You are on page 1of 18

A FICO LITERRIA COMO ANTROPOLOGIA ESPECULATIvA LITERARY FICTION AS SPECULATIvE ANTHROPOLOGY Maria Rosa Duarte de Oliveira* RESUMO: A partir

dos pressupostos tericos sobre a natureza do ficcional luz de pensadores diversos como Wolfgang Iser, Huizinga, Zumthor e Juan Jos Saer, procuraremos refletir sobre o ficcional-literrio a partir de seus fundamentos antropolgicos, seja a plasticidade e o jogo (Iser, Huizinga), seja a voz (Zumthor) ou a especulao entre realidade-irrealidade (Saer), para, num segundo momento, podermos confrontar esses pressupostos tericos com a configurao do efeito esttico em duas narrativas de dois dos maiores escritores brasileiros: Machado de Assis e Guimares Rosa. ABSTRACT: Based on theoretical speculations on the nature of fiction, with reference to various thinkers such as Wolfgang Iser, Huizinga, Zumthor and Juan Jos Saer, this paper will reflect about the fictional-literary beginning with its anthropological foundations, be it the plasticity and the game (Iser, Huizinga), the voice (Zumthor) or the speculation between reality-unreality (Saer), in order to afterwards confront these theoretical conjectures with the configuration of the aesthetic effect in two narratives from two of the greatest Brazilian writers: Machado de Assis and Guimares Rosa. PALAVRAS-CHAVE: fico; imaginrio; realidade; efeito esttico; antropologia especulativa. KEY-WORDS: fiction; imaginary; reality; aesthetic effect; speculative anthropology.

* Professora doutora e titular em Teoria Literria e Literatura Brasileira do Programa de Ps-Graduao em Literatura e Crtica Literria da PUCSP. mrduarte@uol.com.br

Revista_28.indd 195

24/6/2010 18:44:09

Revista_28.indd 196

24/6/2010 18:44:09

No se escrevem fices para esquivar-se, por imaturidade ou irresponsabilidade, do rigor que exige o tratamento da verdade, seno justamente para por em evidncia o carter complexo da situao, carter complexo para o qual o tratamento limitado ao verificvel implica uma reduo abusiva e um empobrecimento. Ao dar um salto para o inverificvel, a fico multiplica ao infinito as possibilidades de tratamento [...] A fico no , portanto, uma reivindicao do falso. Ainda aquelas fices que incorporam o falso de um modo deliberado fontes falsas, atribuies falsas, confuso de dados histricos com imaginrios, etc -, fazem-no no para confundir o leitor, mas para assinalar o carter duplo da fico, que mistura, de maneira inevitvel, o emprico com o imaginado. [...] O paradoxo prprio da fico reside em que se ela recorre ao falso, o faz para aumentar sua credibilidade. [...] por terem se colocado margem do verificvel que Cervantes, Sterne, Flaubert ou Kafka nos parecem dignos de crdito. Devido a esse aspecto singular do relato ficcional, podemos definir de um modo global a fico como uma antropologia especulativa. (JUAN JOSE SAER) nos domnios do jogo sagrado que a criana, o poeta e o selvagem encontram um elemento comum. (HUIZINGA)

Se a literatura institui uma transao mpar com a realidade a ponto de Saer (2004) vincul-la a uma espcie de antropologia especulativa sobre a zona de fronteira fico-realidade, ento cabe a pergunta sobre o sentido dessa possvel antropologia especulativa que fascina e alimenta a imaginao dos homens desde a sua origem. Por que especulativa? Especulao sobre o qu? E mais ainda: qual a funo de tal atividade especulativa para a existncia humana? Iser (1996) corrobora com essa idia ao enfatizar que o ficcional e o imaginrio fazem parte das disposies antropolgicas da humanidade e, por isso, esto presentes tambm na vida real, no se restringindo apenas literatura. Mas aqui que elas atingem um carter especulativo sobre a

Revista_28.indd 197

24/6/2010 18:44:10

existncia ao colocar em questionamento a zona intervalar que separa a realidade da irrealidade, confrontando as frgeis certezas de uma lgica bipolar e no-contraditria. Toda a questo est, pois, em considerar a fico num campo relacional ternrio com seus dois outros constituintes: a realidade, com suas determinaes de espao-tempo, e a irrealidade livre do imaginrio. Ao se emancipar da polaridade com o seu outro o mundo real a fico ganha estatuto prprio de um universo que tem opacidade e matria, constituindo-se por coordenadas singulares de espao-tempo e habitada por seres cuja carnalidade se faz por meio da performance da imaginao, entendida como pensamento plasmador de formas cuja existncia se torna vvida na experincia sensrio-cognitiva do leitor, em resposta ao pacto de fico firmado com um mundo no qual habita pelo tempo que durar o seu sequestro voluntrio. A fico, do ponto de vista de Iser, implica, desse modo, duas transgresses simultaneamente: a primeira ao irrealizar o real, no reproduzindo o universo emprico, mas transformando-o em signo de algo diferente dele mesmo, por meio do imaginrio - livre e aberto s invenes de novas ordens. A segunda transgresso, no entanto, consiste em realizar o irreal, isto , em passar desse nvel de irrealidade do imaginrio, no qual tudo possvel acontecer, para o de tornar real um universo ficcional cuja existncia e singularidade se fazem por meio de leis e determinaes prprias.
Quando a realidade repetida no fingir se transforma em signo, ocorre forosamente uma transgresso de sua determinao correspondente. O ato de fingir , portanto, uma transgresso de limites. Nisso se expressa a sua aliana com o imaginrio. Contudo o imaginrio por ns experimentado antes de modo difuso, informe, fluido e sem um objeto de referncia [...] Por isso o fingir tampouco idntico ao imaginrio. Como o fingir se relaciona com o estabelecimento de um objetivo, devem ser mantidas representaes de fins, que ento constituem a condio para que o imaginrio seja transladado a uma determinada configurao, que se diferencia dos fantasmas, projees, sonhos e ideaes sem um fim, pelas quais o imaginrio penetra diretamente em nossa experincia. Portanto tambm aqui se verifica uma transgresso de limites, que conduz do difuso ao determinado [...]. significativo que ambas as formas de transgresso de limites, realizadas pelo fingir no espao da relao tridica, sejam de naturezas distintas. Na converso da realidade vivencial repetida em signo de outra coisa, a transgresso de limites manifesta-se como uma forma de irrealizao; na converso do imaginrio, que perde seu carter difuso em favor de uma determinao, sucede uma realizao do imaginrio. (1983: 386-387)

198

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 198

24/6/2010 18:44:10

Da que a determinao, mesmo que mnima, condio do carter de realidade para o imaginrio, de modo que possa ganhar a configurao de um fato ficcional, agora no mais produto de um imaginrio difuso, mas de uma lgica imaginativa1 capaz de projetar um mundo verossmil e consistente tornado presena viva por meio do ato imaginativo da leitura. Essa concepo da imaginao como criadora de espaos dotados de opacidade material acaba se aproximando daquilo que Zumthor diz sobre ela:
A imaginao, contrariamente ao ditado, no louca; simplesmente ela dsrazoa. Em vez de deduzir, do objeto com o qual se confronta, possveis conseqncias, ela o faz trabalhar [...]. A imaginao faz funcionar no nosso espao ldico o objeto que capturou. (2007: 106)

Eis a outra forma de dizer o que Iser concebera sobre o segundo movimento tansgressor da fico: aquele que confere realidade irrealidade do imaginrio, por meio de uma lgica imaginativa e no-dedutiva que extrai da plasticidade ldica das formas, em contnuos movimentos de aproximaes e distncias, semelhanas e dessemelhanas, o corpo nmade de um organismo vivo e dinmico, entre o visvel e o invisvel. O autor, embora apoiado sobre a recepo e os efeitos, afetivos inclusive, do texto ficcional sobre o leitor, diz algo que se aproxima disso ao afirmar que: a representao do sujeito enche de vida o mundo do texto e assim realiza o contato com um mundo irreal. (1983: 406) esse pacto ficcional a fora fertilizadora da f potica de que nos fala Coleridge Essa , segundo Iser, a pragmtica do imaginrio que visa fixao de um sentido feito acontecimento e experincia vvida por meio dessa operao de traduo, ou de realizao da irrealidade imaginria, por meio do ato de leitura. Saer, por sua vez, numa linha de raciocnio prxima de Iser, confirma, tambm, a relao no opositiva entre fico e realidade e, em seu lugar, investe na complexidade desse universo cuja raiz est em tornar visvel o caminho do meio, isto , a tnue e tensa fronteira entre a existncia e a no-existncia, a realidade e a irrealidade, o visvel e o invisvel, de modo a questionar o que chamamos de realidade, segundo os estreitos limites da razo dedutiva.
1 Esse o termo que usa Paul Valry em Introduo ao mtodo de Leonardo da Vinci para se referir ao mtodo de raciocnio que opera por saltos abdutivos geradores da inveno de novas formas artsticas, como o caso de Leonardo da Vinci.

A fico literria como antropologia especulativa

199

Revista_28.indd 199

24/6/2010 18:44:10

Nas grandes fices de nosso tempo, e talvez de todos os tempos, est presente esse entrecruzamento crtico entre a verdade e a falsidade, essa tenso ntima e decisiva, no isenta nem de comicidade nem de gravidade, como a ordem central de todas elas, s vezes enquanto tema explcito e s vezes como fundamento implcito de sua estrutura. O fim da fico no evadir-se desse conflito, mas fazer dele sua matria, modelando-a sua maneira. (SAER, 2004:15)

A est o corao especulativo do universo ficcional que leva Saer a lanar a hiptese de ser essa, justamente, a funo da literatura, ou seja, a de se constituir como uma antropologia especulativa. Mais uma vez, a reflexo de Iser se une a essa instigante concepo, ao focar na experincia da plasticidade humana a fonte antropolgica e especulativa, se pudermos associar ao que diz Saer, do literrio e do ficcional. no carter de jogo que tal plasticidade se materializaria na experincia perceptiva do homem, segundo Iser, por meio da tenso entre o ficcional e o imaginrio que se mantm na alternncia entre o ir e vir do jogo livre do ficcional, na sua transgresso no excludente da referncia da realidade, e do jogo instrumental do universo da imaginao, cuja meta realizar o irrealizvel projetado. Esse o jogo configurador do esttico que se estrutura nesse vai e vem inconcluso e renovvel a cada repetio, deixando como marca de seu construto uma espcie de intervalo vazio.
Neste caso, a interao do fictcio e do imaginrio ser entendida como signo de uma disposio antropolgica [...] A transgresso de limites privilegia o jogo livre, enquanto a imaginabilidade de condies constitutivas antes possibilita um jogo instrumental [...] A interao de fictcio e imaginrio s se transforma em jogo se o jogo livre e o jogo instrumental se desdobram em uma inter-relao, ou, em suma, se um joga contra o outro e com ele. [...] Tal jogo oferece ento a condio constitutiva para o esttico que, discursivamente, s pode ser descrito como um intervalo vazio. Se o vaivm relaciona o fictcio como jogo livre a um fundamento, e se o imaginrio faz com que o que transgredido se decomponha para que as motivaes possam ser concebidas, isso faz com que o jogo se realize igualmente como ganho e esquiva dos ganhos. (ISER, 1996: 274-275, grifos nossos)

no jogo, tambm, entre texto e leitor que est o fundamento do ato de leitura para Iser, tendo nos vazios e na indeterminao as suas regras de controle do aleatrio. Nesse sentido, h uma assimetria fundamental entre

200

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 200

24/6/2010 18:44:10

texto e leitor, determinando um campo de foras no qual sujeito e objeto do ato perceptivo-cognitivo esto em contnua troca de posies, num vai-evem desprovido de meta final. Configura-se a, portanto, o que Iser chamou de experincia da plasticidade humana, que est na raiz do esttico:
Como o jogo do texto sempre mais do que mera exibio daquilo que o leitor espera em virtude da atrao exercida pela inacessibilidade desse mundo especular, isso faz com que este jogo possa ser jogado apenas individualmente pelo leitor. Enquanto o texto joga a mudana do que foi introduzido no jogo, o leitor pode jogar com essa transformao somente medida que um resultado possvel. Pois a mudana parece implicar uma meta, a qual, uma vez realizada na leitura, no propriamente confirmada pelo texto. (1996: 329)

Huizinga, por sua vez, no seu clssico Homo Ludens (1938), acaba confirmando essa raiz antropolgica da fico na atividade do jogo, que acompanha a histria da humanidade desde os primrdios. No jogo, seja ele de que espcie for, encerra-se um significado que ultrapassa a mera atividade fsica e os estmulos sensoriais. O que h de comum sua qualidade ldica de prazer e de divertimento, de no-obrigatoriedade e de suspenso momentnea do tempo-espao real por outro: o do prprio jogo, cujas regras s fazem sentido dentro dele mesmo.
No que diz respeito s caractersticas formais do jogo, todos os observadores do grande nfase ao fato de ser ele desinteressado. Visto que no pertence vida comum, ele se situa fora do mecanismo de satisfao imediata das necessidades e dos desejos e, pelo contrrio, interrompe este mecanismo. Ele se insinua como atividade temporria, que tem uma finalidade autnoma e se realiza tendo em vista uma satisfao que consiste nessa prpria realizao. pelo menos assim que, em primeira instncia, ele se nos apresenta: como um intervalo em nossa vida quotidiana. (HUIZINGA, 2001:12-13)

Com o valor de funo cultural, o jogo encerra importantes aspectos necessrios vida das sociedades humanas, segundo Huizinga, distinguindo-se do cotidiano por implicar outro tempo-espao que se estrutura com base num intervalo de tempo, cuja durao se faz por meio da repetio e da memria, e na delimitao de um campo sujeito a um conjunto de regras determinantes de uma ordem interna. Afora isso, a abertura para o imaginrio e o compromisso voluntrio e intenso da presena plena dos jogadores, que fazem do jogo o espao de sua vida nesse momento de encontro feliz, aproximam-no dos fundamentos do esttico:

A fico literria como antropologia especulativa

201

Revista_28.indd 201

24/6/2010 18:44:10

Mesmo depois de o jogo ter chegado ao fim, ele permanece como uma criao nova do esprito, um tesouro a ser conservado pela memria. transmitido, torna-se tradio. Pode ser repetido a qualquer momento, quer seja jogo infantil ou jogo de xadrez, ou em perodos determinados, como um mistrio. [...] talvez devido a esta afinidade profunda entre a ordem e o jogo que este, como assinalamos de passagem, parece estar em to larga medida ligado ao domnio da esttica. H nele uma tendncia para ser belo. Talvez este fator esttico seja idntico quele impulso de criar formas ordenadas que penetram o jogo em todos os seus aspectos. As palavras que empregamos para designar seus elementos pertencem quase todas esttica. So as mesmas palavras com as quais procuramos descrever os efeitos da beleza: tenso, equilbrio, compensao, contraste, variao, soluo, unio e desunio. O jogo lana sobre ns um feitio: fascinante, cativante. Est cheio das duas qualidades mais nobres que somos capazes de ver nas coisas: o ritmo e a harmonia. (HUIZINGA, 2001: 13)

H ainda a considerar outros dois aspectos de afinidade entre o jogo e o esttico ressaltados por Huizinga e que so fundamentais para o nosso estudo: a tenso entre ordem e acaso e a capacidade de representao. Com efeito, se h, no jogo e na fico, a presena de regras e princpios organizadores que tornam esse mundo verossmil e corporalmente existente ( a segunda transgresso qual se refere Iser, que transforma a irrealidade livre do imaginrio em realidade no processo ternrio do ficcional), h tambm neles a incorporao do acaso numa simbiose tensa e dialgica entre a determinao e a indeterminao; a limitao de regras ordenadoras e a liberdade e espontaneidade do acaso. Da mesma forma, o jogo e o esttico so formas de representao e de simulao da experincia primordial de ser outro por meio da imaginao, isto , a capacidade de criar por meio da ao imaginativa um corpo presencial e vivo. neste ponto que a Iser (1996), Huizinga (2001) e Saer (2004), cada um deles colocando a experincia esttica nas razes antropolgicas do prprio homem - seja a da plasticidade, a do jogo ou a da especulao da fronteira entre realidade-irrealidade-, vem se juntar Zumthor (2007), que traz para esse cenrio a presena da voz humana. Zumthor conceber o potico como manifestao de linguagem que transborda o estreito limite da letra, ao qual o termo literatura se vincula tradicionalmente, para implicar toda manifestao que faa da voz viva em performance o espao criador de poesia, isto , de um corpo vivo e

202

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 202

24/6/2010 18:44:10

multisensorial, capaz de resgatar o homem da efemeridade de um tempo cotidiano e pragmtico. Fundado sobre as estruturas antropolgicas mais profundas, o potico (e, por extenso, o literrio) se manifesta desde as origens da histria humana, inscrito nos cantos e danas rituais, nas frmulas de magia e nas narrativas mticas, que hoje ressoam na performance dos cantadores de cordel, na contao de histrias em espaos de livrarias e de apresentaes teatrais e at mesmo nos mais sofisticados espetculos multimdia de poesia.
Hoje eu tenderia a explicar o conjunto de caracteres poticos pela relao com a percepo e apreenso do tempo. A linguagem em sua funo comunicativa e representativa insere-se no tempo biolgico, que ela manifesta e assume, sendo assumida por ele, e sem ter sobre ele algum poder, incapaz de o abolir, e em contraparte, destinada a dissipar-se nele. A prtica potica se situa no prolongamento de um esforo primordial para emancipar a linguagem (ento, virtualmente, o sujeito e suas emoes, suas imaginaes, comportamentos) desse tempo biolgico. (ZUMTHOR, 2007: 48, grifos nossos)

Cumpre estabelecer que, para Zumthor, a voz potica, seja ou no mediada pela escrita e outros aparatos tecnolgicos, tem a singularidade da durao e da corporeidade na medida em que aquilo que enuncia no aqui e agora de sua presena. A essa dimenso performativa da palavra, que ganha uma dimenso no apenas lingustica, mas vocal - o tom, o peso, o ritmo daquilo que dito -, acrescenta-se a gestualidade expressiva do corpo do intrprete em interao com outras presenas vivas, isto , o ambiente (espao-tempo) no qual se insere e o pblico participante. Nesse conjunto multisensorial, est aquilo que Zumthor chama de performance, atributo essencial da experincia esttica e nica capaz de resgatar, mesmo na escrita, a presena dessa voz ancestral das origens. Na escrita potica, que Zumthor chama de caligrfica2 e que corresponde, de certa forma, escritura barthesiana como encenao da lngua, o texto transborda dos estritos limites do enunciado lingustico para se tornar
2 Assim se refere Zumthor escrita caligrfica e sua singularidade potico-performtica: O que com efeito caligrafar? recriar um objeto de forma que o olho no somente leia mas olhe; encontrar, na viso de leitura, o olhar e as sensaes mltiplas que se ligam a seu exerccio. Na medida em que a poesia tende a colocar em destaque o significante, a manter sobre ele uma ateno contnua, a caligrafia lhe restituiu, no seio das tradies escritas, aquilo com que restaurar uma presena perdida. (2007: 73)

A fico literria como antropologia especulativa

203

Revista_28.indd 203

24/6/2010 18:44:10

obra por meio da performance da leitura silenciosa, isto , aquela que implica o corpo daquele que l e afetado fsica, sensorial, emocional e intelectualmente pela presena de um outro corpo o do texto potico e a ele responde por meio da imaginao criadora.
A leitura literria no cessa de trapacear a leitura. Ao ato de ler integra-se um desejo de restabelecer a unidade da performance, essa unidade perdida para ns, de restituir a plenitude - por um exerccio pessoal, a postura, o ritmo respiratrio - pela imaginao. Esse esforo espontneo, em vista da reconstituio da unidade, inseparvel da procura do prazer. (ZUMTHOR, 2007: 67)

2. FACETAS DE UMA ANTROPOLOGIA ESPECULATIvA: ENTRE SANTOS DE MACHADO DE ASSIS E O RECADO DO MORRO DE GUIMARES ROSA Chegados aqui, propomo-nos a encenar em dois pequenos atos o que poderia ser essa antropologia especulativa por meio de uma leitura interpretativa instigada por tantos pensadores que primaram por assentar o literrio sobre uma raiz antropolgica comum. aTO 1: SOB O SIGNO DO FaNTSTICO Pensar no conto machadiano Entre Santos (Gazeta de Notcias, 1886; Vrias Histrias, 1895), v-lo, em princpio, sob a chave do fantstico por preencher, segundo Todorov, as trs condies bsicas do modelo de fantstico do sculo XIX: 1. A partir de um fato extraordinrio presenciado pelo narrador-personagem (um capelo) no passado a conversa entre santos que descem do altar e, como homens, passam a analisar os fiis instala-se para ele a hesitao entre a explicao natural e a sobrenatural para o fenmeno:
No posso descrever o que senti. Durante algum tempo, que no chego a calcular, fiquei sem ir para diante nem para trs, arrepiado e trmulo. Com certeza, andei beirando o abismo da loucura, e no ca nele por misericrdia divina (Entre Santos, 1998: 309)3

3 Todas as citaes do conto Entre Santos referem-se ao volume II da edio da Companhia das Letras de 1998, antologia organizada por John Gledson. A partir daqui, as referncias

204

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 204

24/6/2010 18:44:10

2. Tal hesitao atinge, tambm, o leitor que vai sendo envolvido, da mesma forma que o capelo-narrador, pela atmosfera de mistrio e de estranheza. Concorre para isso a presena de uma luz inexplicvel
que no vinha de parte nenhuma, porque os lustres e castiais estavam todos apagados [...] A luz, sem ser muito intensa, era-o demais para ladres; alm disso notei que era fixa e igual, no andava de um lado para outro, como seria a das velas ou lanternas de pessoas que estivessem roubando. (ES: 308-310)

3. Finalmente, atendendo terceira condio do fantstico todoroviano, a representao da hesitao se faz no plano da histria, a partir de um acontecimento extraordinrio impulsionador desse estado de dvida no narrador-personagem e no leitor, no derivando nem para uma leitura potica, nem para uma alegrica.
Compreendi, no fim de alguns instantes, que eles inventariavam e comentavam as oraes e imploraes daquele dia. Cada um notava alguma coisa. Todos eles terrveis psiclogos, tinham penetrado a alma e a vida dos fiis, e desfibravam os sentimentos de cada um, como os anatomistas escalpelam um cadver. (ES: 310)

O surpreendente, agora, est na inverso de posies: ao invs da f, os santos, posicionando-se do ponto de vista terreno, mas sem perder o privilgio da oniscincia que possuem, assumem a observao e a anlise de verdadeiros realistas capazes de penetrar nas camadas mais ocultas da conscincia dos homens, vendo-os para alm da aparncia. O narrador-capelo, por sua vez, passa a ser, simultaneamente, o analisado do passado lembrou-me que eles, que vem tudo o que se passa no interior da gente, como se fssemos de vidro, pensamentos recnditos, intenes torcidas, dios secretos, bem podiam ter me lido j algum pecado ou grmen de pecado (ES, 1998: 312) e o analista do presente, que seleciona o que e como narrar, posicionando-se, agora, na posio de avaliador e anatomista do comportamento dos prprios santos: A narrao do santo foi to longa e mida, a anlise to complicada, que no as ponho aqui integralmente, mas em substncia. (ES: 313-314, grifos nossos)

ao conto sero feitas pela sigla ES, seguida do nmero da pgina.

A fico literria como antropologia especulativa

205

Revista_28.indd 205

24/6/2010 18:44:10

Esse dilogo entre os santos acaba remetendo para dois outros: o Dilogo dos Mortos de Luciano de Samsata e o que faz aluso ao dilogo entre os deuses no canto I da Ilada de Homero, porm, em nova chave a do srio-cmico - herana da linhagem lucinica que acaba contaminando de mordaz ironia o discurso do narrador-personagem: E os outros santos riram efetivamente, no daquele grande riso decomposto dos deuses de Homero quando viram o coxo Vulcano servir mesa, mas de um riso modesto, tranqilo, beato e catlico. (ES: 316) Neste instante, o fantstico cede lugar a outra matriz a realista que acaba contaminando com o tom da observao e da anlise crtica toda a cena narrativa desde os santos-personagens at o prprio narrador. Dessa forma, do interior do prprio conto que emerge o mtodo especulativo machadiano que acaba pondo em questo os limites entre o acontecimento extraordinrio e o comum; o inexplicvel e o inteligvel; a razo e a desrazo; a fico e a realidade. Mas o mais interessante desse modo do fantstico o efeito esttico que acaba determinando, isto , a especulao sobre os limites que separam a realidade da irrealidade. E isso nos aproxima do pensamento de Bessire4 (1974), que assim como outros estudiosos do fantstico vem-no no como um gnero, mas como um modo literrio presente em diferentes modalidades de gneros e de tempo-espaos histricos, com variantes de estratgias e efeitos. No entanto, segundo a autora, h no modo literrio do fantstico uma constante do ponto de vista cognitivo: a de ser uma investigao sobre as formas de racionalidade, ao invs da simples polarizao entre realidade irrealidade:
Parece mais oportuno ligar o fantstico com uma investigao, conduzida por um ponto de vista racionalista, sobre as formas de racionalidade [...] O fantstico no pode ser considerado como o necessrio e simples revs do racionalismo das Luzes. Fazendo isso, confunde-se anti-racionalismo e irracional, e relacionam-se os componentes de cada esttica a um sistema de oposies exclusivas. Longe de estabelecer ou pretender rupturas intelectuais e artsticas, o fantstico conjuga os elementos contrapostos [...]. O fantstico no

4 Trata-se do estudo fundamental sobre o fantstico realizado por Irne Bessire: Le rcit fantastique: La poetique de lincertain. Paris: Larousse, 1974. H uma traduo do cap. 1 desse livro na revista eletrnica Fronteiraz 3, que pode ser acessada no endereo http:// www.pucsp.br/revistafronteiraz/

206

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 206

24/6/2010 18:44:10

deriva de uma simples diviso da psique entre razo e imaginao, liberao de uma e conteno da outra, mas da polivalncia dos signos intelectuais e culturais [...] o fantstico assinala a medida do real atravs da desmedida. O ceticismo que s marca a intimidade da razo e da desrazo o ingrediente obrigatrio do imaginvel. (BESSIRE (1974), citada por CESERANI, 2006: 64-65, grifos nossos)

O final do conto, por sua vez, corrobora com esse estado de tenso permanente entre o acontecido e o imaginado, apostando no efeito da presena simultnea de duas matrizes - a fantstica e a realista - sem a anulao de uma pela outra:
Depois, no pude ouvir mais nada. Ca redondamente no cho. Quando dei por mim j era dia claro... Corri a abrir todas as portas e janelas da igreja e da sacristia, para deixar entrar o sol, inimigo dos maus sonhos. (ES: 316)

Nesse sentido, Entre Santos no deixa de ser um exerccio de investigao sobre a relatividade das certezas (o estar entre do ttulo , alis, mais um ndice disso) num mundo onde as fronteiras entre o visvel e o invisvel, o exterior e o interior, a razo e a imaginao, a cincia e a f - da religiosa potica - esto sob a anlise do ceticismo do autor, do narrador-capelo, que hoje relata o extraordinrio sob tica crtico-analtica, e dos prprios santos, divididos entre a figurao de personagens e a de narradores, porm, antes de tudo, anatomistas das contradies da natureza dos homens e dos santos, tambm eles divididos entre o cu e a terra. Cabe, assim, inquirirmos se no traado do conto podemos reconhecer aquilo que props Saer (2004) sobre a essncia do literrio, isto , o de ser uma antropologia especulativa sobre a existncia humana por meio da construo potica de um simulacro que nos coloca em confronto com uma situao-limite, onde no mais possvel decidir pela excluso de um dos plos: conto fantstico ou realista? O olhar de mope machadiano, aquele que v o escondido das coisas, foi capaz de projetar mais longe o efeito esttico de Entre Santos, que perdura, justamente, pela convivncia tensa com a incerteza e o inacabamento do jogo, que se repete em variaes sempre novas e surpreendentes, como observa Huizinga: Mesmo depois de o jogo ter chegado ao fim, ele permanece como uma criao nova do esprito, um tesouro a ser conservado pela memria.(2001:13)

A fico literria como antropologia especulativa

207

Revista_28.indd 207

24/6/2010 18:44:10

aTO 2: SOB O SIGNO Da VIaGEM Falar sobre O Recado do Morro de Guimares Rosa, uma das narrativas que compem Corpo de Baile (1956), trazer tona a matriz da viagem que envolve o territrio do conto, desde as andanas do autor pelo serto mineiro, especialmente o morro da Gara, at o plano do enredo a expedio de cinco viajantes pelos gerais (Cordisburgo, gruta de Maquin, serra Diamantina, Morro da Gara) sob a conduo de um guia, Pedro Orsio ou P Boi - e da enunciao que se faz na fronteira entre o relato das cadernetas de campo, tpicas de um narrador-viajante, at a sua presena testemunhal nos acontecimentos narrados; isso para no falar de outra viagem: a do recado-enigma, espcie de frmula mgica emitida pelo prprio Morro da Gara e que percorre toda a narrativa por meio dos intrpretes que o vo transfigurando durante a travessia nmade de uma voz, s recolhida, ao final, pelo poema-canto do poeta popular:
Quando o Rei era menino j tinha espada na mo e a bandeira do Divino com o signo-de-salomo. Mas Deus marcou seu destino: de passar por traio. ........................................... A viagem foi de noite Por ser tempo de luar. Os sete nada diziam porque o Rei iam matar. Mas o rei estava alegre E comeou a cantar... (RM: 94-96)5

Esse sentido de viagem, ao cruzar a fronteira entre realidade-fico, traz para primeiro plano aquilo que aponta Saer (2004) como a qualidade das grandes fices: o fato de configurar-se como uma antropologia especulativa. E, no caso em anlise, atinge planos ainda mais sutis ao colocar em questo o limite entre o que pode ser expresso e comunicado pela lngua e aquilo que no pode, como o caso da apreenso de um recado emitido pelo morro da Gara, duplo ficcional do verdadeiro Morro da Gara, situado
5 Todas as citaes do conto O Recado do Morro referem-se 9. ed. da Nova Fronteira de No Urubuquaqu no Pinhm (Corpo de Baile). A partir daqui, as referncias ao conto sero feitas pela sigla RM seguida do nmero da pgina.

208

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 208

24/6/2010 18:44:10

bem ao centro de Minas Gerais, no hoje municpio de Morro da Gara, ponto geogrfico marcante para os vaqueiros nas suas andanas pelo serto mineiro. ele que, imponente, instaura-se como presena viva no relato por meio da audio de seu recado cuja voz pode ser percebida e traduzida por uma lngua cifrada, entre o dizvel e o indizvel, e que s os que esto margem podem ouvir e entender:
- Hhum... Que que o morro no tem preceito de estar gritando...Avisando de coisas...- [...] L - estava o Morro da Graa: solitrio, escaleno e escuro, feito uma pirmide [...] Em cada momento, espiava, de revs para o Morro da Gara, posto l, a nordeste, testemunho. Belo como uma palavra. De uma feita o Gorgulho levou os olhos a ele, abertamente, e outra vez se benzeu, tirado o chapu, depois expediu um esconjuro, com a mo canhota. [...] - Que que disse? Del-rei, demo! M hora, esse Morro, sparo, s se de satanaz, ho! Pois olhe que, vir gritar recado assim, que ningum no pediu: de tremer as peles... Por mim, no encomendei aviso nem quero ser favoroso... Del-rei, Del-rei, que eu c que no arrecebo dessas conversas, pelo similhante! Destino, quem marca Deus, seus Apstolos! E que toque de caixa? festa? S se for morte de algum... Morte traio, foi que ele morro disse. Com a caveira, de noite, feito Histria Sagrada, Del-rei, Del-rei!...(RM: 39, 42, 48, grifos nossos)

Esse recado preditivo percorre, paralelamente, a viagem da expedio ao modo de uma frmula mgica, sem sentido para a razo, mas com fora condutora daquilo que enuncia (o performativo), no caso, o destino da outra personagem nuclear - P-Boi talhe de gigante, to grande e imponente quanto o Morro da Gara, com quem tem a vida cruzada. Especular o aqum da lngua, as suas camadas de sentidos e de modulaes de vozes oraculares guardadas na memria de cada palavra o cerne da antropologia especulativa de Rosa. Tal meta se materializa na prpria escrita, que rasura o papel e deixa vazar a voz, do que ainda no tem representao lingustica, mas um corpo vivo que enuncia to s pela presena. Tal o recado do Morro da Gara. Para traduzir o indizvel, o que h de mais adequado do que as frmulas mgicas, os orculos, a linguagem cifrada dos sonhos, os jogos sonoros e trocadilhescos, ou ainda os paradoxos que existem para que ainda se possa exprimir algo para o qual no existem palavras. (ROSA, 2001 citado por LORENZ, 1991: 68)

A fico literria como antropologia especulativa

209

Revista_28.indd 209

24/6/2010 18:44:10

Todos eles so apenas facetas da lngua potica, que transborda da palavra para a no-palavra e no outra seno a do som sem som e da voz inaudvel e indizvel do que ainda no tem nome, mas e est nas origens da histria do universo e do homem. essa escrita que deseja ser voz, escrita caligrfica como diria Zumthor (2007), a prpria corporificao do paradoxo colhido por este caderno de campo cientfico-potico do narrador-viajante. Nesse espao, ouve-se/lse o prprio Rosa, como um tesouro, na memria dessa fala-canto-poemaprosa. Escrita nmade, que guarda os caminhos da voz, no para ser lida, mas para ser ouvida, vista, sentida, tocada como uma presena que entra por todos os sentidos corporais e nos leva para dentro desse lugar criado pelo relato e no qual habitamos pelo tempo que durar o encantamento:
Pelas abas das serras, quantidades de cavernas do teto de umas poreja, solta do tempo, a aguinha estilando salobra, minando sem fim num gotejo, que vira pedra no ar, se endurece e dependura, por toda a vida, que nem renda de torrezinhos de amndoa ou fios de estadal, de cera-benta, cera santa, e grossas lgrimas de espermacete; enquanto do cho sobem outras, como crescidos dentes, como que aqueles sejam goelas da terra, com boca para morder. [...] Papagaios rouco gritam: voam em amarelo, verdes. Vez em vez, se esparrama um grupo de ans, coracides, que piam pingos choramingas. O caracar surge, pousando perto da gente, quando menos se espera _ um gavioo vistoso, que gutura. (RM: 29-31)

Essa especulao alqumica de Rosa faz a poesia brotar das razes da prpria lngua, dos nomes cunhados pelos habitantes locais e pela tradio popular ao invs daquela trazida por fillogos e linguistas. So nomes que so o quem das coisas, signos motivados, que trazem j em si a qualidade daquilo que nomeiam. No toa que toda a pesquisa filolgica leva Rosa, cada vez mais, para dentro da poesia autntica: aquela que no est nem nos neologismos nem nas metforas, mas na prpria raiz da lngua falada pelo povo.
Meu lema : a linguagem e a vida so uma coisa s. Quem no fizer do idioma o espelho de sua personalidade no vive; e como a vida uma corrente contnua, a linguagem tambm deve evoluir constantemente. Isto significa que, como escritor, devo me prestar contas de cada palavra e considerar cada palavra o tempo necessrio at ela ser novamente vida. O idioma a nica porta para o infinito, mas infelizmente est oculto sob montanhas de cinzas. [...]

210

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 210

24/6/2010 18:44:10

O bem estar do homem depende do descobrimento do soro contra a varola e as picadas de cobra, mas tambm depende de que ele devolva palavra seu sentido original. Meditando sobre a palavra, ele se descobre a si mesmo. Com isto repete o processo da criao. (ROSA citado por LORENZ, 1991: 83)

E ei-nos aqui de volta ao comeo: o da fico como antropologia especulativa. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSIS, Machado de. Entre Santos. In: GLEDSON, John. Contos de Machado de Assis. v. II. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. BESSIRE, Irene. Le rcit fantastique la poetique de lincertain. Paris, Larousse, 1974. CESERANI, Remo. O Fantstico. Londrina: EdUEL, 2007. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5. ed. So Paulo, Perspectiva, 2001. ISER, Wolfgang. O Fictcio e o Imaginrio. Perspectivas de uma antropologia literria. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996. _____ Os atos de fingir ou o que fictcio no texto ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Teoria da Literatura em suas fontes. V. II. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. LORENZ, Gnther. Dilogo com Guimares Rosa. In: COUTINHO, Eduardo (org.). Guimares Rosa. Coleo Fortuna Crtica. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1991. OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de. A viagem em Guimares Rosa: espaos nmades entre identidade e alteridade. In: Revista Cerrados. Literatura e Presena: Guimares Rosa. Braslia: Editora da UNB, 2008, p. 29-40. _____ Entre Santos de Machado de Assis: um conto fantstico? In: GOMES, Andr Lus. (org). Cenas Avulsas: ensaios sobre a obra de Machado de Assis. Braslia: LGE Editora, 2008, p.169- 182.

A fico literria como antropologia especulativa

211

Revista_28.indd 211

24/6/2010 18:44:11

ROSA. Joo Guimares. O Recado do Morro. In: ____ No Urubuquaqu, no Pinhm (Corpo de Baile). 9a. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. SAER, Juan Jos. El concepto de ficcin. Buenos Aires: Seix Barral, 2004. _____ La narracin-objeto. Buenos Aires: Editorial Planeta, 1998. ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepo, Leitura. 2. ed. So Paulo: Cosac Naify, 2007.

212

Maria Rosa Duarte de Oliveira

Revista_28.indd 212

24/6/2010 18:44:11

You might also like