You are on page 1of 9

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ) / DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF)

ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP) / DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002

CARGO: PERITO

CRIMINAL FEDERAL

REA 4 ENGENHARIA AGRONMICA


Nas questes de 21 a 50, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS na coluna C; itens ERRADOS na coluna E. Na Folha de Respostas, a indicao do campo SR servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta; portanto, a sua marcao no implicar apenao ao candidato. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Texto CE questes de 21 a 29 Em um planejamento estratgico, a disponibilidade de informaes confiveis acerca do uso e da ocupao do solo e de como se apresenta a sua distribuio espacial em uma determinada regio fundamental para a tomada de decises, quer seja para um planejamento regional ou local, quer seja para a implantao de polticas pblicas territoriais no mbito nacional. O sensoriamento remoto orbital e as tcnicas de anlises espaciais via Sistemas de Informaes Geogrficas (SIGs) so atualmente as ferramentas mais apropriadas para a obteno dessas informaes. Considere um projeto hipottico a ser estabelecido em nvel regional, na escala 1: 50.000, envolvendo toda a regio do Distrito Federal (DF) e dos municpios do entorno, abrangendo uma rea de 150 km 150 km. Sobre essa regio, dever ser possvel efetuar um zoom, para que um estudo em escala de maior detalhe, em 1:25.000, em uma rea de proteo ambiental (APA) do DF, possa ser efetivado. Visando a expanso de fronteiras agrcolas, a explorao dos recursos hdricos, a definio de eixos de expanso urbana, a identificao de reas de preservao e a preveno de eroso do solo, entre outros, o objetivo fundamental desse projeto realizar um zoneamento ambiental a fim de orientar a ocupao e o uso do solo de forma menos impactante e mais sustentvel para o ambiente. Em uma primeira fase, a base de dados para o projeto ser obtida da anlise e da interpretao de diferentes tipos de imagens obtidas por satlites, gerando-se mapas temticos atualizados do meio fsico, e de dados compilados de mapeamentos prvios. necessrio que o analista tenha um bom conhecimento de interpretao e de processamento de imagens para obter informaes relevantes e confiveis. Todas as informaes obtidas na fase inicial do projeto sero, em seguida, manipuladas em um SIG, para fins de gerao de mapas derivados, construindo-se os possveis cenrios de uma adequada ocupao do espao fsico. Para a realizao desse projeto, dispe-se das informaes expressas nas tabelas I e II abaixo. Tabela imagens de sensoriamento remoto
imagens pticas banda espectral 1 azul 2 verde 3 vermelho 4 infravermelho prximo 5 infravermelho mdio 6 pancromtica resoluo espacial (m) 20 20 20 20 20 5 altitude do satlite 700 km altitude do satlite 760 km as imagens necessrias para recobrir toda a rea esto em trs rbitas (seis imagens) resoluo temporal 25 dias largura da rbita 75 km imagens de radar banda (cm) X = 3,2 L = 25,0 resoluo espacial (m) 10 10 resoluo temporal 10 dias largura da rbita 50 km

as imagens necessrias para recobrir toda a rea esto em duas rbitas (quatro imagens)

Tabela
topogrfico escala (1: x) ano projeo x = 100.000 1980 UTM

mapas temticos e cartogrficos prvios


declividade x = 50.000 2000 UTM geomorfolgico x = 75.000 1986 UTM geolgico x = 50.000 1995 UTM

solos x = 100.000 1985 UTM

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 1 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 21

QUESTO 24

A partir da interpretao de imagens a serem obtidas na primeira fase do projeto descrito no texto CE, julgue os itens que se seguem acerca da elaborao de mapas temticos do meio fsico e bitico (vegetao). 1 Pelo fato de as imagens de ambos os sensores da tabela I serem obtidas de altitudes de centenas de quilmetros, elas no permitiro a obteno de mapa do uso atual do solo, na escala de 1:50.000. 2 Como a regio do projeto situa-se no ecossistema cerrado, as imagens do sensor ptico a serem obtidas com resoluo espacial grosseira de 20 m no permitem identificar e distinguir as diferentes classes de cobertura vegetal. 3 Para se ter uma viso completa de toda a regio do projeto, prefervel montar um mosaico a partir das seis imagens obtidas por meio de radar, porque sempre se poder faz-lo dentro do intervalo da resoluo temporal desse sensor. 4 Os mapeamentos temticos na escala de detalhe de 1:25.000 somente podero ser feitos com as imagens pancromticas do sensor ptico. 5 A confeco de um mosaico de imagens pticas de toda a regio do DF e entorno pode ser problemtica, devido dependncia de condies atmosfricas favorveis.
QUESTO 22

Para facilitar a interpretao das imagens obtidas por sensoreamento remoto por satlite e extrair o mximo de informao para a elaborao dos diversos mapas temticos da regio abordada no projeto descrito no texto CE, pode-se utilizar as diversas tcnicas de processamento digital de imagens que esto atualmente disponveis e que incluem a 1 combinao em uma composio colorida da imagem pancromtica de 5 m de resoluo espacial com as imagens multiespectrais de 20 m de resoluo, o que permite fazer uma anlise mais detalhada. 2 diviso da banda do infravermelho prximo pela banda do vermelho, o que possibilita a obteno de um ndice de vegetao que permite diferenciar as variaes de biomassa das classes de vegetao. 3 combinao das bandas 4, 3 e 2 indicadas na tabela I, associadas, respectivamente, s cores R (vermelho), G (verde) e B (azul), o que permite que a cobertura vegetal sadia aparea na imagem em tons de cores verde. 4 filtragem do tipo passa-baixa, para realar limites de borda. 5 classificao automtica supervisionada a partir de reas de amostras de classes selecionadas pelo analista.
QUESTO 25

Com referncia ao texto CE, julgue os itens a seguir, acerca da interpretao de imagens de radar para detectar e identificar os diferentes tipos de uso e de ocupao atual do solo. 1 As parcelas de solos expostos secos e preparados para o plantio apresentam alto retroespalhamento (reflectncia de retorno), aparecendo com tons claros nas imagens de radar. 2 muito provvel que o sinal de radar na banda L ter uma maior penetrao na vegetao em relao s outras freqncias mostradas na tabela I, fornecendo, portanto, imagens com mais informaes a respeito dos tipos de solos presentes na regio. 3 Os corpos de gua com plumas de sedimentos em suspenso podem ser distinguidos dos corpos com gua limpa e nas imagens das bandas X e L. 4 Para a confeco do mapa geomorfolgico (ou do relevo), opta-se pelas imagens de radar, porque elas so melhores para representar as variaes texturais da topografia do relevo. 5 As reas urbanas edificadas so facilmente identificadas em imagens de radar, devido ao alto retroespalhamento do sinal de retorno do pulso de radar nesse ambiente.
QUESTO 23

Tendo como referncia o texto CE, julgue os itens abaixo, acerca dos conhecimentos necessrios e dos cuidados a serem tomados ao se integrar os mapas temticos obtidos da interpretao das imagens de sensoreamento remoto com os mapas prvios, dentro de um SIG. 1 No momento da interpretao das imagens para a gerao de mapas temticos, essas imagens no precisam ser pr-processadas para a correo geomtrica, porque a distoro de um sistema imageador com ptica telescpica porttil desprezvel. 2 Como os mapas prvios vetoriais esto geralmente em diferentes escalas, eles devero ser rasterizados com a mesma resoluo de grid (clulas ou pixels) para serem combinados. 3 O formato raster significa que uma superfcie bidimensional sobre a qual dados geogrficos so representados contnua e no-quantizada. 4 Qualquer representao digital de variaes contnuas do relevo no espao constitui-se na construo de um modelo digital do terreno. 5 Em um SIG, os mapas temticos no devem ser considerados apenas como um conjunto de pontos, linhas e reas, definidos por suas localizaes no espao dentro de um sistema de coordenadas, mas tambm por seus atributos no-espaciais.

Tendo como base o texto CE, julgue os itens subseqentes, com referncia s informaes que podero ser extradas para a elaborao de mapa de uso atual do solo, usando-se as imagens dos sensores pticos mostrados na tabela I. 1 Os limites dos corpos de gua sero identificados com maior preciso nas bandas espectrais do infravermelho. 2 As parcelas de um mesmo tipo de solo, quando mido por irrigao ou seco, no podero ser diferenciadas em qualquer uma das bandas pticas. 3 Ser possvel, com as imagens multiespectrais, identificar os diferentes tipos de culturas (soja, milho e feijo). 4 As reas de reflorestamento de pinus e de eucalipto podero ser diferenciadas, porque apresentam estruturas de dossis diferentes. 5 As imagens das bandas espectrais do visvel podero ser usadas para o controle e a monitorao da qualidade da gua dos reservatrios presentes na rea.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 2 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 26

QUESTO 28

Em relao ao texto CE, julgue os itens subseqentes, acerca da manipulao dos dados representados pelos mapas da tabela II em um ambiente SIG.

Ainda acerca da leitura de dados cartogrficos e tendo como referncia o texto CE, julgue os itens seguintes. 1 A nomenclatura SF 23-Z-D-VI, resultante do desdobramento

1 comum usar as regras da lgica booleana (AND, OR, XOR, NOT) para se operar atributos e propriedades espaciais, a fim de verificar se uma condio particular verdadeira ou falsa. 2 Todos os dados geogrficos dos mapas temticos mostrados nessa tabela podem ser reduzidos a trs conceitos topolgicos bsicos: ponto, linha e rea. 3 A descrio de um fenmeno geogrfico, em princpio, representada por ponto, linha e rea, mais um rtulo especificando o que esse fenmeno significa. 4 Para que todas as posies, dimenses e extenses dos dados de um mapa possam ser definidas precisamente, na estrutura de dados vetoriais, deve-se assumir que as coordenadas espaciais sejam no-contnuas e quantizadas. 5 As imprecises mais comuns que podem surgir da rasterizao dos mapas vetoriais dessa tabela devem-se ao fato de que cada clula somente pode conter um valor de um atributo, ou seja, somente o valor mdio da clula.
QUESTO 27

da Carta Internacional ao Milionsimo, identifica uma carta na escala de 1:50.000. 2 As cartas topogrficas produzidas pelo Departamento de Servio Geogrfico (DSG) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) so elaboradas em projeo Universal Transversa de Mercator, que estabelece um sistema de coordenadas plano-retangular com eixo X (N: norte) e Y (E: este) ortogonais entre si. 3 As coordenadas terrestres so obtidas considerando-se a superfcie terrestre como correspondente superfcie de um plano ou simplesmente de um sistema cartesiano XYZ. 4 As cartas topogrficas so elaboradas tendo como ponto de partida as fotos areas, porque as fotos originalmente retratam a informao do terreno a partir de um sistema de projeo ortogonal. 5 A toda representao cartogrfica pode ou no estar relacionado um tipo ou sistema de projeo.
QUESTO 29

A partir do texto CE, julgue os itens que se seguem, acerca da leitura de dados cartogrficos, que so importantes para se incorporar corretamente os mapas em um SIG. 1 Todos os pontos na superfcie terrestre podem ser localizados por linhas de referncia meridianos e paralelos. Os paralelos correspondem s linhas norte-sul que contm o znite de um lugar, quando o Sol se posiciona no ponto mais alto da sua trajetria. 2 No sistema geodsico, o datum horizontal a base para o levantamento altimtrico e o datum vertical a referncia para os levantamentos planimtricos. 3 A escala representada por uma frao E = 1/N, em que N indica o fator de reduo entre a medida grfica (no desenho) e a medida real (no terreno). 4 A escala 1:75.000 do mapa geomorfolgico da tabela II mostra uma relao em que 1 cm medido no mapa equivale a 75 m no terreno. 5 As coordenadas geodsicas referem-se superfcie de um elipside de revoluo e as coordenadas geogrficas so coordenadas geocntricas, ou seja, tm o centro de massa da Terra como origem das coordenadas. Com base no texto CE, julgue os itens a seguir, com referncia ao sistema de posicionamento global por satlite (GPS). 1 Para o georreferenciamento das imagens de satlites da banda pancromtica de resoluo espacial de 5 m indicada na tabela I, preciso usar o modo de posicionamento diferencial, para se obter uma maior preciso. 2 Para se obter medidas de reas das propriedades rurais, cadastro e dados planialtimtricos, deve-se usar o modo de posicionamento absoluto. 3 Os erros na determinao de pontos GPS, entre outros fatores, so causados por modificaes dos sinais de rdio, quando estes atravessam a atmosfera e tambm devido preciso dos relgios dos receptores. 4 O GPS um sistema de radionavegao por satlites que permite o posicionamento apenas bidimensional de pontos em terra, mar ou ar. 5 O modo de posicionamento GPS depende do nmero de receptores utilizados, bastando um receptor para o modo absoluto e dois receptores para o modo diferencial.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 3 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 30

QUESTO 31

Em geral, a caracterstica tcnica que mais atrai o interesse do usurio quando da aquisio de um trator agrcola a potncia do motor. Apesar de muitas outras caractersticas serem importantes na escolha do trator, como, por exemplo, a potncia na TDP, o escalonamento de marchas, o tipo de trao, a fora no engate de trs pontos, a disponibilidade de tomada hidrulica e os requisitos de conforto e de segurana, sem dvida a caracterstica bsica que sintetiza ou representa, de forma genrica, o desempenho do trator a potncia que este pode desenvolver. Muitas, porm, so as potncias do trator, como, por exemplo, a potncia do motor, a potncia da tomada de potncia, a potncia na barra e a potncia hidrulica. A figura abaixo ilustra trs formas de fornecimento de potncia em um trator agrcola. Devido falta de conhecimento da maioria dos usurios e falta de regulamento que discipline o assunto, a potncia do motor declarada em catlogos nem sempre deixa claro tratar-se de potncia bruta ou de potncia efetiva, o que gera confuso quando se compara modelos de fabricao diferente.

O projeto de Inspeo Peridica de Pulverizadores (IPP) representa uma das primeiras aes organizadas para a implantao desse tipo de atividade na Amrica Latina. Diversos estudos tm mostrado a precariedade da maioria das mquinas pulverizadoras no Brasil, e a situao no diferente nos demais pases latino-americanos. Como exemplo, um levantamento realizado na Argentina, na dcada passada, mostrou que 70% das mquinas utilizavam bicos defeituosos, ocasionando aplicao irregular e excessiva de produtos, e que com investimentos de baixo custo em reparos, calibrao correta e informao aos usurios, as mquinas poderiam ser readequadas para melhores condies de trabalho, com a substituio de bicos, filtros, manmetros, barras etc. Acerca dos bicos dos pulverizadores, julgue os itens que se seguem. 1 Para se manter a vazo constante durante a pulverizao, a uniformidade dos dimetros de abertura dos bicos desempenha um papel mais importante que a presso neles exercida. 2 A vazo de um bico diretamente proporcional ao quadrado da presso nele exercida. 3 A utilizao de bicos com vazo homognea ao longo da barra de um pulverizador pode resultar em considervel economia do produto aplicado. 4 Nos pulverizadores modernos, para se obter uniformidade na vazo dos bicos, no necessrio que haja uniformidade da presso nesses, uma vez que j foram desenvolvidos bicos to bem acabados que, a exemplo de um gotejador, so autocompensantes. 5 Para bicos de mesmos dimetro e coeficiente de descarga, correto afirmar que uma variao de 20% na presso neles exercida acarretar uma variao aproximada de 10% em sua vazo.
QUESTO 32

Ila Maria Corra. Potncia de catlogo. In: Cultivar mquinas, set.-out./2001, p. 19 (com adaptaes).

Considerando as informaes acima, julgue os itens seguintes, acerca das potncias de um trator. 1 A potncia na TDP tambm denominada potncia efetiva do motor, correspondendo, aproximadamente, a uma mdia entre a potncia do motor e a potncia na barra de trao. 2 O ponto de mximo na curva superior da figura pode corresponder potncia efetiva do motor, considerando-se que essa potncia foi obtida com o motor submetido a uma exigncia mxima durante seu teste. 3 As normas NBR ISSO 1585, SAEJ 1349 e DIN 70020 so usadas para referenciar a potncia e no apresentam diferenas significativas entre si; por isso, quando se testa o motor de um trator, seguindo-se qualquer uma dessas normas, os resultados so os mesmos. 4 A potncia efetiva do motor aquela que o motor capaz de desenvolver em sua mxima solicitao; um exemplo disso ocorre quando um trator estiver tracionando uma grade aradoura em operao na maior velocidade possvel. 5 Uma das razes de a potncia na barra de trao ser inferior potncia na TDP o conjunto das perdas mecnicas na conexo virabrequim-biela.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 4 / 9

Com relao prtica de irrigao e drenagem, necessrio o conhecimento das caractersticas do clima, da planta e do solo. Alm disso, importante o conhecimento de Hidrulica e de Hidrologia, sendo as equaes de Bernoulli e de continuidade fundamentais para o estudo dessas cincias. Com relao s medies de vazo e determinao das perdas de carga em tubulaes, julgue os itens subseqentes. 1 Em um regime permanente e uniforme, pode-se obter a vazo de um curso de gua por meio do produto entre a velocidade mdia do fluxo e a seo molhada. 2 Considerando-se a superfcie como referncia, a velocidade mdia do fluxo de um crrego corresponde velocidade tomada a 40% da profundidade total no trecho amostrado. 3 Considerando-se a superfcie como referncia, a profundidade na qual se tem a velocidade mdia de fluxo de um crrego corresponde a 60% da profundidade total do trecho amostrado. 4 A carga cintica em tubulaes de irrigao por asperso convencional sempre maior que a carga piezomtrica. 5 Tubulaes com velocidade mdia de fluxo igual a 2 m/s apresentam uma carga cintica de aproximadamente 20 cm.
Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 33

QUESTO 35

O uso da energia eltrica no meio rural no apenas um fator de produo, mas tambm uma questo de conforto para o proprietrio e seus empregados. Nas dcadas de 30 a 60 do sculo passado surgiram, em maior nmero nos estados do Sudeste, diversas micro-hidreltricas rurais, algumas capazes de produzir energia suficiente apenas para algumas lmpadas e um rdio e outras, maiores, capazes de fornecer energia para o funcionamento de algumas mquinas. Na implantao de uma pequena hidreltrica, pode-se dividir o conjunto de atividades em obras prediais, que trata da construo da casa de mquinas, e em obras eletromecnicas, que trata da implantao dos sistemas hidrulicos, mecnicos e eltricos. Acerca da implantao e do funcionamento de uma pequena hidreltrica, julgue os seguintes itens. 1 A casa de mquinas deve ficar em uma posio paralela ao sentido de escoamento da fonte de gua, pois essa posio implica melhor eficincia dos conjuntos hidromecnicos. 2 Considerando que a eficincia global de uma hidreltrica hidrulica, turbina, gerador e transmisso seja de 60%, conclui-se que uma queda de 5 m e uma vazo de 800 L/s podem atender a uma demanda energtica de at 20 KW. 3 Considerando que, no eixo de uma turbina Pelton, esteja acoplada uma polia de 1,2 m de dimetro que, por meio de uma correia lisa plana, movimenta um gerador cuja polia de conexo de 0,3 m, conclui-se que, se a rotao da polia de 1,2 m for de 450 rotaes por minuto (rpm), o gerador no alcanar 1.800 rpm. 4 Trabalhando com o mesmo rendimento, para se obter a mesma potncia em uma pequena hidreltrica que teve a sua vazo reduzida metade, necessrio duplicar a sua altura de queda. 5 As turbinas do tipo Pelton so mais indicadas para situaes de pequena altura de queda e de grandes vazes, enquanto as do tipo Kaplan so indicadas para situaes opostas.
QUESTO 34

O Brasil, com sua imensido territorial de mais de 8,5 milhes de km2 de solos razoavelmente frtis, desfrutando de clima ameno, com bons ndices de precipitao pluviomtrica e com inmeras espcies de plantas forrageiras nativas, revelou desde cedo uma vocao natural para a criao de animais domsticos de interesse zootcnico. Acerca dessa vocao, da nutrio animal e de pastagens, julgue os itens seguintes. 1 A nutrio animal uma das principais limitaes produo animal no Brasil. 2 No caso de vacas com alto potencial de produo e nas melhores condies de pastagens, no incio de lactao, apenas o pasto atende s exigncias. 3 A Brachiaria ruziziensis Stapf. uma gramnea perene, herbcea, com grande capacidade de alastrar-se pelos rizomas e razes adventcias dos ns inferiores dos colmos. 4 O capim elefante (Pennisetum purpureum Schum) exigente em fertilidade do solo e vegeta bem desde solos enxutos at pouco midos. 5 A forma fsica de cobalto oferecido como sulfato de cobalto de cristais brancos em misturas minerais para bovinos.
QUESTO 36

O sucesso no melhoramento animal depende do controle dos fatores nutricionais. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. 1 As principais estratgias para o melhoramento gentico de um rebanho incluem a seleo entre e dentro de raas e o cruzamento entre raas. 2 O intervalo entre geraes mede a idade dos pais quando so substitudos pelos filhos no sistema de produo. 3 A injeo endovenosa de cobalto eficiente para controlar a deficincia de vitamina B12, pois favorece a produo dessa vitamina no organismo bovino. 4 A doena do msculo branco em bovinos causada pela deficincia aguda de selnio e representa uma distrofia muscular nutricional em bezerros. 5 Considerando que o cloreto de sdio apresenta 40% de sdio e que o sdio seja fornecido na concentrao de 1.000 ppm na matria seca ingerida por dia por um bovino adulto, caso esse animal consuma 10 kg de matria seca, ele estar ingerindo 25 g de sdio.
QUESTO 37

de suma importncia a produo de forragem de alta qualidade para a confeco de fenos de elevado valor nutritivo durante o vero, o que uma eficiente utilizao do recurso forrageiro no sentido de suprir as deficincias quantitativas e qualitativas observadas durante o perodo de seca. Acerca dos processos de ensilagem, de fenao e seus produtos, julgue os itens abaixo. 1 Fungos comuns em silagens incluem os gneros Fusarium, Lactobacillus, Penicillium e Aspergillus. 2 A bactria Clostridium um dos mais comuns aditivos para silagem. 3 A amonizao de forragens por meio de amnia anidra, amnia lquida ou uria tem sido utilizada no processo de ensilagem por ser de fcil aplicao, fornecer nitrognio no-protico, provocar decrscimo no contedo de FDN, favorecer a solubilizao parcial de hemicelulose, aumentar o consumo e a digestabilidade, alm de conservar as forragens com alto teor de umidade. 4 Uma das formas pelas quais as chuvas podem afetar a qualidade dos fenos por meio da lixiviao de compostos solveis. 5 A secagem ao Sol aumenta os teores das vitaminas A, C e E e diminui o contedo da vitamina D nas forragens.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 5 / 9

Acerca da administrao agrcola, julgue os seguintes itens. 1 A administrao rural considera tanto a organizao como a operao de uma empresa agrcola, visando ao uso mais eficiente dos recursos para obter resultados compensadores e contnuos. 2 De um modo geral, as atividades de menor risco so pouco lucrativas e a diversificao de atividades rurais diminui o risco global, mas, em compensao diminui a lucratividade total. 3 Segundo a classificao tradicional, os capitais esto dividos em duas grandes categorias: os fixos e os circulantes. A terra e os melhoramentos de efeito prolongado nela introduzidos so capitais fixos. Os capitais circulantes referem-se aos bens de produo, tais como: sementes, fertilizantes, implementos e gado bovino para engorda. 4 O planejamento e a gesto do setor agrcola brasileiro tm procurado privilegiar a organizao das cadeias produtivas agrcolas e do agronegcio. A grande limitao dessa estratgia que a gesto do agronegcio no se aplica agricultura familiar. 5 Normalmente, o exerccio da gesto de uma empresa rural requer a organizao de um sistema de informaes gerenciais, que pode ser conceituado como sendo as normas e os procedimentos que, de forma sistemtica, visam proteger os bens patrimoniais, assegurar a exatido de seus registros contbeis e extracontbeis e, ainda, aprimorar a poltica diretiva e estratgica da empresa.
Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 38

QUESTO 40

Julgue os itens abaixo, relativos gnese, morfologia e classificao de solos. 1 Perfil do solo pode ser conceituado como uma superfcie vertical exposta, com seu conjunto de horizontes ou camadas, que apresenta variao predominantemente no sentido vertical (anisotropia vertical). 2 Geralmente, em regies frias e chuvosas, os solos desenvolvidos a partir de basalto apresentam altos teores de alumnio trocvel e de nutrientes disponveis para os vegetais. 3 A latolizao um processo de formao do solo que consiste basicamente na remoo de slica e de bases do perfil, aps intemperismo dos minerais constituintes da rocha-matriz, e que praticamente no apresenta translocao de materiais do horizonte A para o B. 4 Os horizontes diagnsticos so muito importantes para a classificao dos solos. O horizonte B latosslico apresenta uma estrutura em blocos, elevada espessura e baixa quantidade de mineral primrio facilmente intemperizvel. 5 Todo solo eutrfico apresenta uma saturao por bases (valor V) igual ou superior a 50% e todo solo lico apresenta uma saturao por bases inferior a 50%.
QUESTO 39

A tecnologia de alimentos pode ser definida, de forma genrica, como o elo entre a produo e o consumo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. 1 Os aditivos qumicos apresentam funes variadas. Alguns deles so potencialmente cancergenos, como os nitratos e nitritos, cuja funo nica realar a cor de produtos crneos. 2 A liofilizao, um dos mais eficientes processos de conservao de alimentos, baseia-se na sublimao da gua. 3 No Brasil, uma indstria processadora de leite do tipo A longa vida deve apresentar, por fora de lei, instalaes adequadas para ordenhas manual e mecnica. 4 A acetona uma substncia muito utilizada para a determinao da concentrao de gordura no leite. 5 A irradiao um dos processos mais recentes para a conservao de alimentos, podendo chegar at esterilizao do produto irradiado. Nesse caso, podem ser usados os raios gama provenientes do Co60 e do Cs137. Nesse processo, controla-se a dose de radiao por meio da variao do tempo de exposio do produto ao elemento radioativo.
QUESTO 41

Julgue os itens que se seguem, relativos ao uso de fertilizantes e de corretivos. 1 A uria o fertilizante nitrogenado mais utilizado no Brasil, apesar do elevado potencial de perdas de nitrognio por volatilizao do on amnio, quando este fertilizante aplicado na superfcie do terreno. 2 A eficincia de um corretivo da acidez do solo funo, principalmente, do seu poder de neutralizao e de sua granulometria; pode ser representada pelo poder relativo de neutralizao total (PRNT), ndice numrico que varia de zero a 100%. 3 Em geral, os fertilizantes de uso comercial utilizam em suas formulaes misturas de fontes simples de fertilizantes. De acordo com a legislao brasileira, uma formulao 8-14-10 significa que o produto contm 8% de N, 14% de P e 10% de K. 4 O uso indiscriminado de fertilizantes pode resultar em danos ambientais. O principal nutriente que pode causar problemas ambientais o nitrognio, especialmente por intermdio da lixiviao de ons nitrato para os lenis freticos. 5 Os fertilizantes qumicos podem deixar um resduo cido, neutro ou alcalino, no solo, dependendo de sua composio. Alm disso, por serem sais, eles diminuem a presso osmtica da soluo formada com gua presente no solo. Nesse sentido, entre os fertilizantes mais usados no Brasil, o sulfato de amnio o que mais preocupa, em face da sua elevada salinidade.

A extenso rural no Brasil teve por objetivo a promoo do desenvolvimento sustentvel na rea rural durante o perodo da modernizao conservadora da agricultura brasileira. Os limites colocados pela natureza, pelo espao, e as restries impostas pela economia foram considerados no planejamento da interveno estatal. A cincia e a tecnologia foram aplicadas na superao desses limites e restries. A adoo de novas tecnologias pelos agricultores foi resultado da ao do Estado, por meio da extenso rural, no processo de modernizao da agricultura no Brasil. Crdito subsidiado para os insumos modernos e assistncia tcnica foram, tambm, medidas bsicas para o sucesso dessa modernizao. Nesse contexto, pode-se definir a extenso rural como um processo dinmico no qual se levaram ao produtor rural as informaes teis e relevantes e que, ao mesmo tempo, ajudou o agricultor a adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes para utilizar com eficincia essas informaes. Com base na viso do texto acima, julgue os seguintes itens. 1 A extenso rural tem duas dimenses: uma comunicativa e outra, educativa. 2 Essa viso de extenso rural dispensa o conhecimento prvio pelo extensionista acerca das melhores alternativas tcnicas para o agricultor no futuro. 3 A extenso rural no perodo referido no texto confundiu educao com uma simples aquisio de informaes. 4 A adoo das novas tecnologias pelo agricultor deveu-se, exclusivamente, no perodo referido no texto, ao poder de persuaso da assistncia tcnica e maior rentabilidade em decorrncia das novas tecnologias. 5 Para se obter o real desenvolvimento de uma comunidade rural, a extenso rural deve ser participativa; no entanto, no perodo referido no texto, ela no o foi.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 6 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 42

QUESTO 44

Um agricultor poderia obter uma renda lquida anual de R$ 5.000,00 com a produo de uma rea cultivada com Cannabis sativa, a um custo de R$ 2.000,00 em insumos e trabalho, e com risco de 30% de a plantao ser descoberta e destruda pela polcia. No entanto, se optasse pelo cultivo de mandioca, o agricultor ganharia anualmente R$ 2.000,00 em mdia de renda lquida. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens abaixo. 1 A renda anual esperada pelo agricultor no cultivo de C. sativa de R$ 3.500,00. 2 Se o agricultor ganhasse anualmente mais de R$ 3.000,00 com o cultivo de mandioca, no seria compensador para ele cultivar C. sativa. 3 Caso a polcia passe a localizar mais de 72% das reas cultivadas com C. sativa, a renda esperada pelo agricultor que cultiva essa espcie ser negativa. 4 Se a renda anual com o cultivo de mandioca for de R$ 3.600,00 e a probabilidade de localizao e de destruio da plantao de C. sativa baixar para 20%, ento o cultivo de qualquer uma das duas espcies propiciar ao agricultor a mesma renda. 5 O valor da informao fidedigna a respeito de quais reas cultivadas com C. sativa sero localizadas pela polcia corresponde a R$ 500,00 para o agricultor.
QUESTO 43

As inovaes tecnolgicas produzidas por empresas, institutos de pesquisa e universidades para os produtos agrcolas podem levar os produtores agrcolas ao fenmeno conhecido como Trade Mill, isto , a uma situao na qual os produtores se esforam para adotar as novas tecnologias, emulando entre si, mas, no fim do processo, no melhoram a sua situao. Os produtores que adotam uma nova tecnologia tm uma rentabilidade maior que a dos retardatrios. Considerando que as curvas de demanda da grande maioria dos produtos agrcolas tm a elasticidade preo menor que a unidade, isto , a demanda inelstica, ento o conjunto dos agricultores ter uma receita menor quando aumentar a produo agrcola. O preo do produto cair e os consumidores sero beneficiados pela aplicao do progresso tecnolgico na agricultura. Alguns produtores ganham transitoriamente um pequeno diferencial de rentabilidade enquanto ocorre o ajuste; entretanto, no fim do processo, o preo cair mais que o aumento da produo. A receita total dos agricultores que no foram expulsos do mercado ser menor para uma produo maior. Uma parte dos produtores sai do mercado, a produo total aumenta, o preo cai, mas a renda total do conjunto de produtores menor. Com o auxlio dessas informaes, julgue os itens subseqentes. 1 As novas tecnologias sempre melhoram a situao dos produtores. 2 O conjunto dos produtores tem uma receita total menor devido s demandas inelsticas dos alimentos e s inovaes tecnolgicas. 3 Os produtores adotam as novas tecnologias porque assim apresentam permanentemente mais lucro. 4 O consumidor o maior beneficirio das inovaes tecnolgicas. 5 As expectativas de aumento de lucros pelos produtores so frustradas quando a nova tecnologia adotada por todos.

Na avaliao de uma propriedade agrcola, uma anlise de custos versus benefcios tem por objetivo responder questo acerca de qual seria a rentabilidade da explorao e o valor da empresa. Para isso, um dos mtodos utilizados visa estabelecer esses valores com base em fluxos de rendimentos lquidos futuros que a explorao teria capacidade de obter naquele momento. Esses rendimentos devem considerar as tcnicas regionais de cultivo e desconsiderar as tcnicas predatrias e devastadoras do meio ambiente. O preo da terra tem uma relao com a renda lquida capitalizada. A renda depender da escolha da taxa de capitalizao. Nesse contexto, julgue os itens a seguir. 1 Quanto maior for a taxa de capitalizao das rendas lquidas futuras maior ser o preo estimado da terra ou da explorao. 2 Se for reduzido o preo do produto que a base do fluxo de renda, o preo estimado da explorao diminuir. 3 A estimativa de rentabilidade da explorao da terra dada pela soluo da equao que iguala o preo da terra capitalizao das rendas lquidas futuras. 4 O valor presente das rendas lquidas futuras da propriedade ser positivo se capitalizado a uma taxa superior taxa interna de retorno (TIR). 5 A reduo das rendas lquidas e das taxas de capitalizao implicar uma queda na estimativa do preo da terra.

RASCUNHO

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 7 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 45

QUESTO 47

Considerando que a produo de feijo (Y), em kg/ha, tenha relao com a quantidade de um determinado esterco (X), em t/ha, expressa pela equao Y = 30 + 40X 2X2 , e que os preos do feijo e do esterco sejam, respectivamente, iguais a R$ 2,00 o quilograma e a R$ 24,00 a tonelada, julgue os itens que se seguem. 1 A quantidade do esterco que maximiza a produo de feijo igual a 10 t/ha. 2 O mximo lucro atingido quando so colocadas 6 t/ha do esterco. 3 A produtividade marginal do esterco de 12 kg/ha de feijo, quando se usam 7 t/ha do esterco. 4 A receita marginal que obtida no ponto de mximo lucro igual ao custo do esterco. 5 Se o preo do esterco aumentar para R$ 36,00 a tonelada, a quantidade tima do mesmo ser de 1 t/ha.
QUESTO 46

A anlise de fotos obtidas por satlite levou um perito criminal desconfiana de que um sistema agroflorestal poderia ser, em verdade, uma camuflagem para a explorao ilcita de plantas narcticas. Dessa forma, decidiu avaliar a situao in loco. Argdo, o agricultor responsvel afirmou desenvolver um sistema agroflorestal composto por duas espcies recmtrazidas da sia, em consorciao: uma perene, para a explorao de madeira, e outra anual, cultivada nas entrelinhas das plantas perenes, visando extrao de fibras de alta qualidade para a indstria moveleira. O perito observou diversas caractersticas das plantas, que permitiram algumas concluses acerca de sua taxonomia. As plantas da espcie perene eram arbustivas, aparentando ter de trs anos a quatro anos de idade, e apresentavam folhas compostas e inflorescncias vermelhas. A espcie anual apresentava caractersticas gerais da famlia das Morceas, com folhas palmadas compostas de trs a nove fololos por folha e inflorescncias constitudas por um grande nmero de flores, com flores masculinas e femininas separadas. Com referncia aos procedimentos do perito a respeito dessa situao, julgue os itens abaixo. 1 Foi descartada a possibilidade de que a espcie anual fosse Cannabis sativa. 2 Foi descartada a possibilidade de a espcie perene ser Erythroxylum coca, planta da qual se produz cocana. 3 Foi descartada a possibilidade de o agricultor estar produzindo herona a partir daquele cultivo, um alcalide obtido do pio, que o ltex seco extrado da planta Papaver somniferum, pois, apesar de essa espcie ser anual, ela pertence famlia das Papaverceas, apresentando folhas e inflorescncias diferentes das descritas. 4 Concluiu-se que a espcie perene pertencia famlia das Solanceas, sendo descartada a possibilidade de produo de substncias alucingenas naquele cultivo, uma vez que as Solanceas constituem uma das poucas famlias que no produzem alcalides alucingenos. 5 Como persistiam dvidas acerca da identificao das plantas, foi coletado material para uma posterior avaliao. Para tanto, coletaram-se plntulas em incio de desenvolvimento, razes, caules e folhas de plantas adultas, sendo essas ltimas consideradas mais importantes para a identificao segura das espcies. Em seguida, o material foi prensado, secado e colado em cartolina.

Um perito criminal foi chamado para avaliar uma lavoura de soja no estado do Rio Grande do Sul, em razo de denncia de que ela teria sido semeada com sementes de soja transgnica RR, contrabandeadas da Argentina. Ao visitar o local, trinta dias aps a semeadura, o perito constatou que a lavoura se encontrava em pleno desenvolvimento vegetativo. Na oportunidade, o agricultor alegou haver utilizado sementes certificadas, adquiridas de um produtor de sementes do estado do Rio Grande do Sul. Levantadas todas as informaes possveis, o perito decidiu aplicar um herbicida adequado, para diferenciar a soja convencional da soja RR. Em face dessa situao, julgue os seguintes itens. 1 Ao ser informado da origem das sementes, o perito deveria solicitar o certificado referente ao lote utilizado. 2 Uma opo para se obter a diferenciao pretendida pelo perito seria a aplicao do herbicida chlorimuron-ethyl com dose duplicada em relao mxima recomendada. 3 Se, decorrido o perodo de trinta minutos aps a aplicao do herbicida, ocorresse uma precipitao pluviomtrica de 40 mm na lavoura, mesmo assim o perito poderia proceder s avaliaes, uma vez que esse perodo suficiente para a ao do herbicida em condies normais. 4 Se a aplicao do herbicida fosse realizada em plantas contendo bastante poeira sobre a superfcie foliar, esse fato invalidaria o teste. 5 Se, durante a avaliao das plantas, o perito constatasse, apenas nas faixas pulverizadas, um amarelecimento progressivo das folhas da soja, com murchamento e posterior necrose dessas plantas, isso seria suficiente para ele concluir que o campo fora semeado com soja RR.

RASCUNHO

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 8 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 48

QUESTO 49

Um grupo de pequenos agricultores fez a denncia de que um vizinho estaria usando indevidamente o herbicida 2,4-D, com o objetivo de prejudic-los deliberadamente. Alm das pulverizaes indevidas, esse vizinho estaria contaminando a gua do riacho que dividia sua propriedade e as dos agricultores reclamantes, lavando o pulverizador no riacho. O grupo de agricultores dedica-se produo de frutas, como a uva e a ma, ao cultivo de hortalias diversas e de espcies de subsistncia, como o milho e o feijo, e tambm produo animal, como a bovinocultura de leite, a suinocultura e a avicultura. De acordo com os agricultores, todas as atividades, tanto fitotcnicas como zootcnicas, estariam sendo prejudicadas pelo uso indevido de 2,4-D. Ainda de acordo com eles, a safra de tomates foi frustrada devido contaminao da gua do riacho, usada para irrigar a plantao. Alguns desconfiavam, inclusive, que os prprios filhos estariam apresentando sintomas de intoxicao causados por esse herbicida. Julgue os itens que se seguem, com referncia s concluses de um perito em relao a esse caso. 1 Se, em algumas dicotiledneas, o perito constatar um intenso encurtamento do tecido internerval das folhas e epinastia, ser pertinente ele considerar a possibilidade de o 2,4-D ser a causa do problema. 2 Caso confirme tratar-se do 2,4-D, a possibilidade de esse herbicida estar afetando os animais remota, uma vez que ele pertence classe toxicolgica IV, sendo, por isso, considerado pouco txico aos animais e ao homem. 3 A denncia, por parte dos agricultores, sobre o motivo da frustrao da safra de tomates procedente quanto ao uso do 2,4-D, uma vez que a cultura do tomateiro altamente sensvel a esse herbicida. 4 Se, ao ser questionado a respeito do uso do herbicida, o agricultor acusado relatar que usa esse produto normalmente em combinao com um herbicida no-seletivo de amplo espectro de ao, para a operao de dessecao (manejo) no plantio direto (semeadura direta) de grandes culturas, o perito dever aceitar essa hiptese como tecnicamente possvel. 5 Sabendo que a regio onde se encontram as propriedades est sujeita a ventos constantes, caso o herbicida em questo seja efetivamente o 2,4-D, lavouras sensveis a esse herbicida podero ser por ele prejudicadas em distncias superiores a 1 km do ponto de pulverizao.

Julgue os itens subseqentes, a respeito de aspectos importantes aos trabalhos de percia acerca de sementes certificadas ou fiscalizadas de espcies agrcolas.

1 As sementes no podem ser comercializadas a granel, devido possibilidade de contaminao acidental, ou mesmo fraudulenta, do lote. 2 O teste de vigor de um lote de sementes, desde que realizado por meio de procedimentos adequados para a espcie em questo, substitui o teste de germinao para fins de comercializao. 3 O teste de viabilidade em tetrazlio uma ferramenta importante em trabalhos de percia, pois pode fornecer, em pouco tempo, informaes acerca da qualidade fisiolgica de lotes de sementes. 4 Para fins de emisso de certificado a lotes de sementes de grandes culturas e hortalias produzidas no Brasil, obrigatria a apresentao de documento que comprove a anlise de sanidade, o que vem melhorando consideravelmente a qualidade sanitria das sementes comercializadas no pas, a partir da dcada passada. 5 Durante uma percia, constatou-se que a umidade de um lote de sementes de trigo armazenado era de 20% (base mida). O agricultor alegou que as sementes haviam sido submetidas secagem at 13% de umidade, mas, como a umidade relativa do ar nessa regio variou entre 30% e 50% no perodo de armazenamento desse lote, as sementes ganharam umidade, chegando ao nvel observado. Nessa situao, correto o perito concluir pela procedncia dos argumentos do agricultor.
QUESTO 50

Algumas espcies florestais no so adequadas por serem txicas, laxativas ou possurem outras caractersticas incompatveis com a criao de animais ou com a manuteno da cultura agrcola ou da pastagem. Nesse sentido, as espcies que no apresentam importantes restries quanto intoxicao de gado bovino ou srias limitaes ao desenvolvimento da pastagem ou das culturas anuais em sistemas agro-silvopastoris no incluem

1 Dypterix alata. 2 Eugenia dysenterica. 3 Pinus patula.

4 Ochroma piramidalis. 5 Nerium oleander.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 4 Engenharia Agronmica 9 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

You might also like