You are on page 1of 3

Deontologia Profissional do Psicologo escolar 1. 1.

TICA E DEONTOLOGIA

A Deontologia, um termo que aparece da aglutinao de duas palavras gregas: don e logos. Para os gregos don significava dever, enquanto logos se traduzia por discurso ou tratado. Neste sentido, deontologia seria o tratado do dever, ou o conjunto de deveres, princpios regras ou normas adoptados com um fim determinado regular ou orientar determinado grupo de indivduos no mbito de uma actividade laboral, para o exerccio de uma profisso. O termo foi introduzido em 1834, por Jeremy Bentham, para referir-se ao ramo da tica cujo objecto de estudo so os fundamentos do dever e as normas morais. conhecida tambm sob o nome de Teoria do Dever. um dos dois ramos principais da tica Normativa, juntamente com a axiologia. A tica, igualmente com razes na civilizao grega, uma palavra proveniente de ethos, que, em grego, significa modo de ser. Na convico de que a tica a teoria, ou cincia do comportamento moral do homem em sociedade, como tem vindo a ser entendido por alguns filsofos, no poderamos reduzi-la a um conjunto de normas e prescries que de certo modo pudessem influir ou condicionar essa mesma vivncia. No entanto a aceitarmos que a tica, caracterizada como um conjunto de regras a orientar o relacionamento humano no seio de uma determinada comunidade social, poderamos admitir a conceitualizao de uma tica deontolgica, uma tica voltada para a orientao de uma actividade profissional. Deste modo, ter-se-ia uma dimenso tica de uma profisso, ou seja, o mesmo seria dizer que teramos uma moral direccionada a um comportamento funcional ou profissional do homem na comunidade social em que se insere. Para alguns estudiosos destas matrias, a tica no se resume unicamente vertente interna do homem, ela muito mais complexa, at porque reduzir o homem ao ser biolgico reduzi-lo a quase uma insignificncia. A tica apresenta-se como uma exigncia, na medida em que a sua realizao depende da nossa racionalidade, isto , que a conheamos e orientemos toda a nossa actividade segundo uma certa moral. Assim, poderamos dizer que a tica no envolve apenas um juzo de valor sobre o comportamento humano, mas determina em si, uma escolha, uma direco, a obrigatoriedade de agir num determinado sentido em sociedade.

Se por um lado, essa obrigatoriedade encerra uma escolha que no , nem pode ser fruto de arbitrariedade, ela a expresso mxima de um conjunto de valores adquiridos pelo simples facto da vivncia do homem na sociedade. Por outro lado, a Deontologia enquadrar-se-ia num quadro de valores, de regras, no sentido de orientar, disciplinar a actividade do homem visava, implicitamente, estabelecer um quadro normativo que pudesse regular essa vivncia do homem em sociedade, diga-se vivncia profissional, na medida em que procurava estabelecer normas direccionadas actividade profissional sob o signo da rectido moral, tica e honestidade. Deste modo, a Deontologia partia do pressuposto de que a vida profissional no era alheia tica, uma vez que a tica encerrava em si a ideia de valor, de rectido, do agir segundo um determinado quadro de valores, valores esses fundamentais quer do ponto de vista interno da moral, da sua prpria concepo enquanto homem, quer externo, na relao social e do bem estar da colectividade. Assim, garantindo esse princpio, de que a vida profissional se enquadrava, tambm ela, nas normas ticas e morais, a Deontologia profissional elaborou um conjunto de normas no sentido de orientar essa mesma actividade profissional. Por fim, em ltima anlise, diramos que tica e Deontologia so da mesma essncia, na medida em que, de forma mais abrangente a tica elabora os princpios morais, subjacentes a todo o comportamento humano em sociedade, enquanto a Deontologia, num circulo mais restrito, seria a dimenso tica de uma profisso ou de uma actividade profissional. Hoje, numa sociedade de crescente imoralidadeou se assim quisermos da falta de tica, caracterizada por uma constante violao de normas e princpios fundamentais convivncia social, o desrespeito para com o outro, inegvel a leccionao da Deontologia Profissional. A questo seria que tipo de Deontologia deve ser ministrada? Entendendo a deontologia como um conjunto de princpios e regras de conduta os deveres -inerentes a uma determinada profisso, cada profissional est sujeito a uma deontologia prpria a regular o exerccio de sua profisso, conforme o Cdigo de tica de sua categoria. Neste caso, o conjunto codificado das obrigaes impostas aos profissionais de Psicologia, no exerccio de sua profisso. So normas estabelecidas pelos prprios profissionais, tendo em vista no exactamente a qualidade moral mas a correco de suas intenes e aces, em relao a direitos, deveres ou princpios, nas relaes entre a profisso e a sociedade.

O estudo de Deontologia merece por parte dos responsveis pelos currculos escolares um redobrar de atenes, na medida em que, importa incutir nos futuros profissionais, no s o conhecimento das matrias terico/praticas, mas, fundamentalmente a tica, a moral associada actividade profissional que iro desenvolver. Importaria pois, transmitir a esses estudantes valores culturais e sociais informados pela tica e pela moral, ou seja, pela prpria deontologia da profisso, sendo que, o respeito e o conhecimento pelas regras de conduta, traria no s uma melhoria da formao acadmica, mas, um maior sentido de responsabilidade profissional.

You might also like