You are on page 1of 2

2011

Sumrio Tcnico

IAS 12 Impostos sobre a Renda


emitido at 1 Janeiro 2011. Inclui os IFRSs com data de vigncia a paritr de 1 de janeiro de 2011, porm no inclui os IFRSs que sero substitudos.
Este documento foi preparado pela equipe da Fundao IFRS e no foi submetido aprovao do IASB. Com relao aos requerimentos, deve-se consultar as Normas Internacionais de Relatrio Financeiro.

O objetivo desta Norma prescrever o tratamento contbil para impostos sobre a renda. Para as finalidades desta Norma, impostos sobre a renda incluem todos os impostos nacionais e estrangeiros que sejam baseados em lucros tributveis. O s impostos so bre a renda tambm incluem impostos, ta is c omo im postos reti dos na fonte, que so a pagar por uma subsidiria, coligada ou empreendimento em conjunto sobre as distribuies entidade que reporta. A principal questo na contabilizao de impostos sobre a rend a como contabilizar as c onseqncias fiscais atuais e futuras de: (a) recuperao (liquidao) futu ra do v alor contb il de ativo s (p assivos) que se jam re conhecidos na demonstrao da posio financeira de uma entidade; e (b) transaes e outros eventos do perodo corrente que sejam reconhecidos nas demonstraes financeiras de uma entidade. Reconhecimento O imposto corrent e dos p erodos corr ente e anteriores dev er ser, na medida em que no estiver p ago, reconhecido como um passivo. Se o valor j pago em relao aos perodos corrente e anteriores exceder o valor devido pa ra es ses perodos, o e xcesso ser reconhecido c omo um ativo. Os impostos c orrentes pa ssivos (ativos) dos perodos corrente e anteriores sero medidos pelo valor que se espera que seja pago a (recuperado de) autoridades fi scais u sando as alquot as fiscai s (e leis fi scais) que te nham si do p romulgadas ou substantivamente promulgadas at o final do perodo de relatrio. inerente no reconhecimento de um ativo ou passivo que a entidade que reporta espera recuperar ou liquidar o valor con tbil desse ativo ou pa ssivo. Se fo r provvel que a re cuperao ou liqu idao de sse valor c ontbil tornar futuros pagamentos de impostos maiores (menores) do que seriam se essa recuperao ou liquidao no tivesse conseqncias fiscais, esta Norma exige que uma entidade reconhea um imposto diferido passivo (imposto diferido ativo), com determinadas excees.

Um i mposto d iferido ativo se r r econhecido para a co mpensao fu tura d e pre juzos fisc ais no u tilizados e crditos fiscais no utilizados na medida em que seja provvel que o lucro tributvel futuro ficar disponvel para compensar os prejuzos fiscais no utilizados e os crditos fiscais no utilizados. Mensurao Os impostos diferidos ativos e passivos sero medidos pelas alquotas fiscais que se espera aplicar ao perodo quando o ativo rea lizado ou o passivo liquidado, com base nas alquotas fiscais (e leis fiscais) que foram promulgadas ou substantivamente promulgadas at o final do perodo de relatrio. A mensurao de impostos diferidos passivos e impostos diferidos ativos refletir as conseqncias fiscais que resultariam da f orma c omo a entida de espera, no final do perodo d e relatrio, recuperar ou liquidar o valor contbil de seus ativos e passivos. Impostos diferidos ativos e passivos no devero ser descontados. O valor c ontbil de um imposto diferido at ivo ser re visado no f inal de cada perodo de relatrio. Uma entidade reduzir o valor contbil de um imposto diferido ativo na medida em que no seja mais provvel que ela ir ob ter lucro tribu tvel suficiente para p ermitir qu e o b enefcio de p arte ou totalidade desse imposto diferido ativo seja utilizado. Qu alquer r eduo ser revertida na medida em que se tornar provvel que a entidade ir obter lucro tributvel suficiente. Alocao Esta Norm a ex ige que uma entidade co ntabilize as conseqncias fiscai s das tra nsaes e outros eve ntos da mesma forma que contabiliza as p rprias transaes e ou tros ev entos. De sse modo, para t ransaes e ou tros eventos reconhecidos em lucros e perdas, quaisquer efeitos fiscais relacionados tambm so reconhecidos em lucros e perdas. Para transaes e outros eventos reconhecidos fora de lucros e perdas (em outros re sultados abrangentes ou diret amente no pa trimnio lq uido), q uaisquer e feitos fiscais re lacionados ta mbm so reconhecidos fora de lucros e perd as (em outros resultados abrangentes ou diretamente no patrimnio lquido, respectivamente). Da mesma forma, o rec onhecimento de im postos diferidos a tivos e pa ssivos em uma combinao de negcios afeta o valor do gio proveniente dessa combinao de negcios ou o valor do ganho por compra vantajosa reconhecido.

You might also like