You are on page 1of 3

COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO N 156, DE 2012

Introduz inciso no 5 do art. 165 da Constituio Federal determinando a incluso do reajuste geral do funcionalismo, previsto no art. 37, X. da Constituio Federal, na lei oramentria.
Autor: Deputado ESPERIDIO AMIN Relator: Deputado MENDONA FILHO

I RELATRIO

A Proposta de Emenda Constituio em tela, cujo primeiro signatrio o nobre Deputado ESPERIDIO AMIN, tem por objetivo assegurar que a reviso anual dos salrios dos servidores, prevista no inciso X do art. 37 da Constituio da Repblica, seja efetivamente garantida. Atualmente, a existncia de dispositivo prevendo tal reviso, ainda que inscrito na Constituio, no foi suficiente para garantir a indispensvel prtica de reposio das perdas salariais do funcionalismo. De acordo com seu eminente autor, a garantia de reviso anual visa assegurar a manuteno da qualidade da mquina administrativa federal, to importante para fazer face aos enormes desafios do pas e garantir polticas que reforcem a unidade da Nao em todos os campos. A defasagem salarial dos funcionrios, sobre desestimular os que pertencem aos quadros do funcionalismo federal, termina por inibir o recrutamento dos mais preparados para essa categoria, que pode ser vista como a espinha dorsal da Unio e, por

conseguinte, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios. Destaca, ainda, que uma mquina de Estado que se pretenda eficiente no pode ter nem mais e nem menos funcionrios do que o necessrio, porm deve ter os mais preparados, os mais capazes, para que, bem dirigidos, implementem as polticas pblicas com qualidade e zelo, dando a sua parcela de contribuio ao bem estar dos brasileiros e no aumento da confiana nas instituies. Ressalte-se que sem o fator confiana nas instituies pouco pode se esperar em matria de progresso para o pas. Ao propor a introduo da matria como componente obrigatrio da lei oramentria, o eminente autor entende que ser dado um passo significativo para a soluo do problema, com a participao do Congresso na aprovao das peas oramentrias, o que no tem acontecido enquanto a matria ficar adstrita, exclusivamente, ao Poder Executivo.

o relatrio.

II VOTO DO RELATOR

Compete a esta Comisso o exame da admissibilidade da proposta em tela, nos termos do art. 202, caput, combinado com o art. 32, IV, b do Regimento Interno da Cmara dos Deputados. No tocante iniciativa, o nmero de assinaturas suficiente na proposta, conforme atestou a Secretaria-Geral da Mesa nos autos. No h, neste momento, limitaes circunstanciais ao poder de reforma constitucional, eis que o Pas no se encontra na vigncia de estado de stio, de estado de defesa ou de interveno federal. A proposio do nobre autor encontra respaldo no disposto no inciso X, do art. 37, da Constituio Federal de 1988. No que tange constitucionalidade material no vislumbramos conflitos com a Carta Magna de 1988, estando a presente proposta

de acordo com o disposto nos incisos I e II, 1, do art. 169 e sem prejuzo do disposto no inciso II, do art. 167, ambos da Constituio Federal de 1988. A tcnica legislativa obedece aos ditames legais. Neste contexto, voto pela admissibilidade da Proposta de Emenda Constituio n 156, de 2012.

Sala da Comisso, ..........de maio de 2012.

Deputado MENDONA FILHO Relator

You might also like