You are on page 1of 6

Lista de Eletrosttica - Ufpel Ufrgs Ufrs Ufsm

www.aulasdefisica.com.br

1. (Ufrs 1997) Uma partcula, com carga eltrica q, encontra-se a uma distncia d de outra partcula, com carga -3q. Chamando de F1 o mdulo da fora eltrica que a segunda carga exerce sobre a primeira e de F2 o mdulo da fora eltrica que a primeira carga exerce sobre a segunda, podemos afirmar que a) F1 = 3F2 e as foras so atrativas. b) F1 = 3F2 e as foras so repulsivas. c) F1 = F2 e as foras so atrativas. d) F1 = F2 e as foras so repulsivas. e) F1 = F2 / 3 e as foras so atrativas. 2. (Ufrs 1997) Trs esferas metlicas idnticas, mantidas sobre suportes isolantes, encontram-se inicialmente afastadas umas das outras, conforme indica a figura ( a ). Duas das esferas esto eletricamente carregadas, uma com 9x10-6C e a outra com 15x10-6C, enquanto a terceira est descarregada. As trs esferas so ento colocadas em contato, de modo que se toquem mutuamente, conforme indica a figura (b).

carregada colocada no ponto mdio do segmento de reta que une os centros das duas esferas. O valor da fora eletrosttica que a pequena esfera sofre por parte da carga q1 a) igual ao valor da fora que ela sofre por parte da carga q2. b) quatro vezes maior do que o valor da fora que ela sofre por parte da carga q2. c) quatro vezes menor do que o valor da fora que ela sofre por parte da carga q2. d) dezesseis vezes maior do que o valor da fora que ela sofre por parte da carga q2. e) dezesseis vezes menor do que o valor da fora que ela sofre por parte da carga q2. 5. (Ufrs 1998) Duas partculas, cada uma com carga eltrica positiva q, esto colocadas nas posies A e B, conforme indica a figura a seguir. Outra partcula, com carga eltrica negativa -q, ocupa a posio C. A fora eltrica exercida sobre a carga em B, devido s cargas em A e C, tem mdulo 2F.

Se a carga que est em A for colocada na posio P, a fora eltrica exercida sobre a carga em B ter mdulo a) 1 F b) 2 F c) 3 F d) 4 F e) 5 F Assinale a alternativa que fornece os valores corretos das cargas eltricas que as esferas apresentam aps terem sido postas em contato: a) 0 C, 0 C, 0 C b) 9 x 10-6 C, 15 x 10-6 C, 0 C c) 12 x 10-6 C, 12 x 10-6 C, 0 C d) 8 x 10-6 C, 8 x 10-6 C, 8 x 10-6 C e) 2 x 10-6 C, 2 x 10-6 C, 2 x 10-6 C 3. (Ufrs 1996) Analise as afirmativas, a seguir, identificando a INCORRETA. a) Quando um condutor eletrizado colocado nas proximidades de um condutor com carga total nula, existir fora de atrao eletrosttica entre eles. b) Um basto eletrizado negativamente colocado nas imediaes de uma esfera condutora que est aterrada. A esfera ento se eletriza, sendo sua carga total positiva. c) Se dois corpos, inicialmente neutros, so eletrizados atritando-se um no outro, eles adquiriro cargas totais de mesma quantidade, mas de sinais opostos. d) O para-raio um dispositivo de proteo para os prdios, pois impede descargas eltricas entre o prdio e as nuvens. e) Dois corpos condutores, de formas diferentes, so eletrizados com cargas de -2C e +1C. Depois que esses corpos so colocados em contato e afastados, a carga em um deles pode ser -0,3C. 4. (Ufrs 1996) Considere um sistema de duas cargas esfricas positivas (q1 e q2), onde q1 = 4 q2. Uma pequena esfera 6. (Ufrs 1998) Duas grandes placas planas carregadas eletricamente, colocadas uma acima da outra paralelamente ao solo, produzem entre si um campo eltrico que pode ser considerado uniforme. O campo est orientado verticalmente e aponta para baixo. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. Uma partcula com carga negativa lanada horizontalmente na regio entre as placas. medida que a partcula avana, sua trajetria ...................., enquanto o mdulo de sua velocidade ...................... . (Considere que os efeitos da fora gravitacional e da influncia do ar podem ser desprezados.) a) se encurva para cima - aumenta b) se encurva para cima - diminui c) se mantm retilnea - aumenta d) se encurva para baixo - aumenta e) se encurva para baixo - diminui 7. (Ufrs 1998) Uma carga eltrica puntiforme positiva deslocada ao longo dos trs segmentos indicados na figura a seguir, AB , BC e CA , em uma regio onde existe um campo eltrico uniforme, cujas linhas de fora esto tambm representadas na figura.

www.aulasdefisica.com.br

Assinale a alternativa correta. a) De A at B a fora eltrica realiza sobre a carga de um trabalho negativo. b) De A at B a fora eltrica realiza sobre a carga de um trabalho nulo. c) De A at B a fora eltrica realiza sobre a carga um trabalho de mdulo igual a IWCAIcos, onde IWCAI o mdulo do trabalho realizado por esta fora entre C e A. d) De B at C a fora eltrica realiza sobre a carga um trabalho nulo. e) De B at C a fora eltrica realiza sobre a carga um trabalho igual quele realizado entre A e B. 8. (Ufsm 1999) Duas cargas puntiformes q1 e q2 esto separadas por uma distncia de 6cm. Se, a 2cm da carga q 1, em um ponto da linha que une as cargas, o campo eltrico nulo, a razo q1/q2 vale a) 1/4. b) 1/3. c) 1. d) -1/3. e) -1/4. 9. (Ufrs 2000) A figura a seguir representa, em corte, trs objetos de formas geomtricas diferentes, feitos de material bom condutor, que se encontram em repouso. Os objetos so ocos, totalmente fechados, e suas cavidades internas se acham vazias. A superfcie de cada um dos objetos est carregada com carga eltrica esttica de mesmo valor Q.

atrada por um corpo carregado eletricamente. Afirma-se, ento, que I. o corpo est carregado necessariamente com cargas positivas. II. a esfera pode estar neutra. III. a esfera est carregada necessariamente com cargas negativas. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas I e III. 12. (Ufsm 2002) Considere as seguintes afirmativas: I. Um corpo no-eletrizado possui um nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. II. Se um corpo no-eletrizado perde eltrons, passa a estar positivamente eletrizado e, se ganha eltrons, negativamente eletrizado. III. Isolantes ou dieltricos so substncias que no podem ser eletrizadas. Est(o) correta(s) a) apenas I e II. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) I, II e III. 13. (Ufsm 2002) Uma partcula com carga de 8 x 10-7C exerce uma fora eltrica de mdulo 1,6 x 10-2N sobre outra partcula com carga de 2 x 10-7C. A intensidade do campo eltrico no ponto onde se encontra a segunda partcula , em N/C, a) 3,2 x 10-9 b) 1,28 x 10-8 c) 1,6 x 104 4 4 d) 2 x 10 e) 8 x 10 14. (Ufsm 2002) Uma partcula com carga q = 2 x 10-7C se desloca do ponto A ao ponto B, que esto numa regio em que existe um campo eltrico. Durante esse deslocamento, a fora eltrica realiza um trabalho W = 4 x 10-3J sobre a partcula. A diferena de potencial VB - VA entre os dois pontos considerados vale, em V, a) -8 x 10-10 b) 8 x 10-10 c) - 2 x 104 4 -4 d) 2 x 10 e) 0,5 x 10 15. (Ufrs 2001) A figura (I) representa, em corte, uma esfera macia de raio R, contendo carga eltrica Q, uniformemente distribuda em todo o seu volume. Essa distribuio de carga produz no ponto P1, a uma distncia d do centro da esfera macia, um campo eltrico de intensidade E1. A figura (II) representa, em corte, uma casca esfrica de raio 2R, contendo a mesma carga eltrica Q, porm uniformemente distribuda sobre sua superfcie. Essa distribuio de carga produz no ponto P2, mesma distncia d do centro da casca esfrica, um campo eltrico de intensidade E2.

Em quais desses objetos o campo eltrico nulo em qualquer ponto da cavidade interna? a) Apenas em I. b) Apenas em II. c) Apenas em I e II. d) Apenas em II e III. e) Em I, II e III. 10. (Ufrs 2000) A superfcie de uma esfera isolante carregada com carga eltrica positiva, concentrada em um dos seus hemisfrios. Uma esfera condutora descarregada , ento, aproximada da esfera isolante. Assinale, entre as alternativas a seguir, o esquema que melhor representa a distribuio final de cargas nas duas esferas.

11. (Ufsm 2001) Uma esfera de isopor de um pndulo eltrico

www.aulasdefisica.com.br

Selecione a alternativa que expressa corretamente a relao entre as intensidades de campo eltrico E1 e E2. a) E2 = 4 E1 b) E2 = 2 E1 c) E2 = E1 d) E2 E1
2

e) E2 E1
4

eletrizadas com cargas de mesmo valor, Q, e de mesmo sinal. Nessa situao, o mdulo da fora eletrosttica entre as cascas ........ k(Q2/10.000R2), onde k a constante eletrosttica. A seguir, as cascas so aproximadas at atingirem a configurao final representada na figura a seguir.

16. (Ufrs 2002) O mdulo da fora eletrosttica entre duas cargas eltricas elementares - consideradas puntiformes separadas pela distncia nuclear tpica de 10-15 m 2,30 102 N. Qual o valor aproximado da carga elementar? (Constante eletrosttica k = (40)-1 = 9 109 N.m2/C2) a) 2,56 10-38 C. b) 2,56 10-20 C. c) 1,60 10-19 C. d) 3,20 10-19 C. e) 1,60 10-10 C. 17. (Ufrs 2002) Duas cargas eltricas puntiformes, de valores +4q e -q, so fixadas sobre o eixo dos x, nas posies indicadas na figura a seguir.

Nessa nova situao, o mdulo da fora eletrosttica entre as cascas ........ k(Q2/9R2). a) igual a - menor do que b) igual a - igual a c) igual a - maior do que d) maior do que - igual a e) maior do que - menor do que 21. (Ufrs 2004) Duas cargas eltricas, A e B, sendo A de 2 C e B de -4 C, encontram-se em um campo eltrico uniforme. Qual das alternativas representa corretamente as foras exercidas sobre as cargas A e B pelo campo eltrico?

Sobre esse eixo, a posio na qual o campo eltrico nulo indicada pela letra a) a. b) b. c) c. d) d. e) e. 18. (Ufsm 2003) Dois corpos condutores esfricos de raios R1 e R2, carregados, so conectados atravs de um fio condutor. A relao Q2/Q1, depois do contato, vale a) R2/R1 b) R1/R2 c) R1R2 d) R12/R22 e) R22/R12 19. (Ufrs 2004) A figura a seguir representa a vista lateral de duas placas metlicas quadradas que, em um ambiente desumidificado, foram eletrizadas com cargas de mesmo valor e de sinais contrrios. As placas esto separadas por uma distncia d = 0,02 m, que muito menor do que o comprimento de seus lados. Dessa forma, na regio entre as placas, existe um campo eltrico praticamente uniforme, cuja intensidade aproximadamente igual a 5 x 103 N/C. Para se transferir uma carga eltrica positiva da placa negativamente carregada para a outra, necessrio realizar trabalho contra o campo eltrico. Esse trabalho funo da diferena de potencial existente entre as placas.

22. (Ufrs 2006) A figura a seguir representa duas cargas eltricas puntiformes positivas, +q e +4q, mantidas fixas em suas posies.

Para que seja nula a fora eletrosttica resultante sobre uma terceira carga puntiforme, esta carga deve ser colocada no ponto a) A. b) B. c) C. d) D. e) E. 23. (Ufrs 2006) Entre 1909 e 1916, o fsico norte-americano Robert Milikan (1868-1953) realizou inmeras repeties de seu famoso experimento da "gota de leo", a fim de determinar o valor da carga do eltron. O experimento, levado a efeito no interior de uma cmara a vcuo, consiste em contrabalanar o peso de uma gotcula eletrizada de leo pela aplicao de um campo eltrico uniforme, de modo que a gotcula se movimente com velocidade constante. O valor obtido por Milikan para a carga eletrnica foi de aproximadamente 1, 6 10-19 C. Suponha que, numa repetio desse experimento, uma determinada gotcula de leo tenha um excesso de cinco eltrons, e que seu peso seja de 4, 0 10 -15 N. Nessas circunstncias, para que a referida gotcula se movimente com velocidade constante, a intensidade do campo eltrico aplicado

Quais so, respectivamente, os valores aproximados da diferena de potencial entre as placas e do trabalho necessrio para transferir uma carga eltrica de 3 x 10-3 C da placa negativa para a positiva? a) 15 V e 0,2 J. b) 75 V e 0,2 J. c) 75 V e 0,3 J. d) 100 V e 0,3 J. e) 100 V e 0,4 J. 20. (Ufrs 2004) Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que elas aparecem. Duas cascas esfricas finas, de alumnio, de mesmo raio R, que esto a uma distncia de 100R uma da outra, so

www.aulasdefisica.com.br

deve ser de aproximadamente a) 5, 0 102 V/m. b) 2, 5 103 V/m. c) 5, 0 103 V/m. d) 2, 5 104 V/m. e) 5, 0 104 V/m. 24. (Ufrs 2005) Trs cargas puntiformes, de valores +2Q, +Q e -2Q, esto localizadas em trs vrtices de um losango, do modo indicado na figura a seguir.

27. (Ufrs 2007) Trs cargas eltricas puntiformes idnticas, Q1, Q2 e Q3, so mantidas fixas em suas posies sobre uma linha reta, conforme indica a figura a seguir.

Sabendo-se que o mdulo da fora eltrica exercida por Q1 sobre Q2 de 4,0 10-5 N, qual o mdulo da fora eltrica resultante sobre Q2? a) 4,0 10-5 N. b) 8,0 10-5 N. c) 1,2 10-4 N. d) 1,6 10-4 N. e) 2,0 10-4 N. 28. (Ufrs 2007) A figura a seguir representa duas cargas eltricas puntiformes, mantidas fixas em suas posies, de valores + 2q e - q, sendo q o mdulo de uma carga de referncia.

Sabendo-se que no existem outras cargas eltricas presentes nas proximidades desse sistema, qual das setas mostradas na figura representa melhor o campo eltrico no ponto P, quarto vrtice do losango? a) A seta 1. b) A seta 2. c) A seta 3. d) A seta 4. e) A seta 5. 25. (Ufrs 2005) A figura a seguir representa uma esfera metlica oca, de raio R e espessura desprezvel. A esfera mantida eletricamente isolada e muito distante de quaisquer outros objetos, num ambiente onde se fez vcuo.

Considerando-se zero o potencial eltrico no infinito, correto afirmar que o potencial eltrico criado pelas duas cargas ser zero tambm nos pontos a) I e J. b) I e K. c) I e L. d) J e K. e) K e L. 29. (Ufpel 2007) De acordo com a Eletrosttica e seus conhecimentos, correto afirmar que a) a densidade de carga, nos cantos de uma caixa cbica condutora, eletricamente carregada, menor do que nos centros de suas faces. b) duas cargas eltricas puntiformes esto separadas por uma certa distncia. Para que a intensidade do potencial eltrico se anule num ponto do segmento de reta que as une, ambas devero apresentar sinais iguais. c) o campo eltrico criado por duas distribuies uniformes de carga, prximas e de sinais contrrios, uniforme, na regio entre elas, se as cargas se encontram distribudas sobre uma pequena esfera e uma placa adjacente. d) uma esfera metlica eletricamente neutra, ao ser aproximada de um basto de vidro positivamente carregado, sofre uma fora de atrao eltrica. e) a Lei de Coulomb estabelece que a fora eltrica entre duas cargas eltricas puntiformes diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre elas. 30. (Ufrgs 2008) A figura a seguir representa um campo eltrico uniforme E existente entre duas placas extensas, planas e paralelas, no vcuo. Uma partcula lanada horizontalmente, com velocidade de mdulo constante, a partir do ponto P situado a meia distncia entre as placas. As curvas 1, 2 e 3 indicam possveis trajetrias da partcula. Suponha que ela no sofra ao da fora gravitacional.

Em certo instante, uma quantidade de carga eltrica negativa, de mdulo Q, depositada no ponto P da superfcie da esfera. Considerando nulo o potencial eltrico em pontos infinitamente afastados da esfera e designando por k a _ "constante eletrosttica", podemos afirmar que, aps terem decorrido alguns segundos, o potencial eltrico no ponto S, situado distncia 2R da superfcie da esfera, dado por a) -kQ/2R. b) -kQ/3R. c) +kQ/3R. d) -kQ/9R2. e) +kQ/9R2. 26. (Ufrs 2007) Duas pequenas esferas metlicas idnticas e eletricamente isoladas, X e Y, esto carregadas com cargas eltricas + 4 C e - 8 C, respectivamente. As esferas X e Y esto separadas por uma distncia que grande em comparao com seus dimetros. Uma terceira esfera Z, idntica s duas primeiras, isolada e inicialmente descarregada, posta em contato, primeiro, com a esfera X e, depois, com a esfera Y. As cargas eltricas finais nas esferas X, Y e Z so, respectivamente, a) + 2 C, - 3 C e - 3 C. b) + 2 C, + 4 C e - 4 C. c) + 4 C, 0 e - 8 C. d) 0, - 2 C e - 2 C. e) 0, 0 e - 4 C.

Com base nesses dados, assinale a alternativa que preenche

www.aulasdefisica.com.br

corretamente as lacunas do seguinte enunciado. A trajetria _________ indica que a partcula __________. a) 3 - est carregada negativamente b) 3 - est carregada positivamente c) 1 - est carregada positivamente d) 1 - no est carregada e) 2 - est carregada positivamente 31. (Ufrgs 2008) Uma carga de - 106 C est uniformemente distribuda sobre a superfcie terrestre. Considerando-se que o potencial eltrico criado por essa carga nulo a uma distncia infinita, qual ser aproximadamente o valor desse potencial eltrico sobre a superfcie da Lua? (Dados: DTerra-Lua 3,8 108; k0 = 9 109 Nm2/C2.) a) - 2,4 107 V. b) - 0,6 10-1 V. c) - 2,4 10-5 V. d) - 0,6 107 V. e) - 9,0 106 V. 32. (Ufrgs 2010) Um aluno recebe um basto de vidro e um pedao de seda para realizar uma demonstrao de eletrizao por atrito. Aps esfregar a seda no basto, o aluno constata que a parte atritada do basto ficou carregada positivamente. Nesse caso, durante o processo de atrito, cargas eltricas a) positivas foram transferidas da seda para o basto. b) negativas foram transferidas do basto para a seda. c) negativas foram repelidas para a outra extremidade do basto. d) negativas foram destrudas no basto pelo calor gerado pelo atrito. e) positivas foram criadas no basto pelo calor gerado pelo atrito. 33. (Ufrgs 2010) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Na figura que segue, um prton (carga +e) encontra-se inicialmente fixo na posio A em uma regio onde existe um campo eltrico uniforme. As superfcies equipotenciais associadas a esse campo esto representadas pelas linhas tracejadas.

TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES: A GUA NA ATMOSFERA O calor proveniente do Sol por irradiao atinge o nosso Planeta e evapora a gua que sobe, por ser ela, ao nvel do mar, menos densa que o ar. Ao encontrar regies mais frias na atmosfera, o vapor se condensa, formando pequenas gotculas de gua que compem, ento, as nuvens, podendo, em parte, solidificar-se em diferentes tamanhos. Os ventos fortes facilitam o transporte do ar prximo ao cho - a temperatura, em dias de vero, chega quase a 40 - para o topo das nuvens, quando a temperatura alcana 70C. H um consenso, entre pesquisadores, de que, devido coliso entre partculas de gelo, gua e granizo, ocorre a eletrizao da nuvem, sendo possvel observar a formao de dois centros: um de cargas positivas e outro de cargas negativas. Quando a concentrao de cargas nesses centros cresce muito, acontecem, ento, descargas entre regies com cargas eltricas opostas. Essas descargas eltricas - raios - podem durar at 2s, e sua voltagem encontra-se entre 100 milhes e 1 bilho de volts, sendo a corrente da ordem de 30 mil amperes, podendo chegar a 300 mil amperes e a 30.000C de temperatura. A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente, enquanto que o som, considerada sua velocidade de 300 m/s, chega num tempo 1 milho de vezes maior. Esse trovo, no entanto, dificilmente ser ouvido, se acontecer a uma distncia superior a 35 km, j que tende seguir em direo camada de ar com menor temperatura. Fsica na Escola, vol. 2, n 1, 2001 [adapt.] 34. (Ufpel 2005) Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas. I. Um condutor s pode ser carregado por induo. II. O campo eltrico, dentro de um condutor isolado e carregado, sempre nulo. III. As linhas de fora do campo eltrico so perpendiculares s superfcies equipotenciais. IV. Descargas eltricas ocorrem em consequncia do rompimento da rigidez dieltrica do ar. Esto corretas a) apenas I, II e III. b) apenas I, III e IV. c) apenas II e IV. d) apenas II, III e IV. e) todas as afirmativas. 35. (Ufpel 2005) A eletrizao que ocorre nas gotculas existentes nas nuvens, pode ser observada em inmeras situaes dirias, como quando, em tempo seco, os cabelos so atrados para o pente, ou quando ouvimos pequenos estalos, por ocasio da retirada do corpo de uma pea de l. Nesse contexto, considere um basto de vidro e quatro esferas condutoras, eletricamente neutras, A, B, C e D. O basto de vidro atritado, em um ambiente seco, com uma flanela, ficando carregado positivamente. Aps esse processo, ele posto em contato com a esfera A. Esta esfera , ento, aproximada das esferas B e C - que esto alinhadas com ela, mantendo contato entre si, sem tocar-se. A seguir, as esferas B e C, que estavam inicialmente em contato entre si, so separadas e a B aproximada da D - ligada terra por um fio

Na situao representada na figura, o campo eltrico tem mdulo................. e aponta para .............., e o mnimo trabalho a ser realizado por um agente externo para levar o prton at a posio B de............... . a) 1000 V/m direita -300 eV b) 100 V/m direita -300 eV c) 1000 V/m direita +300 eV d) 100 V/m esquerda -300 eV e) 1000 V/m esquerda +300 eV

www.aulasdefisica.com.br

condutor, sem toc-la. Aps alguns segundos, esse fio cortado. A partir da situao, correto afirmar que o sinal da carga das esferas A, B, C e D , respectivamente, a) +, +, +, -. b) -, -, +, +. c) +, +, -, -. d) -, +, -, +. e) +, -, +, +. A histria da maioria dos municpios gachos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemes, italianos e de outros povos. No entanto, atravs dos vestgios materiais encontrados nas pesquisas arqueolgicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa histria. Diante da relevncia do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o ndio", foi selecionada a rea temtica CULTURA e as questes foram construdas com base na obra Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul (Custdio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004). "O povo indgena cultuava a natureza como ningum, navegava, divinizava os fenmenos naturais, como raios, troves, tempestades." 36. (Ufsm 2006) Em tempestades, quando ocorre a descarga eltrica que se caracteriza como raio, pode-se afirmar que a) a corrente eltrica constante. b) o potencial constante. c) o campo eltrico uniforme. d) a rigidez dieltrica do ar rompida. e) a resistncia do ar uniforme. No s a tecnologia contribui para identificar os procedimentos mais adequados sade. preciso tambm domnio das particularidades do ser humano. 37. (Ufsm 2007) A ddp que acelera os eltrons entre o filamento e o alvo de um tubo de raios X de 40 000 V. Qual a energia, em J, ganha por eltron (e = 1,6 10-19 C)? a) 4 10-22 b) 1,6 10-19 c) 2 10-19 -15 23 d) 6,4 10 e) 2,5 10

GABARITO 1- C 5- E 9- E 13- E 17- E 21- B 25- B 29- D 33- A 37- D 2- D 6- A 10- E 14- C 18- A 22- B 26- A 30- B 34- D 3- D 7- D 11- B 15- C 19- D 23- C 27- C 31- A 35- E 4- B 8- A 12- A 16- C 20- A 24- B 28- E 32- B 36- D

You might also like