You are on page 1of 2

Uma abordagem teolgica sobre o meio ambiente.

O que a Bblia diz a respeito? Por que acontecem tantas catstrofes e desastres? Qual a soluo para tal? Com base na poltica atual, de que forma a educao ambiental no Brasil pode ser melhorada, dentro de uma fundamentao teolgica? Se as pesquisas mostram que a maioria do povo brasileiro Crist, e que a questo ambiental tem sido, por muito tempo, alvo de comentrios de especialistas, levando em considerao que o cristo, tem pregado com tanta nfase a perfeio da natureza cuja beleza foi dada por Deus, de que forma esse povo pode contribui com a preservao da natureza? Embora a Teologia no esteja ligada diretamente ao tema meio ambiente, pode-se admitir que de suma importncia a interferncia teolgica dentro das questes que se referem a preservao ambiental. E, a propsito, ser que a comunidade crist est cuidando dessa natureza que tanto se prega com tanta nfase a sua perfeio? Esta mais uma das interrogaes que este artigo traz com o nico objetivo de promover um repensar sobre a interveno do povo cristo na luta pela conscientizao da sociedade para salvar a natureza, a qual foi criada por Deus. Segundo a Bblia Sagrada, no livro de Gneses, captulo 2 e versculo 15 encontramos a primeira ordem de Deus ao homem para cuidar da natureza: Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o ps no jardim do den para o lavrar e guardar. J o escritor Norman L. Geisler, autor de tica Crist, comenta sobre o assunto:

De todos os grandes sistemas religiosos e filosficos, nenhum d maior dignidade ao mundo material do que a tradio judaico-crist. Os dois testamentos das escrituras apiam o argumento de que a matria boa, e que o mundo natural semelhante a Deus. (Norman L. Geisler, 1991, p. 213) bom que se diga, que, o povo Cristo no mundo inteiro tem plena conscincia de que a Bblia a Palavra de Deus, ou seja, o nico guia de f, porm, o mundo no tem atentado para o fato de que a Bblia comea e termina com a criao. No princpio criou Deus os Cus e a terra...Gn1.1, ...A Glria do Senhor encher toda a terra.Nm. 14:21 Isto em si j alerta para a importncia do tema pautado neste artigo. Nos dias contemporneos h de se admitir que o mundo vive as maiores crises de degradao do meio ambiente, rios poludos, floresta sendo desmatadas, poluio atmosfrica fora do controle, e os homens em seus debates tornam vs as tentativas de soluo. Outros assistem de braos cruzados. Os meios de comunicaes esto denunciado a cada dia, como por exemplo a matria do Jornal Meio Norte, Teresina-PI, do dia 4 de junho de 2008. Esta matria divulgada pela FURPA, escreveu: O rio Parnaba est na UTI. E isso pblico e notrio que a cu aberto as galerias desguam os lixos industriais e humanos, como mostra a matria do mesmo jornal onde mostra as denuncias de despejos de lixo hospitalar nos rios. Quanto a isso, Norman L. Geisler. Em sua obra literria sobre tica Crist, adverte:

O lixo afeta o saneamento e o saneamento afeta a sade de pessoas. Os esgotos afetam rios e lagos, e a gua poluda afeta a sade e o prazer de pessoas. O ar ruim respirado por homens bons e tendem a torn-los menos complexos. O mundo foi feito para o homem, mas no deve ser abusado por ele, porque h outros homens que ainda ho de us-lo. O mundo, como um parque seria um lugar gostoso para se viver, se cada um deixasse pelo menos to limpo e usvel quanto o achou. (Geisler. 1991, p. 217) Em sendo assim, qual o papel do cristo como ser humano e como igreja no sentido de preservar o meio ambiente? A Bblia avisa que aqueles que destroem a Terra, sero destrudos. Iraram-se, na verdade, as naes; ento veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destrures os que destroem a terra. (Ap. 11:18) Segundo Norman, poluir o meio ambiente moralmente errado e a Bblia por sua vez ensina em Deuteronmio 23:13 E entre as tuas armas ters uma p; e ser que, quando estiveres assentado fora, ento com ela cavars e, virando-te, cobrirs aquilo que saiu de ti.. O Cristo deve estar informado e informar ao mundo acerca dos males que causam por falta da educao ambiental na sociedade, isso porque, Deus quer que sejamos dignos de confiana, pois somos a sua imagem e semelhana. E criou Deus o homem sua imagem; imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1.27). Nestas consideraes claro e notrio que o povo de Deus est diretamente compromissado com a preservao do meio ambiente. Portanto, o homem est neste reflexo criador, ordenador e zelador dos bens de Deus.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Bblia. Portugus. Bblia Sagrada. Traduo ALMEIDA, Joo Ferreira, So Paulo 1995. GEISLER, Norman L. tica Crist: Alternativas e questes contemporneas. Vida Nova. 1991p. 213 e 217. PRADO, Marcos. Rio Parnaba esta na UTI. Jornal Meio Norte, Teresina-PI. Edio quinta feira 4 de junho de 2008. Meio Ambiente.p.B/8.

You might also like