You are on page 1of 3

Introduo: A populao de um pas no apenas modificada pelas mortes e nascimentos de seus habitantes.

. preciso levar em conta, tambm, os movimentos de entrada e de sada, ou seja, as migraes que ocorrem em seu territrio. As migraes internas so aquelas que se processam no interior de um pas como por exemplo xodo rural, o que constante no Brasil. ---------------------------------------------------------

imagem propaganda. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI96909-15228,00.html IMPRIMIR Os fluxos populacionais foram incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transporte (Rodovirio, hidrovirio, ferrovirio e areo) e das telecomunicaes, que ofereceram maior mobilidade s pessoas em todo mundo. Segundo a ONU (Organizao das Naes Unidas), aproximadamente 175 milhes de pessoas vivem fora do pas de origem.

Os fluxos populacionais entre pases so denominados de migraes internacionais, essas podem ocorrer por atrao ou por repulso, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em pases nos quais no h boas condies de vida e de trabalho, so atradas rumo a pases

desenvolvidos, como Estados Unidos, pases da Europa desenvolvida e Japo, a segunda so migraes onde o indivduo deixa seu pas devido a problemas polticos, perseguies, guerras, entre outros.

A maioria das migraes internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes migratrias emergem de Latino-Americanos, Africanos e Asiticos em direo aos EUA, Europa e Japo. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para sua terra natal, algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58 bilhes de dlares, o Brasil, por exemplo, recebe anualmente cerca de 2,8 bilhes de dlares enviados por brasileiros que vivem no exterior. http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/fluxos-populacioanaismigracoes-internacionais.htm MIGRAO MUNDIAL Taxa de migrao mundial cai 7% em 2009, mostra OCDE

A imigrao caiu 7% no mundo, em 2009, se comparada a do ano anterior, segundo estudo divulgado nesta tera-feira (12), em Bruxelas, pela Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmicos (OCDE). Os dados mostram que 4,3 milhes de pessoas deixaram seus pases em direo a outros nesse perodo.

A reduo envolve principais os asiticos que seguiam em direo Repblica Checa, Irlanda, Itlia, Espanha e Sua. Houve, porm, aumento no nmero de imigrantes rumo Austrlia, ao Canad e aos Estados Unidos.

O documento mostra que a queda do fluxo migratrio ocorreu no mesmo momento em que alguns pases europeus passavam por momentos de crise e falta de ofertas de emprego. Segundo o estudo, os jovens imigrantes tm sido duramente atingidos pela perda de empregos, assim como os trabalhadores em finanas, construo civil e varejo.

Ao mesmo tempo, h sinais de aumento de oferta de empregos nas reas de educao, sade e domsticos. O nmero de estudantes estrangeiros que buscam alternativas nos pases que integram a OCDE so na sua maioria da

China (um em cada cinco) no total, foram 410 mil em 2009.

O relatrio faz recomendaes para ajudar os governos a melhorar a gesto dos fluxos migratrios com base no fortalecimento e integrao entre os pases que formam a OCDE. H sugestes para facilitar a concesso aos pedidos de naturalizao e incentivo de garantias de direitos dos estrangeiros seguindo o adotado para os nativos.

Criada em 1948, a OCDE rene 34 pases que apresentam elevado ndice de desenvolvimento humano (IDH).

Fonte: Agncia Brasil http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=158605&id_secao=9 CONSEQNCIAS DAS MIGRAES Vrias so as conseqncias das migraes, segundo COELHO e TERRA (2001), podemos destacar as seguintes: a) Contribuio e influncia no processo de ocupao e povoamento, na distribuio geogrfica da populao e, claro, no prprio desenvolvimento econmico; b) Contribuio no processo de miscigenao tnica e na ampliao e difuso cultural entre povos; c) Quando a emigrao significa perda de mo de obra qualificada (fuga de crebros), os prejuzos para o pas emigratrio so enormes, ao passo que para o pas imigratrio as vantagens so muito grandes. d) Podem acarretar mudanas de costumes, concorrncia mo de obra local e problemas polticos ideolgicos, raciais, etc. e) Vantagens econmicas para os pases que no tem condies de atender as necessidades bsicas de suas populaes.

You might also like