You are on page 1of 24

INSTITUTO TOCANTINENSE DE EDUCAO SUPERIOR E PESQUISA LTDA FACULDADE ITOP

Construindo competncias que agregam valor profissional

PS-GRADUAO LATO SENSU EM DOCNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Mdulo: Filosofia da Educao


Profa. Elizngela Mattos
GRADUAO: FILOSOFIA- UNESP MESTRADO: FILOSOFIA- UNICAMP ATIVIDADES EXERCIDAS: PROFESSORA DE ENSINO SUPERIOR, ATUANDO EM DISCIPLINAS DE FILOSOFIA BEM COMO ORIENTAO DE TRABALHO MONOGRFICO. E-MAIL: elkarenin@zipmail.com.br

PALMAS TO/ OUTUBRO/ 2009. 1

PLANO DA DISCIPLINA

EMENTA: Vinculao entre cincia e filosofia. A filosofia como discurso vivo e atual sobre questes radicais. A busca de sentido da educao como tarefa da filosofia. Matrizes da educao contempornea: poder, disciplina e autoridade. Problemas atuais da Filosofia da Educao Brasileira. Anlise filosfica do cotidiano pedaggico brasileiro. Problemas, impasses e perspectivas de uma filosofia da educao brasileira para o sculo XXI. OBJETIVO GERAL: Compreender a partir da histria da filosofia os pressupostos da educao. OBJETIVOS ESPECFICOS: Analisar em textos filosficos as bases que norteiam a educao; Discutir a conduta docente e o papel da educao na sociedade ao longo dos tempos; Compreender a pedagogia brasileira a partir das bases filosficas. JUSTIFICATIVA: A disciplina Filosofia da Educao justifica-se por ser um pilar norteador para a reflexo acerca da prtica docente, desde os primrdios na histria da humanidade, at os nossos dias, permitindo apreender as mudanas ocorridas ao longo do tempo e suas implicaes para a concepo de educao que temos atualmente. A partir do estudo de temas e autores da histria da filosofia, possvel compreender as nuances da histria da educao e as conseqncias das mudanas de paradigmas inseridas nela. A Filosofia da Educao, no curso de ps graduao lato sensu em Docncia do Ensino Superior justifica-se pela riqueza de elementos e discusses acerca do papel da filosofia, desde os primrdios na Grcia antiga e de sua participao efetiva na educao, na conduta docente, na relao professor aluno em todas as etapas do processo educativo. Refletir sobre a educao a partir do aparato filosfico primordial para o professor contemporneo, pois permite a partir de seus elementos centrais pensar o papel da educao e por conseguinte, refletir sobre a prtica realizada no cotidiano de cada um bem como da influncia de autores e temas que fundamentam a educao e aliceram seu papel na sociedade em que vivemos. Apresentar e discutir os temas centrais da educao contempornea central na disciplina, a saber, a autoridade, a disciplina, a liberdade e as relaes de poder, o que permite discutir e pensar formas de sanar as dificuldades que a educao brasileira encontra em nossos dias. CONTEDO PROGRAMTICO: A Histria da filosofia: da antiguidade aos nossos dias; Filosofia e educao; Cincia e educao; Temas da Filosofia da Educao; O cotidiano da educao brasileira; A educao contempornea: problemas e desafios; Perspectivas da educao contempornea. 2

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: O mdulo ser desenvolvido de maneira a privilegiar o processo de reflexo do aluno, atravs de aulas tericas e prticas com aplicao de exerccios de verificao de aprendizagem, pesquisas e leituras de textos, bem como a realizao de trabalhos individuais e em grupo. AVALIAO DA APRENDIZAGEM: A avaliao ser realizada da seguinte maneira: Participao nas atividades, discusses feitas em aula e contribuies pessoais: 20% Trabalhos em grupo (sesses de trabalho em sala e/ou seminrios): 40%; Prova: 40% Os alunos que no atingirem conceito C podero realizar Prova de Recuperao no final do mdulo. A equivalncia entre a escala decimal (notas) e a alfabtica (conceitos), para efeitos do conceito final : Conceitos: A = Excelente (9,0 a 10,0) B = timo (8,0 a 8,9) C = Bom (7,0 a 7,9) D = Regular (5,0 a 6,9) E = Fraco (3,0 a 4,9) F= Insuficiente (abaixo de 2,9 ou infreqente) CONCEITO MNIMO PARA APROVAO: C (7,0 A 7,9) BIBLIOGRAFIA:

ABBAGNANO, N. Dicionrio de filosofia. Petrpolis: Vozes, 1998. CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 5 ed. So Paulo: tica, 1996. DEWEI, John. Vida e Educao. 6.ed. So Paulo: Melhoramentos, 1967. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessrios Prtica Educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e Histria da Educao Brasileira. So Paulo: Manole, 2002. MANACORDA, Mario Alighiero. Histria da Educao: da Antiguidade aos Nossos Dias. 8.ed. So Paulo, (s.d.). MARTINS, Mrio Ribeiro. Filosofia da Cincia. Goinia: Oriente, 1979. PAVIANI, Jaime. Problemas de Filosofia da Educao. Petrpolis: Vozes: 1988. PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e Histria da Educao. So Paulo: tica, 2004. SAVIANI, Demerval. Educao: do Senso Comum Conscincia Filosfica. 14.ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

A histria da humanidade a histria do homem, ser que se relaciona social e politicamente com os outros, vive em grupo, ainda que por vezes fique ou opte por estar sozinho. Assim, a histria do pensamento humano a histria do homem em cada perodo da histria, suas aspiraes e mudanas ocorridas ao longo dos tempos. Se vivemos em grupo, devemos zelar pelo bem comum, o que certamente um desafio na sociedade contempornea. Assim escreveu Epicuro sobre o homem:

Devemos escolher um homem bom e t-lo sempre diante dos olhos, para vivermos como se ele nos observasse e para fazermos tudo como se ele nos visse.

A histria do pensamento humano perpassa a Grcia antiga nos primeiros sculos, antes de Cristo. A filosofia, definida como amizade a sabedoria, teve essa definio a partir do filsofo grego Pitgoras de Samos, que viveu no sculo V a.C. essa definio. Sendo grega, a palavra filosofia composta de outras duas: philo: significando aquele que tem amizade e sophia: significando sabedoria. Dessa combinao, definida a filosofia, amizade a sabedoria, ao conhecimento, fato que vai nortear toda a histria da humanidade bem como alicerar o surgimento de todas as outras reas do conhecimento humano.

Data desse perodo tambm os primeiros filsofos gregos. Conhecidos como pensadores pr-socrticos, tem como caracterstica a preocupao com a explicao da vida humana a partir da prpria natureza das coisas.

Preocupados com explicar a vida humana a partir dos fenmenos da natureza, os chamados filsofos pr-socrticos foram os primeiros pensadores que temos conhecimento da histria da filosofia grega. Vamos nos ater aqui a trs pensadores desse perodo, a fim de compreender o que cada um disse acerca da vida humana e seus reflexos para a vida
4

em sociedade, bem como, a partir de suas idias, pensar o cotidiano contemporneo, debatendo assim com suas idias.

Pitgoras de Samos (582-497 a.C) foi como vimos, o primeiro a dar a palavra filosofia o significado de amizade a sabedoria. Foi ele tambm o fundador da escola pitagrica. De acordo com essa escola, a essncia, o princpio elementar de que so compostas todas as coisas, o nmero, ou seja, as relaes matemticas. Os pitagricos, no distinguindo ainda bem forma, lei e matria, substncia das coisas, consideraram o nmero como sendo a unio de um e outro elemento. Da racional concepo de que tudo regulado segundo relaes numricas, passa-se viso fantstica de que o nmero seja a essncia das coisas. Eis a preocupao da filosofia de Pitgoras, enfrentar os nmeros e compor peas importantes neles. Nascido na ilha de Samos, seu local de nascimento vizinho da terra dos primeiros filsofos. A cidade de Mileto abrigou os primeiros pensadores: Anaximandro, Anaxmenes e Tales.

Pitgoras

A escola fundada por Pitgoras tambm se interessava por diversas questes filosficas e tinham profundo interesse intelectual sobre diversas questes. Dentre elas destacam-se a matemtica, a aritmtica, a geometria e a msica. Os pitagricos criaram relao da matemtica com assunto abstrato, tal como a justia, desenvolvendo assim um misticismo em torno dos nmeros. Os nmeros constituam a essncia de todas as coisas. O mundo era governado pelas mesmas estruturas matemticas que governam os nmeros, pois eles simbolizavam a harmonia. Essa harmonia ou ordem foi percebida a partir da analise dos astros e da natureza. Para eles o cosmos organizado atravs de uma ordem matemtica e a prova disso so os movimentos perfeitos das estrelas, as mudanas de estaes e a alternncia entre o dia e a noite.

Os primeiros filsofos tinham em comum o fato de buscar encontrar um princpio diretor do mundo. Dessa forma, a palavra grega arkh, ou seja, o princpio primeiro, se refere ao que sai na frente, o que d origem, a regra. E para os primeiros pensadores, a arkh seria encontrada em um elemento do mundo fsico. Em outras palavras, a arkh seria encontrada na prpria natureza e nela os primeiros filsofos se debruaram.

Tales de Mileto (624-556 a.C) tomou como princpio primeiro a gua. Segundo ele, o mundo nada seria seno gua e para esse pensador ela funcionaria como constituinte do mundo e por suas caractersticas, oferecer ao mundo o ordenamento que parece possuir.

Anaximandro (609-546 a.C), discpulo de Tales, utilizou a palavra grega aperon, para dizer que o princpio era exatamente o que indeterminado negando assim, ser a gua o princpio primeiro, como era para seu mestre.

Anaxmenes (585-528 a.C.), assim como o tinha feito Tales, manteve a idia de ser o correto indicar um elemento determinado para ser o princpio de tudo. Compreendendo ser a gua, tal como definia Tales, um elemento para ele pouco malevel, escolheu o ar como princpio que oferecesse ao mundo sua ordenao.

Essa caracterstica dos filsofos, em definir um principio para o mundo ordenado, predomina no pensamento dos pr-socrticos, tambm conhecidos como filsofos da natureza. Dois pensadores do grupo apresentou, cada um a sua maneira de um elemento comum na vida humana, a saber, o movimento. de Herclito a frase: o homem no se banha duas vezes no mesmo rio. Esse filsofo, que viveu no sculo VI a.C, a partir da frase citada, nos ensina que na vida humana tudo flui, tudo se move na natureza.

Dessa maneira, o pensamento de Herclito funda-se no permanente devir. Na vida, segundo ele, tudo se move e no possvel acreditar em uma realidade

Herclito aparente, pois h uma chamada realidade efetiva pela qual seria responsvel por afirmaes verdadeiras, apenas revelada pela razo.

Herclito

Nada permanente, exceto a mudana


7

Nessa perspectiva, o mundo e seus elementos seriam regidos pelo permanente devir e o elemento natural, para ele, seria o fogo, o princpio. Em sua idia, o fogo era um elemento de troca fcil, tal como uma moeda, feito o ouro, que estabelece as relaes entre uma coisa e um estado fsico.

Em contrapartida a tese de Herclito, o filsofo Parmnides, nascido por volta de 510 a.C., parece responder ao filsofo anterior. Se por um lado, o pensamento heraclitiano coloca o movimento como permanente na existncia, para Parmnides, a idia exatamente contrria: tal como Herclito, concordava que no devemos confiar na realidade aparente, pois uma realidade efetiva responderia pelas verdades existentes. No caminho de Parmnides, o que , , eis o caminho da verdade, em contrapartida, o que no , no , eis a via da negao. Dessa forma, a idia de movimento para ele, seria uma iluso dos sentidos, passveis de falha. O mundo, segundo ele, est pronto e acabado e o movimento nada mais consiste que uma iluso humana.

Parmnides.

Sua importncia na histria da filosofia inquestionvel, pois justamente ele que inaugura a chamada metafsica no pensamento, como veremos mais adiante. O mundo dos sentidos, para ele, seria ilusrio. Foi o primeiro a formular o princpio de identidade onde descreve que, o que est fora do ser no ser, o no-ser nada, portanto o ser um. Dessa forma, a realidade aparente consiste em falsas afirmativas para a realidade efetiva, do homem.

Um grupo de filsofos se ops a tese central dos chamados filsofos da natureza ao dizer que esses ao fundamentar a vida humana a partir de fenmenos naturais no se preocuparam com a formao dos cidados na cidade grega. Esse grupo, conhecido como sofistas, eram os mestres da oratria e seguiam a verdade de que para um jovem ser um bom cidado deveria dominar essa arte. Alguns dos principais pensadores desse grupo: Grgias e Protgoras, esse ltimo, coloca que o o homem a medida de todas as coisas, tanto de tudo o que existe, do que como do que no .

Scrates, filsofo ateniense (470 -399 a.C), um dos mais importantes pensadores na histria da filosofia. Em seu pensamento, a conduta dos chamados sofistas era um erro, pois ao descrever a verdade como ponto alto nos ensinamentos tomava a mentira como tal e isso no era importante para a vida em sociedade e nem mesmo com o propsito da filosofia que para ele, devia dizer a verdade, sempre.

O que sabemos de Scrates est nos escritos de Plato, seu discpulo, que escreveu em forma de dilogo onde na maioria das vezes o personagem central seu mestre, Scrates. Alguns pesquisadores chegam mesmo a duvidar que Scrates tenha de fato existido, pois no deixou nada escrito, concretamente. Sua vida foi muito curta, acusado de corromper a juventude, por cada vez mais ter consigo discpulos, seguindo suas idias, foi obrigado a tomar um veneno que levou a morte. Conversava com as pessoas buscando sempre a
9

verdade de tudo. Em seu dilogo dois elementos so centrais: a ironia e a maiutica. A primeira, responsvel por destruir a ignorncia, mostrava que muitas das verdades que chamamos verdades no passam de falsas afirmaes; a segunda, a maiutica, responsvel por trazer luz, fazia o trabalho da reconstruo, tratando da verdade.

Discpulo de Scrates foi quem escreveu tudo o que conhecemos sobre seu mestre, o filsofo ateniense. Tambm trabalhou em forma de dilogo mas, diferente de Scrates, que se utilizava do dilogo falado, em sua oralidade, Plato escrevia. Em sua obra, descreve o conhecimento humano e os temas que norteiam a vida humana, tais como a virtude, a justia, a amizade, o amor.

Plato ( 428 ou 427 a.C), quando discpulo de Scrates e ainda depois, Plato estudou tambm os maiores pr-socrticos. Plato o primeiro filsofo antigo de quem possumos as obras completas.

Algumas de suas principais obras: O Banquete, A Repblica e Dilogos. Nesses ltimos, a figura de Scrates, seu mestre, determinante. Um dos temas importantes em Plato a discusso entre aparncia e essncia, compreendida pela leitura da alegoria da caverna, descrita no livro VII no livro A Repblica. Essa alegoria, descreve um grupo de pessoas presas, acorrentadas em uma caverna, onde s podem ver a luz do sol atravs de frestas. Encontram ali tudo o que precisam para viver, mas eis que em um dado momento, um das pessoas ali presas consegue se livrar das correntes e sair da caverna. Percebendo o mundo agora com outros olhos, julga esse mundo melhor e volta para buscar os outros presos na caverna. Mas a maioria desses prefere fica na caverna, e acabam matando esse que foi busc-las.

10

Aristteles, Filsofo grego (384 - 322 a.C.), foi aluno de Plato e sua importncia na filosofia entre outras, a criao da lgica, bem como da sistematizao das cincias, tal como a compreendemos hoje. Conhecido tambm como o filsofo estagirita, referncia a Estagira, sua terra natal, Aristteles escreveu sobre vrios assuntos, a saber: a lgica, tica, poltica.

Aristteles discorda de uma parte fundamental da filosofia de Plato. Esse concebia dois mundos existentes: aquele que apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto, em constante mutao; e outro mundo - abstrato, o das idias, acessvel somente pelo intelecto, imutvel e independente do tempo e do espao material. Aristteles, ao contrrio, defende a existncia de um nico mundo: este em que vivemos. O que est alm de nossa experincia sensvel no pode ser nada para ns. Em sua obra tica a Nicmaco, Aristteles descreve o objetivo da vida humana: a felicidade. Dessa maneira, seja como for o modo de vida, o objetivo ltimo do indivduo em sociedade a felicidade.

Com o fim do perodo antigo, considerado um perodo de transio da histria do pensamento, o perodo helnico durou cerca de 300 anos e marcou o ideal de romper fronteiras entre diversas culturas e diversos pases. a concretizao de um ideal de Alexandre, divulgar a cultura grega em outros territrios e povos.

Na filosofia, algumas escolas se fizeram presente e cada uma a sua maneira, descreveu de que maneira um homem poderia alcanar seu objetivo, a felicidade.

As conseqncias do helenismo refletem em nossa forma de viver atualmente, pois esse romper fronteiras, caracterstico do perodo, reflete em nosso cotidiano, quando podemos conviver com pessoas de culturas diferentes, religio diferente e ainda assim constituir vida em sociedade.
11

Na idade mdia, ocorreu uma forte ligao entre o conhecimento clssico e as crenas religiosas. De fato, uma das principais preocupaes dos filsofos medievais foi a de fornecer argumentaes racionais, espelhadas nas contribuies dos gregos, para justificar as chamadas verdades reveladas da Igreja Crist e da Religio Islmica, tais como a da existncia de Deus e a imortalidade da alma.

So dois os momentos contitutivos desse perodo, a patrstica e a escolstica. Ambas concordam que as verdades da f eram inquestionveis e todo aquele que duvidasse de suas verdades seria considerado herege, pago. O primeiro momento desse perodo, chamado Patrstica assim chamado por ser uma filosofia realizada por padres. um perodo que se caracteriza pelo resultado dos esforos dos apstolos (Joo e Paulo) e dos primeiros padres para conciliar a nova religio com o pensamento filosfico mais corrente da poca entre os gregos e os romanos. Para tanto, tomou como tarefa a defesa da f crist, diante s diversas crticas decorrentes de valores tericos e morais dos antigos. Um dos principais expoentes dessa corrente de pensamento Santo Agostinho, para quem as verdades da f eram inquestionveis.

Um segundo momento da filosofia na idade mdia a escolstica ou seja, uma filosofia ensinada nas escolas. Mais sistemtica, tem como representante o filsofo Toms de Aquino que, assim como Santo Agostinho, tinha as verdades da f como inquestionveis e tomava a revelao crist, a f, como condutora da vida humana, sendo os sentidos humanos, passveis de erros e portanto deveriam estar sempre submetidos aos designos da f. Por Escolstica, em sentido restrito, entende-se a especulao filosfico-teolgica que se desenvolveu nas escolas da Idade Mdia propriamente dita, isto , de Carlos Magno at a Renascena, tal como essa especulao se apresenta, antes de tudo, essas escolas
12

foram a princpio as catedrais e as monacais e, mais tarde, as Universidades. Num sentido algo mais amplo, designa a escolstica tambm o pensamento dessa poca que, embora sem empregar um mtodo rigorosamente escolar, racional-conceptual, repousa bases metafsicas e religiosas.

Na idade mdia, a f era inquestionvel, e era ela quem conduzia as aes humanas, estando acima da razo que, subordinada aos sentidos, poderia conduzir ao erro. Na modernidade isso muda. O filsofo francs Rene Descartes (1596-1650), considerado o fundador do racionalismo moderno, realiza uma inverso na ordem estabelecida at ento no que concerne a f e razo. Se antes a f estava acima da vontade humana e da prpria razo, Descartes descreve a razo como condutora das aes humanas, e a f, submetida a ela, parte de seu melhor uso. Sendo uma faculdade do juzo para discernir o verdadeiro do falso, a razo seria a responsvel pelo agir humano.

Descartes.

Tendo vivido numa poca marcada pelas guerras religiosas entre protestantes e Catlicos na Europa. Ele viajou muito e viu que sociedades diferentes tm crenas diferentes, mesmo
13

contraditrias. Aquilo que numa regio tido por verdadeiro, compreendido como mentira, em outros lugares. Entre suas obras destacam-se Regras para a Direo do Esprito, Discurso do Mtodo e Meditaes Metafsicas, onde aborda entre outras questes o tema da imortalidade da alma e por conseguinte o dualismo mente corpo.

O material de conhecimento, as idias, so definidas por Descartes como sendo de trs tipo: inatas, adquiridas e imaginativas. A idia imaginativa decorre das chamadas idias adquiridas, idias que no esto no entendendimento mas que chegam a ele atravs dos sentidos, atravs da experincia humana.

O empirismo, caracterizado pelo conhecimento atravs dos sentidos, atravs da experincia, foi uma reao ao inatismo de idias descrito pelo racionalismo cartesiano. John Locke, em um livro chamado: Ensaio Acerca do Entendimento Humano, defende a tese de que todo o conhecimento provm da experincia, dos sentidos, sendo que tomar idias como inatas era um erro.

O empirismo caracterizado pelo conhecimento cientfico, a sabedoria adquirida por percepes; pela origem das idias por onde se conhece as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relao de causa-efeito por onde fixamos na mente o que percebido atribuindo percepo causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variao da conscincia de acordo com cada momento; pela concepo da razo que no v diferena entre o esprito e extenso, como prope o racionalismo e ainda pela matemtica como linguagem que afirma a inexistncia de hipteses.

14

John Locke considerado o principal figurante do empirismo. Com sua corrente, denominada tabula rasa, afirmou que as pessoas desconhecem tudo, nascem como um livro em branco, mas que atravs de tentativas e erros aprendem e conquistam experincia.

Na sociedade contempornea, marcada pela grande quantidade de informaes a serem processadas em um curto espao de tempo, conseqncia do processo histrico e os avanos tecnolgicos pelos quais passaram a humanidade at os dias atuais. O que demonstra a histria da humanidade uma permanente mudana de paradigmas no pensamento humano. Mas o que um paradigma? Um conjunto de crenas, normas, normalmente aceitas por um tempo, por uma dada comunidade e que oferece por um tempo, problemas e solues a essa comunidade.

Talvez a maneira mais simples de definir o conceito de paradigma seja dizer que ele representa os contedos de uma viso de mundo. Isso significa que as pessoas que agem de acordo com as determinaes de um paradigma esto unidas, identificadas ou simplesmente em consenso sobre uma maneira de entender, de perceber, de agir, a respeito do mundo.

Os que partilham de um determinado paradigma aceitam a descrio de mundo que lhes oferecida sem criticar os fundamentos ntimos de tal descrio. Isto significa que o olhar deles est estruturado de maneira a perceber s uma determinada constelao de fatos e relaes entre esses fatos. Qualquer coisa que no seja coerente com tal descrio passa despercebida; vista como elemento marginal ou sem importncia.

Thomas Kuhn, clebre historiador da cincia, falecido em 1996, mudou por completo a noo que se tinha sobre o progresso cientfico. Anteriormente, pensava-se que a cincia
15

progredia de forma contnua, por melhoramentos consecutivos, que iam sendo adicionados por sucessivos cientistas.

Na sua clebre obra A Estrutura das Revolues Cientficas (1962) defendeu que os grandes progressos da cincia no resultam de mecanismos de continuidade, mas sim de mecanismos de rotura.

Uma cincia que evolui de forma contnua atravessa uma etapa do seu desenvolvimento em que se considera que constitui uma Cincia Normal. Durante esse perodo, o mundo ao qual essa cincia se aplica tido por todos os seus praticantes segundo uma mesma perspectiva. Todos vm o mundo da mesma maneira.

A certa altura, alguns dos praticantes dessa cincia comeam a descobrir contradies internas e chegam concluso de que a forma de ver o mundo em que essa cincia de baseia no adequada. Comeam a descobrir que o mundo devia ser olhado de outra maneira. s diversas formas de ver o mundo, Kuhn chamou de paradigmas. Quando algum descobre um paradigma distinto, sobre o qual possvel basear o desenvolvimento duma cincia, diz-se que a cincia , durante esse perodo, uma Cincia Revolucionria.

Segundo Kuhn, uma cincia evolui por etapas que ora so de evoluo normal, ora de rotura revolucionria, sendo as roturas revolucionrias que mais contribuem para o progresso dessa cincia.

Uma cincia que j estabeleceu os seus paradigmas considerada uma cincia normal.

Como se desenvolve no respeito do seu paradigma unificador tem um desenvolvimento incremental que tende a limitar-se a resolver, mais ou menos rotineiramente, os problemas
16

que se vo colocando. Como dizia Kuhn, a este nvel, as cincias pouco mais fazem do que resolver puzzles.

De acordo com Kuhn, os grandes progressos de uma cincia s acontecem quando os seus prprios paradigmas so desafiados e substitudos por novos paradigmas. A essas cincias, que rompem com os paradigmas que as regiam, chamou cincias revolucionrias.

O conceito de paradigma tornou-se muito popular a partir das propostas de Kuhn e hoje significa, mesmo na linguagem corrente, uma maneira de ver a realidade. Trata-se de um conceito particularmente importante para compreender, no apenas a cincia, mas a prpria vida em sociedade. De fato, muitos dos conflitos que hoje em dia se geram resultam de choques entre pessoas que vm a realidade de maneiras antagnicas. Este fato to mais importante quanto acontece que, quando se v a realidade de uma determinada maneira se tende a ser incapaz de ver de outra, possivelmente mais correta. Ao olhar uma figura de uma mulher, por exemplo, tm-se vises diferentes acerca da mesma figura. Algumas pessoas acham que ela representa uma velha. Outras acham que representa uma jovem. Ambas tm razo. De fato, a mesma imagem representa as duas coisas. No entanto, quem v nela uma das coisas, no consegue ver a outra. Quando estamos prisioneiros de um paradigma, dificilmente conseguimos aceitar outro paradigma que compita com ele. S se fizermos um esforo grande para nos situarmos no outro paradigma que, ento, subitamente, passaremos a ver as coisas de uma forma completamente diferente.

Esta questo tem particular importncia, tambm, em matria de tica, na medida em que se virem s questes segundo uma determinada viso, porventura reprovvel, dificilmente seremos capazes de adotar uma viso alternativa que seja eticamente mais equilibrada.

17

A tica uma caracterstica inerente a toda ao humana e, por esta razo, um elemento vital na produo da realidade social. Todo homem possui um senso tico, uma espcie de "conscincia moral", estando constantemente avaliando e julgando suas aes para saber se so boas ou ms, certas ou erradas, justas ou injustas.

Existem sempre comportamentos humanos classificveis sob a tica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificaes sempre tm relao com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos histricos.

A tica est relacionada opo, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relaes justas e aceitveis. Via de regra est fundamentada nas idias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existncia plena e feliz.

O estudo da tica talvez tenha se iniciado com filsofos gregos h 25 sculos atrs. Hoje em dia, seu campo de atuao ultrapassa os limites da filosofia e inmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Socilogos, psiclogos, bilogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da tica.

Ao iniciar um trabalho que envolve a tica como objeto de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de tica, estabelecendo seu campo de aplicao e fazendo uma pequena abordagem das doutrinas ticas que consideramos mais importantes para o nosso trabalho.

18

A tica no algo superposto conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Idias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem a nossa realidade.

Em nossas relaes cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo: Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasies em que posso mentir? Ser que correto tomar tal atitude? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? Existe alguma ocasio em que seria correto atravessar um sinal de trnsito vermelho?

Os soldados que matam numa guerra, podem ser moralmente condenados por seus crimes ou esto apenas cumprindo ordens?

Essas perguntas nos colocam diante de problemas prticos, que aparecem nas relaes reais, efetivas entre indivduos. So problemas cujas solues, via de regra, no envolvem apenas a pessoa que os prope, mas tambm a outra ou outras pessoas que podero sofrer as conseqncias das decises e aes, conseqncias que podero muitas vezes afetar uma comunidade inteira.

O homem um ser-no-mundo, que s realiza sua existncia no encontro com outros homens, sendo que, todas as suas aes e decises afetam as outras pessoas. Nesta convivncia, nesta coexistncia, naturalmente tm que existir regras que coordenem e harmonizem esta relao. Estas regras, dentro de um grupo qualquer, indicam os limites em relao aos quais podemos medir as nossas possibilidades e as limitaes a que devemos nos submeter. So os cdigos culturais que nos obrigam, mas ao mesmo tempo nos protegem.

19

Diante dos dilemas da vida, temos a tendncia de conduzir nossas aes de forma quase que instintiva, automtica, fazendo uso de alguma "frmula" ou "receita" presente em nosso meio social, de normas que julgamos mais adequadas de serem cumpridas, por terem sido aceitas intimamente e reconhecidas como vlidas e obrigatrias. Fazemos uso de normas, praticamos determinados atos e, muitas vezes, nos servimos de determinados argumentos para tomar decises, justificar nossas aes e nos sentirmos dentro da normalidade.

As normas de que estamos falando tm relao como o que chamamos de valores morais. So os meios pelos quais os valores morais de um grupo social so manifestos e acabam adquirindo um carter normativo e obrigatrio. A palavra moral tem sua origem no latim "mos"/"mores", que significa "costumes", no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hbito. Notar que a expresso "bons costumes" usada como sendo sinnimo de moral ou moralidade.

A moral pode ento ser entendida como o conjunto das prticas cristalizadas pelos costumes e convenes histrico-sociais. Cada sociedade tem sido caracterizada por seus conjuntos de normas, valores e regras. So as prescries e proibies do tipo "no matars", "no roubars", de cumprimento obrigatrio. Muitas vezes essas prticas so at mesmo incompatveis com os avanos e conhecimentos das cincias naturais e sociais.

A moral tem um forte carter social, estando apoiada na trade cultura, histria e natureza humana. algo adquirido como herana e preservado pela comunidade.

Os problemas ticos, ao contrrio dos prtico-morais so caracterizados pela sua generalidade. Por exemplo, se um indivduo est diante de uma determinada situao, dever resolv-la por si mesmo, com a ajuda de uma norma que reconhece e aceita
20

intimamente pois o problema do que fazer numa dada situao um problema prtico-moral e no terico-tico. Mas, quando estamos diante de uma situao, como por exemplo, definir o conceito de Bem, j ultrapassamos os limites dos problemas morais e estamos num problema geral de carter terico, no campo de investigao da tica. Tanto assim, que diversas teorias ticas organizaram-se em torno da definio do que Bem. Muitos filsofos acreditaram que, uma vez entendido o que Bem, descobriramos o que fazer diante das situaes apresentadas pela vida. As respostas encontradas no so unnimes e as definies de Bem variam muito de um filsofo para outro. Para uns, Bem o prazer, para outros o til e assim por diante.

Quando na antigidade grega Aristteles apresentou o problema terico de definir o conceito de Bem, seu trabalho era de investigar o contedo do Bem e no definir o que cada indivduo deveria fazer numa ao concreta, para que seu ato seja considerado bom ou mau.

Evidentemente, esta investigao terica sempre deixa conseqncias prticas, pois quando definimos o Bem, estamos indicando um caminho por onde os homens podero se conduzir nas suas diversas situaes particulares.

A tica tambm estuda a responsabilidade do ato moral, ou seja, a deciso de agir numa situao concreta um problema prtico-moral, mas investigar se a pessoa pde escolher entre duas ou mais alternativas de ao e agir de acordo com sua deciso um problema terico-tico, pois verifica a liberdade ou o determinismo ao qual nossos atos esto sujeitos. Se o determinismo total, ento no h mais espao para a tica, pois se ela se refere s aes humanas e se essas aes esto totalmente determinadas de fora para dentro, no

21

h qualquer espao para a liberdade, para a autodeterminao e, conseqentemente, para a tica.

A tica pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a tica revela uma relao entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudar a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social. Por outro lado, ela nos permite exercitar uma forma de questionamento, onde nos colocamos diante do dilema entre "o que " e o "que deveria ser", imunizando-nos contra a simplria assimilao dos valores e normas vigentes na sociedade e abrindo em nossas almas a possibilidade de desconfiarmos de que os valores morais vigentes podem estar encobrindo interesses que no correspondem s prprias causas geradoras da moral.

Sendo assim, vamos partir do princpio que a histria da tica teve sua origem, pelo menos sob o ponto de vista formal, na antigidade grega, atravs de Aristteles (384 - 322 a.C.) e suas idias sobre a tica e as virtudes ticas.

Na Grcia, mesmo antes de Aristteles, j era possvel identificar traos de uma abordagem com base filosfica para os problemas morais e at entre os filsofos conhecidos como prsocrticos encontramos reflexes de carter tico, quando buscavam entender as razes do comportamento humano.

Compreender o comportamento humano pensar o homem e suas determinaes em sociedade. Vale questionar de nossas aes so resultantes da nossa liberdade de arbtrio e mesmo se o destino humano determinado ou resultado da liberdade de arbtrio de cada um. Para Sartre, o homem muito mais o que projeta ser do que uma essncia fixa. Assim,

22

a existncia precede a essncia, o que implica dizer que o homem livre e portanto responsvel por suas atitudes.

A relao educao e filosofia determinante nesse momento, dado que a livre escolha carrega consigo a possibilidade de adquirir conhecimento e assim tornar-se uma pessoa melhor, mais conhecedora e hbil em ser um cidado coerente com suas aes.

A histria da educao no Brasil teve influncia de tendncias pedaggicas que marcaram sua trajetria e ainda hoje se fazem presentes no cotidiano escolar. No Brasil no perodo Republicano, por exemplo, foi presente a pedagogia liberal que consistiu na defesa de que a rede de ensino oficial deveria preparar os estudantes para o exerccio de funes e papis sociais que correspondessem s habilidades e competncias pessoais.

A pedagogia tradicional liberal surgiu como justificativa do sistema capitalista, cuja principal caracterstica uma sociedade de classes. Essa tendncia da educao define que a funo da educao formal (escola) a adequao social, ou seja, preparar os indivduos (alunos) no para uma ao reflexiva e questionadora da sociedade, mas para o desempenho de papis sociais previamente definidos.

A eficincia no processo escolar na chamada pedagogia tradicional que a educao deve centrar-se no professor, que se utiliza de recursos didticos e pedaggicos convencionais: chamada oral, mtodo expositivo, utilizao de obras e livros didticos, quadro-de-giz e avaliao descritiva. O aluno um agente passivo no processo metodolgico e recebe informao centrada na moralidade vigente e com o intuito de cumprir as funes sociais necessrias.

23

A pedagogia liberal nova foi resultado da emergncia de uma nova racionalidade na educao brasileira, pautada em um otimismo filosfico e pedaggico: criar, via educao, uma sociedade moderna, capitalista, laica (separao do Estado e Igreja) e positivista, com filosofia, mtodo e tcnicas cientficas.

No processo de ensino e aprendizagem, a chamada pedagogia nova parte do pressuposto que um esprito de colaborao, cooperao e integrao ativa entre os professores e alunos necessrio para o objetivo maior: o conhecimento. O professor um agente importante, um facilitador de aprendizagem no processo educativo, auxiliando no desenvolvimento autnomo, livre e natural do aluno. O aluno ento passa a ser um agente ativo no processo, pois dele o trabalho de abstrao, onde o professor trabalha apenas as noes.

A relao entre filosofia e educao existe como vimos, desde a Grcia antiga, quando os primeiros pensadores buscaram justificar a filosofia como um caminho para a realizao da educao. Desse modo, a filosofia e a educao so dois fenmenos que devem estar presentes em todas as sociedades. Por um lado a filosofia, como ferramenta de explicao terica das pretenses e anseios de um grupo humano e por outro a educao, como ferramenta de veiculao dessa interpretao. Assim, fundamental em uma ao pedaggica, a relao com a reflexo filosfica, um processo que acontece na transformao, para o crescimento e auxlio das nossas necessidades, norteadoras das atividades humanas.

24

You might also like