You are on page 1of 10

ANLISE DE ERROS SISTEMTICOS E ERROS ALEATRIOS

Mtodos Experimentais para Engenharia 01/2012 Professor: Mrcio Avelar Allan Parente Vasconcelos 09/0104838; Jos Elson ngelo Pereira 10/0050751; Loureno Henrique Neves Guimares 09/0122003. ALLANPARENTE@GMAIL.COM; JOSEPH.ANGELO@HOTMAIL.COM; LOUGUIMARAES@GMAIL.COM

1. OBJETIVO Identificar e analisar os erros sistemticos e aleatrios observados no decorrer de processos de medio. Debater as variveis que interferem no comportamento da variao total de um processo de medio. 2. INTRODUO Este experimento trata-se do lanamento de uma bolinha de papel, por meio de uma catapulta confeccionada artesanalmente, em um alvo posicionado no cho. Sendo que a posio observada a cada lanamento ser aquela do primeiro contato entre o objeto lanado e o alvo. A partir dos dados obtidos de um total de quarenta e cinco arremessos divididos igualmente em trs jogadores, foram feitas analises a respeito da(s): Reprodutibilidade: modificando um ou dois dos fatores abaixo: O mtodo; O operador; O instrumento de medio; O local; O tempo. Repetitividade: conservando-se: O mesmo mtodo; O mesmo operador; O mesmo instrumento de medio; O mesmo ambiente; A mesma condio de uso; A execuo dentro de um curto perodo de tempo; Componentes da variao total de um processo de medio. Os resultados so expressos por meio de tabelas, grficos, comentrios e citaes tericas e da tiram-se concluses sobre o processo de medio utilizado e dos erros sistemticos e aleatrios envolvidos.

3. RESUMO TERICO A anlise de erros sistemticos e aleatrios se apoia em uma srie de conceitos e expresses matemticas, desenvolvidas principalmente para padronizar o tratamento dos resultados obtidos em experimentaes cientficas e industriais. Para atingir os objetivos supracitados devem ser elucidadas algumas questes tericas, e estas sero abordadas nos subitens a seguir. A equipe enumerou alguns tpicos considerados indispensveis discusso em questo, e so eles: Diferena entre erro sistemtico e aleatrio; Erro sistemtico, tendncia e correo; Erro aleatrio, incerteza padro e repetitividade; Influncia da mdia sobre o erro; Diferena entre erro e incerteza; Fontes de erros fatores internos e externos ao sistema de medies; interaes e retroaes; influncia do operador; efeitos da temperatura. 3.1 Diferena entre Erro Sistemtico e Erro Aleatrio Um erro ocorre quando o comportamento esperado de um sistema se afasta do ideal (ALBERTAZZI). Esse afastamento pode ocorrer de maneiras distintas, onde a diferena reside no fato desse erro ser ou no previsvel. Analisando a previsibilidade, o erro pode ser classificado como aleatrio - tambm chamado de erro residual - ou sistemtico. O erro aleatrio a parcela imprevisvel do erro (ALBERTAZZI). O termo aleatrio muito bem empregado, pois a aleatoriedade uma caracterstica marcante deste erro. No se tem como prevenir o erro aleatrio. No se tem como prever a quantidade de erro e nem se ser acima ou abaixo do valor esperado, gerando assim uma disperso de valores em torno de um ponto central, que pode ser matematicamente analisada em busca de mais explicaes acerca do fenmeno. O erro sistemtico a parcela previsvel do erro. Corresponde ao erro mdio (ALBERTAZZI). Na prtica, ocorre numa situao onde voc consegue imaginar facilmente onde incidir a prxima medio, mesmo que essa seja distante do ideal. Esses erros podem ter natureza instrumental, devido a instrumentos ineficazes, mal calibrados ou mal tratados. Podem ainda advir de fatores ambientais, como temperatura, umidade, presso e claridade, dentre outras possibilidades. Intimamente relacionado com os conceitos de erro aleatrio e sistemtico, esto outros dois conceitos: exatido e preciso. Ter exatido se aproximar ao mximo do valor real, errar o mnimo. Ter preciso gerar pouca disperso entre os valores, independente desses valores serem ou no corretos. Englobando todos esses conceitos, pode-se concluir que: Um sistema com exatido certamente possui um baixo erro sistemtico; Um sistema com preciso, certamente tem uma pequena faixa de incidncia de erro aleatrio. No entanto, ele pode possuir erro sistemtico e manter sua preciso.

3.2 Erro Sistemtico, Tendncia e Correo O erro de medio definido pela expresso: E = I VV Onde E corresponde ao erro de medio, I corresponde indicao do sistema de medio e VV corresponde ao valor verdadeiro do mensurando. Partindo desse conceito, pode-se estimar a parcela de erro sistemtico dum sistema usando a expresso: Es = - VV Onde Es corresponde ao erro sistemtico, corresponde mdia do nmero infinito de indicaes e VV corresponde ao valor verdadeiro do mensurando. No vivel e nem possvel realizar infinitas medies, portanto definiu-se como estimativa aproximada do erro sistemtica a chamada tendncia, representada pela expresso: Td = - VVC Onde Td corresponde tendncia e VVC corresponde ao valor verdadeiro convencional, uma estimativa suficientemente prxima do valor verdadeiro do mensurando (ALBERTAZZI). A partir da tendncia, possvel obter mais um importante ente metrolgico: a correo. Como o prprio nome define, a correo responsvel por tentar ajustar o erro sistemtico detectado. Ela representada matematicamente pela expresso: C = -Td = VVC - Onde C corresponde correo, e as demais variveis j foram previamente identificadas. 3.3 Erro Aleatrio, Incerteza-Padro e Repetitividade Matematicamente, pode-se representar o erro aleatrio pela seguinte expresso: Eai = Ii + Onde Eai corresponde ao erro aleatrio da i-sima indicao e Ii corresponde a prpria i-sima medio. O valor do erro aleatrio no tem grande valor prtico, mas a faixa de valores dentro da qual o erro aleatrio esperado, denominada repetitividade, tem grande aplicabilidade. Ela utilizada para estimar a faixa de incertezas associadas ao resultado da medio. A incerteza-padro mais um valor que pode ser estimado. Ela corresponde ao valor do desvio-padro do erro aleatrio de medio (ALBERTAZZI). De posse da conhecida expresso que calcula o desvio-padro, basta calcular o desvio-padro da amostra para

obter ento a incerteza-padro. De posse do valor da incerteza-padro, calcula-se a estimativa da repetitividade assim: Re = t u Onde Re corresponde repetitividade, t corresponde ao coeficiente t de student (buscado em uma tabela de probabilidades) e u corresponde incerteza-padro. A estimativa da repetitividade pode ser observada atravs de uma distribuio normal, onde limitando um intervalo de duas vezes o desvio-padro da populao antes e depois da origem, tem-se sob o grfico uma rea correspondente a 0,9545 (95,45%) do total. Significa dizer que h 95,45% de chances de o erro aleatrio de alguma medida se encontrar nesta faixa. 3.4 Influncia da Mdia Sobre o Erro O erro sistemtico pode ser compensado atravs da correo. O erro aleatrio, apesar de estimado o intervalo onde ele incide, no pode ser compensado graas a sua imprevisibilidade. No entanto, quando se tira a mdia de vrias medies, percebe-se a reduo da influncia do erro, podendo ser feita uma medida mais precisa. O erro aleatrio da mdia menor do que o erro aleatrio de uma indicao individual. Esse efeito da mdia observado e utilizado em expresses para o clculo de desviopadro, incerteza-padro e repetitividade. As expresses so as seguintes: xm = x/n Re = ReI/n uI = u/n 3.5 Diferena Entre Erro e Incerteza importante notar que erro e incerteza no guardam o mesmo significado. O erro vem da diferena entre o valor obtido na medio e o valor verdadeiro do mensurando. A incerteza caracteriza a disperso de valores que podem ser atribudos ao mensurando, um parmetro associado ao resultado de uma medio (ALBERTAZZI). 3.6 Fontes de Erros de extrema importncia o conhecimento das possveis ou at provveis fontes de erro de medio. Diversos fatores, alguns bvios e outros nem tanto, geram erros de medio que precisam ser levados em conta na hora da anlise final dos resultados. Sero brevemente enumeradas algumas fontes de erro, separadas por categorias: Fatores internos ao sistema de medio: limitao tecnolgica, calibrao do equipamento, defeito desconhecido. Fontes externas ao sistema de medio: vibraes, vento, dilataes decorrentes de ao de temperatura, presena de campos eletromagnticos. Interaes e retroaes: efeitos causados no mensurando pelo prprio instrumento, durante o processo de medio.

Influncia do operador: leitura equivocada, mtodo de operao equivocado, mtodo de operao no uniforme. 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Material utilizado: 1 eixo; 2 porcas; 1 arruela; 1 elstico; 1 catapulta; Bolinhas de papel.

Figura 4.1 Foto dos materiais utilizado no experimento.

Figura 4.2 Peas necessrias para a montagem da catapulta.

Figura 4.3 Catapulta totalmente preparada para a realizao do experimento.

O Grupo 01, componentes deste relatrio, montou uma catapulta para que os jogadores do Grupo 02 fizessem os lanamentos, e vice e versa. Foi realizado pelo o Grupo 02 um Manual de uso para o Grupo 01. As instrues foram: - Posicionar a bolinha de papel no lanador, garantindo que ela no enrosque no parafuso interno. - Amassar mais a bolinha para que fique mais compactada. - Certificar-se que a catapulta esteja posicionada rente a marcao de lanamento (fita adesiva). - Para o arremesso: segure o lanador pela madeira, unindo-o a plataforma inferior.

Figura 4.4 Foto mostrando o lanador e o parafuso interno citado nas instrues.

A catapulta estava localizada a uma distncia de quatro metros do alvo, marco zero. As medies foram feitas de uma forma previamente determinada. Com uma fita adesiva colada ao cho, se fizeram marcaes a cada 10 centmetros, por uma distncia de dois metros. Onde as posies foram enumeradas de -10 a 10 e o alvo localizado em zero. Caso a bolinha casse antes da marcao -10, atribuir valor de -20, se a bolinha ultrapassasse a marcao em 10, atribuir valor de 20.

Figura 4.5 ilustrao das marcaes no cho.

Cada jogador realizou quinze lanamentos. Os dados obtidos foram:


Lanamento 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Jogador B -3 0 0 -3 -7 2 1 0 -5 -2 1 -20 0 -4 -7

A -3 -2 0 1 -4 -9 -4 0 -2 -2 1 -8 0 -5 1

C -3 -3 -1 0 -2 4 1 -1 -2 -2 0 -4 3 -5 0

Tabela 4.1 Resultados dos lanamentos dos trs jogadores.

Foi realizado o clculo da mdia de cada jogador e mdia global de todos os lanamentos, assim como tambm o clculo de desvio padro. A base da frmula do desvio padro usada foi: .

Mdia Desvio Padro

Parcial Global Parcial Global

Jogador A B C -2,4 -3,133 -1 -2,178 3,158 5,475 2,449 3,927

Tabela 4.2 Mdia e desvio padro dos dados obtidos.

Figura 4.6 Grfico da mdia de cada jogador.

Figura 4.7 Grfico do desvio padro de cada jogador.

Considerando o Valor Verdadeiro Conhecido (VVC) como quatro metros, e o Grau de Liberdade ( ) como 44 (45 - 1 = 44) e tendo como auxilio a Tabela 3, podemos verificar a Repetitividade (Re) e a Tendncia (Td), uma estimativa do erro sistemtico, do experimento. Onde I o valor da mdia global, em mdulo e u a incerteza padro, correspondente ao valor do desvio padro global. Td = I - VVC Re = t u

Tabela 4.3 Valores do coeficiente t de Student.

Dessa forma o valor aproximado da Repetitividade obtido foi de 8,091. Como observado na Tabela 3 no h o valor exato do Grau de Liberdade do experimento, = 44, portanto usou-se o valor de =40. A Tendncia resultou em um valor de -1,822.
Re u = 3,82 t = 2,064 8,091 Td -1,822 I = 2,178 VVC = 4

Tabela 4.4 Resultados da Repetitividade e da Tendncia.

5. CONCLUSO Na seo 3. Resumo Terico foi tratado o tema 3.6 Fontes de Erros, que ser o foco da concluso do presente relatrio. O experimento realizado se trata de uma analogia com procedimentos de medio, onde se pode praticar os clculos relativos mdia, desviopadro, repetitividade e etc. O experimento foi feito de forma bastante rudimentar, onde diversos fatores influenciam nas medies realizadas. O grupo enumerou como fatores preponderantes: O atrito com os dedos do lanador, no momento de soltar a extremidade do brao da catapulta. um tipo de erro operacional; O parafuso interno do lanador, em alguns momentos, se enroscava com a bola de papel, devido superfcie irregular da bola. um tipo de fator interno ao sistema de medio; A montagem escolhida gerou um brao de alavanca avantajado, cujo impulso fornecido pelo elstico deslocava a base da catapulta adiante, dissipando parte da energia que seria fornecida bolinha. mais um fator interno ao sistema de medio; As marcaes produzidas no cho, com fitas tipo fita crepe, so bastante grossas. Alm do mais, a preciso era bastante baixa, com divisrias apenas a cada 10 centmetros. mais um tipo de fator interno ao sistema de medio, gerado por uma escolha operacional no momento da montagem da catapulta; Outro fator que influenciou bastante nos valores obtidos nos clculos foi a regra prdefinida de atribuir valor +20 ou -20 aos lanamentos que atingiram posies a

distncias acima de 1 metro afastadas do centro do alvo. A amostra de resultados de um dos lanadores teve seus clculos bastante influenciados por um nico lanamento. A realizao do experimento e do relatrio foi de importante valor na familiarizao do grupo com as prticas da metrologia. Alm disso, foi responsvel por gerar uma preocupao maior com as possveis fontes de erros presentes em qualquer experimento. importante estudar essas fontes, a fim de poder tentar evita-las ao mximo em experimentos futuros. Quando no for possvel diminuir as fontes de erros contidas na montagem, mtodo ou operao, tambm se tem ferramentas matemticas para atenuao de erros experimentais previamente abordadas em sees anteriores do relatrio. 6. BIBLIOGRAFIA
ALBERTAZZI, A.A., SOUSA, A.R., Fundamentos de Metrologia Cientfica e Industrial, Editora Manole, 1 edio, 2008.

You might also like