You are on page 1of 6

PCMAT NR - 18

PROGRAMA DE CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO

NOME DA EMPRESA OBRA: NOME DA OBRA OBRA: Edifcio Residencial Side Park

Documento Base

Ms - Ano
* Este documento dever ser atualizado ou revisto anualmente ou sempre que houver necessidade

SUMRIO
1. Levantamento da Estrutura da Empresa PG. 1.1. Identificao do Estabelecimento PG. 1.4. A Empresa e suas Caractersticas PG. 1.5. Descrio das funes PG. 1.6. Descrio do Ambiente de Trabalho PG. 2. Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA PG. 3. Programa de Condies e Meio Ambiente na Indstria da Construo PCMAT PG. 3.2.1- reas de vivncia PG. 3.2.2- Servios de carpintaria PG. 3.2.3- Servios de armao de ao PG. 3.2.4- Servios de estruturas de concreto PG. 3.2.5- Escadas PG. 3.2.6- Medidas de Proteo Contra Quedas de Altura PG. 3.2.7- Na movimentao e transporte de materiais PG. 3.2.8- Andaimes PG. 3.2.9- Cabos de ao e Cordas de segurana PG. 3.2.10- Servios de Alvenaria, Revestimentos e Acabamentos PG. 3.2.11- Servios e telhados PG. 3.2.12- Nas instalaes eltricas PG. 3.2.13- Nas mquinas equipamentos e ferramentas PG. 3.2.14- EPIs Equipamentos de Proteo Individual PG. 3.2.15- Treinamento PG. 3.2.16- Na armazenagem e estocagem de materiais PG. 3.2.17- Nas medidas de proteo contra incndios PG. 3.2.18- Na sinalizao de segurana, na falta de treinamentos PG. 3.2.19- Na organizao e falta de limpeza PG. 3.2.20- Tapumes e Galerias PG. 3.2.21- Acidente Fatal PG. 3.2.22- Dados Estatsticos PG. 3.2.23- Disposies Gerais PG. 3.2.24- Disposies Finais PG. 3.2.25- Cronograma de implantao do PCMAT - Perodo 2008 - 2011 PG. 4. Encerramento PG. 5. Anexo I Planilha de Avaliao de Rudo PG. 6. Anexo II Sugesto de EPIs por funo, mquinas e equip. e atividades PG. 7. Anexo III Sugesto de Caixa de Primeiros Socorros PG. 8. Anexo IV Documentos que devem ser mantidos a disposio da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego na obra PG. 9. Anexo V Planilha de Avaliao de Riscos PG. 10. Anexo VI Modelo de reas de vivncia e Lay out das instalaes da obra PG. 11. Anexo VII - Modelo de Ficha de Controle de EPIs PG. 12. Anexo VIII Projetos de EPCs PAG. 13. Anexo IX Projetos de Ancoragens para instalao dos andaimes suspensos mecnicos ou eltricos PAG. 14. Anexo X - Programa educativo contemplando a temtica de preveno de acidentes e doenas do trabalho, com carga horria de 4 horas PAG. 15. Anexo XI - Quadro de riscos profissionais identificados na construo civil ser fixado junto ao quadro de avisos da obra. PAG.

1 - LEVANTAMENTO DA ESTRUTURA DA EMPRESA:


1.1 - Identificao do Estabelecimento Razo Social: CNPJ: Endereo: Municpio: Ramo de Atividade: Grau de Risco: Endereo da Obra: Inicio da obra: Trmino da obra: N de funcionrios: Condies de Implantao: ....................................................................................... 1.1.1 Qualificao dos Responsveis: Pelo PCMAT e PPRA: Responsvel pela elaborao: Responsvel pela execuo: .

1.2 - Classificao Nacional de Atividades Econmicas Cdigo: Atividade: 1.3 - Acompanhantes no reconhecimento dos Riscos Ambientais Edifcio: Nome da Obra Responsvel tcnico: Escritrio Administrativo:

1.4 - A empresa e suas caractersticas CONSIDERAES INICIAIS Nomear e descrever quais as funes da obra:

1.6 - Descrio do Ambiente de Trabalho Caractersticas da obra Descrever as caractersticas da obra.

2 PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA


2.1 CONSIDERAES GERAIS
2.2 - DESCRIO DO AMBIENTE DE TRABALHO 2.3 PLANEJAMENTO ANUAL COM ESTABELECIMENTO DE METAS 2.4 ESTRATGIA E METODOLOGIA DE AO 2.4.1 CONSIDERAES INICIAIS: 2.4.2 OS RISCOS E SUAS MEDIDAS DE CONTROLE 2.5 - RISCOS IDENTIFICADOS E SUAS MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS Qumicos, Fsicos, Biolgicos, Ergonmicos e de Acidentes: 2.6 - COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES 2.7 - AVALIAO DA EFICCIA DAS MEDIDAS DE CONTROLE

3.0 - PROGRAMA DE CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO (PCMAT)


MEMORIAL SOBRE CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO 3.1. Objetivo e Campo de Aplicao: 3.2. Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo PCMAT: Documentos que integram este PCMAT: a) Memorial sobre condies e meio ambiente de trabalho nas atividades e operaes, levando-se em consideraes riscos de acidentes e de doenas do trabalho e suas respectivas medidas preventivas; b) Projeto de execuo das protees coletivas; c) Especificao tcnica das protees coletivas e individuais; d) Cronograma de implantao do PCMAT; e) Layout do canteiro da obra; f) Programa educativo, sobre preveno de acidentes do trabalho e doenas do trabalho. Os riscos qumicos, fsicos e biolgicos, j esto contemplados no PPRA acima descrito. Foram identificados os possveis riscos de acidentes e/ou ergonmicos nos servios que j esto sendo executados, bem como faremos sugestes sobre medidas de preveno quanto aos itens que geralmente ocorrem ou expem os funcionrios a acidentes, de acordo com os servios que verificamos que sero realizados na obra em questo, entre eles:

3.2.1- reas de vivncia; 3.2.2- Servios de carpintaria; 3.2.3- Servios de armao de ao; 3.2.4- Servios de estruturas de concreto 3.2.5- Escadas; 3.2.6- Medidas de Proteo Contra Quedas de Altura: 3.2.7- Na movimentao e transporte de materiais; 3.2.8- Nos andaimes; 3.2.9- Cabos de ao e Cordas de Segurana; 3.2.10- Servios de Alvenaria, Revestimentos e Acabamentos; 3.2.11- Servios e telhados; 3.2.12- Nas instalaes eltricas; 3.2.13- Nas mquinas equipamentos e ferramentas; 3.2.14- EPIs Equipamentos de Proteo Individual; 3.2.15- Treinamento; 3.2.16- Na armazenagem e estocagem de materiais; 3.2.17- Nas medidas de proteo contra incndios; 3.2.18- Na sinalizao de segurana, na falta de treinamentos; 3.2.19- Na organizao e falta de limpeza. 3.2.20- Tapumes e Galerias; 3.2.21- Acidente Fatal; 3.2.22- Dados Estatsticos; 3.2.23- Disposies Gerais; 3.2.24- Disposies Finais. 3.2.25 - CRONOGRAMA DE IMPLANTAO DO PCMAT - Perodo ........ 4. ENCERRAMENTO ANEXO I- AVALIAO DE RUDO ANEXO II- SUGESTO DE EPIS A SEREM UTILIZADOS POR FUNO, MQUINAS E EQUIPAMENTOS E POR ATIVIDADE. ANEXO III- SUGESTO DE CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS COMPONENTES BSICOS ANEXO IV- DOCUMENTOS QUE DEVEM SER MANTIDOS NA OBRA A DISPOSIO DA FISCALIZAO DO MINISTRIO DO TRABALHO Carto de CNPJ da Construtora e das Empreiteiras Fichas de Registro de Empregados prprios e das empreiteiras Livro de Inspeo do Trabalho Atestados de Sade Ocupacional (ASO) admissionais e peridicos. PCMAT e PCMSO Programas de Segurana do Trabalho Comprovao de atividade de Carpinteiro certificado de curso de carpinteiro ou cpia de carteira de trabalho com no mnimo seis meses de registro como carpinteiro, estas cpias servem para se comprovar a habilitao de CARPINTEIRO para utilizao de serra circular manual e de bancada. Todos os projetos relativos aos servios executados na obra com devida ART; Projeto de instalao de andaimes suspensos com toda a documentao necessria, e todas as permisses, autorizao de cada montagem dos andaimes, por profissional habilitado.(Quando forem executados os servios)

ANEXO V- Planilha de Avaliao de Riscos ANEXO VI MODELO DE REAS DE VIVNCIA E LAY OUT INSTALAES DA OBRA - LAY OUT INSTALAES DA OBRA - LAY OUT PROTEES DE PERIFERIAS ANEXO VII MODELO DE TERMO DE RECEBIMENTO E RESPONSABILIDADE DO EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL UNA CONSTRUES E INCORPORAES LTDA ANEXO VIII PROJETOS DE EPCS Projeto de Andaimes de Madeira para utilizao interna. Projetos de Andaime de ferro utilizao interna Projeto de Guarda corpo de madeira Detalhamento da instalao do cabo vida para os servios de armaes de formas. Bandeja Metlica para proteo a projeo de materiais instalada a cada 1,5 metros ANEXO IX- PROJETO DAS ANCORAGENS SUSPENSOS MECANICOS OU ELTRICOS. PARA INSTALAO DOS ANDAIMES

ANEXO X- PROGRAMA EDUCATIVO CONTEMPLANDO A TEMTICA DE PREVENO DE ACIDENTES E DOENAS DO TRABALHO, COM CARGA HORRIA DE 4 HORAS. ANEXO XI- QUADRO DE RISCOS PROFISSIONAIS IDENTIFICADOS NA CONSTRUO CIVIL SER FIXADO JUNTO AO QUADRO DE AVISOS DA OBRA

You might also like