You are on page 1of 11

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

DESENVOLVENDO AGENTES DE SOFTWARE PARA GERNCIA DE REDES UTILIZANDO TCNICAS DE INTELIGNCIA ARTIFICIAL
Analcia S. M. de Franceschi*
analucia@ieb.ufsc.br

Jorge M. Barreto**
barreto@inf.ufsc.br

Mauro Roisenberg**
mauro@inf.ufsc.br

* Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Engenharia Eltrica Instituto de Engenharia Biomdica ** Departamento de Informtica e Estatstica, Laboratrio de Conexionismo e Cincias Cognitivas Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO O presente trabalho apresenta uma metodologia para desenvolvimento de agentes de software inteligentes para gerncia de redes de computadores. Dois tipos de agentes so identificados a partir do enunciado do problema: agentes inteligentes estticos e agentes inteligentes dinmicos. Agentes estticos podem ser implementados utilizando-se heursticas obtidas atravs de um especialista ou administrador de redes de computadores. Este conhecimento ser utilizado para construir regras de produo ou redes neurais diretas. Ao contrrio, para se construir agentes dinmicos utiliza-se exemplos obtidos da prpria rede. possvel utilizar as cinco reas funcionais propostas pelo modelo de referncia OSI para classificar a necessidade de agentes estticos ou dinmicos. Palavras-chave: Agentes de Software, Tcnicas de Inteligncia Artificial, Redes Neurais, Gerncia de Redes.

ABSTRACT This work presents a methodology to develop intelligent agents for network management. Two distinct kinds of intelligent agents were identified: static or dynamic agents. The first one can be implemented, using heuristics obtained from an expert or the network administrator, through production rules or feed forward neural networks. Using the network examples we can construct dynamic agents. The neural network may be trained to solve a problem using some examples. We divided the network management in the five functional areas proposed by OSI Model Reference. Thus, each area has a different intelligent solution. Key-words: Software Agents, Artificial Intelligence Techniques, Neural Networks, Network Management.

1 INTRODUO

Existem vrias abordagens na rea de Inteligncia Artificial (IA), nas quais variam a manipulao do conhecimento, no sentido de como adquiri-lo, armazen-lo e empreg-lo. Classificando a IA quanto ao mtodo de soluo de problemas tem-se a IA Simblica (IAS), a IA

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

Conexionista (IAC), a IA Evolucionria (IAE) e a IA Hbrida (IAH) BARRETO (2001). Quanto a localizao espacial tem-se ainda a IA Monoltica (IAM) e a IA Distribuda (IAD) BARRETO (2001). A IAS possui como ferramenta bsica para manipular o conhecimento a lgica, com suas regras de inferncia inspiradas nos silogismos enunciados h mais de 2.000 anos por Aristteles BARRETO (2001). A IAC usando redes neurais artificiais (RNAs), aplica-se a problemas mal definidos, mas que so conhecidos atravs de exemplos. Entre os campos de aplicaes de tcnicas conexionistas, das quais destacam-se as RNAs, esto: reconhecimento de padres; controle de processos industriais; robtica; e tambm, como opo s tcnicas de raciocnio baseado em casos para a resoluo de problemas. Na IAE, os mecanismos utilizados so os mesmos encontrados na evoluo biolgica. um exemplo de soluo de problema bem definido de sobrevivncia de uma espcie em ambiente varivel. Pode ser encarada como um mtodo de otimizao com restries variveis e muitas vezes desconhecidas. A IAH rene vantagens de mais de um tipo de mtodo de abordagem para a resoluo de problemas. A IAM o modo de implementar solues de IA como uma unidade indivisvel. Muitas vezes so sistemas simples sem modularidade, como o caso de muitos sistemas especialistas que utilizam uma base de conhecimento nica e podem funcionar em um computador. O funcionamento da IAD depende de um determinado conjunto de partes (ou mdulos), que funcionam de modo relativamente independente, para resolver de modo cooperativo um determinado problema. Tradicionalmente a IAD comeou a ser usada empregando o paradigma conhecido como do quadro negro. Neste paradigma a comunicao entre cada mdulo se faz imitando uma empresa em que todos os funcionrios se comunicam por mensagens deixadas em um quadro negro. Todos lem e podem escrever no quadro, mas no tomam conhecimento de nada mais do que o foi ai escrito. Um modelo mais cooperativo o de agentes.
Inteligncia Artificial (IA)

Quanto ao mtodo de soluo

Quanto a localizao espacial

Simblica (IAS)

Conexionista (IAC)

Evolucionria (IAE)

Monoltica (IAM)

Distribuda (IAD)

Hbrida (IAH)

Figura 1: Vrias abordagens de IA

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

O presente trabalho est organizado em seis sees. Uma classificao sobre agentes na rea de redes de computadores, considerando a presena ou no de tcnicas de IA, apresentada na Seo 2. A terceira seo descreve as cinco reas funcionais de gerncia de redes e como

identificar problemas estticos ou dinmicos em cada uma delas. As tcnicas de IA que podem ser utilizadas para desenvolver agentes inteligentes estticos e agentes inteligentes dinmicos so discutidos nos itens 3.1 e 3.2. A Seo 4 apresenta o sumrio e os trabalhos futuros. Seguem os agradecimentos e as referncias bibliogrficas.

2 CLASSIFICAO DE AGENTES

Na literatura, possvel encontrar diferentes conceituaes para o paradigma de agentes. Em Franklin & Graesser (1996), so citados diversos autores que classificaram os agentes sob diversos aspectos, entre eles destacam-se: estruturas de controle, ambientes (bases de dados,

sistemas de arquivos, redes, Internet), linguagens ou aplicaes. O autor apresenta uma taxonomia de modo a distinguir agentes de simples programas. No presente trabalho, se segue a classificao baseada no comportamento dos agentes ROISENBERG, BARRETO, & AZEVEDO (1997). Esta conceituao moderna usa conceitos da Teoria de Automata e adequada para agentes envolvidos em gerncia de redes de computadores.

Os agentes de software podem ser encontrados em uma srie de aplicaes. Em alguns casos so desenvolvidos com o auxlio de tcnicas de IA, em outros no. O comportamento passivo foi atribudo queles agentes que no possuem autonomia e no utilizam tcnicas de IA. Assemelham-se a simples programas e so construdos atravs de instrues. o caso de agentes e gerentes de gerncia de redes. Os agentes normalmente coletam informaes dos objetos gerenciados e repassam aos gerentes. Estes por sua vez realizam operaes sobre os agentes instrudos por um administrador de redes humano.

Os agentes de software desenvolvidos com o auxlio de tcnicas de IA podem ser ativos ou autnomos. Os agentes ativos so desenvolvidos com o auxlio de heursticas. Na rea de gerncia de redes, estas heursticas so fornecidas pelo administrador da rede. Servem para definir regras de produo ou redes neurais diretas para auxiliar na soluo dos problemas, conhecidos como sistemas de raciocnio lgico e fazem parte da IAS. Assemelham-se aos sistemas especialistas e no possuem autonomia.

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

Agentes de Software

Sem Tcnicas de I.A.

Com Tcnicas de I.A.

Passivos

Ativos

Autnomos

Baseado em Instrues

Heursticas

Baseado em Casos

Sistemas de Raciocnio Lgico (IAS)

Redes Neurais (IAC)

Raciocnio Baseado em Casos por abordagem simblica

Redes Neurais Estticas

Redes Neurais Dinmicas

Figura 2: Paradigma de agentes

Existem vrios conceitos para agentes autnomos na literatura. Adotar a conceituao proposta por Roisenberg, Barreto & Azevedo (1997) baseada na Teoria de Automata, permite classificar os agentes autnomos em estticos e dinmicos. O primeiro passo para desenvolver este tipo de agente coletar exemplos de como deve ser seu funcionamento. No caso de se desejar implementar o agente por uma rede neural, estes exemplos serviro para treinar a rede. Se o problema for de carter esttico treina-se uma rede neural direta. Caso contrrio, deve-se utilizar uma rede neural dinmica. Estes dois casos sero discutidos com maiores detalhes na prxima seo.

Outra possibilidade desenvolver um sistema de raciocnio baseado em casos (RBC), utilizando a abordagem simblica. RBC um caso particular do raciocnio por analogia, resultado das pesquisas realizadas por Roger Shank da Universidade de Yale AZEVEDO et al. (1991) SIGAKI (1997). Neste caso, tem-se uma coleo de casos resolvidos de um mesmo problema e dado um novo caso, deseja-se saber como resolv-lo. Seguindo a heurstica de desprezar inteligentemente casos, escolhe-se uma distncia entre casos e despreza-se todos os que esto mais distantes do exemplo a resolver, retendo-se ao mais prximo. A soluo do novo caso ser a soluo do caso mais prprio. A grande desvantagem deste tipo de sistema determinao de um sistema mtrico apropriado. Ao contrrio, em redes neurais existe uma funo que caracteriza o problema conhecido atravs dos exemplos (BARRETO, 2001).

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

3 AGENTES INTELIGENTES EM GERNCIA DE REDES

Entre as principais dificuldades em se automatizar o processo de gerncia de redes destacam-se a complexidade e a manipulao do volume de informaes. No sentido de minimizar a complexidade da gerncia de redes, a ISO/OSI subdividiu-a em cinco reas funcionais: gerncia de falhas, gerncia de configurao, gerncia de desempenho, gerncia de contabilizao e gerncia de segurana (BRISA, 1993) (LEINWAND & CONROY, 1996).

A gerncia de falhas o processo de localizar problemas, ou falhas, em uma rede de dados. Envolve as tarefas de descobrir o problema, isol-lo e solucion-lo quando possvel. Entre as causas mais provveis para falhas em uma rede esto: erros de projeto e implementao da rede, erros de sobrecarga, distrbios externos, tempo de vida til de equipamentos expirado e m implementao de softwares (famosos bugs). Uma gerncia de falhas bem projetada aumenta a confiabilidade na rede fornecendo ferramentas ao administrador da rede que auxiliem a detectar os problemas e iniciar os procedimentos de recuperao.

A gerncia de configurao o processo que determina e configura os dispositivos que controlam a rede. Roteadores, pontes (bridges, em ingls), terminais e servidores so exemplos destes dispositivos.

A gerncia de desempenho deve assegurar que a rede tenha capacidade para suportar e acomodar uma certa quantidade de usurios. Ou seja, ela extremamente necessria para otimizar a qualidade do servio. Este processo mede o desempenho dos equipamentos e softwares disponveis atravs de registros de algumas taxas de medidas. Exemplos destas taxas so vazo (throughput), taxas de erros, taxas de utilizao e tempo de resposta.

Determinar quais os recursos e a forma que esto sendo utilizados pelos usurios tarefa da gerncia de contabilizao. Alm disso, este processo auxilia a assegurar que os usurios tenham acesso a quantidade suficiente dos recursos disponveis. Envolve tambm, garantir ou remover permisses de acesso rede.

A gerncia de segurana o processo que controla o acesso s informaes disponveis na rede. Existem informaes armazenadas em computadores ligados rede que so imprprias a

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

todos os usurios. O conjunto de senhas que permitem o acesso rede um exemplo de informaes que devem ser bem protegidas. A gerncia de segurana permite ainda que o administrador monitore as tentativas de entrada na rede.

Analisou-se cada uma destas reas considerando-se suas caractersticas estticas ou dinmicas, e conforme o tipo de comportamentos para solucionar os problemas: reativo ou prativo. A primeira preocupao definir o problema. Um problema pode ser modelado como o objeto matemtico P = <D, R, q>, consistindo de dois conjuntos no vazios, D os dados e R os resultados possveis e de uma relao binria q D x R, a condio que caracteriza uma soluo satisfatria, associando a cada elemento do conjunto de dados a soluo nica desejada. O problema pode ser representado matematicamente por uma funo. Resolver o problema ser ento encontrar um modo de implementar esta funo ou de aproxim-la com o conhecimento que se dispe. Aps a definio do problema necessrio definir o comportamento de gerncia que ser adotado: reativo quando as aes de gerncia so realizadas aps o aparecimento de algum problema; ou, pr-ativo no caso de se adotar um gerenciamento com aes preventivas. Outra questo, determinar se a soluo do problema deve ter caractersticas estticas ou dinmicas. Estticas quando no existe o conceito de estado, e dinmicas quando forem identificados trocas de estados na soluo do problema. Com base na metodologia apresentada anteriormente, indica-se as seguintes aplicaes para as cinco reas funcionais de gerncia de redes definidas pelo modelo de referncia OSI (MOTOROLA CODEX, 1993).
rea Funcional Comportamento da Gerncia Reativa Falhas Desempenho Configurao Contabilizao Segurana
Tabela 1: Caracterizao das reas funcionais de gerncia de redes

Caractersticas Estticas Dinmicas

Pr-ativa

A gerncia de falhas pode assumir os dois tipos de comportamento. Reativo no caso de falhas impossveis de se prevenir, como o caso das falhas provocadas pela ao do ambiente ou

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

provocadas pela m qualidade de peas e equipamentos utilizados. Ou poder ser pr-ativo no caso de falhas relacionadas ao desempenho da rede, como por exemplo a sobrecarga da rede. Estes comportamentos podero ter problemas de carter esttico ou dinmico.

A gerncia de desempenho deve ser pr-ativa em todos os seus aspectos. uma forma preventiva de garantir a qualidade do servio oferecido aos usurios. A gerncia de configurao normalmente reativa com caractersticas dinmicas. O dinamismo identificado pelo crescimento do nmero de equipamentos e de usurios que altera o estado da rede. A Gerncia de Contabilizao esttica e reativa. A gerncia de segurana pode ser tanto reativa quanto pr-ativa. Contm caractersticas dinmicas, uma delas o controle de acesso que diretamente ligado ao nmero de usurios. Com esta interpretao possvel definir se o problema a ser resolvido necessita de agentes autnomos estticos ou dinmicos.

3.1 AGENTES INTELIGENTES ESTTICOS Para desenvolver Agentes Inteligentes Estticos (AIE) busca-se normalmente heursticas para a soluo do problema. Ou seja, uma forma declarativa de resolver uma funo, apresentando as propriedades que devem ser satisfeitas para solucionar o problema. Normalmente, extrai-se o conhecimento com o auxlio de um especialista, neste caso, ser o administrador de redes. Sua tarefa indicar quais os sintomas para diagnosticar determinados problemas, e sugerir as possveis solues. Assim, tem-se o conjunto dos dados, o conjunto das possveis solues e a relao entre eles de forma bem definida. Estas informaes sero utilizadas para treinar uma rede neural direta (paradigma conexionista) ou simblico). As redes neurais diretas so estticas, no possuem ciclos e so representadas por camadas. Normalmente, possuem camadas de entrada, intermediria e de sada. Alm disso so as mais populares, principalmente por existirem mtodos de aprendizado fceis de usar, o mais conhecido o da retropropagao (backpropagation, em ingls) (BARRETO, 2001). podero ser traduzidas para regras de produo (paradigma

Koch BOGONIKOLOS, FRAGOUDIS & LIKOTHANASSIS (1999) apresenta agentes autnomos para gerncia de redes utilizando regras de produo e uma pequena biblioteca para programao de uma rede neural direta.

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

3.2 AGENTES INTELIGENTES DINMICOS

Agentes Inteligentes Dinmicos (AID) podem ser desenvolvidos com o auxlio de exemplos. Atravs de exemplos tem-se uma representao indireta do problema, ou seja, apenas a definio do problema conhecida para um subconjunto de dados possveis. Problemas dinmicos, s podem ser bem resolvidos se forem utilizadas redes neurais artificiais com caractersticas dinmicas.

Para incluir dinamismo a uma soluo conexionista, deve-se:

Inserir linhas de atrasos aps a camada de entrada em redes neurais diretas; Utilizar redes com ciclos e neurnios dinmicos: redes recorrentes ou redes de Hopfield;

Deseja-se ento, conhecer os elementos do conjunto de respostas admissveis para todos os elementos do conjunto de dados, mesmo aqueles que no esto includos na definio da funo. Os exemplos, portanto, so utilizados para treinar uma rede neural com algoritmo supervisionado e obter os valores estimados da soluo para os outros valores, utilizando a propriedade de generalizao. Neste trabalho utiliza-se redes recorrentes ROISENBERG, BARRETO & AZEVEDO (1997). As redes neurais recorrentes ou recursivas so redes com ciclos e neurnios dinmicos, esta dinmica provocada pelo retardo entre a sada do neurnio e sua entrada BARRETO (2001). Atravs desta topologia de rede neural possvel estimar o conjunto de estados a partir de um padro de entrada e sada. Estes padres so fornecidos por uma coleta de exemplos sobre o problema de gerncia a ser solucionado.

Este tipo de soluo adotado quando o problema mal definido, mas conhecido atravs de exemplos. o mesmo caso de tcnicas topolgicas de raciocnio baseado em casos, s que neste caso existe o problema de encontrar os pesos das diferenas entre os casos. Por exemplo, tempo de resposta longo em uma rede de computadores pode significar vrios tipos de falhas. Fazendo uma analogia a sistemas mdicos, vrios tipos de doenas tm como sintoma febre alta. A maior limitao desta tcnica como diferenciar o peso de cada sintoma para cada doena.

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

4 SUMRIO E TRABALHOS FUTUROS O presente trabalho apresentou uma metodologia para desenvolvimento de agentes de software inteligentes para gerncia de redes. Dois tipos de agentes foram identificados a partir do enunciado do problema. Se o problema possui caractersticas estticas existem heursticas para solucion-lo. As heursticas podem ser extradas do conhecimento de um especialista, neste caso, o administrador da rede. Caso contrrio, utiliza-se exemplos da rede em questo para determinar padres de entrada e sada. Estes padres sero fornecidos a uma rede neural recorrente encarregada de estimar as trocas de estado para alcanar a soluo do problema. A implementao dos agentes est sendo desenvolvida em JAVA. O ambiente desta linguagem naturalmente distribudo e integra de forma natural os aspectos de segurana. A vantagem principal a possibilidade de definir os agentes de forma independente, no proprietria a nenhuma plataforma de gerncia de redes ou de sistema operacional e processador (LEMAY & PERKINS, 1996). Como trabalhos futuros pretende-se desenvolver classes de objetos para linguagem JAVA para auxiliar no desenvolvimento de agentes inteligentes estticos e dinmicos para gerncia de redes de computadores. Pretende-se integrar estes objetos s plataformas de desenvolvimento de agentes em JAVA existentes no mercado, tais como o Java Dynamic Management Kit JDMK (da Sun) ou aos agglets (da IBM).

5 AGRADECIMENTOS Agradeo ao Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnolgico (CNPq) Ministrio da Cincia e Tecnologia pelo apoio financeiro, atravs de Bolsa de Formao de Pesquisador I (Doutorado) para a realizao do presente trabalho.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZEVEDO, F. M. de; et al. Two Approaches in Case-Based Connectionist Expert Systems. In: AINN'91, 1991, Artificial Intelligence and Neural Networks. Ahnahaim, Calgary,: Acta Press, M. H. Hanza (editor), 1991. p. 13-17. BARRETO, J. M. Inteligncia Artificial no limiar do Sculo XXI - Abordagem Hbrida Simblica, Conexionista e Evolucionria. 3a edio Edies, Florianpolis, 2001.

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

BOGONIKOLOS, N.; FRAGOUDIS, D.; LIKOTHANASSIS, S. ARCHIMEDES: An Intelligent Agent for Adaptative Personalized Navigation within a WEB Server. In: Proceedings of the 32nd Hawaii International Conference on System Sciences, IEEE Press, 1999. BRISA. Gerenciamento de Redes Uma abordagem de sistemas abertos. Makron Books do Brasil ed. : So Paulo, 1993. COVACI, S.; ZHANG T.; BUSSE, I. Java-based Intelligent Mobile Agents for Open System Management. In: Proceedings of the 9th International Conference on Tools with Artificial Intelligence, ICTAI97, IEEE Press, 1997. FRANKLIN, S.; GRAESSER, A. Is it an Agent, or just a Program?: A Taxonomy for Autonomous Agents, In: Proceedings of the 3rd International Workshop on Agents Theories, Architectures and Languages, Springer, 1996. KOCH, F. Agentes Autnomos para Gerenciamento de Redes de Computadores. Dissertao de Mestrado (CPGCC, UFSC), Florianpolis, 1997. KURFESS, F.J.; SHAH, D.P. Monitoring Distributed Process with Intelligent Agents. In: Proceedings of IEEE Conference and Workshop on Engineering of Computer-Based Systems, ECBS98, IEEE Press, 1998. LEINWAND, A.; CONROY, K. F. Network Management A Practical Perspective. AddisonWesley, 2nd ed., 1996. LEMAY. L.; PERKINS, C. L. Teachyourself JAVA in 21 days. SamsNet Publishing, 1996. LESSER, V.R. Cooperative Multiagent Systems: A Personal View of the State of the Art. IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, vol. 11, no. 1, Jan./Fev., 1999. Pp.133-142. MINSKY, M.L., PAPERT, S. A. Perceptrons: an introduction to computational geometry, MIT Press, 1988. MOTOROLA CODEX. The Basics Book of OSI and Network Management. Motorola University Press, Addison-Wesley, 1993. NISSEN, M.E. An Intelligent Agent for Web-based Process Redesign. In: Proceedings of the 32nd Hawaii International Conference on System Sciences, IEEE Press, 1999. PINHEIRO, R.; POYLISHER, A.; CALDWELL, H. Mobile Agents Aggregation of Network Management Data. In: Proceedings of First International Symposium on Agent Systems and Applications Third International Symposium on Mobile Agents, 1999. ROISENBERG, M. Emergncia da Inteligncia em Agentes Autnomos atravs de Modelos Inspirados na Natureza. Tese de Doutorado (PPGEEL, UFSC), Florianpolis, 1998.

Agents Day CBComp 2002

Teses e Dissertaes

ROISENBERG, M., BARRETO, J. M, de AZEVEDO, F. M. Uma Proposta de Modelizao para Agentes Autnomos Baseada na Teoria de Sistemas. In: Anais do 3o Simpsio Brasileiro de Automao Inteligente, Vitria, ES, 1997. pp.500-507. SIGAKI, N. A. Estudo da Influncia de Bases de Casos em Redes IAC (Interative Activation and Competion) na Implementao de Sistemas Especialistas. 1997. Dissertao (Mestrado em Engenharia Eltrica) - Universidade Federal de Santa Catarina. (orientanda do Fernando)

You might also like