You are on page 1of 2

CALENDRIO ATIVIDADES

3a6 Julho 10 a 13 Julho

Semana dos ia Terrrio Vou Ser um Paleontlogo Aves ia Nanotecnologia

Semana dos Mistrios Investigao Criminal Corpo Humano Astronomia X Micrbios!

Ter 03 Qua 04 Qui 05 Sex 06

Ter 10 Qua 11 Qui 12 Sex 13

17 a 20 Julho

Semana da Arte Pinceladas de Cincia Escultura Pintar Sobre Lquidos Amarra Cores Com Arte

24 a 27 Julho

Semana da Culinria Sal Fresquinho Sabores com Muitos Saberes Gomas e Pirolitos Arcoris Doce

Ter 17 Qua 18 Qui 19 Sex 20

Ter 24 Qua 25 Qui 26 Sex 27

31 Julho

1a3 Agosto

Semana das Energias Renovveis Nora Com a Energia s Voltas com A Energia Luz e Calor...Grtis Vamos Voar

7 a 10 Agosto

Semana Cientfica Espelho Meu, Espelho Meu... CurtoCircuito Qumica Nas Coisas Com a Matemtica No H Problema

Vero com cincia


Centro Cincia Viva de Lagos

Ter 31 Qua 01 Qui 02 Sex 03

Ter 07 Qua 08 Qui 09 Sex 10

14 a 17 Agosto

Semana dos Mistrios... ...Da Escrita ...Da Cozinha ...Das Coisas ...Da Vida

21 a 24 Agosto

to julho e agos
Semana da Arte Pinhole Cinema Trocado Por Midos Brincar Com as Cores Fonte de Heron

Ter 14 Qua 15 Qui 16 Sex 17

Ter 21 Qua 22 Qui 23 Sex 24

36 atividades
6 aos 12 anos
Rua Dr. Faria e Silva 34 8600734 Lagos (por cima do mercado da avenida) 282 770 000 | lagos.cienciaviva.pt

28 a 31 Agosto

Semana da Culinria O Sol na Cozinha Leite Para Que Te Quero Comer Polmeros? s Voltas Na Cozinha

Ter 28 Qua 29 Qui 30 Sex 31

6 aos 12 anos 15h s 17h30 3 a 6 1 tarde 5 | 4 tardes 15

15h s 17h30

aprender . brincar . descobrir

3 a 6 Julho
Terrrio Ter 3 Faz o teu ecossistema com plantas muito especiais. Vou Ser um Paleontlogo Qua 4 A simulao de uma escavao paleontolgica permitir aos participantes experimentarem os conceitos, processos e mtodos utilizados neste tipo de investigao. Aves Do Cho Aos Cus Qui 5 Estes animais diversificamse em distintas espcies que embelezam o cu e deixam os homens deslumbrados. De entre as caractersticas fsicas usadas para definir o grupo, os participantes aprendero e realizaro atividades sobre: as penas, os bicos, as asas, os ossos, os ovos e os ninhos. Nano Atividades, Macro Diverso Sex 6 O mundo das nanocincias e nanotecnologias so apresentados atravs de atividades interativas e interessantes. Vem perceber os grandes avanos da nanoescala, e transportar o mundo dos mais pequenos at nossa escala.

24 a 27 Julho
Sal Fresquinho Ter 24 Fazer um gelado sem recorrer ao congelador? Sim, com a Qumica. Parece difcil, mas aprenders que combinando elementos qumicos, do nosso diaadia, obtemos resultados inesperados. Sabores com Muitos Saberes Qua 25 necessrio saber comer escolher os alimentos de forma e em quantidade adequadas. Cria uma refeio saudvel! Gomas e Pirolitos Qui 26 Muda o estado da matria e tornate um qumico dos doces. No nosso laboratrio, vamos desvendar a Cincia do acar, do chocolate e da gelatina. Arcoris Doce Sex 27 Como chefe pasteleiro analisars a temperatura, as propriedades dos acares. Como os olhos tambm comem, usars todas as cores para obter efeitos muito interessantes.

14 a 17 Agosto
Mistrios da Escrita Ter 14 Sabias que os mistrios da escrita foram utilizados na espionagem? Conhece as substncias que podem ser usadas para escrever, e outras tcnicas que te permitiro descodificar os segredos de quem escreveu. Mistrios da Cozinha Qua 15 Conhece a Cincia por detrs do microondas, e come espumas muito doces porque na cozinha tambm existe Qumica, Fsica e Biologia! Mistrio das Coisas Qui 16 Percebe as experincias e as demonstraes sobre curiosidades cientficas, como a presso atmosfrica, a densidade de materiais, as reaes cidobase; todas fazem parte do nosso diaadia. Mistrio da Vida Sex 17 Nesta atividade vo realizarse vrias experincias que iro abordar temas como esqueletos externos, desenvolvimento embrionrio e o transporte de gua nas clulas.

31 Julho a 3 Agosto
Nora Com a Energia Ter 31 Do funcionamento de uma central hidroeltrica construo de uma nora, aprenders como um queda de gua poder ser aproveitada para produzir energia eltrica. s Voltas Com a Energia Qua 1 Entender o aproveitamento da energia elica e relacionar os princpios fsicos envolvidos no funcionamento de um catavento. E construir um brinquedo! Luz e Calor ... Grtis Qui 2 Objetos negros captam e armazenam melhor o calor do Sol do que objetos brancos? A energia emitida pelo Sol pode ser captada e armazenada sob a forma de calor. Vamos Voar Sex 3 Como manter um avio no ar? No h magia. Explorar os conceitos de voo atravs da construo de um papagaio de papel e de outro brinquedo.

10 a 13 Julho
Investigao Criminal Ter 10 Um divertido enigma ponto de partida para uma aventura pelo mundo da investigao policial. A misso descortinar um mistrio, sendo as provas recolhidas alvo de anlise rigorosa. Percias de deteo de impresses digitais, de vestgios qumicos e fsicos, conduziro identificao de suspeitos. Os Segredos do Corpo Humano Qua 11 Vem descobrir o corpo humano num jogo da glria cheio de surpresas! Planetas de Cincia Qui 12 Vem construir dois sistemas solares: um escala no interior do Centro; o outro, mais pequeno, ser uma rplica dinmica do Sistema Solar. X Micrbios Sex 13 Vamos usar processos simples e educativos para produzir produtos de higiene necessrios eliminao de batrias e cries. Tudo com produtos naturais e de uso dirio.

21 a 24 Agosto
Pinhole Ter 21 Fotografar com uma caixa de sapatos possvel? Cinema Trocado Por Midos Qua 22 As iluses ticas vote deixar de boca aberta. Ver uma coisa que no est presente ou vla de um modo falso, tudo vai ser experimentado. Brincar com as Cores Qui 23 Vem experimentar e usar vrios tipos de lpis em tecidos e vais ver resultados fantsticos! Fonte de Heron Sex 24 Sabes fazer um repuxo de gua? Constri uma fonte que parece enganar a Fsica.

28 a 31 Agosto
O Sol na Cozinha Ter 28 Vamos cozinhar luz do Sol. As cozinhas solares so uma forma simples, segura e econmica de aproveitamento da energia solar. Leite Para Que Te Quero Qua 29 Sabias que o queijo, o iogurte ou o requeijo devem constituir 18% da alimentao diria? Descobre como as reaces qumicas acontecem no alimento que vais preparar. Comer Polmeros? Qui 30 Fazer Arte com produtos comestveis e verificar que os polmeros no so s os plsticos, mas tambm podem servir para melhorar a aparncia dos alimentos. s Voltas na Cozinha Sex 31 Experimentar e jogar na cozinha tambm possvel.

7 a 9 Agosto
Espelho Meu, Espelho Meu, que Luz que te deu Ter 7 Em frente ao espelho explorars diferentes conceitos relacionados com a tica, e tambm construir um periscpio. Curtocircuito Qua 8 Vem ajudar a construir um lmpada de grafite e compreender a energia eltrica, condutores e circuitos eltricos. Tambm vamos construir o Nervoso, um brinquedo que sempre que lhe tocam acende uma luz. Qumica nas Coisas Qui 9 Atividades interativas, divertidas e educativas que exploram a Qumica, por vezes visvel e outras no. Com a Matemtica no h problema Sex 10 Vamos ajudar o nosso cientista? Arquimedes gostava muito de Matemtica. Um dia caiulhe uma ferramenta na cabea e esqueceuse de como calcular a densidade de um objeto. Vem ajudar a ultrapassar os desafios matemticos, obtendo pistas para desvendar o enigma.

17 a 20 Julho
Pinceladas de Cincia Ter 17 Cores, sons, texturas, aromas e sabores de vrias experincias cientficas sero tratados de forma artstica e apelativa aos sentidos, funcionando como alavanca para o mundo da Cincia. Com as Mos na Arte Qua 18 Faz uma escultura e conhece as aplicaes do polmero Biscuit no campo artstico. Pintar Sobre Lquidos Qui 19 Aplica conceitos qumicos e fsicos e cria os teus originais que sero nicos. Ainda que utilizes as mesmas cores e faas o mesmo desenho, o resultado nunca ser igual! Amarra as Cores com Arte Sex 20 Dobrar, amarrar, costurar, amassar ou de qualquer outra maneira, vem criar os teus padres de cor num tecido.

NOTAS: Todas as atividades so orientadas por monitores, na sua maioria licenciados.


Os participantes devero trazer lanche. Em algumas das atividades os participantes podero sujar-se.

You might also like