You are on page 1of 7

1

Estudo sobre o texto Freud, A Sociedade, A Histria, de Cornelius Castoriadis


Daniel Delmanto

Introduo.
O objetivo do presente texto aprofundar a discusso iniciada, no Grupo de Trabalho em Cornelius Castoriadis - GTCC, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em torno da obra Mal-estar da civilizao, de Freud; tendo como principal fonte o texto Freud, a sociedade, a histria, de Cornelius Castoriadis.1 No prefcio da edio de lngua inglesa online do livro de Castoriadis2, lemos que o texto Freud, a sociedade, a histria apresenta uma viso aprofundada de sua viso psicanaltica, articulada com sua viso poltica, para propor uma discusso a respeito das mudanas de personalidade na sociedade contempornea. Outro tema, referente sua abordagem social-histrica da pulso de morte, diferentemente do universalismo e biologicismo da abordagem freudiana clssica, ser discutido tambm neste texto. Quando o texto Freud, a sociedade, a histria foi escrito, para um dicionrio de filosofia poltica, a teoria psicanaltica j havia adentrado as bases intelectuais da poca. Segundo Castoriadis, o objetivo deste texto esboar as grandes linhas de uma discusso dos aportes certos ou possveis da elucidao psicanaltica a um pensamento do poltico ou da poltica distino conceitual para designar, no primeiro caso, as instituies e leis que detm o monoplio das significaes legtimas, em todas as sociedades, e tudo o que concerne a este poder explcito, como os modos de acess-lo, a maneira apropriada de geri-lo etc., e, no segundo caso, a atividade de questionamento refletido e lcido da validade de direito das instituies estabelecidas numa dada sociedade3 -, ao mesmo tempo em que falar sobre as deficincias que lhe podem ser imputadas ou das aporias que ela faz surgir. A discusso est centrada na prpria obra de Freud.

Esse texto encontra-se em CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto IV: a ascenso da insignificncia. So Paulo: Paz e Terra, 2002. pp. 163-180. 2 Publicao disponvel no stio: www.notbored.org/RTI.pdf. 3 Sobre esta distino, ver os textos de Castoriadis, Poder, poltica e autonomia in Encruzilhadas do labirinto 3: o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 e A democracia como procedimento e como regime, in As encruzilhadas do labirinto IV: a ascenso da insignificncia. Op. Cit.

Segundo Castoriadis, o que aproxima os temas da poltica e da psicanlise est na possvel relao desta ltima com uma antropologia filosfica e poltica4, cujo abandono, nos ltimos tempos, tem levado junto com ele toda sociologia e toda histria que no se limitem descrio. 5 Neste texto, Castoriadis segue uma categorizao da obra freudiana entre, de um lado, os textos propriamente psicanalticos, cujas contribuies sobre temas como a descoberta do inconsciente dinmico e do recalcamento, a interpretao dos sonhos, a teoria das pulses e das neuroses, a concepo do narcisismo ou a da agressividade, para mencionar apenas as principais, podem ser consideradas definitivas, e, de outro, os textos referentes sociedade, de importncia menor do que os primeiros em termos de contribuies para a rea sociolgica, embora muito ricos em ideias e incitaes para pensar, como todos os textos de Freud. Nesta categoria dos textos sociais encontra-se o texto Mal-estar da civilizao. O presente texto segue a tematizao proposta por Castoriadis, todas relativas s possveis contribuies da psicanlise s questes que se seguem.

1. Das origens da sociedade, ou seja, de fato, do processo de hominizao da espcie.


Nesta parte, Castoriadis d uma outra significao ao mito cientfico de Totem e tabu, diferentemente de sua significao freudiana, como uma explicao da gnese da sociedade a partir de um acontecimento, atravs da explicao tambm da questo essencial, para Freud, do surgimento das instituies, em seu sentido estrito, limitadas ao interdito do incesto e ao interdito do crime intracl. Para alm da refutao do mito cientfico no campo dos saberes positivos, pela etnologia contempornea (vide LviStrauss, O totemismo hoje), que, no entanto, nenhuma resposta oferece justificvel questo colocada por Freud dos dois interditos maiores uma resposta neodarwiniana, por sua vez, no completamente verdadeira -, e de outras objees dirigidas aos mitos de origem, em geral, devido o fato de todos eles pressuporem implicitamente aquilo cujo surgimento desejam explicar, permanece na sombra tambm
4

Segundo Castoriadis, filosofia e poltica so atividades essencialmente antropolgicas, pois ambas so criaes humanas para a realizao consciente de sua especificidade, enquanto nico ser que pode alterar as leis, as determinaes de seu prprio ser. Sobre este assunto ver Antropologia, Filosofia, Poltica in As encruzilhadas do labirinto IV: a ascenso da insignificncia. Op. cit. 5 Para uma viso ampliada dos pressupostos polticos de Castoriadis, ver o texto Pense Politique in Ce qui fait la Grce: DHomre Hraclite. Paris: Seuil, 2004, Annexe 2, pp. 273-310. Este texto encontrase traduzido em portugus, pelo Prof. Dr. David V-E Tauro.

o imenso componente positivo de todo o conjunto de instituies e das significaes que essas instituies veiculam, e isso se d devido necessidade, a que Freud se limita, de considerar outras instituies, entendidas no sentido amplo, como a linguagem, a tcnica, entre outras, como dados ou evidncias em sua explicao. Por outro lado, os temas da introjeo da imago paterna tanto do pai quanto da me, embora Freud no tenha dito nada sobre esta ltima e da identificao a ela, com a consequente constituio no inconsciente do ser humano singular de uma instncia, Superego e/ou Ideal do ego, que interdita e prescreve, do ao mito cientfico, segundo Castoriadis, a significao de uma elucidao dos processos psquicos que constituem a escora da socializao dos indivduos, pois condicionam a interiorizao por estes, em sua situao infantil, das instituies e das significaes sociais. Alm disso, Castoriadis lembra que no Mal-estar da civilizao possvel vislumbrar o eco da grande reviso que Freud faz em sua teoria das pulses e do aparelho psquico, em Para alm do princpio do prazer, de 1920; pela descrio das pulses, no apenas como sexuais ou libidinosas, mas tambm e principalmente agressivas, voltadas para a destruio do outro, tanto quanto de seu prprio sujeito, formando uma dualidade entre Eros/Thnatos.

2. Da estrutura e do contedo das instituies sociais e polticas e, em particular, do poder e da dominao, da desigualdade instituda dos sexos, do trabalho e do saber e, enfim, da religio.
Nesta parte, Castoriadis afirma que se no podemos esperar da psicanlise uma explicao para a origem da sociedade como tal, tampouco podemos exigir-lhe uma explicao do contedo e da estrutura das instituies sociais. No caso da instituio trabalho, Castoriadis aponta duas dificuldades, uma com relao tentativa de Freud de reduzi-lo ao princpio de realidade e ao reconhecimento da necessidade de adiar a satisfao das pulses (ou das necessidades), e a outra relativa ao postulado implcito e ilusrio, que Freud compartilha com todo o Ocidente da poca, de uma progressividade imanente s atividades humanas. O mesmo ocorre com relao ao saber e suas razes na curiosidade provinda da sexualidade infantil, ou seja, em pulses, sobre as quais a importante teoria da sexualidade infantil nada vem a esclarecer em termos de origem, especificidade e histria. Nenhum esclarecimento em Freud ou em outros autores que tratam do tema, tambm sobre a questo do surgimento e a

persistncia da dominao nas sociedades divididas de maneira assimtrica e antagnica. 6 Com relao s contribuies freudianas para a questo da dominao patriarcal, constatada praticamente em todas as sociedades conhecidas, Castoriadis afirma que so muito ricas, mas tambm discutveis. Neste caso, o sexo anatmico pode dar conta da diferena instituda dos gneros, no da dominao de um sobre o outro, o que ocorre frequentemente quando a necessidade de assimetria entre homens e mulheres, que deve regular, mais ou menos, isso outra questo, as relaes entre estes, em toda sociedade, se transforma em necessidade de dominao de um gnero pelo outro. O problema principal da tentativa de explicao do patriarcalismo, atravs da elucidao de alguns fatos psicolgicos, a partir da postulao da situao comum a meninos e meninas como presas do complexo de dipo, consiste em que a situao que se pretende explicar, neste caso, o prprio patriarcalismo, deve ser postulada como j estando presente visveis ressonncias do estado da horda primitiva - e simplesmente condenada a se reproduzir constantemente. Tambm no pode dar conta do patriarcado a contrao na figura do pai de quatro papis, decisivos neste tipo de instituio da sociedade, a saber, como genitor biolgico, objeto de desejo da me, rompendo o estado de fuso que tende a se instaurar entre ela e a criana (qualquer que seja o sexo), modelo de identificao para os meninos e de objeto sexual valorizado pelas meninas; enfim, e principalmente, instncia de poder e representante da lei. Apesar da caracterstica essencial desse papel do pai na maturao psicossocial da criana, impossvel sustentar que se trate de uma condio inelutvel. Por ltimo, no pode existir dvida sobre o lado patriarcal do prprio Freud, no mito de Totem e tabu, no qual mes e irms no representam papel algum ou quando ele considera a androcracia divina, sobretudo no monotesmo como uma evidncia.

3. Da historicidade das instituies, em sua estrutura e em seu contedo.


Segundo Castoriadis, a legitimao para as exigncias de uma teoria psicanaltica da sociedade e da Histria dada pelo prprio Freud, atravs de sua afirmao repetida de que uma distino entre um inconsciente individual e um

Na verso de lngua inglesa online, citada anteriormente, encontra-se a seguinte nota de rodap, includa pelo tradutor: Ver IIS, pp. 151-156, sobre o aparecimento da diviso antagnica da sociedade em classes, a qual continua a estar envolvida em profundo mistrio. (grifos no original). IIS a abreviao do nome da obra A Instituio Imaginria da Sociedade, de Castoriadis.

inconsciente coletivo no tem razo de ser, de que no existe seno um inconsciente da espcie humana. Mas, ento, o que dizer com a imensa variedade das sociedades e das culturas humanas? A resposta de Freud, que demonstra suas difceis relaes com a historicidade, a de ver as diferenas entre as sociedades como efeitos da Histria e de suas diferentes etapas de desenvolvimento em cada sociedade considerada, resposta que traz implcita a postulao da imanncia de um fator de progresso, pelo menos no domnio da realidade natural e do conhecimento cientfico, mas que torna dificilmente compreensvel a existncia de momentos de ruptura, presentes no cerne tanto de Totem e tabu quanto de Moiss e o monotesmo. Apesar das indicaes fascinantes, Moiss e o monotesmo fracassa em seu propsito central de elucidar as origens do monotesmo. Alm do paradoxo, geralmente no observado, de que, segundo Freud, quando a histria do monotesmo comea, ele j havia sido inventado (culto exclusivo do Sol introduzido por Akhenaton fato historicamente atestado), o motivo atribudo por Freud a este fato, ligado transformao do Egito em um grande imprio, com um poder absoluto concentrado em uma nica pessoa, a do fara, , ao mesmo tempo, banal e insustentvel, diante dos exemplos dos chineses, romanos e tantos outros que no foram monotestas, e sem relao com a ideia, tantas vezes repetida, de que o Deus nico seria uma projeo da imago infantil do pai. Outro argumento utilizado por Freud refere-se s razes da extraordinria ligao do povo judeu com a religio, atribudas ao retorno do crime recalcado, de terem matado o seu libertador, Moiss, devido intolerncia quanto represso das pulses exigidas pela nova religio, e culpabilidade que acompanha este crime. Vale pena citar a concluso de Castoriadis, nesta parte, ipsis litteris.

, entretanto, difcil admitir que, se os egpcios houvessem condenado Akhenaton morte (em lugar de se limitarem a colocar seu filho sob tutela, depois da morte do pai), eles teriam transformado-se em quase hebreus. Tambm nada torna inteligvel a continuao/alterao do monotesmo entre os cristos e os mulumanos. Como no mito cientfico de Totem e tabu, o fato massivo da criao social-histrica aqui tambm objeto de uma tentativa de ocultao por meio de reconstrues pretensamente inteligveis e, na verdade, mais do que frgeis. (p. 174).

4. Da poltica como tal, a saber, do contedo de uma transformao desejvel das instituies, do sentido deste desejvel, das possibilidades e dos limites de uma tal transformao.
Esta ltima parte do texto se inicia com diversas interrogaes sobre as possveis contribuies da psicanlise para o pensamento poltico, na medida em que ela leva a considerar a repetio e a reproduo do existente, asseguradas pela prpria natureza do processo de socializao do ser humano, como trao prevalecente das sociedades humanas. Do esforo empreendido por Freud para criticar as instituies sociais de sua poca (em substncia, idnticas s da nossa), podemos ressaltar alguns aspectos, como a resoluo do mito totmico pela instaurao de uma instituio igualitria, a democracia primitiva dos irmos (as irms permanecem, evidentemente, postas de lado). Esta soluo pode ser considerada, devido a sua escora numa instncia imaginria que garante a instituio, representada pela transformao do pai assassinado em totem, como equivalente alienao ou heteronomia, mas a esperana expressa em O futuro e Mal-estar significa que a transposio do totemismo possvel. Castoriadis coloca como central a questo dos limites da socializao das pulses, e fornecendo a esta, a resposta provvel no sentido de uma transposio das identificaes narcisistas tribais. No pela invocao, como fez Freud, do Logos, que superestima a dimenso racional da existncia humana e no leva em conta a fragmentao do imaginrio social em imaginrios mltiplos e rivais. Nem pela

possibilidade de uma fuso das culturas humanas em uma cultura da humanidade. O ecletismo banal e vazio da cultura universal do Ocidente contemporneo um convite a uma maior circunspeo. Alm disso, Castoriadis no perde de vista, apesar do niilismo poltico da esmagadora maioria dos analistas contemporneos, a questo do fim e dos fins da atividade analtica. Algumas formulaes de Freud, nesse sentido, assinalam claramente para a psicanlise como fim um projeto de autonomia do sujeito encarnada na capacidade de elucidao das pulses inconscientes e no reforo de uma instncia de reflexo e de deliberao, que Freud chama o Eu. Castoriadis, lembra que, na formao do sujeito, importa tambm o papel desempenhado pelas instituies, em sua funo socializadora, e que o projeto psicanaltico deve se constituir numa norma para julgar essas instituies, segundo entravem ou facilitem o acesso dos sujeitos sua autonomia,

e segundo sejam ou no capazes de conciliar a autonomia individual com a autonomia da coletividade.

Concluso
Como dissemos na introduo, este texto tem como objetivo subsidiar o estudo do texto Mal-estar da civilizao, de Freud, portanto demos destaque aos temas sociolgicos abordados por Castoriadis, em seus comentrios da obra freudiana.

Referncias

CASTORIADIS, C. As Encruzilhadas do labirinto [EL4] [Trad. Regina Vasconcellos : a Ascenso da Insignificncia . So Paulo: Paz e Terra, 2002. _____________Ce qui fait la Grce: DHomre Hraclite. Paris: Seuil, 2004, Annexe 2, pp. 273-310.

_____________As Encruzilhadas do labirinto [EL3]. O Mundo Fragmentado. Trad. Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1992.

_____________A Instituio Imaginria da sociedade: trad. Guy Raynaud, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

Freud, S. (1974). O mal-estar na civilizao. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 21, pp. 81171). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original Publicado em 1930)

You might also like