You are on page 1of 25

Necessidades especiais Conhea as solues adaptadas de telefone e Internet

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Agradecimentos
ACAPO Associao dos Cegos e Amblopes de Portugal ACOP Associao de Consumidores de Portugal CABOVISO Televiso por Cabo, S.A. DECO Associao Portuguesa para a Defesa do Consumidor DGC Direco-Geral do Consumidor FENACERCI Federao Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social FENACOOP Federao Nacional das Cooperativas de Consumidores, FCRL Fundao Portugal Telecom INR Instituto Nacional para a Reabilitao OPTIMUS Comunicaes, S.A. UGC Unio Geral de Consumidores VODAFONE PORTUGAL Comunicaes Pessoais, S.A.

ndice
Informar para garantir uma melhor escolha e utilizao Para cada necessidade vrias respostas possveis Viso Audio Compreenso Mobilidade reduzida Idosos Na hora de pagar tambm o preo especial Utilizadores portadores de deficincia Utilizadores reformados e pensionistas 02 04 05 08 11 13 15 18 19 20

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Informar para garantir uma melhor escolha e utilizao

Defender o direito de todos os utilizadores de produtos e servios de comunicaes a uma informao completa e detalhada parte fundamental da misso da AnAcom enquanto entidade reguladora das comunicaes em Portugal.

02

[voltar ao ndice]

Destinado a utilizadores com necessidades especiais, o presente Guia tem como objectivo dar a conhecer os equipamentos, funcionalidades e servios de telefone fixo, telemvel e Internet actualmente disponveis em Portugal, especificamente desenvolvidos para responder s suas necessidades, bem como aqueles que, sendo de utilizao generalizada, podem ter especial interesse para estes utilizadores.

Aqui vai encontrar informao til sobre:

equipamentos, funcionalidades e servios de telefone fixo, telemvel e Internet; servios de informao e apoio ao cliente, facturao e listas telefnicas; preos especiais.
Pretende-se, desta forma, facilitar uma escolha mais adequada e garantir uma utilizao mais correcta e completa dos equipamentos e servios disponveis. Porque o mercado das comunicaes est em constante evoluo, a informao contida neste Guia deve ser complementada pelo contacto directo com os operadores no mercado, atravs dos seus servios de apoio ao cliente ou das suas pginas na Internet1. Estes podem prestar informao actualizada sobre a matria, incluindo produtos e servios entretanto desenvolvidos e respectivos pontos de venda. Recomendamos, tambm, a consulta do inventrio de equipamentos de comunicaes especialmente adaptados para utilizadores com necessidades especiais, integrado no Catlogo Nacional das Ajudas Tcnicas2. Tome nota
Para simplificar a consulta, este Guia apresenta os diversos equipamentos e servios disponveis no mercado, em funo da sua utilidade para as necessidades especficas que satisfazem de uma forma mais imediata. Para uma perspectiva mais abrangente dos produtos e servios existentes, recomendamos a leitura do Guia na sua totalidade.

1. Veja no final deste Guia onde pode encontrar os contactos dos operadores de servios de comunicaes electrnicas 2. Disponvel em http://www.ajudastecnicas.gov.pt [voltar ao ndice]

03

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Para cada necessidade vrias respostas possveis

os fabricantes de equipamentos e operadores de comunicaes disponibilizam actualmente uma gama mais ou menos alargada de produtos e servios com caractersticas particularmente teis a utilizadores com necessidades especiais.

04

[voltar ao ndice]

Viso
Telefone fixo e telemvel: equipamentos, facilidades e servios
Tamanho do texto: Alguns telefones e telemveis tm ecrs maiores do que o normal, que permitem apresentar caracteres de grandes dimenses. Nestes equipamentos o tamanho do texto pode ser ajustado, o que importante para pessoas com dificuldades de viso. Teclas de maior dimenso: Alguns telefones e telemveis tm teclas maiores do que o normal, o que facilita o uso do equipamento por pessoas que tm dificuldades de viso ou dificuldade em pressionar teclas pequenas. Contraste do ecr: Alguns telefones e telemveis tm ecrs com um contraste de cores mais marcado do que outros. H ainda equipamentos que permitem ajustar os nveis de contraste de cores, o que pode ser muito til para pessoas com dificuldades de viso. Teclas luminosas: Alguns telefones e telemveis tm teclas iluminadas, o que facilita a sua utilizao no escuro e/ou por utilizadores com dificuldades de viso. Marcao por voz: Alguns telemveis permitem fazer chamadas atravs de comandos de voz, ou seja, dizendo o nome da pessoa para quem se quer ligar (desde que o nmero esteja registado na lista de contactos do telemvel). Leitura de menus: Esta funcionalidade est disponvel em alguns telemveis e facilita o acesso aos menus atravs de ordens vocais, permitindo aceder maior parte das funes mesmo que o utilizador no consiga ler o texto no ecr. Mensagens de texto (SMS) para voz: Esta funcionalidade transforma mensagens de texto em voz para que possam ser ouvidas pelo destinatrio e til para quem tem dificuldades em ler no ecr dos telemveis.

[voltar ao ndice]

05

Guia para utilizadores com necessidades especiais

MB Phone: A TMN, a Optimus e a Vodafone Portugal disponibilizam este servio, que permite, atravs do telemvel e de ordens vocais, fazer diversas operaes bancrias que habitualmente podem ser feitas nas caixas multibanco consultar saldos de contas, pagar servios e fazer transferncias entre contas. Roaming: A pedido dos clientes cegos ou com dificuldades de viso, os operadores nacionais devem prestar, sem atrasos indevidos e gratuitamente, as informaes sobre os preos aplicveis s chamadas efectuadas e recebidas quando estes entram num outro Estado-Membro da Unio Europeia ou do Espao Econmico Europeu3, atravs de uma comunicao de voz. Os utilizadores que pretendam utilizar o seu telemvel no estrangeiro devem, antes de viajar ou assim que chegam ao pas de destino, contactar o seu operador para se informarem sobre as condies de utilizao deste servio fora do territrio nacional4. A TMN disponibiliza um servio de emprstimo de equipamentos com um leitor de ecr instalado, que permite aos clientes cegos ou com dificuldades de viso ter acesso s mensagens recebidas em roaming, transformando o texto em voz.

Internet: servios e facilidades


Converso de texto em voz: um programa de leitura do ecr que permite ouvir toda a informao que aparece no monitor de um computador, incluindo informao com origem na Internet. O texto pode ser ouvido de forma clara e num tom de voz alto.

Apoio ao cliente e servios informativos


Acesso aos servios via Internet: Alguns operadores oferecem, atravs da sua pgina na Internet, acesso a servios de facturao ou de mudana de tarifrio. Deste modo, o utilizador pode aceder a programas que permitem a converso da informao escrita em voz ou optar por aumentar o tamanho do texto mostrado no ecr.

3. Poder consultar a lista dos 27 pases que fazem actualmente parte da Unio Europeia em http://europa.eu os pases membros do Espao Econmico Europeu so todos os Estados-membros da Unio Europeia e ainda a Islndia, o Liechtenstein e a noruega 4. os contactos dos operadores podem ser consultados em http://www.roaminglight.net

06

[voltar ao ndice]

Acesso a outra informao: A descrio de servios e as instrues para a sua utilizao encontram-se, por vezes, disponveis para impresso com tamanho de letra aumentado ou em Braille. Consulta gratuita de listas telefnicas: Os utilizadores com dificuldade em consultar listas telefnicas (clientes cegos ou com dificuldades de viso) tm ao seu dispor um servio da PT Comunicaes que, gratuitamente, permite o acesso a informaes atravs do nmero 12133. Depois de ligar para este nmero, o cliente encaminhado para o nmero 118, atravs do qual a informao disponibilizada. Este servio d direito a 20 chamadas gratuitas mensais, sendo que as chamadas no utilizadas no transitam para o ms seguinte. Factura em Braille: Disponibilizada gratuitamente pela PT Comunicaes a clientes cegos e com dificuldades de viso. Factura em alta voz: A Vodafone Portugal disponibiliza a factura electrnica num formato compatvel com qualquer leitor de ecr, permitindo que cegos e pessoas com dificuldades de viso possam consultar a sua factura.

[voltar ao ndice]

07

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Audio
Telefone fixo e telemvel: equipamentos, facilidades e servios
Funo de vibrao: Um equipamento que, vibrando, sinaliza a chegada de uma chamada ou mensagem pode ser muito til para pessoas com dificuldades de audio. Volume: Alguns telefones e telemveis permitem escolher um volume de som mais elevado do que outros. A maioria tem um nvel de volume de som ajustvel. Auriculares: Alguns telefones e telemveis podem ser usados com um auricular. Este pode ser ligado atravs de uma ficha de entrada do equipamento ou estabelecendo uma ligao sem fios usando bluetooth (tecnologia que permite aos equipamentos comunicarem entre si sem recorrer a ligaes fsicas). Estes acessrios melhoram a qualidade de som das chamadas telefnicas e facilitam a realizao de chamadas com marcao por voz. Amplificador de som: Telefones e telemveis compatveis com aparelhos de amplificao de som podem ser muito teis para pessoas com menos capacidades auditivas. Avisador luminoso: um dispositivo que associa ao toque do telefone ou do telemvel um sinal luminoso (iluminando o telefone ao ritmo do toque). especialmente til para pessoas que no ouvem ou tm dificuldade em ouvir o toque do telefone ou telemvel. Videochamadas: Permitem ao utilizador ver e ser visto pelo seu interlocutor, em tempo real, o que possibilita a utilizao da linguagem gestual na conversao.

08

[voltar ao ndice]

Internet: servios e facilidades


Conversao por mensagens (instant messaging chat): A conversao por mensagens ou chat uma conversa escrita em tempo real. Vrios programas de conversao por mensagens so gratuitos e alguns podem at ser usados no telemvel. Estes programas de conversao so muito teis para utilizadores com dificuldades em ouvir e/ou falar. Videochamadas atravs da Internet: Existem vrias ofertas de programas que permitem a realizao de chamadas e videochamadas, gratuitas ou a preos reduzidos, que utilizam como base os servios de Internet. Na opo videochamada, estes programas permitem ao utilizador ver e ser visto pelo seu interlocutor, em tempo real, o que possibilita a utilizao da linguagem gestual na conversao. E-mail: Um e-mail uma mensagem enviada electronicamente (atravs da Internet) de um endereo electrnico para outro. Pode ser muito til para utilizadores com dificuldades em ouvir e/ou falar. Para enviar e receber e-mails necessrio ter um endereo electrnico (conta de e-mail). Estes endereos podem ser gratuitos. No entanto, esta funcionalidade apenas est disponvel para quem tem acesso Internet, sendo este normalmente um servio pago.

[voltar ao ndice]

09

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Apoio ao cliente e servios informativos


Apoio ao cliente: A Vodafone Portugal, em colaborao com a Associao Portuguesa de Surdos, disponibiliza o acesso a um centro de atendimento de chamadas com servio de vdeo-intrprete, que facilita tarefas como marcar consultas mdicas ou chamar um txi (atravs do nmero 12472). Este servio est disponvel de 2. a 6. feira, entre as 9h30 e as 12h30. O mesmo tipo de servio disponibilizado tambm pela PT Comunicaes, no mbito de uma parceria com a Federao Portuguesa das Associaes de Surdos (atravs do endereo ooVoo - svi_fpas). Este servio est disponvel nos dias teis entre as 10h00 e as 18h00. Acesso a outra informao: Caso tenham dificuldade em utilizar os servios de call center, os utilizadores podem solicitar o envio de informao de que necessitem por e-mail, ou aceder mesma consultando a pgina na Internet dos diversos operadores.

10

[voltar ao ndice]

compreenso
Telefone fixo e telemvel: equipamentos, facilidades e servios
Teclas de marcao rpida/directa: Alguns telefones e telemveis permitem associar nmeros de telefone especficos a certas teclas, de modo a que, premindo a tecla, o nmero seja automaticamente marcado. Em alguns equipamentos, existem teclas com smbolos especiais (por exemplo, o smbolo de mdico, da polcia, etc.). Teclas de maior dimenso: Alguns telefones e telemveis tm teclas maiores do que o normal, o que facilita o uso do equipamento por pessoas que tm dificuldades de viso ou dificuldade em pressionar teclas pequenas. Linha com destino fixo: Permite ao utilizador fazer uma marcao automtica para um nmero escolhido previamente, de uma forma simples ao ser levantado o auscultador do telefone, e caso no seja marcado qualquer nmero no perodo de alguns segundos, ser automaticamente feita uma chamada para o nmero pr-definido pelo utilizador. Servio de telealarme: um servio que permite prestar apoio rpido a pessoas em situao de risco e/ou isolamento. Funciona atravs de um telefone com facilidade de alarme e de um pendular que o utilizador deve transportar consigo, normalmente ao pescoo. Quando, numa situao de risco, o utilizador prime o boto do pendular, automaticamente realizada uma chamada para a Central de Alarme localizada na Cruz Vermelha Portuguesa, que identifica a necessidade em causa e acciona a resposta adequada. Marcao por voz: Alguns telemveis permitem fazer chamadas atravs de comandos de voz, ou seja, dizendo o nome da pessoa para quem se quer ligar (desde que o nmero esteja registado na lista de contactos do telemvel).

[voltar ao ndice]

11

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Leitura de menus: Esta funcionalidade est disponvel em alguns telemveis e facilita o acesso aos menus atravs de ordens vocais, permitindo aceder maior parte das funes mesmo que o utilizador no consiga ler o texto no ecr. Mensagens de texto (SMS) para voz: Este servio transforma mensagens de texto em voz para que possam ser ouvidas pelo destinatrio e til para quem tem dificuldades em ler no ecr dos telemveis.

Internet: servios e facilidades


Sistema de teclados dinmicos no ecr: um sistema de teclados virtuais que substitui as funes de um teclado/rato normal, atravs, por exemplo, do toque num monitor tctil, de um joystick (manete) ou at de pequenos movimentos da face ou dos olhos do utilizador. Esta soluo permite ainda que teclados virtuais com palavras, frases ou smbolos sejam utilizados para criar mensagens que podem ser transformadas em voz atravs de um programa adequado. Bibliotecas de smbolos: Para a comunicao atravs de smbolos, existem programas com bibliotecas de smbolos padronizadas.

12

[voltar ao ndice]

mobilidade reduzida
Telefone fixo e telemvel: equipamentos, facilidades e servios
Modo mos livres: Esta funo permite usar o telefone ou telemvel sem ser preciso carregar nas teclas o equipamento tem um microfone incorporado e um mecanismo de alta voz. especialmente til para utilizadores com dificuldades em segurar objectos. Teclas de marcao rpida/directa: Alguns telefones e telemveis permitem associar nmeros de telefone especficos a certas teclas, de modo a que, premindo a tecla, o nmero seja automaticamente marcado. Em alguns equipamentos, existem teclas com smbolos especiais (por exemplo, o smbolo de mdico, da polcia, etc.). Teclas de maior dimenso: Alguns telefones e telemveis tm teclas maiores do que o normal, o que facilita o uso do equipamento por pessoas que tm dificuldades de viso ou dificuldade em pressionar teclas pequenas. Linha com destino fixo: Permite ao utilizador fazer uma marcao automtica para um nmero escolhido previamente, de uma forma simples ao ser levantado o auscultador do telefone, e caso no seja marcado qualquer nmero no perodo de alguns segundos, ser automaticamente feita uma chamada para o nmero pr-definido pelo utilizador. Equipamento para chamadas de emergncia: um equipamento que serve para pedir ajuda facilmente. Tem uma tecla de emergncia que permite telefonar para nmeros previamente escolhidos pelo utilizador (liga um aps outro at que a chamada seja atendida).

[voltar ao ndice]

13

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Servio de telealarme: um servio que permite prestar apoio rpido a pessoas em situao de risco e/ou isolamento. Funciona atravs de um telefone com facilidade de alarme e de um pendular que o utilizador deve transportar consigo, normalmente ao pescoo. Quando, numa situao de risco, o utilizador prime o boto do pendular, automaticamente realizada uma chamada para a Central de Alarme localizada na Cruz Vermelha Portuguesa, que identifica a necessidade em causa e acciona a resposta adequada. Acesso a telefones pblicos: Todos os postos de telefone pblico instalados a partir de 2004 so acessveis a utilizadores portadores de deficincia. MB Phone: A TMN, a Optimus e a Vodafone Portugal disponibilizam este servio, que permite, atravs do telemvel e de ordens vocais, fazer diversas operaes bancrias que habitualmente podem ser feitas nas caixas multibanco consultar saldos de contas, pagar servios e fazer transferncias entre contas.

Internet: servios e facilidades


Sistema de teclados dinmicos no ecr: um sistema de teclados virtuais que substitui as funes de um teclado/rato normal, atravs, por exemplo, do toque num monitor tctil, de um joystick (manete) ou at de pequenos movimentos da face ou dos olhos do utilizador. Esta soluo permite ainda que teclados virtuais com palavras, frases ou smbolos sejam utilizados para criar mensagens que podem ser transformadas em voz atravs de um programa adequado.

14

[voltar ao ndice]

Idosos
Telefone fixo e telemvel: equipamentos, facilidades e servios
Tamanho do texto: Alguns telefones e telemveis tm ecrs maiores do que o normal, que permitem apresentar caracteres de grandes dimenses. Nestes equipamentos o tamanho do texto pode ser ajustado, o que importante para pessoas com dificuldades de viso. Contraste do ecr: Alguns telefones e telemveis tm ecrs com um contraste de cores mais marcado do que outros. H ainda equipamentos que permitem ajustar os nveis de contraste de cores, o que pode ser muito til para pessoas com dificuldades de viso. Volume: Alguns telefones e telemveis permitem escolher um volume de som mais elevado do que outros. A maioria tem um nvel de volume de som ajustvel. Teclas de marcao rpida/directa: Alguns telefones e telemveis permitem associar nmeros de telefone especficos a certas teclas, de modo a que, premindo a tecla, o nmero seja automaticamente marcado. Em alguns equipamentos existem teclas com smbolos especiais (por exemplo, o smbolo de mdico, da polcia, etc.). Teclas de maior dimenso: Alguns telefones e telemveis tm teclas maiores do que o normal, o que facilita o uso do equipamento por pessoas que tm dificuldades de viso ou dificuldade em pressionar teclas pequenas.

[voltar ao ndice]

15

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Marcao por voz: Alguns telemveis permitem fazer chamadas atravs de comandos de voz, ou seja, dizendo o nome da pessoa para quem se quer ligar (desde que o nmero esteja registado na lista de contactos do telefone). Leitura de menus: Esta funcionalidade est disponvel em alguns telemveis e facilita o acesso aos menus atravs de ordens vocais, permitindo aceder maior parte das funes mesmo que o utilizador no consiga ler o texto no ecr. Amplificador de som: Telefones e telemveis compatveis com aparelhos de amplificao de som podem ser muito teis para pessoas com menos capacidades auditivas. Equipamento para chamadas de emergncia: um equipamento que serve para pedir ajuda facilmente. Tem uma tecla de emergncia que permite telefonar para nmeros previamente escolhidos pelo utilizador (liga um aps outro at que a chamada seja atendida). Servio de telealarme: um servio que permite prestar apoio rpido a pessoas em situao de risco e/ou isolamento. Funciona atravs de um telefone com facilidade de alarme e de um pendular que o utilizador deve transportar consigo, normalmente ao pescoo. Quando, numa situao de risco, o utilizador prime o boto do pendular, automaticamente realizada uma chamada para a Central de Alarme localizada na Cruz Vermelha Portuguesa, que identifica a necessidade em causa e acciona a resposta adequada.

16

[voltar ao ndice]

Mensagens de texto (SMS) para voz: Esta funcionalidade transforma mensagens de texto em voz para que possam ser ouvidas pelo destinatrio e til para quem tem dificuldades em ler no ecr dos telemveis.

Internet: servios e facilidades


Converso do texto em voz: um programa de leitura do ecr que permite ouvir toda a informao que aparece no monitor de um computador, incluindo informao com origem na Internet. O texto pode ser ouvido de forma clara e num tom de voz alto.

[voltar ao ndice]

17

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Na hora de pagar tambm o preo especial

os operadores de comunicaes disponibilizam equipamentos e servios destinados a utilizadores com necessidades especiais a preos reduzidos.

18

[voltar ao ndice]

Utilizadores portadores de deficincia


Os utilizadores portadores de deficincia beneficiam de ofertas especiais disponibilizadas gratuitamente ou a preos reduzidos pelos operadores de comunicaes. A PT Comunicaes disponibiliza gratuitamente o amplificador de micro-telefone e o avisador luminoso de chamada, enquanto a Vodafone Portugal e a TMN oferecem o programa que permite a adaptao de telemveis utilizados por cegos ou pessoas com viso reduzida. A PT Comunicaes e a TMN oferecem descontos at aos 80% numa gama de equipamentos e servios adequados s necessidades dos utilizadores portadores de deficincia, nomeadamente no mbito dos servios de telefone fixo, telemvel e Internet. A Vodafone Portugal, a PT Comunicaes e a TMN oferecem tambm aos utilizadores com necessidades especiais descontos em tarifrios dos servios de voz e Internet. Para beneficiar destes preos, os utilizadores devem ser portadores da certido multiuso, comprovando uma incapacidade igual ou superior a 60%, ou, no caso dos militares, do carto de deficiente das Foras Armadas. Para mais informaes sobre condies especiais para utilizadores com necessidades especiais, contacte os operadores de comunicaes.

[voltar ao ndice]

19

Guia para utilizadores com necessidades especiais

Utilizadores reformados e pensionistas


Os reformados e pensionistas podem usufruir de condies tarifrias especiais, pelo que devem sempre informar-se junto dos seus operadores de comunicaes. A PT Comunicaes disponibiliza aos reformados e pensionistas assinantes de uma nica linha de rede analgica de servio telefnico fixo, cujo agregado familiar tenha um rendimento mensal igual ou inferior ao salrio mnimo nacional, um desconto de 50% sobre o preo do aluguer da linha. Para beneficiar destes preos especiais, os interessados devem dirigir-se PT Comunicaes, pedir o formulrio especfico para a concesso do desconto e informar-se sobre os documentos a apresentar.

20

[voltar ao ndice]

Contactar para mais informaes


No Portal do Consumidor, em www.anacom-consumidor.com, encontra uma lista no exaustiva de contactos de entidades com interesse para os utilizadores com necessidades especiais, incluindo os operadores de servios de comunicaes electrnicas.

Ficha tcnica Edio - ICP - Autoridade Nacional de Comunicaes ISBN - 978-972-786-079-1 Design - Mola Ativism Produo - Power House Ativism Tiragem - 20 000 Exemplares Data - Setembro 2011
[voltar ao ndice]

Sede Av. Jos Malhoa, 12 1099-017 Lisboa Portugal Tel.: 217211000 Fax: 217211001 Servios de atendimento ao pblico 800 206 665 (grtis) Horrio: 9h - 16h

Para encontrar este ficheiro no site www.anacom.pt siga este caminho ou cole a URL (link) abaixo no campo address do seu navegador (browser), e pesquise por "ANACOM_Guia Necessidades Especiais_web.pdf"

Pgina Inicial > Url: http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2

Publicao: 13.10.2011 Autor: ANACOM

Gerao de ficheiro: 17.10.11

ANACOM 2011

You might also like