You are on page 1of 3

Sociologia da Arte E-Flio B 2010 /2011

Theodor W. Adorno (1903-1969) nascido em Frankfurt, Alemanha, recebeu reconhecimento como filsofo dentro de uma linha de reflexo crtica, confrontando a filosofia, a histria e a sociologia e recolhendo tambm ensinamentos do marxismo e da psicologia. Segundo ele, a arte moderna perde a sua liberdade quando se converte numa mercadoria, ficando desta forma sujeita s relaes da indstria cultural. O desenvolvimento humano fez desencadear foras que promoveram a criao de riqueza e a produo de tecnologia, processo este que Adorno denominou de indstria cultural. Neste, com a finalidade de satisfazer as necessidades que so produzidas atravs da estrutura de trabalho, desenvolve-se a produo em srie dos bens culturais. E no s. Desenvolve-se tambm a necessidade por novos produtos, manipulando-se assim a concepo da arte; transformando-a numa maneira de obter mais riqueza. Para Adorno, esta uma forma de manipular a conscincia das massas, criando um esteretipo e fazendo crescer no nosso interior a necessidade de algo que ns no nos apercebemos do porqu, toldando os nossos sentidos. neste processo que nasce a arte que no autntica pois ela favorece, serve e promove toda esta mquina de esprito capitalista, limitando a capacidade de expresso e, aos poucos, desenvolvendo uma atrofia da imaginao e da capacidade criativa do pensamento. No sendo uma obra autntica, o que nasce da indstria cultural somente procura satisfazer o que imediato e efmero e, no constante movimento de insatisfao que da resulta, novos produtos vo surgindo (melhores que os anteriores) que nunca saciam plenamente as pessoas. Pelo contrrio, a arte autntica isenta de qualquer parmetro que seja imposto ou determinado socialmente pois pelo meio da arte que o artista assume a sua crtica. Adorno define a arte autntica como sendo a anttese social da sociedade. Logo, aquela no representa a realidade que se v a olho nu; , ao invs, a sua negatividade, donde que ela no imediata com o que emprico (realidade emprica).
1 Carla Maria Vendeirinho Gonalves, turma 2, n 800029

nesta negao que se reflectem as aces histricas do homem, exigindo uma crtica e, por conseguinte, uma outra forma de reflexo. Da Adorno aliar a crtica e a filosofia, para que a obra seja resgatada pelo sujeito, garantindo arte a sua autonomia e a sua prtica em total liberdade. Para que seja apreendida, a arte autntica estabelece uma relao de reciprocidade entre o objecto (arte) e o sujeito. neste processo de interpretao que a obra revela todo o seu simbolismo do mundo. Esta compreenso vai contra com o que imediato, exigindo do sujeito uma reflexo, ampliando-lhe os horizontes sobre o que na realidade o real. Ao contrrio da realidade da indstria cultural, a arte autntica tem que ferir e expressar o sofrimento humano no seu quotidiano, uma vez que nessa outra realidade (emprica) as pessoas so induzidas a reprimir os seus desejos, ambies, sonhos, etc. Desta forma, a arte autntica torna-se um veculo privilegiado de cognio do real sendo nesta esttica de negao e de irracionalidade que ela acaba por orientar o nosso olhar para a verdadeira realidade, podendo ns compreende-la nas suas outras camadas, isto , para alm da superficialidade do imediato e do visvel. Portanto, a dimenso esttica de uma obra de arte no s nos proporciona prazer, como tambm faz parte de uma reflexo que no de fcil leitura, porque -lhe atribuda uma linguagem muito prpria. Assim, para Adorno, a arte distinta da realidade emprica. Na arte autntica o seu contedo verdadeiro est precisamente naquilo que nega e na relao que estabelece com outros factores, como por exemplo a afectividade, a criatividade, a subjectividade, a tcnica, o emprico, a mimese, etc A verdadeira arte uma resposta crtica por excelncia, possibilitando ao homem uma experincia diferente daquela que lhe imposta (realidade emprica). este, para Adorno, o verdadeiro sentido da arte. Aquele onde cada obra uma experincia diferente, contendo diferentes verdades que promovem o acto reflexivo no homem, ampliando a capacidade de conhecimento da realidade-outra, isto , aquela que se encontra para alm da vivncia humana na sua rotina diria e que lhe proporciona uma experincia nica.

Carla Maria Vendeirinho Gonalves, turma 2, n 800029

Bibliografia: Fabiano, Luiz Hermenegildo (2003). Adorno, arte e educao: negcio da arte como negao. Educ. Soc., vol. 24, n. 83, 495-505 p. Acedido a 23 de Maio 2011, em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n83/a10v2483.pdf Passos, Jorge Roberto C. (2001). O contedo de verdade das obras de arte na teoria esttica de Theodor Adorno. Augustos, vol. 06, n. 12. Acedido a 23 de Maio 2011, em: http://www.unisuam.edu.br/augustus/index.php?option=com_content&view=article&id =179:o-conteudo-de-verdade-das-obras-de-arte-na-teoria-estetica-de-theodoradorno&catid=56:edicao-12-artigos&Itemid=80 Aguiar, Wisley Francisco (2007). Adorno e a dimenso social da arte. Revista Urutgua, n. 15. Acedido a 22 de Maio 2011, em: http://www.urutagua.uem.br/015/15aguiar.htm Danner, Fernando. A dimenso esttica em Theodor Adorno. Acedido a 23 de Maio 2011, em:
http://www.unifra.br/thaumazein/edicao3/artigos/A_dimens%C3%86o_est%E2%80%9Atica_e m_Theodor_W._Adorno_revisado.pdf

GONALVES, Carla Alexandra (2010). Para uma introduo Sociologia da Arte. Bubok Publishing. Madrid.

Carla Maria Vendeirinho Gonalves, turma 2, n 800029

You might also like