You are on page 1of 5

OBJETIVOS 2 TRIMESTRE 7 ANO PORTUGUS

Objetivo de Lngua Portuguesa para todos os componentes curriculares Propiciar ao aluno a utilizao do nosso idioma em sua diversidade para que o estudante leia, escreva de forma legvel, de maneira correta e com idias claras, compreendendo e interpretando para estabelecer relaes com a nossa realidade. Contedos Programticos Princpios Organizadores Temas a serem trabalhados: Descobrindo quem sou eu Um mundo chamado infncia Em algum lugar do passado... Um salto para o futuro Estudos Granaticais: Ortografia e Estudos de morfologia: substantivo, adjetivo e pronome. Produo de textos em classe e no Laboratrio de informtica. Projetos de Informtica Oficina de texto Meu gibi maluco Leituras extraclasse: O mistrio do cinco estrelas, Marcos Rey, Editora tica O grande desafio, Pedro Bandeira, Editora Moderna. No tempo dos dinossauros,lvaro Cardoso Dias, Editora FTD. A ilha perdida, Maria Jos Dupr, tica. Bisa Bia Bisa Bel, Ana Maria Machado, Editora Nova Fronteira ou Nrdica. A menina que fez a Amrica, Ilka B.Laurito, Editora FTD preciso lutar, Mrcia Krupstas, Editora FTD. Infncia roubada, Telma Guimares e Julio Emlio Braz, Editora. FTD A partir do ms de agosto Marta & William, lvaro C. Gomes, Editora FTD. Sangue de ndio, Rogrio A.Barbosa, Editora Melhoramentos. Um cadver ouve rdio, Marcos Rey, Editora tica A bolsa amarela, Lygia Bojunga, Editora Agir A menina que descobriu o Brasil, Ilka Brunhilde Laurito, Editora FTD O poeta e o Cavaleiro, Pedro Bandeira, Editora. FTD ou Moderna De olho nas penas, Ana Maria Machado, Editora Salamandra. Critrios para Avaliao da Aprendizagem Registro do processo de aprendizagem do grupo-classe e de cada aluno, no dirio do professor, atravs da pasta de produo, das avaliaes individuais e da pasta eletrnica, para registros de vrios portadores de textos. Anlise do desempenho dos alunos em trabalhos cooperativos, observando o esprito de liderana, a capacidade de organizao, o empenho em formular hipteses e resolver problemas. Verificao da forma como os alunos portam-se em atividades que envolvam a discusso, considerando o respeito opinio alheia, a facilidade para expor as idias com clareza, a pertinncia de colocaes e exemplificaes, a capacidade de relacionar contedos realidade

MATEMTICA
1 - Calcular a raiz quadrada exata dos racionais e a potenciao com expoentes inteiros. 2 Aplicar as propriedades da potenciao na resoluo de exerccios. 3 - Resolver expresses numricas com os nmeros inteiros. 4 Reconhecer as formas geomtricas e classific-las em espaciais (ou tridimensionais), planas (ou bidimensionais) e contornos (ou unidimensionais). 5 Resolver situaes-problema utilizando a linguagem algbrica, desenvolvendo assim, a capacidade de abstrao e generalizao.

GEOGRAFIA
Permitir o conhecimento dos principais fatores que influenciam na organizao dos espaos urbanos e perceber a existncia desses fatores na sede de seu municpio. Compreender como se desenvolveram as cidades brasileiras e como se caracterizam, de acordo com o seu desenvolvimento. Reconhecer os problemas urbanos de sua cidade, desenvolvendo atitudes com o propsito de preveni-los. Identificar de que maneira as indstrias interferem na organizao do espao geogrfico do local em que foram instaladas, Perceber a relao entre os processos de urbanizao e industrializao. Entender aspectos importantes de nossa cultura e como eles so retratados nas diferentes regies do Brasil Brasil de Todos Ns.

Contedos Programticos: O espao urbano brasileiro: A organizao do espao nas cidades. Localizao das atividades econmicas. Desigualdades sociais. A urbanizao brasileira: Razes. Indstria e o processo de urbanizao. Brasil: um pas urbano, industrial e agrcola. Hierarquia das cidades. Os problemas das cidades brasileiras. Os Complexos Regionais Brasileiros: Introduo caractersticas fsicas.

Critrios de Avaliao Prova individual e sem consulta. Pesquisas no Portal Educacional sobre O processo de urbanizao brasileiro e Brasil de Todos Ns. Mapas do Brasil e do mundo. Grficos em folha milimetrada. Lio de casa e participao em sala de aula.

HISTRIA
Objetivo 1 : Definir o regime poltico absolutista e conhecer alguns defensores desse regime. Objetivo 2: Conhecer as transformaes culturais ocorridas durante o Renascimento, suas caractersticas, sua oposio cultura medieval e a produo cultural dos principais artistas do perodo. Objetivo 3: Compreender o surgimento das igrejas protestantes na Europa no sculo XVI, sua oposio igreja Catlica e suas principais caractersticas Objetivo 4: Conhecer as causas da Expanso Martima Europia, as rotas dos principais navegadores e os resultados do processo expansionista. Objetivo 5: Participar do projeto Brasil de Todos ns, realizando as atividades propostas com compromisso, responsabilidade e respeito. Objetivo 6: Conhecer aspectos da formao da cultura Africana atravs da analise do acervo histrico do Museu Afro. Contedo Programtico - Absolutismo e Mercantilismo - Renascimento cultural - Reformas Religiosas -Expanso Martima Europia

- Cultura Africana PROJETO: BRASIL DE TODOS NS OBS:Avaliaes individuais sero realizadas na 1 quinzena de junho e 1 quinzena de agosto

INGLS
1. Expressar quantidades para ler, falar e escrever. 2. Entender e empregar corretamente regras de gramtica inglesa. 3. Reconhecer e usar vocabulrio relacionado aos tpicos apropriados as atividades trabalhadas. 4. Reconhecer e usar corretamente os aspectos da pronncia inglesa. 5. Falar com confiana em diferentes situaes. 6. Refletir a respeito da competncia sociolingstica , reconhecendo os aspectos sociais e culturais de diferentes povos. 7. Demonstrar preocupao em ser compreendido e compreender outros, tanto na fala quanto na escrita. 8. Ler e entender uma variedade de tipos de textos. 9. Escrever diferentes tipos de textos. 10. Desenvolver o senso de planejamento, organizao e pontualidade atravs da utilizao do livro didtico, caderno e atividades diversas.

Contedos Programticos Simple present; Possessive Pronouns; Expressions of quantify: a little, a few, a lot. Common food items in the supermarket. How often. Questions with How many? How Often? Adverbs of frequency; Gerunds. Sport and leisure activities. Gerund as objects of verbs.

Projetos 1. (projetos do portal, leituras de pequenos textos, laboratrio de informtica: blog da professora contendo atividades relacionadas ao plano trimestral, atividade extraclasse e outros). 2. Interactive glossary - ampliar o vocabulrio, atravs de atividades interativas que revise e amplie as possibilidades de uso das funes comunicativas estudadas. 3. A Snapshot of Me A partir da seleo de fotos pessoais o aluno produzir textos no PowerPoint, descrevendo informaes a respeito de si prprio, amigos, familiares, cidade onde mora, preferncias por esporte, msica, filme, cantor(ora) ou grupo musical, animais, etc.

ARTES Manipular diferentes objetos e materiais, explorando suas caractersticas, propriedades e possibilidades. Explorar os espaos bidimensionais e tridimensionais na realizao de seus trabalhos artsticos. Perceber-se integrante, coerente e agente transformador, atravs da ao esttica. Contedos Elementos da linguagem visual Figura e fundo Modernismo

Releituras

ED. FSICA
1. Demonstrar nas prticas corporais desenvolvidas reflexo e autonomia para melhora de sua aptido fsica. 2. Ampliar as habilidades especficas da modalidade Handebol no espao de jogo. 3. Participar das atividades esportivas e recreativas reconhecendo e respeitando o espao individual e coletivo.

CINCIAS
1. Identificar e analisar caractersticas envolvendo classificao botnica, com ateno especial para a diversidade do reino vegetal. 2. Reconhecer caractersticas das brifitas e pteridfitas. 3. Reconhecer caractersticas das gimnospermas e angiospermas. 4. Conhecer e analisar os dados anatmicos e fisiolgicos de animais invertebrados, com a finalidade de conhecer os processos e condies necessrias para a manuteno das espcies. 5. Possibilitar que o aluno utilize a lngua materna em suas variantes lingsticas, com o intuito de ler, escrever observando a legibilidade, ortografia, coerncia e coeso textual compreender e interpretar, a fim de estabelecer relaes com as novas realidades de maneira competente. 6. Desenvolver a postura de estudante para a aprendizagem: curiosidade, interesse, mobilizao para busca e organizao de informaes; autonomia e responsabilidade na realizao e entrega de suas tarefas com pontualidade e qualidade.

Contedos Programticos

1. 2. 3. 4.

Reino das Plantas brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas Reino dos Animais os invertebrados Utilizao da lngua materna em suas variantes lingsticas. Compromisso na execuo e entrega das atividades com pontualidade e qualidade.

Livro Paradidtico: Perodo de Avaliaes: 02/06 a 06/06 11/08 a 15/08

DES. GEOMTRICO
1 Transportar segmentos de reta 2 Construir mediatriz definindo o ponto mdio de um segmento. 3 Construir ngulos usando compasso e transferidor. 4 Construir a bissetriz de um ngulo. 5 Ter pontualidade e qualidade na entrega de atividades e tarefas, visto que as mesmas auxiliam no desenvolvimento do hbito de estudar e contemplam a aprendizagem

ENSINO RELIGIOSO

1. Compreender o conceito de incluso social. 2. Identificar o princpio de incluso nas prticas religiosas e nos documentos que expressam princpios inclusivos. Contedos Programticos 1. Incluso social 2. Leis e regras nas religies. 3. Anlise de documentos que expressam princpios inclusivos: a. Declarao Universal dos Direitos Humanos. b. Estatuto da Criana e Adolesceste (ECA). c. Constituio Federal do Brasil. d. Declogo Dez mandamentos. Tema transversal: Semana da solidariedade

You might also like