You are on page 1of 8

Primeiros socorros para queimaduras.

Primeiro grau As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e possvel que haja um pouco de dor. considerada queimadura leve, e pede socorro mdico apenas quando atinge grande extenso do corpo. Como socorrer vtimas de queimadura de primeiro grau: 1. Use gua, muita gua. preciso resfriar o local. Faa isso com gua corrente, um recipiente com gua fria ou compressas midas. No use gelo. 2. Depois de cinco minutos, quando a vtima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. 3. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. 4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - permitido e recomendvel beber bastante gua e tomar um remdio que combata a dor. Segundo grau J no superficial: epiderme e derme so atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. H liberao de lquidos e a dor intensa. Se for um ferimento pequeno, considerada queimadura leve. Nos outros casos, j de gravidade moderada. grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoo, trax, mos, ps, virilha e articulaes, ou uma rea muito extensa do corpo. Como socorrer vtimas de queimadura de segundo grau: 1. Use gua, muita gua. preciso resfriar o local. Faa isso com gua corrente, um recipiente com gua fria ou compressas midas. No use gelo. 2. Depois de cinco minutos, quando a vtima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. 3. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. 4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - permitido e recomendvel beber bastante gua e tomar um remdio que combata a dor. Terceiro grau Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos msculos e ossos. Como os nervos so destrudos, no h dor - mas a vtima pode reclamar de dor devido a outras quimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparncia deste tipo de ferimento escura (carbonizada) ou esbranquiada. 1. Como socorrer vtimas de queimadura de terceiro grau: 1. Retire acessrios e roupas, porque a rea afetada vai inchar. Ateno: se a roupa estiver colada rea queimada, no mexa! 2. preciso resfriar o local. Faa isso com compressas midas. No use gelo. 3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centmetro de dimetro) - s nas pequenas! - voc pode usar gua corrente ou um recipiente com gua fria. Cuidado com o jato de gua - ele no deve causar dor nem arrebentar as bolhas.

4. Ateno: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode no reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de gua no est doendo, por exemplo. 5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vtima aquecida. 6. Com o cuidado de no apertar o local, faa um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mos e ps, evite fazer o curativo voc mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital. 7. No oferea medicamentos, alimentos ou gua, pois a vtima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum. 8. No perca tempo em remover a vtima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

Primeiros Socorros Vtima de Choque Eltrico


Antes de tocar o corpo da vtima, procure livr la da corrente eltrica, com a mxima segurana possvel e a mxima rapidez, nunca use as mos ou qualquer objeto metlico ou molhado para interromper um circuito ou afastar um fio. No mova a vtima mais do que o necessrio sua segurana. Antes de aplicar o mtodo, examine a vtima para verificar se respira, em caso negativo, inicie a respirao artificial. Procure abrir e examinar a boca da vtima ao ser iniciada a respirao artificial, afim de retirar possveis objetos estranhos (dentadura, palito, alimentos, etc.), examine tambm narinas e garganta. Desenrole a lngua caso esteja enrolada. Desaperte punhos, cinta, colarinho, ou quaisquer peas de roupas que por acaso apertem o pescoo, peito e abdmem da vtima. No faa qualquer interrupo por menor que seja, na aplicao da respirao artificial. Depois de recuperada a vtima, mantenha a em repouso e agasalhada, no permitindo que se levante ou se sente, mesmo que para isso precise usar fora, no lhe de o que beber, a fim de evitar que se engasgue. Mtodo da salvamento artificial "Hoger e Nielsen", para reanimao de vtimas de choque eltrico. 1. 1-Deite a vtima de bruos com a cabea voltada para um dos lados e a face apoiada sobre uma das mos tendo o cuidado de manter a boca da vtima sempre livre. 2. 2-Ajoelhe se junto cabea da vtima e coloque as palmas das mos exatamente nas costas abaixo dos ombros com os polegares se tocando ligeiramente. 3. 3-Em seguida lentamente transfira o peso do seu corpo para os braos esticados, at que estes fiquem em posio vertical, exercendo presso firme sobre i trax. 4. 4-Deite o corpo para trs, deixando as mos escorregarem pelos braos da vtima at um pouco acima dos seus cotovelos; segure os com firmeza e continue jogando o corpo para trs, levante os braos da vtima at que sinta

resistncia: abixe os ento at a posio inicial, completando o ciclo, repita a operao no ritmo de 10 a 12 vezes por minuto. Mtodo da respirao artificial Boca - a - Boca 1. Deite a vtima da costas com osbraos estendidos. 2. Restabelea a respirao : coloque a mo na nuca do acidentados e a outra na testa, incline a cabea da vtima para trs. 3. Com o polegar e o indicador aperte o naris, para evitar a sada do ar. 4. Encha os pulmes de ar. 5. Cubra a boca da vtima com a sua boca, no deixando o ar sair. 6. Sopre at ver o peito erguer se. 7. Solte as narinas e afaste os seus lbios da boca da vtima para sair o ar. 8. Repita esta operao, a razo de 13 a 16 vezes por minuto. 9. Continue aplicando este mtodo at que a vtima respire por si mesma. Aplicada a respirao artificial pelo espao aproximado de 1 minuto, sem que a vtima d sinais de vida, poder tratar se de um caso de Parada cardaca.

Primeiros Socorros (Feridas)


Ferimentos Leves ou Superficiais Faa limpeza do local com soro fisiolgico ou gua corrente, curativo com mercrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vtima ao pronto Socorro. Ferimentos abdominais abertos Procedimentos: evite mexer em vsceras expostas, cubra com compressa hmida e fixe-a com faixa, removendo a vtima com cuidado a um pronto-socorro mais prximo. Ferimentos profundos no trax Procedimentos: cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, evitando entrada de ar para o interior do trax, durante a inspirao. Aperte moderadamente um cinto ou faixa em torno do trax para no prejudicar a respirao da vtima. Ferimentos Perfurantes Leses causadas por acidente com vidros e metais, etc. Cuidados: A regio deve estar limpa e os msculos relaxados. Comear das extremidades dos membros lesados para o centro. Qualquer enfaixamento ou bandagem que provoque dor ou arroxeamento na regio deve ser afrouxado imediatamente. Ferimentos na Cabea Quando se suspeita que existe comoo cerebral (perda de conhecimento durante 1 hora, indisposio e vmitos - Dever evitar-se todo o esforo corporal. - Em caso de inconscincia ou de inquietao, deite a vtima de costas e afrouxe suas roupas, principalmente em volta do pescoo. Agasalhe a vtima.

- Havendo hemorragia em ferimento no couro cabeludo, coloque uma compressa ou um pano limpo sobre o ferimento. Pressione levemente. Prenda com ataduras. - Se o sangramento for no nariz, na boca ou num ouvido, vire a cabea da vtima para o lado que est sangrando. - Se escoar pelo ouvido um lquido lmpido, incolor, deixe sair naturalmente, virando a cabea de lado. - Dever recorrer a tratamento mdico. No caso de feridas graves: - Dever praticar-se uma atadura protetora de uma eventual leso traumtica. - Se o ferido tiver perdido o conhecimento dever ser colocado em posio lateral de segurana (PLS) - Dever ser transportado ao hospital de preferncia em ambulncia. Nunca se dever tentar tirar lascas de osso.

Primeiros Socorros em caso de Desmaio


Os primeiros socorros para casos de desmaio devem ser tomados at que seja possvel o atendimento especializado, enquanto isso, segue abaixo algumas dicas bsicas de primeiros socorros que devero ser realizados em caso de desmaio: 1. Afastar a vtima de local que proporcione perigo (escadas, janelas etc.). 2. Deit-la de barriga para cima e elevar as pernas acima do trax, para que a cabea fique mais baixa em relao ao restante do corpo. 3. Manter a cabea de lado para facilitar a respirao e evitar aspirao de secrees. 4. Afrouxar as roupas e manter o local arejado. 5. Aps recobrar a conscincia, deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada, antes de ficar em p, pois isso pode favorecer o aparecimento de um novo desmaio. 6. Transportar a vtima para atendimento mdico.

Atendimento em caso de convulso


A seguir, so apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de convulso. 1. Deite a pessoa no cho, em um local sem objetos que possam causar leses. Crie espao em volta da vtima afastando curiosos. 2. Utilize a mo, roupa, travesseiro, ou outra forma para proteger a cabea da vtima. Vire de lado a cabea da vtima para que a saliva escorra, dessa forma se evita que a pessoa se afogue. 3. Deixe livres braos e pernas, de forma alguma os imobilize. 4. Afrouxe roupas para facilitar a ventilao. Aps, verifique se no h nada obstruindo as vias areas e se a

respirao est normal. 5. No tente segurar a lngua com os dedos, nem tente colocar objetos, como colher, caneta, na boca para segur-la. 6. Vire a cabea de dado. Isto virar tambm a lngua, e dessa forma ser liberada a passagem do ar. 7. Para facilitar a respirao, limpe as secrees salivares com auxlio de um papel ou uma toalha. Depois de passar a convulso, enquanto no chegar o socorro especializado, caso a vtima quiser dormir, deixe-a descansar, enquanto aguarda o socorro. De forma alguma medique a vtima, pois os reflexos podem no estar totalmente recuperados, e a vtima pode se afogar tentando engolir o comprimido e a gua.

Passo-a-passo de socorro a vtima de afogamento


1. Enquanto a ajuda no chega, coloque a vtima deitada de costas (barriga para cima), em um declive, com a cabea mais baixa que o corpo. Cuidado: no dobre nem vire o pescoo do afogado. 2. No tente retirar a gua dos pulmes. 3. Descubra se a pessoa est respirando: oua sua respirao e observe se o trax se movimenta. 4. Se a vtima no for capaz de respirar, comece, urgentemente, a respirao boca-a-boca. Aprenda a fazer respirao boca-a-boca 5. Verifique tambm os batimentos cardacos. Para sentir a pulsao, coloque as pontas dos dedos indicador e mdio na virilha ou no pescoo da vtima, ao lado da traquia. 6. Se a pulsao estiver ausente ou a pupila dilatada, o corao deve ter parado. preciso fazer ento uma massagem cardaca. 7. Intercale duas respiraes para cada 15 massagens cardacas. P> 9) Insista na ressuscitao pelo mximo de tempo que voc for capaz de agentar. A vtima pode se recuperar mesmo aps muito tempo nessa situao. 8. Quando a pessoa recuperar respirao e batimentos, deixe-a deitada de lado, com um brao abaixo da cabea. No permita que ela saia do repouso antes da chegada do socorro mdico. 9. Aquea a vtima. Se possvel, leve o afogado para um local quente. Retire sua roupa molhada e cubra-a com cobertores, toalhas ou o que estiver mo. Se a pessoa estiver consciente, oferea uma bebida morna, doce e no alcolica. No tente aquec-la rapidamente com um banho de gua quente para evitar choque trmico. Friccionar braos e pernas pode ajudar a estimular a circulao.

PARADACARDIORESPIRATRIA
A manobra de atendimento da parada cardiorrespiratria conhecida como Reanimao.

1. Se ela estiver de bruos e houver suspeita de fraturas, mova-a rolando o corpo todo de uma s vez, colocando-a de costas para o cho. muito importante contar com a ajuda de duas ou trs pessoas. 2. Verifique se no h alguma coisa no interior da boca que impea a respirao. 3. Faa um primeiro reconhecimento do estado da vtima. 4. Observe se a vtima ainda est consciente. 5. No perca tempo e chame por socorro mdico imediato. 6. Aproxime sua cabea e seu ouvido da boca do paciente, oua e sinta se h respirao. Observe se h movimento no peito. 7. Verifique se h pulso. Para isso, pressione levemente com dois dedos o pescoo logo atrs do pomo-de-ado. 8. Continue insistindo no seu pedido de socorro. Nunca d nada vtima para beber, cheirar ou comer, na intenso de reanim-la. Massagem cardaca para adultos 1. Primeiro localize a borda da ltima costela da vtima. Deslize os dedos at atingir, no centro do trax, uma salincia chamada apndice xifide. 2. Coloque a parte mais saliente da mo dois dedos acima do apndice xifide. Esse o ponto em que deve ser aplicada a massagem. 3. Coloque a outra mo sobre a que ficou pousada no trax. 4. Com voc de joelhos, mantenha os braos na posio vertical. 5. Faa 15 compresses, uma aps outra, sem violncia. A cada 15 compresses, faa duas respiraes artificiais, se voc estiver sozinho. Caso haja outra pessoa ajudando-o, faa cinco compresses para uma respirao artificial. 6. Mantenha as mos sempre na mesma posio Massagem cardaca em bebs As compresses devem ser feitas com os dedos entre os mamilos. As compresses sero em nmero de cinco para cada respirao artificial.Se no houver pulso e no estiver respirando, continue fazendo a massagem cardaca e a respirao artificial.

Respirao artificial 1. Abra as vias respiratrias, virando a cabea da vtima para trs e levantando-lhe o queixo. 2. Com uma mo, feche o nariz da vtima e com a outra levante o queixo dela. 3. Respire fundo e coloque sua boca sobre a da vtima. Assopre firmemente. Faa isso duas vezes.

4. Observe se o peito da vtima se eleva, sinal de que o ar est indo para os pulmes. 5. Se a vtima for um beb, coloque sua boca sobre o nariz e a boca da vtima, e sopre firmemente por duas vezes, observando tambm o trax (respirao boca a boca-nariz)

Hemorragia
Hemorragia a perda de sangue por rompimento de um vaso que tanto pode ser uma veia quanto uma artria. Qualquer hemorragia deve ser controlada imediatamente. Hemorragias abundantes podem levar a vtima morte em 3 ou 5 minutos se no foram controladas. EM CASO DE HEMORRAGIA NO PERCA TEMPO! Para estancar a hemorragia: Aplique uma compressa limpa de pano, leno, toalha ou gaze sobre o ferimento e pressione com firmeza. Use uma tira de pano, atadura, gravata ou cinta para manter a compressa firme no lugar Se o ferimento for pequeno estanque a hemorragia com o dedo, pressionando-o fortemente sobre o corte Se o ferimento for em uma artria, ou em um membro, pressione a artria acima do ferimento para interromper a circulao, de preferncia apertando-a contra o osso Se o ferimento for no antebrao, flexione o cotovelo da vtima, e coloque junto sua articulao um objeto duro para interromper a circulao Quando o ferimento for nos membros inferiores, pressione a virilha ou a face interna das coxas, no trajeto da artria femural. Flexione o joelho da vtima antes colocando um objeto duro no ponto de flexo. Em caso de hemorragia abundante em braos ou pernas, aplique um torniquete, sobretudo se houve amputao parcial pelo acidente.O torniquete pode ser improvisado com um pano resistente, uma borracha ou um cinto. Aja da seguinte maneira: 1) Faa um n e enfie um pedao de madeira entre as pontas, aplicando outros ns para fix-io. 2) Faa uma toro do graveto de madeira at haver presso suficiente da atadura para interromper a circulao. 3) Fixe o torniquete com outra atadura e marque o tempo de interrupo da circulao. Ateno: no use arame ou fios finos. 4) Deixe o torniquete exposto. No o cubra. Marque o tempo de interrupo da circulao. A cada 15 minutos, desaperte o torniquete com cuidado. Se a hemorragia parar, deixa-se o torniquete no lugar, porem frouxo, de forma que possa ser apertado no caso de o sangue voltar.

Se o paciente tiver sede, deve-se dar-lhe de beber, exceto se houver leso no ventre ou se estiver inconsciente. Se as extremidades dos dedos da vtima comearem a ficarar roxeadas efrias , a frouxe um Pouco o torniquete. Mas apenas pelo tempo suficiente para restabelecer um pouco o fluxo sanguneo. Depois volte a apertar o torniquete. Hemorragia Nasal Em acidentes de trnsito comum que a cabea do condutor ou de um passageiro se choque contra o painel ou outro obstculo, sobretudo quando no se usa o cinto de segurana. O resultado, frequentemente, a hemorragia nasal. Se o sangue comeca a jorrar pelo nariz, preciso fazer alguma coisa.

You might also like