You are on page 1of 20

(TRF1 Tcnico 2006) 1. Slon, tcnico judicirio, encontra-se em estgio probatrio e requer informaes a respeito da concesso de licenas.

Nesse caso, somente podero ser concedidas a Slon as licenas (A) para desempenho de mandato classista; para capacitao; por motivo de doena; e para atividade poltica. (B) por motivo de doena em pessoa da famlia; por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; para servio militar; e para atividade poltica. (C) por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro; por motivo de doena em famlia; para tratar de assuntos particulares; e para capacitao. (D) para o exerccio de mandato poltico; para desempenho de mandato classista; para servir a outro rgo ou entidade; e por motivo de doena. (E) por motivo de servio militar, por motivo de doena em pessoa da famlia; para tratar de interesses particulares; e para servir outro rgo pblico.

(TRF1 Tcnico 2006) 2. Mrcia Regina, na qualidade de tcnico judicirio, servidora estvel, retornou ao cargo anteriormente ocupado, devido reintegrao de Silvana, sua anterior ocupante. Esse fato caracteriza a (A) reverso. (B) reconduo. (C) remoo. (D) transferncia. (E) reintegrao. (TRF1 Tcnico 2006) 3. certo que a vacncia do cargo pblico NO decorrer, dentre outras hipteses, da (A) exonerao e da aposentadoria. (B) promoo e da readaptao. (C) disponibilidade e do aproveitamento. (D) demisso e da posse em outro cargo inacumulvel. (E) posse em outro cargo inacumulvel e do falecimento.

(TRF1 Tcnico 2006) 4. correto afirmar que as indenizaes e reposies ao errio sero previamente comunicadas ao servidor pblico federal e descontadas, de regra, em parcelas mensais, cujo valor no poder exceder, respectivamente, as percentagens seguintes da remunerao ou provento: (A) 10% e 25 % (B) 15% e 15% (C) 15% e 30% (D) 25% e 15% (E) 30% e 10%

(TRF1 Tcnico 2006) 5. Em matria de vantagens que podero ser pagas ao servidor pblico federal, considere : I. Ao servidor que realiza despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies inerentes do cargo, conforme se dispuser em regulamento, ser concedida ajuda de custo. II. O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor-hora acrescido de 25%, computando-se cada hora como cinqenta e dois minutos e trinta segundos. III. A diria, quando de direito, ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede, ou quando a Unio custear, por meio diverso, as despesas extraordinrias cobertas por dirias. Nesses casos, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) II. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III. (TRF1 Tcnico 2006) 6. No que se refere incorporao das vantagens, certo que

(A) a ajuda de custo poder ser incorporada ao vencimento ou remunerao para determinados efeitos. (B) a Gratificao por encargo de Curso ou Concurso incorpora-se ao vencimento ou salrio do servidor para todos efeitos. (C) os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei. (D) as dirias, se concedidas por perodo superior a seis meses, incorporam-se remunerao do servidor. (E) a indenizao de transporte, quando concedida durante dois anos, incorpora-se ao vencimento do servidor.

(TRF1 Tcnico 2006) 7. correto afirmar que a proibio da acumulao remunerada de cargos pblicos (A) no abrange os salrios de empregos pblicos com o vencimento do servidor em disponibilidade. (B) no se estende a cargos, empregos e funes em sociedades de economia mista dos Territrios. (C) absoluta em razo dos princpios constitucionais da eficincia, da moralidade e da legalidade. (D) tambm se estende a cargos, empregos e funes em fundaes pblicas e empresas pblicas dos Estados. (E) incide nos cargos de certas autarquias e na participao de todos os rgos de deliberao coletiva. (TRF1 Tcnico 2006) 8. certo que a responsabilidade (A) penal abrange todos os crimes, mas no as contravenes imputadas ao servidor pblico, nessa qualidade. (B) administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. (C) civil-administrativa resulta dos atos comissivos, excludos os omissivos visto que estes decorrem da ao de terceiros. (D) civil decorre de ato comissivo ou omissivo, mas desde que seja de natureza dolosa e prejudicial ao errio. (E) penal abrange as contravenes penais contra a administrao pblica, mas no os crimes imputados ao servidor. (TRF1 Tcnico 2006) 9. Marco Antonio, tcnico judicirio, vem acumulando ilegalmente seu cargo com outra funo na Prefeitura Municipal de sua cidade. Nesse caso, Marco Antonio estar sujeito pena de (A) demisso. (B) suspenso at a regularizao da situao funcional. (C) advertncia por escrito e perda da funo municipal. (D) multa de 50% de seus vencimentos. (E) repreenso verbal e afastamento da funo municipal.

(TRF1 Tcnico 2006) 10. No que tange s penalidades observa-se que para a configurao da inassiduidade necessria a falta ao servio sem causa justificada por (A) trinta dias consecutivos ou sessenta dias interpolados em dois anos. (B) quarenta e cinco dias, interpoladamente, durante o perodo de dois anos. (C) quarenta e cinco dias consecutivos ou interpolados durante o perodo de doze meses. (D) sessenta dias consecutivos ou trinta dias interpolados durante seis meses. (E) sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. Gabarito:1B 2B 3C 4A 5E 6C 7D 8B 9A 10E TRF1 Tcnico 2006) 11. Dentre outras, NO constitui proibio ao servidor pblico federal (A) proceder de forma desidiosa. (B) recusar f a documentos pblicos. (C) participar de gerncia de sociedade privada, de regra. (D) recusar emprego ou penso de estado estrangeiro. (E) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

(TRE/MS Tcnico 2007) 12. De acordo com a Lei no 8.112/90, com relao s penalidades disciplinares correto afirmar: (A) A ao disciplinar quanto penalidade de advertncia prescrever em doze meses contados da data em que o fato se tornou conhecido.

(B) Entende-se por inassiduidade habitual a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias. (C) Quanto penalidade de demisso, a ao disciplinar prescrever em dois anos, contados da data em que o fato se tornou conhecido. (D) A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso. (E) A penalidade de advertncia ter o seu registro cancelado aps o decurso de 5 anos e o respectivo cancelamento surtir efeitos retroativos.

(TRT23 Tcnico 2007) 13. Quanto ao provimento de cargo pblico, prev a Lei no 8.112/90 que (A) s haver posse nos casos de provimento de cargo por comisso. (B) a investidura em cargo pblico ocorrer com a entrada em exerccio, ainda que no tenha tomado posse. (C) o servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. (D) de trinta dias o prazo para o servidor nomeado em cargo pblico tomar posse, contados da data do incio do seu exerccio. (E) o exerccio ocorrer no prazo de quinze dias contados da publicao do ato de nomeao.

(TRT23 Tcnico 2007) 14. Ao servidor pblico, nos termos da lei, assegurado o direito de petio aos Poderes Pblicos, em defesa de interesse ou interesse legtimo. Assim, certo que dentre outras hipteses o direito de requerer prescreve em (A) 1 ano, quanto aos atos que afetem interesse patrimonial. (B) 2 anos, quanto aos atos de cassao de aposentadoria. (C) 3 anos, quanto aos atos de demisso. (D) 4 anos, quanto aos atos que afetem crditos resultantes das relaes de trabalho. (E) 5 anos, quanto aos atos de cassao de aposentadoria.

(TRF2 Tcnico 2007) 15. Considere as seguintes assertivas a respeito do estgio probatrio: I. No ser objeto de avaliao para o desempenho do cargo o fator relacionado capacidade de iniciativa. II. Seis meses antes de findo o perodo do estgio probatrio, ser submetida homologao da autoridade competente a avaliao do desempenho do servidor. III. Em regra, o servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. IV. O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao. Segundo a Lei no 8.112/90, est correto o que consta APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) III e IV.

(TRF2 Tcnico 2007) 16. Douglas, servidor pblico federal estvel, est se recusando, injustificadamente, a se submeter a inspeo mdica determinada pela autoridade competente. Neste caso, Douglas ser punido com (A) suspenso de at quinze dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. (B) suspenso de at noventa dias, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. (C) suspenso de at trinta dias, no cessando os efeitos da penalidade ainda que cumprida a determinao. (D) advertncia escrita em que ser fornecido prazo para o cumprimento espontneo da determinao. (E) demisso, uma vez que no havia justificativa para tal recusa, configurando insubordinao grave passvel de tal penalidade.

(TRF2 Tcnico 2007) 17. O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio, para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo urbana. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, (A) fica obrigado a restitu-la, sendo que tal verba ser abatida da remunerao do ms subseqente. (B) no ser obrigado a restitu-las em razo do carter alimentar de tal verba. (C) fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de vinte dias. (D) fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de cinco dias. (E) fica obrigado a restituir 50% do valor recebido, no prazo mximo de 180 dias.

(TRF2 Tcnico 2007) 18. No mbito da Administrao Pblica Federal, certo que o recurso administrativo tambm ser conhecido quando interposto, (A) aps exaurida a esfera administrativa. (B) por aquele cujo direito for indiretamente afetado pela deciso recorrida. (C) fora do prazo legal. (D) por quem no seja legitimado. (E) perante rgo incompetente.

(TRF2 Tcnico 2007 7) 19. De acordo com a Lei no 8.112/90, a nomeao far-se- em (A) comisso, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. (B) comisso, exceto na condio de interino, para cargos de confiana vagos. (C) comisso, inclusive na condio de interino, para cargos de confiana vagos. (D) carter transitrio, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. (E) carter efetivo, exceto na condio de interino, para cargos de confiana vagos.

(TRF1 Tcnico 2007) 20. No que diz respeito ao regime jurdico do servidor pblico federal, legal e tecnicamente correto afirmar que (A) o exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo de confiana. (B) o salrio a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. (C) o funcionrio pblico a pessoa que ocupa cargo pblico criado por decreto do Poder Executivo. (D) a remunerao o valor-base do cargo em exerccio, no acrescido das vantagens pecunirias. (E) as vantagens consistem em indenizaes e gratificaes, e sempre se incorporam ao vencimento.

(TRF1 Tcnico 2007) 21. No que diz respeito aos direitos do servidor pblico e acumulao de cargos, analise: I. O servidor em dbito com o errio que for exonerado, demitido, ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter um prazo legal para quitar o dbito. II. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, o servidor ser notificado para apresentar opo dentro de um prazo legal. Esses prazos legais so, respectivamente, de (A) 30 (trinta) dias, sob pena de inscrio em dvida ativa; e 10 (dez) dias, prorrogveis por mais 10 (dez), sob pena de instaurao de sindicncia. (B) 30 (trinta) dias, prorrogveis por mais 30 (trinta); e 15 (quinze) dias, prorrogveis por mais 15 (quinze). (C) 60 (sessenta dias), sob pena de inscrio em dvida ativa; e 10 (dez) dias improrrogveis, sob pena de instaurao de procedimento sumrio. (D) 60 (sessenta) dias, prorrogveis por mais 30 (trinta); e 15 (quinze) dias, sob pena de exonerao de ofcio. (E) 90 (noventa) dias, sob pena de execuo fiscal; e 5 (cinco) dias teis, prorrogveis por mais 5 (cinco).

(TRF1 Tcnico 2007) 22. Em relao ao vencimento e remunerao do servidor pblico, correto afirmar: (A) As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito devem ser compensadas, mas no consideradas como de efetivo exerccio.

(B) O servidor, de regra, perder a parcela da remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias justificadas e sadas antecipadas. (C) vedada a consignao em folha de pagamento em favor de terceiros, salvo por mandado judicial. (D) O servidor no perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, ainda que sem motivo justificado. (E) O vencimento do cargo efetivo, acrescido de quaisquer vantagens, no est sujeito a redues de qualquer natureza.

(TRF1 Tcnico 2007) 23. As instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com (A) tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e procedimentos legais. (B) tcnicos e cientistas, desde que brasileiros e quites com as obrigaes militares. (C) professores brasileiros e estrangeiros, estando, ou no, no gozo dos direitos polticos. (D) professores, desde que brasileiros natos ou naturalizados, excluda a quitao das obrigaes militares. (E) professores, tcnicos e cientistas, brasileiros ou estrangeiros, dispensado o gozo dos direitos polticos. (TRF1 Tcnico 2007) 24. Orfeu, aprovado no concurso pblico para provimento do cargo de tcnico judicirio - rea administrativa, est tomando providncias para tomar posse. Dentre elas, e com o que dispe expressamente a Lei no 8.112/90, dever, no ato da posse, apresentar as declaraes (A) da ausncia de processos administrativos, e de valores que constituem seu patrimnio, observando que a posse de natureza personalssima e sem procurao. (B) do estado civil, e dos bens que constituem o patrimnio conjunto, se casado, ou isolado, se solteiro, sendo que a posse poder ocorrer mediante qualquer procurao por instrumento pblico. (C) da ausncia de antecedentes criminais, e quanto ao exerccio ou no de outro cargo ou funo pblica, sendo vedada a posse por qualquer modalidade de procurao. (D) de bens e valores que constituem seu patrimnio, e quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica, observando que a posse poder dar-se mediante procurao especfica. (E) de que no responde a quaisquer aes judiciais, e quanto ao exerccio de outro cargo pblico efetivo ou em comisso, sendo que a posse poder ocorrer por procurao ad juditia ou geral. Gabarito: 11D 12D 13C 14E 15E 16A 17D 18B 19C 20A21C22B 23A 24D TRF1 Tcnico 2007) 25. Afrodite, tendo tomado posse e entrado em exerccio no cargo de tcnico judicirio rea administrativa, no satisfez as condies do estgio probatrio, enquanto Zeus, tomou posse, mas no entrou em exerccio no prazo estabelecido. Diante dessas situaes, ocorrer (A) a demisso e a exonerao a pedido, respectivamente. (B) a exonerao de ofcio, em ambos os casos. (C) a readaptao especial e a demisso, respectivamente. (D) a demisso de ofcio, em ambos os casos. (E) o aproveitamento e a disponibilidade, respectivamente. (TRF1 Tcnico 2007) 26. Eros, em razo de seu cargo de tcnico judicirio rea administrativa, e por ato de omisso culposa, causou danos patrimoniais empresa "Atenas Ltda.", no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Nesse caso, Eros (A) est sujeito perda do cargo, se requerida pela empresa "Atenas Ltda.". (B) responder perante a empresa "Atenas Ltda.", em ao regressiva. (C) no tem qualquer responsabilidade civil ou administrativa. (D) dever responder apenas criminalmente perante o Estado. (E) responder perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva.

(TRF1 Tcnico 2007) 27. Pgaso, servidor pblico aposentado, e estando presentes os requisitos legais, retornou atividade, no interesse da Administrao, enquanto Medusa, servidora pblica estvel, foi reinvestida no cargo anteriormente ocupado, por ter sido invalidada a sua demisso por deciso administrativa. Essas situaes caracterizam, respectivamente, as formas de provimento denominadas (A) readaptao e reintegrao. (B) reverso e reconduo. (C) reintegrao e nomeao. (D) reverso e reintegrao. (E) reconduo e remoo.

(TRF1 Tcnico 2007) 28. Polifemo, servidor pblico federal, encontrava-se em disponibilidade. Ao retornar atividade foi aproveitado em outro cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Porm, Polifemo no entrou em exerccio no prazo legal, e no era portador de doena comprovada por junta mdica oficial. Nesse caso, (A) ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade. (B) o servidor ter um prazo adicional de 30 (trinta) dias para tomar posse. (C) o servidor ser submetido a processo judicialiforme para verificar qual a pena aplicvel. (D) poder ser cassado o aproveitamento, mas mantida a disponibilidade. (E) o servidor ser exonerado ou transferido, a critrio da Administrao.

(TRF1 Tcnico 2007) 29. Alm do vencimento e das vantagens, podem ser deferidos aos servidores pblicos federais outros direitos. Assim, analise as situaes funcionais sobre: I. insalubridade ou atividades penosas; II. exerccio de funo de direo; III. natal; IV. frias; V. periculosidade; VI. servio extraordinrio. Referem-se, legalmente, aos adicionais SOMENTE as situaes (A) I, II, III e V. (B) I, II, III e IV. (C) I, IV, V e VI. (D) II, IV, V e VI. (E) III, IV, V e VI.

(TRF1 Tcnico 2007) 30. Poseidon era ocupante de cargo em comisso na Administrao Pblica Federal. Por ter sido responsabilizado pela aplicao irregular de dinheiros pblicos foi apenado com a destituio do cargo em comisso. Nesse caso, Poseidon (A) ser considerado inidneo, mas pode retornar ao cargo, a critrio da Administrao. (B) estar impedido de nova investidura em cargo pblico federal durante 5 (cinco) anos. (C) estar sujeito indenizao do prejuzo, mas sem qualquer outra vedao. (D) no poder ser investido em cargo pblico federal pelo prazo de 8 (oito) anos. (E) no poder retornar ao servio pblico federal.

(TRF3 Tcnico 2007) 31. Mrio, servidor pblico federal estvel, teve invalidada a sua demisso por deciso judicial, fazendo jus a ser reinvestido no cargo que anteriormente ocupava. Encontrando- se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser (A) readaptado ao cargo de origem, com direito indenizao, ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. (B) reconduzido ao cargo de origem, com direito indenizao, ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. (C) obrigatoriamente posto em disponibilidade, no sendo permitida sua reverso ao cargo de origem, por expressa vedao legal. (D) reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. (E) revertido ao cargo de origem, com direito indenizao, ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. Gabarito: 25B 26E 27D 28A 29C 30E 31D

(TRF3 Tcnico 2007) 32. Considere as seguintes hipteses: I. Mrio, servidor pblico federal estvel, foi promovido. II. Joana, servidora pblica federal estvel, tomou posse em outro cargo inacumulvel. III. Dora foi nomeada para o cargo de tcnico judicirio do Tribunal Regional Federal da

IV. Joo, servidor pblico federal estvel, foi compulsoriamente aposentado. De acordo com a Lei no 8.112/90, ocorrer a vacncia de cargo pblico APENAS nas hipteses indicadas em (A) I, II e IV. (B) I, II e III. (C) II, III e IV. (D) I e III. (E) II e IV.

(TRF3 Tcnico 2007) 33. Mrio, servidor pblico federal estvel, encontrava-se com muitas atribuies decorrentes do cargo pblico que ocupa. Tendo em vista que viajaria no feriado com sua noiva para a cidade do Guaruj resolveu repartir as atribuies de sua responsabilidade com pessoas estranhas repartio. De acordo com a Lei no 8.112/90, considerando que Mrio possui bons antecedentes e que sua atitude no resultou prejuzos ao errio, ele (A) no estar sujeito a qualquer penalidade, por expressa disposio legal. (B) estar sujeito a penalidade de suspenso de at 120 dias. (C) estar sujeito a penalidade de suspenso de at 60 dias. (D) estar sujeito a penalidade de suspenso de at 30 dias. (E) estar sujeito a penalidade de advertncia escrita.

(TRF3 Tcnico 2007) 34. Joana, servidora pblica federal estvel, foi demitida por ter aplicado irregularmente dinheiro pblico. Neste caso, segundo a Lei no 8.112/90, Joana (A) estar incompatibilizada para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de cinco anos. (B) no poder retornar ao servio pblico federal, por expressa disposio legal. (C) estar incompatibilizada para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de dez anos. (D) poder retornar ao servio pblico federal, desde que preencha as condies legais necessrias ao exerccio do novo cargo, no havendo prazo de incompatibilizao. (E) estar incompatibilizada para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de trs anos. (TRF3 Tcnico 2007) 35. Para a Lei no 8.112/90, entende-se por inassiduidade habitual a (A) ausncia intencional do servidor ao servio por mais de noventa dias consecutivos. (B) ausncia intencional do servidor ao servio por mais de cento e vinte dias consecutivos. (C) falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. (D) falta ao servio, sem causa justificada, por noventa dias, interpoladamente, durante o perodo de vinte e quatro meses. (E) falta ao servio, sem causa justificada, por trinta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses.

(TRF3 Tcnico 2007) 36. Considere as seguintes assertivas a respeito da reviso do processo administrativo disciplinar: I. O processo disciplinar poder ser revisto no prazo improrrogvel de cinco anos, quando se aduzirem fatos novos suscetveis de justificar a inocncia do punido. II. A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio. III. A reviso do processo poder resultar agravamento de penalidade, em razo da avaliao das novas provas que sero produzidas. IV. No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente, sendo que, na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II e IV. (C) I, II e III. (D) I, II e IV. (E) III e IV.

(TRF3 Tcnico 2007) 37. De acordo com a Lei no 8.112/90, com relao ao estgio probatrio correto afirmar que (A) o servidor em estgio probatrio no poder exercer quaisquer funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao. (B) o servidor em estgio probatrio no poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso, por expressa vedao legal. (C) a avaliao do desempenho do servidor, seis meses antes de findo o perodo do estgio probatrio, ser submetida homologao da autoridade competente. (D) em regra, o servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. (E) o estgio probatrio no ficar suspenso na hiptese de participao em curso de formao, por expressa determinao legal. Gabarito: 32A 33E 34B 35C 36B 37D (TRF3 Tcnico 2007) 38. Mrio, servidor pblico federal estvel, est acumulando ilegalmente cargos pblicos. Detectada a acumulao ilegal, em regra, a autoridade competente notificar o servidor (A) atravs de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia. (B) pessoalmente, para apresentar opo no prazo improrrogvel de trinta dias, contados da data da cincia. (C) da imediata abertura de processo administrativo disciplinar que adotar procedimento ordinrio para apurao e regularizao da infrao. (D) da imediata abertura de processo administrativo disciplinar que adotar procedimento sumarssimo para apurao e regularizao da infrao. (E) atravs de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo de quinze dias, prorrogvel por igual perodo, contados da data da cincia.

(TRF3 Tcnico 2007) 39. Segundo a Lei no 8.112/90, em regra, as penalidades disciplinares nos casos de advertncia ou de suspenso de at trinta dias sero aplicadas (A) pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo competente e outras autoridades, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos. (B) pelo Presidente do Tribunal Regional Federal competente e outras autoridades, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos. (C) pelo Presidente da Repblica, exclusivamente. (D) pelo Procurador-Geral da Repblica, exclusivamente. (E) pelo chefe da repartio e outras autoridades, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos.

(TRF3 Tcnico 2007) 40. Considere as seguintes assertivas a respeito do processo administrativo disciplinar: I. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de cinco servidores estveis designados pela autoridade competente. II. O Presidente da comisso dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. III. No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau. IV. O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder noventa dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo. De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV.

(TRF3 Tcnico 2007) 41. Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico sero submetidos avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade e somente sero estveis aps (A) 01 ano de efetivo exerccio.

(B) 02 anos de efetivo exerccio. (C) 03 anos de efetivo exerccio. (D) 04 anos de efetivo exerccio. (E) 05 anos de efetivo exerccio.

(TRE/SE Tcnico 2007) 42. Tendo em vista os direitos do servidor pblico federal e no que tange aos aspectos de sua remunerao, correto afirmar que (A) a remunerao poder, em qualquer caso, ser objeto arresto, desde que haja processo judicial em andamento. (B) as faltas decorrentes de caso fortuito podero ser compensadas, mas no sero consideradas como de efetivo exerccio. (C) o servidor em dbito com o errio, que for demitido, ter o prazo de trinta dias para quitar o dbito. (D) o servidor perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, sem motivo justificado e, de regra, a parcela da remunerao diria, proporcional aos atrasos. (E) sempre permitida a incidncia de descontos sobre a remunerao do servidor quando estiver na situao de devedor. Gabarito: 37D 38A 39E40C 41C 42D (TRE/SE Tcnico 2007) 43. Afrodite, tcnica judiciria do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Sergipe, estando no exerccio do cargo h mais de dez anos, aceitou um emprego em empresa estatal do Chile, pas no qual tem alguns familiares. Nesse caso, Afrodite estar sujeito pena de (A) expulso. (B) demisso. (C) exonerao. (D) cassao. (E) remoo.

(TRE/SE Tcnico 2007) 44. INCORRETO afirmar que, nos processos administrativos no mbito da Administrao Federal, ser observado o critrio, entre outros, de (A) atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de competncia, salvo autorizao em lei. (B) vedar a imposio de sanes em medida superior quela estritamente necessria ao atendimento do interesse pblico. (C) adoo de formas simples, suficientes para propiciar, tambm, adequado grau de respeito aos administrados. (D) proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. (E) publicidade transparente, com divulgao oficial dos atos administrativos em quaisquer hipteses.

(TRE/SE Tcnico 2007) 45. Em matria de vacncia de cargo pblico federal, Apolo, servidor pblico tomou posse em cargo efetivo. Nesse caso, dever ter conhecimento de que a exonerao desse cargo dar-se-, tambm, quando (A) sendo nomeado, o servidor no apresentou atestado de residncia no prazo de quinze dias do ato de nomeao. (B) tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo de trinta dias contados da posse. (C) tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido. (D) a critrio da autoridade competente, o servidor deixar de atender as condies para entrar em exerccio. (E) estiver demonstrada a impossibilidade de transferncia do servidor para outra localidade.

(TRF5 Tcnico 2007) 46. correto afirmar que o servidor pblico federal substituto assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio, entre outros, da funo de direo, nos impedimentos legais ou regulamentares do titular, hiptese em que (A) dever continuar recebendo a remunerao do cargo de provimento efetivo. (B) receber os vencimentos da funo em substituio durante um perodo de 30 (trinta) dias. (C) dever optar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo. (D) dever optar pelo vencimento de um deles a ser recebido pelo perodo de 60 (sessenta) dias. (E) receber o vencimento da funo em substituio durante o respectivo perodo.

(TRF5 Tcnico 2007) 47. Em matria de direitos do servidor pblico federal, analise: I. O servidor em dbito com o errio que tiver sua disponiblidade cassada ter um prazo legal para quitar esse dbito. II. O servidor ficar obrigado a restituir a ajuda e custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede dentro de um prazo legal. Nesses casos, os prazos acima referidos, sero, respectivamente, de (A) 60 (sessenta) e 30 (trinta) dias. (B) 90 (noventa) e 60 (sessenta) dias. (C) 30 (trinta) e 15 (quinze) dias. (D) 120 (cento e vinte ) e 45 (quarenta e cinco) dias (E) 45 (quarenta e cinco) e 10 (dez ) dias.

(TRF5 Tcnico 2007) 48. No que se refere gratificao natalina, certo que (A) ser atribuda integralmente ao servidor exonerado, calculada sobre o vencimento do ms da exonerao. (B) corresponde a 1/12 (um doze avos) do vencimento a que o servidor fizer jus, por ms de exerccio no respectivo ano. (C) dever ser paga sempre no dia 20 do ms de dezembro de cada ano civil. (D) a frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como uma quinzena. (E) no ser considerada para clculo de qualquer vantagem pecuniria.

(TRT19 Tcnico 2008) 49. Aquiles, tcnico judicirio do Tribunal Regional do Trabalho, estando em dbito com o errio, cujo valor de R$ 5.000,00, foi demitido do cargo que vinha ocupando. Nesse caso, Aquiles ter um prazo para a quitao desse dbito, que ser de (A) noventa dias, e a falta de quitao nesse prazo determinar o protesto em Cartrio. (B) sessenta dias, sendo que a no quitao dentro do prazo implicar sua inscrio em dvida ativa. (C) noventa dias, e a no quitao dentro do prazo justifica o imediato ajuizamento da ao e cobrana. (D) trinta dias, prorrogvel por igual perodo, sendo que a falta de quitao torna o servidor inapto para outros cargos pblicos. (E) sessenta dias, sendo que a no quitao dentro do prazo implica no arresto ou seqestro do saldo de sua remunerao.

(TRT19 Tcnico 2008) 50. Aretuza, aposentou-se de seu cargo pblico federal. Posteriormente, foi condenada em processo administrativo por ter recebido propina, em razo de suas atribuies quando estava em atividade. Nesse caso, Aretuza (A) responder apenas criminalmente por ser fato delituoso. (B) continua aposentada por no ter mais vnculo funcional. (C) ser notificada para repor o valor da propina sem outras conseqncias. (D) ter cassada sua aposentadoria. (E) responder apenas civilmente para o ressarcimento de terceiros.

Gabarito: 43B 44E 45C 46C 47A 48E 49B 50D (TRT19 Tcnico 2008) 51. Dario, titular de cargo efetivo na administrao federal, oficiando em processo administrativo e designado para analisar a legitimidade para a interposio de um recurso administrativo, dever ter conhecimento de que no tem legitimidade para tanto (A) as associaes, quanto aos direitos difusos. (B) os cidados, quanto aos interesses difusos. (C) aqueles cujos direitos forem indiretamente afetados pela deciso recorrida. (D) os titulares de interesses que forem parte nesse processo. (E) as organizaes, no tocante a direitos ou interesses individuais. (TRT18 Tcnico 2008) 52. Estando o servidor, na data da publicao do ato de provimento, afastado por motivo de frias, o prazo para a posse ser contado (A) do trmino das frias. (B) do incio das frias.

(C) do incio das frias, descontado o tempo decorrido desta. (D) do trmino das frias, porm reduzido pela metade. (E) do quinto dia do ms subseqente ao do trmino das frias.

(TRT18 Tcnico 2008) 53. De acordo com a Lei que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, os prazos para o funcionrio pblico nomeado para cargo efetivo tomar posse e entrar em exerccio so, respectivamente, de (A) 10 e 15 dias. (B) 30 e 15 dias. (C) 15 e 60 dias. (D) 30 e 30 dias. (E) 30 e 60 dias.

(TRT18 Tcnico 2008) 54. Sobre as frias a que faz jus o servidor pblico, nos termos da Lei que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, INCORRETO afirmar: (A) O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at dois dias antes do incio do respectivo perodo. (B) O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 dias consecutivos de frias por semestre de atividade profissional, proibida a acumulao. (C) Para o primeiro perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 meses de exerccio. (D) Em caso de parcelamento das frias, o servidor receber o adicional de frias quando da utilizao do primeiro perodo. (E) permitido descontar do perodo de frias as faltas ao servio que o servidor teve durante o perodo aquisitivo.

(TRT18 Tcnico 2008) 55. Nos termos da Lei que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, da deciso que indefere requerimento do servidor cabe (A) recurso para a mesma autoridade que proferiu a primeira deciso. (B) pedido de reconsiderao para o superior da autoridade que proferiu a primeira deciso. (C) pedido de reconsiderao para a autoridade que proferiu a primeira deciso. (D) recurso para o superior imediato da autoridade que proferiu a primeira deciso. (E) recurso para o Presidente da Repblica. (TRT18 Tcnico 2008) 56. Com referncia responsabilidade do servidor, de acordo com a Lei que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, correto afirmar: (A) Mesmo que o servidor seja absolvido em processo criminal por deciso que negue a existncia do fato, o servidor responder administrativamente. (B) O servidor demitido em processo administrativo pela prtica de ato irregular no exerccio do cargo, no responder civilmente pelo mesmo ato. (C) A responsabilidade penal abrange apenas os crimes imputados ao servidor, nessa qualidade. (D) A obrigao de reparar o dano causado ao errio ou a terceiros estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. (E) Se o terceiro prejudicado for ressarcido pelo Poder Pblico em regular ao judicial, o servidor no responder pelo dano a ele causado. (TRT2 Tcnico 2008) 57. Sobre o vencimento e a remunerao do servidor pblico da Unio, correto afirmar: (A) Remunerao o vencimento do cargo efetivo, descontado das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. (B) Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. (C) Cargos de Poderes diferentes, mesmo tendo atribuies iguais ou assemelhadas, podem ter vencimentos diferentes. (D) O servidor no perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, mesmo sem motivo justificado, desde que seja compensada a falta. (E) O servidor em dbito com o errio que for demitido ter o prazo de trs meses para quitar o dbito.

(TRT2 Tcnico 2008) 58. As frias do servidor pblico da Unio NO podem ser interrompidas

(A) por motivo de convocao para o servio eleitoral. (B) por motivo de calamidade pblica. (C) a pedido do servidor, por motivos pessoais. (D) por necessidade de servio, ainda que declarada pela autoridade mxima do rgo a que pertence o servidor. (E) no caso de convocao para jri.

51E 52A 53B 54E 55C 56D 57B 58C (TRT2 Tcnico 2008) 59. Servidor pblico da Unio teve um interesse prejudicado pelo superior hierrquico e, para fazer prova, necessita de uma certido do rgo onde trabalha. Ao fazer o requerimento pela via administrativa, ele exerce o direito (A) de petio. (B) a habeas corpus. (C) a habeas data. (D) de reclamao. (E) de representao.

(TRT2 Tcnico 2008) 60. O servidor pblico da Unio NO proibido de (A) atuar, em qualquer caso, como procurador junto a reparties pblicas. (B) recusar f a documento pblico. (C) promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio. (D) aliciar subordinados no sentido de se filiarem a sindicato da categoria. (E) exercer o comrcio na qualidade de acionista ou cotista. (TRT2 Tcnico 2008) 61. A respeito das responsabilidades do servidor pblico civil da Unio, em conformidade com a Lei no 8.112/90, correto afirmar: (A) A responsabilidade penal do servidor abrange to s os crimes contra a Administrao Pblica. (B) A obrigao de reparar o dano no se estende aos sucessores. (C) A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. (D) Sendo independentes as instncias, a responsabilidade administrativa do servidor no ser afastada, mesmo no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato. (E) Tratando-se de dano causado a terceiros, a responsabilidade ser da Unio, respondendo o servidor apenas no mbito administrativo. (TRT16 Tcnico 2009) 62. A estabilidade dos servidores pblicos nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico se dar aps trs anos (A) da proclamao do resultado do concurso. (B) de efetivo exerccio. (C) da sua posse. (D) da sua nomeao. (E) da publicao da sua nomeao em dirio oficial.

(TRT16 Tcnico 2009) 63. Benedito, tcnico judicirio, pretende entrar em gozo de frias em parcelas. Nesse caso, certo que, (A) as frias no podem ser parceladas, mas permitido o gozo de vinte dias e a indenizao de dez dias. (B) no parcelamento de frias, o servidor no receber o valor do adicional de um tero dos vencimentos. (C) as frias podero ser parceladas em at trs etapas, sendo imprescindveis o pedido do servidor e o interesse da administrao pblica. (D) o parcelamento de frias permitido, desde que em duas parcelas, em perodos de quinze dias e a critrio da administrao pblica. (E) estando em gozo de frias parceladas, elas podem ser interrompidas, desde que por motivo relevante apresentado pelo servidor.

(TRT16 Tcnico 2009) 64. Mercedes, servidora pblica federal, no exerccio de suas funes, e, em razo de grave dano causado a rgo pblico, foi condenada a pagar indenizao pecuniria por perdas e

danos, a cumprir 2 anos de recluso e 10 (dias) multa, e ainda sofreu a pena de demisso. Nesse caso, correto afirmar que (A) as sanes civil, penal e administrativa no podem cumular-se em razo de sua natureza e por proibio legal. (B) as sanes civil e administrativa podem cumular-se, o que no ocorre com a penal por ser restritiva de liberdade. (C) a sano penal, por ser a mais grave, abrange as demais, e assim no podem cumular-se. (D) as sanes civil, penal e administrativa podem cumular-se, porque so independentes entre si. (E) a sano administrativa a nica que pode ser imposta porque a pessoa servidora pblica e a questo funcional.

(TRT16 Tcnico 2009) 65. Victor foi nomeado tcnico judicirio junto ao Tribunal Regional do Trabalho. Entretanto na data de publicao do ato de provimento Victor encontrava-se afastado servindo no juri, na qualidade de jurado. Nesse caso, o prazo legal para sua posse (A) continuar de dez dias, permitida a procurao com poderes gerais. (B) no sofrer qualquer alterao quanto ao seu incio e trmino. (C) ser prorrogado por mais trinta dias, sendo vedada a procurao. (D) ser contado do trmino do impedimento. (E) ser alterado para quinze dias contados da data do julgamento.

(TRT16 Tcnico 2009) 66. Frederico, aps exercer o cargo de tcnico judicirio pelo perodo de 35 anos, aposentou-se por tempo de servio. Posteriormente, teve cassada a sua aposentadoria, quando se apurou que estava em dbito com o errio. Nesse caso, Frederico dever quitar o dbito (A) no prazo legal de sessenta dias, sendo que a no quitao do dbito dentro do prazo, implicar sua inscrio em dvida ativa. (B) no prazo de trinta dias, improrrogvel, sendo que a no quitao do dbito nesse prazo, implica na sua inscrio em dvida passiva. (C) caso seja obrigado por deciso judicial, sendo que a no quitao do dbito implicar em arresto de seus proventos. (D) no prazo marcado pela administrao pblica, sob pena de ser instaurado processo administrativo disciplinar para a penhora de sua remunerao. (E) dentro do prazo de noventa dias, sendo que pela no quitao do dbito no prazo legal sofrer penalidade estatutria de destituio do cargo.

59A 60E 61C 62B 63C 64D 66A (TRT15 Tcnico 2009) 67. Sobre o vencimento e a remunerao disciplinados na Lei no 8.112/90, correto afirmar que (A) remunerao a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. (B) o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. (C) o servidor poder receber remunerao inferior ao salrio mnimo. (D) o servidor perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, mesmo por motivo justificado. (E) vedada consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, em qualquer hiptese.

(TRT15 Tcnico 2009) 68. A licena para desempenho de mandato classista, prevista na Lei no 8.112/90, est condicionada, dentre outras, seguinte regra: (A) Durante a licena o servidor receber metade da sua remunerao. (B) A licena ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleio, e por duas vezes. (C) Para entidades com at 5.000 associados, o limite de dois servidores. (D) Para entidades com mais de 30.000 associados, o limite de seis servidores. (E) Somente podero ser licenciados servidores eleitos para cargos de direo ou representao nas entidades, desde que cadastradas no Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. (TRE/PI Tcnico 2009) 69. Considere as seguintes hipteses: I. Promoo. II. Readaptao. III. Posse em outro cargo inacumulvel.

IV. Nomeao. De acordo com a Lei no 8.112/90, a vacncia do cargo pblico decorrer das hipteses indicadas APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) III e IV.

(TRE/PI Tcnico 2009) 70. A reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demisso por deciso judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, considerada (A) reverso. (B) reconduo. (C) reintegrao. (D) readaptao. (E) transferncia.

(TRE/PI Tcnico 2009) 71. De acordo com a Lei no 8.112/90, o servidor que, injustificadamente, recusarse a ser submetido inspeo mdica determinada pela autoridade competente ser punido com (A) advertncia escrita. (B) suspenso de at quinze dias. (C) demisso. (D) suspenso de at trinta dias. (E) advertncia verbal.

(TRE/PI Tcnico 2009) 72. A respeito do processo administrativo disciplinar para apurao de acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, considere: I. Ser iniciado com a instaurao da comisso administrativa disciplinar, a ser composta por cinco servidores estveis, e posteriormente ser indicada a autoria e a materialidade da transgresso objeto da apurao. II. No prazo de quinze dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso, apresentando resumo dos fatos, relatrio e fundamentao conclusiva. III. Caracterizada a acumulao ilegal e provada a mf, aplicar-se- a pena de demisso, destituio ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade em relao aos cargos, empregos ou funes pblicas em regime de acumulao ilegal. IV. Em regra, o prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder trinta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso. De acordo com a Lei no 8.112/90, est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e IV. (D) II, III e IV. (E) III e IV.

(TRT7 Tcnico 2009) 73. Quanto posse e ao exerccio do servidor pblico, correto que (A) vedada a posse em cargo ou funo pblica, mediante procurao. (B) de quinze dias o prazo para o servidor em cargo pblico efetivo e trinta para o comissionado entrarem em exerccio, contados da data da nomeao. (C) a posse no cargo pblico ocorrer no prazo de at trinta dias contados da publicao do resultado do concurso pblico de provimento. (D) a promoo no interrompe o tempo de exerccio, que contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicao do ato que promover o servidor. (E) a posse em cargo pblico independer de prvia inspeo mdica, exigida percia oficial, apenas para o incio do exerccio na funo.

(TRT7 Tcnico 2009) 74. No que se refere s frias do servidor pblico civil, previstas na Lei no 8.112/90, INCORRETO que (A) para o primeiro perodo aquisitivo de frias no sero exigidos, em qualquer hiptese, 12 meses de exerccio. (B) vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio. (C) as frias podero ser acumuladas, at o mximo de dois perodos, no caso de necessidade do servio, ressalvadas as excees legais e especficas. (D) as frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica. (E) a indenizao por frias do servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comisso, ser calculada com base na remunerao do ms em que for publicado o ato exoneratrio. Gabarito: 66A 67B 68C 69B 70B 71B 72E 73D 74A (TRT7 Tcnico 2009) 75. Quanto s penalidades aplicadas aos servidores pblicos conforme previsto na Lei no 8.112/90, considere: I. Ser cassada a aposentadoria do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a suspenso. II. A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso. III. Configura abandono de funo a ausncia culposa do servidor ao servio por mais de quinze dias consecutivos. IV. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses. V. O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder trinta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por at quinze dias, quando as circunstncias o exigirem. correto o que se afirma APENAS em (A) II, III e V. (B) I, II e IV. (C) II, IV e V. (D) I e IV. (E) III e IV. (TRT7 Tcnico 2009) 76. X, Tcnico Judicirio do Tribunal Regional do Trabalho 7a Regio, aps regular processo administrativo pela prtica de abandono de cargo, foi punido com a pena de demisso. Inconformado, nos termos da Lei no 8.112/90, pretende exercer o seu direito de petio, visando a reconsiderao da sua demisso. Nesse caso, o (A) requerimento dever ser despachado no prazo de quinze dias e decidido dentro de cento e oitenta dias. (B) requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermdio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente. (C) prazo para interposio do pedido de reconsiderao de vinte dias, a contar da assinatura do ato de demisso pela autoridade competente. (D) direito de requerer prescreve em trs anos quanto aos atos de demisso e noventa dias, nos demais casos. (E) pedido de reconsiderao no interrompe a prescrio, podendo ser relevado pela administrao. (TRT3 Tcnico 2009) 77. A respeito da comunicabilidade das instncias penal e administrativa, no tocante apurao da responsabilidade de servidores pblicos, correto afirmar que (A) a absolvio na esfera penal, fundada na ausncia de tipificao da conduta como crime, no afasta a possibilidade de condenao na esfera administrativa por infrao administrativa. (B) existe completa autonomia entre as instncias penal e administrativa, o que significa que a deciso em uma esfera no repercute na outra. (C) a absolvio em sede penal sempre condiciona a deciso no processo administrativo. (D) a absolvio em sede penal somente repercute na esfera administrativa quando fundada na negativa de autoria do fato. (E) a condenao em sede penal gera, independentemente de processo administrativo, a punio na esfera administrativa.

(TRE/PB Tcnico 2007) 78. Em matria de direitos do servidor pblico federal, especialmente quanto ao vencimento e remunerao, analise: I. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de fora maior sero sempre compensadas, mas no consideradas como de efetivo exerccio. II. Se houver autorizao do servidor pblico, tambm poder haver consignao em folha de pagamento, a favor de terceiros, a critrio da Administrao e com reposio de custos. III. O servidor pblico em dbito com o errio que, dentre outras situaes, tiver sua disponibilidade cassada, ter o prazo de sessenta dias para quitaro dbito. Nesses casos, est correto APENAS o que se afirma em: (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II. (E) III.

(TRE/PB Tcnico 2007) 79. Moiss analista judicirio, sofreu pena de advertncia, enquanto Messias, tcnico judicirio, foi apenado com suspenso de 30 (trinta) dias, sendo ambos servidores do Tribunal Regional de determinado Estado da federao. certo que, tais penalidades podero ter seus registros cancelados aps decurso de certo tempo de efetivo exerccio, se os referidos servidores, nesse perodo, no houverem praticado nova infrao disciplinar. Assim, o cancelamento dessas penalidades operar-se, respectivamente, em (A) 2 anos, com efeitos retroativos, e 4 anos, sem efeitos retroativos. (B) 2 e 4 anos, e no surtir efeitos retroativos. (C) 3 anos, com efeitos retroativos, e 6 anos, sem efeitos retroativos. (D) 3 e 5 anos, e no surtir efeitos retroativos. (E) 4 e 6 anos, e surtir efeitos retroativos.

(TRE/PB Tcnico 2007) 80. Analise : I. Dirias. II. Auxlio-Moradia. III. Gratificao por encargo de curso ou concurso. IV. Transporte. V. Ajuda de custo. VI. Adicional de insalubridade e periculosidade. certo que, APENAS constituem indenizaes devidas ao servidor pblico federal as hipteses previstas em: (A) I, II, III e IV. (B) I, II, IV e V. (C) I, III, IV e V. (D) II, IV, V e VI. (E) III, IV, V e VI.

(TRE/AM Tcnico 2009) 81. Quanto nomeao INCORRETO afirmar que (A) se dar em comisso, salvo na condio de interino, para cargos de confiana ou efetivos, ainda que no vagos. (B) far-se- em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira. (C) para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. (D) o servidor ocupante de cargo em comisso poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa. (E) os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoo, sero estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administrao Pblica Federal e seus regulamentos.

Gabarito: 75C 76B 77A 78C 79D 80B 81A DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

(TRE/MS Tcnico 2007) 1. Dentre as formas de extino do ato administrativo, esto a revogao e a anulao. Sobre esse tema, est INCORRETO o que se afirma apenas em: (A) A revogao tem como fundamento o juzo de valor da convenincia e oportunidade do ato administrativo e s pode ser declarada pela Administrao Pblica. (B) A anulao tem como fundamento vcios de ilegalidade do ato administrativo e pode ser declarada pela prpria Administrao, em decorrncia do princpio da autotutela. (C) A anulao tem como fundamento a ilegalidade do ato administrativo e por vezes sua convenincia, pode ser declarada pela prpria Administrao, assim como pelo Poder Judicirio e produz efeitos ex nunc. (D) A revogao e a anulao podem ser declaradas pela Administrao, sendo que, na primeira, no produz efeitos retroativos, enquanto que, na segunda, ocorre a retroatividade. (E) A revogao pressupe a validade do ato administrativo e no pode ser declarada pelo Poder Judicirio.

(TRT23 Tcnico 2007) 2. Sobre o controle dos atos administrativos, pode-se afirmar que o ato editado com vcio de legalidade (A) s pode ser anulado por deciso judicial em ao autnoma. (B) s pode ser anulado ou invalidado pela prpria Administrao Pblica, pois s ela detm o poder de autotutela. (C) pode ser anulado ou invalidado pela prpria Administrao Pblica, assim como pelo Poder Judicirio. (D) pode ser anulado pela prpria Administrao, desde que ocorra ratificao pelo Poder Judicirio. (E) no pode ser anulado pela Administrao Pblica, na hiptese de ter ele produzido efeito.

(TRT23 Tcnico 2007) 3. No que se refere a atos administrativos INCORRETO afirmar que (A) a expedio de uma certido pela Administrao Pblica pode ser caracterizada como um ato administrativo declaratrio. (B) o ato administrativo complexo resulta da vontade de um nico rgo, mas depende da verificao por parte de outro, para se tornar exigvel. (C) a licena e a admisso so espcies de ato vinculado. (D) presuno de legitimidade e presuno de veracidade dos atos administrativos no possuem carter absoluto. (E) denomina-se ato regulamentar ou geral aquele que alcana a todos que se encontrem na mesma situao abstrata prevista na sua edio e, portanto, no h destinatrio determinado.

(TRF2 Tcnico 2007) 4. Quando a Administrao Pblica, nos limites da lei, atua com certa liberdade de escolha especialmente quanto convenincia e oportunidade, exterioriza a sua vontade por meio do ato (A) vinculado. (B) discricionrio. (C) arbitrrio. (D) de imprio. (E) de gesto.

(TRF2 Tcnico 2007) 5. Dentre os vrios critrios de classificao e espcies dos atos administrativos, considere I. aqueles que contm um comando geral visando a correta aplicao da lei; II. os que certificam, atestam ou declaram um fato. Esses conceitos referem-se, respectivamente, (A) aos atos normativos e aos atos negociais. (B) aos atos enunciativos e aos atos normativos. (C) s inscries e aos atos enunciativos. (D) aos atos normativos e aos atos enunciativos. (E) s portarias e aos atos enunciativos. (TRE/SE Tcnico 2007) 6. INCORRETO o que se afirma em:

(A) A revogao do ato administrativo produz efeito ex nunc. (B) Uma das conseqncias da presuno de legitimidade do ato administrativo a transferncia do nus da prova da sua invalidade para quem a invoca. (C) nulo o ato administrativo quando editado sem a forma prevista em lei. (D) A revogao do ato administrativo pressupe a sua legalidade e pode ser determinada em razo do poder discricionrio da Administrao Pblica. (E) Atos de imprio ou de autoridade so todos aqueles que se destinam a dar andamento aos processos e papis que tramitam na Administrao Pblica.

(TRE/SE Tcnico 2007) 7. H situaes em que a lei permite ao agente pblico agir com certa liberdade de escolha, especialmente quanto convenincia e oportunidade. Essa idia est relacionada com o conceito consagrado na doutrina do ato (A) vinculado. (B) discricionrio. (C) arbitrrio. (D) de imprio. (E) de gesto.

(TRE/SE Tcnico 2007) 8. So requisitos ou condies de validade do ato jurdico: (A) forma, imperatividade, motivo, finalidade e objeto. (B) competncia, auto-executoriedade, imperatividade, objeto e finalidade. (C) competncia, motivo, objeto, auto-executoriedade e forma. (D) forma, motivo, finalidade, objeto e competncia. (E) finalidade, motivo, imperatividade, auto-executoriedade e forma.

(TRT19 Tcnico 2008) 9. Tcio, funcionrio pblico federal, requer a contagem de tempo de servio para aposentadoria. O rgo onde trabalha expede uma certido nela constando todo o tempo, o que garante a aposentadoria do requerente. Essa certido contm requisitos e atributos que so peculiares aos atos administrativos, podendo-se apontar, como atributo, dentre outros (A) o objeto. (B) o motivo. (C) a presuno de veracidade. (D) a forma. (E) a finalidade.

(TRT19 Tcnico 2008) 10. Ao praticar um ato administrativo a autoridade deve faz-lo de acordo com a lei. Quando a lei estabelece todos os requisitos e condies, no deixando ao Administrador nenhuma liberdade de escolha, estamos diante de um ato (A) discricionrio ou vinculado a critrio do agente que pratica o ato. (B) discricionrio. (C) vinculado. (D) arbitrrio. (E) hierrquico. Gabarito: 1C 2C 3B 4B 5D 6E 7B 8D 9C 10C TRT18 Tcnico 2008) 11. Sobre o conceito de ato administrativo, correto afirmar: (A) Mesmo quando o Estado pratica ato jurdico regulado pelo direito Civil ou Comercial, ele pratica ato administrativo. (B) Ato administrativo a realizao material da Administrao em cumprimento de alguma deciso administrativa. (C) O ato administrativo sempre bilateral. (D) O ato administrativo pode pertencer ao direito pblico ou ao direito privado. (E) considerado ato administrativo aquele praticado por entidade de direito privado no exerccio de funo delegada do Poder Pblico e em razo dela.

(TRT18 Tcnico 2008) 12. Quanto liberdade que o administrador tem na prtica dos atos administrativos, considere: I. Ato em que a lei estabelece todos os requisitos e as condies de sua realizao, sem deixar qualquer margem de liberdade para o administrador. II. Ato que o administrador pode praticar com certa liberdade de escolha quanto convenincia e oportunidade. Esses conceitos referem-se, respectivamente, ao ato administrativo (A) vinculado e de imprio. (B) de imprio e de gesto. (C) discricionrio e de gesto. (D) vinculado e discricionrio. (E) de gesto e de expediente.

(TRT2 Tcnico 2008) 13. Sobre o conceito de ato administrativo, correto afirmar: (A) O ato administrativo no produz efeitos jurdicos mediatos. (B) Ato praticado por concessionrio de servio pblico, mesmo no exerccio de prerrogativas pblicas, no caracteriza ato administrativo. (C) Qualquer manifestao de vontade ou declarao da Administrao configura ato administrativo. (D) Todo ato administrativo retrata manifestao bilateral de vontades. (E) Quando o Estado pratica atos jurdicos regulados pelo Direito Civil ou Comercial, coloca-se no plano dos particulares.

(TRT2 Tcnico 2008) 14. Sendo um dos requisitos do ato administrativo, a competncia (A) modificvel por vontade do agente. (B) transfervel. (C) irrenuncivel. (D) prescritvel. (E) de exerccio no obrigatrio.

(TRT2 Tcnico 2008) 15. No que concerne aos atributos do ato administrativo, INCORRETO afirmar que a (A) presuno de legitimidade depende de previso legal. (B) presuno de legitimidade do ato administrativo relativa. (C) imperatividade implica que a imposio do ato independe da anuncia do administrado. (D) auto-executoriedade consiste na possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao. (E) presuno de legitimidade no impede o questionamento do ato administrativo perante o Poder Judicirio.

(TRT2 Tcnico 2008) 16. A revogao do ato administrativo praticado pelo Poder Executivo insere-se na competncia (A) do Tribunal de Contas. (B) do Poder Judicirio. (C) do Poder Legislativo. (D) da prpria Administrao Pblica. (E) do Ministrio Pblico. (TRT16 Tcnico 2009) 17. Determinada Prefeitura Municipal pretende realizar obras de urbanizao no entorno da rea onde est localizado o imvel do Tribunal Regional do Trabalho. Nesse caso, correto afirmar que (A) no caber ao Judicirio dizer se tais obras so ou no prioritrias ou urgentes, podendo apenas invalidar os atos manifestamente ilegais, resultantes de abuso de poder ou desvio de finalidade. (B) o ato tem natureza de vinculao, visto que a oportunidade convenincia dessas obras esto sempre atreladas lei, cabendo ao administrador proceder de forma estrita, ainda que presente o interesse coletivo.

(C) a discricionariedade do administrador municipal plena, afastando-se quaisquer limites quanto legalidade ou ao interesse pblico, por ser uma prerrogativa prpria e imprescindvel do cargo. (D) o administrador municipal no poder praticar os atos relacionados a essa obra com liberdade de escolha de seu contedo e do modo de sua realizao sem a prvia autorizao do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho. (E) sendo um ato de natureza discricionria por parte do Municpio, no ter o administrador municipal qualquer margem de liberdade para escolher essa ou aquela conduta, salvo instaurar o processo de urbanizao.

(TRT15 Tcnico 2009) 18. Quanto discricionariedade e vinculao do ato administrativo, correto que (A) ato discricionrio aquele em que o administrador tem certa liberdade de escolha, especialmente quanto convenincia e oportunidade. (B) discricionariedade e arbitrariedade so expresses sinnimas. (C) no ato vinculado a lei estabelece quase todos os requisitos e condies de sua realizao, deixando pouca margem de liberdade ao administrador. (D) quanto aos elementos competncia e finalidade do ato administrativo a lei pode deixar livre apreciao da autoridade tanto no ato discricionrio quanto no ato vinculado. (E) o Poder Judicirio pode apreciar o ato administrativo quanto aos aspectos da convenincia e oportunidade.

(TRE/PI Tcnico 2009) 19. Sobre o conceito de atos administrativos, INCORRETO afirmar que (A) os contratos tambm podem ser considerados atos jurdicos bilaterais. (B) particulares no exerccio de prerrogativas pblicas tambm editam ato administrativo. (C) os atos administrativos so sempre atos jurdicos. (D) os Poderes Judicirio e Legislativo no editam ato administrativo. (E) os atos administrativos so sempre passveis de controle judicial.

(TRE/PI Tcnico 2009) 20. A presuno de legitimidade, como atributo do ato administrativo, (A) diz respeito conformidade do ato com a lei. (B) absoluta, no podendo ser contestada. (C) est presente apenas em alguns atos administrativos. (D) pode, por ser relativa, ser afastada ex officio pelo Poder Judicirio. (E) pode ser contestada somente no mbito administrativo.

Gabarito:11E 12D 13E 14C 15A 16D 17A 18C 19D 20A

You might also like