You are on page 1of 17

Informaes Sobre o Autor

Alexandre Gazetta Simes Analista Judicirio Federal TRF 3 Regio; Ps Graduado lato sensu em Gesto de Cidades, Direito Constitucional, Direito Civil e Processo Civil e Direito Tributrio, Aluno do Programa de Mestrado do Centro Universitrio Eurpedes Soares da Rocha Univem. Professor de Ensino Superior do Curso de Direito da Faculdade Eduvale de Avar.

Informaes Bibliogrficas
SIMES, Alexandre Gazetta. O crime de plgio e suas variaes no ambiente acadmico. In: mbito Jurdico, Rio Grande, 96, 01/01/2012 [Internet]. Disponvel em http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php? n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11057. Acesso em 02/03/2012.

O crime de plgio e suas variaes no ambiente acadmico


Alexandre Gazetta Simes

Resumo: O presente estudo busca apresentar uma contribuio construo de um conceito cientfico do que vem a ser plgio. Antes, evoca uma acepo panormica dos direitos autorais, de modo a se particularizar o fenmeno do plgio. Pondera sobre a importncia dos direitos do autor, como expresso de sua personalidade, alm de mecanismo de desenvolvimento social. Procura, ainda, inserir a temtica do plgio nos meandros universitrias, buscando apresentar contribuies soluo desse problema. Palavras-chave: direitos autorais. Plgio. Plgio nas universidades. Abstract: The present study aims to present a contribution to the construction of a scientific concept of what is to be plagiarism. Rather, it evokes a sense overview of copyright, so as to individualize the phenomenon of plagiarism. Ponders the importance of copyright as an expression of your personality, and social development mechanism. Search also enter the subject of plagiarism in the intricacies university, seeking to present contributions to the solution of this problem Keywords: copyright. Plagiarism. Plagiarism in universities. Sumrio: 1. Introduo. 2. Dos direitos autorais. 3. Da proteo jurdica dos direitos autorais. 4. Do plgio e outras fraudes. 5. 5. O papel das instituies de ensino superior. 6. Concluso. 1. INTRODUO A discusso que se pretende travar reside na importncia que se intui, quanto proteo dos direitos autorais.

Ocorre que as idias so os produtos de nossa inteleco. Ou seja, o que aprendemos de gerao a gerao, so idias; veiculadas pelos vrios meios de expresso. E dessa forma, considerando a questo de um modo mais prximo, por exemplo, os livros se revelam como o veculo por excelncia, em que as idias so vertidas. S por tais argumentos, pode-se concluir que os direitos autorais devem ocupar posio de destaque entre os direitos humanos; visto que, entre outras funes, primordialmente propiciam o desenvolvimento humano. Por tal razo, em uma anlise primeira, plausvel justificar a sua funo social, imperativo de sua proteo. Nesse passo, portanto, feita uma primeira aproximao; necessrio prosseguir a jornada, de modo a se tentar buscar a natureza jurdica desses direitos. Evoca-se, para tanto, o papel do autor e do pesquisador, na sociedade e na universidade. E, antes, o que hoje pode ser entendido por autoria, e mesmo, qual seria a noo possvel de uma obra intelectual ou cientfica, a partir dos meios de expresso mltiplos que povoam a sociedade em que nos inserimos. Fato que nesse aspecto, o ponto nodal reside no modo como as universidades lidam com a violao aos direitos do autor. Nesse sentido, ainda, pergunta-se: como identificar o plgio? Sorrateiramente disseminado, pouco entendido, e banalizado, at onde se pode perceber, nos meios acadmicos. E mais, necessrio lanar ponderaes, as quais devero ser orientadas a iluminar questes que permeiam as razes pelas quais as instituies educacionais no possuem polticas de preveno e combate desse crime considerando, alis, a sua insero no Cdigo Penal. Tambm crvel investigar as razes pelas quais os alunos incorrem nessas prticas, questionando-se se no seria imprescindvel o esclarecimento desses discentes quanto s consequncias, sociais e individuais, que derivam da fraude intelectual. E nesse pormenor, buscando alcanar a linha divisria entre a m-f e a ingenuidade, necessrio desvendar as razes pelas quais os alunos no so esclarecidos sobre o seu papel enquanto pesquisadores. E de mais prximo ainda, perquirir por que razo no lhes incutida, mesmo que a frceps, uma tica discente que justifique a preservao da originalidade de uma obra intelectual, alada na proteo da projeo, na obra, da personalidade de seu criador. Enfim, nesse momento, o senso que aflora est situado na necessidade imanente de se despertar para esse problema, notadamente no mbito acadmico, lanando-lhe lume, de forma a alcanar-se uma maior compreenso das consequncias nefastas para o indivduo e a sociedade, quando os direitos autorais so desrespeitados; ainda mais, na forma de

plgio, qualificada ignomnia por ardil, a qual vilipendia o autor de sua obra, de forma velada e sorrateira. 2. DOS DIREITOS AUTORAIS A preservao dos direitos autorais reside no fato de que, como j referido, os mesmo se mostram fundamentais para o desenvolvimento da personalidade humana, visto que as idias, em ltima anlise, uma vez concebidas, tratam-se de patrimnio comum da humanidade. No sem razo, alis, que Eduardo S. Pimenta[1], em obra afeta a essa temtica, logo no intrito, pondera, de forma percuciente, a esse respeito; asseverando que: O livro o veculo que conglomera as informaes para o homem do presente; a forma de transmitir as idias; o meio de transmitir o passado ao presente e a perspectiva do presente para o futuro. A representao teatral o slow motion da narrativa escrita da criao que nos permite refletir sobre as entrelinhas da vida, para alcanarmos o mago da lio, equacionando as experincias como uma soluo para o presente, razo pela qual o fruto da criao humana, o bem intelectual, deve ser considerado como condio mater do desenvolvimento para a educao do homem. Pode-se dizer, portanto, que o direito do autor, ao ter sua vinculao adstrita imaterialidade da obra intelectual, figura como um direito de personalidade, protegendo criao intelectiva. Ao revs, sociedade, torna-se fundamental, notadamente no atual processo evolutivo da raa humana, onde se verifica a importncia do saber, a preservao desse direito, de forma a estimular a criao intelectual, fora motriz do desenvolvimento civilizatrio. Nesse sentido, Jos Carlos Costa Netto[2] pondera que: Da eficincia da proteo a essa garantia individual alada categoria de direito da personalidade resultar, consequentemente, o bem pblico maior na sua relevante funo social que o desenvolvimento intelectual e cultural dos povos. Assim, os direitos autorais podem ser considerados expresso da personalidade do autor, com expanso social, uma vez que se pretende proteger a obra intelectual, sob o seu vis imaterial, independentemente de seu suporte material. E nesse ponto, buscando uma maior aproximao com o conceito de obra intelectual, trazemos a baila os ensinamentos de Carlos Fernando Mathias de Souza[3], o qual, sobre tal temtica, explana que: De sua parte, obra intelectual criao do esprito de qualquer modo exteriorizada ou, como na dico da nova lei, expressa por qualquer meio ou (fixada) em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente. Portanto, claro se afigura a noo de que o bem protegido, no seio dos direitos autorais, constitui-se na imaterialidade da obra intelectual, visto como extenso da personalidade do autor.

Nesse sentido, Carlos Alberto Bittar[4] conclui que: O Direito do Autor, que se identifica, em essncia, por seu aspecto moral irrenuncivel, apresenta cunho eminentemente protetivo ao criador da obra intelectual. Objetiva amparar a personalidade especial do autor, ou seja, do indivduo como criador de obra de engenho, e garantir-lhe os proventos decorrentes de utilizao da sua produo. Da, tem sido consagrado nas Constituies dos Estados modernos como um dos direitos, individuais inalienveis do homem, acentuando-se, com a sua evoluo, a condio de direito especial (ou sui generis, como assinalam os escritores), conforme a melhor doutrina, e que as legislaes atuais reconhecem. Ainda, Allan Rocha de Souza[5] pondera que: Deve-se distinguir a obra intelectual do suporte onde est impregnada a autoria. O bem protegido no seio dos direitos autorais a imaterialidade da obra, no o seu suporte. O bem fsico projeta a imaterialidade, tornando-a perceptvel aos sentidos. Esta proteo dependente de sua exteriorizao, devendo-se distinguir entre o ato criativo e a criao objetivada, pois apenas esta recebe proteo jurdica. O objeto do direito do autor , portanto, o produto da criao intelectual. (...) Apenas a sua expresso, a forma, que encontra amparo. Desse modo, a peculiaridade dos direitos autorais a marca distintiva que caracteriza o carter multifacetado desses direitos. Nesse sentido, alis, evocando a noo de que outros direitos individuais, tais como a intimidade, a liberdade de expresso, ou mesmo a vida, no se vinculam esfera patrimonial, quanto aos direitos autorais, Jos Carlos Costa Netto[6] explica que: A maioria dos juristas que j se debruaram sobre o tema procurou trazer ao direito de autor uma noo especial: seria um ramo do direito da natureza sui generis. A peculiaridade seria decorrente, basicamente, da fuso em seus elementos constitutivos essenciais de caractersticas pessoais com patrimoniais. Ainda, Carlos Alberto Bittar, nessa mesma direo, constata que: Os direitos patrimoniais tm sido conceituados como direito real e isso tem levado os escritores sua qualificao como direito de propriedade. Os direitos morais, pessoais ou espirituais vm, por sua vez, estudados dentre os direitos da personalidade e assim definidos pelos autores. Mas, o Direito de Autor no se reduz aos estreitos limites do direito real. Tem sua base o elemento moral. De outra parte, no se circunscreve aos domnios da personalidade, em virtude dos envolvimentos patrimoniais. Portanto, o direito do autor apresenta um vis moral e patrimonial, ligando-se proteo da criao intelectual. Nesse sentido, apontando esse carter sui generis, Carlos Alberto Bittar[7] explica que:

Entendemos que o Direito de Autor se inclui na categoria dos direitos intelectuais cuja identificao a cincia jurdica deve a Edmond Picard. Essa colocao aceita pela doutrina moderna e veio a acrescentar mais uma diviso na classificao dos direitos realizada pelos romanos. Em sntese, a partir dos ensinamentos hauridos de Eduardo S. Pimenta[8], tem-se que os direitos morais se constituem nos direitos de reivindicar a paternidade da obra; assim como se opor a toda forma de mutilao ou deformao, as quais sejam prejudiciais a sua honra e a sua reputao. Alm disso, como referido, os direitos patrimoniais expressam-se no direito reproduo, traduo, execuo, representao pblica, radiodifuso, ou reproduo por meios mecnicos. Assim, prossegue Eduardo S. Pimenta, ponderando que a violao dos direitos morais redundar em uma sano civil ou penal. Ocorre, no entanto, que uma moral abalada no se resolve em um simples ressarcimento econmico. Por tal razo, a sano penal punir o violador, a fim de que a sociedade tenha garantido o respeito aos seus direitos; bem como, de seus cidados. Desse modo, ao direito patrimonial, existe a correspondncia de uma sano cvel, ou seja, o ressarcimento do dano, assim como, a ao penal. 3. DA PROTEO JURDICA DOS DIREITOS AUTORAIS A evoluo tecnolgica e intelectual dos povos qualifica tais direitos legislativamente. Assim, os mesmo integram o rol das chamadas liberdades pblicas, quando se evoca os direitos do homem. Como referido, a proteo aos direitos autorais possui razes que transcendem a rbita intelectual do autor, para abarcar o interesse coletivo da sociedade, em ter as obras intelectuais preservadas. Nesse sentido, Allan Rocha de Souza[9] pondera que: Conclui-se desta forma que, acerca dos direitos patrimoniais, a atribuio de um exclusivo ao autor acontece em prejuzo da fluidez da comunicao, circulao de informaes e conhecimento. O exclusivo justifica-se, porm, como instrumento de incentivo generalizado criao, resultando, ao final, em um enriquecimento cultural da sociedade no seio da qual se fomenta a inovao. Desse modo, a consagrao dos direitos autorais, enquanto direitos de primeira dimenso ocorre a partir da Conveno de Berna, em 09/09/1886; tendo sido a mesma completada em Paris, em 1896, revista em Berlim, em 1908, completada em Berna, em 1914, revista em Roma, em 1928, em Bruxelas, em 1948, em Estocolmo, em 1967, e Paris, em 1971, e, finalmente, modificada em 28/09/1979, atual texto em vigor[10]. Por sua vez, a Declarao Universal dos Direitos do Homem, concebida em 10/12/1948, seu artigo 27, prestigiou, nesse preceito, os direitos do autor; estabelecendo que:

1. Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso cientfico e nos benefcios que deste resultam. 2. Todos tm direito proteco dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produo cientfica, literria ou artstica da sua autoria. Portanto, o Direito, ao evoluir historicamente, percebeu a importncia da proteo ofertada ao autor de obra intelectual, atribuindo a esse direito o seu carter fundamental, visto sua importncia para o ser humano, de per si, como para sociedade, fora motriz de seu desenvolvimento civilizatrio. Assim, Jos Carlos Costa Netto, explica que: Mais do que generosidade alheia, o autor merecedor de respeito a seus direitos, que, como visto, so fundamentais. Dessa forma, a cultura estar alimentando diretamente a clula embrionria de toda a atividade cultural: o criador intelectual. No Brasil, a Constituio Federal, estabelece em seu bojo, inovaes em relao a essa temtica. Nesse sentido, o diploma constitucional, em seu corpo, estabelece no art. 5, incisos XXVII e XXVIII, que: XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; Assim, o diploma constitucional garantiu, de forma expressa, os direitos autorais, como expresso da personalidade humana, balizando sua normatizao, na ligao pessoal entre o autor e sua obra, como expresso da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, Allan Rocha de Souza[11] explica que: Sobre a proteo constitucional aos direitos da personalidade, incluindo os autorais, Bittar assegura que a nota central, sem dvida, a dignidade da pessoa humana, que deve ser preservada de todos os ataques da ilicitude, pois que um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. (...) Conclui-se, portanto, que a interpretao deste preceito deve almejar a sua efetividade plena, e assim incluir, necessariamente, alm dos diversos aspectos da personalidade em si, a defesa dos diversos direitos derivados da exteriorizao e projeo da mesma personalidade, incluindo tambm o direito autoral, de

personalidade, termo cunhado por Pontes de Miranda, em seu Tratado de Direito Privado, tomo VII. E nessa temtica, ainda, Eduardo S. Silveira[12], pondera, de forma mais abrangente, que a Constituio Federal garantiu um espectro de direitos ao autor. Assim, por exemplo, garantiu o direito de utilizao exclusiva da obra intelectual. Incluso, a, o direito de utilizao econmica, o qual permite ao autor o recebimento dos proventos pela utilizao da obra intelectual (art. 104, pargrafo nico da LDA). E nesse sentido, portanto, a atual Lei de Direitos Autorais (Lei n 9610, de 19 de fevereiro de 1998) representou um marco quanto regulao dos direitos do autor. Desse modo, para Allan Rocha de Souza[13], o referido diploma legislativo refundiu e revitalizou a proteo dos direitos autorais. Ampliou a proteo e tornou mais eficiente os mecanismos de salvaguarda destes direitos. Portanto, a lei em pauta procurou definir, em seu bojo, as prticas permitidas e vedadas, a ttulo de reproduo das obras intelectuais. Nesse sentido, a Lei n 9610/98, estabelece em seu teor que: Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Art. 23. Os co-autores da obra intelectual exercero, de comum acordo, os seus direitos, salvo conveno em contrrio. Ainda, quanto aos direitos inerentes condio de autor, a referida lei estabelece que: 24. So direitos morais do autor: I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra; II - o de ter seu nome, pseudnimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilizao de sua obra; III - o de conservar a obra indita; IV - o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificaes ou prtica de atos que, de qualquer forma, possam prejudic-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputao ou honra; V - o de modificar a obra, antes ou depois de utilizada; VI - o de retirar de circulao a obra ou de suspender qualquer forma de utilizao j autorizada, quando a circulao ou utilizao implicarem afronta sua reputao e imagem; VII - o de ter acesso a exemplar nico e raro da obra, quando se encontre legitimamente em poder de outrem, para o fim de, por meio de processo fotogrfico ou assemelhado, ou audiovisual, preservar sua memria, de forma que cause o menor inconveniente possvel

a seu detentor, que, em todo caso, ser indenizado de qualquer dano ou prejuzo que lhe seja causado. 1 Por morte do autor, transmitem-se a seus sucessores os direitos a que se referem os incisos I a IV. 2 Compete ao Estado a defesa da integridade e autoria da obra cada em domnio pblico. 3 Nos casos dos incisos V e VI, ressalvam-se as prvias indenizaes a terceiros, quando couberem. (...) Art. 27. Os direitos morais do autor so inalienveis e irrenunciveis Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literria, artstica ou cientfica. Art. 29. Depende de autorizao prvia e expressa do autor a utilizao da obra, por quaisquer modalidades, tais como: I - a reproduo parcial ou integral; II - a edio; III - a adaptao, o arranjo musical e quaisquer outras transformaes; IV - a traduo para qualquer idioma; V - a incluso em fonograma ou produo audiovisual; VI - a distribuio, quando no intrnseca ao contrato firmado pelo autor com terceiros para uso ou explorao da obra; VII - a distribuio para oferta de obras ou produes mediante cabo, fibra tica, satlite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usurio realizar a seleo da obra ou produo para perceb-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, e nos casos em que o acesso s obras ou produes se faa por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usurio; VIII - a utilizao, direta ou indireta, da obra literria, artstica ou cientfica, mediante: a) representao, recitao ou declamao; b) execuo musical; c) emprego de alto-falante ou de sistemas anlogos; d) radiodifuso sonora ou televisiva; e) captao de transmisso de radiodifuso em locais de freqncia coletiva;

f) sonorizao ambiental; g) a exibio audiovisual, cinematogrfica ou por processo assemelhado; h) emprego de satlites artificiais; i) emprego de sistemas ticos, fios telefnicos ou no, cabos de qualquer tipo e meios de comunicao similares que venham a ser adotados; j) exposio de obras de artes plsticas e figurativas; IX - a incluso em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gnero; X - quaisquer outras modalidades de utilizao existentes ou que venham a ser inventadas. De outra parte, quanto proteo adstrita esfera penal, o Cdigo Penal, em seu artigo 184, prev punio aos violadores dos direitos autorais. Assim, o referido cdigo estabelece que: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe so conexos: (Redao dada pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) Pena deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redao dada pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) 1o Se a violao consistir em reproduo total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretao, execuo ou fonograma, sem autorizao expressa do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: (Redao dada pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) 2o Na mesma pena do 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expe venda, aluga, introduz no Pas, adquire, oculta, tem em depsito, original ou cpia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violao do direito de autor, do direito de artista intrprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cpia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorizao dos titulares dos direitos ou de quem os represente. (Redao dada pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) 3o Se a violao consistir no oferecimento ao pblico, mediante cabo, fibra tica, satlite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usurio realizar a seleo da obra ou produo para receb-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorizao

expressa, conforme o caso, do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: (Redao dada pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Includo pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) 4o O disposto nos 1o, 2o e 3o no se aplica quando se tratar de exceo ou limitao ao direito de autor ou os que lhe so conexos, em conformidade com o previsto na Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cpia de obra intelectual ou fonograma, em um s exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto. (Includo pela Lei n 10.695, de 1.7.2003) Finalmente, h que se propugnar por um equilbrio, de modo que a acepo privatstica dos direitos autorais, no anule o vis pblico desses direitos. Nesse sentido, a Constituio Federal, em seu artigo 5, estabelece que: XXII - garantido o direito de propriedade, e ato contnuo: XXIII - a propriedade atender a sua funo social. Assim, Allan Rocha de Souza[14] explica que: O atendimento necessrio ao cumprimento da funo social pelo proprietrio deve ser efetivado em todas as suas manifestaes (da propriedade) e sob as diversas formas de utilizao, possibilitadas pelo progresso tecnolgico, aliado proliferao dos tipos contratuais, os bens econmicos, enquanto suporte do direito de propriedade, devem submeter-se ao princpio da funo social. E os preceitos constitucionais atuais legitimam a essncia composta dos direitos intelectuais, includos a os autorais, tornado parte fundamental da proteo individual o atendimento aos interesses da coletividade, sem o qual no haveria razo par esta proteo. Portanto, h que se ter em mente que qualquer proteo jurdica, somente crvel se o direito de propriedade no for abstrado de sua funo social. 4. DO PLGIO E OUTRAS FRAUDES. A complexidade do plgio faz com que o mesmo merea um capitulo especial nos direitos autorais. Ocorre que a contrafao, como explica Jos Carlos Costa Netto[15], consiste em uma acepo genrica, na qual se incluem qualquer utilizao no autorizada de obra intelectual. Trata-se, ainda valendo-se dos ensinamentos do referido autor, de um dos problemas seminais, na rbita do direito autoral, consubstanciando-se em uma modalidade de contrafao mais insidiosa, merecendo justificado repdio entre os doutrinadores dessa matria. Nesse sentido, a principiar nossa investigao sobre a origem desse mal; Carlos Fernando Mathias de Souza[16], explicando as razes histricas e etimolgicas do plagio, explica que:

Plgio vocbulo que chega ao portugus pelo latim plagium, que, por sua vez, origina-se do grego plagios, que significava, em suas origens, o desencaminhamento de escravos por meios oblquos. Alis, no direito romano, plagium era a venda fraudulenta de escravos. Ainda, apontando a complexidade que nsita a tal prtica, Carlos Fernando Mathias de Souza[17] explica que: Em direito de autor, plgio (advirta-se, desde logo) no se confunde com o crime previsto no art. 185, conhecido como usurpao de nome ou pseudnimo alheio, sujeito pena de deteno variando de seis meses a dois anos e multa. Com efeito, no plgio h a figura da usurpao, mas da essncia criativa da obra. Plgio no mera cpia ou reproduo servil de obra alheia. Ele algo mais sutil, posto que se caracteriza pelo aproveitamento, como roupagem diversa, da essncia criativa de obra anterior. Portanto, como j referido, no se trata de contrafao, como explica o citado autor, ou seja, a reproduo ou utilizao no autorizada da obra[18]; mas sim: criao louvada em criao verdadeira anterior[19]. Por tal razo, a prtica do plgio extremamente difcil de ser detectava, visto que o crime sempre dissimulado. Constitui-se, assim, em um tipo de usurpao intelectual mais elaborada e insidiosa. Nesse sentido, Jos Carlos Costa Netto[20] pondera que: Em vista sua gravidade, o jurista EDMAN AYRES DE ABREU no reluta em denomin-lo como verdadeiro assalto, destacando, tambm, como essencial a conduta do infrator em seus aspectos morais: Depois, o elemento primordial do plgio de ordem moral. Quem plagia sabe, perfeitamente, que est se apossando de algo que no seu. Portanto, mesmo que ningum perceba o plgio (o que muito difcil, em msica, pelo menos), o plagiador sabe que est agindo mal. (...) Assim, certamente, o crime de plgio representa o tipo de usurpao intelectual mais repudiado por todos: por sua malcia, sua dissimulao, por sua consciente e intencional m-f em se apropriar como se de sua autoria fosse de obra intelectual (normalmente j consagrada) que sabe no ser sua (do plagirio). Portanto, claro se afigura que os elementos subjetivos na configurao do presente ilcito so fundamentais, visto que o plgio existe como ato consciente, que necessita de planejamento e realizao minuciosa. Aspecto seminal, alis, na medida em que nos fornece subsdios, quanto identificao das prticas acadmicas voltadas a tal expediente.

E nesse sentido, pondere-se que a aplicao de polticas repressivas, por parte das universidades, portanto, devem levar em considerao esse dolo especfico, na medida em que o plagiador somente poder praticar o plgio, a partir de uma vontade consciente e metodicamente executada, o que afasta qualquer ponderao no sentido de sua prtica involuntria e inocente. A endossar tal concepo, Jos Carlos Costa Netto[21] explica que: No crime de plgio, a avaliao dos aspectos subjetivos, especialmente no que concerne efetiva inteno do agente, primordial. Trata-se de ao dolosa de usurpao (convenientemente camuflada) da obra alheia. Trata-se, o plgio, portanto, de ato consciente, planejado. Tal temtica, alis, no estranha aos nossos tribunais, os quais, por vrias ocasies, j puderam discutir a matria. Assim, exemplificativamente, colacionam-se os seguintes julgados, abordando a prtica do plgio nas universidades, e as conseqncias da derivadas, corroborando o rigor que deve estar adstrito represso a tais crimes. Portanto, tem-se claro que o plgio somente ocorre na efetiva usurpao da alma de obra intelectual alheia. No verificado, em situaes dbias, em que autor, nas lies de Nelson Hungria, citado por Jos Carlos Costa Neto[22], situa-se na regio fronteiria ente a tica e ilicitude; por conta de uma imitao remota ou fluda, respingado, ocasionalmente, em obra alheia. 5. O PAPEL DAS INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR Como explica Carlos Alberto Bittar[23], as universidades ante a integrao do ensinopesquisa-servios comunidade, apresenta enorme influncia social, nas reas de informao, formao profissional, produo tcnica e prestao de servios. Por conta dessas atividades, de cunho eminentemente intelectivo, sua relao com os direitos autorais umbilical. Inobstante, a prtica da contrafao e do plgio est disseminada nas Instituies de Ensino. A noo dessa realidade, mesmo que no se possa precisar o fenmeno em termos absolutos, notria. Nesse sentido, Obdlia Santana Ferraz Silva[24], ao ponderar sobre o papel da universidade, conclui que: Ento, compreende-se que a escola apenas forjou leitores e produtores de textos, sob as bases de uma leiturizao de efeitos paradoxais, pois ao invs de contribuir para a formao de sujeitos da pesquisa, que tomam a palavra de uma posio autorizada,

passam a seres apticos, reprodutores de saberes produzidos por outrem, isto , fracassados intelectualmente, plagiadores. Assim, o plgio impera! Por sua facilidade e ausncia de compromisso tico dos alunos com a pesquisa e o processo da aprendizagem. Em razo da falta de ateno dos professores a tal prtica, graa a impunidade. fato que por conta da falta de esclarecimento das conseqncias individuais e coletivas dessa prtica; a soluo de se valer das idias alheias como se fossem suas, em acepo mais ou menos elaborada, toma corpo e faz escola. Nesse sentido, Obdlia Santana Ferraz Silva[25] explica que: Deste modo, na busca por caminhos mais fceis e mais velozes, e tendo como aliada a natureza aparentemente pblica do contedo on-line, alm da disponibilidade/acessibilidade dos hipertextos digitais, essa prtica tem se dado, na universidade, de forma mais abrangente e acentuada, haja vista a velocidade na transmisso das informaes cruas ou refinadas e a grande quantidade de textos/obras disposio do leitor, na Internet: Fica difcil no plagiar com tantas oportunidades (GB), declara um graduando envolvido na pesquisa. Tal fato vem potencializando esse clssico problema no espao acadmico: o plgio, como apropriao de linguagem e de idias do outro; a violao da propriedade intelectual. Em outra passagem, ainda Obdlia Santana Ferraz Silva[26] pontua que: Na obra Distrbio eletrnico, os autores afirmam que o plgio, no sentido em que se almeja abordar aqui, talvez seja algo muito caracterstico da cultura ps-livro, tendo em vista a atual economia da informao/conhecimento que se configura a partir do surgimento da Internet e o manuseio constante e rpido do hipertexto, que veio apenas expor vista, com a cultura digital, aquilo que a cultura do papel sempre deixou na obscuridade. Portanto, um ponto nevrlgico reside na necessidade de se delimitar como alguma preciso, a linha fronteiria ente a ingenuidade e a m-f. Nesse sentido, a importncia do esclarecimento sobre o que plgio e quais a conseqncias que derivam de sua prtica primordial, principalmente quando estamos a nos referir internet, com a oferta vasta em sem controle de textos mil, para todos os gostos e particularidades cientficas. Vincio Carrilho Martinez, nesse pormenor, enftico, ao ponderar que: preciso, enfim, distinguir a enorme e brutal diferena entre livre divulgao das mensagens produzidas, a exemplo do conhecimento, do ato famigerado e inescrupuloso do plgio, pois que h uma distncia abismal entre "democratizar a informao" e o estelionato intelectual, entre a comunicao democrtica e a falsidade intelectual. Alis, aquele que se baseia no modelo, em tese, no se furta citao regular das fontes, at mesmo porque citar a fonte inspiradora, que deu origem ao "modelo e formato" do trabalho, uma das formas de se buscar ainda mais idoneidade e credibilidade ao que fora

produzido e apresentado. O gesto da citao, alm da honestidade intelectual e do valor moral, agrega valor intelectual e cientfico, uma vez que passamos a apresentar uma tese ou um modelo que muitos outros tambm endossam a procedncia e a qualidade. Com a citao buscamos amparo e apoio em outros que, em tese, teriam mais experincia ou conhecimento do que ns, naquele momento. Importante, desse modo, que as Instituies de Ensino adotem polticas institucionais que abordem esse tipo de problema, propondo aes que derivem no esclarecimento dos discentes e docentes, assim como voltadas preveno dessa prtica, e, finalmente, condutas aptas a coibir e punir os que, deliberadamente, incorrem em tal delito. Apontando nessa direo, Obdlia Santana Ferraz Silva[27] pondera que: Em virtude dessa realidade, acredita-se ser relevante pensar-se em projetos/aes que estimulem o exerccio da construo da autoria/autonomia na universidade. Torna-se vital uma reflexo sobre a prtica do plgio entre os graduandos, professores em formao, visto ser este um problema que tem tomado propores crticas, pois roubar de si mesmo a possibilidade de um outro pensar, da inventividade um preo muito caro que o sujeito tem a pagar. Ainda nesse sentido, Obdlia Santana Ferraz Silva[28] observa que: Mas fato que essa discusso sempre se impe e se descreve no cenrio educacional, sob novos pontos de vista, uma vez que a histria no gagueja, nem caduca, mas se renova. Ademais, O novo no est no que dito, mas no acontecimento de sua volta (FOUCAULT, 2005, p. 26). Ento, a questo da formao do sujeito leitor/produtor de texto, com autonomia para lidar e apropriar-se do conhecimento, sempre preterida no espao escolar, da educao bsica universidade, sempre se apresenta sob vestimentas multifacetadas, olhares diversificados, diferentes vertentes, gerando um sentimento de eterno recomeo. Portanto, a questo do plgio nas universidades e instituies de ensino de um modo geral, deve ser enfrentado com coragem e bom senso, de forma a se buscar o efetivo convencimento dos discentes, que tal prtica consagra o seu fracasso enquanto aluno e revela a total inutilidade da pesquisa enquanto processo cognitivo. Ademais, na outra ponta, como j fora propugnado, chegada a hora de se pautarem polticas que cobam tal prtica com mo de ferro, ao se detectar sua ocorrncia, pois est se lidando com uma prtica criminosa, com todas as derivaes da decorrentes. Justificando-se a, o tom enftico que deve ser adotado pela universidade. Nesse sentido, Vincio Carrilho Martinez deixa claro que: 1. Toda forma de plgio, cpia intencional e dolosa, assemelhando-se desonestidade intelectual, falsidade ideolgica, crime de falsificao, adulterao ou simples remoo da fonte ou da identificao do seu criador, com a subseqente nomeao do falsrio, deve ser coibida, inibida, reprimida, punida, para que no se estimule o dolo e a corrupo.

2. Independentemente das alegadas razes do sistema ou do capital, se devemos ou no dar razo proteo dos direitos autorais, por ser direito de propriedade isto no est em jogo na anlise deste parecer , nada substituiu a necessria honestidade de quem se depara com o fato ou com os dados, porque o processamento dos dados supe haver uma fonte legtima para esses dados. Neste parecer, no se trata de uma crtica ao sistema, mas sim de um alerta claro e inequvoco da necessidade de mais tica e compromisso com a verdade no meio acadmico. 3. Precisamos fornecer bons sinais de conduta aos jovens, indicando-lhes que fundamental/essencial crer e praticar a honestidade. Portanto, necessrio entender-se que o direito de acesso irrestrito ao conhecimento somente possvel em uma ambiente que acalente o dever tico de honestidade intelectual. 6. CONCLUSO Os direitos do autor possuem uma importncia fundamental no desenvolvimento social da humanidade. Ao revs, exprimem-se como derivativos da personalidade do autor. Portanto, os direitos autorais apresentam-se como direitos fundamentais. A proteo desses direitos, dessa forma, deve-se dar com equilbrio, de modo a no se concentrar no vis privatstico, anulando o seu carter pblico. Assim, por conseguinte, deve-se salvaguardar a autoria das obras intelectuais, com os seus derivativos patrimoniais, sem impedir, de outra ponta, o acesso da coletividade a essas fontes culturais. Por sua vez, no que tange ao plgio, aspecto particular do direito autoral. O mesmo se constitui em insidiosa prtica criminosa. Por todas as suas nuances nefastas deve ser combatido com rigor, uma vez detectada a sua ocorrncia. Quanto mais no ambiente acadmico, visto que expressa o contrrio de tudo o que se espera de um discente, o qual espelha o seu desenvolvimento intelectual na originalidade de seu processo de aprendizagem. Portanto, as universidades devem encarar a necessidade de se combater o plgio, como poltica institucional, propugnando por aes preventivas, voltadas ao esclarecimento do corpo discente. E, uma vez vencida essa etapa, atuar de forma decisiva, expurgando a prtica do plgio em suas dependncias, a partir da punio exemplar dos infratores.

Referncias

BITTAR, Carlos Alberto. Contornos Atuais do Direito do Autor. 2 ed. Editora Revista dos Tribunais: So Paulo, 1999. BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui %C3%A7ao.htm, acesso em 19/05/2011. BRASIL, Cdigo Penal. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/Del2848compilado.htm, acesso em 19/05/2011. BRASIL, Lei 9610, de 19 de Fevereiro de 1998. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm, acesso em 19/05/2011. ONU, Declarao Universal dos Direitos do Homem. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/onu3.htm, acesso em 19/05/2011. MARTINEZ, Vincio Carrilho. Plgio em trabalho universitrio e o papel do educador. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1081, 17 jun. 2006. Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/16692. Acesso em: 17/05/ 2011. NETTO, Jos Carlos Costa. Direito Autoral no Brasil. So Paulo: FTD, 1998. SILVA, Obdlia Santana Ferraz Silva. Entre o plgio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educao. V. 13, n 38, maio/agosto de 2008. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/12.pdf. Acesso em 17/05/2011. PIMENTA, Eduardo S. Dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1994. SOUZA, Carlos Fernando Mathias de. Direito Autoral. Braslia: Braslia Jurdica, 1998. SOUZA, Allan Rocha de. A Funo Social dos Direitos Autorais. Campo de Goytacazes: Ed. Faculdade de Direito de Campos, 2006.

Notas: [1] PIMENTA, 1994, p. 14. [2] NETTO, 1998, P. 18. [3] SOUZA, 1998, p. 23. [4] BITTAR, 1999, p. 36. [5] SOUZA, 2006, pp. 13 e 14. [6] NETTO, 1998, p. 46.

[7] BITTAR, 1999, p. [8] PIMENTA, 1994, pp. 16 e 17. [9] SOUZA, 2006, p. 20. [10] NETTO, 1998, p. 22. [11] SOUZA, 2006, pp. 130 e 131. [12] SILVEIRA, 1994, p. 42. [13] SOUZA, 2006, p. 148. [14] SOUZA, 2006, p. 141. [15] NETTO, 1998, p. 187. [16] SOUZA, 1998, p. 67. [17] Ibidem, 1998, p. 67. [18] Ibidem, 1998, p. 67. [19] Ibidem, 1998, p. 67. [20] NETTO, 1998, p. 189. [21] NETTO, 1998, p. 189. [22] NETTO, 1998, p. 191. [23] BITTAR, 1999, p. 216. [24] SILVA, 2008. [25] Ibidem, 2008. [26] Ibidem, 2008. [27] SILVA, 2008. [28] Ibidem, 2008.

O mbito Jurdico no se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidria, pelas opinies, idias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

You might also like