You are on page 1of 4

Apresentao

H, pelo menos, trs semiticas: a doutrina dos signos elaborada por Charles Sanders Peirce, o desenvolvimento do formalismo russo e a teoria da significao proposta por Algidar Julien Greimas. Nosso trabalho vinculado a esta ltima. O que a diferencia das demais, e tambm da teoria geral do signo chamada semiologia, a nfase dada no mais nas relaes entre os signos, mas no processo de significao capaz de ger-los. O livro que inaugura essa semitica chama-se Semntica estrutural, de A. J. Greimas. Partindo da dicotomia de Saussure significante verus significado, Greimas define assim os domnios da semitica:
Quando um crtico fala da pintura ou da msica, pelo prprio fato de que fala, pressupe ele a existncia de um conjunto significante pintura, msica. Sua fala constitui-se, pois, em relao ao que v ou ouve, uma metalngua. Assim, qualquer que seja a natureza do significante ou o estatuto hierrquico do conjunto significante considerado, o estatuto de sua significao se encontra situado num nvel metalingstico em relao ao conjunto estudado. Essa diferena de nvel ainda mais visvel quando se trata do estudo de lnguas naturais: assim o alemo ou o ingls podem ser estudados numa metalngua que utiliza o francs e vice-versa. Isso nos permite a formulao de um princpio de dimenso mais geral: diremos que esta metalngua transcritiva ou descritiva no apenas serve ao estudo de qualquer conjunto significante, mas tambm que ela prpria indiferente escolha da lngua natural utilizada. (GREIMAS, 1979: 23)

Semitica visual Os percursos do olhar

Recorrendo s definies de plano de expresso e plano de contedo, de Louis Hjelmslev, Greimas define os domnios da semitica no plano de contedo, j que o conjunto significante mencionado por ele pertence aos domnios da expresso, e a manifestao em lnguas naturais distintas tambm. Nos domnios do contedo, a significao descrita pela semitica no modelo do percurso gerativo do sentido, que prev a gerao do sentido por meio do nvel semio-narrativo, geral e abstrato, que se especifica e se concretiza na instncia da enunciao, no nvel discursivo. Colocado de lado em um primeiro momento do desenvolvimento terico da semitica, o plano da expresso passa a ser tomado como objeto de estudo quando uma categoria do significante se relaciona com uma categoria do significado, ou seja, quando h uma relao entre uma forma da expresso e uma forma do contedo. Em seu texto Por uma semitica topolgica, A. J. Greimas faz a seguinte observao a respeito:
Porque o espao assim instaurado nada mais que um significante; ele est a apenas para ser assumido e significa coisa diferente do espao, isto , o homem que o significado de todas as Linguagens. Pouco importam, ento, os contedos, variveis segundo os contextos culturais, que podem se instaurar diferencialmente graas a este desvio do significante: que a natureza se ache excluda e oposta cultura, o sagrado ao profano, o humano ao sobre-humano ou, em nossas sociedades dessacralizadas, o urbano ao rural; isso em nada muda o estatuto da significao, o modo de articulao do significante com o significado que ao mesmo tempo arbitrrio e motivado: a semiose se estabelece como uma relao entre uma categoria do significante e uma categoria do significado, relao necessria entre categorias ao mesmo tempo indefinidas e fixadas num contexto determinado. (GREIMAS, 1981: 116)

Essa relao entre expresso e contedo chamada semi-simblica. Ela arbitrria porque fixada em determinado contexto, mas motivada pela relao estabelecida entre os dois planos da linguagem. Assim, partindo dos conceitos de signo e de smbolo de F. de Saussure, define-se o semi-simbolismo entre o arbitrrio de signo e o motivado

Apresentao

do smbolo (SAUSSURE, sd: 81-84). Considerado um dos principais fundadores da semitica visual, Jean-Marie Floch explorou em seus trabalhos esse conceito, aplicando-o ao estudo das artes plsticas, do marketing, da comunicao, do gosto, entre outros objetos. Este trabalho motivado pelos estudos de J. M. Floch, em especial pela obra Petites mythologies de loeil et de lesprit. Nela, o autor desenvolve o conceito de semi-simbolismo aplicando-o no estudo da fotografia, da pintura, das histrias em quadrinhos, da arquitetura e da propaganda publicitria. Em nosso trabalho, escolhemos os mesmos objetos, com excesso da propaganda publicitria, e incluimos dois captulos sobre a poesia concreta e um sobre a escultura. Contudo, tomamos o cuidado de escolh-los entre manifestaes da cultura brasileira, com o objetivo de torn-los mais prximos do contexto histrico e cultural de nossos leitores. No se trata, por isso, de repetir o trabalho de J. M. Floch mudando apenas seus objetos de estudo, mas de mostrar a operatividade do conceito de semi-simbolismo aplicado a outros textos; e de propor alguns avanos no estudo da expresso a partir da aplicao da semitica nesses domnios, a respeito da enunciao, do ritmo e da narratividade. Como conceito terico, qual o estatuto semitico do semi-simbolismo? J. M. Floch define a semitica semi-simblica dentro dos domnios da semitica potica. Utilizando a definio de funo potica da linguagem, de Roman Jakobson, como a projeo do eixo paradigmtico no sintagmtico, a semitica define a poeticidade do mesmo modo. Quando no plano de expresso de um texto verbal h uma rima, as relaes paradigmticas estabelecidas entre significantes semelhantes so projetadas no eixo sintagmtico; e quando no plano de contedo h uma metfora, so projetadas as relaes paradigmticas estabelecidas entre significados. Essas projees, embora responsveis pelos efeitos de poeticidade, no so necessariamente semi-simblicas. No entanto, a relao entre uma forma de expresso e uma forma de contedo manifesta-se quando h uma relao entre os eixos paradigmticos de cada uma delas, e quando eles so projetados no eixo sintagmtico. Se em uma pintura, por exemplo, as cores quentes so relacionadas a contedos do sagrado, e as cores frias, do profano, em seu texto h uma projeo no eixo

Semitica visual Os percursos do olhar

sintagmtico da relao entre os paradigmas que formam a categoria de expresso cor quente vs. cor fria e a categoria de contedo sagrado vs. profano. Assim, toda relao semi-simblica potica, mas nem toda relao potica semi-simblica. Quando se trata de objetos prprios dos sistemas semiticos plsticos, sempre que houver uma relao semi-simblica entre formas plsticas e formas semnticas, h efeito de poeticidade. Contudo, nem todo semi-simbolismo necessariamente uma semitica plstica. Uma relao entre sabores, prprios de uma semitica gustativa, pode ser semisimblica caso uma categoria dessa ordem, como doce vs. salgado, seja relacionada a uma categoria de contedo, como infantil vs. adulto. Como a semitica plstica estuda as formas de expresso relacionadas a formas de contedo, toda semitica plstica semi-simblica, mas nem todo semi-simbolismo uma semitica plstica. Desse modo, como afirma o prprio J. M. Floch, a semitica plstica faz parte da semitica semi-simblica, que por sua vez faz parte da semitica potica (FLOCH, 1985: 1415). Esse o estatuto semitico do conceito de semi-simbolismo. Como este trabalho tem tambm o objetivo de divulgar a semitica, tomamos o cuidado de anexar, antes dos textos destinados s aplicaes, uma pequena introduo, em que se apresenta o percurso gerativo do sentido, para os leitores que no conhecem a teoria. Recomendamos, para aqueles que quiserem uma introduo mais detalhada, os trabalhos Elementos de anlise do discurso (FIORIN, 1989), de Jos Luiz Fiorin; Teoria semitica do texto (BARROS: 1990), de Diana Luz Pessoa de Barros; e A abordagem do texto (FIORIN, 2002: 187-209), de Luiz Tatit. Por fim, nesta apresentao, no poderia deixar de agradecer professora Maria Aparecida Barbosa, que me iniciou nos estudos da semitica, e ao professor Jos Luiz Fiorin, pelas orientaes indispensveis minha formao acadmica e pelo cuidado com que leu e comentou este trabalho, fazendo sugestes sem as quais no seria possvel termin-lo. A ambos dedico este livro.

10

You might also like