You are on page 1of 3

Exerccio Escrito de Filosofia 10 C

Ano Lectivo: 2010/2011 6 de Abril de 2011


2 Perodo Durao: 90m

Nome: ____________________________________________________________________________

n ____

Leia com ateno as perguntas e responda apenas ao que solicitado. No responder ao que pedido acarreta a anulao da questo.

GRUPO I (25 pontos)


O Grupo I constitudo por 5 questes de escolha mltipla. Cada uma seguida de quatro respostas possveis A, B, C e D mas s uma delas que est certa. Na sua folha de respostas, atribua claramente o nmero da pergunta a que est a responder e a letra da alternativa que considera correcta. Se escolher mais do que uma alnea a resposta ser anulada. A cotao de cada uma desta respostas de 5 (cinco pontos). Cada resposta correcta: 5 (cinco pontos). Cada resposta errada: -2 (dois pontos). Cada questo no respondida: 0 (zero pontos).

A principal diferena entre elas reside no facto de se atribuir primeira (tica) um carcter abrangente, que lhe confere a qualidade de fenmeno universal e generalizvel e segunda (moral) as caractersticas de fenmeno cultural e especfico, relacionado aos valores de cada grupo social.
GARRAFA, Volnei (2002) Biotica, Poder e Injustia: Por uma tica de Interveno

1 Esta frase procura explicar que o objecto da tica diferente do objecto da moral porque a tica: A Baseia-se nas noes de bem, dever, obrigao, entre outras normas morais que exprimem os modos de pensar normalizados numa sociedade especfica. B Estuda os princpios ou critrios com o objectivo de determinar o que devemos fazer. C Estuda a natureza do pensamento moral, os seus fundamentos, os problemas concretos da vida e os conceitos envolvidos no raciocnio prtico com o objectivo de determinar como havemos de agir. D Reflete sobre a vida em sociedade procurando esclarecer os comportamentos morais dos indivduos.
______________________________________________________________________________________________________________________

2 O egosmo tico e o utilitarismo distinguem-se: A A respeito das consequncias positivas e negativas de uma ao. B A respeito de quem deve beneficiar com as consequncias positivas de uma ao. C A respeito de quem deve ser prejudicado com as consequncias de uma ao. D A respeito de quem deve beneficiar com as consequncias negativas de uma ao.
______________________________________________________________________________________________________________________

De todas as coisas que possvel conceber neste mundo (...) no existe nada que possa ser considerado bom sem qualificao excepto a vontade boa.
KANT, I, (1998), Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Lisboa: Lisboa Editora, p.60

3 A teoria tica deontolgica uma: A tica do dever que se baseia em fins exteriores. B tica formal em que a ao avaliada segundo o seu valor extrnseco. C tica formal que se baseia no princpio da autonomia da vontade. D tica material segundo a qual uma ao correta apenas se obedecer ao dever.
______________________________________________________________________________________________________________________

4 Na tica kantiana uma mxima no : A Um princpio ou regra moral ao qual uma determinada aco obedece. B Um princpio ou regra moral a partir do qual possvel avaliar moralmente uma aco. C Um princpio ou regra moral subjacente a qualquer ao. D Um princpio ou regra moral a partir do qual no possvel avaliar moralmente uma ao.
______________________________________________________________________________________________________________________

Os impostos sobre os rendimentos do trabalho (a tributao) so semelhantes ao trabalho forado. Algumas pessoas julgam obviamente verdadeira esta afirmao. Tirar o rendimento de x horas de trabalho como tirar x horas a essa pessoa e for-la a trabalhar x horas ao servio de interesses de outras pessoas. NOZICK (1974), Anarchy, state and utopia. NY: Basic Books 5 Aps a leitura do texto possvel dizer que a teoria a que Nozick se refere o: A Igualitarismo. C Contratualismo. B Liberalismo econmico. D Anarquismo.

______________________________________________________________________________________________________________________

GRUPO II (140 pontos)


Nas respostas so critrios a considerar: o domnio e clareza na interligao dos conhecimentos; o uso adequado dos conceitos; o rigor no tratamento das questes; o poder de sntese; a confirmao das afirmaes feitas e a criatividade.

Considere o seguinte excerto: Apesar de haver pessoas que no o aceitam, o princpio bsico dos utilitaristas hoje central nas disputas morais. Mas h cento e cinquenta anos foi uma ideia revolucionria. Pela primeira vez, filsofos defendiam que a moralidade no dependia de Deus, nem de regras abstractas. Vaz, Faustino (2006). A tica de John Stuart Mill, in Crtica 1 (*) Partindo do texto, explique em que consiste a ideia revolucionria que est na base do utilitarismo de Stuart Mill. Justifique as afirmaes que fizer. (25 pontos)
(*) Na sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes aspectos: i) o princpio tico do utilitarismo; ii) o critrio da moralidade.

2 Considere o seguinte excerto: Algum decide doar anonimamente toda a sua fortuna UNICEF, porque encontra grande alegria no alvio do sofrimento de crianas dos pases pobres. 2.1 (*) Segundo Kant, a ao desta pessoa moralmente correta? Fundamente a resposta. (30 pontos) 2.2 Enuncie as duas leis do imperativo categrico. (10 pontos)
(*) Na sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes aspectos: i) a crena moral fundamental ii) o critrio da moralidade.

Considere o seguinte excerto: Quem quer que seja que ponha as mos sobre mim, para me governar, um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo.
Pierre-Joseph Proudhon

3 (*) Caracterize a perspectiva poltica defendida por Proudhon. (25 pontos)


(*) Na sua resposta deve comear por: i) colocar o problema da justificao do estado; ii) explicar a resposta de Proudhon.

Considere o seguinte excerto: Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tambm isto consequncia: que nada pode ser injusto. (...) A nica maneira de instituir um tal poder comum (...) conferir toda a sua fora e poder a um homem ou assembleia de homens
Hobbes, Thomas (2002) Leviat. Lisboa: INCM.

4 Explique em que consiste a soluo contratualista de Hobbes que explica a sada do estado de natureza e legitima o estado social. Justifique a sua resposta. (30 pontos)
(*) No se esquea incorporar o excerto na sua resposta e explicar por que razo o homem tem abandona o estado de natureza.

Considere o seguinte excerto: Se o homem no estado de natureza to livre como se tem dito, se senhor absoluto da sua prpria pessoa e bens, igual ao maior, e sujeito a ningum, por que razo abandonar a sua liberdade, o seu imprio, sujeitando-se ao domnio e controlo de outro poder?
LOCKE, J. (1999) Ensaio Sobre a Verdadeira Origem, Extenso e Fim Do Governo Civil. Lisboa: Edies 70, pp.70-89, 102-103

5 (*) Esclarea a finalidade do Estado segundo Locke. Justifique as afirmaes que fizer. (20 pontos)
(*) No ignore o excerto na sua resposta: i) a conflituosidade episdica; ii) os benefcios do estado.
______________________________________________________________________________________________________________________

GRUPO III (35 pontos)


Na resposta so critrios a considerar: o domnio e clareza na interligao dos conhecimentos; o uso adequado dos conceitos; o rigor no tratamento das questes; o poder de sntese; a confirmao das afirmaes feitas e a criatividade.

Considere o seguinte excerto: No h injustia no facto de alguns conseguirem benefcios maiores do que outros, desde que a situao das pessoas menos afortunadas seja, por esse meio, melhorada.
RAWLS, John (1971). Uma Teoria da Justia. Lisboa: Editorial Presena.

1 (*) Concorda com a perspectiva de Rawls? Justifique a sua resposta mediante a elaborao de um curto ensaio em que: i) Formule o problema filosfico em causa. ii) Exponha a teoria da justia equitativa de Rawls. iii) Apresente a sua posio fundamentada (i. e. argumente a favor da sua posio). iv) Relacione a sua resposta com a teoria da justia de Rawls e/ou outras teorias estudadas.
(*) Na sua resposta deve abordar o problema de uma forma original, sem recurso a rodeios ou outras estratgias que provoquem rudo. Recorde-se das teorias estudadas e do curto debate sobre a actual crise econmico-financeira.
______________________________________________________________________________________________________________________

Questes Grupo I (5 questes) Grupo II (4 questes) Grupo III (1 questo) Total

Cotao 25 pontos 140 pontos 35 pontos 200 pontos

Bom trabalho!
Professora Joana Ins Pontes

You might also like