You are on page 1of 8

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO (UEMA) CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS (CESC) DEPARTAMENTO DE QUMICA E BIOLOGIA (QUIBIO) CURSO: QUIMICA LICENCIATURA DISCIPLINA: POLUIO AMBIENTAL PROFESSOR: JEAN CSSIO FARIA DE FREITAS

ANLISE QUALITATIVA DE AMNIA EM GUA

CAXIAS-MA Maio/2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO (UEMA) CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS (CESC) DEPARTAMENTO DE QUMICA E BIOLOGIA (QUIBIO) CURSO: QUIMICA LICENCIATURA DISCIPLINA: POLUIO AMBIENTAL PROFESSOR: JEAN CSSIO FARIA DE FREITAS

ANLISE QUALITATIVA DE AMNIA EM GUA

ACADMICOS: Luana de Arruda Bonfim Rayan Soares dos Santos Jadiel de Almeida Gomes

CAXIAS-MA Maio/2012

SUMRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

INTRODUO .................................................................................................................. 4 OBJETIVOS........................................................................................................................ 5 MATERIAIS ....................................................................................................................... 4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL .............................................................................. 5 RESULTADOS E DISCUSSES ...................................................................................... 5 CONCLUSO ............................................................................................ ....................... 6 REFERNCIAS.....................................................................................................................6 ANEXO...........................................................................................................................8

ANLISE QUALITATIVA DE AMNIA EM GUA

1. INTRODUO

Amnia ocorre na gua quase que exclusivamente sob a forma de on amnio (NH4+). A amnia presente na gua pode ser proveniente de vrias fontes, que inclui resduos industriais, chuva aps perodo de seca em reas industriais e fertilizantes. Do ponto de vista toxicolgico, a amnia no significa um problema, todavia, sua presena interfere no processo de desinfeco da gua por cloreto devido formao do NCl3 que apresenta odor desagradvel. Alm disso, a amnia pode ser oxidada a nitrito e nitrato por reaes biticas e abiticas e, quando em excesso, pode resultar no aumento de populaes de bactrias (inclusive coliformes), em sistemas de distribuio de gua. Outro problema a amnia resultante da decomposio de protenas animais e vegetais. Neste contexto, o amnio serve como um indicador da poluio bacteriolgica da gua por coliformes fecais proveniente de lixo domstico entre outros. Por isso gua potvel deve apresentar ausncia de amnio. Nitrognio amoniacal corresponde ao nitrognio proveniente de um composto derivadodo amonaco. normalmente expresso em miligramas de nitrognio por litro (NBR 9896/1993). Em uma anlise de gua os compostos de nitrognio so registrados como: nitrognio orgnico, nitrognio amoniacal, nitrognio Kjeldahl, nitrato, nitrito. A presena de compostos de nitrognio na gua usualmente admitida como indicao da presena de matria orgnica. A amnia a mais reduzida forma de nitrognio orgnico em gua e inclui NH3 (amnia) eNH4+ (on amnio) dissolvidos. Embora a amnia seja somente um pequeno componente no ciclo total do nitrognio, esta contribui para a fertilizao da gua tendo em vista que o nitrognio um essencial nutriente para as plantas. guas naturais contm concentraes de nitrognio amoniacal inferiores a 0,1 mg/L. A amnia uma substncia txica no persistente e no cumulativa e sua tipicamente baixa concentrao no afeta ao homem nem a mamferos em geral. Peixes so mortos por asfixia em guas com grande quantidade de amnia, pois esta reduz acapacidade de transporte de oxignio do sangue destes animais. Sais de amnia destroem os concretos, e a interao da amnia com o cloro, pode afetar a eficincia da desinfeco da gua.

2. OBJETIVO:

Verificar a presena de amnia em gua utilizando o reagente geral de Nessler. Analisar qualitativamente a amostra de gua.

3. MATERIAIS

Materiais Utilizados: 02 (dois) Bqueres de 100 mL Duas amostras de gua (mineral e destilada) Conta-gotas

Reagentes: Reagente de Nessler (HgCl2 + KCl ou HgI2/KI em meio alcalino)

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Procedimento 1: Pegamos dois bqueres de 100 mL, no primeiro colocamos 10 mL de amostra de gua mineral e no outro 10 mL de gua destilada. Em seguida adicionamos duas a trs gotas do reagente de Nesslex com o auxiliou de uma conta gotas. E prosseguimos as anotaes.

5. RESULTADOS E DISCURSES:

O reagente de Nessler um reagente que foi utilizado para identificamos a presena de amnia (NH4) na gua. Quando adicionamos o reagente nas amostras de gua destilada e mineral no ocorreu mudana de cor. Portanto, segundo a literatura quando a amnia estiver presente a soluo apresentar uma cor marrom. No caso na experincia isso no aconteceu, evidenciando assim uma amostra livre do on NH4+.

6. CONCLUSO:

Esta anlise quantitativa nos forneceu um resultado que no que se refere a presena ou no do on amnia NH4+ na gua. Sendo uma anlise muito importante para o nosso conhecimento, pois este serve como meio de nutrio bacteriana de gram negativos que so os coliformes fecais, gerando assim um problema de ordem sanitria a populao que vier a consumir esta gua sem tratamento devido.

7. BIBLIOGRAFIA: INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analticas do Instituto Adolfo Lutz. Mtodos qumicos e fsicos para anlise de alimentos. v. 1. 2 ed. So Paulo, 1976. VOGEL, A. I. Qumica analtica qualitativa, So Paulo, Editora Mestre Jou, 1981. ALEXEV, V., Anlise qualitativa. Edies Lopes da Silva, Porto, 1982.

ANEXO

Questionrio da Prtica 1) Escreva as reaes qumica envolvidas na transformao da amnia em nitrito e nitrato. O que ocorre com o nmero de oxidao do nitrognio nestas reaes? Trata-se de reaes de oxidao ou de reduo?

NH4OH + 2O2 NH4OH + 3/2O2 NO2 + 1/2O2 NH4 + 3/2O2 NO2 + 1/2O2

HNO3 + 2H2O NO2 + 2H2O NO3 2H+ + 2H2O + NO2 NO3

Aumenta o nmero de oxidao Ocorre uma reao de oxidao

You might also like