You are on page 1of 2

SIMULADO LNGUA PORTUGUESA 01 Questes dos concursos AFC(Nvel Superior) e TTN(Nvel Mdio)

Este simulado foi produzido por CONCURSONET http://concursonet.cjb.net email: concursonet@email.com.br

Aqui voc encontra aulas, apostilas, simulados e material de estudo diverso para se preparar para os principais concursos pblicos do Brasil.

AFC Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 3. Os investimentos conjuntos de empresas de dois ou mais pases sero os pilares de sustentao do Mercado Comum do Cone Sul. Esse movimento do setor privado dos pases amarra definitivamente os laos que envolvem os mercados, dando a modelagem para a integrao, de forma prtica. Por isso a importncia dos nmeros que j podem ser colhidos na criao de empreendimentos conjuntos entre empresas da Argentina e do Brasil, recentemente compilados pela Embaixada da Argentina em Braslia. Nos demais pases, aes semelhantes esto em estudo. bem verdade que os pases industrializados do Hemisfrio Norte ainda lideram com grande margem o ranking dos investidores externos no Cone Sul. Suas grandes empresas, interessadas no mercado do MERCOSUL, vm para o nosso continente em busca de oportunidades de negcios. Esse o caminho natural dos capitais e seus agregados, como as tecnologias que acompanham os investimentos dos pases avanados. Os pases do Cone Sul so atrativos. Basta ver o mercado argentino, com 35 milhes de habitantes e uma renda per capita de US$ 9 mil por ano, que apresenta os mesmos padres de consumo dos europeus. Entretanto, os novos sinais indicam que as associaes e fuses entre capitais brasileiros e argentinos j se encaminham para setores estratgicos da economia, o que representa um passo frente, porque cria interesses permanentes em torno de objetivos a longo prazo. (Gazeta Mercantil, 18 a 24 de agosto de 1997 ) 1. Assinale o item que no est de acordo com as idias do texto. a) As fuses entre capitais brasileiros e argentinos esto cada vez mais voltadas para setores perifricos, o que prejudica os interesses duradouros e os objetivos a curto prazo. b) A Embaixada da Argentina em Braslia compilou dados sobre a criao de empreendimentos conjuntos entre empresas brasileiras e argentinas. c) As grandes empresas do Hemisfrio Norte, com seus capitais e tecnologias, ainda lideram os investimentos externos no Cone Sul. d) Os pases industrializados participam da economia do Cone Sul porque o mercado oferece atraentes padres de consumo. e) As iniciativas do setor privado definem a base e o desenho das integraes entre os pases do Cone Sul.

2. Assinale o item incorreto em relao ao texto: a) A palavra "pilares" (l. 1) est sendo utilizada em sentido conotativo ou metafrico. b) A expresso "amarra definitivamente os laos"(l. 3) tem como parfrase correta: "consolida definitivamente as relaes." c) A palavra "compilados" (l. 6) significa, no texto, "estimulados, favorecidos". d) O acento grfico na palavra "pases" (l. 1) se justifica para marcar a separao das vogais do hiato. e) A expresso "per capita" (ls. 13-14) latina e significa "por cabea."

3. Assinale o item incorreto em relao ao texto. a) O verbo "cria" (l. 18) est no singular para concordar com a palavra "economia" (1. 17). b) O uso do sinal indicativo de crase no "a" antes de "longo prazo"(l. 18) indevido por tratar-se de expresso no gnero masculino.

c) O acento grfico na palavra "estratgicos" (l. 17) se justifica por tratar-se de uma proparoxtona. d) Se o pronome relativo "que" (l. 14) for substitudo por "o qual" o perodo permanece correto. e) Em "vm para o nosso continente"(l. 10) a forma verbal de 3 pessoa do plural do verbo "vir" se distingue do verbo "ver", que se grafa "vem".

Leia o texto abaixo para responder s questes 4 e 5. O MERCOSUL uma das iniciativas mais fecundas deste final de sculo. No contexto de um mundo marcado pelo fenmeno da globalizao, a formao de blocos regionais um movimento cada vez mais abrangente, caracterizado pela busca de maior escala de produo. A integrao comercial entre os pases do Cone Sul, que surgiu como subproduto de uma poltica de abertura pela abertura, de traos indefinidos, foi evoluindo ao longo do tempo para a construo de uma agenda mais positiva, especialmente diante da necessidade de se buscarem formas eficazes para a superao da persistente crise econmica dos anos 80. Hoje se pode afirmar, sem medo de errar, que o MERCOSUL uma tentativa de ponte para um melhor desempenho e maior insero dos nossos pases no cenrio internacional. (lvaro Dias. Gazeta Mercantil, 18 a 24 de agosto de 1997) 4. Assinale o item incorreto em relao ao texto. a) A palavra "fecundas" (l. 1) tem, no texto, o mesmo significado de "produtivas". b) O adjetivo "abrangente" (l. 3) est relacionado, no texto, idia de "crescimento, ampliao." c) O substantivo "agenda"(l. 6), no texto, tem o significado de "programa de compromissos, plano, pauta de objetivos comuns." d) Se a construo "se buscarem formas eficazes" (l. 6) for substituda por "formas eficazes forem buscadas" o texto continua correto. e) A colocao pronominal procltica em "Hoje se pode afirmar" (l. 8) est adequada ao padro culto da lngua escrita.

5. Assinale o item correto em relao s idias do texto. a) A idia do MERCOSUL j nasceu com o desenho que tem hoje. b) O objetivo de alcanar maior nvel de produo um dos fatores que impulsiona a criao de blocos regionais, numa economia cada vez mais globalizada. c) A crise econmica dos anos 80 dificultou e atrasou a formao de um bloco no Cone Sul. d) O MERCOSUL tende a restringir as relaes comerciais apenas s trocas entre os pases que o integram. e) A globalizao atinge apenas os pases do Hemisfrio Norte.

Leia o texto abaixo para responder s questes 6 e 7. No faz muito tempo assim, um deputado-cartola disse para quem quisesse ouvir que quando vendeu um craque para o La Corua, da Espanha, ele teve um trabalho para depositar numa conta na Sua parte do dinheiro devido ao jogador, como havia sido combinado. Comunicou o fato a telespectadores de uma mesa-redonda com a mesma tranqilidade com que sonegou a informao Receita. Quem tem dinheiro, poder, notoriedade ou um bom advogado no costuma passar por grandes apertos. No retrato da nossa ptria-me to distrada, jogadores de futebol so os adventcios que chegam aos andares de cima da torre social, como recompensa por um talento excepcional, o que convenhamos, mrito raro. Mas isso no lhes confere isenes fiscais. Se o Leo ficar arisco para repentinos sinais exteriores de riqueza, vai empanturrar-se de banquetes fora dos gramados. (Flvio Pinheiro. Veja, 27 de agosto de 1997, com adaptaes)

6. Assinale o item incorreto em relao ao texto.

You might also like