You are on page 1of 9

2.

Tecido epitelial
Neste tipo de tecido as clulas epiteliais encontram-se organizadas muito prximas umas das outras, constituindo os epitlios, que participam: do revestimento de superfcies, como pele, ou do revestimento do intestino e ductos, separando o meio interno do meio externo; como unidades funcionais das glndulas.

As clulas de um tecido epitelial so mantidas em ntimo contato por uma pequena quantidade de material intercelular e por funes celulares. Quase todas as clulas epiteliais esto situadas sobre uma membrana basal, rica em glicoprotenas e serve para ancorar as clulas epiteliais ao tecido subjacente. O tecido epitelial pode ser subdividido em: 1. 2. 3. tecido epitelial de revestimento tecido epitelial glandular tecido epitelial especial

2.1. Tecido epitelial de revestimento


Forma uma barreira que cobre as superfcies do corpo e o revestimento dos tubos e ductos que se comunicam com a superfcie. Tambm reveste as cavidades corporais, isto , as cavidades pleural, pericrdica e peritoneal, formando ainda o revestimento do corao, vasos sangneos e linfticos, trato digestivo e geniturinrio. Classificao A classificao dos diferentes tipos de epitlio baseia-se em diversos parmetros, como a forma da clula e o nmero de camadas. H trs grupos principais de clulas de acordo com a forma celular: clulas pavimentosas, cbicas e cilndricas. As clulas epiteliais podem se dispor em uma nica camada (epitlio simples), ou organizar-se em vrias camadas, onde a camada mais inferior entra em contato com a membrana basal (epitlio estratificado). No epitlio pseudo-estratificado as clulas epiteliais parecem dispor-se em camadas, mas todas esto em contato com a membrana basal, porm nem todas alcanam a superfcie livre. O epitlio de transio um tipo especial de epitlio restrito ao revestimento das vias urinrias, e suas clulas variam sua morfologia dependendo do grau de estiramento. Alguns autores consideram este tipo de epitlio como uma variedade do epitlio pseudoestratificado. Alm da anlise que leva em considerao o nmero de camadas e o formato celular, os epitlios ainda podem ser classificados observando-se a presena de especializaes de superfcie livre, como microvilosidades, clios, estereoclios. Em microscopia ptica, deve-se chamar a ateno do termo a ser utilizado para indicar a

presena de microvilosidades na superfcie apical das clulas epiteliais. No intestino, elas so referidas como planura estriada, enquanto no rim se refere s microvilosidades como borda em escova. Alguns tipos de epitlio podem ainda apresentar clulas epiteliais secretoras de muco. As mucinas (misturas de glicoprotenas e proteoglicanas) tem importantes funes nas cavidades corporais, por exemplo, atua como lubrificante bucal, como lubrificante vaginal e como barreira estomacal. As clulas caliciformes presentes nos epitlios que revestem o intestino e no trato respiratrio so exemplos de clulas secretoras de muco. Reunindo os parmetros acima citados, os epitlios podem ser classificados como:

epitlio pavimentoso simples epitlio cbico simples epitlio cilndrico simples epitlio pavimentoso estratificado epitlio cbico estratificado epitlio cilndrico estratificado epitlio cilndrico pseudo-estratificado epitlio de transio

Epitlio pavimentoso simples Este tipo de epitlio consiste de uma camada nica de clulas planas ou achatadas. O ncleo das clulas esfrico ou oval, estando centralmente localizado. O epitlio pavimentoso simples que forma o revestimento do corao e dos vasos sangneos e linfticos, denominado de endotlio, enquanto que o que reveste as cavidades pleural, pericrdica e peritoneal chamado de mesotlio.

Fotomicrografia de uma veia (esquerda) e uma artria de pequeno calibre. Observar endotlio () revestindo estes vasos. H&E

Fotomicrografia do corao, mostrando epicrdio () com revestimento de mesotlio () e miocrdio (). tricrmico de Gomori

Epitlio cbico simples Consiste em uma nica camada de clulas semelhantes a cubos. Os ncleos das clulas cbicas so esfricos e centralmente localizados. Este tipo de epitlio reveste os pequenos ductos, como os tbulos coletores do rim, sendo tambm observado participando do revestimento da vescula biliar. As clulas deste epitlio desempenham funes secreo e absoro.

Epitlio cbico simples Tecido conjuntivo frouxo subepitelial vescula biliar (porco), H&E

Epitlio cilndrico simples Este tipo de epitlio consiste em uma nica camada de clulas cilndricas. A superfcie da clula em contato com a membrana basal denominada regio basal, enquanto que a superfcie da clula em contato com o meio externo designada de regio apical. O ncleo destas clulas localiza-se ou no centro ou prximo base da clula. Este tipo de epitlio constitui o revestimento do estmago e intestinos, e as suas clulas desempenham funes de secreo e absoro.

epitlio cilndrico simples com planura estriada e clulas caliciformes

Neste tipo de epitlio as clulas cilndricas apresentam especializaes de superfcie livre (regio apical) - a planura estriada - que refere-se a microvilosidades visualizadas em microscopia ptica. As clulas caliciformes so glndulas unicelulares excrinas envolvidas na produo de muco. O citoplasma repleto de secreo, estando o ncleo deslocado para a base da clula. Este tipo de epitlio observado nos intestinos.

Epitlio cilindrico simples com plnura estriada e clulas caliciformes tecido conjuntivo frouxo subepitelial material: intestino delgado, H&E

Epitlio cilindrico simples com planura estriada e clulas caliciformes tecido conjuntivo frouxo material: intestino grosso, H&E

epitlio cilndrico simples muco secretor

Esta designao conferida ao epitlio onde as clulas cilndricas alm da funo de revestimento, assumem a funo de produo de muco, importante na proteo do prprio epitlio. Este tipo de epitlio encontrado no estmago e no revestimento da trompa uternica de alguns mamferos.

Epitlio cilindrico simples muco secreto da trompa uternica de cobaio tecido conjuntivo frouxo subepitelial material: trompa uternica (cobaio), tricrmico de Mallory

Epitlio pavimentoso estratificado Este tipo de epitlio consiste em vrias camadas de clulas superpostas umas s outras. As clulas superficiais so achatadas, enquanto as clulas mais profundamente localizadas so mais altas. Neste tipo de epitlio somente as clulas da camada mais profunda entram em contato com a membrana basal. Por conveno, a classificao do epitlio estratificado, considerando-se o parmetro "forma celular" dada pela forma das clulas mais superficiais.

epitlio pavimentoso estratificado queratinizado

As clulas basais do epitlio so ancoradas por hemidesmosomas s membranas basais e por desmosomas clulas adjacentes, contendo em seu citoplasma filamentos de citoqueratina. A medida que as clulas se diferenciam e se deslocam pelo epitlio estratificado as protenas de citoqueratina mudam de formas de baixo peso molecular para protenas de mais alto peso molecular, enquanto as clulas desenvolvem corpsculos lamelares. Os corpsculos lamelares so grnulos circundados por membrana contendo fosfolipdeos que so secretados por exocitose para o meio extracelular. Este o principal fator que impede a evaporao da gua sob a pele. A medida que as clulas vo sendo queratinizadas, a queratina (uma escleroprotena) vai sendo acumulada no citoplasma das clulas superficiais. A queratina, alm de ser impermevel, proporciona resistncia ao atrito e s infeces bacterianas e micticas. Desta forma, quanto mais queratinizado o epitlio, mais resistente ao atrito ele .

epitlio pavimentoso estratividado no queratinizado tecido conjuntivo fouxo (sub-epitelial) material: pele, H&E

epitlio pavimentoso estratificado no queratinizado

Este tipo de epitlio ocorre nas superfcies midas, como na mucosa oral, esfago e vagina, onde as clulas epiteliais no acumulam a queratina.

epitlio pavimentoso estratividado no queratinizado tecido conjuntivo (sub-epitelial, em verde) material: mucosa oral, H&E

Epitlio cbico estratificado Este tipo de epitlio relativamente rato, podendo ser observado em alguns ductos de glndulas.

Glndula sudorpara, tricrmico de Gomori Observe o ducto () revestido por epitlio, cujas clulas cbicas se dispem em duas camadas. poro secretora (*); tecido conjuntivo ().

Epitlio cilndrico estratificado Este tipo de epitlio encontrado somente em alguns locais do corpo, como no revestimento dos grandes ductos da glndula mamria e no revestimento de certas reas da uretra membranosa.

uretra masculina, H&E Observar continuidade do epitlio cbico estratificado () com o epitlio de transio () que reveste a uretra. () tecido conjuntivo frouxo

Epitlio cilndrico pseudo-estratificado Este tipo de epitlio fornece uma falsa idia de estratificao, mas na realizada todas clulas esto apoiadas sobre uma lmina basal. A aparncia de estratificao resulta do fato de que as clulas so de vrias alturas e nem todas as clulas atingem a superfcie livre do epitlio. Devido a estes fatos, os ncleos das clulas localizam-se em diferentes nveis levando a uma iluso de que o epitlio estratificado.

epitlio cilndrico pseudo-estratificado ciliado: observado nas superfcies da parte superior do sistema respiratrio.

clula caliciforme () entre as clulas cilndricas ciliadas. H&E

epitlio cilndrico pseudo-estratificado com estereoclios: observado no revestimento dos ductos epididimrios.

Observar ductos epididimrios e tecido conjuntivo intertubular (*), H&E

Epitlio cilndrico pseudo-estratificado Este tipo de epitlio fornece uma falsa idia de estratificao, mas na realizada todas clulas esto apoiadas sobre uma lmina basal. A aparncia de estratificao resulta do fato de que as clulas so de vrias alturas e nem todas as clulas atingem a superfcie livre do epitlio. Devido a estes fatos, os ncleos das clulas localizam-se em diferentes nveis levando a uma iluso de que o epitlio estratificado.

epitlio cilndrico pseudo-estratificado ciliado: observado nas superfcies da parte superior do sistema respiratrio.

clula caliciforme () entre as clulas cilndricas ciliadas. H&E

epitlio cilndrico pseudo-estratificado com estereoclios: observado no revestimento dos ductos epididimrios.

Observar ductos epididimrios e tecido conjuntivo intertubular (*), H&E

You might also like