You are on page 1of 6

ITIL NO SETOR PBLICO: UMA ANLISE DO EMPREGO DO ITIL NO SETOR PBLICO BRASILEIRO 1

Luiz Felipe de Sousa, Rodrigo Melo Vasconcelos luizfelipe.mz@gmail.com, rodrigomelo@gmail.com UFOPA Universidade Federal do Oeste do Par

RESUMO:
A Tecnologia da Informao uma ferramenta indispensvel para que as empresas se mantenham competitivas em um mercado globalizado. Entretanto, para que a TI seja uma vantagem competitiva, dando suporte aos objetivos de crescimento e gerao de lucros das empresas, necessrio a adoo de padres bem estabelecidos. Esta padronizao deve contribuir para o uso eficaz dos recursos tecnolgicos, em apoio s estratgias das empresas. Os modelos de Governana de TI tm por objetivo auxiliar a padronizao dos processos e o alinhamento da TI aos objetivos da empresa e tambm fornecer ferramentas de avaliao de resultados e cumprimento de metas e criar mecanismos de apoio ao processos decisrios. Neste contexto o setor Pblico tambm deve adotar essas medidas visto que o mesmo funciona organizacionalmente como uma empresa e politicamente como um Governo, o que s vezes pode gerar um entrave na correta implantao da Governana de TI.

ABSTRACT:
Information technology is an indispensable tool for companies to remain competitive in a global market. However, for IT come to be a competitive advantage, supporting the goals of generating growth and corporate profits, it is necessary to adopt well-established standards. This standardization should contribute to the effective use of technology resources in support of business strategies. Models of IT Governance are intended to help standardize processes and align IT with business objectives and also provide tools for evaluating performance and achievement of goals and mechanisms to support decision-making processes. In this context the public sector should also adopt such measures as it works as a company organizationally and politically as a government, which sometimes can cause an obstacle on the correct implementation of IT Governance.

PALAVRAS-CHAVE:
ITIL; Governana de TI; Tecnologia da Informao.

Anlise do uso do ITIL no setor Pblico

INTRODUO Os modelos de Governana de TI tm por objetivo auxiliar a padronizao dos

processos e o alinhamento da TI aos objetivos da empresa e tambm fornecer ferramentas de avaliao de resultados e cumprimento de metas e criar mecanismos de apoio ao processos decisrios. Neste contexto o setor Pblico tambm deve adotar essas medidas visto que o mesmo funciona organizacionalmente como uma empresa e politicamente como um Governo, o que s vezes pode gerar um entrave na correta implantao da Governana de TI. O alinhamento da Governana de TI, em relao ao negcio de uma empresa, um dos fatores mais relevantes nos processos de sua implementao. Isso se deve ao fato de que, usualmente, as empresas possuem sistemas crticos, os quais dependem dos servios de TI. Assim sendo, essencial para os gestores de TI conhecer o(s) modelo(s) de negcio da empresa (SANTOS, 2007). 1.1 GOVERNANA NAS EMPRESAS PBLICAS A implantao da Governana de TI depende, fundamentalmente, do conhecimento sobre a estrutura funcional da organizao, do seu capital intelectual e dos nveis de proficincia em cada domnio de competncia. Com esses dados, possvel identificar o nvel de maturidade em que a empresa se encontra. Aps essa identificao, necessrio planejar as atividades de projeto, implementao, gerncia e otimizao (quando possvel) dos mecanismos de Governana estabelecidos (GREMBERGEN, 2004). A criao e a manuteno de uma infra- estrutura de TI requerem investimentos que muitas vezes so questionados pela alta administrao da empresa (VIEIRA, 2007, p. 27). Em empresas pblicas, o valor destes investimentos pode ser injustificvel. Ainda conforme Vieira (2007), a soluo para essas empresas pode ser a implantao de partes dos modelos, adequando-os realidade da empresa e considerando, em um primeiro momento, apenas os aspectos de maior relevncia. 1.1.1 Nveis atuais de implantao do ITIL nas Empresas Pblicas Em 2007, foi realizado o primeiro levantamento de governana de TI, com a participao de duzentas e cinquenta e cinco instituies, levantamento esse desenvolvido pela Secretaria de Fiscalizao de Tecnologia da Informao (Sefti). Como resultado vrios ndices qualitativos e quantitativos foram obtidos gerando assim uma noo de como est a implantao

do ITIL nas Empresas Pblicas. Em 2010 foi realizado um novo levantamento com a inteno de identificar os pontos em que a situao da governana de TI encontra-se mais crtica e em que reas deve-se atuar ativamente. Neste ltimo levantamento responderam ao levantamento, duzentas e sessenta e cinco instituies, representando aproximadamente 79% dos recursos de TI previstos no oramento da Unio de 2010.

1.1.1.1 Planejamento estratgico Institucional e de TI O Planejamento Estratgico da Informao proporciona melhor direcionamento dos investimentos em TI, reduo de custos, melhoria de produtividade e qualidade na adoo de solues de TI, agilidade e melhor tempo de resposta s mudanas no contexto onde est inserida a organizao, aumento da satisfao dos usurios de TI, entre outros benefcios. Podemos observar a evoluo do nvel de Planejamento Estratgico e de TI:

Figura 1. Evoluo dos indicadores de Planejamento Estratgico

1.1.1.2 Estrutura de Pessoal de TI Deve ser analisada a necessidade de dotar a estrutura de pessoal de TI do quantitativo de servidores efetivos necessrio ao pleno desempenho das atribuies do setor, garantindo, outrossim, sua capacitao, como forma de evitar o risco de perda de conhecimento organizacional, pela atuao excessiva de colaboradores externos no comprometidos com a instituio. Abaixo uma anlise da evoluo deste ndice:

Figura 2. Evoluo dos indicadores de Estrutura do Pessoal de TI

1.1.1.3 Segurana da informao Deve ser observada a importncia do gerenciamento da segurana da informao, promovendo, inclusive mediante normatizao, aes que visem estabelecer e/ ou aperfeioar a gesto da continuidade do negcio, a gesto de mudanas, a gesto de capacidade, a classificao da informao, a gerncia de incidentes, a anlise de riscos de TI, a rea especfica para gerenciamento da segurana da informao, a poltica de segurana da informao e os procedimentos de controle de acesso. Evoluo deste ndice nas Empresas Pblicas pode ser observado abaixo:

Figura 3. Evoluo dos indicadores de Segurana da Informao

1.1.1.4 Gesto de nvel de servio A gesto de acordos de nvel de servio um instrumento relevante na busca e no controle da qualidade do servio prestado pela rea de TI aos seus clientes. A falta desse tipo de gesto aumenta as chances de insatisfao entre os usurios e os riscos de perda de foco nos investimentos. Aes voltadas implantao e/ ou aperfeioamento de gesto de nveis de servio de TI, de forma a garantir a qualidade dos servios prestados internamente, bem como a adequao dos servios contratados externamente s necessidades da organizao. Evoluo dos indicadores:

Figura 4. Evoluo dos indicadores de SLA

O QUE DEVE SER FEITO PARA MELHORAR A GOVERNANA DE TI NO SETOR PBLICO Como pode ser observado em alguns ndices apontados neste estudo, a implanta-

o da Governana de TI nas Empresas Pblicas ainda est em uma fase inicial, mesmo obtendo consideradas melhoras nos estudos levantados. Percebe-se ainda que aparentemente o conceito de governar a TI seja uma novidade, por se tratar de uma rea crtica a responsabilidade cabe alta administrao, sendo assim a melhor forma de mudar este cenrio seria atuar fortemente no comportamento da alta direo. Por outro lado, h sinais de iniciativas no sentido de reverter essa realidade. Houve evoluo significativa no ndice referente a planejamento estratgico institucional, o qual pr-requisito para um planejamento estratgico de TI alinhado com o negcio, alm de ser essencial para a definio de objetivos de desempenho.Por outro lado, h sinais de iniciativas no sentido de reverter essa realidade. Houve evoluo significativa no ndice referente a planejamento estratgico institucional, o qual pr-requisito para um planejamento estratgico de TI alinhado com o negcio, alm de ser essencial para a definio de objetivos de desempenho.

REFERNCIAS ANDRADE, M. M. de. Introduo metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Atlas, 1994. BARROS, A. J. P. de; LEHFELD, N. de S. Fundamentos da metodologia: um guia para iniciao cientfica. So Paulo: Makron, 1986. BRODBECK, A; ROSES, L; BREI, V. Governana de TI: Medindo o nvel de servios acordados entre as unidades usurias e o departamento de sistemas de informao COMPUTERWORLD, Pesquisa sobre ITIL. Disponvel em <http:/ / computerworld.uol.com.br/ governanca> __________. Prtica da administrao de empresas. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. SANTOS, S. S. Governana de TI Gesto de TI atravs de Portflios. Disponvel em: < http:/ / www.gestaopm.com.br/ documentos/ GovTIcom_port_completo.pdf>. The IT Service Management Forum, Jan van Bon. Fundamentos Do Gerenciamento De Servicos Em TI Baseado em ITIL/ Foundations of IT Service Management: Based on ITIL. Van Haren Publishing, 2006. 247p.

You might also like