenda minimalista, a considerao que se faz dos seres humanos marcada por certo simplismo. Suas preferncias e capacidades so assumidas como algo exogenamente determinado. A coletividade (a polity) vista como um agregado de indivduos autnomos e auto-interessados. Aes so baseadas em consentimento individual e em contratos voluntrios. Inovao e adaptao so resultados de empreendimento individual, em vez de frutos de ao pblica ou coletiva. Governana gere a organizao das barganhas e das trocas, incluindo a formao das coalizes. Tudo isso, claro, com o fito de encontrar e implementar transaes mutuamente satisfatrias entre partes individuais. Objetivos, autoridade e capacidade governamental, tudo isso carece de justificativa; j preferncias, recursos e capacidade individual, no. Regras constitutivas imparciais e estveis minimizam a discrio e o poder das autoridades polticas, permitindo aos cidados a liberdade de planejar as prprias condutas, de usar os prprios recursos e de promover seus propsitos pessoais. As regras impem constrangimentos procedimentais s trocas, assegurando direitos propriedade privada e competio justa, dados os recursos com que cada um conta inicialmente.

Na concepo minimalista, a governana indiferente aos resultados substantivos e no desempenha, legitimamente, qualquer papel relevante na construo ou na transformao das identidades, das inquietaes, das capacidades ou dos mecanismos de adaptao.

A AGENDA REDISTRIBUTIVISTA Resolvendo desigualdades A agenda redistributivista est comprometida com a democracia social e econmica, enfatizando a obrigao do governo de assegurar uma distribuio de capacidades e de recursos mais igualitria. Analogamente perspectiva minimalista, a atividade poltica envolve conflitos de interesses entre atores auto-interessados, os quais se empoderam pela posse e uso de recursos. Em contraste com a agenda minimalista, a agenda redistributivista busca afetar os resultados substantivos. Instituies polticas so justificadas por sua contribuio ao desenvolvimento humano e ao bem-estar coletivo. De tais instituies esperase uma reparao das iniqidades, precisamente por meio da redistribuio dos recursos e capacidades disponveis. Ento, o foco da governana recai sobre as tentativas de superao das restries de recursos, sobre as iniciativas de redistribuio dos direitos e sobre a disposio de afetar as capacidades dos grupos na sociedade. Tal foco decorre da convico de que o consentimento popular deve ser livre da coero que as diferenas materiais profundas criam. Algumas verses desta agenda ressaltam a redistribuio de recursos-chave, como a riqueza e a renda. Outras estendem esta nfase regulao das transaes econmicas no intuito de limitar as disparidades e desigualdades, entendidas como derivadas da vantagem social comparativa de possuir recursos. Em contraste com a perspectiva minimalista, a agenda redistributiva tem uma menor inquietao com os riscos inerentes ao exerccio da autoridade pblica e uma maior preocupao com a ameaa que a concentrao do poder privado significa para democracia. Os slogans recorrentes da vertente minimalista autenticidade, neutralidade, liberdade de escolha e consentimento so interpretados como tentativas de desviar a ateno do perigo que a posse privada de recursos estratgicos e escassos representa. A tarefa do governo democrtico retratada no tanto como o esforo de regular e limitar a autoridade e

o poder de governar, mas sobretudo como o dever de combater e reduzir as disparidades derivadas da posse privada de recursos e capacidades crticos.

A AGENDA FORMATIVA Construindo uma cultura poltica Assim como a redistributivista, a agenda formativa presume um papel ativo da governana na produo de uma sociedade justa. Seu foco primordial, contudo, menos direcionado questo da restrio dos recursos do que criao sustentao de uma cultura de hbitos e valores democrticos. A coletividade poltica assenta-se mais numa fundao substantiva do que propriamente procedimental. uma perspectiva de carter mais educacional e comunitrio do que de regulador. A participao e a reforma poltica so vistas como parte do desenvolvimento moral e cognitivo das pessoas. Muitos humanistas clssicos acreditavam nisso como possvel e desejvel para que a polity pudesse criar cidados civilizados e livres em seus gostos e julgamentos. A perspectiva da poltica como uma arena de educao e desenvolvimento coletivos matiza certas distines que as vertentes liberal e comunitria fazem na relao do indivduo com sua polity. Por exemplo, um reconhecido liberal como John Stuart Mill poderia alegar: O elemento mais essencial de um bom governo est na virtude e a inteligncia dos indivduos que compem a coletividade; o mais importante ponto de excelncia que qualquer forma de governo pode possuir promover a virtude e a inteligncia desses indivduos. A primeira questo a respeito de qualquer instituio poltica at onde eles esto dispostos a estimular e favorecer as vrias qualidades, morais ou intelectuais, dos membros da comunidade (bem como seu bem estar) (Mill, 1962, pp. 30-35). A agenda formativa procura influenciar a operao da polity afetando os valores, as crenas e as identidades de seus cidados. Ento, o papel da governana moldar as identidades e as preocupaes (a ateno) no sentido de forjar cidados e autoridades virtuosas. O objetivo pode incluir no apenas educao em termos de obrigaes e direitos das identidades-chave da polity, mas tambm o estabelecimento de consensos gerais e compartilhados acerca de vrios propsitos substantivos, um senso de bem comum e uma percepo de um destino mtuo. Um objetivo fundamental produzir uma comunidade

poltica dentro da qual seus cidados possam discutir as questes polticas sob uma atmosfera de confiana mtua, tolerncia e simpatia (Mill, 1962, p.32).

A AGENDA ESTRUTURALISTA Desenvolvendo estruturas para sustentao de uma cultura cvica A agenda estruturalista v um ativo papel para a governana, mas um papel indireto. Ela enfatiza a importncia da governana na construo das estruturas polticas. Isso est baseado sobre uma viso democrtica, mas sobre uma viso notadamente aberta. uma concepo na qual um conjunto de instituies deve permitir que os cidados definam a natureza da vida poltica que eles anseiam, e descubram em que medida isto est a seu alcance. Nesse aspecto, isso coincide com a agenda minimalista. Assim como o enfoque minimalista defende instituies apropriadas a trocas voluntrias eficientes sem um compromisso com qualquer resultado Pareto-superior, a agenda estruturalista apia instituies apropriadas ao desenvolvimento e implementao de concepes de virtudes cvico-democrticas sem o comprometimento com qualquer verso particular de tais virtudes. Ao contrrio da agenda minimalista, entretanto, a estruturalista prope ir alm do gerenciamento da formao de coalizes e das trocas entre agentes cujos interesses esto prdeterminados e submetidos a restries previamente definidas. Nessa vertente, os interesses e as restries tambm so gerenciados. Ao contrrio da agenda redistributivista, a perspectiva estruturalista tende a enxergar oportunidades para afetar identidades, inquietaes (ateno), capacidades e mecanismos de adaptao. Todavia, em contraste com a agenda comunitria, a agenda estruturalista est menos preocupada em inculcar no cidado os princpios de uma cultura poltica especfica (a fim de criar identidades e valores democrticos considerados apropriados em outros contextos) e mais interessada em criar estruturas polticas que tanto moldem a polity quanto respondam as suas demandas.

Questes sobre a forja e a interao de identidades e de padres de adequao 1. Como os padres de adequao so criados, mudados, evocados e interpretados?

2. Como elas so organizadas em identidades poltica do cidado, do agente poltico, do profissional e etc.? 3. Quais so os imperativos normativos sobre as identidades? 4. Como balanceada a unidade e a diversidade de identidades dentro de uma sociedade democrtica? 5. Qual o vnculo adequado entre o eu e o cidado? 6. Qual o papel do discurso coletivo na construo dos padres de adequao? 7. Quais so as possibilidades para aprimorar o processo institucional pelo qual as identidades e padres de adequao evoluem e so ativados?

Questes sobre a capacidade poltica 1. Quem est apto a fazer o qu no sistema poltico? 2. Como a sociedade desenvolve as capacidades polticas e regula o seu uso? 3. Como os recursos e direitos so distribudos e utilizados? 4. Como as capacidades para a ao efetiva so criadas, racionadas e controladas? 5. Como o conhecimento alocado e utilizado? 6. Como justificada a distribuio de recursos e de capacidades polticas? 7. Como so balanceadas as consideraes sobre igualdade, equidade e eficincia? 8. Como se d a correspondncia entre obrigaes polticas e capacidade de agentes polticos? 9. Quais so as possibilidades para aprimorar o processo institucional pelo qual as capacidades polticas so distribudas e organizadas para o uso?

Questes sobre a dinmica da ateno (preocupaes), da interpretao e da atribuio de significados 1. Como os atores polticos criam estrias sobre a histria institucional?

2. Como essas histrias so afetadas pelas pelo contexto democrtico de normas e instituies formais? 3. Quais so os processos de racionalidade coletiva, experincia e socializao pelos quais a polity aprende, confere autoridade e atribui culpa e honra? 4. Como a sociedade assegura um entendimento coletivo esclarecido? 5. Qual o papel apropriado para religio, tradio, cincia, famlia e racionalidade em moldar a compreenso da vida poltica? 6. Qual a relao apropriada entre expertise e discurso pblico (retrica poltica)? 7. Quais so as possibilidades para aprimorar os processos institucionais pelos quais as vises de mundo so moldadas e compartilhadas?

Questes sobre a adaptao poltica 1. Como os atores e as instituies polticas aprendem a partir de suas experincias e da experincia dos outros? 2. Qual o equilbrio adequado entre estender as crenas e identidades existentes e explorar novas? 3. Qual o equilbrio adequado entre eficincia e adaptao? 4. Quais so os processos de inferncia e como eles so afetados pelo processo poltico? 5. Como fazer com que as interaes simultneas de vrios processos de aprendizagem produzem uma ecologia de adaptao? 6. Quais so as possibilidades de aprimorar os processos institucionais pelos quais as instituies polticas aprendam a partir de experincias prprias e de outros?

You might also like