You are on page 1of 25

1

PRODUO MAIS LIMPA Francini Rensi 1 Pedro Carlos Schenini 2 Resumo Este artigo tem como objetivo propor o uso das tcnicas de produo mais limpa em uma fbrica de raes para aves. Para alcanar este objetivo, foi feito um estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo norteado por pesquisas bibliogrficas e pesquisa de campo, caracterizado como exploratrio descritivo. Os dados foram coletados por meio de arquivos, entrevista e observao. Com base nos resultados, a pesquisa pode constatar uma possvel melhoria no processo produtivo da fbrica. Embora a empresa necessite saber a viabilidade econmica financeira para investimentos, as sugestes no se resumiram em trocas de equipamentos ou aquisies, assim a organizao pode ter um processo produtivo mais responsvel tendo conscincia dos seus atos e buscando uma soluo, mesmo que temporria, aos problemas causados ao meio ambiente. Palavras-chave: gesto ambiental; responsabilidade empresarial. tecnologias limpas; produo mais limpa;

1 INTRODUO extremamente notvel como a questo ambiental vem assumindo uma posio de destaque perante as preocupaes da sociedade, fazendo-a repensar as suas atitudes para com o meio ambiente. Aps a Revoluo Industrial, o desenvolvimento veio acompanhado de avanos tecnolgicos, onde os grandes centros tornaram-se convidativos aos investimentos. Porm, junto com este crescimento veio a possibilidade de escassez dos recursos naturais disponveis ao homem e ao meio que o envolve. Diante disto e por necessidade global, houve grandes progressos em relao aos cuidados e preocupaes com o meio ambiente, como a promulgao de leis ambientais, a criao de relatrios com processos relacionados a polticas e prticas ambientalmente corretas, conferncias envolvendo rgos Mundiais, entre outros.
Mestra em Administrao pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Ncleo de Pesquisas e Estudos em Gesto do Meio Ambiente UFSC. Endereo: Rua Pedro lvares Cabral, 195, Forquilhinhas, So Jos, SC. CEP: 88106-750. E-mail: franrensi@yahoo.com.br. 2 Doutor em Engenharia de Produo da UFSC. Coordenador do Ncleo de Pesquisas e Estudos em Gesto do Meio Ambiente. Professor Adjunto do Departamento de Cincias da Administrao CAD/CSE/UFSC. Endereo: Av. Csar Seara, 335, ap 204. Carvoeira, Florianpolis, SC. CEP: 88040-500. E-mail: schenini@cse.ufsc.br. Artigo recebido em: 02/12/2005. Aprovado em: 20/07/2006.
1

Com todas essas evidncias as organizaes comearam a reconhecer oportunidades competitivas atravs da gesto ambiental. Embora as empresas estejam cada vez mais preocupadas e dispostas a demonstrar um desempenho ambiental eficiente, buscam tcnicas que, alm dos objetivos ambientais, possam trazer benefcios sociais e econmicos. Dentre as tecnologias que envolvem o controle dos impactos de atividades, produtos e servios no meio ambiente, levando em considerao a poltica e os objetivos da organizao, observa-se a produo mais limpa (P+L) como um processo atual e estratgico para a organizao. A produo mais limpa proporciona a gerao de ganhos financeiros atravs da melhor utilizao de matrias-primas, gua, energia e da no-gerao de resduos. Pode aumentar a competitividade atravs da reduo de custos de produo e melhorar o bem-estar da comunidade local e global. Trabalhar com a produo mais limpa pode ser uma inovao para as empresas, j que trata de um processo complexo, exigente de mudanas comportamentais, incluindo todos os atores envolvidos no processo. Contudo, trata-se de um convite a todos os dirigentes e colaboradores para que comecem a agir em busca de um desempenho ambientalmente responsvel e plenamente sustentvel com relao aos recursos do planeta. Com destaque ao que foi relatado, observou-se a necessidade prtica em apresentar a tcnica de produo mais limpa, visando alguns esclarecimentos ao meio acadmico, empresarial e social. Desta forma, para desenvolver o estudo, escolheu-se uma empresa do setor de avicultura, mais especificamente, uma fbrica de raes, onde se procurou demonstrar como uma empresa desse ramo poder aplicar a tcnica em questo, tornando-se mais responsvel com relao aos impactos causados pelo seu processo fabril. Dentro dessa linha de pensamento, pretendeu-se com a realizao de um estudo de caso, solucionar o seguinte problema de pesquisa: como uma fbrica de raes pode tornar o seu processo produtivo mais limpo? Diante disto, destacou-se como objetivo principal deste artigo propor o uso das tcnicas de produo mais limpa em uma fbrica de raes para aves, visando um processo fabril mais responsvel perante o meio ambiente. Com o intuito de esclarecer quais os fins a serem atingidos, destacaram-se os seguintes objetivos especficos: identificar e caracterizar as etapas do processo fabril; identificar e caracterizar os aspectos ambientais e avaliar os impactos decorrentes do processo fabril; analisar e propor a aplicao do uso da tcnica de produo mais limpa.

Portanto, como fundamentos para o desenvolvimento da pesquisa e na tentativa de solucionar este problema, foram abordados os temas voltados ecologia, gesto ambiental, desenvolvimento sustentvel, tecnologias limpas e produo mais limpa.

2 FUNDAMENTAO TERICA 2.1 Panorama ecolgico A origem dos problemas ambientais normalmente atribuda ao crescimento econmico baseado na explorao dos recursos naturais e ao crescimento populacional sem controle. Leis (1991) lembra que os avanos tecnolgicos levaram os seres humanos a acreditar que cada vez mais dependiam menos do ambiente natural. Todavia, nota-se que as atividades e a vida do homem destroem progressivamente o planeta e ameaam as bases da prpria vida. O consumo, a produo, a habitao, os transportes e comunicaes, contribuem para destruir os recursos naturais e para lanar resduos no meio ambiente. O crescimento acelerado da populao implica na expanso automtica da industrializao para atender a demanda existente, o que significa um aumento considervel no volume de resduos gerados, tanto do ponto de vista domstico quanto industrial. Diante disto, a questo ambiental passou a ser um assunto que preocupa toda a humanidade, estando cada vez mais integrada ao conceito de modernidade empresarial. As preocupaes ambientais mudaram de foco medida que o conhecimento cientfico e tecnolgico evoluiu, assim como o modo de vida ligado a eles e as conseqncias de uma produo humana por excelncia se desenvolveram. (BACHELET, 1995; MOREIRA, 2001). Embora a questo ambiental tenha evoludo no que diz respeito sua conscincia, sabe-se que o crescimento exponencial da populao mundial e dos nveis de vida afeta rapidamente os recursos naturais de base. Beaud, M., Beaud, C. e Bouguerra (1993) conscientizam que os homens colocam-se em perigo e criam fatores de risco e de morte, que afetaro os Seres Vivos por muito tempo, quando esgotam e desperdiam os recursos sem qualquer critrio e/ou contaminam e desestabilizam o ambiente. Diante de tais problemas, as pessoas e empresas passaram a preocupar-se com a gesto ambiental e com particularidades como a gesto dos recursos naturais. Apesar dos novos

conceitos voltados gesto ambiental, a preocupao com o meio ambiente no novidade, porm muito deve ser feito e regulamentado. Ainda que com lentido, a gesto ambiental caminha e vem sendo reconhecida. Neste sentido, Castro (1997, p. 17) afirma que:

[...] a Conferncia de Estocolmo, em 1972, foi a primeira a tratar das relaes entre o homem e o meio ambiente. Teve como objetivo conscientizar os pases sobre a importncia de se promover a limpeza do ar nos grandes centros urbanos, a limpeza dos rios nas bacias hidrogrficas mais povoadas e o combate poluio marinha.

Como resultado direto dessa conferncia foi criado o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), alm disso, foram elaboradas metas ambientais e sociais centradas, sobretudo, nos pases em desenvolvimento. Castro (1997) ainda lembra que a partir desta declarao, a questo ambiental tornou-se uma preocupao global, passando a fazer parte das negociaes internacionais. Entretanto, passados dez anos da Conferncia de Estocolmo, o agravamento das questes ambientais globais indicava que o nvel das atividades humanas estava excedendo a capacidade de assimilao da natureza. Assim, a ameaa do esgotamento das fontes de recursos naturais somou-se a preocupao com os limites de absoro dos resduos das atividades humanas. (CASTRO, 1997). Seguindo a linha de gesto, Bezerra e Munhoz (2000, p. 43) frisam: gesto , em outras palavras, o modus operandi cuja premissa bsica manter os recursos naturais disponveis para o desenvolvimento, hoje, amanh e sempre. Para Bezerra e Munhoz (2000, p. 43) define-se como gesto dos recursos naturais a preocupao com o conjunto de princpios, estratgias e diretrizes de aes determinadas e conceituadas pelos agentes socioeconmicos, pblicos e privados, que interagem no processo de uso dos recursos naturais, garantindo-lhes sustentabilidade. Essa gesto consiste no estabelecimento de um conjunto de aes de natureza administrativa que considere as inter-relaes entre os recursos naturais e as atividades socioeconmicas, em determinado espao ou planejamento. (BEZERRA; MUNHOZ, 2000). Essa incluso da proteo ambiental entre os objetivos da administrao amplia o conceito desta ltima. Partindo disto, as organizaes devem minimizar os seus impactos ambiental e social, tornando as suas operaes to ecologicamente corretas quanto possvel. Assim, conseqentemente, estaro fazendo a gesto dos recursos naturais.

2.2 Desenvolvimento sustentvel (DS) O conceito de Desenvolvimento Sustentvel foi apresentado no relatrio Our Common Future (Nosso Futuro Comum), em 1987, publicado pela Comisso Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento das Naes Unidas ou Comisso Brundtlan, sendo aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades.(CMMAD, 1991, p. 46). O desenvolvimento sustentvel uma tarefa de mbito mundial. Trata-se de uma questo de puro compromisso, porm sua aplicao no dia-a-dia exige mudanas na produo e no consumo e na forma de pensar e viver, em sntese. O desenvolvimento sustentvel enfoca questes ambientais, sociais e econmicas. Seja numa realidade social desenvolvida quanto subdesenvolvida cabe a noo do

desenvolvimento, a busca contnua no sentido de melhorar as condies de vida. Desta forma, enquanto existir algo que poder ser melhor, caber a hiptese do desenvolvimento. conveniente ressaltar que uma determinada sociedade evolui na direo do seu DS se o desempenho das questes econmica, social e ambiental estiver se dando de forma sustentada, ou seja, garantindo para todos a qualidade de vida sem comprometer as possibilidades das geraes futuras. Para Castro (1997, p. 19) alm das questes ambientais, tecnolgicas e econmicas, o desenvolvimento sustentvel envolve uma dimenso cultural e poltica, que vai exigir a participao democrtica de todos, na tomada de decises para as mudanas indispensveis. O conceito de DS engloba as necessidades e as limitaes da sociedade, ou seja, independente de variar de sociedade para sociedade, as necessidades devem ser satisfeitas para assegurar as condies essenciais de vida a todos, indistintamente, porm essas necessidades devem vir acompanhadas de tecnologias nas quais desenvolvam solues que conservem os recursos limitados atuais e permitam renov-los na medida em que eles sejam necessrios s futuras geraes. Fortes (1992) ressalta que o DS constitui uma viso na qual o desenvolvimento representa a condio bsica para uma utilizao sustentada dos recursos naturais, com orientao global e aplicao local. Assim, exige e permite que as responsabilidades prprias sejam assumidas por cada um, sendo possvel encontrar as solues necessrias. Diante disto, destaca-se que a forma sustentvel de vida parte da disposio de aceitar o dever da busca de harmonia com as outras pessoas e com o meio ambiente, sendo que os

principais objetivos so compartilhar e cuidar da Terra. Assim, a humanidade no deve retirar da natureza mais do que esta pode repor. Para cada um dos diversos atores sociais da conjuntura sustentvel existem perspectivas prprias a fim de abordar a questo do DS. As instituies governamentais reservam-se no papel importante de planejar e executar polticas, normas, decretos, leis, multas, entre outras. comunidade e s ONGs fica a responsabilidade de identificar, executar e fiscalizar o processo sistmico, e s organizaes cabe agir de forma a minimizar e recuperar os estragos j realizados e prevenir futuros impactos (SCHENINI, 1999). Diante disto, as aes sustentveis so melhores definidas por aquelas atitudes das quais as pessoas, de um modo amplo, buscam uma qualidade de vida, sob o enfoque de sade da populao, nos padres educacionais e no bem estar social, ou seja, so aes praticadas, porm com a conscincia voltada para o contexto social geral. Embora no exista ainda um roteiro definido e acordado por todos os pases e pelos vrios setores da sociedade, algumas aes estratgicas so necessrias transio rumo ao DS. Dentre elas destacam-se as legislaes e o uso de tecnologias limpas.

2.3 Tecnologias limpas Conforme ressalta Schenini (1999), tecnologias limpas so definidas por qualquer medida tcnica tomada para reduzir, ou mesmo eliminar na fonte a produo de qualquer incmodo, poluio ou resduo e que ajude a economizar matrias-primas, recursos naturais e energia. Na tentativa de colocar em prtica um desenvolvimento industrial sustentado, as empresas vm se adequando s exigncias da preservao pela utilizao das tcnicas que utilizam racionalmente os recursos e evitam a poluio. Neste sentido, Schenini (1999) enfoca dois tipos de tecnologias, as gerencias que so os processos de gesto e as operacionais que so os processos produtivos. As tecnologias limpas gerenciais englobam: a) planejamento estratgico sustentvel; b) SGA Sistema de gesto ambiental ISO 14.000; c) auditoria ambiental ABNT; d) educao e comunicao ambiental; e) imagem e responsabilidade social corporativa (parcerias); f) marketing verde oportunidades ecolgicas;

g) contabilidade e finanas ambientais; h) projetos de recuperao e melhoria; i) suprimentos certificados capacitao de fornecedores; j) riscos e doenas ocupacionais CIPA; k) qualidade total ambiental; l) qualidade de vida motivao sade ocupacional, entre outras.

As tecnologias limpas operacionais englobam, necessariamente: a) estratgias bsicas e balanos energticos; b) antecipao e monitoramento; c) controle da poluio nos processos; d) tecnologias de produtos; e) logstica de suprimentos; f) tratamento e minimizao; g) descarte e disposio. Com base ao que foi mencionado, convm frisar que o artigo baseia-se nas variveis de produo mais limpa (P+L), desta forma, e direcionando devidamente a teoria para um melhor entendimento das anlises posteriores, definem-se como reas de aplicao da P+L as tecnologias limpas operacionais.

2.4 Produo mais limpa (P+L) A produo mais limpa (P+L) surgiu como um programa voltado para as atividades de preveno da poluio, criado pela Organizao das Naes Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) em conjunto com o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O programa prev a instalao de vrios Centros de Produo mais Limpa em pases em desenvolvimento, os quais formam uma rede de informao em P+L. Os Centros so assessorados, do ponto de vista tcnico, por universidades, centros de pesquisa, fundaes tecnolgicas internacionais, entre outros, e so vinculados a uma instituio hospedeira, que lhes viabiliza as instalaes fsicas e a manuteno administrativa. O Brasil representado pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI (CNTL), que fica localizado no Estado do Rio Grande do Sul. (CNTL, 2006). (verificar se : O Brasil representado pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpo)

De acordo com o CNTL (2006), produo mais limpa significa a aplicao contnua de uma estratgia econmica, ambiental e tecnolgica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficincia no uso de matrias-primas, gua e energia, atravs da nogerao, minimizao ou reciclagem de resduos gerados em um processo produtivo. O princpio bsico da P+L eliminar a poluio durante o processo de produo, no no final. Todavia, [...] essa expresso visa nomear o conjunto de medidas que tornam o processo produtivo mais racional, com o uso inteligente e econmico de utilidades e matriasprimas e principalmente com mnima ou, se possvel, nenhuma gerao de contaminantes. (FURTADO, 2002, p. 33). A P+L sugere modificaes, instigando toda a empresa a pensar em alternativas mais inteligentes e econmicas de produzir. Essa metodologia tenta integrar os objetivos ambientais aos processos de produo, a fim de reduzir os resduos e as emisses em termos de quantidade e periculosidade. De acordo com o CNTL (2006) so utilizadas vrias estratgias visando a produo mais limpa e a minimizao de resduos, conforme apresentado na figura 1.

Figura 1 - Estratgias da P+L


Fonte: CNTL (2006)

A prioridade da P+L est no topo ( esquerda) do fluxograma, que : evitar a gerao de resduos e emisses (nvel 1). Os resduos que no podem ser evitados devem, preferencialmente, ser reintegrados ao processo de produo da empresa (nvel 2). Na sua impossibilidade, medidas de reciclagem fora da empresa podem ser utilizadas (nvel 3). (CNTL, 2006). Considerando a proposta do PNUMA, em seu texto original, os autores Furtado, J. e Furtado, M. (1998) e Furtado (2002) lembram que esta sugeria a aplicao contnua de uma estratgia ambiental integrada e preventiva a processos, produtos e servios, que: a) aumentassem a eficincia; b) prevenissem a poluio do ar, gua e solo; c) reduzissem os resduos na fonte de poluio; e d) minimizassem os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente. Conforme Furtado (2002, p. ...):

Produo Limpa implica em evitar (prevenir) a gerao de resduos, com profundos reflexos no comportamento da empresa, quanto ao processo, produto, embalagens, descarte, destinao, manejo de lixo industrial e restos de produtos, comportamento de consumidores e poltica ambiental da empresa.

Em outras palavras, pode-se dizer que o objetivo da P+L atender a necessidade de produtos de forma sustentvel, ou melhor, usar com eficincia materiais e energia renovveis, no-nocivos, conservando ao mesmo tempo a biodiversidade. Pode-se dizer ainda que a produo mais limpa questiona a necessidade real do produto ou procura outras formas pelas quais essa necessidade poderia ser satisfeita ou reduzida. Todavia, os sistemas de P+L so circulares e buscam o menor nmero de materiais, gua e energia possveis. A implantao da P+L em um processo produtivo pode partir de vrias estratgias, visto que depende das metas a serem atingidas pela organizao, sejam estas ambientais, econmicas e/ou tecnolgicas. Segundo Furtado J. e Furtado M. (1998, p. 322, grifo do autor) [...] a adoo da Produo Limpa deve envolver todos os integrantes da empresa, estender-se aos consumidores e outros segmentos externos indstria. O sucesso da empresa poder ser alcanado com medidas simples, sem maiores esforos, nem custos elevados. A produo mais limpa encaixa-se em qualquer ramo ou atividade, considerando a varivel ambiental e em todos os nveis da organizao, seja na compra de matrias-primas,

10

engenharia de produto, design ou ps-venda, porm relaciona as questes ambientais com ganhos econmicos para a empresa. A P+L requer mudana de atitude, o exerccio de gerenciamento ambiental responsvel e avaliao de opes tecnolgicas. Isso significa agregar cada vez maior valor aos produtos e servios, consumindo menos materiais e gerando cada vez menos contaminao. (PMAISL, 2006). Devido a uma intensa avaliao do processo de produo, a metodologia da P+L induz um processo de inovao dentro da empresa. Sabendo que a poluio no cho de fbrica compromete a segurana do trabalho e gera risco para a sade dos trabalhadores, a P+L pode reduzir estes riscos, auxiliando a melhorar a imagem da empresa para seus funcionrios, diferentes clientes, comunidade e autoridades ambientais.

3 METODOLOGIA Para o desenvolvimento da pesquisa evidenciou-se a necessidade de uma abordagem predominantemente qualitativa, visto que o desenvolvimento deste estudo no foi baseado em dados numricos e estatsticos para fundamentar seus pressupostos. Ainda assim, esta abordagem procurou no estruturar os dados, buscando captar integralmente as perspectivas e interpretaes das pessoas envolvidas no processo. Entretanto, utilizou-se no estudo o critrio adotado por Vergara (1997), pois esta preza a conceituao e justificativa luz da investigao especfica. Para isso, foi delineada a pesquisa de acordo com os meios e fins necessrios. Quanto aos meios de investigao, o estudo foi desenvolvido atravs de uma pesquisa bibliogrfica, um estudo terico e uma pesquisa de campo, caracterizando-se como estudo de caso. Assim, o estudo foi realizado em uma fbrica de raes para aves, entre o perodo de setembro de 2003 a janeiro de 2004. Para a realizao da pesquisa, foi dada nfase ao critrio de acessibilidade, conforme sugere Vergara (1997), sendo solicitado ao responsvel pela produo da Fbrica a liberao dos estudos com vista e fins a um trabalho cientfico acadmico, bem como visando a proposta de melhorias em seu processo produtivo. Quanto aos fins, a pesquisa teve uma classificao exploratria descritiva, ou seja, Vergara (1997, p. 45) lembra que a investigao exploratria realizada em rea na qual h pouco conhecimento acumulado e sistematizado e a pesquisa descritiva expe caractersticas de determinada populao ou de determinado fenmeno. Porm esta ltima

11

no tem a obrigao de explicar os fenmenos que descreve, embora tenha base para tal explicao. Todavia, Godoy (1995b) e Vergara (1997) chamam a ateno para o fato de que todas as informaes num processo explicativo devem ser consideradas importantes, alm de servir para a clareza e entendimento da ocorrncia de determinados fenmenos. Ainda assim, a coleta de dados constitui o meio empregado para reunir todo o tipo de informao julgada necessria construo dos esclarecimentos a respeito de um determinado fenmeno. Para melhorar o trabalho de levantamento de dados, Godoy (1995a) sugere que sejam adotadas tcnicas com observaes, entrevistas, questionrios e levantamentos. Nesta pesquisa, entretanto, foram necessrias apenas a entrevista no-estruturada e a observao in loco. Na pesquisa de carter qualitativo, o pesquisador, ao encerrar sua coleta de dados, depara-se com uma grande quantidade de notas de pesquisa ou depoimentos, materializados na forma de textos, os quais ter que organizar para interpretar. Segundo Gil (1994, p. 166) a anlise tem como objetivo organizar e sumariar os dados de forma tal que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para a investigao. De acordo com Vergara (1997), os dados podem ser tratados de forma qualitativa atravs da codificao, estruturao e anlise. Para tanto, os dados levantados basearam-se nos objetivos pr-estabelecidos e, portanto, no se valeram de recursos estatsticos. Alm do que, o estudo teve um tratamento qualitativo, pois permitiu o desenvolvimento de informaes e de ilustraes com dados da prpria empresa, coletados atravs de entrevista e observao. Em virtude disto, a coleta e anlise dos dados visaram proporcionar o alcance dos objetivos do estudo, bem como responder ao problema proposto.

4 ANLISE DOS RESULTADOS Convm destacar que, visando preservao da identidade empresarial, no foram apresentados nomes na anlise deste artigo, bem como foram feitos poucos destaques a caracterizao da empresa.

4.1 Caracterizao da empresa

12

A Fbrica de Raes faz parte de uma organizao que iniciou suas atividades em 13 de julho de 1973. Sendo uma empresa catarinense, foi fundada na cidade de So Jos e contava com sete funcionrios que abatiam trezentos frangos por dia. A dcada de 70 (setenta) foi de grandes marcos, pois a organizao construiu uma unidade com capacidade para abater trs mil frangos por dia, alm de iniciar a verticalizao da produo com a construo das primeiras granjas prprias de frango de corte. Em 1980, iniciou-se a construo da Fbrica de Raes tendo a capacidade de produo de 20 toneladas por hora. Atualmente, a organizao conta com mais de mil colaboradores e produz seis mil frangos por hora em dois turnos. Desta forma, atende cinco mil clientes por ms e lder de mercado em Santa Catarina, desfrutando de um conceito de alta qualidade. A empresa possui duas Fbricas de Rao, uma para frangos de corte, Unidade So Jos, e outra para matrizes de frango, Unidade Bom Retiro. O estudo foi desenvolvido na Unidade So Jos. A Fbrica de Raes produz rao exclusivamente para consumo prprio, sua mdia de produo de quatrocentos e sessenta toneladas de rao por dia. Ela trabalha com seis tipos de raes: rao pr-inicial, rao inicial, rao de crescimento macho e fmea, rao de retirada e rao exportao e com duas apresentaes: farelada e peletizada (rao prensada at formar um grnulo de aproximadamente 0,3 a 0,5 cm.). Atualmente a Unidade So Jos produz at dez mil toneladas por ms, consumindo at sete mil toneladas de milho e duas mil toneladas de farelo de soja, aproximadamente. Sua capacidade de estocagem de matria-prima de quinze dias e estocagem de rao para menos de dois dias.

4.1.1 Caractersticas scio-econmicas Nos seus trinta anos de existncia, a organizao transformou-se em uma das maiores empresas do setor. Com a colaborao de quase 2.000 (dois mil) funcionrios possui um faturamento anual maior que cem milhes de reais (R$ 100 milhes). Destes colaboradores, mais de 30 (trinta) so profissionais da Unidade So Jos. Com relao ao mercado, esta organizao atende a todo o Estado de Santa Catarina, a cidade de Curitiba e exporta para mais de vinte pases.

13

Alm dessas atitudes, a preocupao com o bem estar social da comunidade tambm faz parte das aes da empresa, onde esta participa e apia as mais diferentes campanhas de cunho social e doa parte do que produz as entidades que cuidam de adultos e crianas carentes.

4.2 Identificao e caracterizao das etapas do processo fabril Nas fbricas de raes o processo produtivo composto de sete etapas: recepo de matrias-primas, armazenagem, moagem, dosagem, mistura, peletizao e armazenagem final. A primeira etapa o recebimento e pesagem das matrias-primas que chegam na fbrica, para serem registradas as movimentaes de matrias-primas utilizadas no processo. A segunda etapa consiste no transporte dessas matrias-primas (MP) do depsito de descarga at os diversos silos de armazenagem, o qual geralmente feito atravs de sistemas mecnicos. Esta armazenagem em silos destina-se a matrias-primas a granel. Alm disso, existe a estocagem em sacos, que so destinadas as MP utilizadas em processo manual. Posteriormente, as matrias-primas que necessitam serem modas devem passar pela etapa de moagem. Esta operao de grande importncia dentro das fbricas de raes, visto que o cuidado quanto granulometria deve ser especial. Neste sentido, convm lembrar que a moagem de algumas MP deve ser fina para aumentar a eficincia alimentar, porm para outras MP deve ser grossa para prolongar o tempo de passagem no intestino, favorecendo a digesto. A etapa seguinte diz respeito dosagem, onde so obtidas as quantidades de cada componente que entram na rao. Algumas matrias-primas no necessitam de moagem (como os leos) e tm dosagens prprias, sendo colocadas diretamente no misturador nas quantidades pr-estabelecidas para a rao (Premix). Este ltimo processo manual. Seqencialmente, a quinta etapa a mistura, que consiste na unio e mistura de todos os componentes que formam a rao. Ao final desta, parte da rao passa pela etapa de peletizao, que consiste no tratamento pela gua e pelo vapor, seguido de compresso atravs de matriz especfica sob alta presso e imediata secagem. Finalmente, peletizadas ou fareladas, as raes prontas so transportadas aos silos de armazenagem de produtos acabados, onde posteriormente sero distribudas a granel ao consumidor final. Alm dessas etapas, convm destacar trs que no fazem parte do processo fabril, porm tm influncia sobre este:

14

a) para o transporte das MP aos silos, bem como aps o processo de mistura, so necessrios elevadores para fazer o trabalho mecnico das etapas; b) a segunda etapa em destaque aponta o laboratrio de bromatologia e anlise de alimentos, que est relacionado recepo de matrias-primas (anlise das MP que chegam fbrica) e mistura (anlise das raes produto final); c) por fim, uma etapa muito importante a caldeira, que est diretamente ligada a peletizao, onde acontece o cozimento da rao e o processo para a consistncia desta. Em virtude do que foi mencionado, a figura 2 apresenta o fluxograma do processo fabril, buscando demonstrar as etapas nele contidas.

ELEVADORES

RECEPO DE MATRIAS-PRIMAS

LABORATRIO

ARMAZENAGEM A GRANEL ESTOCAGEM EM SACOS MOAGEM ARMAZENAGEM INTERNA

DOSAGEM

PESAGEM DE PREMIX

MISTURA

PELETIZAO

ARMAZENAGEM FINAL CALDEIRA DISTRIBUIO

15

Figura 02 - Fluxograma do processo fabril


Fonte: adaptado de documentos internos da organizao estudada.

4.3 Identificao e caracterizao dos aspectos e impactos ambientais do processo fabril Depois de analisado o processo fabril da fbrica de raes, verificou-se aspectos relacionados questo ambiental, bem como os impactos por eles causados. Nesta fase do estudo, so apresentados tais aspectos decorrentes do processo fabril, seus impactos, as suas quantidades, o tratamento efetuado, a forma de acondicionamento e transportes e a sua conseqente disposio final. Conforme a anlise da pesquisa foram identificados dez aspectos ambientais: casca de lenha, cinza, emisso de gases, fumaa, lenha, odores, poeira, resduos lquidos e slidos e sacos (plsticos e/ou de papelo). Durante o processo fabril foram verificados alguns aspectos denominados de grande significncia, como a poeira, a emisso de gases e odores. Embora a poeira seja um dos aspectos mais apresentados durante todo o processo, ela mais definida nas etapas de armazenagem interna, moagem e dosagem, visto que em alguns momentos necessrio que o funcionrio mexa com um ferro na abertura dos silos de armazenagem, para soltar as matrias-primas que ficam grudadas na parede destes, assim, quando retirado o ferro a MP cai no cho, causando aspectos como resduos slidos e, conseqentemente, evidenciando o acmulo de poeira. Ainda assim, apesar do processo de tratamento que a fbrica j apresenta com relao aos gases e odores da peletizao, este ltimo considerado um fator de incmodo para seus responsveis, pois atinge a toda a comunidade dos arredores. Todavia, esse tratamento feito atravs da lavao dos gases, buscando elimin-los, porm as partculas de odores ainda causam exalao ao meio ambiente. Em virtude desta lavao, acumulam-se resduos lquidos que ficam armazenados em um tanque fechado, sendo que todo ms uma empresa contratada e responsvel por este tipo de resduo faz a limpeza do tanque, tornando-se responsvel pela disposio destes. Outros aspectos de menor importncia, porm com significncias considerveis, so os resduos lquidos e slidos provenientes do laboratrio de bromatologia e anlise de alimentos e as cascas de lenhas e as cinzas derivadas da caldeira. So aspectos que no chamam tanto a ateno dos dirigentes, porm apresentam um grande acmulo de problemas ao meio, merecendo a devida ateno.

16

Diante destes aspectos, verificaram-se tambm os de pequena significncia, como a lenha e a fumaa da caldeira, os resduos lquidos dos elevadores estes resduos so provenientes da gua dos poos que, apesar de limpa, com o funcionamento dos elevadores acaba sujando com leo das mquinas e farelos de rao que caem e os sacos plsticos e/ou de papelo das matrias-primas para o processo de Premix. Buscando uma apresentao mais clara, a figura 3 apresenta o fluxograma do processo fabril com os devidos aspectos encontrados. ELEVADORES RECEPO DE MATRIAS-PRIMAS LABORATRIO

ARMAZENAGEM A GRANEL

ESTOCAGEM EM SACOS

MOAGEM

ARMAZENAGEM INTERNA

DOSAGEM

PESAGEM DE PREMIX

MISTURA
Aspectos: Significncia: Pequena Mdia Grande

PELETIZAO

Casca de lenha Cinza

ARMAZENAGEM FINAL

Emisso de gases Fumaa Lenha Odores

DISTRIBUIO CALDEIRA

Poeira Resduos lquidos Resduos slidos Sacos

17

Figura 3 - Fluxograma do processo fabril com aspectos ambientais apresentados


Fonte: adaptado de documentos internos da organizao estudada.

Diante destes aspectos, convm lembrar que, por serem dados reais da organizao, possibilita aos dirigentes um conhecimento mais fidedigno da gravidade dos impactos provocados pela empresa. Relatados tais aspectos ambientais, torna-se necessria a sua anlise quantitativa, ou seja, descrever os seus devidos impactos, quantidades, tratamentos, acondicionamentos, transportes e disposies. Estes cinco ltimos representam o real conhecimento da organizao perante tais problemas. Por conseguinte, atravs da anlise quantitativa, identificaram-se os aspectos do processo fabril, com os devidos tratamentos efetuados pela empresa. Assim, destacou-se a poeira como um aspecto presente em todas as etapas do processo, exceto naquelas secundrias (laboratrio, elevadores e caldeira). Contudo, esse aspecto fornece bases para um dos maiores impactos causados durante o processo que so as doenas respiratrias e a contaminao do ambiente. Convm ressaltar que durante a pesquisa foi notrio o problema relacionado poeira. As instalaes internas da fbrica apresentam uma grande quantidade desse aspecto acumulado, apesar da varrio que atualmente feita, os colaboradores tm contato direto com esse problema, pois quando circulam pela fbrica e no permanecem no local, normalmente, no utilizam mscaras. Alm desse, os resduos slidos tambm tm presena marcante e contribuem para o aumento da poeira, bem como poluio do meio ambiente. Providos de importncia, os resduos lquidos e a emisso de gases no so to presentes, porm necessitam de ateno uma vez que causam impactos aos colaboradores da Fbrica e sociedade, poluindo crregos e aumentando a contaminao do meio ambiente. As lenhas, a casca da lenha, a fumaa e a cinza apresentam-se aglutinadas em uma etapa. Possuem grandes impactos sociais porque causam desmatamento, contaminao do solo e do ambiente, alm de possibilitar doenas respiratrias. Por fim, os sacos e odores que esto em processos distintos tambm merecem descrio. O primeiro causa impacto na busca de eliminar o problema com o processo de queima e o segundo, apesar de pouco nocivo ao meio, considerado um grande impacto pelos dirigentes da Fbrica, j que atinge todas as imediaes causando incmodo olfativo.

18

Com relao aos odores, deve-se lembrar que so provenientes do processo de peletizao, ou melhor, do cozimento da rao, assim pode ser comparado ao cheiro de comida. No entanto, mais intenso e torna-se insuportvel a algumas pessoas. Desta forma, percebe-se que os impactos provenientes das atividades da Fbrica de Raes afetam tanto internamente quanto externamente. Como impactos internos, destacamse os possveis danos sade e a segurana dos seus colaboradores e como externos aponta-se a contaminao do solo, a contaminao de crregos e do lenol fretico e o desmatamento. Embora apresentados tais aspectos e impactos, convm deixar claro que a empresa, tendo conscincia de seus atos, busca alguns tratamentos para eliminar ou reduzir esses problemas. Deste modo, tm-se as seguintes concluses: a) grandes partes dos resduos provenientes do processo so tratadas com varreduras, recolhimentos e quando possvel reincorporao; b) quando recolhidos tais resduos so doados com finalidade de adubo orgnico ou so depositados em aterro industrial. As emisses de gases, apesar de dispostas ao meio ambiente, recebem, em parte, um tratamento de lavao. conveniente ressaltar que o tanque na qual o processo de lavao era efetuado foi danificado pelo inchao de rao provinda de um vazamento que ficou concentrada no fundo do reservatrio rompendo a parede que sustentava o tanque. a. No processo de peletizao, quando se utilizava o tanque, era contratada uma empresa terceirizada para a limpeza do mesmo; b. No entanto, alguns resduos a empresa ainda utiliza o lixo comum, o esgoto, a rede pluvial e a exalao ao meio ambiente. Como esclarecimento final, relevante mencionar que os colaboradores da Fbrica, quando no interior da mesma e prximos ao processo produtivo, utilizam Equipamentos de Proteo Individual (EPI), como mscaras, protetores auriculares, culos, botinas, luvas, capacetes e cintos de segurana. Embora os aspectos tenham significncias ambientais para o trabalho proposto, buscou-se analisar as influncias destes, conforme o grau de impacto e importncia observado pela organizao, atravs de anlise qualitativa. Para o melhor entendimento, convm lembrar que os nmeros utilizados para anlise qualitativa utilizaram a seguinte regra: 1-Severo, 2-Mdio e 3-Baixo, porm apresenta-se uma margem de impacto que condiz a anlise real da mdia. Conforme analisado, a empresa no destaca os seus aspectos como sendo de impacto severo, na sua maior totalidade encontrou-se impactos mdios, porm os aspectos: emisso de

19

gases, lenha e poeira tiveram uma mdia que merece apresentao (1,75), visto que ainda esto prximos da linha de severidade. Alm disso, nota-se que os aspectos: emisso de gases, lenha, poeira, fumaa e odores, quando comparados anlise quantitativa, so aspectos que causam grandes impactos e so dispostos ao meio ambiente. Com relao aos outros aspectos, alguns j possuem um tratamento adotado pela Fbrica de Raes, como contratao de servios terceirizados e comercializao, porm no desmerecem a devida ateno e a busca de possveis solues mais viveis. Tendo em vista o que foi mencionado, a seqncia deste artigo busca identificar e destacar os possveis recursos para o tratamento dos aspectos apresentados. Desta forma, prope o uso de tcnicas para obter uma produo mais limpa.

4.4 Anlise e propostas para a aplicao de tcnicas de produo mais limpa Embora tenham sido destacados os aspectos ambientais, seus impactos decorrentes do processo fabril e as devidas providncias tomadas atualmente pela organizao, convm apontar propostas, visualizadas pelos pesquisadores durante o estudo de caso efetuado na Fbrica de Raes Unidade So Jos, que tornem o processo produtivo mais responsvel perante o meio ambiente. Entretanto, essas propostas tambm esto relacionadas ao objetivo geral do estudo. Desta forma, com relao gesto do processo fabril definem-se as seguintes propostas: a) adoo de um plano de produo mais limpa, tendo objetivos claros e propostas definidas; b) adequao ao roteiro estabelecido pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL); c) efetuar registros burocrticos evidenciando as aes executadas pela empresa, para assim poder comprovar junto aos rgos de fiscalizao, diretoria e sociedade as aes ambientais corretas. Todavia, atendo-se aos dez aspectos ambientais encontrados casca de lenha, cinza, emisso de gases, fumaa, lenha, odores, poeira, resduos lquidos e slidos e sacos (plsticos e/ou de papelo) definem-se:

20

a) as cascas de lenhas, por servirem como componente da elaborao de composto orgnico, podem ser comercializadas ou doadas s pessoas interessadas em melhoria do solo; b) a cinza tambm pode ser um corretivo do solo, visto que um adubo mineral, rico em potssio e tem ph baixo. Desta forma, tambm pode ter a mesma destinao das cascas de lenhas. Convm destacar que esses dois aspectos podem ser misturados antes da disposio final; c) a lenha, apesar de no ser um aspecto causado pelo processo fabril, considerada matria-prima deste. Assim, a principal providncia a serem tomadas a verificao da procedncia da lenha, dando prioridade a florestas cultivadas com eucalipto e pinos, no esquecendo da responsabilidade do replantio. Alm disso, sugere-se que sejam utilizados os refilos (sobras) de indstrias beneficiadoras de madeira, o que evitaria a destruio de florestas nativas; d) com relao a fumaa, podem ser utilizados os processos de lavao dos gases, atravs de tanques de lavao, embora que a fumaa proveniente do resultado de queima de lenha seja permitida exalar ao meio ambiente; e) a emisso de gases poder receber um tratamento inicial tambm com o processo de lavao gases, onde no eliminar, mas ir reduzi-los; f) os odores estavam recebendo um tratamento atravs da lavao de gases, porm, conforme informado no decorrer do artigo, houve um incidente com o tanque de lavao, ocasionando uma parada neste processo. Deste modo, a sugesto enfoca tanto a construo de um novo tanque com sprinkle de gua, mais resistente e com limpeza contnua, quanto ressalva para que seja canalizado o tubo final, onde sai os gases e odores, direcionando-o at a caldeira, onde seria efetuada a queima de grande parte dos gases e das partculas de odor; g) os resduos slidos provenientes da matria-prima que caem durante o processo podem ser eliminados com a troca de equipamentos, ou em menor custo, com o reaproveitamento integral das MP, atravs da construo de bandejas inclinadas ou sistemas de coletas, o que evitaria o contato com o cho e direcionaria ao silo. No entanto, os resduos slidos que entram em contato com o cho ou no fazem parte do processo podem ser comercializados ou doados s pessoas com interesses para a alimentao de animais, adubos, entre outros; h) a poeira pode ser tratada atravs de coletores (ex. filtros de manga) que funcionam como ciclone e ficam posicionados prximos as maiores concentraes

21

de poeira ou prximos aos maiores causadores da poeira, como o processo manual de dosagem e mistura. Alm disso, os equipamentos do processo de produo devem receber ateno neste aspecto, visto que necessitam de manuteno constante, pois podem ser os causadores de vazamentos; i) os resduos lquidos devem receber tratamentos conforme informao dos rgos ambientais, visando a no poluio de crregos ou do lenol fretico. Assim, devem ser tratados antes da disposio final; j) os sacos podem ser comercializados ou doados para o processo de reciclagem, embora sujo com MP, existem processos de separao. Diante destas propostas, convm destacar que a organizao na escolha de suas lenhas j prioriza o uso de pinos e eucalipto, assim como j efetua o processo de destinao de alguns resduos. No entanto, pode estar revendo essas atitudes e melhorando o processo com direcionamentos mais responsveis perante o meio ambiente. Entre estes tpicos, tambm necessrio lembrar que a organizao pode remodelar o seu processo fabril, preocupando-se com a no gerao de resduos, o que eliminaria a apreenso com as suas destinaes. Todavia, envolvem-se aspectos financeiros e tecnolgicos que devem ser analisados pelos dirigentes da Fbrica de Raes, buscando a sua real viabilidade. Contudo, existem outras propostas que utilizariam tipos de maquinrios, mas no cabe a este estudo delimitar marcas ou trocas, apenas sugerir e auxiliar no processo. Tendo em vista o que foi mencionado, a organizao pode, ainda assim, criar parcerias com ONGs, cooperativas e/ou produtores de hortas orgnicas por meio do fornecimentos de adubos, aumentando os seus lucros ou direcionando os seus resduos como matrias-primas terceiros e, acima de tudo, ressaltando a sua Responsabilidade Social.

5 CONCLUSES Diante do panorama ambiental, verifica-se uma evoluo consciente com relao aos recursos naturais. A preocupao com o meio ambiente alcanou uma proporo mundial, onde a cada Estado cabe a responsabilidade de preservar, tratar e gerir seus recursos e ao todo compete conscincia de fiscalizao. Embora a histria venha acompanhada de acontecimentos positivos, muitas atitudes precisam ser revistas para que a sociedade caminhe em busca de um desenvolvimento sustentvel.

22

Alm de cada indivduo, os governantes e as organizaes necessitam de princpios, estratgias e diretrizes para melhorar a qualidade de vida sem que os recursos naturais fiquem comprometidos, ou seja, as pessoas tm direito de assegurar as condies essenciais de vida, porm devem criar ferramentas que auxiliem na preservao e renovao dos recursos limitados s futuras geraes. Desta forma, agregando o social ao empresarial, evidente que as organizaes tenham desafios cada vez maiores a enfrentar. Na busca de estratgias e diferenciais competitivos, estas procuram reduzir custos com a eliminao de desperdcios, reciclagem de insumos, bem como a adoo de tecnologias limpas, porm no podem esquecer que a responsabilidade de preservao deve partir da conscincia interna da empresa e no da obrigao de cumprir leis. Essas novas tendncias no devem estar resumidas apenas em custos, mas em toda a responsabilidade que a empresa tem perante a sociedade e o meio ambiente. A aplicao de tcnicas como a produo mais limpa deve representar as principais condies de sobrevivncia das organizaes diante de um mercado que cada vez mais visa produtos ecologicamente corretos. Assim, as organizaes necessitam de mtodos para auxiliar na preservao e minimizao dos recursos e na otimizao dos processos, todavia, tais ferramentas devem enfocar a lucratividade gerada pela limpeza e o prejuzo ocasionado pelo desperdcio. Neste sentido, o objetivo geral deste artigo foi realizar um estudo com o intuito de propor a utilizao das tcnicas de produo mais limpa em uma fbrica de raes para aves. Para realizar este objetivo, foram definidos trs objetivos especficos que englobaram a identificao e caracterizao das etapas do processo fabril, a identificao e caracterizao dos aspectos ambientais e os impactos decorrentes do processo fabril e, por fim, o desenvolvimento de uma proposta para a aplicao da tcnica de produo mais limpa na fbrica de raes. Para cumprir o primeiro objetivo especfico, foram identificadas, a partir de documentos internos da organizao, porm adaptadas real apresentao das etapas do processo fabril, as sete etapas diretamente ligadas ao processo e trs etapas que o influenciam. Com relao ao objetivo pertinente aos aspectos e impactos ambientais, foram apresentados os devidos aspectos ambientais encontrados em cada etapa do processo fabril e duas anlises: a primeira quantitativa, que apresentou os aspectos ambientais encontrados e os impactos por eles causados, bem como os pontos relevantes; e a segunda qualitativa, que relatou a importncia dada pela organizao a cada aspecto. Neste contexto, foram

23

diagnosticados dez aspectos ambientais. Convm destacar que foram utilizados fluxogramas e tabelas para as anlises deste objetivo e que no esto anexados a este artigo. Quanto ao ltimo objetivo que teve por finalidade propor a utilizao de tcnicas da produo mais limpa na Fbrica de Raes, foram destacados os devidos aspectos ambientais, sendo sugeridas formas de minimiz-los ou at elimin-los. Convm lembrar que as sugestes cumprem com o objetivo proposto, visto que so tcnicas para tornar o processo fabril mais limpo. Como esclarecimento final, ressalta-se que embora sugeridas tcnicas de produo mais limpa, a organizao dever verificar a viabilidade de investimento, tanto em melhorias no processo produtivo, quanto na capacitao do pessoal. Alm disso, diante da adoo de novas tcnicas, aconselha-se organizao enfocar a capacitao dos colaboradores na conscientizao e comprometimento, independente do nvel hierrquico em que se encontram, para obter uma produo mais limpa e responsvel perante o meio ambiente.

5.1 Sugestes Com o intuito de que estas sugestes sejam recebidas de forma construtiva pela organizao, por acadmicos, pesquisadores em geral, empresrios e interessados pela gesto ambiental, buscou-se uma forma mais clara de apresentar as propostas do artigo. Deste modo, sugere-se que sejam efetuadas algumas modificaes no processo produtivo da Fbrica de Raes, com o intuito de reduzir ou eliminar os aspectos ambientais provocados pelas suas atividades e, conseqentemente, buscando extinguir os impactos causados. Em concordncia com a estratgia de produo mais limpa, os resduos devem ser reduzidos e/ou eliminados na fonte, assim, sugere-se a troca de equipamentos no processo produtivo, ou a construo de bandejas inclinadas e sistemas de coletas que faro o reaproveitamento por completo dos resduos slidos, o que eliminar o tratamento de fim-detubo. Alm de melhorias na estrutura fsica da empresa, tambm se sugere a realizao de cursos e treinamentos com os colaboradores, buscando conscientiz-los sobre os impactos ambientais provocados pela organizao e como estes podero ser minimizados ou eliminados, por meio da contribuio de todos. Alm disso, a organizao poder criar parcerias com ONGs, cooperativas e/ou produtores de hortas orgnicas, a fim de dar suporte a estas e de frisar a sua Responsabilidade

24

Social, ou seja, o resduo que no serve para a Fbrica poder ser muito importante para estes possveis parceiros. Tendo em vista o que foi mencionado, acredita-se que um estudo desta natureza poder deixar margem para futuras pesquisas sobre o ramo de avicultura e a sua relao com o meio ambiente. Dentre estas podem ser sugeridas a aplicao do Sistema de Gesto Ambiental e a adoo da Educao Ambiental Empresarial como um processo educacional construtivo e permanente. Contudo, essas tcnicas no ficam limitadas ao ramo de avicultura, podendo ser utilizadas por outros setores desde que analisados os contextos dos quais esto inseridos.

CLEANER PRODUCTION

Abstract: This article had the objective of consider the use of cleaner production techniques in a bird-ration plant. It was made exploratory and descriptive case study, with qualitative approach, enclosed by bibliographical and field research. Data have been collected in archives, and by interviews and observation. Results evidenced that cleaner production can bring a possible improvement in the productive process of the plant. However, those proposals must not been reduced in equipment-aquisition changes. Even though company needs to know the economic-financial viability of its investments, its productive process have to be more responsible, searching for solutions at least temporary to problems caused in the environment. Key-Words: environmental management, clean technologies, clean production and corporate responsibility. REFERNCIAS BACHELET, M. Ingerncia ecolgica: direito ambiental em questo. Lisboa: PIAGET, 1995. (Direito e direitos do homem). BEAUD, M.; BEAUD, C.; BOUGUERRA, M. L. Estado do ambiente no mundo.. Lisboa: PIAGET, 1993. (Perspectivas ecolgicas). BEZERRA, M. do C. de L.; MUNHOZ, T. M. T. (Coord.). Gesto dos recursos naturais: subsdios elaborao da Agenda 21 brasileira. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2000. 200 p. CASTRO, N. de. (Coord.) A questo ambiental: o que todo empresrio precisa saber. Braslia: SEBRAE, 1997. CMMAD Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.

25

CNTL Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI. Disponvel em: <http://wwwapp.sistemafiergs.org.br/servlet/page?_pageid=1070,1090&_dad=portal30&_sch ema=PORTAL30>. Acesso em: 8 jun. 2006. FORTES, M. Desenvolvimento e meio ambiente: a viso empresarial. In: VELLOSO, J. P. dos R. (Org.). A ecologia e o novo padro de desenvolvimento no Brasil. So Paulo: Nobel, 1992. cap. 4, p. 61-65. FURTADO, J. S.; FURTADO, M. de C. Produo Limpa. In: CONTADOR, J. C. (Coord.). Gesto de operaes: a engenharia de produo a servio da modernizao da empresa. So Paulo: E. Blcher, 1998. cap. 23, p. 317-329. FURTADO, M. R. P+L: Brasil assume compromisso com a produo mais limpa. Qumica e derivados. So Paulo, ano XXXVII, n. 407, p. 32-54, ago. 2002. GIL, A. C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1994. GODOY, A. S. Introduo pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administrao de Empresas, So Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995a. ______. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administrao de Empresas, So Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai./jun. 1995b. LEIS, H. R. (Org.). Ecologia e poltica mundial. Rio de Janeiro: Vozes, 1991. MOREIRA, M. S. Estratgia e implantao do sistema de gesto ambiental. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001. PMAISL Rede Brasileira de Produo mais Limpa. Disponvel em: <http://www.pmaisl.com.br/>. Acesso em: 8 jun. 2006. SCHENINI, P. C. Avaliao dos padres de competitividade luz do desenvolvimento sustentvel: o caso da Indstria Trombini Papel e Embalagens S/A em Santa Catarina Brasil, 1999. 223 f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produo e Sistemas), Programa de Ps-graduao em Engenharia de Produo e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1999. VERGARA, S. C. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 1997.

You might also like